Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Recôncavo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Processamento de mandioca é o tema do curso que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai realizar de 22 a 26 de julho. São 20 vagas disponíveis para processadores de mandioca, agentes de assistência técnica, professores e estudantes. As inscrições vão até o dia 17 de julho.

Em 36 horas, essa segunda edição do treinamento coordenado pelos pesquisadores Joselito Motta e Luciana Oliveira e organizado pelo Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia visa divulgar, por meio de aulas teóricas e práticas, as possibilidades de processamento para quem deseja diversificar a produção ou ingressar em um mercado de alto valor agregado.

A produção de mandioca de mesa ganha, cada dia mais, características específicas para a indústria de congelados, sendo comercializada fresca, minimamente processada, congelada ou pré-cozida congelada (chips, snack e palito). Rica em carboidratos e fibras, tem sido consumida por pessoas preocupadas com a saúde e a estética e tornou-se alternativa de carboidrato para os celíacos — portadores de intolerância aguda ao glúten. Já a chamada mandioca brava é processada para obter a farinha e o polvilho, utilizados na obtenção de diversos produtos, como biscoitos, beijus, tapiocas, bolos e bolachas de goma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Realizado, na tarde da última quarta-feira, 12, na Biblioteca Municipal de Santo Antonio de Jesus, encontro promovido pela Secretaria de Comunicações do Governo Estadual, pasta sob a égide de André Curvello que, no seio da gestão Rui Costa/João Leão, vem desenvolvendo um meritório trabalho no que tange à divulgação das ações governamentais, necessário para que atenda um dos pre-requisitos constitucionais: a transparência administrativa. 

Acontece que, além da utilização de instrumentos próprios de divulgação, a Secretaria também se utliza dos diversos veiculos de comunicações para  o alcance de resultados mais amplos e satisfatórios, através de emissoras de rádio, tv, sites e blogs, jornais, etc. Sensível à necessidade de efetivação de alguns ajustes na relação da Secretaria em epígrafe com esses órgãos de comunicações, o Secretário delegou à jornalista e assessora de comunicação da SECOM, Regina Ferreira, a missão de percorrer os municípios para que, " in loco", possa ouvir pleitos que atendam às demandas reinantes no seio da categoria. Aproveitando o ensejo, Regina promoveu um bate-papo ao vivo entre dos presentes com o Secretário André Curbello e Edmundo Filho (coordenador de rádio, junto à SECOM), assim como colheu dados que possam contribuir para esse relacionamento e orientou a todos acerca do cadastramento dos respectivos veículos de comunicações junto ao SICAF. Secretaria que também tem em suas fileiras, 

Dentre os presentes, representantes dos sites Tvsaj.com.br, Infosaj,Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias, Tv Noticias24 horas,  PIropo News, MG Noticias, Blog do Valente, Rádio Saj;Jornal de Noticias; dentre as emissoras de rádio, Andaiá FM, Recôncavo FM, Clube FM, Muniz FM. Iniciativas dessa magnitude mostram que a SECOM vê importância nesse relacionamento. Veja, em LEIA MAIS, os pressupostos que delineiam a atuação da SECOM Estadual: 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O São João é uma festa típica do Nordeste. Evento que se posterga ao longo do tempo mas que, na maioria do municípios, por conta da influência do capitalismo que o levou à massificação, participação de grandes bandas que remetem a grandes dispêndios.E,na maioria dos municípios, contratações de bandas que, em muitos casos,  não tem nada a ver com a tradição junina. E o que fez Cruz das Almas para, em meio à concorrência reinante, sempre em busca de grandes públicos? Simplesmente  a adoção de um posicionamento que tem por escopo resgatar a cultura.

Partindo dessa premissa, colocou como tema "Arraiá da cultura popular: festa, forró e tradição". Tomou uma atitude corajosa no momento em que procura resgatar toda uma tradição reinante no norte/nordeste. Em entrevista, o prefeito Orlandinho realçou a importância desse enfoque. Além do ritmo e da dança, um leque de manifestações como quadrilhas, pau de fita, etc. E a atual administração chegou a mostrar toda essa impetuosidade, desde o Arrastapé Cultural pelas pirncipais ruas do com centro da cidade. Vídeo, Agência Um/Ascom municipal. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trio mais nordestino do São João tem um recadinho pra vocês.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição
##PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Arraiá da Cultura Popular 2019, além de festa, forró e tradição, acontecerá ações de fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária e três importantes campanhas: Respeite as Minas, São João sem racismo e São João sem trabalho infantil. É o Governo do Povo sintonizado com a agenda de garantia de direitos. Confira a entrevista das mulheres de nossa cidade no programa Band Mulher.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição
##PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O colorido das ruas vai espalhando o clima junino por toda Cruz das Almas. A cidade se enfeita para receber a festa mais popular do Nordeste.Vem pra Cruz! O melhor São João da Bahia é aqui.

 

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#PrefeituraMunicipal
#GovernoDoPovo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nesta sexta-feira (14), acontece o I Forró do Comércio, em Santo Antônio de Jesus, a partir das 17h. O evento é organizado pela Rádio Andaiá FM e tem apoio da Prefeitura Muncipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, e ACESAJ - Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus.  
 
O forró será no Espaço Cultural Renato Machado (Coreto) da Praça Padre Mateus e terá apresentação da Banda Farol de Milha, Dilma Galvão, Otacílio Lima, Nana Rios e Boró da Sarrada, além de participações especiais, dança e muito mais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude está realizando mais uma edição do Forró na Praça com apresentações de bandas de forró locais nas praças e bairros das zonas urbana e rural durante todo o mês de junho. O evento acontece juntamente com a programação do Arraiá do Comércio, organizado pelo SESC – Serviço Social do Comércio. 
 
Neste sábado (15), tem apresentação de Guido Freitas e Nando e Bruna no Coreto da Praça Padre Mateus, a partir das 16h. O projeto também contempla outras praças, a exemplo da Renato Machado e São José, além da feira livre e comunidades rurais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Esta quinta-feira (13) é o último dia da festa em comemoração ao Trezenário de Santo Antônio. Os shows começam às 16h com a Banda Farol de Milha e logo em seguida, às 18h, é a vez da Banda Mania subir ao palco. As duas atrações fazem parte do projeto Arraiá do Comércio, que acontece com apoio do SESC – Serviço Social do Comércio.  
Às 20h, Matheus Sales chega para animar o público. Quem finaliza a festa com chave de ouro é Sam e Kawan, que se apresentam às 21h30. Outra atração desta última noite é o DJ Andersinhu que promete agitar todo mundo nos intervalos. 


 
Ontem, quarta-feira (12), Dia dos Namorados, os casais puderam curtir a noite ao som de Dilma Galvão, Guido Freitas, Gustavo Mello e Jú Oliveira. O Trezenário teve início no dia 01 de junho, com apresentação de bandas durante todas as noites para população de Santo Antônio de Jesus. O espaço conta ainda com barracas que comercializam bebidas e muita comida boa. 


 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, declarou hoje (13) que não tem medo de ser hackeado. Segundo o ministro, ele não usa o celular para conversar com partes envolvidas em processos.
Segundo o Estadão, Marco Aurélio voltou a criticar o ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz Sergio Moro, que teve mensagens divulgadas pelo site Intercept Brasil em que ele colabora com o procurador Deltan Dallagnol durante a Operação Lava-Jato.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com a mesma destreza com que combina os versos, nas respectivas estrofes, ele, Osmadil José dos Santos, mesmo que involuntariamente, combinou as cores de sua indumentária com a munícipe (foto acima). Presentes nas cerimônias em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Aratuípe ele, de rosa-preto e ela, de preto-rosa. Mera coincidência, é bem verdade. Em que pese essa coincidência, eles têm algo em comum: a paixão pelas obras literárias. 

Conhecedor profundo da historicidade do município de Aratuípe e de alguns outros da região, ele, a cada nova comemoração de emancipação política desse importante município, elabora novas poesias. Em seus versos, não apenas as rimas mas, mais que isso, o desejo de contribuir para a postergação de toda uma cultura oral que, com certeza, servirá de elo entre o passado, o presente e o futuro. Foto, ao lado de sua musa na área de imprensa, Nega Ju, para quem, também, já elabourou estonteante poesia. 

Além do fascínio pela religiosidade, contribuindo para com a paróquia, naquilo que lhe é possível, mostra que continua dando asas à sensibilidade que norteia a realização de seus trabalhos na área literária. Com a mesma destreza com que esboça olhares construtivistas à cultura, à natureza, demonstra carinho especial com relação às mulheres que, pelo que denota, contibuem para o aguçamento de sua criatividade. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A diversidade musical dá o tom no São João de Santo Antônio de Jesus. Pelos diversos palcos montados pela cidade, ritmos diversos garantirão a festa das mais de 100 mil pessoas que diariamente circularão pela capital do Recôncavo Baiano. O forró será o protagonista, representado por artistas e bandas de diversas vertentes.

Dois nomes se destacam na programação da festa: Adelmario Coelho e Dorgival Dantas. Referência no gênero, o cantor e compositor baiano Adelmario Coelho é atração sempre aguardada em grandes praças quando se trata do autêntico forró. Seu repertório animado mistura clássicos do cancioneiro nordestino, arrebatando multidões Brasil afora.

Para o show em SAJ, dia 23, o artista deve trazer o repertório do novo DVD, gravado recentemente em comemoração aos 25 anos de carreira. O projeto, com o nome de 'Carrossel do Tempo', reúne os principais sucessos de sua trajetória com novos arranjos musicais. Não vão faltar canções fundamentais como "Não Fale Mal do Meu País" e "Bahia Forró e Folia".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje é dia dos idosos dançarem muito forró. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realiza toda quarta-feira o Forró dos Idosos para a terceira idade em Santo Antônio de Jesus e hoje (12) não vai ser diferente, a festa está garantida com apresentações de bandas e de quadrilha junina de Nazaré das Farinhas.   
O evento acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, na Avenida Roberto Santos (em frente ao antigo supermercado O Dia), a partir das 13h e terá participação musical de Juliano Santana, Caravana do Bolão, Da Lapa e Maria Cristina. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Santo Antônio de Jesus ultrapassou, mais uma vez, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Números da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, mostram que aproximadamente 23 mil integrantes do público-alvo foram vacinados. 
O total representa 96,45% da população-alvo, ultrapassando os 95% estipulados pelo Ministério da Saúde. A título de comparação, em Salvador, foram vacinadas apenas 71% das pessoas que integram o público-alvo: crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas,  profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, bombeiros e policiais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Governo do Povo, em Cruz das Almas, sabe, de cátedra, a respeito da importância da celebração do Dia dos Namorados. Por conta disso, em meio a toda uma logística operacional preparada para as festividades juninas, não se esquece de dar impulso a essa comemoração. A atual administração, sob a égide de Orlandinho/Max Passos (coordenador do São João), contando com apoio da Secretaria de Cultura e demais pastas, não tem medido esforços para que a alegria possa transbordar num município que se regozija diante de realizações. Imagem, AGÊNCIA UM, ASCOM MUNICIPAL. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae-BA, realizou na noite desta terça-feira (11), um seminário com o tema: “Como Encantar o Turista nesse São João”. O evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e teve como público alvo as pessoas que estarão comercializando ou oferecendo serviços durante a festa junina em Cruz das Almas. A palestrante da noite foi a psicóloga e analista de negócios do Sebrae, Maria Guadalupe Souza Cruz.

Tendo em vista que o município de Cruz das Almas tem uma das principais festas juninas do país e já aparece como um dos destinos mais procurados da Bahia, a expectativa é que milhares de turistas estejam em solo cruzalmense nos próximos dias. Por isso, esse momento foi importante para que os vendedores pudessem obter mais conhecimento sobre como agradar pessoas com culturas e costumes diferentes.

O secretário municipal Felipe Viveiros fez a abertura do evento e explicou como é realizado o São João de Cruz das Almas e os impactos que ele gera na cidade. Em seguida, o superintendente de trânsito e transporte Toinho da Boina relatou as mudanças feitas no trânsito do município que geraram bons resultados nos últimos dois anos. O secretário de esporte, cultura e lazer Wel Anais, a chefe de gabinete Denise Quaresma e o vereador Osvaldo da Paz também estiveram no evento.

Texto: Diego Azevedo l ASCOM
Fotos: Paulo Galvão Filho | ASCOM

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (11), uma palestra sobre a Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu na Sociedade dos Artífices e contou com a presença do prefeito Orlandinho, da secretária municipal Jucelia Cerqueira e do promotor de justiça José Reis Neto. A palestra que teve como tema: “Os Desafios da Intersetorialidade para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, foi ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ilzamar Silva Pereira.

“As crianças têm que estar na escola, tem que praticar esporte, as atividades lúdicas, a dança, a música, a leitura. Tem um conjunto de atividades educativas que trazem conhecimento e podem ser realizadas fora das salas de aulas. O que não pode é a gente privar as crianças de fazer essas coisas”, disse o prefeito Orlandinho.

Amanhã (12), dando continuidade as ações em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OTI) e lembrado todo ano no dia 12 de junho, estará acontecendo uma blitz, na sinaleira da Escola Comendador Temístocles, a partir das 8h30, com o objetivo de conscientizar a população sobre o papel de cada um na luta contra o trabalho infantil.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Cristiano Peixoto | ASCOM

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

💢Vamos dar uma Espiadinha como estão os preparativos para o São de Cruz das Almas 2019?! 💢

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#GovernoDoPovo. Agência Um e Ascom municipal

Notícias | postado por: Mascarenhas

Podem vir de mala e cuia!

De 21 a 24 de junho, Cruz das Almas te espera com bastante forró. Respeitando as tradições juninas e valorizando a nossa cultura.

O maior São João da Bahia é aqui!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,  RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município. Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (12/06)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
MARCENEIRO 
Ensino médio incompleto 
Experiência na função 
01 VAGA  
VENDEDOR PRACISTA 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  










Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo baiano vai antecipar o pagamento de 40% do salário do mês de junho para os cerca de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. O recurso estará disponível na conta bancária do funcionalismo público a partir do dia 20 de junho. Já a segunda parte dos vencimentos será quitada no próximo dia 28 de junho, conforme tabela anual de pagamento divulgada em janeiro de 2019. O adiantamento foi revelado pelo governador Rui Costa, durante o programa Papo Correria, ao vivo, nesta quarta-feira (12).

A medida – que já foi adotada pelo Governo em anos anteriores – visa contribuir para o incremento da economia do Estado, além de beneficiar os servidores estaduais, que poderão contar com recursos para arcar com as despesas dos festejos juninos, tradicionais em toda a Bahia. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Este é o título da campanha lançada pela Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil para chamar a atenção sobre a perversidade e a proibição do trabalho infantil. Em Santo Antônio de Jesus, a campanha tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o objetivo da campanha é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clima junino já tomou conta da nossa cidade! Faltam poucos dias para o melhor São João da Bahia!

E foi pensando em você que irá trabalhar durante a festa atendendo e prestando serviços aos turistas, que a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, realizará amanhã (11), um seminário com o tema: Como Encantar o Turista Nesse São João.

O evento acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Praça João XXXIII (Rua dos Poções), a partir das 18h30.
#SãoJoãoDeCruz #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus realiza nesta terça-feira (11), um evento para discutir o tema “Empoderamento + Educação Sexual” na Unidade de Saúde da Família Marita Amâncio.  
 
Além de palestra com uma sexóloga, os presentes podem fazer testes rápidos, receber preservativos e atualizar o cartão vacinal.  A equipe da USF estará no local durante todo o dia realizando a ação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Restaurante OÁSIS D’MOURA está proporcionando durante os dias 07/06 a 14/06 o projeto Love is In The Air (O amor está no ar), uma programação noturna para celebrar o amor. Sabemos que existem casais que não poderão desfrutar de um jantar neste dia 12, mas, pensando nisso o OÁSIS irá surpreender a todos lançando com exclusividade um ALMOÇO MUITO ESPECIAL, nesta referida data para que estes casais enamorados tenham a oportunidade de comemorar durante o dia, afinal de contas o romantismo já está inserido no DNA do D’MOURA, independente do dia e horário. Reserve logo sua mesa, pois, elas são limitadas. Tel. 75 3632 0233 / 9 8834 0016 Zap / 98808 1241 Zap.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (11/06)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
CUIDADDOR DE IDOSO 
Ensino médio incompleto 
Disponibilidade para dormir 
Experiência na função 
01 VAGA  








Notícias | postado por: Mascarenhas

Iniciativa reunirá mais de 30 empreendimentos de todo o estado durante São João.  

Além de se firmar como um dos principais destinos juninos do estado, Santo Antônio de Jesus está se preparando para virar referência no setor de economia solidária. Para tal, a capital do Recôncavo Baiano vai realizar um grande festival com esse perfil, de 21 a 24 de junho, aproveitando o fluxo diário de mais de 100 mil pessoas no período.

Para a realização do Festival de Economia Solidária de SAJ foram reunidos mais de 30 empreendimentos solidários situados nos territórios de identidade do estado da Bahia, entre associações que confeccionam objetos artesanais a partir do couro, renda e cerâmica, produzem alimentos através da agricultura familiar, queijo, doce de leite e licor, além de iguarias juninas. As barracas ficarão no Espaço da Diversidade, próximo à Biblioteca de SAJ.

Serão 10 unidades de Cesol (Centro Público de Economia Solidária) oriundos dos principais territórios de identidade, a exemplo do Recôncavo, Baixo Sul, Região Metropolitana de Salvador, Portal do Sertão, Conquista e Sisal, além de empreendimentos de municípios como Mutuípe, Laje, Maragogipe, Irará, Valença e também de Salvador.

O Festival de Economia Solidária é uma realização da prefeitura SAJ em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Unisol Bahia (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado da Bahia) e Cesol Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, levou o projeto “Nordestinos no São João Encantado” da Cia de Teatro Fátima Carvalho para animar a Feira Livre e Praça Padre Mateus, no último sábado (08). 

O grupo percorreu a feira e lojas no entorno da praça com vários instrumentos, levando músicas, alegria, costumes e simpatias do povo nordestino no período junino, utilizando os personagens: noiva, “coroné”, cigana, jeca, Maria Bonita, Lampião, padre, rainha do milho e noiva. 

A festa foi concluída na Praça Padre Mateus, onde os atores pararam a andança para realizar um evento musical, que chamou a atenção das pessoas que por ali passavam. Desde o primeiro dia do mês de Junho, a cidade tem oferecido programação junina para a população durante toda a semana. Neste ano, o Melhor São João da Bahia tem como tema “Viva o Nordeste Brasileiro” e promete homenagear figuras importantes da região.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Aratuípe, situado no recôncavo baiano,  comemorou nesse final de semana 128 anos de emancipação política, fechando, assim, com chave de ouro, uma ampla programação que incluiu, na sexta-feira (07), apresentação das escolas municipais de ensino; no sábado (08), atendimento social ao cidadão (corte de cabelo, manicure, exposição de artesanato das oficinas do CRAS e Stand do Projeto Família Feliz; apresentação do Corpo de Bombeiros, apresentações culturais (capoeira, quadrilhas) e apresentação de forró pé de serra.

E, nesse domingo (09),  a culminância dessa ampla programação com alvorada, apresentação do Tiro de Guerra (incluindo desfile pelas principais ruas do centro da cidade);  apresentação da filarmônica Lira Ceciliana; missa em ação de graças no auditório; sessão solene da Câmara de Vereadores (auditório Edivaldo Machado Boaventura). à Tarde, torneio de futebol e, à noite, Show musical  com apresentações das bandas Mambolada, Sem Retoque e Saindo da Rotina. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões, ainda na apresentação do Tiro de Guerra, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama Sandra), Remelton Silva (Presidente da Câmara), os deputados Antonio Brito (federal), Rogério Andrade Filho (Estadual); secretários municipais Anselmo Bernardo (Saúde), Adriano Lago (Educação), Rosalina (Saúde), Sílvio Sande e Adriana, poeta OSmadil JOsé dos Santos; e outras personalidades que, logo em seguida engrossaram fileiras ao lado dos que também compareceram à sessão da Câmara. 

SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES

Também realizada no Auditório Edivaldo Machado Bitencourt a sessão especial da Câmara, sob a presidência de Remelton Silva que, iniciando os trabalhos, após cumprimentos e saudações, procedeu composição da mesa com o prefeito Sinho, os deputados Antonio Brito e Rogerio Andrade Filho; secretários Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) Adé (presidente da Câmara de Jaguaripe), os vereadores Julival, Laércio, Otávio. Também presentes, na oportunidade, representando Jaguaripe, ao lado de Adé, a ex-prefeita Derá  e a vereadora Edna.

O deputado federal Antonio Brito, mais uma vez marcando presença no município, iniciou sua fala enaltecendo mais uma comememoração do município e proveitnado o ensejo enalteceu o trabalho desenvoido pelo prefeito Sinho. Falou a respeito da alocação, até aqui, de recursos (através de emendas) na ordem de 2 milhões e meio para Aratuipe e que está destinando uma ambulância 0 Km. 

HOMENAGENS

Além dos pronunciamentos proferidos, foram feitas homenagens a personalidades do município, por parte dos vereadores presentes. Deferências que procuraram elencar atuações que conjunta e isoladamente, têm contribuído para o desenvolvimento de Aratuípe. Dentre os homenageados, o deputado estadual Rogério Andrade Filho que recebeu título de cidadão aratuipense, utilizando-se, também, do microfone, externou agradecimentos, prometendo debruçar-se no que for preciso para ajudar a população do município.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, seja dos parlamentares presentes, seja dos vereadores, regozijo diante das comemorações, não apenas de mais uma data comemorativa à emancipação política do município mas, também, às conquistas auferidas através da atual administração municipal, capitaneada pela gestão Sinho, com apoio dos deputados em epígrafe e relevante contribuição dos vereadores da base e, até, dos que fazem parte da ala de oposição, no momento em que desferem críticas construtivistas. Críticas que, em determinados municípios pareceriam inoportunas mas que, em Aratuípe, ao contrário, servem de estimulo a um governo que dá asas à transparência dos atos. Na maioria dos municípios, vereadores de oposição, sequier comparecem às sessões especiais, ao contrário do que acontece em Aratuípe: vereador Otávio mostrou que não faz politica sectária.

PRESIDENTE DA CÂMARA MOSTROU DESTREZA NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS

O jovem Remelton Silva, presidente  da Câmara, conduziu, com esmero,  a sessão especial da egrégica casa legislativa. Mostrou não apenas destreza com o microfone. Mais que isso: capacidade de conduzir realização de eventos de forma democrática e transparente. Um jovem que, sem sombra de dúvidas, semeia de forma altruista na certeza de que, lá na frente, louros serão colhidos, dada a simplicidade de seus atos, tendo como pano de fundo, os interesses da população. 

PLEITOS DO PREFEITO SINHO

Em seu pronunciamento, o prefeito Sinho, após elencar realizações, mostrou preocupação com relação à restauração da Igreja Matriz, aproveitando o ensejo para formular aos deputados que ali se encontravam, engajamento nessa importante causa; reforçou, junto aos parlamentares o pleito com relação à recuperação da estrada que dá acesso a Maragipinho, importante polo de desenvolvimento econômico e turístico para o município.

Continuando, o chefe do poder executivo municipal prometeu obras de saneamento para essa localidade e, novamente se dirigindo aos deputados, solicitou que os mesmos possam inferir junto ao governo Rui Costa no que concerne à reforma do Colégio Estadual Professor Rocha Pita. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazeta do Recôncavo e Jornal Regional, Jornal O Eco. Veja todas as fots através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O aniversário de 128 anos de emancipação político-administrativa de Aratuipe está sendo comemorado em grande estilo. Dando início às comemorações os estudantes das escolas municipais e estadual apresentaram na última sexta-feira, 07/06, a evolução histórica da cidade, as riquezas econômicas, o artesanato, o legado sócio-político e deram um colorido especial, ao som da fanfarra. O desfile emocionou e contagiou a todos que estavam presentes. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos Por Novo Tempo.Fotos, Ascom municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu ontem 01/06 na Vila do Palma a grande final do Talent Music. O evento apoiado pela Prefeitura Municipal foi realizado em parceria entre o Portal Jaguaripe, Jaguaripe Notícias, Rádio Novidades na Mídia, e comissão organizadora: Erivan Barros, Luciano Broz, Edmari Santos, Jucimar Santos, João Ricardo, Jair Thomé. 
O concurso tem como objetivo a valorização e o reconhecimento da produção musical local em todos os seus segmentos, respeitando as diversidades culturais e artísticas.Ascom Municpal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 07, na bucólica e receptiva cidade de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a mais nova clínica da LISDHERMO, especializada em estética avançada, atuando na modalidade franchising em diversos do país e que, graças ao empreendedorismo, qualidade de produtos e, mais que isso, excelência em atendimento,  vem galgando novos horizontes nessa importante vertente em que atua.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a equipe, Lorena (empresária, proprietária dessa nova franquia), Andreia Lima (fisioterapêuta), Jeane, Arielle e demais profissionais. Dentre os procedimentos a serem oferecidos na clínica, micropigmentação de sobrancelhas, limpeza de pele profunda, depilação à laser, criolipólise.Sediada na Rua Fernão de Atayde,Conceição, centro, Nazaré das Farinhas, a clínica tenciona não apenas contribuir para a beleza física das pessoas que se utilizem dos serviços. Mais que isso: almejam trazer à baia uma das mais importantes posturas: a autoestima. 

Dotada de modernos equipamentos, a clínica conta com profissionais capacitados, experientes e que atuam em consonância com as premissas estabelecidas pela LISDHERMO. Conceitos que têm sido a razão de todo um sucesso dessa marca que é referência em todo o pais. Confira algumas das fotos que marcaram a inauguração em apreço. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Noticias e Jornal Regional. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVSITA.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como demais veículos de comunicações de Cruz das Almas e região, a TVE, presente no Arrastapé Cultural, no último dia 01, teve oportunidade de registrar não apenas a desenvoltura, a performance das diversas entidades culturais que, dispostas em alas, percorreram as prinipais ruas da cidade, levando alegria, animação e, mais que isso, externando convite aos munícipes e visitantes que, egressos de diversos rincões da Bahia e de todo pais, vão se esbaldar nessa receptiva cidade do recôncavo baiano. 

São João que, nesse ano, conta com a coordenação de Max Passos (vice-prefeito e Secretário de Relações Institucionais na gestão que capitaneia ao lado de Orlandinho). Max que conta com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, sob a égide de seu titular Ronaldo Anias "Well" e de todas as pastas do atual governo. Evento importane, não apenas ao entretenimento mas, também, à  geração de emprego e renda. Vídeo, TVE. Fotos, Tvsaj. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Venha aprimorar suas habilidades como vendededor!

"Sabe quem é o melhor vendedor do mundo? O cliente satisfeito, ele vende sua empresa, marca, produto e não cobra comissão."

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Preconiza um dos jargões popoulares que  "tudo que cai na rede é peixe". Nem tudo, na verdade...! Mas, já que estamos falando em "rede" a população passa a ter conhecimento, de forma não oficial, das atrações do São João de Dom Macedo Costa, a partir da divulgação da cópia de um ofício em que o prefeito Egnaldo Piton "Guito" comunica  a data, local e nomes das bandas que animarão os três dias do evento. Dentre esses nomes, podemos anunciar para o dia 22 Juan e Rafael, Farol de Milha e Forró Coisa Boa; No dia 23, Olhar Faceiro, Sarapatel com Pimenta..... Um São João que remete às tradições dessa grande manisfestação popular.

SÃO JOÃO ENXUTO

A administração Guito/Sinhorzinho realiza um São João que, apesar dos parcos custos (à luz das condições financeiras do município), o que não vai faltar é alegria e muita animação. Situado no recôncavo baiano, Dom Macedo Costa insere-se no rol dos municípios de menor densidade populacional, todavia, mostra toda uma pujança no seio estadual graças ao dinamismo de sue povo que, representada pelos atuais gestores, ostenta de grande conceito pela seriedade e ações que vem desenvolvento em prol do desenvolvimento local. Não se sabe como essas informações vazaram. Mas, o que importa é a grandiosidade do evento. .  Veja cópia do ofício,em LEIA MAIS

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (8) e domingo (9), Santo Antônio de Jesus recebe a 13ª edição do tradicional Encontro de Carros Antigos. Promovido pelo Veteran Car Club, com apoio da Prefeitura Municipal e outros parceiros, o evento traz dezenas de veículos para exposição na Praça Renato Machado e conta com a participação de colecionadores de diversas cidades da Bahia. 
Além da exposição dos automóveis, a programação do 13º Encontro de Carros Antigos ainda terá vendas de peças a acessórios para veículos, exposição fotográfica, mostra de artesanato e o Forró do Calhambeque, momento de confraternização que será realizado na noite deste sábado (8), às 20h, na Pousada Vila das Palmeiras. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As crianças e adolescentes acolhidas na Casa das Cores em Santo Antônio de Jesus tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (6). Numa parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Escola Adventista, os menores participaram de uma atividade de conscientização sobre a importância da alimentação saudável. A atividade foi realizada com supervisão da proteção especial e da equipe de alta complexidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Os Agentes Comunitários de Saúde de Santo Antônio de Jesus comemoraram nesta quinta-feira (6) os seus 21 anos de implantação e serviços prestados na cidade. A data foi celebrada com um café da manhã e uma palestra realizada no Auditório da Sociedade Espírita José Petitinga. O Prefeito Rogério Andrade prestigiou a atividade, ao lado do presidente da Câmara, Vereador Tom, e aproveitou a oportunidade para parabenizar os agentes: 
- “Temos que parabenizar e valorizar cada vez mais os agentes que estão nas ruas enfrentando sol e chuva para levar saúde a população. Recentemente, antecipamos a 2ª parcela do Incentivo Adicional (14º salário), estamos oferecendo capacitações de modo permanente, por meio da Secretaria de Saúde. A atuação destes profissionais é de extrema importância. Em nome da população, agradeço e parabenizo a todos.” – Afirmou o Prefeito. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Copa Engenharia Ambiental promoveu palestras de conscientização em duas escolas da cidade, com o tema “Impacto ambiental do descarte incorreto de resíduos sólidos”. As palestras foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e tiveram o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Serviços Públicos.

No dia 06/06, a ação foi realizada no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e no dia 07/06 no CETEP Recôncavo. Os palestrantes Claudia Carvalho, Bióloga e Coordenadora de Meio Ambiente da Copa e Ariel Galvão, estagiário, abordaram temas importantes como coleta seletiva, descarte adequado de lixo e preservação ambiental.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os artistas da terra continuam abrilhantando o Trezenário de Santo Antônio na Vila do Forró. Na noite desta sexta-feira (7) a Banda Forró Balanço abre a festa às 20h30, trazendo um repertório de forró que agrada pessoas de várias idades. Em seguida Neném Coração de Vaqueiro se apresenta com as suas músicas de vaquejada.

Ontem (6), o cantor Juliano Pimenta se apresentaria no Trezenário, mas o músico passou mal e não pôde realizar o show. Ele foi substituído pelos cantores Boró da Sarrada, Tony Azevedo e Nana Rios, que realizaram um show conjunto. A festa conta com uma estrutura de primeira, com área coberta, segurança particular, apoio das polícias Civil e Militar e das secretarias municipais.

 

Ascom Prefeitura SAJ


Enquete


PodCast