Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Polícia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na entrevista que deu à Record TV, Najila mostra fragilidade, tensão, medo. Sua acusação de estupro a Neymar precisa de provas. E elas não apareceram. Najila Trindade é mulher atormentada.Esta a conclusão da entrevista exclusiva que deu para a Record TV, neste domingo.
Revela que, nestes dez dias que se sucederam ao Boletim de Ocorrência, que lavrou acusando Neymar de estupro e agressão, sua vida virou um pesadelo.

Não está resistindo à pressão por ter lavrado Boletim de Ocorrência acusando Neymar de estupro e agressão.Principalmente porque, até agora, não conseguiu apresentar provas que sustentem as gravíssimas acusações. 
Najila se mostrou fragilizada na entrevista. Desabou diante de tanta pressão
Reprodução/Record TV
"Acreditei na lei. Achei que meu nome iria ficar em sigilo, que seria tudo resolvido pela lei. Eu confiei na lei. Apenas nisso. Jamais imaginei que fosse entrar na internet e estar exposta lá para todo mundo. Nunca imaginei. Até por que isso é um crime.

"Eu me dopei. Tomei remédio. Tomei muito remédio e vivi na base da medicação. Quando acordava, vinham uns flashes das pessoas falando coisas sobre mim, sobre a minha família. E cada vez queria me dopar mais porque está tudo destorcido, está tudo errado. A minha vida virou do avesso. Eu tento gritar, mas ninguém me escuta.

"Não estou nem me sentindo acusada, mas invadida. As pessoas estão invadindo a minha vida, a vida da minha família e não há necessidade disso. Estou me sentindo como... Não consigo nem expressar, não consigo nem achar palavra para isso.



Notícias | postado por: Mascarenhas

Patrocinadora do atacante Neymar e da seleção brasileira, a Nike manifestou preocupação com a recente denúncia feita por uma mulher contra o atleta, que teria estuprado-a em Paris. A acusação foi tema de um comunicado da empresa, que se posicionou a respeito do que foi veiculado na imprensa. "Estamos profundamente preocupados com essas acusações e seguimos acompanhando de perto a situação", posicionou-se a empresa americana por meio de nota.

Segundo o portal UOL Esporte, a postura é a mesma adotada pela Nike em um recente cao de suspeita semelhante envolvendo outro atleta, o português Cristiano Ronaldo. Ele é investigado por um suposto estupro nos Estados Unidos desde o ano passado. Na época, o posicionamento foi tão parecido que envolvia até as mesmas palavras e executivos da Nike informaram estar "profundamente preocupados e continuaremos monitorando de perto a situação".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após ir até à Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou hoje (2) que vai investigar o atacante Neymar por ter divulgado fotos íntimas da mulher que o denunciou por estupro. A jovem aparece nua nas fotografias, expostas pelo jogador em um vídeo postado por ele na noite de ontem (1°), em seu Instagram, para se defender da acusação.  

Nas gravações, Neymar ainda mostrou que possui vídeos íntimos que, de acordo com ele, foram enviados pela mulher que o denunciou. Porém, as imagens não chegam a ser exibidas aos seguidores. A investigação vai ficar a cargo da delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que vai instaurar um inquérito amanhã (3). O jogador será investigado pelo artigo 281-C, do Código Penal, além de ter o telefone celular periciado.

De acordo com o artigo, é proibido "oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia". A pena prevista é de um a cinco anos de prisão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso em flagrante após filmar intimidades de moradores de um condomínio no Cabula, em Salvador, no final da noite deste sábado (1°). Segundo a Polícia, as imagens eram feitas através de um drone. O fato ocorreu na localidade da Alameda Bela Vista. Conforme a Polícia Militar, via G1, o suspeito, ainda não identificado, também tinha gravações de adolescentes. 

O homem foi detido depois que moradores acionaram a PM. Ainda segundo a Polícia, o acusado e os equipamentos foram levados para a Central de Flagrantes, na região do Iguatemi, onde a ocorrência foi registrada. Não há informações se ele permanece preso neste domingo (2). Foto Google Maps. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou a visita do agente aposentado da Polícia Federal Newton Ishii, conhecido popularmente como 'Japonês da Federal'. De acordo com a colunista do jornal O Globo Bela Megale, o ex-policial foi até a cela do presidente por ter livre acesso à superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde trabalhou. Na escada, ele foi orientado a não ir até o líder petista. Ao ser informado sobre a visita, Lula deixou claro que não queria receber Ishii. Após ser avisado, o 'Japonês' deu meia volta e foi embora.

Há três anos, Lula fez uma piada com o nome de Ishii ao ser alvo de uma condução coercitiva, quando abriu a porta de sua casa para a PF. “Cade o japonês?”, perguntou, na ocasião. Na época, o agente não integrava aquela equipe. 

Newton Ishii se aposentou em fevereiro deste ano, aos 62 anos. Com a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014, o agente passou a ser conhecido em todo o Brasil ao lado de empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.Foto reprodução Rede Globo. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) prenderam um homem que mantinha 228 animais silvestres em cativeiro em uma residência no Alto do Tanque, em Periperi, nesta quarta-feira, 29. Além dos animais, o homem também possuía duas armas de fogo.

A PM chegou até o cativeiro após uma denúncia anônima sobre o comércio ilegal de animais silvestres. No local foram encontrados sete canários da terra, um cardeal, três curiós, dois curiatãs, cinco serpentes (jibóia), três teiús, três jabutis, dois coelhos, cinco porquinhos da índia, 200 ratos albinos, além de duas espingardas tipo artesanal.Fotos divulgação PM-BA. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) ganhou a primeira mulher com a patente de tenente-coronel, a integrante da primeira turma de mulheres oficiais da corporação, Fernanda Dantas, de 54 anos. 

A tenente é médica especialista em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública. Hoje se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia. 

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, disse a maior autoridade feminina da corporação. 

Ana Fernanda lembra da época que ingressou na PM-BA e da ausência de referências femininas. “Junto comigo entraram outras mulheres, mas a gente não tinha referência feminina lá dentro. Éramos só nós, iniciando a trajetória da mulher na PM”, disse. A tenente-coronel ainda atribui o número reduzido de mulheres a auto cobrança. “Antes de qualquer pessoa, eu mesmo era quem mais cobrava de mim. Sempre trabalhei com amor e com muito zelo, para que sempre oferecesse o melhor de mim à instituição”, afirmou

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse na tarde desta quarta (15), após sair da prisão e chegar em sua casa, ter aguardado com "serenidade" a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela sua soltura. 

"Duas palavras que eu quero dar. A primeira, vocês se lembram, que eu, neste mesmo local, disse que em obediência à decisão do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, eu me apresentaria à Polícia Federal. Foi o que eu fiz", afirmou. 

"Em segundo lugar, eu disse que aguardaria com toda tranquilidade e com toda serenidade a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que se deu no dia de ontem", completou Temer, ao chegar em sua casa no  bairro de Alto de Pinheiros (zona oeste de SP), pouco depois das 14h.

A ordem de soltura de Temer foi expedida um dia depois de o STJ conceder habeas corpus. Ele deixou o Comando de Policiamento de Choque da PM de São Paulo por volta das 13h30 desta quarta-feira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade reuniu-se nesta terça-feira (14) com o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, em Salvador-BA, para assinar o Termo de Acordo de Cooperação Técnica que celebra a implantação do Sistema de Gestão Compartilhada da PM no Ensino Público Municipal em Santo Antônio de Jesus.

Na parceria, a administração municipal assume custos como adequação da unidade escolar, fardamento padronizado para os estudantes, salários dos policiais-tutores e continua responsável pelo conteúdo pedagógico. Já a PM assume a integração do ensino com a gestão disciplinar e cívica. A unidade escolhida para receber o sistema é o Colégio Municipalizado Maria da Conceição Costa e Silva de Oliveira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O ex-deputado federal Luiz Carlos Bassuma (PTdoB) se defendeu da acusação de que estuprou a filha adotiva de 4 anos. O caso foi divulgado nesta terça-feira, 14, no programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu, no qual a mãe da menina relatou o abuso cometido pelo político.

Na útlima última sexta, 10, o Ministério Público (MP-BA), por meio da promotora de Justiça, Eliana Bloizi, ofereceu denúncia contra o ex-deputado federal. O inquérito foi encaminhado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Por meio de nota, a assessoria do político diz que trata-se de uma "denúncia criminosa" desferida pela ex-esposa. "A denunciante senhora Ayla, inconformada com a separação e num triste gesto de vingança, usa a filha adotiva do ex-casal, provocando mais traumas com essa criminosa e falsa denúncia".

Ainda de acordo com a nota, um processo contra ele sobre abuso sexual da menina já havia sido arquivado em dezembro de 2017. "Luiz Bassuma é um senhor honrado e de conduta ilibada, que está há mais de 500 dias sem ver a filha, porque a denunciante está há 4 meses 'foragida', descumprindo 3 mandados de busca e apreensão emitidos pela 7° Vara de Família".

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã de hoje (14), durante café da manhã com jornalistas, ser favorável à entrada da polícia nas universidades. "Autonomia universitária não é soberania", disse. 

Ele argumentou que, no passado, a regra pode ter feito sentido, mas atualmente é dispensável. A relação entre o ministro e universidades federais se deteriorou nos últimos dias, depois do anúncio do contingenciamento de recursos para o setor e das críticas feitas ao desempenho de cursos de humanas.

É esperada para amanhã (15), uma greve em protesto contra o contingenciamento de recursos do MEC, uma medida que atingiu sobretudo as universidades federais. Hoje, o prédio do MEC amanheceu cercado por homens da Força Nacional. "Temos de estar preparados para evitar qualquer tipo de problema", afirmou o secretário executivo da pasta, Antoni Paulo Vogel.Foto, MArcelo Camargo, Ag. Brasil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apoio: Desde o crime, ocorrido no dia 2 de maio, policiais civis e militares da Bahia e de Goiás, de onde a quadrilha é oriunda, trocam informações. 

Três homens pertencentes à quadrilha responsável pelo ataque a agência do Banco do Brasil de Barreiras, crime ocorrido no dia dois de maio, foram localizados na tarde desta segunda-feira (13), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. As investigações sobre o grupo  tiveram início logo após o crime e culminaram na localização do trio em uma pousada em Ipitanga. Guarnições das Rondas Especiais RMS foram enviadas ao local e, recebidas a tiros, revidaram, atingindo os suspeitos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Torcedores violentos serão impedidos de entrar no Brasil para Copa América 2019. A medida é do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, conforme publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (D.O.U).  

A portaria estabelece instruções relativas à medida de impedimento de ingresso no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como "membro de torcida envolvida com violência em estádios" durante o período da Copa América 2019, a ser aplicada pelos servidores responsáveis pelo controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração. O torneio continental de seleções vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho. 

Os jogos da Copa América vão acontecer em cinco cidades brasileiras, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A Arena Fonte Nova, na capital baiana, vai receber cinco partidas, sendo quatro pela primeira fase e um confronto das quartas de final.Foto, Fábio Pozzebo, Ag. Brasil.Arte, Paulo Vítor, Bahia Notícias.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente apresentou à Justiça no dia 9 de abril um detalhamento de seus gastos mensais e afirmou que paga, em média, R$ 96.766,31 em despesas. Ao rejeitar o desbloqueio de R$ 111 mil reais mensais de aposentadorias e aluguéis do ex-presidente Michel Temer, a juíza da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Caroline Figueiredo, afirmou que os gastos do emedebista representam um "padrão muito acima da média da vida brasileira". A decisão foi tomada nesta quinta-feira (9), mesmo dia em que Temer se apresentou para o cumprimento de sua prisão preventiva, no âmbito da Operação Descontaminação, braço da Lava Jato no Rio.

O ex-presidente apresentou à Justiça no dia 9 de abril um detalhamento de seus gastos mensais e afirmou que paga, em média, R$ 96.766,31 em despesas. Contra ele, recai bloqueio de até R$ 62 milhões que atingiu R$ 8,2 milhões de contas do emedebista. 

Entre os pagamentos, estão R$ 500 com clube, R$ 9 mil com funcionários, R$ 1,5 mil com diarista, R$ 13 mil com cartões de crédito do ex-presidente e sua mulher, Marcela, e outros débitos, que segundo a magistrada, chegam a R$ 51,9 mil. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma denúncia de sequestro acabou revelando uma tentativa de golpe entre membros de uma família na cidade de Ruy Barbosa (a 320 km de Salvador). Matheus Meireles Macêdo, de 29 anos, foi preso na noite da quinta-feira, 9, suspeito de forjar o próprio sequestro para tirar meio milhão de reais (R$ 500 mil) do pai. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), tudo começou quando o pai procurou a polícia para denunciar o sequestro do filho. A partir daí, policiais militares e civis passaram a acompanhar a situação, fazendo buscas e monitorando os telefonemas com os pedidos de resgate.

A delegada titular de Ruy Barbosa, Cláudia Bensabach, informou à SSP-BA que, depois de oito horas do suposto sequestro, foi marcado um ponto na cidade para entregar o dinheiro pedido. Após investigação, a polícia chegou ao falso cativeiro e prendeu em flagrante Iago Alcântara de Macedo, 25, e Lucas Barbosa Ribeiro, o 'Lucas do Pulo do Bode', 29.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), defendeu o decreto da flexibilização do porte de armas, durante evento promovido pelo Instituto Plínio Corrêa do Oliveira (IPCO), em São Paulo, nesta quinta-feira (9). 

Eduardo comentou que não é papel do governo defender todas as pessoas e que também " não é papel da polícia defender a casa quando alguém entra lá, quanto alguém entra na sua casa, o primeiro responsável pelo combate é você". 

Durante seu discurso no evento, ele abordou o que chamou de "acadelamento" da sociedade. O deputado acredita que o desarmamento fez com que o cidadão terceirizasse suas responsabilidades para outros " como se fosse papel do governo defender todas as pessoas", segundo o Uol. 

O filho de Bolsonaro, ainda pediu aos presentes, apoio ao governo de Jair Bolsonaro e novamente mencionou o tema do decreto, " se morre tanto (e como porcos) em qualquer farol do país por conta do celular, porque o bandido só respeita o que ele teme".Foto reprodução O Globo. Bahia Notícas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O estudante Eros Duarte relatou em sua conta no Instagram a tentativa de sequestro que sofreu na noite de segunda (6). O relato, publicado ontem (7), descreve quando o motorista do aplicativo 99 Pop pegou a BR-324 e, ao ser questionado para onde estava indo, ele ignorou e começou a acelerar.

"Ao entrarmos no veículo, notamos a diferença do motorista pessoalmente e na foto, então perguntei o nome dele e ele respondeu Fábio (o mesmo do app), então nós seguimos viagem", explicou Eros. Quando já estavam na BR-324, Eros e sua amiga, que também estava no carro, aumentaram a voz, e o motorista parou o carro no meio da estrada, dizendo que eles haviam pegado o carro errado.

Eros pediu para o motorista levar ele e a amiga de volta para Salvador, mas o motorista disse que só se ele tivesse dinheiro. Eros não tinha, e o motorista encostou o carro e mandou eles saírem. O estudante fez o boletim de ocorrência e entrou em contato com a 99 Pop, que disse que irá tomar as providências. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em visita oficial a Moscou, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou nesta segunda-feira, 6, que seu país está pronto para resistir no caso de um ataque militar dos Estados Unidos. O chanceler se reuniu no domingo com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, que advertiu que uma intervenção armada na Venezuela teria "consequências catastróficas" para o sistema de segurança internacional. 

"Estamos preparados para qualquer cenário, o primeiro é o da diplomacia, do diálogo, da paz, nossas mãos estão estendidas para que possamos conversar com todos", disse Arreaza. 

"Temos uma Força Armada, um povo, uma milícia nacional, que seria capaz não só de resistir e lutar, mas também de vencer e derrotar qualquer exército, por mais poderoso que seja no mundo", alertou o ministro, caso os EUA optem pela via militar. "Estaremos prontos." 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Civil de São Paulo deve indiciar o empresário Jorge Sestini pela morte de sua mulher, a modelo Caroline Bittencourt, 37 anos, no dia 28 de abril, em Ilhabela (litoral norte de São Paulo), após uma tempestade atingir a embarcação e jogá-la ao mar. Sestini deve responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). De acordo com as investigações da Polícia Civil, o empresário assumiu o risco ao aceitar embarcar mesmo após os responsáveis pelo barco afirmarem sobre os perigos do mau tempo.
 
Ainda de acordo com o registro da Polícia Civil, o empresário foi expressamente advertido sobre o risco de tempestade e embarcou, juntamente com a modelo, sem providenciar os coletes salva-vidas para Caroline.A informação foi dada no Cidade Alerta, da Record TV.  
Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o caso segue sendo investigado pelo 1º DP de São Sebastião. A pasta disse que a polícia segue ouvindo testemunhas para esclarecer todas as circunstâncias.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por meio de sua assessoria, a Rede Bahia emitiu, na noite desta segunda-feira (6), uma nota de posicionamento sobre as alterações realizadas nas TV São Francisco e TV Oeste (relembre aqui), filiais do grupo nas cidades de Juazeiro e Barreiras respectivamente. 

De acordo com o comunicado, as duas emissoras "começam a operar com um novo modelo de produção de conteúdo" e que "equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo 'Jornal da Manhã', 'Bahia Meio Dia' e 'BATV', através da TV Bahia, em Salvador".  

A assessoria da Rede Bahia afirmou que "não é real" as informações sobre o fechamento das TV Oeste e São Francisco e que foram mantidas as "equipes de reportagem, toda área comercial e de marketing, além da equipe técnica". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de infrações por excesso de velocidade caiu 43,13% no primeiro trimestre de 2019 na capital baiana, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

A infração mais cometida, que é transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, teve queda de 119,2 mil para 67,7 mil registros. Também houve redução da quantidade total de multas aplicadas, de 213,6 mil no primeiro trimestre de 2018 para 141,5 mil no mesmo período deste ano.

Os principais corredores de tráfego da cidade ainda são os que mais registram infrações, mas, ao mesmo tempo, são os que mais tiveram redução de multas. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana), Luís Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e ACM se encaixam nessa definição.

De janeiro a outubro de 2018, foram registrados 3,9 mil feridos e 95 mortos em acidentes de trânsito na capital baiana

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma solenidade em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares de todo o Brasil, foi realizada na manhã desta terça-feira (30), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. O evento, que integra as comemorações pelos 194 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), completados no dia 17 de fevereiro, contou com a entrega de medalhas de mérito a 259 militares e personalidades.

Presente no evento, o governador Rui Costa destacou a tradição da PM na Bahia. “A instituição caminha para os 200 anos de uma história de garra e honra. Hoje é um dia especial. Dia de entregar medalhas de reconhecimento aos serviços prestados a favor da Bahia e do Brasil”.

Fazem parte do grupo de homenageados os 100 policiais integrantes do Comando de Policiamento Especializado da PMBA que foram destacados para ajudar a conter a onda de ataques coordenados por facções criminosas, no Ceará, no início do ano. “Os policiais baianos que foram ao Ceará, juntamente com militares de outros estados, iniciaram um novo momento das Polícias. A era da solidariedade e apoio mútuo entre os Estados no combate à criminalidade. Com o consórcio firmado entre os estados do Nordeste, isso será cada vez mais consolidado”, afirmou Rui Costa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um relatório da Procuradoria-Geral da Suíça divulgado hoje (29) detalhou que o país europeu devolveu mais de 300 milhões de francos suíços (mais de R$ 1,1 bilhão) ao Brasil por causa de investigações relativas à Operação Lava Jato.

A operação na Suíça entrou em uma terceira fase. Nas duas primeiras foram investigadas pessoas que receberam e pagaram propina. Agora, os procuradores suíços querem descobrir qual a participação dos funcionários e empresas do país no esquema. A Operação Lava Jato tem acordo com 60 países e a Suíça é o principal deles. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc) rebateu neste domingo (28) a versão apresentada por policiais militares para a morte do delegado José Carlos Mastique. Ele foi morto a tiros por PMs na madrugada de hoje em Itabuna, no Sul da Bahia. Segundo o sindicato, Mastique foi baleado no peito ao tentar impedir que um PM embriagado agredisse a própria namorada. O sindicato ainda acusa a PM de simular socorro ao delegado para encobrir a situação.

Segundo ocorrência do 15º Batalhão da PM, Mastique estava em um carro em um posto de gasolina no centro de Itabuna. PMs teriam ido até lá atender uma denúncia de que havia um homem armado no local. Ao chegar, sem saber quem era o motorista do carro, tentaram abordá-lo, mas o delegado teria tirado a arma e foi, então, baleado. Os PMs levaram o delegado ferido ao Hospital de Base de Itabuna.

O Sindpoc diz que a situação não foi assim. O cabo da PM de folga, de prenome Cleomario, teria tentado agredir a namorada. Mastique foi protegê-la e se identificou, assim como um colega que estava com ele, o policial Figueiredo. "O delegado ao pegar a arma para entregar aos policiais militares foi alvejado, vindo a óbito no local. Com objetivo de modificar o cenário do ocorrido, simularam socorro à vítima", diz a nota do sindicato. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um delegado da Polícia Civil morreu após ser baleado por policiais militares, durante uma ação policial, na madrugada deste domingo (28), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com o G1, informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), dão conta de que os PMs, que integram o 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), estariam apurando uma denúncia de roubo, na Avenida Mário Padre, quando ocorreu o caso.

O órgão não detalhou quantos policiais militares participavam da ação e nem como ocorreu o disparo contra a vítima. O delegado, identificado como José Carlos Mastique de Castro Filho, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna. 

O caso está sob investigação da 6 Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin). Em nota, a SSP-BA informou que Corregedoria Geral da SSP acompanha as o caso. O órgão não informou se os PMs envolvidos na ação foram afastados.Com informações do G1. Tribuna da Baia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Lula afirmou hoje (26), durante entrevista concedida aos jornais El País e Folha que o triplex no Guarujá que deu origem à sua condenação foi comprado no leilão por “algum amigo” do ex-juiz Sérgio Moro. 

“O Moro mentiu dizendo que (o triplex) é meu. Ele colocou num leilão e quem ganhou deve ser amigo dele porque aquele Gontijo (o empresário Fernando Costa Gontijo) não comprava aquilo. Alguém que comprou é amigo do Moro. Ali foi um ajeito, foi um trambique que foi feito. O cara comprou o apartamento por R$ 2 milhões. Ora, se o apartamento foi vendido por R$ 2 milhões, os R$ 2 milhões eram para a Petrobrás. (estou) Apenas lembrando isso”, disparou o petista. 

O triplex foi arrematado em 15 de maio de 2018 por Gontijo pelo valor mínimo estipulado no edital, de R$ 2,2 milhões. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Cruz das Almas recebeu na manhã desta quarta-feira (24) uma viatura 0km para a Polícia Militar. Em evento realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a cidade foi contemplada pelo Governo do Estado. O veículo vai estar à disposição da 27ª CIPM para aumentar a segurança pública dos munícipes.

Presente no evento, o prefeito Orlandinho, acompanhado do secretário de políticas especiais, Pablo Rezende, anunciou que as novidades para a área da segurança não param por aí. Segundo o prefeito, em maio, a cidade estará recendo outra viatura para ser implantado o serviço da Ronda Maria da Penha.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O defensor público Eduardo Januário Newton foi condenado a indenizar a juíza Yedda Christina Ching-San Filizzola Assunção, em R$ 15 mil, por ter denunciado, em vídeo, um ato de abuso de autoridade. No vídeo, a juíza aparece dando voz de prisão a um morador de rua por desobediência. O morador de rua insistia em permanecer nos arredores do fórum, no Rio de Janeiro. O defensor compartilhou o vídeo em seu perfil no Facebook e considerou que o ato foi exagerado contra uma pessoa vulnerável. O caso aconteceu em 2017. 

A juíza moveu uma ação de indenização por danos morais contra o defensor público, pois o texto que ele postou no Facebook seria pejorativo e ela passou a ser julgada pelo “tribunal virtual”. A publicação teve milhares de compartilhamentos. A juíza ainda alegou perseguição por Newton ter criticado sua conduta em entrevistas. O defensor, em sua defesa, afirmou que não mencionou o nome da juíza no Facebook, e que, quando deu entrevista, exerceu seu direito à liberdade de expressão e crítica. Ainda disse que seus comentários tiveram como foco um questionamento sobre a necessidade de prisão de um morador de rua e que, no momento da gravação, a juíza exercia atividade judicante.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a possibilidade de congelamento de contas da Bahia e até mesmo a detenção do governador Rui Costa (PT) por até 6 meses caso o Estado não pague uma dívida de R$ 5 mil em honorários advocatícios. A dívida é resultado de uma Ação Cível Originária (ACO) da Bahia contra o governo federal acerca de um convênio na área de segurança.  

Em decisão publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial do STF, a ministra Rosa Weber ratificou ofício em que determina que a Bahia pague a dívida em até 30 dias. De acordo com o despacho, o governo do estado não cumpriu duas outras notificações enviadas pelo STF, a primeira delas em dezembro de 2017, e por isso correrá o risco de sanções mais graves.  

Além da possibilidade de intervenção da União a fim de sequestrar a quantia devida, a ministra relatou a possibilidade de congelamento de contas do estado e até mesmo a prisão do governador Rui Costa por crime de responsabilidade, caso o pagamento não seja feito dentro do prazo.  

De acordo com Weber, frustrar pagamento determinado por sentença judiciária pode sujeitar a Rui pena de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.      

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou que recebeu o ofício em fevereiro deste ano e encaminhou ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o pagamento da dívida por precatório. A decisão desfavorável a Bahia está atualmente na fila de Requisição de Pequeno Valor (RPV) e aguarda o andamento do TJ-BA, informou a PGE.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os índices de roubos contra estabelecimentos comerciais caíram em 39,2% no primeiro trimestre de 2019, em toda a Bahia. De janeiro a março foram contabilizados 198 casos a menos que no mesmo período do ano passado. 

De acordo com a titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), delegada Carla Ramos, a aproximação com grandes empresas varejistas contribuiu para o bom resultado. “Nos reunimos, rotineiramente, com representantes dos estabelecimentos e os orientamos a agirem antes, durante e depois dos casos”, revelou a delegada.

Nesses encontros, a especialista lembra a importância dos sistemas de monitoramento por imagem para contribuir na identificação e localização dos criminosos e construção de inquéritos judiciais. “Criamos um grupo de WhatsApp, ativo desde 2017, para facilitar e agilizar a comunicação entre a unidade e os lojistas, e chegarmos mais rápido aos locais de crime”, revelou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia foi o quinto estado com maior taxa de pessoas mortas em confrontos com a polícia a cada 100 mil habitantes, no ano passado, de acordo com levantamento do G1 divulgado nesta sexta-feira (19).

Em 2018, foram registradas 797 mortos por policiais (5,4 por 100 mil habitantes) no estado. O líder no ranking é o Rio de Janeiro, com 1.534 mortos (8,9 por 100 mil hab.).

Por outro lado, o estado teve 17 policiais mortos, com taxa de 0,4 por 100 mil habitantes no ano passado. O resultado fez com que a Bahia ficasse na 11º posição nacional deste ranking.  

Em todo o país, em 2018, houve um aumento no número de pessoas mortas por policiais. Foram 6.160 mortes – 935 a mais que em 2017. No mesmo período, 307 policiais foram assassinados – número 18% menor que o do ano anterior.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A mãe do catador de material reciclável morto por militares na zona oeste do Rio de Janeiro, Aparecida Macedo, afirmou nesta sexta-feira (19) que o Exército não prestou nenhuma assistência à família após o crime.

Segundo ela, Luciano Moraes construiu um barraco próximo ao local em que foi fuzilado por militares. Ele se dizia seguro por estar próximo de uma unidade militar.

"Ainda falei para ele: 'Vai fazer barraco aí?'. Ele disse: 'Fica calma coroa, o Exército está ali. A gente está seguro'. O Exército matou meu filho. O Exército matou meu filho", disse ela, durante o enterro do filho.

A fala da mãe da vítima contrasta com a do presidente Jair Bolsonaro, para quem "o Exército não matou ninguém".

"O Exército não matou ninguém, não, o Exército é do povo. A gente não pode acusar o povo de ser assassino não. Houve um incidente, houve uma morte, lamentamos a morte do cidadão trabalhador, honesto, está sendo apurada a responsabilidade", disse ele há uma semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para garantir uma viagem mais tranquila para quem vai pegar a estrada nesta Semana Santa, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e as Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRv) iniciaram nesta quinta-feira (18), às 16h, até às 8h de segunda-feira (22), a Operação Semana Santa nas rodovias estaduais, que intensifica o policiamento ostensivo, realiza ações educativas e fiscalização preventiva no período do feriado. 

Nas estradas, a Polícia Militar irá utilizar carros, motocicletas e caminhão guincho, radares móveis em pontos estratégicos para fiscalizar o excesso de velocidade da via e etilômetros. “Nesse período cresce muito o número de acidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica associada à direção, por isso estamos fazendo um trabalho preventivo, não apenas nas estradas, mas também na cidade, para diminuir essas ocorrências”, explica o comandante geral da Polícia Militar (PM), Coronel Anselmo Brandão. 

O representante técnico Gabriel campos passou por uma abordagem na BA-528 e aprovou a ação da PM. “É importante, faz com que a gente se sinta mais seguro para pegar estrada, ainda mais nesse momento de feriado em que as pessoas querem se descontrair e viajar. O policiamento mais intenso inibe que os motoristas bebam e dirijam, inibe também outros comportamentos ilícitos”. 

O policiamento será reforçado nos locais onde ocorrerá grande concentração de pessoas como terminais rodoviários, marítimos, locais de culto religiosos, praias, estações de transbordo, locais de práticas desportivas e parques. Na capital e nos municípios, a PM atuará com viaturas de duas e quatro rodas em pontos bases, abordagens preventivas em blitze, operações e rondas intensificadas. Um efetivo de 20 mil homens fará parte das ações. 

Dicas 

A PM orienta o condutor a não combinar direção com ingestão de bebida alcoólica, a efetuar revisão mecânica no veículo antes da viagem, a conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, a descansar antes de viagem prolongada, a atentar para o uso do cinto de segurança em todos os assentos do veículo e o uso da cadeirinha obrigatória para crianças.

Fotos: Camila Souza/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um empresário de 73 anos foi preso após ser flagrado comercializando armas artesanais e munições, em Presidente Tancredo Neves, município localizado no baixo sul da Bahia. A prisão ocorreu na terça-feira (16) depois de denúncias anônimas. 

Conforme a Secretaria de Segurança pública (SSP-BA), Antônio Rocha Venceslau foi encontrado com seis espingardas de fabricação artesanais e mais de mil munições, em um armarinho, na avenida Wellington Nunes da Silva, no Centro do município. No local, a polícia também apreendeu 16 gatilhos para disparo das armas e 536 estojos de munições vazias, além de 215 quilos de chumbo granulado, 580 tubos plásticos contendo pólvora preta e 47 de mesmo material de cor branca, seis caixas de espoletas para espingarda artesanal e 34 para arma de caça.Ainda de acordo com a SSP-BA, o suspeito informou aos policiais que tinha armas prontas para venda na sua residência. As peças estavam escondidas em caixas e sacos. 

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Presidente Tancredo Neves, onde foi lavrado o flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse ilegal de munição de uso restrito e por venda de substância nociva à saúde.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais da metade dos brasileiros (51,2%) não deixa de fazer algo por medo da violência, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Aqueles que apontaram o contrário, ou seja, que o medo impede de fazer alguma coisa, somaram 48,8%. Entre eles, 20% deixam de sair à noite, 12% deixam de sair de casa, 3,9% não especificaram, 3,7% evita ir a determinados lugares, 2,9% de sair sozinho, e os demais outras citações. 

Também foi questionado se as pessoas mudam os seus trajetos com medo de passar por alguma rua ou via. A maioria, 62,7% responderam que não, enquanto 37,3% disseram que sim. 

Na pesquisa as pessoas foram questionadas se sentem mais medo de serem vítimas de sequestro, abuso sexual ou assalto. A resposta apontada pelo maior número de pessoas foi "Assalto", 66,2% escolheram essa opção. Os que temem abuso sexual e aqueles que não tem medo de nada foram opção para 11%. Sequestro foi apontado como principal medo para 5%, os demais não souberam ou não opinaram. 

A noite é o período do dia em que as pessoas mais tem medo de serem vítimas de um crime, 62% escolheram essa opção. Outros 16% apontaram a madrugada como o período que mais temem. 

Cerca de 43% dos entrevistados na pesquisa foram vítimas de violência uma vez na vida, 28% duas vezes, 5% não opinaram e os demais três vezes ou mais. 

A pesquisa ouviu 2.080 brasileiros em 140 municípios, nos 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 5 e 9 de abril. A mostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Zilda Arns, em Feira de Santana, registrou a fuga de 24 adolescentes internos por volta das 18h30 desta sexta-feira (12). 

Ao G1, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), até a tarde de sábado (13), 14 adolescentes tinham sido apreendidos e encaminhados de volta ao local. 

Segundo a Fundação, não houve confronto e não há registro de feridos. Segundo o G1, a entidade informou ainda que medidas administrativas necessárias foram tomadas e foi iniciado o procedimento para apurar a fuga e averiguar as circunstâncias do fato. A polícia local continua com as buscas para novas apreensões. Foto reprodução Acorda Cidade.Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito de Salinas da Margarida – Wilson Pedreira, a secretária municipal de educação – Maria de Fátima Pepe Cerqueira e o Comandante Geral da PM - Coronel Anselmo Brandão, assinaram na manhã de hoje (12), em Salvador, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica n° 18/2019, visando à implementação, no ensino regular Fundamental ll, do Sistema de Ensino dos Colégios da Polícia Militar da Bahia no Centro Educacional Permínio de Souza Ferreira na Cidade de Salinas da Margarida.
A Gestão Compartilhada tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento da educação municipal, otimizando a qualidade do ensino buscando um modelo de educação que prepare os alunos para a vida e para a cidadania plena.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social


Notícias | postado por: Mascarenhas

Apoio: Buscas por outros criminosos ligados ao trio que assassinou um investigador seguem sendo realizadas.

Guarnições do Peto da 5a CIPM (Vera Cruz) e da Cipe Polo Industrial continuam realizando ações de intensificação do patrulhamento ostensivo, na Ilha de Vera Cruz. Buscas por outros criminosos ligados ao trio que assassinou um investigador seguem sendo realizadas.

Abordagens, blitze e barreiras estão sendo promovidas 24h. "Um boato sobre ordem para fechar o comércio circulou e também por isso ampliamos as ações. Alguns empresários permanecem com suas atividades e outros decidiram não abrir", explicou o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) RMS, coronel Alfredo Nascimento.

O oficial contou ainda que as equipes estão dialogando com os donos dos estabelecimentos. "Infelizmente essas informações circulam rapidamente, mesmo sem comprovação da veracidade. Estamos com força máxima na região", completou. Fotos: Divulgação SSP 
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Policiais militares apreenderam 65 kg de maconha na tarde desta terça-feira, 9, durante operação na BR-116, em Euclides da Cunha.

Os policiais encontraram também 400 gramas crack, além de um veículo de passeio, que seria utilizado para transportar as drogas, segundo informações do site Acorda Cidade.Foto divulgação. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O MPF (Ministério Público Federal) no Distrito Federal reforçou as acusações contra o ex-presidente do Brasil Michel Temer (MDB) à Justiça Federal, nesta quarta-feira (10). 

O emedebista já tinha sido denunciado por esses fatos no curso do mandato de presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas os processos foram suspensos por decisão da Câmara dos Deputados. 

Quando deixou o cargo, Michel Temer perdeu o foro privilegiado e, com isso, os processos voltaram à primeira instância, tendo as acusações que passar por nova análise do Ministério Público. 

O ex-presidente é alvo de mais duas denúncias na Justiça. Segundo a Veja, desta vez, Temer é apontado como chefe de uma organização criminosa e responsável por tramar contra a Operação Lava Jato. 

As imputações partiram da Procuradoria da República no Distrito Federal com base nas acusações do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Os investigadores apontaram que Michel Temer atuou na compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha e comandou uma quadrilha do MDB na Câmara.Bahia Noticias


Enquete


PodCast