Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O uso prescrito de medicamentos contra a disfunção erétil reativa a vida sexual de homens impotentes e recupera a autoestima. O uso inadequado desses comprimidos, comprados na farmácia sem receita médica, pode fazer mal a saúde, alertam urologistas e outros especialistas.

Foi para sentir-se seguro que Willian, como prefere ser chamado, passou a usar aos 26 anos o Viagra. “Na época eu estava falhando mesmo. O negócio estava feio. O negócio estava ficando sem graça para o meu lado, vergonhoso [...] Estava com completo desinteresse.”

Hoje, aos 39, diz já ter usado vários tipos de medicamento em doses diferentes. Ele conta que, para melhorar a autoestima, costuma tomar o medicamento quando sai com uma nova parceira. Sem modéstia, Willian diz que, assim, dá “um espetáculo”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Já dizia Machado de Assis que o acaso é um deus e um diabo ao mesmo tempo. Nada se encaixa melhor para o dito do que a forma como o senador capixaba Magno Malta (PR) fecha 2018.

Evangélico, ex-pastor, eleito deputado estadual em 1998, logo na eleição seguinte embarcou para Brasília como senador, reeleito em 2010 bradando que ‘Lula foi o melhor governador que o Espírito Santo já teve’.

Também em 2010 Lauriete Rodrigues, cantora gospel capixaba casada com um pastor, se elegeu deputada federal. Ela se separou do marido e reapareceu de mãos dadas com Magno Malta, com quem casou, motivo de muito tititi entre os evangélicos.

Vingança — Em meados deste ano foi convidado por Bolsonaro, de quem tornou-se apoiador de primeira hora, a ser o vice. Declinou. Ou melhor, não acreditou (na vitória de Bolsonaro). Preferiu a reeleição para o Senado, se estrepou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os quatro bandidos que fizeram 16 pessoas de refém hoje (10) no Centro de Saúde Osvaldo Caldas Campos, no bairro de Santa Cruz, foram presos. Todas as vítimas já foram liberadas e os feridos foram enviados para o Hospital Geral do Estado.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar iniciou, por volta das 18h25 da tarde de hoje, a negociação para a libertação dos servidores e pacientes do Centro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os bandidos invadiram o local para fugir de uma troca de tiros com a polícia.Foto PLaulo Almeida, Ascom SMS, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O maior serial killer do Brasil, Pedrinho Matador, de 64 anos, conhecido por ter cometido mais de cem mortes e passar 42 anos preso, está em liberdade há sete meses e criou um canal no Youtube onde aconselha os seguidores e comenta crimes. A conta na rede social já possui 28 mil inscritos e mais de 2,5 milhões de visualizações. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, a ideia de criar o canal partiu de um amigo de Pedrinho, que é o responsável pela a produção dos vídeos. Entre os assuntos comentados por ele estão crimes como as mortes da cachorrinha do Carrefour de Osasco, do jogador Daniel, e da estudante Rayane Alves. 

“São crimes que revoltam a gente, cheios de mentira, acabando com a felicidade de uma pessoa. Essa jovem [Rayane]... Por que o segurança foi fazer aquilo com ela? Ele tem família, mulher linda, filho. O diabo faz a panela, mas esquece de fazer a tampa. Tudo é descoberto. A condenação dele foi uma caneta [encontrada no local onde estava o corpo]”, disse ele. 

Os vídeos do canal são variados, entre eles estão alertas para as pessoas mais jovens sobre os riscos da vida no crime. “O crime não é brincadeira. Muitos estão entrando por verem os galhos [fama e dinheiro], não a raiz [prisão e morte]. É como o diabo: dá com uma mão e tira com a outra. Tem muitos jovens que entram e, quando querem sair, já é tarde demais”, argumentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas lamenta profundamente o falecimento de Valtércio de Azevedo Cerqueira, conhecido popularmente como Tecinho. Valtércio, formado em Direito, foi Vereador, Presidente do Poder Legislativo e Vice-Prefeito por três mandatos, com relevantes serviços prestados ao município de Cruz das Almas e sua população.Com grande pesar, o Poder Executivo Municipal decreta luto oficial por três dias a partir da presente data.

Orlando Peixoto Pereira Filho - Prefeito
Max Adolfo Passos Mendes - Vice-Prefeito 

Inserção de foto Tvsaj.com.br (arquivo)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral), através do Acórdão de no. 785/2018, de05.12.18 nega provimento ao recurso interposto pelo ex-prefeito Jorginho, de Salinas da Margarida, mantendo sentença de 1o. grau que decretou sua ingibilidade pelo período de 08 anos. CONFIRA acessando o LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Praça CEU’s recebeu neste fim de semana dois dias de expressões artísticas e culturais no Festival das Comunidades. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, levou um grande público ao espaço, cuja reforma foi concluída recentemente. 
De acordo com a Secretária da Pasta, Dene Cortes, o Festival é parte do plano de trabalho da Praça CEU’s cumprindo assim uma meta do Ministério da Cultura. Diversos grupos se apresentaram nos dois dias de evento, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; Zumbeat; e outros. 
O Festival também celebrou a conclusão da reforma da Praça que recebeu diversas melhorias como: conclusão das obras da quadra poliesportiva, revisão geral das instalações, reparos nos banheiros, revisão geral de esquadrias de alumínio e madeira e pintura geral. A reforma foi realizada após um relatório da Caixa Econômica Federal apontar irregularidades deixadas pela gestão anterior. O investimento de R$ 205.710,88 (duzentos e cinco mil setecentos e dez reais e oitenta e oito centavos) é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou tem alguém na família recebendo, informamos que as regras mudaram e agora é necessário estar inscrito no Cadastro Único. O registro é obrigatório. A falta de cadastramento ou atualização acarretará em problemas no benefício, como bloqueio ou suspensão.

Para regularizar a situação o beneficiário ou responsável deverá ir até a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, na Av. Alberto Passos, nº 34 (Próximo a Dinossauros Presentes), de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 e das 13 às 17 horas, até o dia 31 DE DEZEMBRO DE 2018.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em um jogo bastante disputado, Araçá e Sapucainha não saíram do zero no primeiro confronto das finais da Copa da Integração Rural 2018. A partida foi realizada na manhã deste domingo (09), na Boca da Mata, mando de campo do Araçá.

Sem critério de desempate, a Sapucainha terá como vantagem disputar o jogo final diante de sua torcida. Mas, a equipe do Araçá está viva na briga pelo título e tudo indica que teremos mais um jogão domingo (19), às 9h, na Sapucaia. Permanecendo o empate, o campeão será definido nas cobranças de pênaltis.
#CopaDaIntegraçãoRural
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em Dom Macedo Costa, nossa agricultura VOLTOU a brotar! Já está instalado o primeiro viveiro de cacau com mudas de espécies melhoradas e totalmente adequadas para nossa região. O viveiro é resultado do curso de produção de cacau realizado pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, e foi construído no Sítio do Gugu, propriedade de Jane Fonseca, na sede do município. Cada um dos 18 cursistas já recebeu 100 mudas de cacau para serem cultivados em suas localidades. O viveiro permanecerá sendo utilizado na realização dos próximos cursos a serem oferecidos aos produtores macedenses. Em breve, a Secretaria distribuirá mais mudas de cacau, produzidas pela Biofábrica, para os agricultores. ASCOM  D.M.Costa

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério Público informou que deve fazer uma força-tarefa para ouvir todas as mulheres que denunciam terem sido vítimas de abuso sexual pelo médium João de Deus, em Abadiânia. Segundo o órgão, já existiam denúncias contra ele desde 2010. Após os relatos exibidos pelo programa Conversa com Bial e pelo jornal O Globo, 25 outras mulheres relataram nas últimas 48h terem sofrido o mesmo tipo de crime. A defesa dele nega as acusações. As informações são do Fantástico.
Os abusos teriam ocorrido desde a década de 80 até outubro do ano passado. Uma das mulheres conta a violência que sofreu. “Ele pegava nos meus seios. Sempre de costas pra ele. Beijava no meu pescoço e encostava o pênis dele no meu bumbum”, contou. Ela disse ainda que o médium se aproveitava das pessoas que estavam fragilizadas e doentes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Transmissor de doenças como a raiva, o morcego é um animal de hábitos majoritariamente noturnos e se alimenta principalmente de insetos, frutas, entre outros. Normalmente, são encontrados nos porões ou cômodos pouco usados das casas. Assim, todo é cuidado é pouco para a população, que deve redobrar a atenção em caso de presença do mamífero.  

Durante esse ano, foram confirmados quatro casos de raiva silvestre em morcegos não hematófagos – aqueles que não se alimentam de sangue – nos bairros de Patamares (2), Piatã e Arenoso. Contudo, desde 2004, não há registro de casos de raiva humana na capital baiana. 

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), qualquer tipo de morcego adoece e pode passar a raiva, enfermidade que pode levar a morte. A transmissão da doença para pessoas ou animais pode ocorrer no caso de mordedura, arranhadura ou contato direto com a saliva do voador doente. Caso o morador de determinada região encontre morcegos circulando durante o dia, ele deve ficar atento.Foto Uwe Schimidt. Matéria, Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao que tudo indica, o carinho e atenção de Jorge e Mateus ficam restritos apenas aos fãs. Mais uma vez marcando presença no Festival de Verão Salvador, a dupla ignorou a imprensa local e saiu da Arena Fonte Nova sem dar entrevistas. A fama de “inacessíveis”, inclusive, sempre toma conta dos bastidores dos eventos em que participam aqui na Bahia. Após os sertanejos, quem comanda a festa da 20ª edição é o DJ Alok. Neste domingo (9), ainda sobem ao palco Ivete Sangalo e Gusttavo Lima. Foto Max Haack.  Pré-título "aspeado", Tvsaj. Matéria, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Supsoto médium, João de Deus já soma 16 casos de abuso sexual, de acordo com o G1. Na última semana, um grupo de mulheres denunciou o homem que se apresenta como líder espiritual. 

 Ao Jornal Nacional, uma delas contou que tinha 15 anos quanto foi pela primeira vez à Casa Dom Inácio, em Abadiânia (GO). Já a TV Anhanguera mostrou o caso de uma ex-funcionária que também diz ter sido vítima do médium.

As mulheres relatam terem sofrido abusos sexuais de João de Deus durante atendimentos espirituais. Dez histórias foram reveladas no programa Conversa com Bial desta sexta-feira (7). Outras três foram publicadas pelo jornal O Globo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal do concurso 2.105 da Mega-Sena, realizado na noite do último sábado (8) no Caminhão da Sorte estacionado na cidade de Santo Anastácio, no interior do estado de São Paulo.

As dezenas sorteadas foram as seguintes: 11 – 13 – 16 – 24 – 31 – 36.

A quina registrou 106 apostas vencedoras; cada ganhador receberá R$ 22.882,49. A quadra teve 6.029 apostas ganhadoras; cabendo a cada vencedor R$ 574,73.

O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na quarta-feira (12). O prêmio estimado é R$ 36 milhões.

As pessoas podem fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada ela Caixa em todo o país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50

Notícias | postado por: Mascarenhas

A estudante Naely Rodrigues, de 16 anos, está tentando reaver R$ 150 que saíram de um caixa eletrônico 24 horas picotados. O caso aconteceu nesta semana e desde então a mulher segue tentando recuperar o dinheiro.  Segundo ela, o saque foi processado normalmente na tela, mas na hora de liberar as cédulas, o papel ficou preso. 

"O dinheiro veio dobrado e enganchou. Peguei uma pinça e fui puxando, mas saíram só os pedaços da nota. Antes de mim, um homem usou o caixa e também saíram R$ 100 rasgados", disse a mulher ao G1.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

OS EFEITOS DO COLÁGENO HIDROLISADO NA PELE
O colágeno hidrolisado pode ser tomado como agente antienvelhecimento, garantindo uma pele mais lisa, hidratada e sem rugas, principalmente os pés de galinha, que são as linhas de expressão ao redor dos olhos. "O melhor tipo de colágeno hidrolisado para ser consumido são os pós, que podem ser absorvidos mais rapidamente pelo intestino. Ele ajuda a manter a pele hidratada, melhora a qualidade das fibras de sustentação da pele, confere mais elasticidade e firmeza, por isso é um grande aliado contra a flacidez. Fortalece as articulações, pele, cabelos e unhas", explica o especialista.

SAIBA QUEM PODE TOMAR COLÁGENO HIDROLISADO
Embora o colágeno seja uma proteína presente no organismo, o cirurgião ressalta que é necessário procurar um especialista para inserir a proteína na rotina de beleza. "Como existem diferentes fórmulas de colágeno hidrolisado, pode correr uma reação adversa ou hipersensibilidade aos componentes de uma dessas fórmulas", explica. Segundo o cirurgião, pessoas que se se expõem muito ao sol costumam apostar na substância, já que os raios solares aceleram a flacidez da pele. De acordo com o cirurgião, o colágeno hidrolisado também é vantajoso para quem se submete à abdominoplastia, que é a flacidez severa de abdome, como preparação para a plástica. "Melhora a resposta da pele para a intervenção cirúrgica e o resultado global", explica.Purepeople

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante coletiva de imprensa no Festival de Verão, que aconteceu neste sábado (9), na Arena Fonte Nova, Anitta revelou que confirmou sua participação no Carnaval de Salvador de 2019.  

“Eu amo tá aqui na Bahia, vou estar aqui de novo no Carnaval como sempre. Acho que Salvador é um lugar que eu me identifico muito. Sempre me sinto muito em casa. Inclusive eu cheguei hoje no Brasil, e nem fui pra casa, já vim direto para cá”.  

Em 2018, a cantora comandou pela primeira vez o Trio das Poderosas em Salvador, que ela já apresenta no Rio de Janeiro há alguns anos. Na coletiva, a carioca não deu detalhes sobre qual será a forma da sua passagem pelo folia momesca do ano que vem. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começa neste sábado, 8, o bloqueio de celulares irregulares, também chamados de piratas, nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins, habilitados a partir de 23 de setembro deste ano.

Nesses estados, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os usuários de aparelhos irregulares começaram a receber mensagens de SMS, informando que o aparelho é irregular e que será bloqueado. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. A primeira mensagem foi encaminhada no dia 23 de setembro. Depois, alerta similar foi encaminhado 50 dias e 25 dias antes do bloqueio.

Na sexta-feira, 7, na véspera do bloqueio, os aparelhos de celular receberam a mensagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXXXXXXXXXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”.

A Anatel informou ainda que os usuários que têm aparelhos móveis irregulares habilitados antes do dia 23 de setembro não serão afetados pelo bloqueio, desde que não alterem o número telefônico.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, informa aos pais de alunos que a renovação/confirmação das matrículas de alunos pertencentes a Rede Municipal de Ensino será de 10 a 24 de dezembro. Para novas matrículas, o período vai de 14 a 18 de janeiro de 2019. Todos os entendimentos serão realizados nas unidades de ensino. O ano letivo de 2019 terá início no dia 21 de fevereiro. Para ter acesso a todas as informações referentes à renovação, novas matrículas, período e atividades escolares, confira a Portaria Nº 24 de 30 de novembro de 2018. PORTARIA Nº 24 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018: https://goo.gl/D8sfbe #Educação #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Militar recuperou nesta sexta-feira (7) uma carga de 37 toneladas de soja que era transportada em um caminhão na cidade de Santo Amaro. Ela foi encontrada em outro veículo, um bitrem, que serviria de reboque. Um homem foi preso durante a ação. 

A 20ª Companhia Independente da Polícia Militar foi alertada após o caminhão carregado de soja sair da rota prevista. Com a chegada das guarnições, dois homens tentaram fugir. Audenberto da Silva Araújo foi alcançado e o outro, ainda não identificado, conseguiu escapar.Foto divulgação SSP-BA. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou, na última quinta-feira (22), a empresa de ônibus Expresso Metropolitano Transportes, com sede e atendimento na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, a indenizar um motorista vítima de assalto no ano de 2012.

De acordo com a decisão, a empresa deverá pagar ao motorista cerca de R$ 20 mil por danos estéticos e mais R$ 50 mil por danos morais. Segundo o portal do TST, a Turma concluiu que o empregado correu risco inerente à atividade profissional no momento em que estava exercendo sua função durante o assalto.

Em abril de 2012, a vítima recebeu dois tiros no pescoço e no ombro. No momento do crime, os criminosos pediram a sua carteira e, mesmo tentando explicar que seus pertences estavam dentro do porta documentos, o motorista recebeu os disparos.

Na ação movida, a vítima alegou, por meio de uma declaração trabalhista, que os motoristas e cobradores da Expresso Metropolitano eram constantemente vítimas de assaltos, mas a empresa, mesmo ciente, não tomou providências. Entretanto, a empresa se defendeu afirmando que não pode ser punida pela “precariedade da segurança pública”, transferindo a responsabilidade para o governo do Estado.Foto Daniel Brito Motopress. Matéria Metro 1

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta segunda-feira (10), acenderemos as luzes da ornamentação natalina, dando início ao Natal Tempo de Luz, em Cruz das Almas. Será às 18h, na Praça Senador Temístocles (Paço Municipal), convidamos você e sua família para estarmos juntos neste lindo momento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alguns estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Ipiaú (a 360 quilômetros de Salvador) precisaram pular as janelas de um ônibus escolar ainda em movimento nesta quarta-feira, 5, após o veículo derrapar na ladeira conhecida como "Cascalheira", situada na rua João Durval Carneiro.

Segundo informações do site Noticiais de Alagoinhas, por conta da chuva, o condutor do coletivo teve dificuldades para parar o veículo enquanto subia a ladeira. Após o homem pedir para os alunos se manterem calmos, um deles quebrou uma das janelas com um chute e alguns estudantes saltaram do veículo.

A Secretaria de Educação do município informou que nenhuma das 42 crianças e adolescentes que estavam no automóvel sofreram ferimentos. Os meninos e meninas foram levados para casa em segurança.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Juiz-estrela, aquele que divulga tudo o que faz e alimenta o público em busca de apoio, comete um pecado mortal para o mundo do direito: tende a ser parcial, segundo o advogado Antonio Sérgio de Moraes Pitombo.

A conclusão deriva da pesquisa que fez para o seu pós-doutorado, defendido na Universidade de Coimbra em 2012 e sintetizada no livro "Imparcialidade da Jurisdição".

Pitombo, um criminalista que já defendeu o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), no Supremo e ganhou no caso de acusação de racismo, diz não ter a menor dúvida de que Sergio Moro foi um juiz-estrela. "Ao se tornar um juiz-estrela, ele passa a ter um grau de exposição que pode lhe retirar a imparcialidade, independente da vontade", afirma.

A culpa, segundo ele, é exposição gerada pelas redes sociais, algo que não pode ser mudado. O que pode ser mudado, para ele, é o modo como os tribunais tratam as suspeitas de parcialidade: "O meu trabalho procura mostrar que isso não é uma ofensa ao juiz". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre os seis reféns que morreram durante uma tentativa de assalto a banco na cidade de Milagres (veja mais), no interior do Ceará, eram da mesma família. De acordo com informações do G1, o prefeito da cidade disse que eles foram sequestrados enquanto passavam de carro por um trecho da rodovia BR-116. 

O empresário João Batista Magalhães, de 46 anos, morava em Serra Talhada e foi com o filho de 14 anos até Juazeiro do Norte para buscar três parentes que vinham de São Paulo para passar o fim de ano em Pernambuco. A família voltava para casa quando foi abordada pelos criminosos, que usaram um caminhão para bloquear a pista. 

Além de empresário e o filho, também estavam no carro a cunhada de João, Claudineide, acompanhada do marido, Cícero, e do filho. Os cinco foram feitos reféns e morreram durante troca de tiros entre criminosos e policiais. A tentativa de assalto resultou em 12 mortes na cidade de Milagres, sendo seis criminosos e seis reféns entre as vítimas.Foto reprodução Tv Globo. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou hoje (7), em entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), dois novos nomes que irão compor sua equipe na gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).  

O novo diretor da Polícia Rodoviária Federal será o atual gestor da área no Paraná, Adriano Marcos Furtado. Já o advogado Luciano Timm, do Rio Grande do Sul, vai comandar a Secretaria de Defesa do Consumidor.fOTO marcelo Camargo, Ag. Brasil. Mat. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cavaleiros paramentados em vestes de couro rasgam a paisagem entre imburanas, angicos, xiquexiques e facheiros. Em meio a névoa de poeira que levanta no ar,os cavaleiros vão campeando em busca do gado desgarrado, uma peleja se inicia na visage da caatinga. A cena, forte e bela para quem presencia é um filme pronto de uma cultura que resiste. Raso da Catarina. Há quem diga que o raso é um encantamento, uma voz feminina que ecoa pelos vales saindo dos bicos das araras-azuis-de-lear. Projeto editorial realizado com apoio da Funceb - Fundação Cultural do Estado da Bahia. 

O primeiro encontro se deu ao acaso, Rui fotografava a trabalho, foi entrando na mata e se deparou com um grande acampamento e para quebrar a desconfiança inicial dos homens o fotógrafo mostrou a página de um livro seu com a foto de vaqueiros da Gruta dos Brejões na Chapada Diamantina. O visível interesse dos vaqueiros do Raso pela foto fez, desse encontro fortuito, surgir “Vaqueiros do Raso da Catarina”, o 6º livro da carreira do fotografo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue na próxima quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CAÓ, desenhista e cartunista santantoniense, de renome internacional, protagonizou mais um trabalho na área em que atua. Agora, na ilustração do livro "Um Cachorro para Maia", de autoria de Roseana Murray. O lançamento será às 16h do próximo dia 15, com música ao vivo e oficina de dobradura para as crianças. Caó que, recentemente, lançou seu livro "Almofadas com Pelos de Gatos".

Autor de diversos trabalhos culturais é, inexoravelmente, um artista versátil e que não se acomoda. Conciente da crise que, infelizmente, paira no seio da cultura literária, materializada através de impressos, ele consegue permanecer na estrada graças a sua constante renovação. Graças a essa impetuosidade, realiza trabalhos que são divulgados no âmbito da internet. Essa "metamorfose" constante é que dá asas à criação que emerge no dia a dia, de forma inesgotável.

Ele que egresso do bairro mais arborizado e bucólico de Santo Antonio de Jesus (Urbis 1), "bateu asas" até Paris onde conseguiu angariar muitos conhecimentos à profissão que atua. Na nossa modéstia concepção, vários municípios poderiam entrar em contato com Caó para desenvolvimento de trabalhos através das Secretarias de Educação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prepostos da 5a. Cia PRv/2o. Pelotão do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual que atuam na unidade de Vera Cruz (ao lado da Praia de Conceição), desenvolverão, no próximo dia 13 (quinta-feira), das 08 às 11 e das 14 às 17h, "Campanha de Solidariedade e Cidadania Criança Feliz", no Posto da PRE em apreço. Uma demonstração cabal de que a unidade, além do meritório trabalho de fiscalização que desenvolve e que tem por escopo, por extensão, prevenção contra ocorrência de acidentes e outros ilícitos, por parte de condutores de veículos, tem toda uma preocupação com o social. 

Nesse contexto é que procura estender tentáculos junto à sociedade, de maneira que essa relação se torne mais incisiva. Uma iniciativa que se dá a partir de todo um trabalho junto às crianças, na certeza de que sementes plantadas, florescerão, a partir do néctar da conscientização. Contribuição TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas) e GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista feita por carta, divulgada hoje (6), à emissora de televisão britânica BBC. Ele está preso desde abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo. 

Na entrevista, Lula afirma que teria ganhado a eleição deste ano, caso tivesse participado da disputa. "Bolsonaro só ganhou porque não concorreu contra mim", disse ele. 

Lula também acusou o ex-juiz federal responsável pela Lava Jato, Sérgio Moro, de ter agido politicamente durante julgamento do seu processo, com o intuito de prendê-lo e tirá-lo da disputa presidencial. “Moro fez política e não justiça, e agora se beneficia disso", afirmou.Foto Paulo PInto. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

Na manhã desta sexta-feira (7), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A. lançam a variedade de mandioca BRS Novo Horizonte, indicada para a produção de amido para indústria nas microrregiões baianas de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus.
Segundo o pesquisador Eder Oliveira, que coordenou o desenvolvimento da variedade obtida pelo projeto “Melhoramento genético de mandioca: ações integradas para o desenvolvimento de novas cultivares para alimentação e uso industrial”, ela teve bons resultados na indústria e no campo. “Pela qualidade do amido, ela pode ser usada na fabricação de produtos que hoje têm um valor agregado maior. Na indústria eles gostaram muito disso. E o o setor agrícola, tem gostado dela pela taxa multiplicativa e pela capacidade de produção do material. Isso é um fator importante porque uma indústria que busca eficiência tem que balancear a produção de parte aérea ou taxa multiplicativa com a qualidade da raiz”, explica.
Manoel Oliveira, encarregado de desenvolvimento agronômico da Bahiamido, afirma: “O ponto principal é o acúmulo de amido. Ela consegue entrar com uma renda muito alta na indústria, tanto que a gente obteve 33% na extração. São índices que nem no Paraná [maior região produtora de amido do país] se atinge”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(07/12/18)  
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 

02 vagas  
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  
SERVENTE DE OBRAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  








Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês e a Secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes, reuniram-se nesta tarde com membros das famílias que vivem próximo ao trecho da rodovia estadual BA-046, cujas casas foram atingidas pelo rompimento de uma tubulação na manhã desta sexta-feira (7).

No encontro, o Prefeito Rogério Andrade se solidarizou com os moradores e conversou sobre o problema com o Superintendente de Infraestrutura e Trânsito do Estado, Saulo Pontes, que se comprometeu a contratar uma empresa para que seja realizada uma intervenção imediata no local.

Por determinação do prefeito, as seis famílias que vivem no local foram incluídas no aluguel social e a Prefeitura vai auxiliar nas buscas por casas próximas ao endereço. Será realizada uma campanha, liderada pela Secretaria Dalva Mercês, para compra e arrecadação de donativos como móveis e eletrodomésticos a serem destinados às famílias. A Prefeitura também sinalizou a possibilidade de doações de cestas básicas para as famílias que necessitassem.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (8) e domingo (9), das 8h às 17h, a Praça CEU recebe o Festival das Comunidades - Mobilização Social Artística. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, terá programação cultural bastante diversificada e gratuita.

Diversos grupos já confirmaram presença no Festival, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; e Zumbeat.

- “Esse Festival faz parte do plano de trabalho da Praça. É mais uma meta que nós estamos cumprindo. Esta meta não foi cumprida pela gestão anterior. Então havia essa pendência relativa à mobilização social, bem como, aquisição de equipamentos. O Festival é para que nós possamos conversar com a comunidade sobre a importância e o cuidado com o espaço que é um patrimônio dela.” – Afirma a Secretária da Pasta, Dene Cortes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta quarta-feira (05), na Biblioteca Municipal, foi realizada uma Audiência Pública organizada pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, para discutir a minuta de contrato entre Entes Federados, celebrado em o Estado da Bahia e o Município de Cruz das Almas, para os serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário fornecidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

O município tem sido parceiro na ampliação dos serviços, como destacou o prefeito Orlandinho: “Antes do meu primeiro mandato, Cruz das Almas não tinha sequer um metro de esgoto e hoje está com 35% instalado. A ideia é chegarmos ao final desses 30 anos a uma cobertura de 70 a 80% de esgotamento sanitário e no abastecimento de água fecharmos 100% no município”, declarou o prefeito.

O evento contou com a presença de representantes do escritório local, regional e estadual da EMBASA, do prefeito Orlandinho, do vice-prefeito, Max Passos, representantes de Conselhos e secretários municipais e vereadores. Tendo como principal objetivo ouvir os questionamentos da sociedade com relação às propostas para os próximos 30 anos de contrato, revisado a cada quatro anos, apresentação dos investimentos previstos e avanços já conquistados no município, que possui uma cobertura de 70% de rede de esgoto, 35% dos imóveis interligados, e 88% de rede de abastecimento de água no município, com 99% da sede coberta.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
Fotos: Roger Conrado | ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre janeiro de 2015 e Julho de 2018, foram implantados 1.524 novos leitos hospitalares na Bahia, distribuídos em forma de rede direta, indireta e por meio de contratos. Com a ampliação de serviços e descentralização, a assistência à saúde se torna cada vez mais especializada, célere e aprimorada. São exemplos disto, em Salvador, a ampliação do Hospital Geral Roberto Santos, onde foram criados 118 novos leitos, a implantação do Hospital Geral do Estado 2, com 161 leitos, o Hospital da Mulher, com  136 vagas, e Hospital Couto Maia, com 120 novos leitos.  

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destaca que o interior está recebendo uma atenção especial, e que Salvador representa 20% de todo o esforço que vem sendo feito pelo Governo do Estado. “Ao longo da história, há uma concentração de leitos hospitalares na Região Metropolitana de Salvador, principalmente os especializados. A nossa meta é regionalizar e descentralizar a atenção á saúde, fazendo com que se construam hospitais onde eles não existem e fazendo com que os que já existem sejam mais resolutivos, com tecnologia e profissionais qualificados”. 


Enquete


PodCast