Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nessa quinta-feira, 23, na Praça Senador Temístocles, centro, em Cruz das Almas, a Feira Cidadã, com destacável participação da administração municipal, numa iniciativa do governo do Estado,  gestão Rui Costa que, por intermédio desse projeto, contempla a população junto aos municípios considerados polos de desenvolvimento. Um evento que, sem sombra de dúvidas, supereou expectativas.

SERVIÇOS OFERECIDOS 

À luz de um atendimento diferenciado, foram oferecidos serviços na área de medicina, enfermagem, assistência social, psicologia, odontologia, nutrição, atividades físicas. Os participantes contaram com orientações nas áreas de medicina, enfermagem, assistência social, psicologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, atividades físicas, com participação de profissionais abalizados. Dentre esses serviços, raio X, mamografia, atendimento oftalmológico, odontológico, ginecológico/preventivo, ultrassonografias, eletrocardiograma, emissão de 2a. via de RG e informações importantes 

MACIÇA PARTICPAÇÃO 

Em razão da participação maciça da população, e, em face da variedade de serviços oferecidos, os organizadores providenciaram a realização de triagem prévia, de maneira que, de forma organizada, as pessoas pudessem se dirigir aos galpões e traillers específicos aos atendimentos correspondentes. Significando, com isso, perda de tempo e agilidade no atendimento à demanda. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Orlandinho (prefeito), Max Passos (vice e Secretário de Relações Institucionais), Aline Pires (Secretária de Saúde), também destacável a participação do deputado estadual Robinson Almeida, secretários Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Mário do Jornal (Educação), Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), Marcelo Vieira (Fazenda), Pablo Rezende (Políticas Especiais), Pedro Melo (Agricultura e Meio Ambiente), Renério Filho (Administração)

 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

A Feira Cidadã é um projeto do Governo do  Estado, desenvolvido em cidades polos do Estado, todavia, o que diferencia sua realização nesses rincões do Estado é, justamente, a capacidade das administrações municipais no sentido de atrair grandes públicos para atendimentos das demandas reinantes.  E Cruz das Almas mostrou, de forma insofismável, todo um dinamismo, toada uma capacidade para realizar, com esmero, esse grande evento. 

Além das presenças dos caminhões climatizados, equipados com instrumentos de última geração, enviados pelo governo do Estado, foram instalados diversos toldos, banheiros químicos, para que as pessoas não ficassem expostas ao sol e eventual precipitação chuvosa. 

ENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE GOVERNO DE CRUZ DAS ALMAS

O bom gestor não é aquele que se autoproclama detentor supremo do conhecimento. Longe disso. O bom gestor é aquele que, conhecedor da potencialidade do "time" que tenha ao seu lado, possa, dele, tirar o maior proveito. E, em Cruz das Almas, a gestão Orlandinho Max Passos pode regozijar-se de contar com uma equipe que, além da capacidade que lhe é inerente, arregaça, literalmente, as mangas porque sabe, de cátedra, que o resultado atingido será de todos e muito mais, da população. 

E na Feira Cidadã, assim como tem sido em outros eventos (de saúde, desporto, sociais, educação, etc), tem havido esse engajamento. Secretários e demais servidores que não se esquivam em realizar tarefas, mesmo que, diretamente, não sejam de suas áreas específicas de atuação. Uma iniciativa por demais elogiável, na medida em que desafoga as demandas de saúde no município e região.


O prefeito Orlandinho, em entrevista, salientou a importância de um evento dessa magnitude, na oportunidade para que, mais uma vez, sua equipe esteja engajada nesse processo de conscientização e prevenção. Dentre os servidores da gestão municipal os que integram a Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa oTrabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (24/05)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
COMPRADOR 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA 








Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade visitou na manhã desta quinta-feira (23) as obras de requalificação da Av. ACM, cuja implantação da faixa de piso tátil foi iniciada nesta quarta-feira (22). A obra é parte do Programa Acelera SAJ. 

A faixa irá compor a Rota Acessível que tornará a via mais inclusiva para pessoas com deficiência. Utilizando ressaltos geométricos, os pisos da faixa tátil sinalizam direcionamento, ou alerta (obstáculos, degraus, rampas), indicando o caminho a ser percorrido com segurança. 

Além da rota acessível, a requalificação da Av. ACM conta com substituição de meios-fios, uniformização de passeios, implantação de rampas; repavimentação asfáltica em CBUQ (já executada) e outras melhorias. O investimento total é de R$ 837.485,78 (oitocentos e trinta e sete mil quatrocentos e oitenta e cinco reais e setenta e oito centavos).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (22), os barraqueiros de Santo Antônio de Jesus que atuarão no São João 2019 participaram do segundo dia de capacitação, promovida pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura e Saúde (Vigilância Sanitária), e SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O objetivo é capacitar os vendedores e donos de barracas em relação ao manuseio, higienização, armazenamento, distribuição e rotulagem de alimentos, além de orientá-los sobre o microempreendedorismo individual. O encontro aconteceu no auditório do Antonius Imperial Hotel.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prêmio Cultural Grã-Mestre Roque traz mais um fim de semana de arte e cultura para Santo Antônio de Jesus.

No próximo sábado (25), às 18h tem início o “Encontro dos Amigos”, na sede da na Associação de Capoeira Roda dos Amigos, na Urbis IV, com vivência, caminhada e roda de capoeira com a presença do Mestre Tchelo. O evento continua no domingo (26), às 8h, com apresentação cultural, batizado e formaturas.

Ainda no domingo (26), o grupo REDESC – Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural apresenta o espetáculo “Dançando com Orquestra”, na Praça Padre Mateus. A apresentação acontece às 16h.

O Prêmio Mestre Roque é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, com o objetivo de fomentar a arte e a cultura da cidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus é sede do III Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia (RECONMED). O evento promovido por estudantes de medicina do Centro de Ciências da Saúde da UFRB em parceria com estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, além de docentes e técnicos da UFRB, tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e outros parceiros.  
O secretário de saúde, Leandro Lobo, participou da mesa de abertura na última quarta-feira (22), no Centro Cultural e destacou a importância do evento para a área da saúde.

“Termos um espaço de construção de informações como esse é muito importante, pois é possível discutir temas sociais e, principalmente, ligados a Saúde e Educação Médica do Recôncavo Baiano, além de assuntos do cotidiano estudantil de medicina” – Afirmou o secretário.  
O evento tem como tema “O Sistema Único de Saúde na Formação e na Prática Médica” e registra grande adesão do público formado por estudantes, profissionais da saúde, professores e médicos do Recôncavo Baiano e de outras regiões do país. A programação segue nesta sexta (24) com palestras, minicursos, oficinas e discussões sobre diversas áreas da saúde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde tem realizado capacitações pelo Programa de Educação Permanente, em parceria com o Centro de Integração Educação e Saúde. O objetivo deste trabalho é atualizar os profissionais de saúde sobre diversos assuntos para que as informações sejam passadas para a comunidade como uma forma de prevenir doenças.  
Os ACS – Agentes Comunitários de Saúde do município são alguns dos profissionais que têm passado por essas capacitações. A primeira foi sobre tuberculose e amanhã, sexta-feira (24), eles participarão de um encontro que abordará sobre hanseníase, destacando sua prevenção, diagnóstico e tratamento. A capacitação acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Praça Padre Mateus, das 8h30 às 11h30. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Comemorados, nessa quarta-feira, 22, os 24 anos de sucesso da Andaiá FM, em Santo Antonio de Jesus, num evento que teve por escopo, não apenas anunciar nova programação mas, também, a nova frequência da emissora que, além do belíssiomo trabalho que realiza no município e região, tenciona galgar novos horizontes, numa demonstração insofismável de empreendedorismo e compromisso com a sociedade. 

Além dos anfitriões, radilaistas e empresários Fernando Henrique Chagas e Dilson Barbosa (e equipe), presenças de Rogério Andrade (prefeito municipal), Robinson Almeida (deputado estadual), Irisvaldo Mascarenhas (gerente do escritório da Coelba em S.A.Jesus), outros empresários, a exemplo de Sandro (Design Print), Coke e Kailan Machado, Léo da Inaclap,Conceição Gonzalez (Incar) Gilson Bastos, Geraldo  Bulhões (Hotel Fazenda São Geraldo), médicos-empresários Drs. Leonel, Antonio Carlos, Mauro Dias, , lideranças políticas e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Informações à noite.  Publicaremos entrevistas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A foto de uma receita médica ilustrada viralizou na internet após ser postada por Um dentista fez uma receita médica ilustrada para ajudar uma paciente analfabeta que estava tomando remédios de forma errada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. 

Ricardo Cayres descobriu que Dona Cris não estava tomando os remédios como indicava a receita porque não entendia o que estava escrito. Foi então que ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada. 

"Ela não sabia qual medicação tomar, nem os horários, pois ela não entendia o que estava prescrito pela receita médica", destacou o dentista em entrevista ao G1. "Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita. Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Bastou um pouco de criatividade, boa vontade e humanização", completou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) ganhou a primeira mulher com a patente de tenente-coronel, a integrante da primeira turma de mulheres oficiais da corporação, Fernanda Dantas, de 54 anos. 

A tenente é médica especialista em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública. Hoje se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia. 

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, disse a maior autoridade feminina da corporação. 

Ana Fernanda lembra da época que ingressou na PM-BA e da ausência de referências femininas. “Junto comigo entraram outras mulheres, mas a gente não tinha referência feminina lá dentro. Éramos só nós, iniciando a trajetória da mulher na PM”, disse. A tenente-coronel ainda atribui o número reduzido de mulheres a auto cobrança. “Antes de qualquer pessoa, eu mesmo era quem mais cobrava de mim. Sempre trabalhei com amor e com muito zelo, para que sempre oferecesse o melhor de mim à instituição”, afirmou

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre as 161 agências dos Correios previstas para fechar em todo o país, 12 estão na Bahia, de acordo com o Correio. As atividades serão encerradas nas unidades até o dia 5 de julho deste ano. A empresa informou, em nota, que os serviços ofertados vão passar a ser oferecidos nas unidades próximas.

A medida, conforme a empresa, dá sequência a "um processo de readequação da rede de atendimento", iniciado no ano passado.

Segundo os Correios, os empregados dessas agências serão transferidos para outras agências ou podem optar pelo reenquadramento de atividade, informou a empresa. Em outubro do ano passado, outras quatro agências haviam sido fechadas no estado.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrados (Fentect) reagiu ao anúncio. "As medidas tomadas até aqui demonstram a falta de responsabilidade e o autoritarismo da atual gestão. Para além da falta de diálogo com a categoria, ainda querem impor um cenário de condições piores e aprofundamento do desemprego", diz, em nota.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Jogando fora de casa, o Bahia venceu fora de casa, na noite de hoje (22), o São Paulo por a 1 a 0, no estádio do Morumbi, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.

A partida foi marcada por um domínio quase completo do time paulista sobre o tricolor baiano. Em determinados momentos, a vantagem na posse de bola chegava a ultrapassar os 30% de diferença. Várias oportunidades foram criadas pela equipe da casa, porém desperdiçadas. 

No entanto, surpreendendo até os mais céticos, a história do jogo foi mudada pelo aos 27 do segundo tempo com um contra-ataque fulminante do tricolor de aço. No lance fatal, Rogério recebeu a bola no campo de ataque, cortou os defensores Léo e Walce, do São Paulo na entrada da área. Com isso, a bola sobrou para Élber que, livre na grande área, tocou para o fundo das redes de Tiago Volpi.Os times voltam a campo novamente na próxima quarta-feira (29), quando se enfrentam às 21h30, na Arena Fonte Nova.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22), após de uma série de embates, a medida provisória (MP) do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que reestrutura o governo, incluindo o enxugamento do número de ministérios implantado no começo do mandato. 

O centrão ainda derrotou Sergio Moro, ministro da Justiça, retirando de sua pasta o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A votação foi apertada e aprovou a retirada por 228 votos a 210. O conselho agora voltará a ser da alçada do ministério da Economia. 

A aprovação da MP é positiva para Bolsonaro devido às dificuldades do governo para colocá-la em votação e ao risco de ela caducar até 3 de junho —o texto ainda precisará passar pelo Senado.   

De acordo com a Folha de S.Paulo, o resultado mostrou a força do centrão, grupo informal com cerca de 200 deputados de partidos como PP, DEM, PR, PRB, MDB e Solidariedade, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Esses deputados impuseram o ritmo e as condições para votar a medida provisória de Bolsonaro. 

A mudança sobre o Coaf foi votada nominalmente a pedido do PSL. Orientaram a favor da mudança do órgão partidos como PT, DEM, PP, PR, Solidariedade, PSB, PDT, PSOL e PSC. Foram contra o Novo, PROS, PV Cidadania e PSL. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trânsito e Transporte de Santo Antônio de Jesus informa que o trecho da via entre o Largo do São Benedito e a entrada da Rua da Conceição está interditada devido a uma cratera aberta no início da Avenida ACM para conserto da rede hidráulica.  
O acesso está sendo feito pela Rua Antônio José de Araújo e Rua Welington Figueiredo. Outra alternativa de passagem é pela Rua Nova Brasília e Rua dos Humildes. A SMTT recomenda todo cuidado dos condutores e pedestres ao passar pelo Largo de São Benedito e vias públicas entorno. Equipes da SMTT, SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estão dando apoio ao trabalho da EMBASA – Embasa Baiana Águas e Saneamento.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

A Vara dos Feitos Criminais de Muritiba-BA recebeu a denúncia realizada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luan Simões contra o vereador Clementino Filho. Keleu fez graves acusações contra Luan, que é o mais novo Secretário da história de Muritiba. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Muritiba,  o vereador acusou Luan Simões de  dividir salário de Secretário, cargo que ocupa desde 09/2017, com o professor Adernoel, e o seu pronunciamento foi maciçamente divulgado em Emissora de Radio local. 
Diante da acusação, Luan acionou a Justiça, que agora julga os crimes de difamação, calúnia e injúria que teriam sido cometidos por Keleu. As ocorrências estão contidas no processo de n° 0000257-12.2019.805.0174. 
Segundo a Advogada, Dra. Tauane Alves  "Oferecemos a queixa em razão dos diversos crimes contra honra cometidos pelo vereador em face do Secretário de Desenvolvimento Econômico Luan Simões, estes, perpetrados no púlpito da Câmara de Vereadores de Muritiba. Sucede, porém, que incorre em crasso equívoco aquele que acredita que égide da imunidade parlamentar, é ilimitada eintransponível”.  Laís Geisa Nunes da Silva Prazeres.  Administradora CRA n° 30.835. Mestranda - Desenv. Regional e Meio Ambiente. FAMAM- Faculdade Maria Milza

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Esporte Cultura e Lazer em parceria com a Secretaria do Trabalho/Coordenação de Esportes do Estado da Bahia, tem a grata satisfação de convidar a comunidade esportiva de Cruz das Almas para participar da II ESCUTA ESPORTIVA, que tem como principal objetivo fortalecer a discussão sobre a implantação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer. Confira a programação: Dia: 23 de maio Local: Faculdade Batista brasileira do Recôncavo ( Auditório) Av. Alberto Passos, 294 - Centro; 19h30 – Credenciamento 20h - Abertura 20h10 às 20:50 Tema: Importância da criação do Conselho, Plano e Fundo Municipal de Esporte e Lazer Palestrante: Gustavo Miranda – Coordenador Executivo de Esportes do Estado Tema: Políticas Públicas de Esporte e Lazer no âmbito do Estado Palestrante: Wilton Neves Brandão – Diretor de Fomento da SUDESB Rodrigo Farias - Secretário Executivo do Faz Atleta Priscila Cruz – Assessora Técnica COESP 20:50 às 21:30 QUESTIONAMENTOS. 21:30 ENCERRAMENTO #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Felizão em poder compartilhar com você mais um trabalho feito com muito amor! Essa é minha primeira exposição individual que vai rolar aqui no Sesc Santo Antônio de Jesus e tô aqui para te convidar! Do dia 24/05 a 27/07, das 9h às 16h e a entrada é gratuita. De quebra, dia 26/05, domingo, vai rolar oficina de origami a partir das 10h. ðŸ'š Use #expodesdobra e acompanhe mais informações no instagram.com/oadailtonunes

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tem início nesta quarta-feira (22) e vai até a próxima sexta-feira (24), a 3ª edição do Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia (RECONMED). O evento nacional desenvolvido por estudantes de medicina do Centro de Ciências da Saúde da UFRB em parceria com estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, além de docentes e técnicos da UFRB e com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e outros parceiros. 
Em 2019, o tema principal do evento é: “O Sistema Único de Saúde na Formação e na Prática Médica”. A expectativa é reunir aproximadamente 350 pessoas entre estudantes, profissionais da saúde, professores e médicos do Recôncavo da Bahia e de outras regiões do país. 
A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, no Centro Cultural. A mesa de abertura terá como convidados o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa Dra Flávia Conceição; o secretário municipal de Saúde, Leandro Lobo e outros convidados. O médico e ex-Prefeito, Euvaldo Rosa, será um dos homenageados. 
 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os vendedores e donos de barracas de Santo Antônio de Jesus, que atuam no São João, estão participando de uma capacitação com tema “São João legal”. O primeiro encontro aconteceu na última segunda-feira (20), no auditório do Parati Palace Hotel. Esse curso está sendo promovido pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura e Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.  
Durante os dias de capacitação, os participantes obterão esclarecimentos sobre higienização, manipulação de alimentos, armazenamento, distribuição e rotulagem para prevenção de surtos alimentares durante a festa. Eles também são orientados sobre formalização, desburocratização, declaração anual e os direitos e obrigações do microempreendedor individual, pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, apoiador do evento. Nesta quarta-feira (22), acontecerá mais um encontro do grupo, às 18h30, no auditório do Antonius Imperial Hotel, localizado na Praça Padre Mateus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo 14º ano consecutivo o Instituto Quilombo Ilha realiza o Forró do Quilombo. O evento será no dia 8 de junho, a partir das 19 horas, na casa de Shows Vera Club, em Mar Grande, Vera Cruz-BA. Essa ação faz parte do calendário do Instituto e o principal objetivo é a arrecadação de fundos para construção da Sede Própria e também a sustentabilidade. O Forró do Quilombo, como ficou conhecido, era apenas um momento de confraternização entre, alunos, professores, pais e coordenação do Instituto que ganhou uma enorme proporção e hoje é considerado o melhor evento de Forró da Ilha de Itaparica.

Nana Rios em sua apresentação no Dia das Mães, em Salinas da Margarida (arquivo Tvsaj.com.br)

A programação deste ano conta com a Aline Ataíde, ex-vocalista da banda Limão com Mel, uma das maiores banda de Forró do Brasil que promete trazer o melhor do Forró para aquecer o publico. Além da banda Frutos Tropicais, que ficou conhecida com os hits Céu da Boca (chupa toda), que foi gravada por Ivete Sangalo e Gilberto Gil, Xibiu (a bala), sucessos nos anos 90, dentre outras.  O Grupo está de volta à cena musical, agora liderado pelo cantor Parrel Show. E como não poderia faltar as nossas pérolas locais a programação também conta com o Forró da Ilha, com Manoel do Acordeon, Nana Rios e DJ Gabriel. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos com os estudantes, professores e monitores, ou na casa Paroquial em Mar Grande no valor R$ 20,00 (vinte reais), valor unitário. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve início nesta quarta-feira (22), o projeto “Histórias de uma boneca”, um dos contemplados pelo edital do Prêmio Grã-Mestre Roque, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. A peça conta a história de Dandara, uma adolescente que mora na Capital do Recôncavo e tem pais agricultores e feirantes. 
As crianças da Creche Criança Feliz foram as primeiras a assistir à apresentação e ficaram encantadas com a história de uma peralta boneca em um Natal, contada pela atriz e professora de teatro, Fátima Carvalho com participação do ator Vinícius Benício. A atividade continuará nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), pela manhã a partir das 9h30 e à tarde, a partir das 14h30, na Biblioteca Municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Federal da OAB reconheceu inconstitucionalidade no pagamento dos servidores e magistrados inativos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e aceitou propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF). O encaminhamento foi dado durante a sessão Extraordinária do Conselho Pleno, nesta segunda-feira (20).  
Atualmente, os magistrados e servidores aposentados do TJBA, apesar de serem remunerados pelo Estado da Bahia, permanecem na conta do Tribunal de Justiça para efeito do limite prudencial, o que impede a contratação de novos profissionais pela instituição.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Feira Cidadã acontece amanhã em Cruz das Almas. A estrutura da maior ação de saúde itinerante que já aconteceu no Recôncavo está pronta esperando por você.

Aqui, cerca de 10 mil pessoas serão atendidas e realizarão diversos exames.

Teremos:

- Raio X;
- Mamografia;
- Atendimento oftalmológico, odontológico e ginecológico/preventivo;
- Ultrassonografias;
- Eletrocardiograma;
- Emissão de 2ª via do RG;

E outros serviços...

Não esqueça de levar seu RG, comprovante de residência e carteira do SUS.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#GovernoDoEstadoDaBahia
#VoluntáriasSociaisDaBahia
[06:07, 23/5/2019] Dilton Jr Ascom Cruz: Amanhã (23), às 8h30, o prefeito Orlandinho e o vice-prefeito, Max Passos, visitarão a Feira Cidadã, na Praça Senador Temístocles.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa terça-feira, 22, o lançamento do pacote de obras orçado em R$ 1.612.142,06 (um milhão seiscentos e doze mil cento e quarenta e dois reais e seis centavos)  e que tem por escopo requalificação asfáltica de 28 ruas e avenidas de Santo Antonio de Jesus,por parte da atual gestão municipal, sob a égide de Rogério Andrade/Dalva Mercês. Todo o centro da cidade deverá ser contemplado com sinalização horizontal e vertical. 

Marcando presenças, além do prefeito Rogério Andrade, vice Dalva Mercês, presidente da Câmara Antonio Barreto Nogueira Neto e outros vereadores, a exemplo de  Dr. Francisco, Dr. Daniel, Luiz do Alto, Altemir, Dui Souza, Délcio;  secretários Marcos Có (Agricultura e Abastecimento), Leandro Logo (Saúde), Infraestrutura, Abel Caldas (Esportes e Lazer) lideranças políticas, empresários e representantes de outros segmentos da sociedade local.

Também prestigiando o evento, o ex-prefeito Euvaldo Rosa e o deputado estadual Rogério Andrade Filho. Em todos os discursos proferidos, destacada a importância dessa iniciativa nesse  empreendimento para o município que, com essas intervenções, propiciará mais conforto aos munícipes e visitantes. Fotos, Felipe Mascarenhas. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O encontro reunirá vários segmentos sociais para debater as relações entre Brasil e África.  

Com o objetivo de promover diálogos entre acadêmicos, educadores, cientistas sociais, antropólogos, economistas, dramaturgos, literatos, brasileiros e africanos, sobre o futuro das cooperações sul-sul entre África e Brasil, acontece, no período de 22 a 24 de maio, no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no auditório do PAF -3, em Ondina, a IX Semana da África. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O encontro quer promover o debate sobre o que fazer para que a África possa seguramente construir seu desenvolvimento social e econômico, além de disseminar análises críticas e estimular o debate sobre as relações África-Brasil-África no âmbito da produção acadêmica, das políticas de circulação de bens simbólicos, da estética e das relações identitárias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Eu quase endoido quando fui tirar os antecedentes criminais e vi que constava uma observação. Vocês chegaram na hora certa para me ajudar a resolver esse problema”. Sem saber o que fazer para provar que nunca cometeu nenhum crime, a lavradora Gessica Santos Santana, 26 anos, viu na Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA a única chance de tentar resolver o caso e “limpar sua ficha”. Nesta terça-feira, 21, pelo segundo dia consecutivo, a UMA atendeu aos moradores da cidade e somou mais 64 atendimentos dos mais diversos casos. O total de atendimentos nos dois dias foi de 126 pessoas.

O pesadelo da lavradora começou quando ela foi realizar uma inscrição e, para sua surpresa, foram encontradas restrições em seus antecedentes criminais. “É meu nome completo, minha foto, meus dados, mas nunca fui na cidade de Entre Rios e nunca dei essa nota falsa de R$ 100 que consta na minha ficha. É outra Géssica Santos Santana. Não sei o que fazer para provar”, relatou a lavradora. Para resolver o caso, o coordenador da Unidade Móvel, o defensor púbico Marcus Vinícius Lopes de Almeida, foi, pessoalmente, até à Delegacia da cidade e, após análise, chegou à conclusão que trata-se de homônimo e que os dados foram inseridos no cadastro de forma equivocada. “Através da atuação da Unidade Móvel, conseguimos, através da Secretaria de Segurança Pública, retirar os registros que constavam nos antecedentes criminais dela e, agora, já está apta a realizar a inscrição. Como segundo passo, vamos oficiar a SSP para regularizar a situação de vez”, explicou o coordenador, enquanto a lavradora não parava de agradecer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ex-deputado federal, Irmão Lázaro (PL) não irá participar da manifestação convocada pela militância favorável ao presidente Jair Bolsonaro no próximo domingo (26). Figura carimbada em atos pró-Bolsonaro durante a campanha eleitoral, ainda que o arco de alianças que o apoiou na candidatura ao Senado só chegasse ao barco bolsonarista no segundo turno, o cantor não vai por justificativa religiosa: compromissos na igreja o impedem de comparecer à manifestação. No entanto, Lázaro vê o ato como legítimo e democrático, além de manter o otimismo com relação a Bolsonaro. 

O ex-deputado justifica o apoio ao que ele chama de agenda com "mudanças complexas e radicais". Para o cantor, é justamente isso que o país necessita. "O Brasil pode dar certo e nós temos que ficar vigilantes, acompanhar os posicionamentos, ter certeza de que as coisas darão certo", comentou. 

"Hoje eu espero que Bolsonaro consiga se comunicar com o Congresso para haver unidade para aprovação das reformas, que elas não tragam danos às populações mais pobres", afirmou Lázaro que, diferente de outros apoiadores do presidente, ainda continua vívido na defesa de Bolsonaro. 

ELEIÇÃO 2020

Cotado para ser candidato a prefeito em 2020 por Feira de Santana ou por Salvador, Lázaro apontou não ter chegado a uma definição. Um dos entraves para a participação no pleito é a aliança feita no passado, com o grupo político que atualmente é vinculado ao provável candidato à reeleição em Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). Apesar do flerte com esse grupo, o deputado prega bom relacionamento com Rui Costa, principalmente depois de ingressar no PL. Ainda assim, o cantor se diz na base de ACM Neto (relembre aqui).
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O bloqueio de despesas que o governo anunciará amanhã (22) deve ficar em torno de R$ 3 bilhões, ou menos que isso. Técnicos da equipe econômica estimavam que seria necessário segurar de R$ 5 bilhões a R$ 10 bilhões dos gastos previstos para o ano.

O governo decidiu usar parte de uma reserva de emergência formada no inicio do ano para poupar o corte. Em março, o Ministério da Economia resolveu contingenciar R$ 29,7 bilhões das despesas do ano para garantir o cumprimento da meta fiscal . Na ocasião, foi criada uma reserva de R$ 5,4 bilhões para atender a necessidades urgentes dos ministérios. Agora, parte desses recursos serão queimados.

A equipe econômica bloqueia gastos quando a previsão de arrecadação de impostos cai ou a expectativa de despesas aumenta. Sempre que anuncia um contingenciamento, o governo afirma que o bloqueio pode ser desfeito caso a economia reaja.Foto, Isac Nóbre, PR.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Preso desde abril do ano passado em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está apaixonado e pretende se casar. A revelação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira em um texto publicado em seu perfil no Facebook.

Lula está namorando a socióloga paulista Rosângela Silva, que trabalha no escritório da estatal Itaipu Binacional em Curitiba e visita o ex-presidente com frequência na superintendência da Polícia Federal, onde o petista cumpre pena. Ela tem cerca de 40 anos, conhece o ex-presidente há mais de dez anos, segundo dirigentes do partido, e se aproximou de Lula durante a caravana do petista pela região Sul.

O nome da namorada de Lula foi revelado pelo jornalista Guilherme Amado em sua coluna na revista Época. Segundo amigos próximos, a família de Lula conhece e aprova o relacionamento do ex-presidente com a socióloga.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (22/05)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
COZINHEIRO 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA






Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta semana tem Contação de histórias na Biblioteca Municipal de Santo Antônio de Jesus com o projeto “Histórias de uma Boneca.” A atividade, uma das contempladas pelo Prêmio Grã-Mestre Roque, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e conta a história de Dandara, uma adolescente que mora na Capital do Recôncavo e tem pais agricultores e feirantes. 
O projeto promete levar a plateia numa viagem ao mundo dos contos de uma peralta boneca em um Natal, que serão contados pela atriz e professora de teatro, Fátima Carvalho com participação do ator Vinícius Benício. A apresentação acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio pela manhã, a partir das 9h30 e à tarde, a partir das 14h30. Classificação: crianças de 5 a 12 anos. A entrada é franca. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Rodada de entrevista, nesta terça-feira (21), para falar sobre a Feira Cidadã que acontecerá quinta-feira (23) em Cruz das Almas, com diversos serviços de Saúde. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Embora tenha sido apontado como um dos 16 deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que mantém dívidas com a União, Tom Araújo (DEM) nega ter "qualquer pendência com a Receita Federal". A informação contrária foi publicada pelo Bahia Notícias nesta quarta-feira (21) com base em dados obtidos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão subordinado ao Ministério da Economia (saiba mais aqui). 

Diante deste fato, o parlamentar acredita que houve um equívoco do próprio órgão, já que ele conseguiu uma certidão expedida pela PGFN, às 8h22 de hoje, atestando sua versão (veja aqui). 

"Em nenhum momento, fui notificado por este suposto débito, portanto desconheço a mencionada dívida. Ao contrário, o que tenho são certidões comprobatórias de que não existe nenhuma pendência com a Receita Federal", afirma o deputado em nota enviada ao Bahia Notícias. Tom Araújo aparece como administrador da Sisalnor Sisal do Nordeste. A empresa tem uma dívida de R$ 2,7 mil com a Receita. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Saúde e Relações Institucionais, realizou na noite da última segunda-feira (20), uma Coletiva de Imprensa para tratar sobre a Feira Cidadã, que estará acontecendo no município no próximo dia 23. Participaram da coletiva o prefeito Orlandinho, o vice-prefeito Max Passos, a secretária municipal de saúde Aline Pires e o coordenador da Feira Cidadã Edvaldo Gomes, além da imprensa local. Foi um momento onde os comunicadores tiraram dúvidas sobre a ação. A coletiva foi transmitida através da Página Oficial da Prefeitura de Cruz das Almas.

A Feira Cidadã será realizada na quinta-feira (23) das 7h às 17h, na Praça Senador Temístocles, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A ação será promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia e pretende atender cerca de 10 mil pessoas.

Os atendimentos e exames disponíveis serão: raio X, mamografia, atendimento oftalmológico e odontológico, aferição da pressão arterial, medição de glicemia, atendimento ginecológico/preventivo, ultrassonografias, eletrocardiograma, vacinação, testes rápidos de HIV e Hepatite B, orientação nutricional e psicológica, práticas corporais e alongamentos, emissão de 2ª via do RG, triagem para cirurgia de catarata para pessoas acima de 60 anos.

Para realizar os procedimentos é preciso levar o RG, comprovante de residência e carteira do SUS. Para ultrassonografia, raio X e eletrocardiograma é necessário levar a requisição médica. Para conferir o vídeo completo da coletiva basta clicar no link: http://bit.ly/2HtVg2E.

Fotos: Cristiano Peixoto / ASCOM

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Damares Alves teria decidido demitir a ex-deputada federal baiana Tia Eron (PRB) da secretária nacional de Políticas para as Mulheres. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ligou esta semana para Tia Eron para se queixar da produtividade dela. 

Damares também se preocupou em avisar ao presidente do PRB, o deputado federal Marcos Pereira (SP). A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. 

A secretária-adjunta Roseane Cavalcante de Freitas, conhecida como Rosinha da Adefal (Avante-AL), deve assumir interinamente a cadeira deixada pela baiana.  

Damares teria se incomodado com a "falta de produtividade" de Tia Eron no ministério e também com a quantidade de pessoas "ligadas à esquerda" que ela teria nomeado para a pasta. Inconformada com as críticas, Tia Eron ligou para a prefeitura de Salvador - onde foi secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza - para checar se a passagem dela por lá também tinha sido considerada negativa. 

Ex-deputada federal, Tia Eron não conseguiu se reeleger no último ano. Sem mandato, ela também perdeu a presidência do PRB na Bahia. A cúpula do partido anda insatisfeita com os posicionamentos dela.Foto 1, arquivo Tvsaj; foto 2, reprodução Agência Câmara. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) disse que irá deixar a bancada do partido após críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). A informação foi publicada pelo portal da rádio Jovem Pan, que teve acesso aos grupo de WhatsApp de parlamentares do PSL na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Janaina foi coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff e é a deputada estadual mais votada da história do país. De acordo com o site, a parlamentar questionou um um vídeo publicado em rede social por Jair Bolsonaro. 

“E esse vídeo maluco de Messias? O que ele quer com isso?”, escreveu a deputada. “Eu peço que vocês assistam e respondam: ‘O senhor, um presidente da República, na plenitude de suas faculdades mentais, publicaria um vídeo desse?’”, acrescentou. 

Na conversa de WhatsApp, Janaina reclamou da “cegueira” dos colegas ao anunciar que deixaria a legenda. “Amigos, vocês estão sendo cegos. Estou saindo do grupo, vou ver como faço para sair da bancada. Acho que os ajudei na eleição, mas preciso pensar no país. Isso tudo é responsabilidade”, escreveu a deputada.Foto Alessandro Dantas, AGPT.Matéria, Mero 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A atividade acontece no DEP, em Simões Filho e reúne 28 bombeiros militares da Bahia e de outro estado.  

Na manhã dessa segunda-feira (20), iniciou o III Curso de Operações em Incêndio (COI) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com a participação de 28 bombeiros militares, dentre eles dois pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O objetivo é promover a unificação e uniformização nas operações de incêndio, em razão do seu alto risco para os profissionais. 

O Curso acontece no Departamento de Ensino e Pesquisa(DEP) do CBMBA, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Nesta primeira semana, as instruções se voltarão à adaptação dos alunos aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA), utilizados nos diversos tipos de incêndio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Jair Bolsonaro tornou a defender hoje (20), em discurso realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a proposta de aumento na validade da carteira de motorista de cinco para dez anos.

Ele havia anunciado na semana passada que deverá enviar ao Congresso nos próximos dias um projeto que muda a validade atual e, ainda, prevê que o motorista só perca a habilitação caso atinja 40 pontos em infrações, o dobro do que, atualmente, prevê a legislação.

Novamente, o presidente prometeu acabar com o que chamou de 'indústria das multas". "Quando você muda os DNIT no Brasil todo, a crítica vem pra cima da gente. Por que tem tanto patriota assim querendo ocupar esses cargos? Dá pra desconfiar", questionou.

"A validade da carteira de motorista passa de cinco para dez anos. Eu sei que as clínicas de psicologia vão ficar chateadas comigo", ironizou.Foto (recortada), José Cruz, Ag. Brasil. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Saúde, serviço e cidadania, assim foi a manhã de domingo (19) para diversos moradores da zona rural de Santo Antônio de Jesus, que marcaram presença na I Feira de Saúde da Boa Vista. 
Realizada pela Associação de Moradores da Boa Vista, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e parceiros, a Feira ofereceu gratuitamente diversos serviços como: clínica geral, pediatria, ultrassonografia, eletrocardiograma, saúde bucal, vacinação, orientações em saúde do trabalhador, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV e Hepatite, além de orientações sobre saúde da mulher e realização de cadastro do CADÚNICO. 
O Prefeito Rogério Andrade prestigiou os trabalhos e conversou com moradores sobre o evento: 
- “A feira é mais um meio de levar saúde a população que mais precisa. Hoje é domingo e muitas pessoas que não tem tempo durante a semana, estão vindo hoje, aproveitando essa oportunidade. É uma iniciativa que contribui muito para a qualidade de vida da população.” – Afirmou. 


Enquete


PodCast