Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Polícia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, em entrevista ao programa "Isso é Bahia", na rádio A Tarde 103,9 FM, com Fernando Duarte e Jefferson Beltrão, na manhã desta quarta-feira (9), disse que “não há falta de nenhum policial” no contingente da PM desde terça (8), quando um grupo da PM deflagrou greve (veja aqui).“Asseguro que estamos trabalhando desde cedo. Trabalhando normalmente. Não tivemos falta de nenhum policial. Teve troca de turno e não teve falta”, disse.

Brandão chamou o deputado estadual Soldado Prisco (PSC) de “irresponsável”. “Infelizmente de maneira irresponsável esse deputado tenta mobilizar tropa. Ontem ele achava que ia conseguir, mas os policias conscientes e responsáveis sabem muito bem que esse não é melhor momento. Reuniu 300 policiais e, por si só, disse que estava em greve. Ele é responsável desses áudios e ondas de ‘fake news’”, disparou. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Moradores de diversas comunidades rurais da região se dirigiram ao Povoado do Cocão, zona rural de Santo Antônio de Jesus, na manhã desta terça-feira (8) para prestigiar o lançamento da Operação Ronda Rural. 
A ronda vai atender toda a extensão rural de Santo Antônio de Jesus e mais 10 municípios na área de abrangência do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), atuando com patrulhamento preventivo com foco na interação com as comunidades. 
Em sua fala, o Comandante do 14º Batalhão, Ten. Cel. César de Sá Pacheco agradeceu ao apoio do Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade na luta por mais segurança na região: 
- “Agradecemos publicamente ao Prefeito pelo apoio nesse e em outros pleitos do 14° Batalhão. Uma atuação que tem colaborado diretamente para a concretização de projetos, como a Ronda Rural, que é um sonho para os moradores da nossa zona rural.” – Ratificou. 
O Prefeito Rogério Andrade destacou a importância da parceria com as Polícias para a redução da criminalidade. 
- “Aproveitamos aqui a oportunidade para parabenizar o trabalho que as Polícias vêm desenvolvendo e reafirmar essa parceria. Hoje é um dia muito importante e nos alegra saber que tem a nossa contribuição. Seja na instalação da base CETO que atuará na ronda, na atuação junto ao Comando Geral para conseguirmos mais homens e viaturas e agora dando todo o apoio necessário para o lançamento dessa operação que vai beneficiar toda a região.” – Afirmou. 
O evento reuniu autoridades como o Comandante da 4ª Coorpin, Delegado Edilson Magalhães, o Promotor do Ministério Público, Julimar Barreto, os Prefeitos Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe) e Cascalho (Jiquiriçá). Além de vice-prefeitos, vereadores e demais autoridades de diversos municípios da região. 
 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta segunda-feira (7), integrantes da Guarda Civil Municipal receberam um treinamento para atuação em eventos especiais em praças desportivas. O curso foi ministrado pelo 14° Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Prefeitura e teve como objetivo capacitar os guardas para atuarem no Estádio José Trindade Lobo em dias de jogos. 
O treinamento foi iniciado com conceitos básicos de patrulha e segurança do público, árbitros e jogadores. O Ten. Cel. César de Sá Pacheco, ministrante do curso, alertou também para a importância de agir dentro da legalidade, mostrando qual o comportamento a ser adotado em casos de conflito. 
Além da teoria, a Guarda recebeu aulas práticas de uso de tonfas, escudos de proteção, algemas e bastões policiais, além de serem treinados no uso de detectores de metal. Com a capacitação, os agentes vão atuar nos bares, portões de acesso, arquibancadas e dentro de campo no decorrer das partidas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Proposta permite posse de armas sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais
A proposta que aumenta os casos permitidos de porte de armas e diminui a idade para a sua compra pode ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira, 8.

O Projeto de Lei 3723/19, do Poder Executivo, conta com um substitutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) que também determina o tema para atiradores esportivos e caçadores.

A proposta pretende diminuir a idade mínima para a compra de armas de 25 para 21 anos, permitir o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovarem estar sob ameaça, aumentar as penas para alguns crimes com armas, além de permitir a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

De acordo com a Câmara de Deputados, essa regularização do registro da arma poderá ser feita em dois anos a partir da publicação da futura lei. O interessado deverá apenas apresentar documento de identidade, comprovante de residência fixa e prova de origem lícita da arma, dispensados ainda o pagamento de taxas, comprovante de ocupação lícita e ausência de inquérito policial ou processo criminal contra si.Foto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, A Tarde. 

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir de hoje (5) entra em vigor a Lei nº 13.855, que torna infração gravíssima ao Código de Trânsito Brasileiro o transporte irregular de passageiros. A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de julho, e tornou mais rigorosas as penalidades para quem é flagrado transportando passageiros mediante remuneração sem a autorização adequada.

O transporte irregular de estudantes passa a ser punido com multa total de R$ 1467,45, sendo o veículo removido e levado à um depósito. Já o transporte remunerado de pessoas ou bens, sem licenciamento, passa a ser punido com multa e remoção de veículo, sendo liberados da punição em “casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”. Nos dois casos, o motorista ainda perde 7 pontos na carteira. Foto : Tânia Rêgo/Agência Brasil. Pré-título, aspeado,Tvsaj. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Um inquérito policial, obtido com exclusividade pelo Metro1, investiga denúncias contra o deputado estadual Soldado Prisco. De acordo com dois depoimentos anexados à acusação – um de um policial e outro de um ex-assessor do político –, Prisco realiza constantes saques irregulares das contas da associação que comanda. Além disso, há indícios de desvio de finalidade de funcionários do escritório do deputado-militar. Procurado pelo Metro1, Marco Prisco negou as acusações. 

Depoimento colhido em 13 de novembro de 2015, de um militar que tem seu nome preservado, aponta que a prestação de contas da Aspra não é transparente. “Contou que pediu a um sargento da PM e ao coordenador e aluno a oficial (nome mantido sob sigilo) uma prestação de conta do que era feito com o dinheiro dos associados, mas obteve um  não como resposta. Chegou a comentar com a dupla sobre desvios, mas ouviu deles que estaria ‘inventando coisas’”. 

A Polícia Civil baiana apura ainda a compra de um imóvel de luxo em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, que teria sido efetiva com dinheiro proveniente das mensalidades pagas por praças para a Aspra.

Em outro depoimento, prestado em 17 de novembro de 2015, um ex-funcionário de Prisco relata que era obrigado a trabalhar, sem remuneração, na Aspra. Além disso, reafirma as suspeitas sobre a prestação financeira da Aspra. “Sobre prestação de contas da Aspra, ele informou que não existia balanço das atividades financeiras. Que presenciou estagiários do gabinete do parlamentar na Alba catalogando notas fiscais para o contador da Aspra, Alessandro Borges, ex-PM”, diz o inquérito. 

Continua: “O assessor relatou que todos os funcionários na época da Câmara de Vereadores foram obrigados a trabalharem na campanha de Prisco para deputado estadual. Ele não soube explicar como foi financiada a campanha, mas contou que não houve problemas financeiros. Informou que fez dois depósitos de R$ 10 mil na conta de Prisco e que o parlamentar o orientou, se fosse perguntado, a falar que o montante era o seu próprio salário. Completou citando que presenciou outros funcionários do gabinete do vereador fazendo o mesmo processo”.

Contatado pelo reportagem, o deputado negou qualquer irregularidade na contratação de funcionários. Além disso, afirmou que desconhece o inquérito em questão. Prisco diz ainda que não foi chamado para depor.  “Esse tal inquérito eu desconheço, tem um processo que ex-integrantes da Aspra moveram. De 5 mil páginas, o MP só aproveitou uma acusação. Só isso. Fora isso, não tem mais nada. Quebraram meu sigilo, tudo. Minha casa é comprada com meu dinheiro e não foi esse valor”, alegou.

Ele reconhece que, eventualmente, funcionários do gabinete na Assembleia frequentam a Aspra, mas diz não existir prestação de serviço. “Eventualmente alguém vai lá levar um documento, mas isso não existe. Se trabalha [na Aspra], recebe”, assegurou.Foto reprodução G1. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Esposa do atacante Gilberto, Natália Barreto vem sofrendo ameaças de bandidos. O jogador denunciou a ação nesta sexta-feira (4), por meio de vídeo em stories no Instagram. Segundo o atleta, ela teve carro e objetos roubados. Após isso, os criminosos passaram a dizer que iriam fraudar o nome dela.

"Minha esposa foi roubada há um tempo atrás. Roubaram a bolsa dela com documentos e tudo. Os policiais tentaram ajudar para recuperar os documentos, o carro, tudo. Infelizmente não foi possível", explicou Gilberto.

Depois, Gilberto mostrou que a situação piorou em seguida. "Estava tudo certo. Coisa material e documento se tira de novo. Daí o cara começou a ameaçar minha esposa, mandar mensagem querendo dar uma de esperto. E eu acho que chega um momento que é hora de dar um basta e começar a denunciar. Tentaram falar com ela, falaram com ela, eu falei com eles, disse para devolver as coisas e tal. Eles falaram que iriam sujar o nome dela", relatou a situação.

Gilberto também postou um print em que mostra uma conversa com os suspeitos da chantagem. "Vou mostrar toda a conversa que tive com eles, alguém deve saber quem é, de quem é esse número, que alguém deve saber quem é para ajudar a polícia a pegar esses caras. Estou concentrado, não posso ajudar minha mulher. Infelizmente, é um momento delicado. Sempre que acontece uma coisa dessas a gente fica triste. O Brasil deveria ser um país mais seguro para todos, mas tem muito vagabundo. Só temos a polícia para recorrer. Agradeço se a polícia puder fazer alguma coisa, porque chega um ponto que coloca em risco a nossa vida. O que os caras estão fazendo é uma puta sacanagem. Além de roubar as coisas dela, os documentos, estão tentando fraudar o nome dela. Ficaram querendo que eu desativasse o celular dela para que eles pudessem ter acesso ao celular, fazer mais barbaridades ", narrou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em ac?a?o conjunta com a Secretaria Especial de Previde?ncia e Trabalho do Ministe?rio da Economia, a Polícia Federal deflagrou, na manha? desta quinta-feira (19), a Operac?ão Lama Preta, que visa desarticular uma organizac?a?o criminosa atuante na Bahia voltada a? pratica de fraudes diversas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agentes da PF cumprem 23 mandados judiciais, sendo 12 de prisa?o preventiva e 11 de busca e apreensa?o, em Salvador e outras cidades da regia?o metropolitana,  como Lauro de Freitas, Camac?ari e Dias D’A?vila. De acordo com a PF, o prejui?zo estimado aos cofres pu?bicos supera os R$ 4 milho?es relativos a pelo menos 100 benefi?cios com suspeita de fraude, nu?meros estes que, com o avanc?ar das investigac?o?es, podera?o se revelar muito superiores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma cigana foi encontrada morta com marcas de tiros em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, nesta segunda-feira (16). Segundo o que noticiou o G1, o corpo da mulher, identificada como Telma Ramos, 68 anos, foi localizado atrás do Centro de Abastecimento (Ceasa) da cidade.

De acordo com a polícia local, Telma morava sozinha em uma barraca de lona e costumava emprestar dinheiro com juros. O delegado Orlando Corsino, que investiga o caso, disse ainda que o filho da vítima foi assassinado há mais de um mês em Santo Amaro. O corpo da cigana foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não se sabe a autoria e a motivação do crime.Foto reprodução. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ministérios Públicos estaduais de nove estados, incluindo a Bahia, fazem grande operação na manhã de hoje (12), contra corrupção e lavagem de dinheiro. Além da Bahia, as ações ocorrem ainda no Amazonas, em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. 

Na Bahia, foi deflagrada a operação “Freio de Arrumação”, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação resulta de investigação do MP sobre crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa, praticados por um grupo criminoso, formado por particulares e servidores públicos.

O grupo atuava de maneira ilícita para a suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de autuações por infrações de trânsito (multas), decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). São cumpridos na Bahia um mandado de prisão, dois de exibição de documentos públicos e 11 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Salvador. 

Operação nacional

Em todo o país, somando as operações nos nove estados, são cumpridos 87 mandados judiciais, dentre eles de busca e apreensão, prisão, afastamento de funções públicas e uso de tornozeleiras eletrônicas.

O objetivo da operação nacional é combater crimes contra a administração pública praticados por servidores públicos e particulares, dentre eles crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de álcool anidro de respectivamente 77% e 79%, muito acima do limite de 27% previsto em lei - com variação para mais ou para menos de 1% -, o posto de combustíveis 2S, localizado em Conceição do Jacuípe, foi impedido de operar.

A não conformidade da gasolina armazenada em dois tanques do posto foi identificada durante fiscalização realizada pelas equipes da Operação Posto Legal e atestada por laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. A Sefaz-BA tornou inapta a inscrição estadual do estabelecimento.

Nos dois tanques, 08 e 09, havia uma quantidade armazenada de, respectivamente, 4.157 litros de gasolina comum e 4.838 litros de gasolina aditivada.

Foram interditados ainda os bicos 06, 08, 16 e 26, conectados a esses tanques.

Criada com o objetivo de verificar a qualidade e a quantidade do combustível vendido ao consumidor baiano, a Operação Posto Legal reúne, além do DPT e da ANP, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), com apoio das polícias Civil e Militar, da Sefaz-Ba e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-Ba).Foto : Divulgação/Ascom Sefaz.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Secretário estadual de Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues acredita que a proposta de escolas culturais, modelo do governo do Estado, é o que será aplicado, contrapondo as escolas cívico-militares do governo federal. 

"Se estamos tratando de disciplina e insegurança, temos a proposta de ecolas culturais, com o dia inteiro com prática de esporte, cultura, é esse o modelo da gente. É nesse aspecto, em tempo integral na ocupação do estudante. Não temos intenção em ampliar (escolas cívico-militares), até porque não temos pessoas suficientes na Polícia Militar para fazer isso", analisou o secretário ao Bahia Notícias. 

Jerônimo disse que houve um convite para apresentar as escolas cívico-militares e contar a experiência com esse tipo de escola. "São mais municipais, são poucas, não temos inserção sobre isso. É uma agenda municipal, onde os reservistas participam da gestão, não temos influência", comentou. 

"A demanda é mais das famílias que dos estudantes, que se sentem seguras e entendem que o modelo disciplinar ajuda na conduta. Não tenho um estudo da aceitação dos estudantes, é forte por parte das famílias. E por parte de professores também há resistência (às regras rígidas) pela roupa e corte de cabelo, a tatuagem, isso enfrenta a liberdade. Hoje em dia na PM tem gente que tem, precisamos aprofundar esse tema", concluiu.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas


Por BRUNO BARRETO

Manifestantes que ocupam uma área de terra, há mais de dois anos, às margens da BA-046, integrando 20 famílias, em Santo Antonio de Jesus, apelam contra desocupação já determinada pela justiça.

Advogados e procuradores do proprietário do terreno peticionaram uma ação na Justiça objetivando reintegração de posse. Deferida, a proposição foi determinada pelo Ministério Público local.

Notificados pela justiça, os moradores têm o prazo de cinco dias para desocupação espontânea do local, todavia, alegando não ter onde morar, apelam aos poderes públicos constituídos contra essa ação.

Segundo Reinaldo Souza Pereira, líder do movimento, esse terreno era uma fazenda abandonada, após falecimento do saudoso Fernando do Ouro. Assevera que após falecimento de Fernando do Ouro, em 05.02.18, as famílias,  desde então,  passaram a ocupar a área. Decorridos 30 dias, parentes do antigo proprietário passaram a ocupar o espaço ocupado.

Informações de que, após a morte de Fernando, um dos parentes apareceu reivindicando o terreno e que a área ocupada vinha sendo arrendada pela COELBA que, por sua vez, fez a postulação junto à Justiça. Os manifestantes cobram apoio da Prefeitura Municipal, tendo em vista que necessitam de outro local para residirem. 

Em tempo, cabe destacar que o líder do movimento expôs que o terreno não vinha cumprindo sua função social e, pelas razões expendidas, ensejou tal ocupação. 

Maria Crispina de Jesus Santos, por sua vez, exclamou: “Dignidade também, minha gente. Não somos bichos, não...! Imagens, fotos, edição, Júlio Mascarenhas (Tvnoticias24horas).  LOGO MAIS, O VÍDEO

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo da Alemanha repassou ao Brasil em 2017 US$ 268 milhões (o equivalente a cerca de R$ 1,1 bilhão pela cotação atual) para aplicação em projetos de proteção ambiental, segundo informação fornecida pelo Ministério das Relações Exteriores a pedido do G1.
Esse montante equivale a quase quatro vezes o orçamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para despesas não obrigatórias em 2019 (R$ 286,7 milhões, valor que já considera o corte orçamentário anunciado pelo governo).
Entre as despesas consideradas não obrigatórias estão desde contas de água e luz até o financiamento de ações de combate ao desmatamento e às queimadas.
Se comparado ao orçamento global autorizado para o Ibama em 2019 (R$ 1,7 bilhão), que inclui despesas obrigatórias, como salário dos servidores, a soma dos repasses da Alemanha em 2017 equivale a 65%. Em 2017, a despesa total do Ibama foi de R$ 1,4 bilhão.
O G1 pediu ao Itamaraty os valores repassados em 2018, mas, de acordo com o ministério, os dados do ano passado ainda não foram consolidados. A reportagem também procurou o Ministério do Meio Ambiente, mas não obteve resposta. Bolsonaro diz que Brasil não precisa de dinheiro da Alemanha 



Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira (21) uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher. O evento fez alusão ao Agosto Lilás, que comemora a data de criação da Lei Maria da Penha, que visa estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher no país. 

Na oportunidade, as participantes puderam se informar sobre meios de denúncias e seus direitos na sociedade. O encontro foi conduzido por equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) determinou nesta quinta-feira, 15, que “todos os gestores e servidores” suspendam o uso e recolham “equipamentos medidores de velocidade estáticos, móveis e portáteis”.

Em nota encaminhada à imprensa, a PRF informa que a determinação vale até que o Ministério da Infraestrutura conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas.

A determinação ocorre no mesmo dia em que um despacho do presidente Jair Bolsonaro, com o mesmo teor, foi publicado no Diário Oficial da União.

Conforme o comunicado da PRF, estão revogados atos administrativos sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais. Os policiais rodoviários também deverão rever normas internas sobre a atividade de fiscalização de trânsito quando a cargo da PRF.

A direção da PRF pede que sejam “adotadas as providências para a proposição de nova regulamentação” a cargo do Ministério da Infraestrutura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Civil de São Paulo identificou o mentor intelectual do roubo no aeroporto de Guarulhos no último dia 25. Ele teve a prisão preventiva decretada, mas ainda está foragido.

Além dos 718,9kg de ouro, a polícia também divulgou que há mais ouro e objetos valiosos que foram roubados na mesma ação. “São mais 51 quilos que pertencem a outras empresas. Além desses 51 quilos de ouro, nós temos 15 quilos de pedras preciosas - esmeraldas brutas - e também 1,650 quilos de relógios e um colar da Louis Vuitton, que estava sendo encaminhado para a própria Louis Vuitton na Europa, que eram peças que totalizavam cerca de R$ 90 mil”, disse o delegado da 5ª Delegacia Patrimônio, Pedro Ivo Corrêa.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O juiz José Antônio Henrique da Silva, da 2ª Vara Criminal de Feira de Santana, será afastado das atividades por 90 dias, por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ele responderá a um processo administrativo disciplinar por violar a Lei Orgânica da Magistratura (Lomam) por causar diversos problemas no Fórum de Feira de Santana. Por receio de delitos, o TJ ainda suspendeu o porte de armas do juiz e vai submetê-lo a um exame de sanidade mental. Segundo a sindicância, ele ameaçava servidores, colaboradores e até vendedores ambulantes. Ele ainda costumava mostrar a arma para intimidar as pessoas. A decisão de afastá-lo foi tomada na quarta-feira (24), em sessão plenária. 

O juiz é acusado de um rosário de infrações disciplinares: problemas com audiências de custódia, assédio moral, porte de armas de fogo em público, desrespeito às determinações da administração do fórum, afronta às instituições públicas, injúrias e grosserias contra o Poder Judiciário, falta de cortesia com colegas, servidores e advogados, e até condução de audiência por Whatsapp. De acordo com a corregedora, a sindicância foi aberta contra o juiz no final de 2018. Desde dezembro, ele tem pedido diversas licenças médicas, tendo voltado a trabalhar há duas semanas. Por conta disso, a sindicância não tinha sido colocada para julgamento antes. 

O advogado João Daniel Jacobina, que defende o magistrado, pediu para que ele não fosse afastado do cargo para não refletir na gestão da Justiça, pois a vara em que o juiz é titular tem 50 réus presos e um acervo de três mil processos. Com o afastamento, um substituto ficaria sobrecarregado com a demanda. Também afirma que o relatório foi entregue em dezembro, e que o julgamento acontece sete meses depois. Diz que, neste tempo, não houve nenhum fato novo contra José Henrique da Silva e também questionou se, de fato, as acusações ocorreram. 

No voto da corregedora, ela relatou que, em novembro, o juiz realizou uma audiência de custódia, iniciando às 12h do dia 28, finalizando às 5h do dia 29. Nesse tempo, afirmou que não havia efetivo da polícia para fazer a segurança e não forneceu nenhuma alimentação aos agentes da portaria e outros colaboradores. Ele foi acusado de presidir uma audiência através do Whatsapp. Ao mesmo tempo que ele presidia uma audiência no foro por meio do seu celular, ele participava de uma reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP). O próprio magistrado admitiu o fato durante a reunião.

Outra acusação versa sobre ele ter falado com frequência que a Vara Criminal de Feira de Santana não funcionava, atacando o diretor do fórum, juiz Antônio Gomes de Oliveira Neto. Ele dizia que, quando se tornasse diretor, “as coisas seriam diferentes”. José Henrique foi acusado de dar ordens aos servidores sem autoridade para isso. O diretor do fórum afirmou que o magistrado determinou a retirada da divisória de madeira que separa a área reservada do salão do júri do auditório, pois, em suas palestras, “precisava andar de um lado para o outro, e a divisória atrapalharia”. Mesmo não tendo autoridade para isso, ordenou a mudança no local. Um policial militar contou que o sindicado disse que “mudaria o comando da PM” quando fosse diretor do fórum. 

Na sindicância, foi dito que o juiz exigia dos agentes de portaria que ficassem até o final das audiências, e que em uma delas a sessão foi encerrada às 4h da manhã. Também exigia que os agentes fiscalizassem o estacionamento e não deixassem carros estacionarem, sendo uma orientação diversa à dada pela direção do fórum. Uma servidora também narrou que José Henrique queria, de qualquer modo, que as duas árvores na frente do fórum fossem retiradas e que fosse proibido o estacionamento de carros entre elas. 

O juiz também foi acusado de praticar assédio moral contra servidores e colaboradores da unidade judicial. Ele sempre ordenava que os agentes não deixassem motoristas estacionarem no perímetro do foro, sob risco de demissão. Segundo o relato, quando deu essa ordem, “o juiz estava armado e manuseava a arma de uma mão para a outra.” Com isso, o servidor se sentiu intimidado, pensando até em abandonar o trabalho. José Henrique também teria obrigado as recepcionistas a recolher todos os bonés das pessoas que adentrassem ao foro. “Quando elas informaram que não tinham como controlar essa questão, foram ameaçadas de demissão”, relatou a corregedora. Ele chegou a expulsar uma senhora que vendia balas e um vendedor de caldo de cana, que ficavam embaixo de uma árvore próxima ao portão de entrada do foro. 

"SINCERICÍDIO"

O juiz também foi acusado de fazer declarações públicas desrespeitosas ao TJ-BA. A um advogado, o sindicado afirmou que o Tribunal de Justiça da Bahia é um “dos piores do país” e que, em outro episódio, ao receber uma carta precatória de outra comarca, ligou para a juíza e perguntou a ela quantos anos tinha de magistratura. Em resposta à magistrada, ele disse: “bem-vinda à bagunça”. A um advogado, afirmou que ganhava R$ 30 mil por mês, que se aposentaria em cinco anos, e chamou todos os juízes baianos de “preguiçosos”, dizendo que não gostam de trabalhar. Já a um defensor público, o juiz teria dito que, no Estado da Bahia, “as coisas são feitas para dar errado” e classificou o TJ como um “faz de conta generalizado”. Em uma reunião do CIPS, com delegados, deputados, gestores municipais, promotores e defensores públicos, o juiz interrompeu a fala do capitão da PM e fez comentários depreciativos ao sistema Judiciário da Bahia. Ao criticar a desativação de comarcas, afirmou que o estado de Sergipe é organizado e pequeno. “Do que adianta ser grande, desorganizado e sem estrutura?”, questionou. Para Lisbete, a postura esperada de um magistrado em reunião com diversos segmentos era de defender “o aparelhamento estatal” e propor medidas para aperfeiçoá-lo. 

FALTA DE URBANIDADE

A corregedora relatou que o juiz criticou professores de Direito, magistrados e advogados durante suas audiências. Em uma delas, ele olhou para o anel de formatura de um colega e disse que “isso era uma idiotice criada pela sociedade” e que, se fosse advogado, “não seria advogado de audiência de ‘custodiazinha’ não”. O advogado se revoltou e disse ao juiz que ele ganhava mais do que o magistrado para fazer aquela audiência. Com isso, José Henrique o expulsou da sala e declarou que a audiência dele seria a última do dia. No extenso voto, a relatora contou ainda que a mãe de um preso estava chorando do lado de fora da audiência com outro juiz. Ele saiu da sala e disse para a mulher calar a boca, “pois ali não era casa de família para ela ficar chorando por causa do bandido”. Ele também expulsou a mulher do fórum. 

JUIZ PARCIAL

Ainda no voto, Lisbete Teixeira narrou que o sindicado, enquanto magistrado de Chorrochó, afastou o prefeito da cidade por contratar dois funcionários mortos. Mas o prefeito voltou ao cargo depois, através de eleição. Quando já não atuava mais na cidade, disse em uma entrevista que, se voltasse para a comarca, “afastaria novamente o prefeito”. Entretanto, dias antes dessa entrevista, procurou o assessor da Presidência do TJ-BA se oferecendo para voltar a atuar em Chorrochó. A corregedora considerou que José Henrique tentou “manipular” sua ida para a cidade para julgar novamente o prefeito. 

RECEIO DE REITERAÇÃO

Para Lisbete Teixeira, o afastamento do cargo é necessário até o julgamento final do processo administrativo disciplina, porque as atitudes do juiz são preocupantes. “Ele sentou num banquinho, na calçada do Foro de Feira de Santana, e assistiu ao rapaz tirar a árvore que ele mandou cortar. Então é uma coisa da gente se preocupar”, declarou. Lisbete também declarou que a esposa do magistrado esteve em seu gabinete e falou dos problemas dele, inclusive que cogitou divórcio. O receio da corregedora é a possibilidade dele voltar a cometer os atos. Ela lembrou que ele já respondeu a outros processos administrativos, e em um deles a ação foi julgada procedente por unanimidade. “Nestes termos, diante do quadro probatório produzido, abrindo probabilidade de reiteração do cometimento de infrações disciplinares graves; e a fim de preservar a instrução processual, a manutenção da ordem administrativa na comarca de Feira de Santana, e a imagem do DCA, eu recomendo que seja proposto o afastamento do magistrado Antônio Henrique das suas funções pelo prazo inicial de 90 dias”, votou. 

O pedido de suspensão do porte de armas do magistrado foi feito pelo desembargador Júlio Travessa, diante das ameaças reiteradas e tentativas de intimidação das pessoas que transitavam no fórum. O desembargador José Rotondano, indignado, afirmou que “não houve um único artigo do Código de Ética, nenhum artigo da Lomam que não tivesse sido violado”, e disse que ele tem “equilíbrio zero”. “Ele precisa se tratar urgentemente. Até pessoas do povo ele ameaçou. Ameaçou até um vendedor de caldo de cana”, reclamou. “Será que o tribunal vai esperar que o magistrado cometa um crime para adotar as providências necessárias?”. Para a desembargadora Ivete Caldas, o comportamento do juiz se amolda à de um “justiceiro” e há uma preocupação com a saúde mental do magistrado. Por isso, ela pediu o exame de sanidade mental para que ele continue no exercício da magistratura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei que estabelece a proibição de blitz por policiais militares e civis à paisana e sem a presença de viaturas que possam identificar a corporação da qual são integrantes.  

De acordo com o parlamentar a Agência AL-BA, a proposta tem como objetivo evitar arbitrariedade e abuso de poder por parte da autoridade policial, bem como impedir os agentes estatais de realizarem abordagens por livre e espontânea vontade, fora dos parâmetros operacionais. 

Fernandes destacou ainda que a proposta não fomenta a impunidade ou facilita a circulação de veículos. “Ao contrário. O intuito da proposição é delinear os parâmetros de segurança e transparência das abordagens aos automóveis nas vias baianas”, justificou.  

Conforme destacou o legislador, a vigência da norma deve proporcionar maior segurança para os policiais, assim como para toda a população. “O cidadão deve ter o direito de saber por quem está sendo abordado, o que lhe permitirá maior segurança, clareza e individualização dos atos. Por outro lado, os policiais também terão maior segurança com a efetivação da medida, sobretudo em um período em que o governo federal tem facilitado o armamento do indivíduo”, concluiu. Pré-título e foto 2 (arquivo), Tvsaj. Matéia, Bahia Noticias. Foto: Divulgação / Agência AL-BA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade se reuniu na tarde desta terça-feira (16) com os comandantes das Polícias Civil, Militar e prepostos da RONDESP para tratar sobre os acontecimentos registrados nos últimos 3 dias em Santo Antônio de Jesus. 
Na reunião, realizada na sede da Secretaria da Fazenda, o Prefeito reforçou o apoio incondicional da gestão municipal as forças de segurança e fez contato por telefone com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, com o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, e com o Tenente Coronel Luziel Andrade, Comandante do Policiamento da Região Leste. 
Entre outras ações estratégicas, ficou definido que a RONDESP atuará com efetivo reforçado até o fim de agosto.  
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE CAATINGA) também vai reforçar o trabalho. A primeira guarnição chega à cidade ainda hoje e a segunda nesta quarta-feira (17). Além disso, o Prefeito irá à Salvador nos próximos dias em busca de mais apoio. O Tenente Coronel César Sá Pacheco e o delegado Dr° Edilson Magalhães agradeceram o empenho do Prefeito. 
*Números da PM reforçam período atípico* 
Durante a reunião, o Capitão PM Maurício enfatizou que Santo Antônio de Jesus vem registrando redução no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI’s) nos últimos 3 anos. No 1º semestre de 2019, houve redução de 20,83% no número de homicídios na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) sob jurisdição do 14º Batalhão. 
Em março, a Secretaria de Segurança Pública divulgou dados que apontavam redução de 50% no número de CLVI’s em relação ao mesmo período de 2018. Em 2018, o município apresentou redução de 12,9% em comparação com o ano anterior. Em 2017 também houve redução de 14,8% em relação a 2016.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Base Comunitária de Segurança (BCS/Vitória da Conquista) fez a entrega de agasalhos e cobertores para moradores do bairro Nova Cidade e região vizinha, neste domingo (7). A iniciativa ocorrida em um dos municípios mais frios da Bahia, teve o apoio de diversos parceiros da BCS e da comunidade, ajudando a tornar o inverno mais quente para centenas de moradores carentes. 

“Essas ações só são possíveis porque a comunidade abraça nossa causa e doa peças de roupas em bom estado de uso para quem não tem. O frio em Conquista é muito rigoroso, então precisamos ajudar quem não tem condições de agasalhar toda a família”, ressaltou a comandante da BCS, capitã Valdomira Conceição. 

A unidade contou com o apoio também da Loja Maçônica, que doou cobertores, e da Igreja Batista Nova Sião, que arrecadou roupas e sapatos para campanha. 

Fotos: Divulgação SSP
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) avaliou que a luta por Justiça e pela liberdade do ex-presidente Lula continua. O recurso que pedia a anulação da condenação em segunda instância, apresentado pela defesa do ex-presidente, foi rejeitada pelo Supremo Tribunal Federal por 3 votos a 2, na terça-feira (25). A medida podia dar liberdade provisória ao líder petista.

"Lula é um preso político e os fatos comprovam isso, como sempre denunciamos. O conluio armado para tirá -lo do processo eleitoral e privá-lo de sua liberdade cidadã e política é exposto ao mundo pelo caso #VazaJato em que o juiz Sérgio Moro mostrou-se parcial e agiu, de forma deliberada, como coordenador da força-tarefa, o que é proibido pela Constituição, para incriminar o ex-presidente. Lula é inocente e a luta por sua liberdade e por Justiça continua! Estamos com Lula e do lado certo da História", afirmou o parlamentar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O 14º Batalhão de Polícia Militar apresentou em coletiva na manhã desta quinta-feira (27) os números da segurança no São João de Santo Antônio de Jesus. Chama atenção a redução no número de furtos e outras ocorrências no circuito e entorno da festa no comparativo com o mesmo período do ano passado. 
Este ano, nos cinco dias de São João, foram registradas apenas 21 ocorrências no circuito, nenhuma delas grave. A redução no número de furtos foi de 92% em comparação com 2018. No entorno da festa, apenas três ocorrências foram registradas no período de 20 a 24 de junho. 
Para o Ten. Cel. César de Sá Pacheco, comandante do 14º Batalhão, o planejamento integrado foi essencial para o sucesso do São João: 
- “É um trabalho conjunto. Cada órgão exerce um papel. A Polícia Militar, Civil, o Município, Ministério Público, todos atuam juntos e isso é de fundamental importância porque a união faz a força.” – Declarou. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado e filho do presidente da República Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), publicou um vídeo nas redes sociais em que uma criança aparece segurando uma arma. A legenda usada por ele ironiza a disponibilidade de escolta policial para os senadores que foram alvos de ataques pelo voto contrário ao decreto que flexibilizou o porte de armas no país (leia aqui). 

"Esse vídeo provavelmente foi gravado nos EUA ou Suíça, Países altamente armados. Ainda Bem que estamos no Brasil e aqui além do desarmamento contamos com a proteção de nossos senadores!", publicou. 

Segundo o Estadão, no vídeo publicado pelo deputado, o rosto do menino não foi borrado e a identidade não foi preservada. O garoto aparecia empunhando um rifle e cantando. Eduardo Bolsonaro apagou o vídeo em seguida. Foto reprodução Twitter. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A jovem Isabela Tibcherani, namorada do ator Rafael Miguel, afirmou, em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que sofria diversas agressões de seu pai, Paulo Cupertino Matias. No último dia 9, Paulo matou a tiros o ator e os pais dele, João Alcisio Miguel, 52, e Miriam Selma Miguel, 50, porque não aceitava o relacionamento do jovem com sua filha.

"Após descobrir o namoro, ele disse que devia ter dado um tiro na minha cabeça e da minha mãe quando eu nasci", disse Isabela, em entrevista exibida ontem (16). A jovem relatou que o pai não queria que ela se relacionasse com ninguém. "Ele já quebrou um prato na minha cabeça, já me chutou no chão, já me jogou em uma cama que quebrou quando eu caí... Várias coisas", desabafou a jovem, que confessou sentir medo do pai. "Quero muito que ele seja pego. Quero me sentir segura", pediu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na entrevista que deu à Record TV, Najila mostra fragilidade, tensão, medo. Sua acusação de estupro a Neymar precisa de provas. E elas não apareceram. Najila Trindade é mulher atormentada.Esta a conclusão da entrevista exclusiva que deu para a Record TV, neste domingo.
Revela que, nestes dez dias que se sucederam ao Boletim de Ocorrência, que lavrou acusando Neymar de estupro e agressão, sua vida virou um pesadelo.

Não está resistindo à pressão por ter lavrado Boletim de Ocorrência acusando Neymar de estupro e agressão.Principalmente porque, até agora, não conseguiu apresentar provas que sustentem as gravíssimas acusações. 
Najila se mostrou fragilizada na entrevista. Desabou diante de tanta pressão
Reprodução/Record TV
"Acreditei na lei. Achei que meu nome iria ficar em sigilo, que seria tudo resolvido pela lei. Eu confiei na lei. Apenas nisso. Jamais imaginei que fosse entrar na internet e estar exposta lá para todo mundo. Nunca imaginei. Até por que isso é um crime.

"Eu me dopei. Tomei remédio. Tomei muito remédio e vivi na base da medicação. Quando acordava, vinham uns flashes das pessoas falando coisas sobre mim, sobre a minha família. E cada vez queria me dopar mais porque está tudo destorcido, está tudo errado. A minha vida virou do avesso. Eu tento gritar, mas ninguém me escuta.

"Não estou nem me sentindo acusada, mas invadida. As pessoas estão invadindo a minha vida, a vida da minha família e não há necessidade disso. Estou me sentindo como... Não consigo nem expressar, não consigo nem achar palavra para isso.



Notícias | postado por: Mascarenhas

Patrocinadora do atacante Neymar e da seleção brasileira, a Nike manifestou preocupação com a recente denúncia feita por uma mulher contra o atleta, que teria estuprado-a em Paris. A acusação foi tema de um comunicado da empresa, que se posicionou a respeito do que foi veiculado na imprensa. "Estamos profundamente preocupados com essas acusações e seguimos acompanhando de perto a situação", posicionou-se a empresa americana por meio de nota.

Segundo o portal UOL Esporte, a postura é a mesma adotada pela Nike em um recente cao de suspeita semelhante envolvendo outro atleta, o português Cristiano Ronaldo. Ele é investigado por um suposto estupro nos Estados Unidos desde o ano passado. Na época, o posicionamento foi tão parecido que envolvia até as mesmas palavras e executivos da Nike informaram estar "profundamente preocupados e continuaremos monitorando de perto a situação".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após ir até à Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou hoje (2) que vai investigar o atacante Neymar por ter divulgado fotos íntimas da mulher que o denunciou por estupro. A jovem aparece nua nas fotografias, expostas pelo jogador em um vídeo postado por ele na noite de ontem (1°), em seu Instagram, para se defender da acusação.  

Nas gravações, Neymar ainda mostrou que possui vídeos íntimos que, de acordo com ele, foram enviados pela mulher que o denunciou. Porém, as imagens não chegam a ser exibidas aos seguidores. A investigação vai ficar a cargo da delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que vai instaurar um inquérito amanhã (3). O jogador será investigado pelo artigo 281-C, do Código Penal, além de ter o telefone celular periciado.

De acordo com o artigo, é proibido "oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia". A pena prevista é de um a cinco anos de prisão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso em flagrante após filmar intimidades de moradores de um condomínio no Cabula, em Salvador, no final da noite deste sábado (1°). Segundo a Polícia, as imagens eram feitas através de um drone. O fato ocorreu na localidade da Alameda Bela Vista. Conforme a Polícia Militar, via G1, o suspeito, ainda não identificado, também tinha gravações de adolescentes. 

O homem foi detido depois que moradores acionaram a PM. Ainda segundo a Polícia, o acusado e os equipamentos foram levados para a Central de Flagrantes, na região do Iguatemi, onde a ocorrência foi registrada. Não há informações se ele permanece preso neste domingo (2). Foto Google Maps. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou a visita do agente aposentado da Polícia Federal Newton Ishii, conhecido popularmente como 'Japonês da Federal'. De acordo com a colunista do jornal O Globo Bela Megale, o ex-policial foi até a cela do presidente por ter livre acesso à superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde trabalhou. Na escada, ele foi orientado a não ir até o líder petista. Ao ser informado sobre a visita, Lula deixou claro que não queria receber Ishii. Após ser avisado, o 'Japonês' deu meia volta e foi embora.

Há três anos, Lula fez uma piada com o nome de Ishii ao ser alvo de uma condução coercitiva, quando abriu a porta de sua casa para a PF. “Cade o japonês?”, perguntou, na ocasião. Na época, o agente não integrava aquela equipe. 

Newton Ishii se aposentou em fevereiro deste ano, aos 62 anos. Com a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014, o agente passou a ser conhecido em todo o Brasil ao lado de empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.Foto reprodução Rede Globo. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) prenderam um homem que mantinha 228 animais silvestres em cativeiro em uma residência no Alto do Tanque, em Periperi, nesta quarta-feira, 29. Além dos animais, o homem também possuía duas armas de fogo.

A PM chegou até o cativeiro após uma denúncia anônima sobre o comércio ilegal de animais silvestres. No local foram encontrados sete canários da terra, um cardeal, três curiós, dois curiatãs, cinco serpentes (jibóia), três teiús, três jabutis, dois coelhos, cinco porquinhos da índia, 200 ratos albinos, além de duas espingardas tipo artesanal.Fotos divulgação PM-BA. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) ganhou a primeira mulher com a patente de tenente-coronel, a integrante da primeira turma de mulheres oficiais da corporação, Fernanda Dantas, de 54 anos. 

A tenente é médica especialista em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública. Hoje se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia. 

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, disse a maior autoridade feminina da corporação. 

Ana Fernanda lembra da época que ingressou na PM-BA e da ausência de referências femininas. “Junto comigo entraram outras mulheres, mas a gente não tinha referência feminina lá dentro. Éramos só nós, iniciando a trajetória da mulher na PM”, disse. A tenente-coronel ainda atribui o número reduzido de mulheres a auto cobrança. “Antes de qualquer pessoa, eu mesmo era quem mais cobrava de mim. Sempre trabalhei com amor e com muito zelo, para que sempre oferecesse o melhor de mim à instituição”, afirmou

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse na tarde desta quarta (15), após sair da prisão e chegar em sua casa, ter aguardado com "serenidade" a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela sua soltura. 

"Duas palavras que eu quero dar. A primeira, vocês se lembram, que eu, neste mesmo local, disse que em obediência à decisão do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, eu me apresentaria à Polícia Federal. Foi o que eu fiz", afirmou. 

"Em segundo lugar, eu disse que aguardaria com toda tranquilidade e com toda serenidade a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que se deu no dia de ontem", completou Temer, ao chegar em sua casa no  bairro de Alto de Pinheiros (zona oeste de SP), pouco depois das 14h.

A ordem de soltura de Temer foi expedida um dia depois de o STJ conceder habeas corpus. Ele deixou o Comando de Policiamento de Choque da PM de São Paulo por volta das 13h30 desta quarta-feira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade reuniu-se nesta terça-feira (14) com o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, em Salvador-BA, para assinar o Termo de Acordo de Cooperação Técnica que celebra a implantação do Sistema de Gestão Compartilhada da PM no Ensino Público Municipal em Santo Antônio de Jesus.

Na parceria, a administração municipal assume custos como adequação da unidade escolar, fardamento padronizado para os estudantes, salários dos policiais-tutores e continua responsável pelo conteúdo pedagógico. Já a PM assume a integração do ensino com a gestão disciplinar e cívica. A unidade escolhida para receber o sistema é o Colégio Municipalizado Maria da Conceição Costa e Silva de Oliveira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O ex-deputado federal Luiz Carlos Bassuma (PTdoB) se defendeu da acusação de que estuprou a filha adotiva de 4 anos. O caso foi divulgado nesta terça-feira, 14, no programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu, no qual a mãe da menina relatou o abuso cometido pelo político.

Na útlima última sexta, 10, o Ministério Público (MP-BA), por meio da promotora de Justiça, Eliana Bloizi, ofereceu denúncia contra o ex-deputado federal. O inquérito foi encaminhado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Por meio de nota, a assessoria do político diz que trata-se de uma "denúncia criminosa" desferida pela ex-esposa. "A denunciante senhora Ayla, inconformada com a separação e num triste gesto de vingança, usa a filha adotiva do ex-casal, provocando mais traumas com essa criminosa e falsa denúncia".

Ainda de acordo com a nota, um processo contra ele sobre abuso sexual da menina já havia sido arquivado em dezembro de 2017. "Luiz Bassuma é um senhor honrado e de conduta ilibada, que está há mais de 500 dias sem ver a filha, porque a denunciante está há 4 meses 'foragida', descumprindo 3 mandados de busca e apreensão emitidos pela 7° Vara de Família".

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã de hoje (14), durante café da manhã com jornalistas, ser favorável à entrada da polícia nas universidades. "Autonomia universitária não é soberania", disse. 

Ele argumentou que, no passado, a regra pode ter feito sentido, mas atualmente é dispensável. A relação entre o ministro e universidades federais se deteriorou nos últimos dias, depois do anúncio do contingenciamento de recursos para o setor e das críticas feitas ao desempenho de cursos de humanas.

É esperada para amanhã (15), uma greve em protesto contra o contingenciamento de recursos do MEC, uma medida que atingiu sobretudo as universidades federais. Hoje, o prédio do MEC amanheceu cercado por homens da Força Nacional. "Temos de estar preparados para evitar qualquer tipo de problema", afirmou o secretário executivo da pasta, Antoni Paulo Vogel.Foto, MArcelo Camargo, Ag. Brasil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apoio: Desde o crime, ocorrido no dia 2 de maio, policiais civis e militares da Bahia e de Goiás, de onde a quadrilha é oriunda, trocam informações. 

Três homens pertencentes à quadrilha responsável pelo ataque a agência do Banco do Brasil de Barreiras, crime ocorrido no dia dois de maio, foram localizados na tarde desta segunda-feira (13), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. As investigações sobre o grupo  tiveram início logo após o crime e culminaram na localização do trio em uma pousada em Ipitanga. Guarnições das Rondas Especiais RMS foram enviadas ao local e, recebidas a tiros, revidaram, atingindo os suspeitos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Torcedores violentos serão impedidos de entrar no Brasil para Copa América 2019. A medida é do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, conforme publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (D.O.U).  

A portaria estabelece instruções relativas à medida de impedimento de ingresso no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como "membro de torcida envolvida com violência em estádios" durante o período da Copa América 2019, a ser aplicada pelos servidores responsáveis pelo controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração. O torneio continental de seleções vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho. 

Os jogos da Copa América vão acontecer em cinco cidades brasileiras, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A Arena Fonte Nova, na capital baiana, vai receber cinco partidas, sendo quatro pela primeira fase e um confronto das quartas de final.Foto, Fábio Pozzebo, Ag. Brasil.Arte, Paulo Vítor, Bahia Notícias.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente apresentou à Justiça no dia 9 de abril um detalhamento de seus gastos mensais e afirmou que paga, em média, R$ 96.766,31 em despesas. Ao rejeitar o desbloqueio de R$ 111 mil reais mensais de aposentadorias e aluguéis do ex-presidente Michel Temer, a juíza da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Caroline Figueiredo, afirmou que os gastos do emedebista representam um "padrão muito acima da média da vida brasileira". A decisão foi tomada nesta quinta-feira (9), mesmo dia em que Temer se apresentou para o cumprimento de sua prisão preventiva, no âmbito da Operação Descontaminação, braço da Lava Jato no Rio.

O ex-presidente apresentou à Justiça no dia 9 de abril um detalhamento de seus gastos mensais e afirmou que paga, em média, R$ 96.766,31 em despesas. Contra ele, recai bloqueio de até R$ 62 milhões que atingiu R$ 8,2 milhões de contas do emedebista. 

Entre os pagamentos, estão R$ 500 com clube, R$ 9 mil com funcionários, R$ 1,5 mil com diarista, R$ 13 mil com cartões de crédito do ex-presidente e sua mulher, Marcela, e outros débitos, que segundo a magistrada, chegam a R$ 51,9 mil. 


Enquete


PodCast