Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretária de Saúde, entregou à população a requalificação do Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo. A unidade atenderá as especialidades na área de cardiologia, infectologia, pediatria, cirurgião pediátrico, cirurgia geral, nutrição, pré-natal de alto risco, oftalmologia, psiquiatria, ginecologia, ortopedia, urologia e exames de ultrassom e laboratoriais.

O prefeito Orlandinho ressaltou as ações realizadas pelo Governo do Povo voltadas para a área da saúde. “Foi o nosso governo que organizou toda a rede de saúde pública do município de Cruz das Almas. Antes do nosso governo, a Santa Casa de Misericórdia estava fechada e com dois meses de mandato reabrimos. Nos nossos mandatos construímos duas novas unidades de saúde da família na Pumba e Sapucaia, além de instalar mais dez unidades na cidade. Antes, as pessoas que precisavam de atendimento psicossocial não tinha uma unidade pública. Fomos nós, o nosso governo que trouxe o CAPS para Cruz das Almas”, lembrou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) resgatou duas emendas no valor total de R$ 200 mil para a Santa Casa de Misericórdia do município de Nazaré, no Recôncavo baiano. 

O parlamentar se reuniu, na última semana, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o provedor da Santa Casa de Misericórdia Cleisson Prazeres, o vice-provedor Paulo reis, a enfermeira da unidade Gabriela e a vereadora do município Ydna e obteve o parecer positivo quanto ao resgate de duas emendas da ex-deputada federal Tia Eron, que serão usadas na implantação de uma sala de atendimento emergencial, conhecida como sala vermelha, e na implantação do Centro de Materiais e Esterilização. 

“A saúde é sempre uma demanda importante. Estas intervenções possibilitarão uma maior assistência a população de Nazaré e demais cidades atendidas pela Santa Casa. Agradeço ao secretário Fábio Vilas Boas pelo compromisso assumido durante a reunião, a vereadora Ydna e os provedores da Santa Casa Cleisson e Paulo pela confiança”, destacou o deputado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Primeira pessoa do mundo curada do vírus HIV, o americano Timothy Ray Brown (53), que em princípio era chamado de “paciente de Berlim”, revelou sua identidade no ano de 2010 e hoje atua para que outros possam também se curar. 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Timothy venceu a Aids após passar por um transplante de medula óssea para tratar de uma leucemia. As células eram de um doador que possuía um gene pouco comum, associado à redução do risco de contrair o HIV. 

Hoje ele é um ativista da causa, doando suas células para pesquisas e também no auxílio de grupos de pacientes com HIV ou pessoas que perderam seus entes queridos por causa da doença. “Não só sobrevivi ao HIV como estou curado, enquanto muitas pessoas já morreram. Não quero ser o único curado”, disse ele, em entrevista à Folha, na última quinta (11), um dia antes de palestrar em evento médico sobre o HIV, em São Paulo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As equipes de Saúde da Família de Santo Antônio de Jesus estão recebendo neste mês de abril estudantes tutores e preceptores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que integram o PET Saúde Interprofissionalidade.

O PET é um programa estratégico para indução da iniciação ao trabalho no Sistema Único de Saúde, da integração ensino-serviço-comunidade e de mudanças curriculares nos cursos de graduação em saúde, onde são constituídos grupos de aprendizagem tutorial com participação de docentes, profissionais dos serviços e estudantes.

O programa cuja duração é de dois anos tem como parceiros institucionais a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde; e Consórcio Reconvale.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (10), foi realizada a primeira pré-conferência de Saúde em Cruz das Almas. Reunindo profissionais da área e sociedade, com o objetivo de discutir e criar demandas para a V Conferência Municipal, que terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e financiamento do SUS”.

Este primeiro encontro aconteceu com o Distrito Sanitário I, que abrange as USF do São Judas Tadeu, Tiradentes/Dona Rosa, Tuá, Vilarejo, Touquinha, Embira, Pumba e a UBS de Piabas. “Um momento de ouvir as demandas, o que esses moradores sugerem para chegarmos mais próximos das comunidades e ofertar um serviço de mais qualidade. E também avaliar o que vem sendo ofertado”, declarou a secretária de Saúde, Aline Pires.

No próximo dia 16, às 08h, no Centro Paroquial, a pré-conferência será com o Distrito Sanitário II, que envolve as USF do Arel, Suzana, Alberto Passos, Sapucaia, Araçá e as UBS Coplan/ Itapicuru e Unicentro. A 5ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá nos dias 22 e 23 de abril.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#Saúde

Fotos: Cristiano Peixoto/ ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi encerrada, na noite desta terça-feira (9), a VI Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus, que teve como tema “Democracia e Saúde”. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal e foi dividido em dois dias com a participação de profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 
A abertura da Conferência ocorreu no Centro Cultural, na noite da última segunda-feira (8) com palestra magna da gestora e ex-secretária de saúde Dr.ª Márcia Reis Rocha Rosa, que comentou sobre a importância de uma saúde igualitária e de qualidade para todos. Na oportunidade, o secretário de saúde, Leandro Lobo, destacou a necessidade do tema para mostrar a importância que o SUS tem na sociedade, como também para promover discussões voltadas a práticas integrativas e complementares para o serviço. 


Já no segundo dia, o evento foi realizado no Hotel Pena Branca. Os conferencistas foram divididos em três eixos temáticos, onde discutiram questões acerca do SUS que resultaram na construção de propostas voltadas à saúde municipal e estadual, assim como diretrizes para reformulação das políticas públicas de saúde. Mais de 30 propostas foram aprovadas, maioria delas por unanimidade, na Plenária Final. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos, realizou na manhã desta quarta-feira (10), o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida do bairro Tesoura. Na ação, além de fazer a retirada dos resíduos que ajudam na proliferação dos insetos, os agentes de combate às endemias fizeram um trabalho para conscientizar a população sobre os perigos da doença que pode até matar. Os moradores receberam orientações sobre o descarte correto dos materiais que acumulam água parada. Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos, realizou na manhã desta quarta-feira (10), o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida do bairro Tesoura. Na ação, além de fazer a retirada dos resíduos que ajudam na proliferação dos insetos, os agentes de combate às endemias fizeram um trabalho para conscientizar a população sobre os perigos da doença que pode até matar. Os moradores receberam orientações sobre o descarte correto dos materiais que acumulam água parada.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, para se reproduzir. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água e distribuídos por diversos criadouros.
Confira medidas bem simples, mas que ajudam a prevenir várias doenças:
• Tampe os tonéis e caixa d’água.• Mantenha as calhas sempre limpas.• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.• Mantenha lixeiras bem tampadas.• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima quarta-feira (10), a campanha de vacinação contra a influenza. A campanha é destinada para crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias de vida, gestantes, portadores de doenças crônicas, adultos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias após o parto, professores de escolas públicas ou privadas e trabalhadores da área da saúde. A população deve procurar o Posto de Saúde mais próximo da sua casa para tomar a vacina. A ação está prevista para encerrar no dia 31 de maio. A melhor maneira de prevenir a influenza é com a vacinação!

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#Secretariadesaúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde lotaram o auditório do Centro Cultural na noite desta segunda-feira (8) para acompanhar a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus. 
Em 2019, a conferência, que é realizada a cada dois anos, traz o tema “Democracia e Saúde”, em consonância com o conteúdo que será abordado na Conferência Nacional, em agosto. O objetivo é traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas na área. A palestra magna foi proferida pela gestora e ex-secretária de Saúde, Márcia Reis Rocha Rosa. 
Para o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, as conferências reforçam o papel democrático do Sistema Único de Saúde: 
- “A conferência trazer um tema como este, no momento atual, em que tanto se discute a luta por direitos, é bastante válido. Trazer os usuários, profissionais e futuros profissionais para pensar em conjunto em tudo que o SUS nos proporcionou até aqui é de uma riqueza muito grande.” – Afirmou. 
Antecedida por cinco pré-conferências, a VI Conferência Municipal de Saúde continua nesta terça-feira (9) durante todo o dia no Pena Branca Hotel, quando os grupos serão divididos por eixo-temáticos para discutir propostas e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Saúde. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

A possibilidade do vírus Chikungunya se tornar silvestre, assim como a febre amarela, tem preocupado cientistas. Caso o vírus se instale nas florestas, especialistas afirmam que se tornaria impossível de erradicá-lo, pois, diferente da febre amarela, não existe vacina contra ele. 

Segundo O Globo, o alerta foi feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pelo Instituto Pasteur, autores de uma pesquisa sobre o tema publicada nesta quinta-feira (4), na revista científica “Plos Neglected Tropical Diseases”. 

"Mais do que nunca, vigilância sanitária é crucial, e ela também precisa ser feita nas matas, com mosquitos e macacos", defendeu Ricardo Lourenço, chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC. 

Assim como a febre amarela, a Chikungunya é causada por um vírus de origem africana, e desembarcou no Brasil como uma doença humana. A forma urbana de ambas as febres é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 

O estudo da Fiocruz constatou que duas espécies de mosquitos silvestres comuns no estado do Rio de Janeiro são capazes de transmitir o Chikungunya. "Existe a forte possibilidade de que os mosquitos silvestres já estejam infectados. É um grave problema de saúde pública, pois vai dificultar ainda mais o combate à doença", alertou Lourenço.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A participação social na discussão das políticas públicas é um fator muito positivo apontado pela administração do município de Salinas da Margarida e quando o tema é saúde, há uma maior relevância.
Sendo assim, o município realizou no dia 05 de abril, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, na Câmara Municipal dos Vereadores de Salinas da Margarida, com o tema “Democracia e Saúde”, a Conferência abordou três eixos temáticos: Democracia e saúde; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS.
O evento teve como objetivo reunir representantes de usuários do SUS, gestores e trabalhadores do SUS. Participaram também da conferência a promotora pública Drª. Mirella, Maria Alcina Romero (representante da SESAB), e autoridades municipais. 
Além de definir diretrizes e propostas que serão discutidas, o evento público também elegeu os delegados que irão participar e representar a população de Salinas na Conferência Estadual de Saúde.
A conferência foi uma realização da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, através da Secretária Municipal de Salinas em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Salinas.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA






Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) torna pública, nesta sexta-feira (5), a relação dos candidatos aprovados na última fase do Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva de profissionais de fisioterapia.

Os profissionais devem aguardar o contato telefônico do Recursos Humanos da Unidade. Para mais informações, o contato pode ser feito através do e-mail selecaohrsaj@gmail.com ou telefone (75) 3162-1455. Confira a lista dos aprovados: 

RESULTADO FINAL 

CLASSIFICAÇÃO
CANDIDATO
STATUS

LETICIA DA CRUZ DOS SANTOS
APROVADO

Veja demais aprovados em LEIA MAIS




Notícias | postado por: Mascarenhas

Campeão da última edição da “A Fazenda”, o cantor Rafael Ilha fez um desabafo em seu Instagram na última segunda-feira (1°). Na publicação, Ilha aparece ao lado de Fábio Assunção e Walter Casagrande, personalidades que também enfrentaram a luta pela dependência química. Na legenda que acompanha o clique, Rafael fez de início um questionamento: “Somos dependentes químicos sim, e qual é a graça?”.  

Pedindo para que os internautas lessem o texto após a pergunta, o cantor explicou o impacto negativo que o vício em drogas traz não só as pessoas dependentes, mas também aos seus familiares. Ele aproveitou para criticar aqueles que se divertem com esse sofrimento.  

“A dependência química ceifa milhões de vidas e destrói milhares de famílias, todos os anos no mundo todo e muitos imbecis acham graça disso. Você tira sarro ou acha graça de uma pessoa com câncer, AIDS, leucemia ou alguma doença grave e degenerativa? Com certeza não”, escreveu. 

 

E completou: “Então pare com isso, e se conscientize, que a dependência química mata, destrói famílias e faz milhões de pessoas sofrerem. Dependência química é uma doença, uma doença grave e mortal. Então, respeite. Loucura é achar isso engraçado!”. 

 

Alvo de polêmicas, a canção “Fábio Assunção”, de autoria de Gabriel Bartz e também cantada pela banda baiana La Fúria, recebeu diversas críticas por zombar em sua letra das condições pelas quais o ator chegava, quando enfrentou a dependência química e o alcoolismo. Assunção, inclusive, entrou em acordo com Bartz e tomou iniciativa de doar o dinheiro gerado pelos direitos autorais da canção para o tratamento de dependentes químicos

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, 51 anos, foi internado no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, nesta quinta-feira, 28.

A informação inicial de que ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi descartado pela assessoria da unidade de saúde. Segundo o fundador do GGB, Luiz Mott, Marcelo teria contraído toxoplasmose e estaria com o lado direito do corpo paralisado. 

"Depois de ter passado a noite no corredor, foi para UTI e agora os médicos cogitam enviá-lo ao hospital Couto Maia, de doenças infecto-contagiosas", ressaltou Mott.

Segundo Narcisa Leal, amiga de Marcelo há 30 anos, Cerqueira foi encontrado em cima da cama sem conseguir se mexer. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro e o encaminhou para o hospital.

"Ele não dava notícias. Então ontem [quinta] fomos até a casa dele, chamamos e ninguém abriu a porta. Tivemos que chamar um chaveiro para conseguir entrar", comenta Narcisa. Narcisa também informou que o presidente do GGB se encontra lúcido e se comunicando com as pessoas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste último Sábado (23/03), os 21 pacientes do município fizeram a cirurgia de catarata no Instituto dos Olhos - Adi Nascimento em Amargosa, regulados pela Secretaria Municipal de Saúde. No Domingo (24/03), esses pacientes retornaram para fazer a revisão da cirurgia. A Prefeitura ofereceu transporte gratuito e lance para todos os pacientes, cada paciente foi acompanhando de um acompanhante.
É importante lembrar que os pacientes do município que já foram diagnosticados com Catarata podem procurar as Unidades de Saúde da Família ou a Secretaria de Saúde com cópias de RG, cartão SUS e comprovante de residência para serem inseridos nas próximas etapas.  
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diante das tempestades dos últimos dias, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, montou um posto para atendimento na Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de assistir as famílias desabrigadas. A equipe de atendimento é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, que estão atuando em regime de plantão desde as 18h de sábado (23). Os plantonistas prestarão atendimento até quando for necessário, a fim de restabelecer a saúde física e emocional das vítimas.

A secretaria convocou ainda um efetivo de 20 bombeiros civis, para dar o suporte necessário nas ocorrências. Estes profissionais também estão atuando em regime de prontidão, 24h por dia. Além dos serviços citados, as equipes de plantão também estão auxiliando na campanha de arrecadação de roupas, sapatos, móveis e alimentos para as vítimas das fortes chuvas.Ascom

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Fazer atividade física é a única forma realmente eficaz de elevar os níveis de HDL, o colesterol bom, que faz uma verdadeira faxina nos vasos sanguíneos, retirando os excessos de gordura no sangue, abaixando os níveis de LDL, o colesterol ruim", explica o cardiologista Dante Senra, do Hospitais Sírio-Libanês. Segundo ele, o ideal é que se caminhe 150 minutos por semana, parâmetro da OMS para deixar de ser sedentário. Isso equivale a 30 minutos por dia. r7

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de doenças que podem ser tratadas com canabidiol (CBD) cresceu 500% nos últimos dois anos. A informação foi compartilhada pelo médico Junior Gibelli durante palestra no evento “Cannabis Medicinal, uma opção de tratamento”, realizado na última terça-feira (19), em Salvador. 

De acordo com o profissional, a epilepsia foi uma forma “estratégica e comercial” de alcançar a aprovação do CBD, o que abriu espaço para a prescrição da substância para tratamento de outras patologias, como esclerose múltipla, fibromialgia e Parkinson. “Em 2014, quando a Anvisa autorizou a prescrição, era unicamente para epilepsia. Depois disso, começamos a trazer pesquisas que já tinham sido feitas em outras partes do mundo demonstrando que a epilepsia é só uma das patologias que o canabidiol pode tratar porque o seu mecanismo de ação é homeostase, ou seja, o equilíbrio dos sistemas do nosso corpo”, explicou em entrevista ao Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dançarina, repórter e modelo voltou a exibir corpão, desta vez em ensaio de trajes de banho. Rosiane Pinheiro voltou a colocar o corpão pra jogo e surpreendeu mais uma vez por exibir a silhueta voluptuosa no auge de seus 44 anos. A repórter e modelo, que estourou nos anos 90 e 2000, ficou famosa ao ser bailarina do grupo de axé Gang do Samba.
 
Desta vez, com biquínis de lacinho, Rosiane posou para as câmeras em Salvador, e mostrou suas curvas de dar inveja (e também capaz de dar asas à imaginação masculina). Ela, que chegou a pesar cerca de 100kg, perdeu 30kg e recentemente surpreendeu com antes e depois.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, rejeitou fortemente as acusações de que o herbicida Roundup, à base de glifosato, seja cancerígeno. Um júri de San Francisco, nos Estados Unidos, decidiu na terça-feira (19) que o agrotóxico mais usado do Brasil e no mundo foi um "fator importante" no desenvolvimento do câncer de um homem. Trata-se do herbicida Roundup, à base de glifosato, principal ingrediente ativo de diversos pesticidas usados em plantações e jardins.
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs manter liberada a venda de glifosato no Brasil, já que não haveria evidências científicas de que a substância cause câncer, mutações ou má formação em fetos.
O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, fabricante do produto, rejeitou fortemente as acusações de que a substância seja cancerígena.
Mas o júri decidiu por unanimidade que o pesticida contribuiu para o linfoma não Hodgkin (LNH) de Edwin Hardeman, de 70 anos, que vive na Califórnia.
A próxima etapa do julgamento vai considerar a responsabilidade e os danos causados pela Bayer.
Durante a segunda fase, que começa nesta quarta-feira, espera-se que os advogados de Hardeman apresentem evidências mostrando os supostos esforços da Bayer para influenciar cientistas, agências reguladoras e a opinião pública sobre a segurança de seus produtos.




Notícias | postado por: Mascarenhas

Após 68 dias de suspensão dos serviços de anestesiologia aos usuários que atendem pelo Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), os beneficiários tiveram os atendimentos normalizados desde o último sábado, 16.  Com isso, os procedimentos médicos estão sendo realizados normalmente nas instituições de saúde credenciadas ao plano de saúde. 

 As negociações foram formalizadas após projeto de proposta, aceito  pelo governo do estado e os integrantes da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest). O encontro aconteceu na  quarta-feira (13), na Secretaria de Administração  da Bahia.        

Conforme informações do representante da Coopanest, Adriano Argones, na reunião, o convênio se comprometeu a realizar a contratação direta da Coopanest para prestar os serviços, por meio de credenciamento e melhorias nos honorários médicos.

 “O Planserv não tinha débito em aberto com a cooperativa, estava regular. O que levou à paralisação do atendimento foi  falta de negociação para o reajuste. Felizmente as partes chegaram ao consenso, que as portas continuem abertas para manter um diálogo permanente e que, com isso, a gente consiga atender melhor os pacientes, que é o objetivo principal”, enfatizou  Adriano Argones. 

“Sou usuário do convênio há 20 anos. É tranquilizante a normalização dos serviços de atendimento  anestesiológico. Agora quando precisar novamente, vou ser atendido sem nenhuma dificuldade”, salientou o beneficiário do convênio que preferiu não se identificar. 

A TARDE entrou em contato com a assessoria de comunicação do Planserv para obter mais informações sobre a normalização dos procedimentos médicos, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. Atualmente, cerca de 520 mil consumidores são atendidos pelo plano. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os serviços de anestesistas voltaram a funcionar na Bahia, através do Planserv, plano de saúde dos servidores estaduais. O serviço foi retomado após dois meses de impasse entre os médicos e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). As negociações foram finalizadas na sexta-feira (15). A assessoria dos anestesistas não informou quais foram as reivindicações aceitas. 

Os médicos pediam reajustes nos valores de pagamento do plano, o que, segundo a categoria, não acontecia desde 2015. Os profissionais também pediam pagamento dos honorários feitos diretamente aos médicos, sem intermediação dos hospitais. Neste período, os anestesistas só atenderam com pagamento particular. A paralisação com o Planserv começou em janeiro deste ano.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Maragojipe, situado no recôncavo baiano, tem no seu relevo e nas curvas que delineiam o Rio Paraguaçu, os elementos que, por si só suscitam poesias que se enriquecem com as histórias que cercam sua gente. Um dos municípios mais importantes da Bahia, desde a época do Brasil-Colônia e que tem seu nome inserido na historicidade do Estado, no que concerne à luta pela independência. 

Não poderíamos falar de Maragojipe sem fazerrmos, também, uma referência a todo um legado cultural que emerge do seio da população e que se posterga ao longo do tempo: o carnaval de máscaras que faz parte de fantasias e que gera emprego e renda aos artesãos, contribuindo para a atração de milhares de turistas de diversos rincões do país e, até do exterior. A exemplo do que aconteceu recentemete, com apoio da Secretaria de Cultura, sob a égide de seu titular, Chiquinho, na gestão municipal Vera da Saúde.

EUFORIA GERADA PELA CONTRUÇÃO DO ESTALEIRO DE PARAGUAÇU

A construção do Estaleiro de Paraguaçu, na Enseada de São Roque, gerou milhares de empregos, seja para munícipes de Maragojipe, seja para operários de outros municípios. Por conta de todo um trabalho desenvolvido em torno da construção do Estaleiro de Paraguaçu, diversos segmentos da sociedade, seja na sede do município, seja em São Roque e Salinas da Margarida (município vizinho) efetuaram investimentos na certeza de que houvesse retorno financeiro. Nessa perspectiva, construção de hoteis e pousadas (equipados), bem como investimentos em estabelecimentos comerciais. A perspectiva,portanto, era, de fato, animadora. 

SEQUELAS DEIXADAS PELA LAVAJATO

Com a deflagação da Operação Lava Jato e o envolvimento de empreteiras, as obras foram paralizadas em 2013, gerando demissões em massa e, com isso, proporcionando prejuízos incalculáveis àqueles que tanto investiram, à luz da expectativa acerca desse grande empreendimento. Toda uma estrutura e plataformas abandonados acabou ensejando todo um prejuízo aos investidores da esfera privada, a exemplo de posto de gasolina, etc. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO RETORNO DO CARTÓRIO ELEITORAL E OBRAS NO ESTALEIRO

Realizada, recentemente, por iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luizinho, com participação de entidades como Prefeitura Municipal, Ministério Público, Judiciário, polícias militar e civil, OAB, associações, etc, uma audiência pública que teve por escopo esforço conjunto para que esses intentos sejam materializados. Reflexo dessa mobilização, já foi anunciado o reinicio das obras e posterior entrada em funcionamento de todo o complexo do estaleiro.

Foi de vital importância a participação da Prefeitura e Câmara de Vereadores para que as obras sejam reiniciadas. A proposição da redução da alíquota do ISS à Câmara, por parte do Estaleiro, foi aceita e com isso, as coisas ficaram facilitadas. O Estaleiro terá condições de participar de novos contratos com maior capacidade de negociação e, com isso, estar em condições de gerar mais emprego e renda. 

ESTRADAS DE ACESSO

A atual administração municpal de Maragojipe, em que pese todo esse retrocesso causado pela paralização do Estaleiro, não ficou de "braços cruzados". Longe disso. Na certeza de que com as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade (seja de São Félix a Maragojipe, seja de Maragojipe à BA-001-Nazaré) contribuiriam para essa sinalização, a atual administração lutou e conseguiu revitalização junto ao governador Rui Costa. Paralelo à redução da alíquota do ISS, todas as condições estão sendo oferecidas para que o Estaleiro volte a operar de forma satisfatória.  

INFRAESTRUTURA: ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE, DESPORTO

Em que pese todo um colapso geraldo com a paralização das obras do estaleiro, Maragojipe não poderia parar para lamentações. Ao contrário, a atual gestão, sob o comando de Vera da Saúde, com apoio dos deputados João Bacelar "Jonga" (federal)  e Alan Castro (estadual), detentores em Maragojipe, na última eleição, dos melhores desempenhos deles nas urnas, nos municípos em que foram votados, tem dado passos significativos para melhorias na educação, saúde, desporto.

Escolas padão FNDE totalmente equipadas, entregues nas comunidades de Campinas (Guapira) e Capanema (Gauí), além de outras unidades escolares revitalizadas, com ampliações e equipamentos novos, kits escolarares para todos alunos (a exemplo da que foi entregue recentemente em São Roque do Paraguaçu, bem próximo ao Esteleiro), bem como quadras poliesportivas, importantes para que jovens, após as aulas, possam estar trabalhando condicionamento físico e, por extensão, ficarem distantes de eventuais descaminhos. 

Postos de saúde totalmente equipados com aparelhos odontológicos, medicamentos, veículos novos (ambulâncias, etc) e atendimento de excelência por parte dos profissionais envolvidos. Município que, logo logo  receberá o Hospital (em plena construção) para atender à demanda reinante. Como não bastasse, dispêndios vêm sendo feitos com o encaminhamento de pacientes para a Policlínica em Santo Antonio de Jesus.

CHAMA ATENÇÃO

Chama bastante a atenção o fato de a atual gestão efetuar grandes construções em locais que, aparentemente, não detém  densidade populacional, a exemplo de Guapira e  Capanema.Mas, em torno o entorno, centenas de alunos migram para essas unidades, conduzidos por ônibus escolares conservadíssimos, por estradas, inclusive as vicinais, em perfeita trafegabilidade. Esse olhar construtivista da atual gestão deveria ser copiado por milhares de municípios de  todo o país.A formação de mão de obra é uma necessidade. 

Mas o que vislumbramos, diante disso tudo? A preocupação da administração municipal em cuidar da formação de jovens que, logo logo, estarão no mercado de trabalho. Quadras poliesportivas entregues na Guapira e Piedade, na zona rural, atendem não apenas os jovens esportistas, mas à toda comunidade, também, para realização de eventos religiosos, culturais, etc. A atual gestão, no momento em que investe, também e de forma maciça na zona rural, está, com isso, fazendo com que produtores sejam fixados em suas propriedades, evitando, assim o êxodo rural e, por consequência, formação de bolsões em bairros periféricos da cidade.

Além dos esforços desenvolvidos pela prefeita Vera da Saúde (foto), tem sido de vital importância o apoio dos vereadores, seja na participação de audiências públicas, seja nas postulações junto ao governo do Estado e em outras instâncias do governo federal para que a economia local seja aquecida. Importante, também, apoio da OAB, polícias militar e civil, maçonaria, sindicatos associações e a população como um todo, no momento em que apoia seus representantes. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, vai realizar nos dias 8 e 9 de abril a 6ª Conferência Municipal de Saúde, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas na área. Em 2019, o tema será “Democracia e Saúde”, em consonância com o conteúdo que será abordado posteriormente na Conferência Nacional.  

Antes da Conferência Municipal, o município contará com cinco Pré-Conferências, uma na zona rural, realizada no dia 12/03 no salão comunitário da Igreja do Bonfim, às 08h; e quatro na zona urbana: no dia 14/03 no CETEP Recôncavo, dia 19/03 no IFBA, 21/03 no Centro Comunitário da Paróquia São Benedito e no dia 25 na UFRB, todas às 13h30min.  

A participação social nesses eventos é de suma importância para que a população possa contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Após a Conferência Municipal, os encaminhamentos serão levados para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília no período de 04 a 07 de agosto, e de lá sairá o relatório final que deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.Ascom Prefeitura SAJ. VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando uma série de ações para divulgar a função dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) nos territórios.  
Na manhã desta segunda-feira (11), profissionais do CRAS Cidadania, localizado na Rua Castro Alves, estiveram na Unidade de Saúde da Família do Alto Sobradinho, onde realizaram uma palestra na sala de espera para informar a população sobre os diversos socioassistenciais que são ofertados pelo órgão. 

Os CRAS são responsáveis por articular e fortalecer a rede da Proteção Social Básica (PSB) local; prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários, garantindo direitos; e ofertar programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social; entre outros serviços.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta segunda-feira (11), um café da manhã, organizado pela Secretaria de Saúde do Município e a Provedoria da Santa Casa, foi realizado para comemorar os dois anos de reabertura da Santa Casa de Misericórdia em Cruz das Almas - Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso. A unidade de saúde foi fechada em 2014, na época, por falta de apoio da gestão que administrava o município. Em 2017, ao assumir o mandato, o prefeito Orlandinho colocou como principal meta a reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, numa parceria entre Prefeitura, Estado e Irmandade. O feito foi realizado em 11 de março, com a presença do governador, Rui Costa, e o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Em dois anos, foram mil e cem atendimentos clínicos, mil e trezentos partos cesáreos, mil e quatrocentos partos normais e mais de duas mil e novecentas cirurgias. “A população cruzalmense ficou privada de todos esses serviços. Alguns políticos não estão aqui porque se sentem envergonhados, por ter deixado a Santa Casa fechar. Fecharam a oferta de saúde da Santa Casa e nós estamos fazendo diferente, estamos ofertando serviços”, declarou o prefeito Orlandinho. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo @ Cruz Das Almas, Bahia, Brazil FOTO: Paulo Galvão Filho / ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Nazaré das Farinhas, sob o comando de Eunice Barreto e Ben Wilson, procedeu, na noite desse sábado, 09, a entrega do Complexo de Saúde, batizado como o nome do saudoso deputado federal  Luis Eduardo Magalhães, totalmente revitalizado, agora com dois módulos (policlínica municipal e USF Muritiba II), funcionando em páreas integradas (contíguas), com mobiliário e equipamentos novos, de maneira que atenda, a contento, à população do município.

INFRAESTRUTURA

O complexo, à luz das dimensões físicas, logística operacional com equipamentos de ponta e novos, dispõe de uma equipe treinada, de maneira que possa fornecer serviços à população de forma eficiente. Poucos municípios da Bahia dispõem de um equipamento com essa qualidade. Seria de bom alvitre que outros gestores da região e do Estado pudessem instalar em seus municípios unidades dessa magnitude. Tudo isso com recursos próprios já que a atual gestão afirma não contar com apoio do governo estadual. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, marcaram presenças a Secretária de Saúde, Maria Clara, bem como Nagib FIlho (Assistência Social) e demais  titulares de pasta da atual gestão; deputado federal João Roma; Isaac Filho (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto e ex-prefeito de Nazaré); Duda Magalhães; representado Muniz Ferreira, Welington Vieira e Dr. Dilson (atuaL e ex-prefeitos, respectivamente, acompanhados de Michel, Secretário de Administração e dos vereadores Alan de Minde e Ray); vereadores Eval Passos (presidente da Câmara), ao lado de outros edis como Jorgina, Sinho, Laura,  Idma Torres, Jó (teve que se ausentar de última hora), Val; vereador Alan de Minde (Muniz Ferreira).

Também presentes Pato Rouco (candidato a deputado estadual no último pleito), Zé Carlos (ex-Secretário de Governo em Nazaré e empresário na área de saúde), Demétrio (vereador de Salvador, acompanhando João Roma) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

RECEPTIVIDADE

A comitiva governamental, sob os acordes da Fanfarra municipal, foi recebida de forma entusiasta pelo contingente populacional que se aglomerava em frente ao Complexo de Saúde. Momentos após, início dos pronunciamentos das autoridades, iniciando-se através dos vereadores Jorgina e Eval (presidente da Câmara)

GAMA DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO

Funcionando em amplas instalações, com consultórios médicos, odontológicos, pediátricos e profissionais, também, na área de fisioterapia. Diversos serviços de média complexidade serão disponibilizados à população, nas áreas de cardiologia, psicologia ginecologia cirúrgica, neurologia, nutrição e eletrocardiograma,  atendimentos que não são oferecidos através da rede básica. Na Policlínica Municipal de Nazaré também serão disponibilizados à população serviços em exames como eletrocardiograma e que, até então, não eram realizados pela rede básica da cidade por falta da devida estrutura.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, que se iniciaram com vereadores, palavras de agradecimento à atual administração e regozijo diante de uma conquista ímpar por parte da população de Nazaré. A vereadora Jorgina prestou homenagem à gestora com a entrega de uma corbélia de flores, em agradecimento pelo que vem fazendo a frente do executivo municipal, um evento que contou com a apresentação do locutor Emanuel Santos,  

Ben Wilson, vice-prefeito, por sua vez, destacou que saúde é prioridade no atual governo. enquanto que a Secretária Maria Clara externou que todas essas conquistas brotam a partir da sensibilidade da gestora aos pleitos que emergem do seio da população.  Mostrou-se regozijada diante desse feito, prometendo mais empenho, ao lado de sua equipe, de maneira que a demanda seja atendida a contento. 

Isaac Filho, ex-prefieto do município, em seu pronunciamento, discorreu sobre toda uma trajetória do estabelecimeto que, inicialmente, estava projetado pra funcionamento do Hospital, mas que, infelizmente, não vinha desenvolvendo suas atividades nessa esfera mas que, a partir de agora, com esse novo direcionamento, por parte da atual gestão, a comunidade nazarena será muito melhor servida. 

João Roma, deputado federa, mostrou-se regozijado, não apenas pela votação auferida e receptividade que ostenta no município. Mais que isso, a certeza de que a gestão Eunice/Ben Wilson é um exemplo pra toda região. Asseverou que continuará lutando para o município em todas as instâncias e, mais ainda, buscando canalizar emendas que possam fomentar a realização de obras, necessárias para o desenvolvimento do município.

A prefeita Eunice, em sua fala, além de destacar o acompanhamento de perto das obras, reportou-se ao comprometimento de toda sua equipe de saúde, dando ênfase ao trabalho desenvolvido por Maria Clara, na certeza de toda equipe estará irmanada em propiciar serviõs de excelência à comunidade nazarena. Ela que também agradeceu ao deputado João Roma pelo que vem realizando em prol do município, na certeza de que tudo fará para canalização de novas emendas para o município. Eunice elencou serviços que serão ofertados à população e, aproveitando o ensejo elencou outras realizações na área de saúde.

REINAUGURAÇÃO E VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Logo após a reinauguração, autoridades e representantes da população adentram à s instalações para conferirem, de perto, a pujança do trabalho desenvolvido. Uma obra que, sem sombra de dúvidas, não apenas enaltece à administração e produz regozijo no seio da população mas, também, serve de exemplo a outros gestores da região e da Bahia, seja pela qualidade, seja pelos propósitos aventados que repousam na operacionalidade e excelência no atendimento. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Publicaremos entrevistas no decorrer da semana.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um bilionário de 65 anos morreu enquanto passava por uma cirurgia de aumento de pênis. Ehud Arye Laniado era mercador de diamantes e sofreu uma parada cardíaca durante o procedimento, realizado em uma clínica particular de Paris. Segundo informações do Daily Mail, o problema aconteceu quando um líquido foi injetado no membro do paciente. 

Belga de origem israelense, Laniado era dono da Omega Diamonds. Ele começou a negociar diamantes aos 20 anos, na África. Em 2015, o bilionário vendeu, por meio de leilão na Sotheby's, o diamante mais caro do mundo, conhecido como Lua Azul Josephine, por 48,4 milhões de dólares (cerca de R$ 182,5 milhões na época), comprado por um bilionário de Hong Kong. 

De acordo com um amigo do empresário, que preferiu permanecer anônimo, Laniado "sempre se importou muito com sua aparência e como os outros o percebiam". O corpo será enterrado em Israel.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre os quase 11 mil exames realizados durante o Carnaval de Salvador, foram registrados 249 casos positivos para doenças sexualmente transmissíveis. Os casos de sífilis representam a maior parte dos resultados, com 206 ocorrências, seguidos pelas ocorrências de HIV/Aids, que foram 26, e hepatites, que foram 17. O balanço foi divulgado ontem (6) pela Secretaria Municipal da Saúde.

Em comparação com os registros de 2018, a maior queda foi registrada nos casos de HIV, de 48%. Também houve redução de 26% nas ocorrências das hepatites. Já o número de casos de sífilis se manteve estável.

Cerca de 3 mil pessoas fizeram os testes nas unidades municipais que funcionaram no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar, e em um módulo montado exclusivamente para estratégia na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) recebeu o prêmio Melhores do Ano na categoria Melhor Prestação de Serviço Hospitalar e Qualidade no Atendimento na área pública e privada pela quarta vez consecutiva. Referente ao ano de 2018 e com mais de 15 mil votos computados, a premiação avaliou o desempenho de empresas locais em mais de 150 categorias através de pesquisa de opinião pública.

Com nove anos de assistência e serviços prestados à saúde local e circunvizinha, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus dispõe de doze especialidades, entre elas, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e Clínica Médica. A Unidade realizou, no ano de 2018, mais de 200 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência, além de mais de 5 mil cirurgias.

O hospital também se destaca pela qualidade e humanização dos serviços, além da promoção de ações humanizadas com palestras educativas, apresentações de teatro, contação de histórias, músicas e exposições interativas para pacientes, colaboradores e acompanhantes. “O Regional tem uma equipe maravilhosa, com profissionais sempre sorridentes e que fazem o seu trabalho com amor e educação”, opinou a paciente Jaciara Barros sobre o acolhimento recebido na unidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Logo mais, às 9h, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), teremos um bate-papo com o infetologista Dr. Marcos Pereira. O profissional falará sobre as formas de prevenção de doenças infecciosas no período do Carnaval. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (22) o 5° Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM) de Ilhéus, realizou uma palestra com o efetivo. Ministrada pela enfermeira Lorena Borges, a iniciativa teve a finalidade de discutir as atualizações com a tropa operacional e administrativa, além dos guarda-vidas, para o Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para vítimas em politraumatismo. 

Com o tema: O atendimento pré-hospitalar e o suporte básico de vida, cerca de 30 pessoas participaram da palestra, onde foram abordados temas como: “utilização do DEA, identificação dos tipos de parada cardíaca, identificação da cadeia de reconhecimento da PR, dentre outros.  

O evento contou com a presença do comandante da unidade, major BM Ednei Factum, que ressaltou a importância  da continuidade das instruções e palestras que visem a atualização técnica de todo o efetivo, aprimorando, assim, a prestação do serviço à sociedade.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Foram empossados, na manhã desta quinta-feira (21), os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2019-2020. O Conselho é o um órgão deliberativo que cumpre o papel de acompanhar as políticas de Saúde no município, participando do planejamento, execução e avalição.

O prefeito Orlandinho defendeu uma atuação democrática por partes dos conselheiros. Segundo o prefeito, “os conselhos sugiram para aproximar os governos da sociedade, para que a sociedade passasse a ter, não só o acesso ao controle, à transparência, mas, uma participação maior no acompanhamento das políticas públicas”, declarou.

O CMS é composto por quatro segmentos distintos da Sociedade Civil e Poder Público, com os seus respectivos representantes a titular e suplente.
USUÁRIO:
ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CRUZ DAS ALMAS
José Velame Neto e Jaci Caldas de Oliveira;
COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS – CEN
Carmen Maria Oliveira e Eliene Avelina Teixeira;
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA GENTE DA GENTE
Ivana Caldas Velame e Renato da Silva Conceição;
ASSOCIAÇÃO DA PUMBA II/ ASSOCIAÇÃO DENS. COMUNITÁRIO BOCA DA MATA
Antônio Fernando Oliveira Santos e Rosimeire Pereira Aguiar Almeida;
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS CRUZALMENSES – SINDSEMC
Marcus Lázaro Costa e Paulo César Soares dos Santos;
ASSOCIAÇÃO DE MULHERES REGIONAL EMPREENDEDORAS DA AGRICULTURA FAMILIAR - AME
Almerinda Queiroz Santana e Daizi Maria de Jesus;
SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
Antônio Marcos Santos Pereira e Orlando Oliveira Silva;
ENTIDADE DE ENSINO E PESQUISA – UFRB
Acidaillza Fernandes Mascarenhas e Fabrício Fontes de Andrade;
ORDEM DE PASTORES EVANGÉLICOS CRUZALMENSE
Marcelo Santana Celes e Arlindo Souza;
OSCIP MISSÃO NORDESTE
Viviane Maia Santana Celes e Cristiane Maia Bessa dos Santos.

TRABALHADOR:
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF/ UFS DONA ROSA
Camila Borges dos Santos e Mariana Sampaio S. Matos;
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO UPA
Marina Borges dos Santos e Lidiane Santana Nascimento;
UFS ANTÔNIO ROBERTO DE OLIVEIRA
Carlos Aníbal dos Santos Dias e Tatiane Souza dos Santos Pereira;
USF VILAREJO
Wender Barbosa Mota e Geyza Lopes Borges;
VIGILÂNCIA À SAÚDE
Aída Maria Santiago Gonçalves e Juliana Moreira dos Santos;

PRESTADOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS:
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CRUZ DAS ALMAS
Vera Lúcia Santos e João Luiz Santos de Almeida;
LABORATÓRIO CLÍNICO LABACLIN
Carlos Augusto Neto Barreto e Nadilma Neto Rabelo Barreto.

GESTOR:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Aline Pires Reis Machado e Marlúcia Aleluia Santana do Nascimento;
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Lívia Maria Pereira dos Santos e Ivoneide Vieira da Silva
SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Laís Faria Silveira de Andrade e Nelita Gomes de Matos Oliveira e Silva Rodrigues.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Durante o ano de 2018 os serviços de saúde prestados na cidade de Castro Alves, Recôncavo Baiano, registraram os maiores números em serviços multidisciplinares dos últimos anos. Entre consultas médicas, odontológicas,  de fisioterapia e enfermagem a soma é superior a 200 mil atendimentos.  

Na área de clínica geral foram 40 mil consultas, cerca de 20 mil visitas aos dentistas, além de mais de 80 mil atendimentos por técnicos de enfermagem e 65 mil consultas com enfermeiros, com mil atendimentos direcionados a grávidas de toda cidade. O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) inovou, criando o projeto Peso da Saúde, promovendo aulas de Educação Física a mais de 200 pessoas.  

Os serviços da rede municipal, administrados pela Secretaria de Saúde, foram planejados para dar assistência básica e de emergência em um mesmo posto, levando diferentes especialidades a todos os postos de saúde da família da sede de Castro Alves à zona rural. Segundo o secretário, Dércio Rebouças, a atual gestão está ampliando o atendimento, agindo em campanhas preventivas que trazem resultados notórios. “O ano passado foi importante para ampliarmos os serviços através da criação de novos postos e da reforma de antigas unidades. Levamos a diferentes localidades feiras da saúde, com equipes multidisciplinares que realizavam em dias de evento 150 atendimentos diversos”, afirmou o gestor.  

Em 2018 foram entregues os postos de Petim e Sítio do Meio, e para 2019 a meta é ampliar o atendimento com a entrega do posto satélite da Bela Vista e o posto do Candeal. “Ainda foi finalizada a adequação da sala do Jonas Mendes, entregue anteriormente fora das normas exigidas. Mais pessoas serão beneficiadas, contando cada vez mais com atendimento perto do local de residência”, finalizou. Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, adquiriu no final do ano passado, fardamento e equipamentos para qualificar melhor o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). 

Foram distribuídos Kits de fardamentos com camisas gola polo, camisas com proteção UV, bonés e calças; Kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) com conjunto para aplicação de defensivos, óculos de proteção, luvas, máscaras faciais completas e botas de cano longo para os agentes que realizam ações de bloqueio e atuam nos pontos estratégicos; e materiais de uso diário como mochila, lanterna, cola, giz de cera, prancheta e demais itens para execução dos serviços com eficiência e qualidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Em funcionamento desde 2001, o posto do SAMU sediado no município atende 31 cidades do Recôncavo, através da Central de Regulação de Urgência Reconvale (CRUR). O serviço é considerado o principal componente para dar assistência a pacientes em situação de urgência. 

Dentre as melhorias promovidas pela gestão, podemos destacar a reforma da Central de Regulação, além da troca de computadores e o reordenamento das linhas telefônicas. Também foram adquiridos um ventilador mecânico pulmonar e uma incubadora para transporte de recém-nascidos, o que possibilita transferências intermunicipais; foi feita manutenção  preventiva e corretiva do Cardioversor – Desfibrilador bifásico e ainda manutenção preventiva e corretiva das unidades móveis com mais agilidade. 

Na área de capacitação, a prefeitura promoveu treinamento das equipes de intervenção e regulação. O Núcleo de Educação Permanente – NEP, que tem por objetivo promover capacitação e educação permanente para o adequado atendimento às urgências e emergências, foi reordenado e está funcionando melhor. Para completar esse processo de melhorias, a produção de novo fardamentos para os colaboradores está em andamento, bem como a reordenação para o retorno do funcionamento do sistema de radiocomunicação da Central de Regulação. A prefeitura também solicitou a  implantação do sistema de radiofrequência para todos os municípios da Regional.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Inaugurado no dia 19 de setembro de 2018, o CEFSAJ (Centro Especializado em Feridas), localizado na Policlínica Municipal Dr. Fernando Albuquerque, foi criado para proporcionar assistência especializada no tratamento de feridas complexas, caracterizadas pela difícil cicatrização. O local atende pacientes com lesões vasculogênicas, pé diabético, queimaduras extensas, gangrenas, úlceras falcemicas, lesões por pressão e feridas traumáticas. Este tipo de atendimento é pioneiro na cidade, sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.  

Com uma equipe especializada de Enfermeiro (a) e Técnico (a), o CEFSAJ oferece 20 atendimentos por dia, sendo distribuídos em 02 turnos (manhã e tarde), com consultas de enfermagem e troca de curativos, com conforto, assistência especializada e resolutividade aos usuários que sofrem com feridas crônicas e/ou agudas, sem resposta ao tratamento convencional. 

O tratamento é disponibilizado de maneira gratuita na rede municipal de saúde.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória, mostra novo estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os estímulos promovem mudanças morfológicas e funcionais no cérebro, que protegem o órgão de lesões que causam as perdas cognitivas.

A descoberta foi feita por meio de um experimento com camudongos transgênicos, os quais foram alterados geneticamente para ter uma super expressão das placas senis no cérebro. Essas placas são uma das características da doença de Alzheimer. Os animais foram separados em três grupos: os transgênicos que receberiam estímulos, os transgênicos que não receberiam e os animais-controle que não têm a doença.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Numa ação conjunta das Secretarias de Saúde e Esporte, Cultura e Lazer, a Prefeitura de Cruz das Almas está disponibilizando nutricionistas, técnicos de enfermagem e educadores físicos para orientar as pessoas que praticam atividades na Praça Multiuso.

A equipe estará no local de segunda a quinta-feira, das 6h às 7h30 e das 17h às 19h, com o Projeto Verão – Esporte e Saúde. Os usuários da Praça poderão aferir sua pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), ter orientação nutricional e como se exercitar corretamente.

Em dias específicos, teremos zumba, boxe, judô, Karetê, feet dance e avaliação com cardiologista. Informamos que, a partir desta segunda-feira (11), às 17h, estarão disponíveis os novos equipamentos de ginástica para uso da população.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Antes do meu nascimento, minha família já enorme e era bem movimentada. Eu já tinha quatro irmãos do primeiro casamento do meu pai e um do primeiro casamento da minha mãe. Sou a sexta filha e não parou por aí. Minha mãe já tem mais duas meninas do seu terceiro marido. Venho de uma família grande, aninada e muito amorosa. Vivemos em Fortaleza, no Ceará.

Já nasci tendo que superar dificuldades. Faltando 48 horas para o meu nascimento, tudo estava bem. Até que a minha mãe pediu a seu médico que refizesse os exames, pois pressentia que algo de errado acontecia. E, faltando menos de dois dias, o médico comprovou que ela estava certa: havia algo de diferente, mas eles ainda não sabiam ao certo o que era. No dia 15 de maio de 1991, nasci e uma apreensão fora do normal tomou conta da minha família. ‘Será que ela vem com alguma síndrome? Será que tem alguma má formação?’, todos se perguntavam. E, para a surpresa geral, nasci normal e ninguém entendeu nada.


Enquete


PodCast