Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | postado por: Mascarenhas

A UNEB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), sediado em Salvador, inscreve, até o próximo dia 1º de julho para seleção de mestrado e doutorado na categoria Aluno Especial 2019.2. 

Estão sendo ofertadas vagas para 18 disciplinas, com carga horária de 45h cada. O candidato pode se inscrever em até duas disciplinas. 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do programa, com preenchimento do formulário on-line: 

https://portal.uneb.br/ppgeduc/selecao-de-aluno-especial-2019-2/ 

A documentação exigida no edital de seleção e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 80 devem ser enviados pelos Correios (via Sedex). 

O resultado final da seleção está previsto para o dia 26 de julho, com divulgação no site e no mural da Secretaria Acadêmica do programa. A matrícula será realizada nos dias 29 e 30 do mesmo mês. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou o III SAJ: Memórias Contadas e Recontadas, no auditório da UNEB, nesta quarta-feira (05). O evento foi prestigiado por estudantes da rede municipal de ensino e contou com a apresentação da fanfarra do Grêmio Educacional Social e Cultural Águias (GESCA). 
Pela manhã, os presentes assistiram a palestras com os seguintes temas: “Empreendedorismo: da ideia à ação” e “A mulher no mercado empreendedor”. À tarde, estudantes puderam saber mais sobre a cidade com a palestra “Fatos Históricos de Santo Antônio de Jesus”.  
Os alunos do CETEP – Centro Técnico de Educação Profissional também participaram do evento, onde apresentaram trabalhos com temas: “Os riscos ambientais e a prevenção da saúde e segurança do trabalhador na feira livre de SAJ” e “A saúde dos feirantes no município de Santo Antônio de Jesus: um estudo sobre infecções microbiológicas por setor de trabalho”.  A primeira edição do evento aconteceu no IFBA – Instituto Federal da Bahia e a segunda no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo domingo (09), acontece o II Encontro Filhos da Senzala, que faz parte do projeto “A Capoeira como arte de gingar as dificuldades”, contemplado pelo Prêmio Grã-Mestre Roque, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.   
O encontro será às 9h, na Praça da Rua Cosme e Damião, organizado pela Associação de Capoeira Filhos da Senzala. Na oportunidade, haverá aulão de capoeira, palestra com vivências de mestres convidados, roda de capoeira, batizado e outros.   
O Prêmio Grã-Mestre Roque foi criado pela atual gestão com objetivo de fomentar a cultura e arte da cidade, valorizando as pratas da casa.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou convênio com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e nos dias 5 e 6 de junho acontecerá a lll Formação do programa ADAB na Escola. O programa teve início em 2017, com formações de Professores do 5º Ano do Segmento Anos Iniciais, Coordenadores, Diretores e alunos das unidades escolares do município.

O objetivo do projeto ADAB NA ESCOLA é a difusão de práticas de prevenção da saúde humana, através de ações defensivas na agricultura e na pecuária. A equipe técnica do órgão fornecerá a capacitação, material didático e acompanhamento técnico para que os professores possam dar continuidade nas salas de aula, juntamente com orientação, visitas pedagógicas com a coordenadora da Secretaria de Educação, Telma Carvalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta terça-feira (04), Dirigentes Municipais de Educação – DME do Território do Recôncavo participaram do I Encontro Territorial Formativo da UNDIME e Conviva em Santo Antônio de Jesus, direcionado para dirigentes municipais e técnicos das secretarias municipais de educação.  
 
O evento, realizado no Hotel Pena Branca, teve a participação de quatorze municípios, e contou também com a presença da diretoria da UNDIME.  De acordo com a Dirigente Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Cínthia Souza, Diretora UNDIME no território, o objetivo do encontro é Tecer a Rede de Colaboração dos Sistemas de Ensino, a fim de fortalecer o Regime de Colaboração, a Identidade Territorial e a Cultura do Encontro no contexto da implementação dos Planos Municipais de Educação-PMEs. 
 
As mesas redondas discutiram ao longo do dia o levantamento das demandas educacionais no território do Recôncavo, construção de uma agenda de atividades e a implementação dos planos de ação para serem aplicados em conjunto por todos os municípios que fazem parte da rede. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na próxima terça-feira (04), Santo Antônio de Jesus sediará o I Encontro Formativo da UNDIME no Território Recôncavo em 2019. O evento é direcionado para os Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação. 
O encontro será realizado no auditório do Hotel Pena Branca, a partir das 9h, com a presença de Zuma Castro, articuladora do Conviva e O Presidente da UNDIME/Bahia. Professor William Panfle. O objetivo é fortalecer a rede de colaboração do território e a identidade territorial e cultural no contexto da implantação dos Planos Municipais de Educação-PMEs. 
Dezenove municípios fazem parte do Território de Identidade: Santo Antônio de Jesus, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Saubara, Varzedo. 
A DME de Santo Antônio de Jesus, Professora Cinthia Souza, faz parte da Diretoria Executiva da UNDIME Bahia e é Dirigente Municipal do Território do Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao menos 100 cidades registram nesta quinta-feira, 30, manifestações em defesa da educação e contra o contingenciamento de 30% do orçamento dos gastos discricionários para a educação proposto pelo ministro da pasta, Abraham Weintraub. As manifestações foram organizadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e contaram com o apoio de centrais sindicais, contrárias à reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

É o segundo ato dos estudantes contra a proposta do governo de Jair Bolsonaro, reiterando as pautas apresentadas no último dia 15 de maio e uma resposta às manifestações a favor das reformas realizadas no domingo, 26.

Até 20h20 desta quinta, ao menos 100 cidades do País registraram atos contra os cortes.

Confira os atos contra os cortes na educação por estados:

Bahia

Em Salvador, lideranças sindicais, políticas, de partidos de esquerda, e suas militâncias, engrossaram a manifestação de estudantes ocorrida na manhã desta quinta-feira, 30, no centro. Além de protestarem contra o corte nas verbas destinadas à educação, eles rechaçavam as reformas do governo federal, principalmente a da Previdência; defendiam "Lula Livre" e "Fora Bolsonaro".

Logo na largada, de cima de um minitrio, líderes do protesto pediam vaias para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e aplausos para os sindicatos presentes ao evento. De acordo com o comando do movimento, mais de 30 mil pessoas participaram do ato, que começou por volta das 10h e terminou por volta das 12h30. No manifesto do dia 15 de maio foi estimada a participação de mais de 50 mil pessoas.

A presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), Raquel Nery, tentou minimizar a presença das Centrais sindicais no movimento, dizendo não haver uma relação direta entre a pauta dos estudantes e a dos sindicatos. "O protesto foi organizado pelos estudantes e é deles o protagonismo. As demais entidades apoiam o movimento. Não podemos dar a esse 30 de maio a cor das centrais sindicais", destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por da Secretaria de Educação, realiza, nesta quarta-feira (29), a culminância do projeto realizado no primeiro trimestre com o tema “Letramento Literário: Um convite para novas descobertas”. Cujo objetivo foi desenvolver atividades prazerosas, fomentando o prazer pela leitura nos alunos, propiciando o contato com diversos gêneros textuais.

Este evento acontecerá no auditório da Biblioteca da UFRB, às 8h, e contará com apresentações teatrais, recital de poesia, coreografias, que serão apresentadas pelos alunos das unidades escolares do segmento Fundamental - anos iniciais, sob a coordenação de Rosiane Santiago e Reisania Karla.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, e a Facemp estão celebrando um termo de cooperação técnica para Conservação e Manutenção Patrimonial do Centro Cultural. 
O investimento é de R$ 35 mil (trinta e cinco mil reais) e os trabalhos que já começaram serão concluídos em noventa dias. Não houve necessidade de fechar totalmente o Centro para execução dos serviços. A ação acontece por meio do Programa Parceiro Legal, com aval da Procuradoria Geral do Município. 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como forma de valorizar a carreira do magistério público estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, publicou neste sábado (18), no Diário Oficial (D.O), a progressão nos graus da carreira de 22.763 educadores da rede estadual de ensino. Com o mesmo objetivo também foi publicada, no Diário Oficial, a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de 754 educadores, sendo 731 professores e de 23 coordenadores pedagógicos. 
Ao todo, de 2015 a 2019, já foram concedidos pelo Estado mais de 100 mil benefícios, como gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, promoção nos graus e progressão funcional por avanço vertical na carreira do magistério público estadual dos Ensino Fundamental e Médio.  
A progressão da carreira contempla os 22.763 professores e coordenadores pedagógicos que concluíram o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, ofertado na modalidade à distância no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a promoção no grau da carreira do magistério, os educadores tiveram um ganho real de 14% no vencimento básico, divididos entre os anos de 2018 e 2019, sendo que 6% da promoção foram antecipados pela inscrição do modulo II, em setembro de 2018. O investimento total do Estado com a medida gira em torno de R$ 348 milhões. 
Sobre o curso  

As aulas do curso online, também conhecido como CATE 3, foram realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitou aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O curso teve a carga horária integral de 120 horas e foi constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro teve três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados; TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração; e Avaliação do Módulo. O segundo módulo também teve três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e Avaliação do Módulo.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Essa foi a segunda turma formada pela instituição que já totaliza 33 novos profissionais.A emoção tomou conta do auditório do IFBA, campus Santo Antônio de Jesus, neste sábado, 11, com a certificação dos novos Tradutores e Intérpretes de Libras. Durante a cerimônia percebia-se um sentimento coletivo de agradecimento, por parte dos formandos e seus familiares. Por ser o único gratuito no Estado da Bahia, o curso ofertado pelo IFBA em Santo antônio de Jesus, nas duas turmas teve a participação de pessoas de municípios relativamente distantes como Itabuna e São Francisco do Conde.

 

A formanda Márcia Damasceno lembra a importância de um instituto federal para a  sociedade, "Ser tradutora e interprete e libras só foi possível porque uma pessoa sonhou e acreditou que poderia fazer a diferença, também o Instituto Federal da Bahia campus de Santo Antonio de Jesus abraçou esse sonho e demonstrou seu comprometimento com a educação e inclusão. Hoje, em meio a tantas crises e cortes o IFBA SAJ  certifica intérpretes  dos municípios de  Amargosa, Cruz das Almas, Nazaré, Santo Antonio de Jesus  e Valença, e prova que  com esforço e dedicação a educação nunca será um desperdício e sim a porta para um país mais justo".

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Camaçari deve funcionar somente até junho. A  diretora pró-tempore da instituição, Elisa Casaes, disse ao site Bahia no Ar que o motivo para isso é que o IFBA não terá como manter as contas em dia após junho.

“Considerando que a gente já tem, sem a supervisão de aplicação desse bloqueio, quatro meses de execução orçamentária de janeiro a abril, esse novo limite de 38% é em torno de R$379.251 mil e a gente tem uma despesa mensal de R$ 180 mil, a gente conclui que o campus só honrará suas despesas até junho deste ano”, disse Casaes.Foto reprodução Google Maps. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, colocou a culpa nos governos anteriores pelo corte de orçamento na área, que atinge R$ 7,4 bilhões neste ano. Weintraub disse que o atual governo não pode ser responsabilizado pelo cenário atual da educação.

"A evolução que a educação teve nos últimos anos no Brasil não tem nada a ver com o atual governo. Porque não foi evolução, foi involução", disse. "Nós não somos responsáveis pelo contingenciamento atual, o orçamento atual foi feito pelo governo eleito de Dilma Rousseff e [Michel] Temer, que era vice. Não somos responsáveis pelo desastre da educação, não votamos neles."

A área econômica determinou um contingenciamento geral de R$ 30 bilhões. A divisão por cada área foi decidida pelo ministério da Economia. Só nas universidades federais, o corte foi de R$ 2 bilhões, o que representa 30% dos recursos discricionários.

O clima piorou nessa relação depois que o ministro indicou em entrevista que haveria cortes em instituições específicas por questões ideológicas, o que ele classificou como balbúrdia.Foto Rodrigo Pozzebom, Ag.Brasil. Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã de hoje (14), durante café da manhã com jornalistas, ser favorável à entrada da polícia nas universidades. "Autonomia universitária não é soberania", disse. 

Ele argumentou que, no passado, a regra pode ter feito sentido, mas atualmente é dispensável. A relação entre o ministro e universidades federais se deteriorou nos últimos dias, depois do anúncio do contingenciamento de recursos para o setor e das críticas feitas ao desempenho de cursos de humanas.

É esperada para amanhã (15), uma greve em protesto contra o contingenciamento de recursos do MEC, uma medida que atingiu sobretudo as universidades federais. Hoje, o prédio do MEC amanheceu cercado por homens da Força Nacional. "Temos de estar preparados para evitar qualquer tipo de problema", afirmou o secretário executivo da pasta, Antoni Paulo Vogel.Foto, MArcelo Camargo, Ag. Brasil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agentes de trânsito, conselheiros tutelares, caminhoneiros e políticos eleitos não vão precisar comprovar 'efetiva necessidade' para transportar armas fora de casa.Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desenvolvido no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, em Brejões, o projeto “Conhecendo a Bahia” leva os estudantes para conhecer de perto aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais de diversas cidades do território baiano. Nesse final de semana, o destino foi Lençóis, onde eles percorreram os pontos turísticos da Chapada Diamantina com o objetivo de valorizar o patrimônio da região. Nessa que foi a 50ª viagem realizada ao longo dos últimos oito anos, os alunos visitaram locais como Centro Histórico e Mirante de Lençóis, Ribeirão do Meio, Serrano, Salão de Areia, Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha, Poço Halley, Rio Mucugezinho, Pedra do Pato e Poço do Diabo.

O professor de História e Filosofia, João Tosta Neto, que acompanhou os estudantes do 3º ano, destaca que a atividade reflete diretamente no aprendizado dos estudantes. “Cada viagem oportuniza que o aluno conheça outros lugares da Bahia em uma aula de campo que proporciona conhecimento e intercâmbio cultual e humano. Ao final de cada aventura rumo ao conhecimento, eles produzem um relatório no qual descrevem suas percepções sobre os pontos observados”, explicou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vereador de Salvador, Edvaldo Brito (PSD) criticou nesta quarta-feira (1°) os cortes no ensino superior anunciados pelo Ministério de Educação (MEC). Ao todo, 30% do orçamento das universidades federais foram contingenciados. O impacto chegará a ser de R$ 31 milhões na Universidade Federal da Bahia (Ufba).  

“Apesar da difícil situação econômica do Brasil, vejo com reservas cortes de verbas para a educação, que deve ser prioridade. Portanto, em vez de corte, os recursos para a escola pública devem ser ampliados”, declarou Edvaldo Britto.  

O edil defendeu que, em um país com tantas carências e desigualdades, toda política de inclusão é bem vinda. “As universidades públicas são uma das principais portas de transformação, de ascensão social. Eu sou um exemplo de superação através da educação, pois, filho de uma lavadeira e de um pedreiro, não poderia me dar ao luxo de pagar para estudar”, contou.  Foto divulgação. Bahia Noticias

“A Universidade Federal da Bahia é o meu maior e melhor exemplo, a casa amada onde comecei em 1954 como empregado de um professor, depois estudante, professor e hoje emérito em plena atividade, ensinando no doutorado. Acredito que o ensino público, em qualquer nível e com qualidade, deve ser ampliado para promover a inclusão social e o desenvolvimento do país”, completou o vereador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A equipe pedagógica e disciplinar do CPM Salinas (Centro Educacional Perminio de Souza Ferreira), realizou ontem, dia 29 de abril, uma visita técnica ao CPM Lobato-Salvador. Essa ação tem como objetivo fortalecer o pedagógico tendo em vista o desenvolvimento da educação municipal, cujos aspectos subsidiarão uma aprendizagem mais efetiva. Certamente os alunos passarão a incutir papéis protagonistas que favorecerão resultados futuros progredindo nos estudos e consequentemente para um futuro melhor em nossa cidade. 

Att.,
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério da Educação promoveu um contingenciamento de R$ 230 milhões em verbas destinadas a universidades federais no fim de abril, após Abraham Weintraub assumir a pasta. Embora os cortes atinjam várias unidades, três delas foram mais afetadas: a Federal da Bahia (Ufba), a de Brasília (UnB) e a Federal Fluminense (UFF), que tiveram 30% das dotações orçamentárias bloqueadas.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Weintraub afirmou que os cortes nas três instituições se devem ao fato de elas estarem com baixo desempenho acadêmico e promoverem "balbúrdia" em seus campi. O valor restrito na UFBA, na UnB e na UFF corresponde a mais da metade do contingenciamento imposto a todas as universidades.

Segundo o ministro, universidades têm permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse. Para ele, a presença de "sem-terra" e "gente pelada" nas instituições é um exemplo de balbúrdia. Em nota enviada à coluna Painel, da Folha, o MEC afirmou que os bloqueios não atingem o Programa de Assistência Estudantil.

Em 2018, a UFF foi palco de um polêmico "ato contra o fascismo", enquanto a UnB recebeu, recentemente, debates com Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL).Foto, Rafael Carbalho, Casa Civil. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo o ministro, o objetivo não é 'criar um clima de caça às bruxas'
Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, filmar professores em sala de aula é um direito dos alunos. Ele disse que ainda irá analisar o conteúdo dos vídeos compartilhados nas redes sociais neste domingo, 28, pelo presidente Jair Bolsonaro e por seu filho, Carlos, para saber se alguma irregularidade foi cometida pelos educadores.

"Não incentivo ninguém a filmar uma conversa na rua, mas elas têm direito de filmar. Isso é liberdade individual de cada um. Vou olhar os casos com calma. Não faremos nada de supetão", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo, lembrando que, como professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sempre deixou que seus alunos gravassem as aulas e fotografassem a lousa.  
Segundo o ministro, o objetivo não é "criar um clima de caça às bruxas" e os professores devem ficar tranquilos, pois "o direito de todos será preservado". Ele afirmou, porém, que podem ser necessárias medidas para "melhorar o ambiente escolar" nos casos relatados.

"Pelo que me foi descrito, o dinheiro do contribuinte não estava sendo gasto da melhor forma. Se eu tivesse pagando por uma aula dessas, eu me sentiria lesado. Agora, vamos olhar com calma e analisar dentro da lei o que pode ser feito, respeitando professores, alunos e pagadores de impostos", disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A produção acadêmica não será mais exigida pelo Ministério da Educação na seleção de professores de pós-graduação na modalidade de ensino à distância.  
No lugar disso, será examinada a produção intelectual dos professores, ou seja, ter livros publicados — o que é algo bem mais subjetivo do que critérios técnicos estabelecidos pelas universidades. A mudança na regra foi publicada na última sexta-feira (26) no Diário Oficial.Foto Sérgio Lima, Poder 360. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de hoje - 25 de abril, na Câmara Municipal dos Vereadores a Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação - PME, quanto a consonância com o Plano Nacional de Educação - PNE. 
O evento, contou com a participação de profissionais da educação, representantes dos legislativo, secretários municipais e demais pessoas interessadas no assunto.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Aconteceu na tarde de ontem (24), no Centro Educacional Permínio de Souza Ferreira, uma reunião com os pais dos alunos, para discutir a implantação do Vetor Disciplinar – Colégio da Polícia Militar. O novo Sistema de Ensino desta Unidade Escolar tem como objetivo possibilitar aos nossos jovens uma melhoria no seu desempenho escolar, através de um ambiente ainda mais organizado, saudável, civilizado e benéfico. Estavam presentes na reunião a Secretária de Educação do Município – Professora Mara, o Secretário de Infraestrutura – Cláudio Oliveira, o Diretor Disciplinar Capitão Augusto (PM), o Coordenador Disciplinar SubTen. Rogério (PM), o Diretor Pedagógico Dilton Rosário, a Coordenadora Pedagógica Aline Pedreira, além dos outros militares que serão tutores disciplinares, vice-diretores, professores e demais funcionários da Escola.

JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega na próxima terça-feira (30), às 10h, mais uma escola completamente reformada. 

Desta vez, a unidade requalificada é a Escola Ademário Francisco dos Santos, localizada na comunidade de Mina do Sapé, na zona rural. Esta será a 22ª unidade escolar reformada e entregue a comunidade em pouco mais de dois anos de gestão. A requalificação das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) começaram nesta terça-feira (23). Os interessados em uma das 11.505 vagas devem se cadastrar até 2 de maio, exclusivamente pelo Portal da Educação. A lista dos contemplados pelo programa será divulgada no dia 10 de maio, no Portal da Educação.As aulas devem começar no dia 27 de maio e seguem até o mês de dezembro. O cursinho pré-vestibular é voltado para os seguintes estudantes:

Matriculados no 3º ano do ensino médio estadual ou municipal ou modalidades correspondentes;Matriculados, em 2019, no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede estadual ou municipal;Aqueles que terminaram o ensino médio nas redes estadual ou municipal de ensino da Bahia;

"O objetivo é preparar o estudante da rede para o Enem, para o vestibular. É a oportunidade para aquele estudante que quer se preparar", disse a coordenadora do programa, Patrícia Machado.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um município, local e turno que deseja cursar, assim como preencher o formulário de inscrição. A seleção será feita a partir das notas de português e matemática informadas pelos candidatos no ato da inscrição.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As escolas da Rede Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus tiveram uma semana especial em celebração à Páscoa. Com atividades lúdicas, dinâmicas, dramatizações e contações de histórias, os estudantes aprenderam um pouco sobre o significado da data e alguns valores que devem ser partilhados ao longo de todo o ano. Confira algumas fotos: 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, promoveu nesta segunda-feira (15) o I Encontro de Mobilização Intersetorial de Implantação da Busca Ativa Escolar. A atividade reuniu representantes de diversos órgãos como UFRB, Defensoria Pública, Ronda Escolar (14º Batalhão de Polícia Militar), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Núcleo Regional de Educação 21. 
- “A Busca Ativa Escolar é uma plataforma ampla, de fácil acesso e que será um importante aliado para que a Secretaria de Educação e os parceiros aqui reunidos possam conhecer as causas que levam a evasão escolar em nosso município e pensem em políticas e ações para combatê-las.” – Afirmou a Secretária Cinthia Souza. 
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. 
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Cinthia Souza, participou do XVIII Fórum Estadual da UNDIME – Bahia, que aconteceu em Salvador nos dias 10, 11 e 12 de abril, com o tema "Gestão Municipal – Política de Currículo – Formação de Professores e o desafio de dizer não à padronização".  
Na oportunidade, a secretária, que também faz parte da Diretoria Executiva da UNDIME, destacou questões relacionadas a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a responsabilidade da secretaria implementar políticas educacionais à rede municipal de ensino.  
“Um encontro realmente muito importante, que nos trouxe informações significativas. Foi um trabalho muito produtivo, acredito que essa discussão e agenda serão estendidas e continuadas, levando grandes benefícios para a educação de Santo Antônio de Jesus e outros municípios”, ressaltou a secretária Cinthia Souza. 
Além de eleger a diretoria executiva para o biênio 2019-2021, o encontro da UNDIME também teve o objetivo de debater os novos rumos da Educação da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação está promovendo mais um Curso de Capacitação, dessa vez, para Gestores Escolares. O 2° encontro do curso foi realizado no último sábado (13), na UNEB – Campus V, onde foram discutidas questões relacionadas a Organização e Gestão da Escola: Planejamento e Avaliação.

O objetivo da capacitação é introduzir novos mecanismos para acompanhar as definições e execuções das políticas públicas dentro da escola. Segundo a Secretária de Educação, Cinthia Souza, a gestão participativa se inicia no fortalecimento da escola pública, através dos gestores escolares.

- “Essa capacitação tem extrema importância, uma vez que o prefeito incentiva a gestão participativa, que desenvolve confiança entre os diversos segmentos da escola. Munir os gestores escolares municipais de novas ferramentas e fundamental nesse processo.”, afirmou a secretária.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Temas importantes para a prática do Direito como direitos humanos, processo penal, medicina legal e teorias da interpretação, da argumentação e da decisão judicial, serão destaque em cursos livres oferecidos pela Faculdade Baiana de Direito. As aulas terão início a partir do final de abril e se estendem até o início de junho e têm o objetivo de atualizar estudantes e profissionais da área quanto a estas discussões.

Com carga horária de 32 horas distribuídas entre oito sessões, as aulas serão ministradas por profissionais conceituados em suas respectivas áreas de atuação como o promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) Saulo Mattos, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA) Antonio Sá da Silva e o pesquisador de direitos humanos na Organização das Nações Unidas (ONU), Waldemar Oliveira Filho.

Além deles, a médica-perita legal no Departamento de Polícia Técnica do Instituto Nina Rodrigues e assistente técnica de perícias no MP-BA, Rita Benigno, vai ministrar um dos cursos, fornecendo um conhecimento interdisciplinar necessário aos interessados em Medicina Legal. As aulas têm início no dia 26 de abril, mas cada curso tem sua própria programação, datas e horários. Confira no site daFaculdade Baiana de Direito para saber mais informações sobre os cursos livres.divulgação, Matéria, Tribuna da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após reformar e entregar 21 unidades escolares, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus divulgou um vídeo na tarde desta terça-feira (2) onde mostra detalhes das reformas e destaca outras conquistas na área da Educação, como forma de celebrar a marca alcançada. As reformas das escolas municipais são uma ação do Programa Acelera SAJ. Confira o vídeo:  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo publicou nesta sexta-feira (29), em edição extraordinária do "Diário Oficial da União", o decreto de programação orçamentária com o detalhamento do bloqueio de mais de R$ 29 bilhões em gastos no Orçamento de 2019.

O bloqueio é um congelamento de uma parcela das verbas do Orçamento Federal com o objetivo de tentar cumprir a meta de déficit primário (despesas maiores do que receitas, sem contar juros da dívida pública) de até R$ 139 bilhões para este ano. Para desbloquear esses recursos até o fim do ano, o governo depende do ingresso de receitas adicionais.

Em valores absolutos, de acordo com o decreto, as áreas que sofreram maior bloqueio foram Educação (R$ 5,83 bilhões) e Defesa (R$ 5,1 bilhões). As emendas parlamentares (recursos que deputados e senadores indicam para investimento em obras e serviços nos estados e municípios) sofreram bloqueio de R$ 2,95 bilhões.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após celebrar na última semana a marca de 20 escolas reformadas, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus já prepara a entrega da 21ª unidade escolar. Agora será a vez da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, localizada na Urbis II (próximo ao CSU). A reinauguração acontece nesta quinta-feira (28), às 15h, com a presença de estudantes, pais e professores. A reforma das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

De acordo com pesquisa da Catho Educação, profissionais de vários níveis hierárquicos apresentam ganhos consideráveis após investirem em cursos de pós-graduação. Em diferentes níveis de trabalho, a dedicação aos cursos de especialização e pós-graduação dão um retorno mais que satisfatório. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Catho Educação com a colaboração de mais de dois milhões de entrevistados em 25 mil empresas brasileiras, o aumento salarial de pessoas que investem em cursos de pós-graduação, como especialização e MBA, pode chegar até 118%.

Segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial, profissionais que atuam em cargos de coordenação, por exemplo, podem aumentar seus salários em 53,7%, se realizarem um curso de pós-graduação, e em 47,4%, se fizerem mestrado ou doutorado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ano letivo dos alunos matriculados nas escolas Alcebíades José Rodrigues e Clarisse Dias de Castro, será iniciado na terça-feira, 2 de abril. Em fase final de obras, as duas unidades escolares estão quase prontas para receber os estudantes. Segundo o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, os serviços serão concluídos nos próximos dias, e mesmo iniciando as aulas com atraso, não há prejuízo para os alunos, uma vez que a Secretaria de Educação já está montando um calendário de reposição, garantindo o cumprimento do conteúdo programático.
      “A nova escola e a reforma do Clarice eram necessárias para atender quase 650 alunos em um ambiente adequado para a aprendizagem. Falta pouco para que estudantes, professores e comunidade passem a contar com escolas mais seguras e modernas”, afirmou o prefeito. A escola Alcebíades José Rodrigues, localizada na região do Morro, terá seis salas de aulas equipadas, área administrativa, banheiros, refeitório, copa e cozinha e banheiros adequados para receber a mais de 300 alunos. Algumas áreas serão entregues em uma segunda fase, a exemplo da área de convivência e quadra esportiva.
      Já o Colégio Clarice Dias de Castro, instalado na região do Muzunzê, que está passando por reforma estrutural, recebe a alunos 300 alunos da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Após a reforma de todas as áreas,, a unidade aguarda a liberação da licitação para a compra dos aparelhos de ar condicionado. “Para não comprometer o calendário, daremos início as aulas sem climatização nas salas. Mas em breve os aparelhos chegarão e a escola vai funcionar no mesmo padrão das demais unidades de Castro Alves”, afirmou o gestor.Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio celebrou nesta quinta-feira (21) a marca de 20 unidades escolares reformadas e entregues em pouco mais de dois anos de gestão. O número foi alcançado com a entrega da Escola Florentino Firmino de Almeida, localizada na Av. ACM e reuniu estudantes, pais e professores.

A unidade foi beneficiada com construção de sala multifuncional, mais uma sala para o Mais Educação, banheiro para pessoas com deficiência, novo passeio interno com implantação de rampas de acessibilidade e piso antiderrapante, construção do almoxarifado, reforma do depósito de alimentos, recuperação do portão e grades, reforma da cozinha e banheiros, revitalização do jardim, revitalização do telhado, melhorias na área de serviço e lavanderia, revisão hidráulica e elétrica, pintura geral, novos quadros.

Emocionando com a conquista, o Prefeito Rogério Andrade, destacou em sua fala que além das reformas físicas, a Prefeitura também vem realizando outros investimentos na Educação.

- “Ampliamos o número de vagas em creche, aumentamos as linhas de transporte escolar para transportar 8 mil estudantes diariamente, implantamos o fardamento gratuito, melhoramos a qualidade da merenda e hoje compramos 35% direto da agricultura familiar, acima do que a legislação determina, investimos na capacitação dos professores com uma agenda permanente de cursos promovidos pela Secretaria e agora estamos entregando a 20ª escola completamente reformada. Tudo isso porque acreditamos que a Educação pode transformar a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso país. Vamos seguir com esse compromisso” – Afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, o evento "Acolher para Viver", protagonizado pelo Projeto Escolas Culturais, numa iniciativa do governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Educação e de Cultura e apoio do Instituto de Ação Social pela Música. Em Santo Antonio de Jesus o evento contou com apoio do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Fátima Carvalho, Ailton Santos e Joelma,  respectivamente, coordenadora do evento, presidente do CMDCA e diretora do Colégio Estadual. marcaram presenças Dra. Danúbia (Promotora de Justiça da Criança e Adolescência), Dra. Raquel (Procuradora do Ministério Público do Trabalho), Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, em S.A.Jesus), Arlete (Defensoria Pública); coordenadoras de CRAS Geralda (Nazaré Assis), Claudia (Quilombola), Analícia (Cidadania) e Eliene (comunidade); Márcio (ProArt), Viviane (Criar/PETI).

Também presentes, alunos do Colégio, Elza e Júnior Kereto (Conselho Tutelar); Edmundo Pontes (Sec. Saúde), Cabo PM Lídia Lobo (1o. BPM), Profa. Alessandra Veiga (Lions); Valdirene Barreto e Edna Vilas Boas (Secretaria de Educação); Patrícia D´Ávila (Coordenadora do NTE) e Joilza Renalty (Conselho de Cultura); Jailton Brito (Presidente Federação de Boxe da Bahia); Jailson Grilo (Secretaria de Educação e Esportes de S.M. Matas), Kélen Cristina (Presidente do Colegiado do Colégio Estadual), Luis Argolo (professor e mestre de cerimônia do evento). 

As atividades, coordenadas por Fátima Carvalho,Coordenadora Cultural do Projeto Escolas Culturais, (na foto ao lado do professor Luis Argolo)  tiveram apoio do CMDCA, sob a coordenação de seu atual presidente (Ailton Santos), num evento voltado para o fortalecimento  e divulgação da rede de proteção social no município, assim como também o objetivo de realizar diagnóstico sobre o conhecimento da comunidade, quanto à função de cada instituição dessa rede. 

AUTOMUTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO SEXUAL e TRABALHO INFANTIL

AUTOMUTILAÇÃO

Os trabalhos versaram sobre essas temáticas, com a seguinte programação: Acolhimento, café da manhã para os convidados e música; Abertura com a coordenadora cultural Fátima Carvalho e Joelma, Diretora do Colégio Estadual, tendo por mediador o professor o professor Luis Argolo. Logo em seguida, apresentação do Grupo de Teatro La Barraca, com o esquete tendo por tema "Automutilação", em que um jovem externou experiência nesse sentido. Dando continuidade, diálogo aberto das autoridades convidadas com o público presente. 

Dra. Danúbia (promotora pública da criança e adolescência). Em sua fala, discorreu sobre a importância da rede. Elencou situações que vivencia, no exercício de sua profissão. Enfatizou a importância da atuação do Conselho Tutelar, nesse processo, junto às demais instituições. Enfatizou que, na maioria dos casos, a própria família precisa de ajuda. A automutilação, na sua concepção, passa a ser uma doença. 

Edmundo Pontes (psicólogo, Sec. de Saúde), asseverou que pé preciso compreender o adolescente  que vem passando por problema dessa magnitude. É preciso efetuar acolhimentos, diagnósticos e, em seguida, procedimentos cabíveis. O jovem, no seu entender, na maioria das vezes, não sabe lidar com determinadas angústias, recorrendo ao sacrifício perante o próprio corpo. Roer as unhas, arrancar cabelo, pode estar associado  à automutilação. 

Júnior Kereto, Conselheiro Tutelar, pontuou que o primeiro sinal de que o jovem está procurando esse tipo de fuga, é o silêncio. Várias situações q eu chegam ao Conselho Tutelar após análises, são encaminhadas aos setores competentes para adoção de medidas emergenciais. O Conselho que tem sido um instrumento importante nesse processo inicial de teia que caracteriza problemas nessa esfera.  Ângela (psicóloga junto ao CRAS Nazaré Assis), discorreu sobre toda essa problemática, defendendo o ponto de vista de que não se deve subestimar a dor do outro. 

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Em seguida, nova apresentação  do Grupo de Teatro La Barraca com o esquete sobre "Exploração Sexual", em que uma jovem narrou experiência nessa esfera. Tema por demais discutido em diversas oficinas, seminários. mas que continua requerendo  participação intensa não apenas dos eixos governamentais mas, principalmente, por parte de pais e educadores. Dando prosseguimento, diálogo aberto. 

Fechando, com chave de ouro, o Grupo de Teatro La Barraca trouxe à baila a última apresentação, versando sobre "Trabalho Infantil  e na Adolescência", para, em seguida, a realização do último diálogo aberto. Um evento de extrema importância não apenas para conhecimento, por parte da população mas, também para maior entrosamento da rede de apoio nessa luta hercúlea contra as situações constantes nesses eixos temáticos. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Dra. Danúbia, promotora, tecendo considerações sobre essa temática, asseverou que 95% dos casos de abusos sexuais acontece no próprio lar, através de pais, padastros, tios e irmãos. Estupros em ruas, são raros. A maioria dos casos envolve familiares. O agressor, na tentativa de se auto-proteger, geralmente desfere ameaças como: -Vou largar sua mãe; - Vou fazer o mesmo com sua irmã; - Denuncie que vou lhe matar...!.

A promotora defende que a justiça precisa de informações para a adoção de procedimentos punitivos. Não basta prender. A rede precisa fazer seu papel de acolhimento. O disque 100 é um instrumento importante nesse processo. Assim como a  família e a comunidade, a escola precisa denunciar para que investigações sejam desencadeadas e, à luz da materialização, medidas sejam aplicadas.  Cruzar os braços diante de situações dessa magnitude é, de certa forma, demonstração de conformismo e, por extensão, alimentação da impunidade. 

Arlete, assistente social junto à Defensoria Pública, destacou que essa entidade oferece assistência jurídica gratuita e que deve ser sempre acionada para que providências sejam tomadas. Após encaminhamento ao Conselho Tutelar e CREAS, as vítimas podem acionar a defensoria. A instituição está preparada para atender q todos que estejam passando por situações de abusos sexuais. 

De parabéns, portanto, o governo do Estado, o CMDCA, Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e todas as entidades acima elencadas por trazerem à tona uma discussão ampla e de interesse de toda sociedade. Sentida a ausência de vereadores que, indubitavelmente, deveriam particpar de discussões dessa magnitude, de maneira que, na elaboração de leis, possam contemplar situações que emnizem casos comos os que foram tratados. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas pertinentes. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, em assembleia realizada na manhã de hoje (21), em Salvador, entrar em estado de greve. A Associação dos Docentes da universidade (Aduneb) também aprovou a paralisação das atividades acadêmicas amanhã.

Em nota, foi explicado que “a partir de agora, a categoria fica a um passo da deflagração da greve por tempo indeterminado” e que “a decisão é necessária devido às constantes medidas do governo Rui Costa, que têm prejudicado os docentes e as universidades públicas estaduais da Bahia”.

Na tarde de hoje, os docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) farão assembleia para decidir a mesma pauta. Já a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), está em estado de greve desde o dia 13 deste mês. Do Metro1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Grupo Projetos de Leitura que desenvolve projetos de incentivo à leitura em escolas, hospitais, grupos de terceira idade, praças, ônibus, metrôs, aeroportos e praças disponibiliza, gratuitamente, no site www.projetosdeleitura.com.br, em arquivo digital, todos os livros que são utilizados em suas ações. 

Com distribuição gratuita de mais de um milhão de livros impressos, inclusive em braile, o Grupo Projetos de Leitura que atua em todo o país com atividades que visam incentivar a leitura, atendendo à solicitação de professores e leitores, libera em pdf os livro infantis, juvenis e adultos utilizados nos projetos. Os interessados devem entrar no site e, no lado esquerdo, clicar em “Baixar Livros Grátis” para fazer o download.


Enquete


PodCast