Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, promoveu nesta segunda-feira (15) o I Encontro de Mobilização Intersetorial de Implantação da Busca Ativa Escolar. A atividade reuniu representantes de diversos órgãos como UFRB, Defensoria Pública, Ronda Escolar (14º Batalhão de Polícia Militar), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Núcleo Regional de Educação 21. 
- “A Busca Ativa Escolar é uma plataforma ampla, de fácil acesso e que será um importante aliado para que a Secretaria de Educação e os parceiros aqui reunidos possam conhecer as causas que levam a evasão escolar em nosso município e pensem em políticas e ações para combatê-las.” – Afirmou a Secretária Cinthia Souza. 
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. 
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Cinthia Souza, participou do XVIII Fórum Estadual da UNDIME – Bahia, que aconteceu em Salvador nos dias 10, 11 e 12 de abril, com o tema "Gestão Municipal – Política de Currículo – Formação de Professores e o desafio de dizer não à padronização".  
Na oportunidade, a secretária, que também faz parte da Diretoria Executiva da UNDIME, destacou questões relacionadas a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a responsabilidade da secretaria implementar políticas educacionais à rede municipal de ensino.  
“Um encontro realmente muito importante, que nos trouxe informações significativas. Foi um trabalho muito produtivo, acredito que essa discussão e agenda serão estendidas e continuadas, levando grandes benefícios para a educação de Santo Antônio de Jesus e outros municípios”, ressaltou a secretária Cinthia Souza. 
Além de eleger a diretoria executiva para o biênio 2019-2021, o encontro da UNDIME também teve o objetivo de debater os novos rumos da Educação da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação está promovendo mais um Curso de Capacitação, dessa vez, para Gestores Escolares. O 2° encontro do curso foi realizado no último sábado (13), na UNEB – Campus V, onde foram discutidas questões relacionadas a Organização e Gestão da Escola: Planejamento e Avaliação.

O objetivo da capacitação é introduzir novos mecanismos para acompanhar as definições e execuções das políticas públicas dentro da escola. Segundo a Secretária de Educação, Cinthia Souza, a gestão participativa se inicia no fortalecimento da escola pública, através dos gestores escolares.

- “Essa capacitação tem extrema importância, uma vez que o prefeito incentiva a gestão participativa, que desenvolve confiança entre os diversos segmentos da escola. Munir os gestores escolares municipais de novas ferramentas e fundamental nesse processo.”, afirmou a secretária.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Temas importantes para a prática do Direito como direitos humanos, processo penal, medicina legal e teorias da interpretação, da argumentação e da decisão judicial, serão destaque em cursos livres oferecidos pela Faculdade Baiana de Direito. As aulas terão início a partir do final de abril e se estendem até o início de junho e têm o objetivo de atualizar estudantes e profissionais da área quanto a estas discussões.

Com carga horária de 32 horas distribuídas entre oito sessões, as aulas serão ministradas por profissionais conceituados em suas respectivas áreas de atuação como o promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) Saulo Mattos, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA) Antonio Sá da Silva e o pesquisador de direitos humanos na Organização das Nações Unidas (ONU), Waldemar Oliveira Filho.

Além deles, a médica-perita legal no Departamento de Polícia Técnica do Instituto Nina Rodrigues e assistente técnica de perícias no MP-BA, Rita Benigno, vai ministrar um dos cursos, fornecendo um conhecimento interdisciplinar necessário aos interessados em Medicina Legal. As aulas têm início no dia 26 de abril, mas cada curso tem sua própria programação, datas e horários. Confira no site daFaculdade Baiana de Direito para saber mais informações sobre os cursos livres.divulgação, Matéria, Tribuna da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após reformar e entregar 21 unidades escolares, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus divulgou um vídeo na tarde desta terça-feira (2) onde mostra detalhes das reformas e destaca outras conquistas na área da Educação, como forma de celebrar a marca alcançada. As reformas das escolas municipais são uma ação do Programa Acelera SAJ. Confira o vídeo:  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo publicou nesta sexta-feira (29), em edição extraordinária do "Diário Oficial da União", o decreto de programação orçamentária com o detalhamento do bloqueio de mais de R$ 29 bilhões em gastos no Orçamento de 2019.

O bloqueio é um congelamento de uma parcela das verbas do Orçamento Federal com o objetivo de tentar cumprir a meta de déficit primário (despesas maiores do que receitas, sem contar juros da dívida pública) de até R$ 139 bilhões para este ano. Para desbloquear esses recursos até o fim do ano, o governo depende do ingresso de receitas adicionais.

Em valores absolutos, de acordo com o decreto, as áreas que sofreram maior bloqueio foram Educação (R$ 5,83 bilhões) e Defesa (R$ 5,1 bilhões). As emendas parlamentares (recursos que deputados e senadores indicam para investimento em obras e serviços nos estados e municípios) sofreram bloqueio de R$ 2,95 bilhões.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após celebrar na última semana a marca de 20 escolas reformadas, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus já prepara a entrega da 21ª unidade escolar. Agora será a vez da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, localizada na Urbis II (próximo ao CSU). A reinauguração acontece nesta quinta-feira (28), às 15h, com a presença de estudantes, pais e professores. A reforma das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

De acordo com pesquisa da Catho Educação, profissionais de vários níveis hierárquicos apresentam ganhos consideráveis após investirem em cursos de pós-graduação. Em diferentes níveis de trabalho, a dedicação aos cursos de especialização e pós-graduação dão um retorno mais que satisfatório. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Catho Educação com a colaboração de mais de dois milhões de entrevistados em 25 mil empresas brasileiras, o aumento salarial de pessoas que investem em cursos de pós-graduação, como especialização e MBA, pode chegar até 118%.

Segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial, profissionais que atuam em cargos de coordenação, por exemplo, podem aumentar seus salários em 53,7%, se realizarem um curso de pós-graduação, e em 47,4%, se fizerem mestrado ou doutorado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ano letivo dos alunos matriculados nas escolas Alcebíades José Rodrigues e Clarisse Dias de Castro, será iniciado na terça-feira, 2 de abril. Em fase final de obras, as duas unidades escolares estão quase prontas para receber os estudantes. Segundo o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, os serviços serão concluídos nos próximos dias, e mesmo iniciando as aulas com atraso, não há prejuízo para os alunos, uma vez que a Secretaria de Educação já está montando um calendário de reposição, garantindo o cumprimento do conteúdo programático.
      “A nova escola e a reforma do Clarice eram necessárias para atender quase 650 alunos em um ambiente adequado para a aprendizagem. Falta pouco para que estudantes, professores e comunidade passem a contar com escolas mais seguras e modernas”, afirmou o prefeito. A escola Alcebíades José Rodrigues, localizada na região do Morro, terá seis salas de aulas equipadas, área administrativa, banheiros, refeitório, copa e cozinha e banheiros adequados para receber a mais de 300 alunos. Algumas áreas serão entregues em uma segunda fase, a exemplo da área de convivência e quadra esportiva.
      Já o Colégio Clarice Dias de Castro, instalado na região do Muzunzê, que está passando por reforma estrutural, recebe a alunos 300 alunos da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Após a reforma de todas as áreas,, a unidade aguarda a liberação da licitação para a compra dos aparelhos de ar condicionado. “Para não comprometer o calendário, daremos início as aulas sem climatização nas salas. Mas em breve os aparelhos chegarão e a escola vai funcionar no mesmo padrão das demais unidades de Castro Alves”, afirmou o gestor.Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio celebrou nesta quinta-feira (21) a marca de 20 unidades escolares reformadas e entregues em pouco mais de dois anos de gestão. O número foi alcançado com a entrega da Escola Florentino Firmino de Almeida, localizada na Av. ACM e reuniu estudantes, pais e professores.

A unidade foi beneficiada com construção de sala multifuncional, mais uma sala para o Mais Educação, banheiro para pessoas com deficiência, novo passeio interno com implantação de rampas de acessibilidade e piso antiderrapante, construção do almoxarifado, reforma do depósito de alimentos, recuperação do portão e grades, reforma da cozinha e banheiros, revitalização do jardim, revitalização do telhado, melhorias na área de serviço e lavanderia, revisão hidráulica e elétrica, pintura geral, novos quadros.

Emocionando com a conquista, o Prefeito Rogério Andrade, destacou em sua fala que além das reformas físicas, a Prefeitura também vem realizando outros investimentos na Educação.

- “Ampliamos o número de vagas em creche, aumentamos as linhas de transporte escolar para transportar 8 mil estudantes diariamente, implantamos o fardamento gratuito, melhoramos a qualidade da merenda e hoje compramos 35% direto da agricultura familiar, acima do que a legislação determina, investimos na capacitação dos professores com uma agenda permanente de cursos promovidos pela Secretaria e agora estamos entregando a 20ª escola completamente reformada. Tudo isso porque acreditamos que a Educação pode transformar a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso país. Vamos seguir com esse compromisso” – Afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, o evento "Acolher para Viver", protagonizado pelo Projeto Escolas Culturais, numa iniciativa do governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Educação e de Cultura e apoio do Instituto de Ação Social pela Música. Em Santo Antonio de Jesus o evento contou com apoio do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Fátima Carvalho, Ailton Santos e Joelma,  respectivamente, coordenadora do evento, presidente do CMDCA e diretora do Colégio Estadual. marcaram presenças Dra. Danúbia (Promotora de Justiça da Criança e Adolescência), Dra. Raquel (Procuradora do Ministério Público do Trabalho), Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, em S.A.Jesus), Arlete (Defensoria Pública); coordenadoras de CRAS Geralda (Nazaré Assis), Claudia (Quilombola), Analícia (Cidadania) e Eliene (comunidade); Márcio (ProArt), Viviane (Criar/PETI).

Também presentes, alunos do Colégio, Elza e Júnior Kereto (Conselho Tutelar); Edmundo Pontes (Sec. Saúde), Cabo PM Lídia Lobo (1o. BPM), Profa. Alessandra Veiga (Lions); Valdirene Barreto e Edna Vilas Boas (Secretaria de Educação); Patrícia D´Ávila (Coordenadora do NTE) e Joilza Renalty (Conselho de Cultura); Jailton Brito (Presidente Federação de Boxe da Bahia); Jailson Grilo (Secretaria de Educação e Esportes de S.M. Matas), Kélen Cristina (Presidente do Colegiado do Colégio Estadual), Luis Argolo (professor e mestre de cerimônia do evento). 

As atividades, coordenadas por Fátima Carvalho,Coordenadora Cultural do Projeto Escolas Culturais, (na foto ao lado do professor Luis Argolo)  tiveram apoio do CMDCA, sob a coordenação de seu atual presidente (Ailton Santos), num evento voltado para o fortalecimento  e divulgação da rede de proteção social no município, assim como também o objetivo de realizar diagnóstico sobre o conhecimento da comunidade, quanto à função de cada instituição dessa rede. 

AUTOMUTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO SEXUAL e TRABALHO INFANTIL

AUTOMUTILAÇÃO

Os trabalhos versaram sobre essas temáticas, com a seguinte programação: Acolhimento, café da manhã para os convidados e música; Abertura com a coordenadora cultural Fátima Carvalho e Joelma, Diretora do Colégio Estadual, tendo por mediador o professor o professor Luis Argolo. Logo em seguida, apresentação do Grupo de Teatro La Barraca, com o esquete tendo por tema "Automutilação", em que um jovem externou experiência nesse sentido. Dando continuidade, diálogo aberto das autoridades convidadas com o público presente. 

Dra. Danúbia (promotora pública da criança e adolescência). Em sua fala, discorreu sobre a importância da rede. Elencou situações que vivencia, no exercício de sua profissão. Enfatizou a importância da atuação do Conselho Tutelar, nesse processo, junto às demais instituições. Enfatizou que, na maioria dos casos, a própria família precisa de ajuda. A automutilação, na sua concepção, passa a ser uma doença. 

Edmundo Pontes (psicólogo, Sec. de Saúde), asseverou que pé preciso compreender o adolescente  que vem passando por problema dessa magnitude. É preciso efetuar acolhimentos, diagnósticos e, em seguida, procedimentos cabíveis. O jovem, no seu entender, na maioria das vezes, não sabe lidar com determinadas angústias, recorrendo ao sacrifício perante o próprio corpo. Roer as unhas, arrancar cabelo, pode estar associado  à automutilação. 

Júnior Kereto, Conselheiro Tutelar, pontuou que o primeiro sinal de que o jovem está procurando esse tipo de fuga, é o silêncio. Várias situações q eu chegam ao Conselho Tutelar após análises, são encaminhadas aos setores competentes para adoção de medidas emergenciais. O Conselho que tem sido um instrumento importante nesse processo inicial de teia que caracteriza problemas nessa esfera.  Ângela (psicóloga junto ao CRAS Nazaré Assis), discorreu sobre toda essa problemática, defendendo o ponto de vista de que não se deve subestimar a dor do outro. 

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Em seguida, nova apresentação  do Grupo de Teatro La Barraca com o esquete sobre "Exploração Sexual", em que uma jovem narrou experiência nessa esfera. Tema por demais discutido em diversas oficinas, seminários. mas que continua requerendo  participação intensa não apenas dos eixos governamentais mas, principalmente, por parte de pais e educadores. Dando prosseguimento, diálogo aberto. 

Fechando, com chave de ouro, o Grupo de Teatro La Barraca trouxe à baila a última apresentação, versando sobre "Trabalho Infantil  e na Adolescência", para, em seguida, a realização do último diálogo aberto. Um evento de extrema importância não apenas para conhecimento, por parte da população mas, também para maior entrosamento da rede de apoio nessa luta hercúlea contra as situações constantes nesses eixos temáticos. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Dra. Danúbia, promotora, tecendo considerações sobre essa temática, asseverou que 95% dos casos de abusos sexuais acontece no próprio lar, através de pais, padastros, tios e irmãos. Estupros em ruas, são raros. A maioria dos casos envolve familiares. O agressor, na tentativa de se auto-proteger, geralmente desfere ameaças como: -Vou largar sua mãe; - Vou fazer o mesmo com sua irmã; - Denuncie que vou lhe matar...!.

A promotora defende que a justiça precisa de informações para a adoção de procedimentos punitivos. Não basta prender. A rede precisa fazer seu papel de acolhimento. O disque 100 é um instrumento importante nesse processo. Assim como a  família e a comunidade, a escola precisa denunciar para que investigações sejam desencadeadas e, à luz da materialização, medidas sejam aplicadas.  Cruzar os braços diante de situações dessa magnitude é, de certa forma, demonstração de conformismo e, por extensão, alimentação da impunidade. 

Arlete, assistente social junto à Defensoria Pública, destacou que essa entidade oferece assistência jurídica gratuita e que deve ser sempre acionada para que providências sejam tomadas. Após encaminhamento ao Conselho Tutelar e CREAS, as vítimas podem acionar a defensoria. A instituição está preparada para atender q todos que estejam passando por situações de abusos sexuais. 

De parabéns, portanto, o governo do Estado, o CMDCA, Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e todas as entidades acima elencadas por trazerem à tona uma discussão ampla e de interesse de toda sociedade. Sentida a ausência de vereadores que, indubitavelmente, deveriam particpar de discussões dessa magnitude, de maneira que, na elaboração de leis, possam contemplar situações que emnizem casos comos os que foram tratados. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas pertinentes. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, em assembleia realizada na manhã de hoje (21), em Salvador, entrar em estado de greve. A Associação dos Docentes da universidade (Aduneb) também aprovou a paralisação das atividades acadêmicas amanhã.

Em nota, foi explicado que “a partir de agora, a categoria fica a um passo da deflagração da greve por tempo indeterminado” e que “a decisão é necessária devido às constantes medidas do governo Rui Costa, que têm prejudicado os docentes e as universidades públicas estaduais da Bahia”.

Na tarde de hoje, os docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) farão assembleia para decidir a mesma pauta. Já a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), está em estado de greve desde o dia 13 deste mês. Do Metro1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Grupo Projetos de Leitura que desenvolve projetos de incentivo à leitura em escolas, hospitais, grupos de terceira idade, praças, ônibus, metrôs, aeroportos e praças disponibiliza, gratuitamente, no site www.projetosdeleitura.com.br, em arquivo digital, todos os livros que são utilizados em suas ações. 

Com distribuição gratuita de mais de um milhão de livros impressos, inclusive em braile, o Grupo Projetos de Leitura que atua em todo o país com atividades que visam incentivar a leitura, atendendo à solicitação de professores e leitores, libera em pdf os livro infantis, juvenis e adultos utilizados nos projetos. Os interessados devem entrar no site e, no lado esquerdo, clicar em “Baixar Livros Grátis” para fazer o download.

Notícias | postado por: Mascarenhas

20 escolas completamente reformadas em pouco mais de dois anos de gestão. A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realiza nesta quinta-feira (21), às 15h, a entrega da Escola Municipal Florentino Firmino de Almeida, chegando assim ao número de 20 escolas reformadas. 
Para o Prefeito Rogério Andrade, a conquista é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da Educação no município: 
- “Melhorar a qualidade das nossas escolas é uma prioridade. O estudante precisa ter satisfação de estar na escola. O professor merece trabalhar num local confortável, um ambiente digno. As reformas, somadas a outras ações como: melhoria do transporte escolar, da merenda, distribuição de fardamento, aquisição de equipamentos e mobiliários, são fundamentais para levar a nossa Educação ao lugar que ela merece. Nossa cidade já está colhendo os frutos desse trabalho e vai colher ainda mais nos próximos anos.” – Afirma. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realiza na próxima quarta-feira (20), às 15h, a entrega da Escola Municipal Madre Maria Goretti Nery. Localizada na Praça Silvestre Evangelista, na Salgadeira, a escola que é uma das mais antigas da cidade é a 19ª a ser reformada e entregue pela atual gestão. A reforma das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, informa que as matrículas para o Cursinho do Povo 2019 começaram nesta segunda-feira (18) e vão até o dia 29 de março.

Os interessados deverão comparecer na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência. Todo processo é gratuito e voltado para jovens e adultos que estudam ou estudaram na rede pública de ensino.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Maragojipe, situado no recôncavo baiano, tem no seu relevo e nas curvas que delineiam o Rio Paraguaçu, os elementos que, por si só suscitam poesias que se enriquecem com as histórias que cercam sua gente. Um dos municípios mais importantes da Bahia, desde a época do Brasil-Colônia e que tem seu nome inserido na historicidade do Estado, no que concerne à luta pela independência. 

Não poderíamos falar de Maragojipe sem fazerrmos, também, uma referência a todo um legado cultural que emerge do seio da população e que se posterga ao longo do tempo: o carnaval de máscaras que faz parte de fantasias e que gera emprego e renda aos artesãos, contribuindo para a atração de milhares de turistas de diversos rincões do país e, até do exterior. A exemplo do que aconteceu recentemete, com apoio da Secretaria de Cultura, sob a égide de seu titular, Chiquinho, na gestão municipal Vera da Saúde.

EUFORIA GERADA PELA CONTRUÇÃO DO ESTALEIRO DE PARAGUAÇU

A construção do Estaleiro de Paraguaçu, na Enseada de São Roque, gerou milhares de empregos, seja para munícipes de Maragojipe, seja para operários de outros municípios. Por conta de todo um trabalho desenvolvido em torno da construção do Estaleiro de Paraguaçu, diversos segmentos da sociedade, seja na sede do município, seja em São Roque e Salinas da Margarida (município vizinho) efetuaram investimentos na certeza de que houvesse retorno financeiro. Nessa perspectiva, construção de hoteis e pousadas (equipados), bem como investimentos em estabelecimentos comerciais. A perspectiva,portanto, era, de fato, animadora. 

SEQUELAS DEIXADAS PELA LAVAJATO

Com a deflagação da Operação Lava Jato e o envolvimento de empreteiras, as obras foram paralizadas em 2013, gerando demissões em massa e, com isso, proporcionando prejuízos incalculáveis àqueles que tanto investiram, à luz da expectativa acerca desse grande empreendimento. Toda uma estrutura e plataformas abandonados acabou ensejando todo um prejuízo aos investidores da esfera privada, a exemplo de posto de gasolina, etc. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO RETORNO DO CARTÓRIO ELEITORAL E OBRAS NO ESTALEIRO

Realizada, recentemente, por iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luizinho, com participação de entidades como Prefeitura Municipal, Ministério Público, Judiciário, polícias militar e civil, OAB, associações, etc, uma audiência pública que teve por escopo esforço conjunto para que esses intentos sejam materializados. Reflexo dessa mobilização, já foi anunciado o reinicio das obras e posterior entrada em funcionamento de todo o complexo do estaleiro.

Foi de vital importância a participação da Prefeitura e Câmara de Vereadores para que as obras sejam reiniciadas. A proposição da redução da alíquota do ISS à Câmara, por parte do Estaleiro, foi aceita e com isso, as coisas ficaram facilitadas. O Estaleiro terá condições de participar de novos contratos com maior capacidade de negociação e, com isso, estar em condições de gerar mais emprego e renda. 

ESTRADAS DE ACESSO

A atual administração municpal de Maragojipe, em que pese todo esse retrocesso causado pela paralização do Estaleiro, não ficou de "braços cruzados". Longe disso. Na certeza de que com as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade (seja de São Félix a Maragojipe, seja de Maragojipe à BA-001-Nazaré) contribuiriam para essa sinalização, a atual administração lutou e conseguiu revitalização junto ao governador Rui Costa. Paralelo à redução da alíquota do ISS, todas as condições estão sendo oferecidas para que o Estaleiro volte a operar de forma satisfatória.  

INFRAESTRUTURA: ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE, DESPORTO

Em que pese todo um colapso geraldo com a paralização das obras do estaleiro, Maragojipe não poderia parar para lamentações. Ao contrário, a atual gestão, sob o comando de Vera da Saúde, com apoio dos deputados João Bacelar "Jonga" (federal)  e Alan Castro (estadual), detentores em Maragojipe, na última eleição, dos melhores desempenhos deles nas urnas, nos municípos em que foram votados, tem dado passos significativos para melhorias na educação, saúde, desporto.

Escolas padão FNDE totalmente equipadas, entregues nas comunidades de Campinas (Guapira) e Capanema (Gauí), além de outras unidades escolares revitalizadas, com ampliações e equipamentos novos, kits escolarares para todos alunos (a exemplo da que foi entregue recentemente em São Roque do Paraguaçu, bem próximo ao Esteleiro), bem como quadras poliesportivas, importantes para que jovens, após as aulas, possam estar trabalhando condicionamento físico e, por extensão, ficarem distantes de eventuais descaminhos. 

Postos de saúde totalmente equipados com aparelhos odontológicos, medicamentos, veículos novos (ambulâncias, etc) e atendimento de excelência por parte dos profissionais envolvidos. Município que, logo logo  receberá o Hospital (em plena construção) para atender à demanda reinante. Como não bastasse, dispêndios vêm sendo feitos com o encaminhamento de pacientes para a Policlínica em Santo Antonio de Jesus.

CHAMA ATENÇÃO

Chama bastante a atenção o fato de a atual gestão efetuar grandes construções em locais que, aparentemente, não detém  densidade populacional, a exemplo de Guapira e  Capanema.Mas, em torno o entorno, centenas de alunos migram para essas unidades, conduzidos por ônibus escolares conservadíssimos, por estradas, inclusive as vicinais, em perfeita trafegabilidade. Esse olhar construtivista da atual gestão deveria ser copiado por milhares de municípios de  todo o país.A formação de mão de obra é uma necessidade. 

Mas o que vislumbramos, diante disso tudo? A preocupação da administração municipal em cuidar da formação de jovens que, logo logo, estarão no mercado de trabalho. Quadras poliesportivas entregues na Guapira e Piedade, na zona rural, atendem não apenas os jovens esportistas, mas à toda comunidade, também, para realização de eventos religiosos, culturais, etc. A atual gestão, no momento em que investe, também e de forma maciça na zona rural, está, com isso, fazendo com que produtores sejam fixados em suas propriedades, evitando, assim o êxodo rural e, por consequência, formação de bolsões em bairros periféricos da cidade.

Além dos esforços desenvolvidos pela prefeita Vera da Saúde (foto), tem sido de vital importância o apoio dos vereadores, seja na participação de audiências públicas, seja nas postulações junto ao governo do Estado e em outras instâncias do governo federal para que a economia local seja aquecida. Importante, também, apoio da OAB, polícias militar e civil, maçonaria, sindicatos associações e a população como um todo, no momento em que apoia seus representantes. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.  A medida gerará "uma significativa economia com papel e impressão", de acordo com o Inep. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual. 

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Economia

As medidas que serão adotadas no Enem fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. O Programa recorre a um modelo de tutoria, no qual consultores externos atuam em conjunto com as equipes internas. 

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada. "Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep”, diz o presidente da autarquia, Marcus Vinicius Rodrigues, em nota divulgada pelo Inep. 

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com objetivo melhorar cada vez mais o diálogo com os profissionais da rede estadual de Educação, o governador Rui Costa se reuniu, nesta sexta-feira (8), com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 22 escolas do Núcleo Territorial de Educação de Itaberaba.  

Este foi o quarto encontro realizado pela Secretaria da Educação com a presença do governador para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. "Já nos reunimos com profissionais dos núcleos de Alagoinhas, Jacobina e Seabra. Ao todo, estão previstos 27 encontros desse tipo com profissionais de diversas partes do Estado. O objetivo é melhorar esse diálogo e aproximar a secretaria cada vez mais das escolas”, explicou o Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Fotos: Paula Fróes/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Maragojipe, sob o comando de Vera da Saúde, procede entrega, na tarde/noite desse sábado, da Escola Getúlio Vargas, padrão FNDE, no distrito de Guaí, Capanema.Uma demonstração cabal de que a atual gestão não para. Um exemplo que dever ser seguido por muitas cidades da Bahia e, por que não, do Brasil. Abaixo, fotos da Escola, no mesmo molde, entregue em setembro/2018, na comunidade de Campinas/Guapira. 

 

ALÉM DA ESCOLA, FORAM ENTREGUES UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E QUADRA POLIESPORTIVA

Como não bastade, na oportunidade, a atual gestora procedeu entrega de uma Unidade Básica de Saúde, totalmente equipada, com recursos oriundos de emnedas canalizadas pelo deputado federal João Bacelar "Jonga" e, naturalmente, com contrapartida do município. Assim como também entregou uma quadra poliesportiva de altíssimo nível, de maneira que a comunidade possa desenvolver práticas relacionadas ao desporto, assim como realizar  eventos culturais, religiosos, etc.

E o que também chama a atenção é que a atual administração construiu esses três equipamentos numa comunidade rural em que não há concentração de unidades residenciais mas que, espacialmente, congrega muitos moradores. Uma demonstração insofismável de que o objetivo é realizar uma gestão plural, contemplando sede, comunidades rurais e periféricas. 

DE PARABÉNS A EQUIPE VENCEDORA

Uma equipe que conta com nomes como Marli Medina (Educação), Rozameire Santana (Saúde), Chiquinho, Enea Rangel (Reparação Racial e Mulher), Jiomar Mendes (Governo), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura), Átila Brandão (Administração), Adilton Ferreira (Planejamento), Clerisvaldo (Agricultura e Pesca), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Átila Passos (Fazenda), Milena Cruz (Administração), Ana Paula (Desenvolvimento Social) Maria das Graças (Controladoria) e todo pessoal de segundo e terceiros escalões é, convenhamos, vencedora. Não poderíamos de destacar, também, o meritóri trabalho que realiza Rafael (Ascom), ao lado de toda equipe, para que as ações tenham mairo celeridade. 

Particularmente, com relação à edcucação, parabéns à Secretária Marli Medina pelo trabalho desenvolvido. A atual gestão não se destaca, apenas, em Maragojipe. Longe disso...,em toda região, graças à competência e comprometimento com a população. Um trabalho que não teria tanto sucesso se não tivesse uma equipe unida. Destaque, também, a todos os vereadores (inclusive da oposição) que, com suas críticas, fazem com que eventuais problemas venham à tona em busca de soluções emergenciais. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Em que pese o fato de não poder comparecer, por conta de compromisso previamente firmado, divulgaremos informações sobre a inauguração desse sábado, 16, nessa comunidade. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar o ano letivo, tendo como tema “Inovação e Contemporaneidade na Educação”, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, realizará, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019. Professores, gestores e coordenadores discutirão ações de melhoria no aprendizado e avaliação de conteúdos.

A abertura será no Ginásio de Esportes, às 7h, dia 18. No dia 19, às 8h, teremos o Planejamento Coletivo, acontecendo em três locais: Escola Comendador Temístocles, com todos os professores da Pré-Escola; no Colégio Jorge Guerra, com todos os professores do Fundamental I; no Colégio Virgildásio Sena, com todos os professores do Fundamental II e EJA; e das 13h às 17h, com todos os professores, em suas respectivas unidades de ensino. No dia 20, segue o planejamento em todas as unidades de ensino, pela manhã e à tarde.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, entregou ontem, dia 11, a Creche Municipal Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves, localizada na Av. Lourenço Marinho – Centro, que irá atender 60 crianças do entorno.
A unidade conta com quatro salas de aula, banheiros masculinos e feminino e para deficientes, cozinha completa, lavanderia, sala de diretor, entre outras instalações. A nova creche também conta com pátio coberto, área com playground. 
Durante o evento de inauguração, que contou com a presença das autoridades municipais, servidores, alunos e comunidade. A bandas FAMIS e BAMEN fizeram uma apresentação musical para a comunidade, que juntamente com o prefeito visitara a nova creche.
O nome dado a creche é uma homenagem a Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves (Emanoel como era conhecido por todos), que deu valiosa contribuição para a comunidade salinense na educação de jovens e adultos através da música, sendo ele, pioneiro na formação da FAMSAM.  
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 08, no auditório do Laboratório Fernando Queiroz, centro, em Santo Antonio de Jesus, a abertura do Congresso de Atualização do Colégio Novo Espaço e, desde já, o corpo docente dessa instituição contou com a brilhante palestra proferida pelo Doutor e professor Luiz Queiroz que, graças à sua performance, os participantes manifestaram-se de forma efusiva. 

O Congresso de Atualização Docente do Colégio Novo Espaço, teve o Doutor e professor Luiz Queiroz no primeiro dia,  arrancando aplausos e muita emoção dos professores, colaboradores da educação e convidados.
Dr Luiz Alberto Cravo Pinto de Queiroz é doutor em medicina e saúde humana, mestre em gastroenterologia, médico, professor da Escola Baiana de medicina e da Universidade Salvador ( UNIFACS), formado em Psicoterapia, acupuntura  e medicina tradicional chinesa.
Com muita descontração e propriedade sobre o tema " Poder Contemporâneo ", Dr Luiz arrancou aplausos de todos os presentes, emocionando a todos com exemplos de professores que transformaram  histórias tristes em carreiras de sucesso.
Ao final de sua excelente participação no Seminário,  Dr Luiz e a professora Norma, tiveram um momento surpreendente ao ouvirem o áudio enviado a uma rádio local, onde Dr Luiz agradece a sua amiga e professora Norma e enaltece o tempo em que teve a oportunidade de ser seu aluno, nesse momento, muita  emoção tomou conta do auditório do Laboratório Fernando Queiroz, após uma noite de muito aprendizado e mudanças de paradigmas através de uma palestra memorável.
O primeiro dia de Seminário, teve uma linda apresentação musical com a presença de Otacílio Lima, renomado músico da Banda Skema Livre com apoio de ex-alunas do Colégio Novo Espaço, emocionando a todos com canções edificantes para a alma. 

O Seminário eve continuidade, em seu segundo dia, nessa manhã de sábado (09) na Faculdade Pitágoras no município, com a presença da palestrante Sibélia Fernandes ós-graduada em Gestão de Instituições Educacionais, MBA em gestão de marketing, pedagoga e atualmente consultora Educacional da Rede Pitágoras. 

O Colégio Novo Espaço, dirigido por Norma Assis, professora renomada que há 30 anos idealizou e criou o CNE, todos os anos busca dentro e fora do país, conhecimento para que seus professores e colaboradores, tenham ferramentas para aplicar uma educação de qualidade e sempre atualizada, em recente viagem a Finlândia país exemplo na educação mundial, Norma trouxe na bagagem para o Brasil, conceitos educacionais inovadores.

Em sua passagem pela Secretaria de Educação na gestão do Dr Euvaldo Rosa, trouxe  conquistas auferidas para os profissionais de ensino, dentre elas, valorização profissional, e melhorias no sistema educacional no município, conseguiu realizar os melhores congressos educacionais no norte/nordeste, com participações de renomados educadores do sul do país, a exemplo de Vasco Moretto, José Luiz Tejón, Celso Vasconcelos, Teler Reis e outros a exemplo do Astronauta brasileiro Marcos Pontes,  hoje Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Jair Bolsonaro. Graças a esse meritório trabalho, é considerada como a detentora de melhor performance a frente da pasta da Secretaria Municipal de Educação,  nesses últimos 21 anos, em S.A.JESUS. Informações, Màrcius Pirôpo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Por ANTONIO MASCARENHAS

Os municípios de todo o país realizam, nesse mêsde fevereiro, as já tradicionais jornadas pedagógicas, protagonizadas pelas Secretarias de Educação. Oportunidade em que os profissionais de ensino ficam a par das premissas estabelecidas, por parte das gestões, para mais um ano de ativiadades escolares, sempre em busca de melhores resultados. E em Salinas da Margarida não é diferente.  Mais que isso, demonstra intenção de realizar um trabalho em busca de melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais de ensino. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Wilson Pedreira e Joselito Pereira, prefeito e vice, respectivamente,  e Mara (Secretária de Educação), marcaram presenças os secretários municipais Robson Marcelo (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), Memezinho (Administração), Arlindo (Comércio e Indústria), Patrícia (finanças), Antonio (Meio Ambiente); vereadores  Terrinha e Roger, professores e diretores de escolas, representants da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, reepresentativdiade Salinas), bem como outras personalidades do município.

TEMÁTICA

Coube a Edileide Castro (Mestre em Psicologia Multifocal, Psicanalista Clínica, Especialista em Docência Superior, Pedagoga, Professional e Self Coach, Líder Coach, Analista Comportamental, Analista 360, Practitioner em PNL e Escritora), ministrar a palestra “BNCC: Competências socioemocionais e suas implicações no fazer pedagógico”, a palestra foi ministrada por Edileide Castro  que trouxe com dinamismo um rico conhecimento para o corpo docente. A jornada pedagógica este ano tem como tema: “A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, gestão escolar e o fazer pedagógico”.

Nesse contexto, dentre as premissas a serem seguidas, a prerrogativa de que pessoas que possam formar e qual sociedade se pretende construir, associado ao compromisso com a educação integral com o objetivo de formar e desenvolver cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
A Jornada Pedagógica 2019, acontece 07 e 08 de fevereiro, e mostra o compromisso do Governo Municipal de Salinas da Margarida com a qualidade do ensino do nosso município.

NOVO DESAFIO

Sob a égide da atual titular da pasta, professora Mara que, diga-se de passagem, a convite do prefeito Wilson Pedreira, deixou a presidência da Câmara para assumir, não apenas mais um desafio em sua trajetória política e educacional, mas, também, contribuir para a  melhoria da qualidade de ensino em Salinas da Margarida, a administração esboça intenção de dar uma nova guinada na educação no município e tudo isso passa por melhores condições de trabalho aos profissionais de ensino. 

PREFEITO NÃO CONTÉM ENTUSIASMO E DIZ QUE IRÁ DISPUTAR 5o. MANDATO EM 2020

Empolgado diante da participação maciça dos profissionais de ensino em seu município, na abertura da Jornada Pedagógica 2019 e à luz do que considerou "provocações" por parte de uma minoria oposicionista, o prefeito Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, "torpedeou-a" citando ações que, na sua opinião, foram danosas ao município. Discorreu sobre a situação em que encontrou as escolas, segundo ele, "sucateadas".. Diante dos profissinais de ensino que lotaram o local do evetno, o prefeito não teve como segurar o ímpeto de, desde já, anunciar seu nome em busca do 5o. mandato a frente do município.  Ele que está na sua 4a. gestão junto ao executivo. 

Mostrando indignação com relação à gestão anterior, o chefe do executivo municipal pediu que sejam esquecidas as diferenças políticas para que seja propiciada uma educação qualificada às crianças.  

RELAÇÃO  COM APLB E AUMENTO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DE ENSINO

Além da recuparação das escolas municipais, o prefieto Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, mostrou interesse em estar sempre estar dialogando com o sindicato da categoria (APLB), sempre em busca de soluções tangíveis, todavia, que se afinem com a saúde financeira do município. Deixou claro que eventuais postulações que estejam  parametradas nas premissas estabelecidas em lei, poderão ser realizadas, desde que as iniciativas tenham por escopo, deveras, interesses de profissionais de ensino e do alunado. Prometeu  com ialogar com a diretoria dessa entidade representativa com relação a aumento salarial e melhores condições de trabalho ao professorado. Por outro lado, reportando-se à oposição, deixou claro que repudia quaisquer manifestações que estejam "intumescidas" de politicagem. Efatizou que política partidária deve ser ventilada, apenas, nos períodos eleitorais. 

MAIS REALIZAÇÕES

Mostrando estar trilhando nesse diapasão construtivista, a atual gestão inaugurou, na manhã dessa quinta-feira a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, centro. Em evento que contou com a participação do prefieto Wilson Pedreira, secretários, vereadores, diretores de esoclas e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Após execução do hino nacional, e hasteamento de bandeiras, o descerramento da placa de ianuguração. 

Escola que passou por grande reforma, sendo executados serviços de manutenção, com troca de piso, forro, pintura, climatização e disponibilização de novo moobiliário. Além disso, a unidade ganhou bicicletário. Como não bastasse, a quadra poliesportiva foi, também, reformada, de maneira que o alunado possa desenvolver atividades físicas e esportivas. Informações dão conta de que, além dessa unidade, mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável. Fotos,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Particpação conjunta Tvsaj.com.br/Infosaj/Gazzeta do Recôncavo/Saj Noticias. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salinas da Margarida, reinaugurou na manhã de hoje (07), a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, Centro. A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal, Vice-prefeito, Secretários, Vereadores, Diretores das escolas, Professores e demais funcionários. Houve a execução do Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e descerramento da placa.
A escola passou por uma grande reforma predial. Foram realizados serviços de manutenção diversas, piso, forro, pintura, climatização e mobiliários novos nas salas de aula, entre outros. Além disse, a escola ganhou um bicicletário. A quadra poliesportiva da escola também foi reformada, visando proporcionar mais condição para o lazer das crianças que na próxima segunda-feira passará a estudar na escola totalmente reformada. Pois cuidar do espaço físico é garantir também um aprendizado mais prazeroso e confortável para nossas crianças e adolescentes. 
Além dessa unidade mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável.   
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Educação empreendedora e projeto de vida: o que você quer ser quando crescer?” a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, iniciou a Jornada Pedagógica 2019 na noite da última terça-feira (5). A jornada marca a abertura do ano escolar na rede municipal de educação e oportuniza o planejamento pedagógico que irá nortear as ações previstas para todo o ano letivo.  

O evento foi iniciado com a apresentação cultural do saxofonista Paulo Ricardo, que também executou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a Companhia Baiana de Patifaria encenou o esquete interativo “Fanta e Pandora” onde os atores representavam duas professoras universitárias, em uma improvável e hilária aula sobre fonemas.  

Em seu discurso, o Prefeito Rogério Andrade indicou que a missão da escola é formar cidadãos para a vida, desenvolvendo competências diversas como resiliência, autoconfiança, foco e criatividade, formando pessoas capazes de contribuir como agentes de mudança na sociedade. “A proposta da educação empreendedora é transformadora, pois contribui para alcançar sucesso não só na carreira, mas na vida de quem dela consegue fazer bom uso”, afirmou o prefeito.  

O professor Fernando Maluf, especialista na área de educação e que atua na gestão administrativa de escolas, direção pedagógica e estudos de projetos curriculares, realizou a palestra magna com o tema da jornada. Com 43 anos de experiência, o palestrante elegeu “atitude” como a palavra de ordem para os educadores, indicando que a educação só será transformadora se todos os envolvidos demonstrarem proatividade na execução do seu trabalho, visando o desenvolvimento escolar e emocional das crianças, preparando-as para a vida.  

Na manhã dessa quarta-feira (06) a jornada foi retomada na Facemp/NISSA com minicursos ministrados pelo professor Robson Salvador, que mostrará na prática como aplicar o empreendedorismo nas escolas. À tarde a programação será no Centro Cultural com a mesa redonda “A dimensão do projeto de vida como campo curricular”. A jornada será finalizada na quinta-feira (7) com encontro de alinhamento e minicursos que serão realizados no auditório da Uneb.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizará no período de 05 a 07 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2019. Com o tema “Educação empreendedora e projeto de vida”, o evento contará com palestra magna, minicursos e mesas redondas, além dos encontros de alinhamento com as equipes gestoras das escolas municipais. 
A abertura da Jornada, marcada para a terça-feira (5), às 17h30m no Hotel Pena Branca será ministrada pelo palestrante Luiz Fernando Maluf (confira o currículo no fim da matéria). O objetivo deste momento é preparar os educadores para organizar seu plano de ensino com foco em empreender na preparação da vida adulta das crianças e seus projetos para a vida futura. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral, enquanto o restante da programação será voltada aos professores, gestores e funcionários que atuam na rede municipal de ensino. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar as ações que envolvem a educação no município seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação de Castro Alves realiza o Encontro de Educadores 2019. Entre os dias 07 e 13 de fevereiro diretores de escolas e professores da rede municipal de ensino reúnem-se em todas as unidades escolares do sistema, sempre das 8h às 17h, para uma jornada que irá discutir “A práxis Pedagógica na BNCC”. Nesta quarta-feira (30) os gestores realizaram uma reunião preparatória para o encontro, que acontece no próximo mês.
     Este ano, mais de 400 profissionais participam da reelaboração da proposta curricular da educação infantil e do ensino fundamental, com base no documento oficial da BNCC aprovado em 2017. Para que o planejamento educacional do município acompanhe as mudanças da BNCC, as práticas pedagógicas serão discutidas e elaboradas de modo que o município possa aplicar no seu dia a dia.
     Segundo a secretária da Educação, Fernanda Carvalho, o tema do encontro contribui para que os professores possam discutir teoria e prática pedagógica, seguindo as 10 competências gerais da BNCC. Nos dias 7 e 8 a programação será direcionada pela secretaria de educação e entre os dias 11 e 13 os gestores e coordenadores pedagógicos serão responsáveis por ministrar e organizar as ações para o ano letivo de 2019. “Dessa maneira vamos reelaborar os caminhos da educação municipal, com propostas curriculares sólidas e igualitárias, aplicadas em todo o país”, ressaltou Fernanda.

 

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realiza na próxima terça-feira (29) a entrega da Escola Municipal Ernesto Dantas, localizada no bairro Alto Santo Antônio. O ato acontece a partir das 16h com a presença do Prefeito Rogério Andrade, secretários, pais, alunos e comunidade.  

Desde o início da gestão já foram reformadas 18 escolas municipais, tanto na zona rural, quanto na zona urbana. As reformas incluem requalificações nas partes interna e externa das unidades, resultando em melhoria na qualidade do ensino e no aprendizado dos alunos.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou ontem (17) que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.

Em entrevista à Folha, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela Polícia Militar, que implantou uma disciplina semelhante à de quartéis e uniformes militares.

"As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma o ministro. "Na medida em que as escolas municipais pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da respectiva localidade respondem, e o Ministério dá apoio”, conclui.

Vélez ainda afirma que, em regiões mais pobres, esse modelo pode ser implantado por meio do Exército, já que "não têm capacidade de deslocar a polícia". 

Questionado se o assunto já havia sido discutido com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro respondeu: “Menos Brasília, mais Brasil. Atender o cidadão do estado e do município. Na medida em que houver pedido, a gente atende.”Foto Marcelo Casxal Jr. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARAENHAS

Quantos e quantos jovens estudantes encerram suas atividades escolares, após conclusão do segundo grau. Grande número de estudantes, em todo país, desloca-se a outros municípios, tanto para exames vestibulares como para o desenvovimento de seus estudos, após aprovações. Todavia, uma fatia considerável do alunado não tem a oportunidade, sequer, de se submeter ao exame. 

Itaquara, ao contrário, através da Secretaria Municipal de Educação, sob a égide de sua titular Márcia Maria Souza Santos, na gestão Marco Aurélio Wanderlei Cruz Souza, não mede esforços, de maneira que alunos não fiquem privados dessa oportunidade ímpar, no momento em que disponibiliza  ônibus para o exame vestibular da UESB, dias 20 e 21 do mês em curso. Banner, ASCOM Municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Associação dos Ex-Alunos da UNEB (Unex) está com inscrições abertas, até 2 de fevereiro, para as novas turmas do Pré-vestibular Social Zeferina. 

São ofertadas 160 vagas para turmas regulares, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino. A iniciativa é voltada para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Os interessados devem comparecer à sede da Unex, no Campus I da UNEB, em Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou atestado de conclusão do ensino médio e duas fotos 3×4. 

As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento total das vagas, com previsão de encerramento no dia 2 de fevereiro. O valor da matrícula é de R$ 200 (primeira mensalidade do curso) mais um quilo de alimento não perecível. O investimento mensal é de R$ 200. Os alimentos arrecadados serão doados para as Residências Universitárias da UNEB e instituições de atuação social em bairros periféricos de Salvador. 

O curso tem duração de nove meses com início no dia 4 de fevereiro. 

O curso Pré-vestibular Social Zeferina da Unex possui 16 anos de atividades e é promovido em parceria com a UNEB, conforme o convênio 24/2016. 

Mais informações: www.portal.uneb.br. 

Fonte sugerida

Favor consultar Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB

Tel.: (71) 3117-2245 

Wânia Dias

Coordenadora do Núcleo de Jornalismo

Assessoria de Comunicação/UNEB

Notícias | postado por: Mascarenhas

As matrículas para novos estudantes na Rede Municipal de Educação serão iniciadas na próxima segunda-feira (14), e vão até o dia 18 de janeiro (sexta-feira). Teremos 2.318 vagas para alunos da zona rural e 2.275 vagas para alunos da zona urbana, totalizando 4.593 novas vagas.

“Nesse momento eu quero tranquilizar aos pais e mães cruzalmenses. Teremos vagas para todas as séries. Sabemos que estamos vivendo um período de dificuldades, várias famílias saindo da rede particular e procurando a rede municipal, mas atenderemos a todos”, declarou o secretário de Educação do município, Mário Araújo.

O atendimento será por ordem de chegada, nas unidades de ensino. Será exigido, no ato da matrícula, o CPF do aluno, RG, Atestado de Conclusão ou Histórico Escolar, comprovante de endereço, dentre outros documentos, conforme PORTARIA Nº 24 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018 https://goo.gl/D8sfbe
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Itaparica, Marlylda Barbuda, entregou, na manhã dessa 5a. feira, 19, à comunidade, ao lado do Secretário de Educação Mateus Albergaria, a Escola Municipal Benedicto Oliveira Barros, totalmente revitalizada, em cerimônia que contou com participação de professores, diretores, alunos, outros membros da atual administração e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também marcando presenças os vereadores Jorge de Dadinho (futuro presidente da Câmara) e Zezinho.

ANIVERSARIANTE

Também, dentre os presentes, dona Nailda (professora e genitora da atual prefeita). Ela que, aniversariante do dia, foi homenageada com um belíssimo bolo e cântico de parabéns por parte dos que se fizeram presentes nesse encontro. A chefe do executivo municipal também foi alvo de homenagens, através da entrega que lhe foi feita de uma corbélia, em agradecimento à meritório trabalho que vem desenvolvendo no município na área de educação.  Uma performance construtivista da qual se regozija a prefeita Marlylza. 

INTERVENÇÕES SUPERVISIONADAS

Além da escola ora entregue, outras intervenções já estão sendo implementadas por parte da atual gestão. Dentre elas, a revitalização da escola sediada na comunidade da Misericórdia, incluindo-se, ali, além da reforma do prédio em si, construção de passeios e espaço para o lazer das crianças, num trabalho que está sendo acompanhado de perto por parte dos engenheiros Mirella Mascarenhas e Wendel, numa demonstração cabal de que as ações previstas possam acontecer de conformidade com os processos firmados juridicamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Iniciando-se a cerimônia que contou com a destacável condução por parte da jornalista Graziela Matos (Secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes), atuando como mestre de cerimônia, os tradicionais pronunciamentos. Ela que, ao lado de sua equipe, já começa dar novo impulso aos procedimentos que possam fomentar o turismo e a cultura, além de outros segmentos de sua ampla pasta. 

Coube ao Secretário de Educação Mateus Albergaria discorrer sobre a importância dessa iniciativa da atual gestão, enfatizando a qualidade das melhorias efetivadas nessa importante escola que serve alunado local. Aproveitando o ensejo, realçou o engajamento de todos em torno desse projeto construtivista. Elencou outras intervenções que vêm sendo feitas no município. Em entrevista à tvsaj, também falou acerca da inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e sobre como está a frota escolar para atendimento aos alunos que estudam na zona rural e que, no dia a dia, precisam efetuar deslocamentos. 

O vereador Jorge de Dadinho (futuro presidente da egrégia casa legislativa municipal), em seu pronunciamento, não economizou elogios à atuação da prefeita Marlylda Barbuda a frente do executivo municipal, destacando dificuldades iniciais mas que, a partir de agora, o município entra, literalmente, nas trilhas do desenvolvimento. Deixou transparecer que, no comando do legislativo municipal, tudo que for benéfico para o município deverá ser colocado em pauta para votação e aprovação. público

A prefeita Marlylda, por sua vez, fazendo uso da palavra, após agradecimentos aos que compareceram ao evento, aproveitou o ensejo para também evidenciar a importância desse estabelecimento de ensino, agora totalmente revitalizado, com utilização de materiais de primeira qualidade, de maneira a propiciar conforto aos alunos e profissionais de ensino, sempre mirando qualidade educacional que possa, cada vez mais, melhorar os índices no IDEB. Regozijada diante de mais essa conquista na área educacional, citou outras intervenções que ora vem sendo realizadas e as premissas para 2019. 

APRESENTAÇÕES

Finalizando, uma bela apresentação teatral por parte de alunos da rede pública municipal. Alunos mostraram "no palco" destreza e capacidade de interpretação à temática que foi treinada pelo professor Wagner. Demonstração insofismável de que, tal qual acontece na área de literatura, Itaparica é um celeiro de personalidades com grande capacidade artístico-cultural. Obviamente, com apoio do poder público e iniciativa privada, muitos talentos tendem a sair do anonimato e, assim, deixar aflorar todo potencial. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio ), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue hoje, quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O estado da Bahia possui 97% dos municípios considerados ineficientes na gestão da educação no ensino fundamental, segundo dados do Atlas da Eficiência da Educação. Dos 417 municípios baianos foram analisados 412. Do total estudado, 398 municípios apresentarem qualidade no ensino do 1° ao 9° ano aquém do ideal. Dentro do mesmo universo pesquisado, 14 municípios, apenas 3%, apresentaram eficiência na gestão educacional. 

Ao analisar as cidades reprovadas no quesito educação, o levantamento constatou que 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema. Dentre os municípios piores colocados estão: Alagoinhas (409°), Arataca (402°), Candeias (400°), Feira de Santana (411°), Formosa do Rio Preto (409°), Gongogi (402°), Itabuna (400°), Jequié (405°), Lafaiete Coutinho (407°), Madre de Deus (408°), Salvador (412°) e Senhor do Bonfim (406°).  

Por outro lado, quem lidera o ranking com aprovação e nota máxima na qualidade da gestão do ensino fundamental são: Barra, Canavieiras, Candiba, Crisópolis, Ibitiara, Itagibá, Itapicuru, Itiúba, Macajuba, Olindina, Piripá, Santanópolis, Sítio do Mato e Urandi.  

O documento apresentou dados referentes a comparação entre os municípios do mesmo estado e se baseou em critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência. O Atlas contou com apoio Universidade de Brasília (UnB) e desenvolvido por uma startup sem fins lucrativos. Vale lembrar que a educação do ensino fundamental é de responsabilidade compartilhada entre os municípios e o governo estadual. Foto reprodução EBC.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Educação de Santo Antônio de Jesus saiu na frente mais uma vez com a realização da I FICSAJ – Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus. O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro teve como objetivo abrir as janelas da curiosidade. A exposição de projetos aconteceu na terça-feira (26) na Praça Padre Mateus, do interesse, da criatividade, da inovação e da mobilização da sociedade, despertando o interesse pela investigação científica. A programação da FICSAJ contou com palestras e apresentação de projetos, que foram expostos na Praça Padre Mateus no segundo dia da Feira. 
Para a secretária de Educação da cidade, foi um momento de emoção e curiosidade científica para os participantes. “Esse evento oportuniza aos nossos alunos expor para a comunidade seus projetos já executados, sendo um momento de interação da escola com a comunidade externa e esse compartilhamento de conhecimento é de uma riqueza imensa”, destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito ROGÉRIO ANDRADE, acompanhado da Secretária de Educação Cíntia Barreto, entregou, na manhã dessa terça-feira, 27, mais uma obra integrante do Projeto ACELERA SAJ a ESCOLA MUNICIPAL ÁUREA CHAMUSCA, localizada no Bairro Loteamento Sales, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano.  Também participando do ato de reinauguração os vereadores Tom (Presidente da Câmara) e Marcos Có; superintendente da Defesa Civil, Sgt. Vinícius, outras lideranças e representantes de segmentos da sociedade local. Após o descerramento da placa, o chefe do executivo municipal e presentes, visitaram as dependências dessa unidade escolar.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ricardo Vélez Rodríguez, indicado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para ser o novo ministro da Educação, afirmou que "quem define gênero é a natureza”, ao justificar o motivo de discordar da discussão de gênero em sala de aula.

De acordo com o G1, Rodríguez falou com a imprensa, pela primeira vez, no início da noite desta segunda-feira (26), durante uma recepção em homenagem a ele, na universidade particular em Londrina, no norte do Paraná, onde trabalha. Ele mora na cidade com a família.

Para o futuro ministro, a discussão de gênero é um pouco abstrata.

"Olha, eu não concordo por uma razão muito simples: quem define gênero é a natureza. É o indivíduo. Então a discussão da educação de gênero me parece um pouco abstrata, um pouco geral", declarou.

Ele citou o exemplo do Canadá, onde esteve em julho visitando parentes. Disse que o país decretou a educação de gênero por meio de uma lei federal, mas as províncias autônomas começaram a discutir o tema localmente e algumas, onde o governo é conservador, derrubaram a lei.Foto reprodução TvGlobo


Enquete


PodCast