Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-ator pornô que virou deputado pelo PSL dispara críticas contra Bolsonaro e os filhos e diz que no jogo do Congresso não dá para ficar 'magoadinho'. 

Entre os 513 deputados federais eleitos em 2018, poucos têm um passado mais, digamos, pitoresco que o do carioca Alexandre Frota, do PSL de São Paulo: quinze anos atrás, ele era ator de filmes pornô e requisitado modelo de ensaios de nus para revistas voltadas ao público gay. Ele revê o passado com uma ponta de orgulho: “Se ainda lembram, é porque fiz bem”. Congressista dos mais ativos na leva de novatos que desembarcou em Brasília, Frota, de 55 anos, bolsonarista de primeira hora, gosta de apregoar que segue um caminho próprio dentro do partido — ora critica (já comprou brigas com os filhos do presidente e atacou o guru Olavo de Carvalho e foi atacado por ele), ora articula, como na blindagem do ministro da Economia, Paulo Guedes, por ocasião de sua audiência na Câmara. O deputado recebeu VEJA em seu escritório em São Paulo — decorado com imagens de Nossa Senhora, fotos com “Jair”, caveiras e um boneco de Lula na cadeia — para a entrevista a seguir.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei que estabelece a proibição de blitz por policiais militares e civis à paisana e sem a presença de viaturas que possam identificar a corporação da qual são integrantes.  

De acordo com o parlamentar a Agência AL-BA, a proposta tem como objetivo evitar arbitrariedade e abuso de poder por parte da autoridade policial, bem como impedir os agentes estatais de realizarem abordagens por livre e espontânea vontade, fora dos parâmetros operacionais. 

Fernandes destacou ainda que a proposta não fomenta a impunidade ou facilita a circulação de veículos. “Ao contrário. O intuito da proposição é delinear os parâmetros de segurança e transparência das abordagens aos automóveis nas vias baianas”, justificou.  

Conforme destacou o legislador, a vigência da norma deve proporcionar maior segurança para os policiais, assim como para toda a população. “O cidadão deve ter o direito de saber por quem está sendo abordado, o que lhe permitirá maior segurança, clareza e individualização dos atos. Por outro lado, os policiais também terão maior segurança com a efetivação da medida, sobretudo em um período em que o governo federal tem facilitado o armamento do indivíduo”, concluiu. Pré-título e foto 2 (arquivo), Tvsaj. Matéia, Bahia Noticias. Foto: Divulgação / Agência AL-BA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TV Gazeta anunciou o cancelamento dos programas Todo Seu, de Ronnie Von, e de A a Zuca, de Celso Zucatelli, nesta sexta-feira (19). De acordo com a nota divulgada pela emissora, as atrações não estavam obtendo o resultado comercial esperado, o que motivou a decisão. Os dois apresentadores foram demitidos. Ronnie Von tinha 15 anos de Gazeta. Já Zucatelli estava há pouco mais de três meses na casa. 

"A decisão está fundamentada na análise do cenário macroeconômico, que tem gerado impacto no resultado comercial das atrações, e na responsabilidade da emissora de manter seu orçamento equalizado", informa em nota a emissora. A partir da próxima segunda-feira (22), os programas não serão mais exibidos. Eles serão substituídos inicialmente pelos programas Você Bonita, Cozinha Amiga e Mulheres. Foto reprodução.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Lukas e Gustavo e o seu novo sucesso: BEIJANDO O COPO

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (19) que vai transferir a sede da Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Rio de Janeiro para Brasília. Segundo ele, o governo estuda transformar a Ancine em uma secretaria vinculada a algum ministério. 

"É uma ideia que a Ancine vire uma secretaria, ligada a algum ministério. Não sei se do [ministro] Osmar Terra [Cidadania] ou não. Vou conversar com ele”, disse Bolsonaro, após participar da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Futebol, no Ministério da Cidadania.

Segundo Bolsonaro, o governo fará um filtro sobre as produções audiovisuais. “Vai ter um filtro, sim, já que é um órgão federal. Se não puder ter filtro, nós extinguiremos a Ancine, privatizaremos ou extinguiremos. Não pode é dinheiro público ser usado para filme pornográfico.”

O presidente defendeu a produção de filmes sobre heróis brasileiros. “Temos tantos heróis no Brasil e a gente não fala desses heróis. Não toca no assunto. Temos que perpetuar, fazer valer, dar valor a essas pessoas que no passado deram sua vida, se empenharam para que o Brasil fosse independente lá atrás, fosse democrático, e sonhasse com um futuro que pertence a todos nós.”

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação:  Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (22/07)  
EMPREGADA DOMESTICA 
Ensino médio completo 
Experiência em forno e fogão 
Experiência na função 
01 VAGA  
COSTUREIRA 
Ensino médio completo 
Experiência em confecção 
03 VAGAS  









Notícias | postado por: Mascarenhas

Ele disse que não há nas ruas gente com 'físico esquelético'. 'Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome não', afirmou. Mais tarde, relativizou: 'Alguns passam fome'.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (19) que é uma "grande mentira" que pessoas passem fome no Brasil. Segundo ele, não há nas ruas do país pessoas com "físico esquelético".
A declaração foi dada durante café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros e foi transmitida por uma rede social do presidente.
Durante o café da manhã, Bolsonaro foi questionado por uma jornalista a respeito do aumento da pobreza e da fome no país, problema que teria sido apontado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Segundo o presidente, falar que pessoas passam fome no Brasil é "uma grande mentira" e um "discurso populista". 

"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora passar fome, não. Você não vê gente pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países por aí pelo mundo", disse Bolsonaro. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria da Fazenda de Santo Antônio de Jesus recebeu nesta quinta-feira (18) a visita do Secretário de Administração de Cairu, Valdinei da Cruz e de um representante da Secretaria da Fazenda daquele município. 
Segundo a Secretária, Luciana Magalhães, a visita técnica teve como objetivo conhecer as ações e boas práticas implantadas em Santo Antônio de Jesus: 
- “Ouviram falar da nossa secretaria, entraram em contato e vieram conhecer nossos processos internos para verificar a viabilidade de implantar algumas das nossas práticas no município deles.” – Afirmou. 
Localizado na Região Baixo-Sul, o município de Cairu possui aproximadamente 18 mil habitantes e é conhecido por abrigar o Arquipélago de Cairu, composto por 26 ilhas, entre elas Morro de São Paulo, Boipeba e Tinharé.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

As Lojas Americanas, empresa brasileira do segmento de varejo, abriram inscrições nesta quinta-feira, 18, para o seu programa de estágio. O intuito é buscar e formar estudantes para se tornar um futuro líder, assumindo a gestão de uma de suas lojas.

As vagas estão distribuídas na Bahia e entre as capitais e cidade do interior de outros 20 estados do País. Além disso, podem se candidatar ao programa alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, economia, engenharias, marketing e publicidade e propaganda, com previsão de formatura de dezembro de 2019 a julho de 2020 e que possuam disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais.

O processo seletivo é exclusivamente online. Os estudantes passarão pelas etapas de inscrição, como triagem curricular, vídeo entrevista, teste de perfil, entrevista com área de Gente e Gestão e, por fim, uma entrevista presencial com os futuros gestores.

Estudantes selecionados terão a possibilidade de atuar em uma loja próxima à sua residência ou faculdade, além de contar com salário compatível com o mercado e benefícios como seguro de vida, auxílio-alimentação, auxílio-transporte.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cada vez mais presente em eventos de projetos sociais e palestras pela Bahia, Coronel Anselmo Brandão pode ser um novo player político para as eleições municipais de 2020. O Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia na gestão do governador Rui Costa (PT), entretanto, ainda não fala abertamente sobre o assunto.  

Perguntado sobre a possibilidade de ser candidato no próximo ano, o comandante não descartou completamente a possibilidade, mas negou tratar sobre o assunto no momento.  

“Meu cargo não permite que eu trate de política e atualmente cumpro a missão que o governador me deu como comandante”, disse Anselmo Brandão durante posse de Mário Dantas na Associação Comercial da Bahia (ACB).  

Natural de Juazeiro, Brandão pode despontar como candidato na região. O destino político e o partido, no entanto, ainda não estão publicamente sacramentados, apesar da força política do PM animar grupos aliados do governador. Foto reprodução Instagran. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou, em transmissão ao vivo no Facebook ontem (18), a intenção de indicar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao cargo de embaixador nos Estados Unidos.

“Pretendo beneficiar um filho meu, sim”, disse. “Se eu puder dar um filé mignon para o meu filho, eu dou, sim”, acrescentou o presidente.

Ele também voltou a defender que seu filho está preparado para o cargo. O pronunciamento foi feito ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ) e de uma tradutora de libras.

“[Eduardo] Integra o Grupo de Lima, esteve várias vezes nos países que lutam pela volta da normalidade na Venezuela, fala inglês e espanhol”, disse o presidente.

Bolsonaro ainda negou, mais uma vez, que a indicação seja nepotismo. Ele ressaltou que a função de um embaixador, além de servir como “cartão de visitas” de um país, é “fazer o meio de campo” entre duas nações.Pré-título, Tvsaj. Foto, reprodução facebook. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (19/07)  
PEDREIRO 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ASSISTENTE DE GERENTE 
Ensino médio completo 
Conhecimento com informática 
Disponibilidade para trabalhar a noite, sábados, domingo e feriados. 
Experiência na função 
01 VAGA  











Notícias | postado por: Mascarenhas

A OLX, maior site e aplicativo de compra e venda online do Brasil, apresenta sua nova campanha de marca estrelada pela Iza. A artista foi escolhida para compartilhar a sua trajetória e revelar o que precisou desapegar e apegar ao longo da vida para seguir os seus sonhos, gerando link com o modelo de negócios da plataforma, e incentivando que outras pessoas também contem suas histórias de apegos e desapegos. A comunicação é 360º, voltada para o ambiente online, e tem a participação ativa da cantora e em breve de seus fãs nas redes sociais.

Partindo do conceito A vida é feita de apegos e desapegos, a campanha assinada pela SunsetDDB mostra que a OLX quer fazer parte da jornada de compra e venda dos usuários, e que a plataforma pode ajudar a realizar seus sonhos e desejos. “Queremos mostrar que a OLX pode estar presente nas diversas fases da vida. Apegar e desapegar é o que a IZA e milhares de brasileiros fazem todos os dias, o que é importante para alcançar novos objetivos”, afirma Sandra Montes, diretora de marketing da OLX Brasil. 
O filme manifesto de 60 segundos que abre a campanha se passa num estúdio onde imagens da IZA, em diferentes momentos da vida, são projetadas na parede. A cantora revela, por exemplo, que na infância precisou desapegar do Rio de Janeiro e se mudar para Natal (RN), onde teve contato com a música no coral da escola. A volta à sua cidade foi marcada pelo medo do futuro e ela se apegou aos estudos, à formação acadêmica e até a um emprego fixo. Depois disso, finalmente decidiu se apegar ao que mais amava: cantar. Fonte OLX Brasil. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV Crianças) está com vagas para oficinas em diversas áreas. As atividades, voltadas para crianças, acontecem no turno oposto ao da escola. 
Os encontros acontecem em seis espaços que funcionam nos bairros Marieta Martins (Rádio Clube), Alto Santo Antônio, Zilda Arns, Amparo, Viriato Lobo e São Paulo. São oferecidas oficinas de Dança Urbana, Música, Canto e Artesanato. 
Interessados devem comparecer ao CRAS Comunidade (Alto Santo Antônio); Nazareth Assis (São Benedito); Cidadania (Rua Castro Alves); Quilombola (Irmã Dulce), ou entrar em contato com a secretaria através do número (75) 3632-4414. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o  Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (18/07)  
PEDREIRO 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ASSISTENTE DE GERENTE 
Ensino médio completo 
Conhecimento com informática 
Disponibilidade para trabalhar a noite, sábados, domingo e feriados. 
Experiência na função 
01 VAGA 










Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério Público (MP) ajuizou nesta terça-feira (16) uma ação de improbidade administrativa contra a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça e a secretária municipal de saúde, Meirinha Alves. A motivação seria o descumprimento de decisões judiciais que determinavam que o município oferecesse exames, consultas médicas e medicamentos para a população. O MP pede que a prefeita seja condenada com a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por até cinco anos. 

No documento, a Promotora de Justiça Mariana Araújo Libório indica que mesmo com o deferimento das tutelas de urgência, as gestoras não tomaram providências para o cumprimento do fornecimento de tratamentos médicos.  

Segundo a Promotora, as duas tinham ciência pessoal de algumas das ordens judiciais e sabiam que o não cumprimento poderia acarretar na responsabilização criminal e administrativa.Foto reprodução. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Formado em Administração de empresas e diretor executivo da TV Bahia desde 2012, João Gomes começou a carreira na área de telecomunicação, na antiga Telebahia. De lá foi convidado para integrar o time da afiliada da Rede Globo para montar a estrutura do escritório em São Paulo, onde ficou por dois anos. Em seguida, assumiu o marketing da TV e todas as empresas do grupo, que incluem jornal, rádios e o portal iBahia. Após nove meses de passagem pela Braskem, voltou para a TV Bahia e assumiu o atual cargo. De lá para cá, entendeu que o seu maior desafio, enquanto gestor, é não perder relevância diante da população, mesmo com um quadro em que a audiência derrapa e fica em segundo lugar, especialmente no horário do almoço. 

 “Se eu retrato um caso de violência, não faço isso extenuando a situação daquela pessoa. Faço isso acompanhando os desdobramentos daquele caso. Não vamos trazer para o palco a violência, mas a violência é uma realidade social, tem que estar presente, pois faz parte. Porém, entrevistar o bandido não traz relevância para o telespectador, para a sociedade e nem para a solução do problema. Entrevistar muitas vezes o delegado que faz parte da operação e ficar muito tempo ali não é o ideal. A ideia é saber qual a história por trás, o que pode ser feito para mudar aquela situação. É como falar sobre o tema”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O fim de semana foi de muitos gols e títulos nas competições que vêm agitando o cenário esportivo em Santo Antônio de Jesus. 
No sábado (13), pela Copa Nordeste do Recôncavo, o Arena Pedreira venceu o Bom de Bola por 2x1. Já o Aracajuano goleou o Atlético de Cabaceiras por 5x1. No domingo (14), a comunidade do Canta-Galo, zona rural, vibrou com as emoções da Copa Canta-Galo. O time da casa e o Ronco D’água empataram sem gols. O KM 53 venceu Boleiros Unidos por 3x0. 
Também no domingo (14), o Estádio José Trindade Lobo recebeu as finais da Copa Reconvale. Na categoria sub-13, o Capão ficou com o título ao bater o PSV por 3x1. Chuva de gols também na finalíssima da categoria sub-15, Internacional 4x1 Salinas. Já pelo Campeonato Municipal, ED Bahia e Vasco ficaram no empate: 2x2.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia perdeu para o Grêmio por 1 a 0 na noite de hoje (17), em partida disputada na Arena Fonte Nova pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com o resultado agregado de 2 a 1, o tricolor baiano deu adeus ao torneio. A partida teve casa cheia na noite desta quarta-feira: mais de 46 mil pagantes compareceram ao duelo. 

No primeiro tempo, o time comandado pelo técnico Roger Machado encontrou dificuldades para furar a defesa gremista. No entanto, o goleiro Paulo Victor teve que fazer uma grande defesa em chute de Lucas Fonseca. Outra bola perigosa foi um avanço de Arthur após ligação direta de Douglas, mas a bola foi à esquerda do gol gremista.

Já na etapa final, o Bahia avançou mais e chegou a ter posse de bola equilibrada. Porém, após avanço pelo lado esquerdo da defesa tricolor, Alissou recebeu em profundidade e chutou cruzado para o gol. 

Após sentir o baque, o time da casa tentou encontrar espaços, mas não conseguiu furar a defesa do Grêmio. O time do Sul chegou a ter dois possíveis pênaltis em avaliação pelo árbitro de vídeo, mas a arbitragem recuou e marcou uma falta fora da área e outro lance normal de Nino Paraíba. Próximo compromisso do Bahia agora é diante do Cruzeiro, no sábado (20), na Fonte Nova, desta vez pelo Brasileirão da Série A. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como é gratificante ver o sorriso no rosto de quem teve a sua demanda atendida e o seu problema resolvido.

O Governo do Povo trabalha, a sua vida muda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado, na tarde dessa segunda-feira, 15, no Fórum Edgar Mata, centro, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, numa iniciativa do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - BA, vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia que, em parceria com as prefeituras municipais de Nazaré das Farinhas, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Jaguaripe e Aratuípe, entregou à população, esse importante instrumento de mediação

Tendo por escopo atender às demandas que emergem nesses municípios, nas áreas cível e familiar, o CEJUSC terá uma importante missão no sentido de fazer com que eventuais conflitos não sejam postergados ao longo do tempo, significando, com tudo isso, menos dispêndios financeiros por parte das partes e, o que é mais importante, diminuição drástica de animosidades  que, geralmente, deixam resquícios entre aqueles que, literalmente, de digladiam em embates, muitas vezes, desnecessários. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Na composição da mesa, personalidades como os gestores municipais Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Wellington Sena Vieira (Muniz Ferreira), Antônio Miranda da Silva Júnior "Sinho" (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe) e Wilson Ribeiro Pedreira (Salinas da Margarida) e Ben Wilson, Vice-prefeito de Nazaré. Eles que, além de desenvolveram meritórios trabalhos nos municípios em epígrafe, dão uma demonstração cabal, irrefutável, de união de esforços, também, na esfera de cidadania.

Representando o Poder Judiciário Estadual os Desembargadores Olegário Monção Caldas e Ivanilton Santos da Silva, as juízas Dra. Rita de Cássia Ramos de Carvalho (juíza Assessora da Presidência II, Coordenadora do NUPEMEC), as Juízas de Direito Monique Carvalho Gomes e Caroline Rosa Velame Vieira (Diretora do Fórum); representando o Ministério Público a Promotora de Justiça Thelma Leal; representando os OAB/BA Dr. Adriano Balbino, além de vereadores  locais como Idma (autora do projeto em Nazaré), Laura, Abinael, Nagib Neto, Valdo da Locadora, Jorgina.

Também presentes Heráclito Arandas (Ex-prefeito de Jaguaripe), José Carvalho (prefeito de Iramaia),Pepezinho (vice-prefieto de Jaguaripe), Izaque Filho "Izaquinho (ex-prefieto de Nazaré), Luzia Hortência (Secretária de Educação em Muniz Ferreira), Maria Clara (Secretária de Saúde de Nazaré), vereadores de Muniz Ferreira como Rai da Saúde, Alan de Minde, Pato Rouco (liderança em Nazaré) e outras autoridades desses referidos municípios e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, referência à importância que essa unidade terá para  esses municípios, notadamente no que concerne ao amplo acesso à justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos, através de mediações nas áreas de família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade) e área cível (nas questões de menor complexidade que envolvam conflitos de vizinhança e cobrança de dívidas, etc).  

A prefeita Eunice, em seu pronunciamento, discorreu: “Nosso município mostra altivez com essa conquista pontuou a prefeita Eunice exaltou a conquista de Nazaré. “É motivo de orgulho para nós, de estar entre as poucas cidades do recôncavo da Bahia a oferecer este serviço. os serviços de orientação e a retirada gratuita dos seguintes documentos: Certidão de nascimento, alimentos e reconhecimento de paternidade. O serviço é inteiramente gratuito. A unidade de Nazaré vai atender também Muniz Ferreira ,Aratuípe, Jaguaripe ,Salinas “Vamos ter facilitado o tempo de acesso das famílias à Justiça” “O Tribunal de Justiça tomou a iniciativa e buscou a Prefeitura como parceira. Com este convênio que estamos firmando agora vai ser possível atender às causas que estão paradas na justiça aqui em Nazaré e garantir que tenham uma solução rápida”. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Aconteceu nesta terça-feira (16), mais um módulo do curso de Formação para Gestão Escolar com tema “A escola e a construção do projeto político-pedagógico”, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O encontro aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz, durante a manhã e tarde. A mediadora da atividade foi a Profª Me. Fernanda Karla Argolo.  
Os cursistas (professores, gestores e coordenadores pedagógicos) finalizaram o 4º módulo da capacitação. O conteúdo ministrado será relevante para o processo de atualização dos projetos político-pedagógicos das escolas de Santo Antônio de Jesus.   
Segundo a secretária Cinthia Souza, os módulos do curso, que tiveram início em abril e devem ser finalizados em setembro, foram pensados a fim de atualizar o fazer da gestão mediante inovações e políticas públicas dirigidas à educação no município e estado.   
Na sequência, a Secretaria de Educação deve publicar uma comissão de acompanhamento, suporte e avaliação do processo nas escolas, bem como, comissões representativas das unidades escolares que estarão coordenando a reelaboração dos PPP – Projetos Políticos-Pedagógicos.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os estudantes do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, protagonizaram a 12ª edição do Bazar Solidário, evento promovido pela unidade da rede estadual de ensino com o objetivo de arrecadar agasalhos para doação a famílias carentes da cidade. Ao todo, foram arrecadadas mais de 1.500 peças, em 20 dias da campanha, que foram entregues a mais de 150 famílias na própria escola.

A diretora interina, Iraci Maria, explicou que, nesta época do ano, a cidade chega a registrar 14 ºC. “É uma união contagiante, muitos alunos ajudando na arrecadação e, aqui na escola, na arrumação e organização da sala para oferecer as peças e, no último sábado, dia do bazar, muitos vieram ajudar. A cada ano, o número de alunos participando aumenta”, disse animada.

Os alunos evolvidos aprendem, na prática, um ato de solidariedade. “Mobilizei vizinhos, amigos, parentes, tudo para conseguir o máximo possível de agasalhos. Fica a sensação boa de ajudar. Eu aprendo a ser uma pessoa melhor e tenho uma fé de que ainda há pessoas boas no mundo. A prática da solidariedade muda o mundo e é isso que quero levar para a vida”, contou o aluno Mateus Caldas, de 17 anos, que cursa o 3º ano matutino no colégio. Esta já é a terceira vez que ele participa do bazar.A Tarde

A aluna Taiana Galvão, 17, do 3º ano, participou pela primeira vez do projeto. “Eu vi, no ano passado, toda a movimentação e fiquei muito interessada, e este ano resolvi participar. Foi maravilhoso, aprendi muito, principalmente quando vim ajudar no atendimento, ver de perto essas pessoas que vieram buscar os agasalhos e saber um pouco da história de vida de cada uma. É uma lição para toda a vida e um grande aprendizado que a escola está me proporcionando”, relatou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso organizou um jantar com a participação, entre outros convidados, do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. As informações foram divulgadas pelo jornalista Reinaldo Azevedo, em colaboração com o site The Intercept Brasil.

Os diálogos se referem a uma conversa entre ambos sobre um evento a que Moro havia sido convidado na casa do ministro Barroso, no Rio de Janeiro. Em um diálogo, Dallagnol e Moro falam sobre um convite de Barroso para um coquetel reservado, em honra aos convidados do evento “Democracia, Corrupção e Justiça: Diálogos para um País Melhor”, organizado pelo ministro da Suprema Corte. Em uma das mensagens, Dallagnol repassa a Moro as orientações de Barroso sobre o encontro às escuras.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Orgnização das Nações Unidas (ONU), publicou um relatório onde revela que uma pessoa a cada 10, na população de todo o planeta, passou fome no ano passado. O número totaliza 821,6 milhões de pessoas. Se considerada pessoas em condição “moderada” de insegurança alimentar, o total chega a 2 bilhões ou 26,4% da população mundial. 

Conforme o documento Estado da Insegurança Alimentar e Nutricional no Mundo, desde 2015, a taxa de prevalência de desnutrição em todo mundo parou de cair e manteve-se em 11%. 

“A prevalência da insegurança alimentar moderada ou grave é baseada na escala de experiência de insegurança alimentar. Esse indicador vai além da fome e fornece uma estimativa do número de pessoas sem acesso estável a alimentos nutritivos e suficientes durante todo o ano”, diz o relatório segundo a Agência Brasil. 

No último ano a Ásia (especialmente o sul do continente) teve o maior número absoluto de pessoas com fome: 513,9 milhões no total. Na África, 256,1 milhões de indivíduos estavam nessa situação e na América Latina e no Caribe, 42,5 milhões. 

Apesar de identificar fome, a nota da ONU faz destaque positivo entre os países lusófonos (falantes da língua portuguesa), em especial do Brasil. 

“Nos últimos 12 anos, vamos dizer, a prevalência da subalimentação em Angola caiu pela metade, de 55% para 25% da população e em Moçambique também, a prevalência da subalimentação caiu no mesmo período, de 37% para 28%. Ou seja, em ambos os países, a tendência é positiva, porém, a situação continua preocupante.  Em Cabo Verde e no Brasil, a situação é melhor. Em Cabo Verde, a fome atingiu 13% da população e menos de 2,5% da população no Brasil”, descreve o relatório.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade prestigiou na manhã desta terça-feira (16) a inauguração da nova unidade fabril da Natulab. Localizada no 1º Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus, a fábrica conta inicialmente com 125 postos de trabalho com previsão de aumento para 200 postos até o final de 2020. 
- “A Natulab é um patrimônio de Santo Antônio de Jesus. Gera trabalho, emprego, renda, desenvolvimento para a nossa cidade, investe em pesquisa, enfim. É hoje uma empresa de ponta. Uma das maiores do país no seu segmento e, portanto, é motivo também de orgulho e satisfação para todos nós.” – Afirmou o Prefeito. 
Em seu discurso, o Presidente da empresa, Wilson Borges, destacou: “Obrigado, Rogério. Você tem sido um ‘parceiraço’.”. Representando o Governador Rui Costa, o Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, também discursou e destacou como grandes empresas como a Natulab ajudam Santo Antônio de Jesus a se consolidar no cenário estadual. 


- “Quando a gente inaugura uma fábrica como essa, estamos mostrando que a Bahia está bem. Santo Antônio de Jesus está bem. Há espaço para crescer, criar, fabricar. Isso repercute em todos os lugares. Essa cidade maravilhosa está no caminho certo.” – Declarou. 
Para construção da nova fábrica, a Natulab investiu R$ 12 milhões no espaço, que possui uma área total de 20 mil m² e área construída de 8 mil m². A produção inicial será de 2 milhões de unidades/mês e pode chegar a 7 milhões/mês em 2020, superando 84 milhões unidades por ano.  
Entre os produtos que serão produzidos no novo parque fabril da Natulab, estão a linha Vitaz (Óleo de Peixe Ômega 3; AZ 630 mg; Cabelo, Pele e Unhas; Mamãe; Mulher; e Sênior), a linha Matherlly (Lact e Gest), além de Lactulife Ameixa, Colágeno Hidrolisado, Natucler, Calciovital D3, Deviter Solução Oral Limão, Calciovital Kids, Vitamina D, Osteofix D3 K2, Lactprev 10000 e Articuli C.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade se reuniu na tarde desta terça-feira (16) com os comandantes das Polícias Civil, Militar e prepostos da RONDESP para tratar sobre os acontecimentos registrados nos últimos 3 dias em Santo Antônio de Jesus. 
Na reunião, realizada na sede da Secretaria da Fazenda, o Prefeito reforçou o apoio incondicional da gestão municipal as forças de segurança e fez contato por telefone com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, com o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, e com o Tenente Coronel Luziel Andrade, Comandante do Policiamento da Região Leste. 
Entre outras ações estratégicas, ficou definido que a RONDESP atuará com efetivo reforçado até o fim de agosto.  
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE CAATINGA) também vai reforçar o trabalho. A primeira guarnição chega à cidade ainda hoje e a segunda nesta quarta-feira (17). Além disso, o Prefeito irá à Salvador nos próximos dias em busca de mais apoio. O Tenente Coronel César Sá Pacheco e o delegado Dr° Edilson Magalhães agradeceram o empenho do Prefeito. 
*Números da PM reforçam período atípico* 
Durante a reunião, o Capitão PM Maurício enfatizou que Santo Antônio de Jesus vem registrando redução no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI’s) nos últimos 3 anos. No 1º semestre de 2019, houve redução de 20,83% no número de homicídios na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) sob jurisdição do 14º Batalhão. 
Em março, a Secretaria de Segurança Pública divulgou dados que apontavam redução de 50% no número de CLVI’s em relação ao mesmo período de 2018. Em 2018, o município apresentou redução de 12,9% em comparação com o ano anterior. Em 2017 também houve redução de 14,8% em relação a 2016.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foram 10 mil pessoas atendidas; para realização de:
- Raio X;
- Mamografia;
- Atendimento oftalmológico, odontológico e ginecológico/preventivo;
- Ultrassonografias;
- Eletrocardiograma;
- Emissão de 2ª via do RG.

É o Governo do Povo e o Governo do Estado trabalhando pra você.





Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus será sede do Treinamento para Fiscalização em Consultório Odontológico nesta quinta-feira (18). O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado em parceria com a Vigilância Sanitária local, tem participação de técnicos de vários municípios e acontece no auditório da Vigilância Regional de Saúde Leste, na 4ª DIRES. 
O objetivo da capacitação é garantir a uniformidade das ações de segurança sanitária em clínicas e centros odontológicos através do controle do risco e do dano à saúde, decorrente de procedimentos, instalações e equipamentos. O evento terá como palestrante o coordenador da Vigilância Sanitária em Santo Antônio de Jesus, Joan Souza. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) participou, na tarde desta segunda-feira (15), de uma audiência com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, onde pediu informações sobre a obra de revitalização da BA-046, no trecho que liga os municípios de Santo Antônio de Jesus (SAJ) e Itaparica. Ele esteve acompanhado pela vice-prefeita de SAJ, Dalva Mercês, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Tom, e do vereador Dui. 

“Nós viemos hoje pedir agilidade para o início das obras e já recebemos a resposta positiva de que na quinta-feira a empresa iniciará os serviços”, comemorou a vice-prefeita Dalva Mercês que, na audiência, também representou o prefeito do Rogério Andrade. 

O deputado Rogério Andrade Filho destacou que a atenção que o secretário Marcus Cavalcanti tem com a região é especial. "Nós tivemos a BA-026, que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa, totalmente revitalizada e também a recuperação da BA-120, entre Castro Alves e Sapeaçu. Agora, o secretário já sinalizou que essa semana terá início a revitalização da BA-046, no trecho de Santo Antônio de Jesus a Itaparica”, reforçou. 

Já o vereador Tom enfatizou que o deputado Rogério Andrade Filho tem sido um grande defensor dos interesses do município na Assembleia Legislativa e junto as secretarias estaduais e também afirmou que “o prefeito Rogério Andrade e a vice-prefeita Dalva Mercês têm um cuidado muito grande com o município”.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, e a Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), realizaram no último domingo (14), a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu. As lutas aconteceram no Ginásio de Esportes e reuniu cerca de 300 competidores. A organização do torneio foi mais demonstração de valorização ao esporte.

Os atletas representaram várias cidades da região, como: Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Castro Alves, Amargosa, Maracás, Ilhéus, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Alagoinhas e Cruz das Almas. O vice-presidente da FBJJMMA, Ricardo Caldeira, afirmou que a quantidade de participantes superou as expectativas e agradeceu a colaboração e o apoio dado ao evento pelo prefeito Orlandinho e o secretário de esporte, cultura e lazer Wel Anias.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Paulo Galvão Filho | ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas


Sólido, inovador e altruísta são adjetivos de fácil associação à marca do Grupo CTO. Em julho, mês em que a empresa completa 20 anos, um ação inédita para realização de exames de raio-x gratuitos marca a consistência e visão humana de um empreendimento que se reinventa ao oferecer cuidados médicos em ortopedia e, ao mesmo tempo, demonstrar tradição.

No sábado, dia 27 de julho, o Grupo CTO oferecerá 200 vagas para a realização de exames de raio-x. De acordo com o médico ortopedista Dr Everaldo, basta que a pessoa tenha uma solicitação e esteja aguardando para realizar o procedimento há pelo menos um mês. “O paciente só precisará comprovar a necessidade do exame, através da guia do SUS, para ter a oportunidade de fazer o exame sem custo para ele”, destaca.

*Cuidado ampliado*

Além de boa reputação e assistência dedicada em traumatologia e ortopedia, o Grupo CTO dispõe de serviços na área de medicina ocupacional. Nas instalações da clínica – que neste mês também ganhou um design mais confortável e otimizado – também podem ser agendados exames complementares; eletrocardiograma e eletroencefalograma.

Para saber mais sobre a ação social e agendar o exame gratuito, procure a unidade do CTO: Av. Barros e Almeida, nº 292, Centro. Entre em contato no telefone 75 3631-7444 ou acesse o perfil no Instagram @ctomulticentro para saber mais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Água é fonte da vida! A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Embasa, realizou na manhã deste domingo (14), a inauguração da Rede de Abastecimento de Agua Tratada da comunidade da Umbaubeira. Apenas nessa localidade, foram cerca de 3 km de extensão de rede de água tratada, beneficiando aproximadamente 200 famílias. Em breve, as obras nas comunidades de Engenho da Lagoa e Pumba 2 também serão inauguradas. O Governo do Povo já inaugurou a rede das comunidades de Boca da Mata, Lagoa grande Tereza Ribeiro e Umbaubeira, totalizando 45 km de extensão da rede. Durante o evento, o prefeito Orlandinho, o vice-prefeito Max Passos e o secretário de agricultura e meio ambiente Pedro Melo destacaram a importância desse benefício para os moradores. “Eu estou muito contente de estar aqui, ganhei meu dia. Essa é a inauguração que mais contempla a comunidade, pois água é vida e nós estamos trazendo esse benefício importantíssimo para essas pessoas”, disse o prefeito Orlandinho. Luzinete, presidente da associação dos moradores da comunidade, manifestou sua alegria com a obra realizada pelo Governo do Povo. “O sentimento hoje é de muita alegria, todos nós estamos muito felizes. Agradeço a todos que contribuíram para que nossa comunidade tivesse essa felicidade. Minhas palavras hoje são de agradecimento!”. As comunidades de Piabas e Tiririca receberão em breve esse benefício. As obras já foram iniciadas. Texto: Diego Azevedo l ASCOM Fotos: Cristiano Peixoto | ASCOM #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Novos negócios tentam inovação e solução de problemas da sociedade. 

A recém-criada fábrica brasiliense Origem se prepara para entregar, no próximo mês, uma frota de 50 motos elétricas para atender empresas de entrega de encomendas que utilizam serviços de motoboy. As motos terão arranque equivalente a um modelo convencional de 300 cilindradas, mas velocidade limitada a 60 quilômetros por hora (km/h).
A ideia dos empreendedores é alugar as motocicletas, já seguradas, a um custo fixo garantindo o fornecimento e trocas de baterias, uma vantagem em tempos de alta do preço dos combustíveis, como a gasolina. Estações para recarga serão instaladas em percursos usuais. A manutenção mecânica da frota, assim como a telemetria para rastreamento e gestão do uso das motos, será feita pela fábrica fornecedora.
“É um excelente momento para iniciar esse empreendimento”, garante Diogo Lisita, 30 anos, um dos três sócios fundadores da empresa que administram o negócio. “Quando leio notícias de que o país está em recessão, eu enxergo como responsabilidade minha ajudar o país a sair da crise”, disse ao comentar que a linha de produção tem dez engenheiros trabalhando diretamente nas motos e deverá contratar mais gente. A empresa tem autorização fiscal para se instalar na Zona Franca de Manaus.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse neste domingo (14) a um grupo de congressistas democratas que nasceram na América para "voltar e ajudar a consertar os lugares totalmente quebrados e infestados de crime de onde vieram", um comentário condenado pelos democratas como racista.

A declaração foi dada no mesmo dia para o qual foi anunciado o início de uma operação para prender cerca de 2.000 imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos. Até o início da tarde, não foram reveladas informações sobre o andamento desta ação. 

"É tão interessante ver parlamentares democratas 'progressistas', que vieram originalmente de países cujos governos são uma catástrofe total e completa dizendo cruelmente ao povo dos Estados Unidos como o nosso governo deve ser administrado", disse Trump, em uma série de três comentários no Twitter.

Embora não tenha mencionado nomes, Trump parecia estar se referindo a Alexandria Ocasio-Cortez de Nova York, Ilhan Omar de Minnesota, Ayanna Pressley de Massachusetts e Rashida Tlaib de Michigan --um grupo conhecido como "o esquadrão", que tem sido muito crítico de Trump e também da atual liderança democrata da Câmara.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Canudos confeccionados em material plástico estão proibidos em São Paulo, de acordo com uma norma publicada na edição de ontem (13) do Diário Oficial do estado.A lei proíbe o fornecimento do produto em hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie, entre outros estabelecimentos comerciais.

Ainda segundo a legislação, os canudos plásticos devem ser substituídos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. O estabelecimento comercial que descumprir poderá ser multado. Em casos de reincidência, o valor cobrado poderá ser dobrado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,  RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o  Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (15/07)  
VENDEDOR INTERNO 
Ensino médio completo 
Experiência com acessórios ou telefonia 
01 VAGA  
ARMADOR DE MOVEIS 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  









Notícias | postado por: Mascarenhas

NICK HUMPHREYS CONTRAIU AMEBÍASE TRANSMITIDA PELA ÁGUA (FOTO: PA REAL LIFE)

O britânico Nick Humphreys, de 29 anos, ficou cego do olho direito após tomar banho usando lentes de contato. Ele foi contaminado pela amoeba Acanthamoeba keratitis e desenvolveu uma infecção por conta do protozoário.

O microrganismo tem afinidade com superfícies como lentes de contato, o que significa que o objeto facilita a transmissão da doença. Como a bactéria está presente na água, tomar banho, nadar ou limpar as lentes na torneira ou no chuveiro podem resultar na infecção. 
"Nunca me disseram para não usar lentes de contato no banho. Não há nenhum aviso na embalagem, e meus oftalmologistas nunca mencionaram o risco", disse Humphreys em entrevista à Fox News.

LENTES DE CONTATO PARA OS OLHOS (FOTO: CC BY-SA 3.0/WIKIMEDIA COMMONS)

Inicialmente, os médicos indicaram colírios e outros remédios mais fortes para o britânico, mas o tratamento não estava dando certo. "A dor no meu olho era demais, e a única vez que saí [de casa] foi para visitar o hospital", ele relatou.  Humphreys passou por duas cirurgias para tentar conter o problema, mas ele continua cego do olho direito. Agora, está na lista de espera para fazer um transplante de córnea e tentar reverter a situação.

Atualmente, o britânico trabalha com a instituição de caridade Fight for Sight, que busca para aumentar a conscientização sobre os riscos de tomar banho ou nadar com lentes de contato. "É crucial que as pessoas saibam que isso é uma realidade e pode acontecer por causa de algo tão simples como entrar no chuveiro", apontou. Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas noGlobo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus mais uma vez é destaque na imprensa nacional pelos seus bons indicadores de gestão. Desta vez, a Revista Bula elegeu as cidades mais felizes do Brasil, considerando índices que refletem a qualidade de vida dos moradores. SAJ foi a cidade da Bahia com maior pontuação nos quesitos analisados.

A cidade foi eleita como a mais feliz da Bahia, reunindo dados de quatro relatórios:o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA. SAJ obteve o melhor resultado na soma dos quatro estudos, que analisam fatores como renda, educação, saúde e trabalho.

Na semana passada, o município foi classificado como o terceiro melhor da Bahia no quesito gestão pelo Índice de Governança Municipal (IGM), num estudo feito pelo Conselho Federal de Administração, e também se destacou nas áreas de finanças públicas e desempenho.Bula


Enquete


PodCast