Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Política

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa esteve no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (14), quando realizou a entrega de sistemas simplificados de abastecimento de água. As obras de infraestrutura hídrica envolveram investimentos de R$ 3 milhões.  

"Estamos garantindo água potável para a população. Também autorizamos novos sistemas de água e outras duas grandes obras estão em fase de finalização do projeto básico. Uma é da Barragem de Morrinhos, que vai atender a região inteira, e o sistema integrado e a adutora vindo de Anagé. Vamos finalizar os projetos para poder licitar, melhorando a vida da população", disse Rui.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O São João é uma festa típica do Nordeste. Evento que se posterga ao longo do tempo mas que, na maioria do municípios, por conta da influência do capitalismo que o levou à massificação, participação de grandes bandas que remetem a grandes dispêndios.E,na maioria dos municípios, contratações de bandas que, em muitos casos,  não tem nada a ver com a tradição junina. E o que fez Cruz das Almas para, em meio à concorrência reinante, sempre em busca de grandes públicos? Simplesmente  a adoção de um posicionamento que tem por escopo resgatar a cultura.

Partindo dessa premissa, colocou como tema "Arraiá da cultura popular: festa, forró e tradição". Tomou uma atitude corajosa no momento em que procura resgatar toda uma tradição reinante no norte/nordeste. Em entrevista, o prefeito Orlandinho realçou a importância desse enfoque. Além do ritmo e da dança, um leque de manifestações como quadrilhas, pau de fita, etc. E a atual administração chegou a mostrar toda essa impetuosidade, desde o Arrastapé Cultural pelas pirncipais ruas do com centro da cidade. Vídeo, Agência Um/Ascom municipal. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) sugeriu, em posts no Twitter, nesta quinta-feira (13), que o ex-juiz e hoje ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro, junto com o procurador da República, Deltan Dallagnol, respondam por “improbidade e crime de prevaricação” e que o ex-presidente Lula tenha suas condenações anuladas uma vez que as denúncias foram simuladas, como revela trecho dos diálogos tornados públicos pelo site The Intercept Brasil. A hashtag #MoroTraidorDaPatria foi o assunto mais comentado do Microblog um dia depois de nova matéria do site dirigido por Glenn Greenwald, divulgada na noite de quarta-feira (12), revelar mais mensagens em que o juiz Moro orienta Dallagnol nas ações da força tarefa, ação vedada pela Constituição Federal. Em diálogo de 31 de agosto de 2016 pelo aplicativo Telegram, Dallagnol é cobrado por Moro para desencadeamento de uma nova operação e responde que uma delas “depende de Articulação com os americanos”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trio mais nordestino do São João tem um recadinho pra vocês.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição
##PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Arraiá da Cultura Popular 2019, além de festa, forró e tradição, acontecerá ações de fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária e três importantes campanhas: Respeite as Minas, São João sem racismo e São João sem trabalho infantil. É o Governo do Povo sintonizado com a agenda de garantia de direitos. Confira a entrevista das mulheres de nossa cidade no programa Band Mulher.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição
##PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O colorido das ruas vai espalhando o clima junino por toda Cruz das Almas. A cidade se enfeita para receber a festa mais popular do Nordeste.Vem pra Cruz! O melhor São João da Bahia é aqui.

 

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#PrefeituraMunicipal
#GovernoDoPovo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nesta sexta-feira (14), acontece o I Forró do Comércio, em Santo Antônio de Jesus, a partir das 17h. O evento é organizado pela Rádio Andaiá FM e tem apoio da Prefeitura Muncipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, e ACESAJ - Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus.  
 
O forró será no Espaço Cultural Renato Machado (Coreto) da Praça Padre Mateus e terá apresentação da Banda Farol de Milha, Dilma Galvão, Otacílio Lima, Nana Rios e Boró da Sarrada, além de participações especiais, dança e muito mais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude está realizando mais uma edição do Forró na Praça com apresentações de bandas de forró locais nas praças e bairros das zonas urbana e rural durante todo o mês de junho. O evento acontece juntamente com a programação do Arraiá do Comércio, organizado pelo SESC – Serviço Social do Comércio. 
 
Neste sábado (15), tem apresentação de Guido Freitas e Nando e Bruna no Coreto da Praça Padre Mateus, a partir das 16h. O projeto também contempla outras praças, a exemplo da Renato Machado e São José, além da feira livre e comunidades rurais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, declarou hoje (13) que não tem medo de ser hackeado. Segundo o ministro, ele não usa o celular para conversar com partes envolvidas em processos.
Segundo o Estadão, Marco Aurélio voltou a criticar o ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz Sergio Moro, que teve mensagens divulgadas pelo site Intercept Brasil em que ele colabora com o procurador Deltan Dallagnol durante a Operação Lava-Jato. Foto Antonio Cruz, Ag. Brasil, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo Jair Bolsonaro (PSL) vai enfrentar nesta sexta-feira (14) o primeiro bloqueio de rodovias em todo o país, durante a greve geral contra a reforma da Previdência. Movimentos sociais que integram a Frente Povo Sem Medo planejam obstruir o tráfego de veículos em rodovias estaduais e federais e em grandes avenidas de capitais em ao menos nove estados. 

Conforme publicou o jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (13), líderes de esquerda e sindicalistas têm a expectativa de que a adesão à greve vai superar a de 28 de abril de 2017, contra as reformas do governo Michel Temer (MDB).

A polêmica em torno do ministro da Justiça, Sergio Moro, após as revelações do site The Intercept Brasil, deve ser explorada nas manifestações contra o governo.

O corte de recursos para a educação, que foi principal mote de protestos nos dias 15 e 30 de maio, e os altos índices de desemprego que persistem nos primeiros meses do mandato de Bolsonaro, também serão explorados pelos grevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Líder do DEM na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Sandro Régis disse, em entrevista ao jornal da Cidade - 2ª edição, na Rádio Metrópole, que a direita baiana já definiu o secretário municipal de Obras, Bruno Reis, como candidato à prefeitura de Salvador para as eleições de 2020. “Já consolidou esse nome. Estamos trabalhando para reunir todas as condições políticas”, disse nesta quinta-feira (13).

Na oportunidade, ele foi rebatido pelo apresentador José Eduardo que afirmou que o presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, ainda não “bateu o martelo”, além disso, colocou o deputado estadual Leo Prates (DEM) como secretário da Saúde do Município.

“Pode ser Leo. É  um grande quadro. Estudioso. Trabalhador. Eu acho que foi muito mais uma questão estratégica de administração. [...] Dentro do partido, hoje, vejo Bruno tendo totais condições políticas ser o pré-candidato do grupo da gente”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A instalação da cobertura da Quadra Poliesportiva da Escola Modelo de Conceição, nos distrito de Conceição de Salinas era uma das principais ações que precisavam ser realizadas na unidade escolar, visto que as crianças faziam as aulas de educação física em local descoberto, sujeitas ao forte calor ou a impossibilidade da realização das aulas durante os períodos chuvosos.

O espaço que está sendo totalmente reformado irá melhorar as condições para o desenvolvimento de atividades esportivas.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Esta quinta-feira (13) é o último dia da festa em comemoração ao Trezenário de Santo Antônio. Os shows começam às 16h com a Banda Farol de Milha e logo em seguida, às 18h, é a vez da Banda Mania subir ao palco. As duas atrações fazem parte do projeto Arraiá do Comércio, que acontece com apoio do SESC – Serviço Social do Comércio.  
Às 20h, Matheus Sales chega para animar o público. Quem finaliza a festa com chave de ouro é Sam e Kawan, que se apresentam às 21h30. Outra atração desta última noite é o DJ Andersinhu que promete agitar todo mundo nos intervalos. 


 
Ontem, quarta-feira (12), Dia dos Namorados, os casais puderam curtir a noite ao som de Dilma Galvão, Guido Freitas, Gustavo Mello e Jú Oliveira. O Trezenário teve início no dia 01 de junho, com apresentação de bandas durante todas as noites para população de Santo Antônio de Jesus. O espaço conta ainda com barracas que comercializam bebidas e muita comida boa. 


 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, declarou hoje (13) que não tem medo de ser hackeado. Segundo o ministro, ele não usa o celular para conversar com partes envolvidas em processos.
Segundo o Estadão, Marco Aurélio voltou a criticar o ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz Sergio Moro, que teve mensagens divulgadas pelo site Intercept Brasil em que ele colabora com o procurador Deltan Dallagnol durante a Operação Lava-Jato.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) vê com perplexidade as mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil de conversas entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, com integrantes da Operação Lava Jato. Segundo a publicação, o magistrado deu orientações aos procuradores do Ministério Público Federal durante toda a investigação - o que, em tese, fere os princípios constitucionais. "O Brasil está perplexo diante das revelações feitas pelo The Intercept Brasil. Elas demonstram uma relação espúria entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Dallagnol, com uma situação que rompe com a Constituição, com o estado de direito. Um juiz não pode se relacionar com o acusador ou com o defensor. Com nenhuma das partes! O juiz deve apenas julgar", avalia a parlamentar, em entrevista à Tribuna. 

Para ela, os vazamentos corroboram com a tese de que o ex-presidente Lula, condenado por Moro na primeira instância, é inocente das acusações de corrupção. "Nós, por outro lado, vemos que tudo aquilo que tínhamos dito nesse processo, de que havia uma articulação política nessa investigação envolvendo Lula, está se provando verdadeiro. E esse momento é de não aceitarmos desculpas, é de exigirmos as investigações. Investigações estas que até então demonstram essa ligação". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com a mesma destreza com que combina os versos, nas respectivas estrofes, ele, Osmadil José dos Santos, mesmo que involuntariamente, combinou as cores de sua indumentária com a munícipe (foto acima). Presentes nas cerimônias em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Aratuípe ele, de rosa-preto e ela, de preto-rosa. Mera coincidência, é bem verdade. Em que pese essa coincidência, eles têm algo em comum: a paixão pelas obras literárias. 

Conhecedor profundo da historicidade do município de Aratuípe e de alguns outros da região, ele, a cada nova comemoração de emancipação política desse importante município, elabora novas poesias. Em seus versos, não apenas as rimas mas, mais que isso, o desejo de contribuir para a postergação de toda uma cultura oral que, com certeza, servirá de elo entre o passado, o presente e o futuro. Foto, ao lado de sua musa na área de imprensa, Nega Ju, para quem, também, já elabourou estonteante poesia. 

Além do fascínio pela religiosidade, contribuindo para com a paróquia, naquilo que lhe é possível, mostra que continua dando asas à sensibilidade que norteia a realização de seus trabalhos na área literária. Com a mesma destreza com que esboça olhares construtivistas à cultura, à natureza, demonstra carinho especial com relação às mulheres que, pelo que denota, contibuem para o aguçamento de sua criatividade. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje é dia dos idosos dançarem muito forró. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realiza toda quarta-feira o Forró dos Idosos para a terceira idade em Santo Antônio de Jesus e hoje (12) não vai ser diferente, a festa está garantida com apresentações de bandas e de quadrilha junina de Nazaré das Farinhas.   
O evento acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, na Avenida Roberto Santos (em frente ao antigo supermercado O Dia), a partir das 13h e terá participação musical de Juliano Santana, Caravana do Bolão, Da Lapa e Maria Cristina. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Santo Antônio de Jesus ultrapassou, mais uma vez, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Números da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, mostram que aproximadamente 23 mil integrantes do público-alvo foram vacinados. 
O total representa 96,45% da população-alvo, ultrapassando os 95% estipulados pelo Ministério da Saúde. A título de comparação, em Salvador, foram vacinadas apenas 71% das pessoas que integram o público-alvo: crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas,  profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, bombeiros e policiais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Governo do Povo, em Cruz das Almas, sabe, de cátedra, a respeito da importância da celebração do Dia dos Namorados. Por conta disso, em meio a toda uma logística operacional preparada para as festividades juninas, não se esquece de dar impulso a essa comemoração. A atual administração, sob a égide de Orlandinho/Max Passos (coordenador do São João), contando com apoio da Secretaria de Cultura e demais pastas, não tem medido esforços para que a alegria possa transbordar num município que se regozija diante de realizações. Imagem, AGÊNCIA UM, ASCOM MUNICIPAL. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae-BA, realizou na noite desta terça-feira (11), um seminário com o tema: “Como Encantar o Turista nesse São João”. O evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e teve como público alvo as pessoas que estarão comercializando ou oferecendo serviços durante a festa junina em Cruz das Almas. A palestrante da noite foi a psicóloga e analista de negócios do Sebrae, Maria Guadalupe Souza Cruz.

Tendo em vista que o município de Cruz das Almas tem uma das principais festas juninas do país e já aparece como um dos destinos mais procurados da Bahia, a expectativa é que milhares de turistas estejam em solo cruzalmense nos próximos dias. Por isso, esse momento foi importante para que os vendedores pudessem obter mais conhecimento sobre como agradar pessoas com culturas e costumes diferentes.

O secretário municipal Felipe Viveiros fez a abertura do evento e explicou como é realizado o São João de Cruz das Almas e os impactos que ele gera na cidade. Em seguida, o superintendente de trânsito e transporte Toinho da Boina relatou as mudanças feitas no trânsito do município que geraram bons resultados nos últimos dois anos. O secretário de esporte, cultura e lazer Wel Anais, a chefe de gabinete Denise Quaresma e o vereador Osvaldo da Paz também estiveram no evento.

Texto: Diego Azevedo l ASCOM
Fotos: Paulo Galvão Filho | ASCOM

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (11), uma palestra sobre a Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu na Sociedade dos Artífices e contou com a presença do prefeito Orlandinho, da secretária municipal Jucelia Cerqueira e do promotor de justiça José Reis Neto. A palestra que teve como tema: “Os Desafios da Intersetorialidade para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, foi ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ilzamar Silva Pereira.

“As crianças têm que estar na escola, tem que praticar esporte, as atividades lúdicas, a dança, a música, a leitura. Tem um conjunto de atividades educativas que trazem conhecimento e podem ser realizadas fora das salas de aulas. O que não pode é a gente privar as crianças de fazer essas coisas”, disse o prefeito Orlandinho.

Amanhã (12), dando continuidade as ações em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OTI) e lembrado todo ano no dia 12 de junho, estará acontecendo uma blitz, na sinaleira da Escola Comendador Temístocles, a partir das 8h30, com o objetivo de conscientizar a população sobre o papel de cada um na luta contra o trabalho infantil.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Cristiano Peixoto | ASCOM

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

💢Vamos dar uma Espiadinha como estão os preparativos para o São de Cruz das Almas 2019?! 💢

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#GovernoDoPovo. Agência Um e Ascom municipal

Notícias | postado por: Mascarenhas

Podem vir de mala e cuia!

De 21 a 24 de junho, Cruz das Almas te espera com bastante forró. Respeitando as tradições juninas e valorizando a nossa cultura.

O maior São João da Bahia é aqui!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo baiano vai antecipar o pagamento de 40% do salário do mês de junho para os cerca de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. O recurso estará disponível na conta bancária do funcionalismo público a partir do dia 20 de junho. Já a segunda parte dos vencimentos será quitada no próximo dia 28 de junho, conforme tabela anual de pagamento divulgada em janeiro de 2019. O adiantamento foi revelado pelo governador Rui Costa, durante o programa Papo Correria, ao vivo, nesta quarta-feira (12).

A medida – que já foi adotada pelo Governo em anos anteriores – visa contribuir para o incremento da economia do Estado, além de beneficiar os servidores estaduais, que poderão contar com recursos para arcar com as despesas dos festejos juninos, tradicionais em toda a Bahia. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria da Educação do Estado, assinou com representantes do Fórum das Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD's – UNEB, UESC, UEFS e UESB), na noite desta segunda-feira (10), um termo de compromisso objetivando o fim da greve nas universidades estaduais. A negociação contou com a participação de membros da Comissão de Educação e do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

No documento, ficaram pactuados, de forma consensual, que o Governo do Estado, após o fim da greve, enviará Projeto de Lei para a Alba com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções. Também serão garantidos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em Investimentos.

Outro ponto acordado foi o pagamento dos salários mediante reposição das aulas, devendo o plano de reposição ser submetido a Reitoria da Instituição de Ensino e à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). A proposta é que se a greve acabar até dia 14 de junho, o Estado garantirá o pagamento integral do salário do mês de junho/2019 e mediante execução do plano de reposição das aulas, será pago o mês de maio junto com o mês de julho, e, em sequência, os dias de greve do mês de abril serão pagos no mês de agosto mediante execução do plano de reposição de aulas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Este é o título da campanha lançada pela Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil para chamar a atenção sobre a perversidade e a proibição do trabalho infantil. Em Santo Antônio de Jesus, a campanha tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o objetivo da campanha é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clima junino já tomou conta da nossa cidade! Faltam poucos dias para o melhor São João da Bahia!

E foi pensando em você que irá trabalhar durante a festa atendendo e prestando serviços aos turistas, que a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, realizará amanhã (11), um seminário com o tema: Como Encantar o Turista Nesse São João.

O evento acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Praça João XXXIII (Rua dos Poções), a partir das 18h30.
#SãoJoãoDeCruz #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus realiza nesta terça-feira (11), um evento para discutir o tema “Empoderamento + Educação Sexual” na Unidade de Saúde da Família Marita Amâncio.  
 
Além de palestra com uma sexóloga, os presentes podem fazer testes rápidos, receber preservativos e atualizar o cartão vacinal.  A equipe da USF estará no local durante todo o dia realizando a ação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Restaurante OÁSIS D’MOURA está proporcionando durante os dias 07/06 a 14/06 o projeto Love is In The Air (O amor está no ar), uma programação noturna para celebrar o amor. Sabemos que existem casais que não poderão desfrutar de um jantar neste dia 12, mas, pensando nisso o OÁSIS irá surpreender a todos lançando com exclusividade um ALMOÇO MUITO ESPECIAL, nesta referida data para que estes casais enamorados tenham a oportunidade de comemorar durante o dia, afinal de contas o romantismo já está inserido no DNA do D’MOURA, independente do dia e horário. Reserve logo sua mesa, pois, elas são limitadas. Tel. 75 3632 0233 / 9 8834 0016 Zap / 98808 1241 Zap.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

As conversas divulgadas entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol podem ter consequências jurídicas, como diversos especialistas se arvoraram em dizer. No entanto, as implicações políticas do caso são tão delicadas quanto. Não por Dallagnol, que continuará atuando como procurador da República, independente do conteúdo divulgado. Já o ministro Sérgio Moro pode deixar de ser uma vacina “anticorrupção”, como idealiza o presidente Jair Bolsonaro, para se tornar um “vírus” que pode contaminar todo o discurso construído ao longo dos últimos anos. 

Moro é considerado o grande símbolo do combate à corrupção no Brasil. Tanto que, em diversas manifestações populares, o ex-juiz aparece como um herói sem capa que foi responsável por eliminar diversas ervas daninhas do processo político brasileiro. A condenação e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram a cereja do bolo dessa “luta”, mesmo que eivada de críticas pelos aliados do petista. Se antes a teoria de conspiração de que Lula foi alvo político da Justiça encontrava amparo apenas nas proximidades da esquerda, as informações divulgadas pelo site The Intercept fazem reverberar o conceito fora desse nicho. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa (PT) criticou a decisão do governo federal de destinar verba extra para o deputado federal que votar a favor da reforma da Previdência, no plenário da Câmara. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), teria oferecido R$ 40 milhões em emendas parlamentares até 2022 para cada voto a favor.

Segundo informações divulgadas pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, ontem sábado (08), o petista, que já admitiu em carta assinada com outros governadores que há a necessidade de reformas da previdência, tributária e política, disse que não é possível defender “mudança no BPC e na aposentadoria rural” para os baianos.

“O governo precisa saber que esse dinheiro, no Nordeste, movimenta a economia. A feira, o comércio. (…) Esse negócio de ‘só vou dar dinheiro para quem votar com a Previdência’ me afasta. Não vou negociar moeda com a vida do povo. É constrangedor”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vice-governador da Bahia João Leão (PP) classificou como “absurdo” as conversas ocorridas entre o atual Ministro da Justiça Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato, e procurador da República e coordenador da operação em Curitiba, Deltan Dallagnol. Os diálogos foram divulgados pelo site de notícias ‘The Intercept Brasil’, na noite deste domingo (9).

“Realmente… Como é que vão ficar algumas pessoas que foram condenadas e podem ser inocentes? […] Por exemplo, o presidente Lula. Você pode prejulgar que Lula foi um inocente na história. A Dilma. O juiz não pode dialogar com uma pessoa que é acusação, nem da defesa. O juiz tem que ser límpido. Ao que tudo indica, não podemos dizer que é verdade, mas ao que parece o Moro não é esse Moro todo que se fala”, disse durante entrevista ao Jornal da Cidade – 2ª edição, apresentado por José Eduardo, nesta segunda-feira (10).Foto, Mateus Simoni. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento.

O Governo do Povo, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizará nesta terça-feira (11) uma palestra para debater o tema. O evento será na Sociedade dos Artífices, às 14 horas. Participe!

#PrefeituradeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, levou o projeto “Nordestinos no São João Encantado” da Cia de Teatro Fátima Carvalho para animar a Feira Livre e Praça Padre Mateus, no último sábado (08). 

O grupo percorreu a feira e lojas no entorno da praça com vários instrumentos, levando músicas, alegria, costumes e simpatias do povo nordestino no período junino, utilizando os personagens: noiva, “coroné”, cigana, jeca, Maria Bonita, Lampião, padre, rainha do milho e noiva. 

A festa foi concluída na Praça Padre Mateus, onde os atores pararam a andança para realizar um evento musical, que chamou a atenção das pessoas que por ali passavam. Desde o primeiro dia do mês de Junho, a cidade tem oferecido programação junina para a população durante toda a semana. Neste ano, o Melhor São João da Bahia tem como tema “Viva o Nordeste Brasileiro” e promete homenagear figuras importantes da região.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Aratuípe, situado no recôncavo baiano,  comemorou nesse final de semana 128 anos de emancipação política, fechando, assim, com chave de ouro, uma ampla programação que incluiu, na sexta-feira (07), apresentação das escolas municipais de ensino; no sábado (08), atendimento social ao cidadão (corte de cabelo, manicure, exposição de artesanato das oficinas do CRAS e Stand do Projeto Família Feliz; apresentação do Corpo de Bombeiros, apresentações culturais (capoeira, quadrilhas) e apresentação de forró pé de serra.

E, nesse domingo (09),  a culminância dessa ampla programação com alvorada, apresentação do Tiro de Guerra (incluindo desfile pelas principais ruas do centro da cidade);  apresentação da filarmônica Lira Ceciliana; missa em ação de graças no auditório; sessão solene da Câmara de Vereadores (auditório Edivaldo Machado Boaventura). à Tarde, torneio de futebol e, à noite, Show musical  com apresentações das bandas Mambolada, Sem Retoque e Saindo da Rotina. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões, ainda na apresentação do Tiro de Guerra, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama Sandra), Remelton Silva (Presidente da Câmara), os deputados Antonio Brito (federal), Rogério Andrade Filho (Estadual); secretários municipais Anselmo Bernardo (Saúde), Adriano Lago (Educação), Rosalina (Saúde), Sílvio Sande e Adriana, poeta OSmadil JOsé dos Santos; e outras personalidades que, logo em seguida engrossaram fileiras ao lado dos que também compareceram à sessão da Câmara. 

SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES

Também realizada no Auditório Edivaldo Machado Bitencourt a sessão especial da Câmara, sob a presidência de Remelton Silva que, iniciando os trabalhos, após cumprimentos e saudações, procedeu composição da mesa com o prefeito Sinho, os deputados Antonio Brito e Rogerio Andrade Filho; secretários Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) Adé (presidente da Câmara de Jaguaripe), os vereadores Julival, Laércio, Otávio. Também presentes, na oportunidade, representando Jaguaripe, ao lado de Adé, a ex-prefeita Derá  e a vereadora Edna.

O deputado federal Antonio Brito, mais uma vez marcando presença no município, iniciou sua fala enaltecendo mais uma comememoração do município e proveitnado o ensejo enalteceu o trabalho desenvoido pelo prefeito Sinho. Falou a respeito da alocação, até aqui, de recursos (através de emendas) na ordem de 2 milhões e meio para Aratuipe e que está destinando uma ambulância 0 Km. 

HOMENAGENS

Além dos pronunciamentos proferidos, foram feitas homenagens a personalidades do município, por parte dos vereadores presentes. Deferências que procuraram elencar atuações que conjunta e isoladamente, têm contribuído para o desenvolvimento de Aratuípe. Dentre os homenageados, o deputado estadual Rogério Andrade Filho que recebeu título de cidadão aratuipense, utilizando-se, também, do microfone, externou agradecimentos, prometendo debruçar-se no que for preciso para ajudar a população do município.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, seja dos parlamentares presentes, seja dos vereadores, regozijo diante das comemorações, não apenas de mais uma data comemorativa à emancipação política do município mas, também, às conquistas auferidas através da atual administração municipal, capitaneada pela gestão Sinho, com apoio dos deputados em epígrafe e relevante contribuição dos vereadores da base e, até, dos que fazem parte da ala de oposição, no momento em que desferem críticas construtivistas. Críticas que, em determinados municípios pareceriam inoportunas mas que, em Aratuípe, ao contrário, servem de estimulo a um governo que dá asas à transparência dos atos. Na maioria dos municípios, vereadores de oposição, sequier comparecem às sessões especiais, ao contrário do que acontece em Aratuípe: vereador Otávio mostrou que não faz politica sectária.

PRESIDENTE DA CÂMARA MOSTROU DESTREZA NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS

O jovem Remelton Silva, presidente  da Câmara, conduziu, com esmero,  a sessão especial da egrégica casa legislativa. Mostrou não apenas destreza com o microfone. Mais que isso: capacidade de conduzir realização de eventos de forma democrática e transparente. Um jovem que, sem sombra de dúvidas, semeia de forma altruista na certeza de que, lá na frente, louros serão colhidos, dada a simplicidade de seus atos, tendo como pano de fundo, os interesses da população. 

PLEITOS DO PREFEITO SINHO

Em seu pronunciamento, o prefeito Sinho, após elencar realizações, mostrou preocupação com relação à restauração da Igreja Matriz, aproveitando o ensejo para formular aos deputados que ali se encontravam, engajamento nessa importante causa; reforçou, junto aos parlamentares o pleito com relação à recuperação da estrada que dá acesso a Maragipinho, importante polo de desenvolvimento econômico e turístico para o município.

Continuando, o chefe do poder executivo municipal prometeu obras de saneamento para essa localidade e, novamente se dirigindo aos deputados, solicitou que os mesmos possam inferir junto ao governo Rui Costa no que concerne à reforma do Colégio Estadual Professor Rocha Pita. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazeta do Recôncavo e Jornal Regional, Jornal O Eco. Veja todas as fots através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ele fez críticas a como o governo tem conduzido as políticas indigenistas e disse que se nada for feito, seu povo corre o risco de desaparecer. O líder indígena Raoni, um dos principais nomes internacionais na defesa da Amazônia, fez críticas duras à forma como o governo Jair Bolsonarotem conduzido as políticas indigenistas e disse que seu povo corre o risco de desaparecer, se nada for feito. "Queremos dialogar com o governo, mostrar a ele que nós, indígenas, não aceitamos o que Bolsonaro pensa sobre nós, não aceitamos a violação dos direitos indígenas e dos territórios indígenas. Essa gestão é contra o povo indígena", disse à reportagem.

O cacique Raoni tentou se reunir com Bolsonaro para levar ao presidente o pleito da comunidade indígena, mas ainda não conseguiu realizar o encontro. "Os povos indígenas estão preocupados. Acreditam que Bolsonaro pode acabar com nosso povo. Queremos falar, mostrar para o governo essa pressão que sofremos de madeireiros e garimpeiros. Precisam respeitar nossos direitos."
Raoni também é crítico da atual proposta do governo e da Funai (Fundação Nacional do Índio), que tem incentivado a produção agrícola em terras demarcadas. "Agricultura não é coisa para ser feita em terra indígena. O que precisa é respeitar a terra, apenas isso."

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um dos pedidos de consulta que mais recebemos através da internet é sobre a situação do benefício de auxílio doença. Frequentemente os segurados do INSS fazem o pedido sozinhos. E passam por dificuldades enormes para conseguir informações sobre o benefício. Ou ficam dependentes dos advogados, que nem sempre estão à disposição, para saber como está o seu processo administrativo, se foi deferido ou indeferido.

Porém, há escritórios de advocacia que como a Koetz Advocacia proporcionam um atendimento pela internet. Afim de facilitar a vida dos trabalhadores incapacitados, que tem o benefício indeferido pela Previdência. Evitando a locomoção e várias outras dificuldades. 

Vimos que este é um assunto que deixa muitas pessoas ansiosas. Ainda mais por se tratar de um período da vida em que ela está incapacitada de trabalhar. E depende da concessão do benefício para prover suas necessidades básicas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudos de Dinamarca, Espanha e Itália mostram que o sistema de pontos na carteira de habilitação muda o comportamento dos motoristas e, segundo estimativas dos pesquisadores, contribui para a queda no número de infrações, lesões e mortalidade no trânsito.
A proposta do governo de afrouxar regras para a perda da CNH vai na contramão do que fazem alguns países, como a Alemanha, que criou em 2014 um dos sistemas mais restritivos.
'Enfraquecer lei de trânsito não faz sentido': o que a União Europeia e a OMS dizem sobre mudar regra de cadeirinha para crianças
'Novas regras vão aumentar violência no trânsito, mas faremos Bolsonaro mudar de ideia', diz pai de vítima e eleitor do presidente
Especialistas temem mais acidentes com mudança de pontos da CNH



Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni , disse que o relatório de Samuel Moreira (PSDB-SP) da reforma da Previdência deve ser lido na próxima terça-feira (11). Ele acredita que o texto seja "equilibrado" e acrescenta que, "se Deus quiser", será aprovado na Câmara em junho.

"Seguramente vamos ter no relatório potência fiscal com o atendimento das demandas do parlamento, o que é normal, para que a gente possa, se Deus quiser, ainda no mês de junho, aprovar na Câmara dos Deputados a nova Previdência", acrescentou Onyx. O cronograma estimado é de que a Previdência seja votada no começo de julho se o governo já puder garantir que tem votos o suficiente para colocar a proposta em pauta.Foto Marcelo Camargo. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu liminar favorável à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e suspendeu uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que obrigava a entidade a prestar contas e se submeter à fiscalização do tribunal.

"A não submissão da OAB ao controle externo de suas contas não representa um privilégio ou uma aberração, mas uma decorrência do seu regime jurídico. Uma vez que a OAB não integra a administração pública e não recebe dinheiros públicos, não há base jurídica para justificar a fiscalização de suas contas pelo TCU", sustentou a entidade.

Para a OAB, a determinação do TCU representa um ato de "flagrante ilegalidade, abuso de poder e ofensa à Constituição Federal", já que a entidade não se integra a administração pública e não gere recursos públicos, "o que necessariamente afasta sua submissão aos controles públicos".Foto, Rodrigues Pozzebom. Ag. Pozzebom. 


Enquete


PodCast