Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Esporte e lazer

Notícias | postado por: Mascarenhas

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB - Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e Castro Alves, na Bahia, desde 2015. Um dos idealizadores do evento, Pietro Baddini contou a história da competição que passou a ser considerada uma das cinco maiores provas de Mountain Bike do país. “Santa Teresinha é a capital baiana do Voo Livre, e naquela região tem uma formação rochosa que é única do mundo, chamada de Inselbergs. Através de um estudo feito pela Ufba [Universidade Federal da Bahia], foi constatado que aquela região tem o maior conjunto de torres de pedra do mundo, chamada de placas tectônicas de Jequié. Essa região era explorada pelo voo e eles viram o potencial de trilhas no local. Resolveram fazer uma prova de Mountain Bike, que é de subida, e o principal intuito é o Challenge”, explicou ao Bahia Notícias.

A prova é uma das mais belas do Brasil | Foto: Divulgação 

A competição, marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril, também tem crescido em participação. Segundo Pietro, a 1ª edição contou com 178 atletas de alguns estados do Brasil. No ano seguinte, a competição recebeu 600 ciclistas. No 3º foram 800 e no 4º ano 1.000 competidores. Nesta temporada serão 1.527 participantes. Outro recorde quebrado para esse ano foram as inscrições femininas. Mais de 200 mulheres vão participar. 

Inicialmente, a prova era disputada em um único dia com um percurso de 100km. Porém, após duas edições, a competição mudou para 100 milhas em dois dias, divididos entre Mata Atlântica e Caatinga nos Inselbergs. 

“É um Challenge de 100 milhas. Como a região tem uma trilha muito dura, ficaria impossível o atleta fazer em um dia. A prova terminaria de madrugada, caso fizéssemos isso. Resolvemos fazê-la em dois dias, sendo que no primeiro na Mata Atlântica e no segundo dia na Caatinga. Tem uma região que no mesmo lugar existem dois biomas, com a mata Atlântica de um lado e a Caatinga do outro. O primeiro dia é o de maior ascensão, é quando você sobe mais. São quase 2.500m. A prova completa tem um acúmulo de 4.500m de ascensão”, explicou Pietro.

Os ciclistas enfrentam diversos cenários | Foto: Divulgação 

Presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Orlando Schmidt destacou a importância do evento para o município de Santa Teresinha: “O desenvolvimento da cidade e da cultura é um legado que não tem preço. A Federação está muito satisfeita com esse legado. Abrimos as inscrições e em 12h mais de 1.500 ciclistas se inscreveram, o que nos deixou bastante emocionados”, disse o mandatário da entidade. 

“Santa Teresinha não tinha nem sequer uma pousada, eram apenas estalagens. Atualmente temos sete pousadas e um hotel fazenda. Ela vira um grande dormitório. Esse ano, mais de 220 residências foram alugadas, que é um incremento de mais de R$ 1,5 milhão. Não só para a cidade, mas também em Castro Alves, Itatim, Milagres, todos os locais são ocupados. O evento chega a receber oito mil pessoas, entre turistas e atletas”, completou Pietro. 

Santa Teresinha é o Centro Esportivo do evento. Toda estrutura da prova é montada na cidade, desde a largada, premiação, logística, entre outros. O cenário do município também é destaque. Ventos, chuva, calor e frio fazem parte da prova em um mesmo dia. 

Ainda segundo Pietro, os atuais campeões são os baianos Caroline e Kennedy Lago, que é atleta profissional: “Infelizmente ele não poderá participar neste ano por estar em outro evento. Porém, Mário Veríssimo, que é o atual Campeão Brasileiro de Maratonas, irá participar”, disse Pietro.

Um dos idealizadores, Pietro entrega premiações | Foto: Divulgação  

A vinda de Veríssimo foi bastante comemorada por Orlando: “Estar inserido nas melhores provas do Brasil já é de grande importância, e estar em um evento onde os grandes atletas do Brasil inteiro estão participando é uma satisfação imensa”, disse o presidente da FBC e organizador do evento.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 24, 25 de 26 de maio de 2019 a cidade de Salinas da Margarida, banhada pelas aguas tranquilas da Baía de Todos-os-Santos e conhecida por suas belas praias e culinária a base de frutos do mar, será palco de um grande evento de moto aquática, o “Salinas Jet Fest”. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salinas da Margarida e de outros apoiadores, terá uma programação diversa para os participantes e com shows aberto ao público.

O evento trará grande movimento de pessoas para a cidade o que está animando a rede hoteleira e comerciantes. Confira a programação. 

Programação, em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na tarde desta terça-feira (16) o atleta Welington Silva, que representará Santo Antônio de Jesus no ITU Mundial Multisport 2019, em Pontevedra, na Espanha.  
Acompanhado pelo secretário de Esportes e Lazer, Abel Caldas, o Prefeito entregou ao atleta as passagens de ida e volta para a competição. O ITU Mundial Multisport 2019 engloba competições de duathlon, triathlon de longa distância, triathlon e aquathlon.  O atleta santoantoniense irá competir no dia 27 de abril. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, Santo Antônio de Jesus sediou o I Torneio de Verão de Futevôlei, realizado pela escola O2 Futevôlei e com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento reuniu mais de 700 espectadores no Clube AABB, que prestigiaram as competições de duplas iniciantes e avançadas nos três dias de torneio.

O Prefeito Rogério Andrade esteve presente na final do campeonato e se mostrou muito satisfeito com a proporção com que o futevôlei vem crescendo o município. “É sempre gratificante ver a prática de esportes diversos crescendo na nossa cidade. Estaremos sempre prontos para apoiar essas manifestações e contribuir para que mais pessoas possam vivenciar o esporte e através dele mudarem suas vidas”, afirmou o Prefeito. 

68 atletas participaram do evento, nas categorias avançado e iniciante. Os primeiros colocados receberem prémios em dinheiro, troféus e brindes. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na tarde desse domingo (14) a seleção de Santo Antônio enfrentou a seleção de Varzedo pela quarta rodada da Copa Intervale. A partida foi disputada no Estádio Municipal  José Trindade Lobo, às 15h. Com o resultado de 1 x 1,  a seleção da cidade está cada vez mais perto da classificação para a segunda fase. 

O prefeito Rogério Andrade esteve presente e parabenizou a atuação da seleção. “Estamos orgulhosos dos nossos jogadores, que estão dando o seu melhor para representar nosso município. Acredito que a seleção vai crescer no campeonato.”, afirmou o Prefeito. 

Torcedores de todas as idades prestigiaram a partida, marcando presença no Estádio Municipal. O próximo jogo da seleção de SAJ será contra Amargosa no dia 21 de abril, no Estádio Municipal Clóvis Sales, em Amargosa.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Terminou tudo igual no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, neste domingo (14), no Joia da Princesa. O Bahia de Feira saiu na frente com Bruninho, mas o Bahia arrancou o empate em 1 a 1 no segundo tempo, com gol marcado por Rogério. O árbitro de vídeo ainda anulou o segundo tento do Tremendão ao apontar impedimento na jogada. O título baiano será definido no próximo domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova. 

O confronto está em aberto e quem vencer levanta o caneco. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis. O Bahia briga pelo bicampeonato baiano consecutivo, o que seria o seu 48° na história. Enquanto o Bahia de Feira luta para repetir o feito de 2011 quando levantou o caneco pela primeira vez.  

Porém, antes de decidir o título estadual com o Bahia de Feira, o Esquadrão de Aço volta ao gramado para encarar o Londrina, na quinta-feira (18), às 20h, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida do confronto da quarta fase da Copa do Brasil. Foto Max Haack. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Neste final de semana a escola O2 Futevôlei está promovendo o 1º Torneio de Futevôlei de Verão. Com o objetivo de fortalecer a prática do esporte na cidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está apoiando o evento, que será realizado no Clube AABB nos dias 12, 13 e 14 de abril.  

Na sexta-feira (12), a competição será iniciada às19h30min com a categoria iniciante, e os jogos continuam no sábado a partir das 10h. No domingo (14), a partir das 08h, é a vez das duplas avançadas disputarem o torneio. 16 duplas irão competir na categoria iniciante e 18 na categoria avançado. Os primeiros colocados receberão troféu, além de prêmios em dinheiro e brindes. 

O evento, aberto ao público, terá ainda degustação de suplementos e comidas fit e serviços de massagem gratuitos. Com os incentivos, os atletas receberão uniforme, água e frutas no decorrer da competição. A prática de futevôlei em Santo Antônio de Jesus já existe há 25 anos, porém nos últimos anos ela vem ganhando cada vez mais adeptos com o incentivo da escola. “Nosso objetivo é apoiar essas iniciativas para que mais pessoas conheçam o esporte e possam praticar uma atividade física prazerosa e benéfica para a saúde”, indicou o Secretário Abel Caldas.
Att, 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece neste sábado, 13, na Praça Central do shopping Piedade, a partir das 9h30, a final da franquia PES (Pro Evolution Soccer), pelo Circuito Baiano de Futebol Digital. O vencedores do torneio garantem vaga na Copa do Nordeste de Futebol Digital, em Alagoas, com vaga e passagem garantidas pela organização.

A final e a disputa pelo terceiro lugar contarão com dois jogos, de ida e volta. É necessário que os inscritos compareçam no local do torneio a partir das 9h. O competidor que não se apresentar no instante da partida será considerado perdedor pelo placar de 2 a 0. Os jogos que terminarem empatados resultarão em disputa de pênaltis.

No último fim de semana oconteceu a final do FIFA, com os ganhadores, Paulo Ferraz, primeiro colocado, Ary Mendes, segundo colocado e Valfran Sena, terceiro colocado, esses já classificados para a Copa do Nordeste.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao todo, serão 4 workshops promovidos pela Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, que antecederam o Campeonato Municipal. E o primeiro acontece dia 14 de abril, na Praça do Escoteiro, às 14h. [09:02, 10/4/2019] CRUZ Ivam-Orlandinho: Ao todo, serão 4 workshops promovidos pela Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, que antecederam o Campeonato Municipal. E o primeiro acontece dia 14 de abril, na Praça do Escoteiro, às 14h. 
A atividade tem como objetivo mobilizar pessoas e manifestações artísticas ligadas à modalidade, dessa forma, os encontros serviram como preparatório para a fase final. As inscrições estão abertas na Secretaria até o dia 12, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, e no dia do evento. Sendo necessário levar apenas um kg de alimento não perecível. 
#PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo[16:42, 10/4/2019] CRUZ Ivam-Orlandinho: PREFEITURA DE CRUZ DAS ALMAS REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE
A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos, realizou na manhã desta quarta-feira (10), o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida do bairro Tesoura. Na ação, além de fazer a retirada dos resíduos que ajudam na proliferação dos insetos, os agentes de combate às endemias fizeram um trabalho para conscientizar a população sobre os perigos da doença que pode até matar. Os moradores receberam orientações sobre o descarte correto dos materiais que acumulam água parada.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, para se reproduzir. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água e distribuídos por diversos criadouros.
Confira medidas bem simples, mas que ajudam a prevenir várias doenças:
• Tampe os tonéis e caixa d’água.• Mantenha as calhas sempre limpas.• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.• Mantenha lixeiras bem tampadas.• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo[21:16, 10/4/2019] CRUZ Ivam-Orlandinho: SECRETARIA DE SAÚDE E CONSELHO MUNICIPAL REALIZAM PRIMEIRA PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE
Nesta quarta-feira (10), foi realizada a primeira pré-conferência de Saúde em Cruz das Almas. Reunindo profissionais da área e sociedade, com o objetivo de discutir e criar demandas para a V Conferência Municipal, que terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e financiamento do SUS”.
Este primeiro encontro aconteceu com o Distrito Sanitário I, que abrange as USF do São Judas Tadeu, Tiradentes/Dona Rosa, Tuá, Vilarejo, Touquinha, Embira, Pumba e a UBS de Piabas. “Um momento de ouvir as demandas, o que esses moradores sugerem para chegarmos mais próximos das comunidades e ofertar um serviço de mais qualidade. E também avaliar o que vem sendo ofertado”, declarou a secretária de Saúde, Aline Pires.
No próximo dia 16, às 08h, no Centro Paroquial, a pré-conferência será com o Distrito Sanitário II, que envolve as USF do Arel, Suzana, Alberto Passos, Sapucaia, Araçá e as UBS Coplan/ Itapicuru e Unicentro. A 5ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá nos dias 22 e 23 de abril.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas#GovernoDoPovo#Saúde
Fotos: Cristiano Peixoto/ ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo sábado (13), ciclistas da cidade e Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer e Trânsito e Transporte Urbano irão promover o evento “CicloVidas em Movimento”, que será realizado de maneira simultânea em várias cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A ação é realizada pelos grupos de ciclistas SportBike SAJ, Lobos Bike, Papaléguas Bike e PP Bike SAJ. 

O objetivo é chamar atenção da sociedade de forma geral para a conscientização e o respeito para com os ciclistas. Para isso, será realizada uma panfletagem a partir das 9h na Praça Padre Mateus, com distribuição de material educativo para ciclistas, motoristas e pedestres. A partir das 14h30min, será realizado um passeio ciclístico pelas ruas da cidade para finalizar o evento. Este é o segundo ano que o “Ciclovidas em Movimento” é realizado em SAJ.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O técnico Quintino Barbosa, o Barbosinha, não quis saber de botar um olheiro na cola do adversário do Bahia de Feira na final do Campeonato Baiano. Ele mesmo foi à Arena Fonte Nova "espionar" o Bahia no duelo contra o CRB, de Alagoas, na noite desta terça-feira (9), pela Copa do Brasil. O Tricolor da capital bateu o time alagoano por 1 a 0 e avançou de fase no torneio nacional.  

Bahia de Feira e Bahia começam a decidir o Baianão a partir do próximo domingo (14). O jogo de ida vai acontecer no Joia da Princesa, a partir das 16h. A partida de volta será no domingo seguinte (21), no mesmo horário, mas na Fonte Nova. Pelo regulamento da competição, em caso de empate no placar agregado o título será definido nos pênaltis.Foto, leitor BN. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã do último domingo (07), Santo Antônio de Jesus foi palco do II Desafio Lobos Bike SAJ XCO. O evento foi realizado no Distrito Industrial II e reuniu atletas de todo o estado, que competiram nas categorias Elite, Master 30+, Master 40+, Open, Junior, Juvenil, Iniciante e Feminino.  
O desafio teve o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Trânsito e Transporte Urbano; e Saúde; e do Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comércio e Polícia Rodoviária Estadual. 
Conheça os primeiros colocados: 
Categoria Juvenil     
1-Kauã Levy Moreira Souza -  SAJ          
2-Thiago Roberto da Silva Alves - Feira de Santana        
3-João Vitor Rego Costa - SAJ      
4-Lucca Costa Santos - SAJ            
5-Vitor Gabriel Nascimento da paixão – SAJ 









Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã do último domingo (07) aconteceu a grande final do 2º Campeonato Cruzalmense de Futebol Coplan/Itapicuru. A competição que teve o apoio da Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, contou com a participação de times de várias cidades da região. Na decisão, Cruzalmense FC e Criciúma Cabaceirense entraram em campo em busca do título do campeonato.

A partida foi muito equilibrada, com o placar de 0 a 0 permanecendo até o fim dos 90 minutos, levando o embate para os pênaltis. A equipe de Cabaceiras do Paraguaçu foi mais eficiente nas cobranças e conquistou o título da competição. O vice-prefeito Max Passos participou da cerimônia de premiação dos times e dos atletas que se destacaram.

Os apaixonados pelo futebol poderão acompanhar, a partir do próximo dia 28, a Taça 29 de Julho. A competição mais tradicional da cidade acontecerá no Campo da Coplan e contará com a participação de 10 equipes. A Taça 29 de Julho é mais uma realização da Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
Fotos: Cristiano Peixoto

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, deve ter alta nessa semana do hospital em que está internado em Paris, na França. De acordo com a assessoria de imprensa do Rei do Futebol, o quadro de saúde dele é de infecção urinária, mas sem gravidade.

Por conta do problema, Pelé está tomando antibióticos e sob supervisão da equipe médica do hospital, que não crê em uma longa permanência dele por lá. A tendência é que o ídolo do futebol brasileiro tenha alta já na próxima quinta-feira ou, no máximo, até sexta.Metro 1
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (06), teremos o início de duas competições no Ginásio de Esportes: o Campeonato Municipal Interbairros de Futsal sub-13, às 14h, e o primeiro Campeonato Cruzalmenses de Futsal Feminino, com início às 18h30. Realização Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

 

 

CURTA 👍🏽 e COMPARTILHE ↗
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

e

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O Bahia empatou em 1 a 1, na noite de hoje (2), o primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil, com o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

O gol alagoano saiu de uma penalidade, aos 21 minutos. No lance de origem do pênalti, William Barbio foi lançado na área, e o juiz marcou falta de Moisés no atacante alvirrubro. Zé Carlos bateu no canto esquerdo do goleiro Anderson, e abriu o placar.

Aos 31 da segunda etapa, o Esquadrão chegou ao empate. Após ser bloqueado na primeira tentativa, Moisés cruzou forte rasteiro e Arthur Caíke completou para as redes.

O jogo de volta está marcado para a próxima terça (9), às 19:15, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão precisa vencer para se classificar. Em caso de novo empate, a decisão vai para os pênaltis. O elenco tricolor volta amanhã para Salvador. O grupo terá folga na quinta-feira e retomará os treinos na sexta

Notícias | postado por: Mascarenhas

A animação, garra e determinação das participantes da Competição Bombeira de Garra, contagiou quem passou pelo Quartel de Amaralina na manhã desta sexta-feira (29). O evento fechou o último dia do V Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom), que começou na quarta-feira (27). 

As competições de salvamento aquático, salvamento terrestre, e combate a incêndio reuniu 82 atletas bombeiras militares de todos os estados. Garra e determinação tomaram conta das competidoras que tiveram provas individuais e em equipe. A premiação aconteceu de forma individual e por equipe. O estado do Rio se Janeiro, levou o primeiro ligar no ranking dos estados, seguido por Pará e Bahia. 

Com nove anos de militarismo e competindo pela primeira, a soldado BM, Nadja Souza, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) levou o terceiro lugar na prova de salvamento terrestre. "Entrei para brincar e dizia que só não queria ficar na última  colocação, mas não imaginei que fosse ganhar. Estou empolgada e quero mais!", enfatizou satisfeita a soldado. 

Do Acre, a soldado BM Geiza Andrade, que foi a primeira colocada na prova de combate a incêndio e ganhou uma viagem para a Alemanha, onde vai visitar a fábrica da escada Magirus, não continha a emoção. "Estou extasiada e com certeza vou participar de outras provas", garantiu. 

O V Enbom reuniu bombeiras militares de todos os estados e Distrito Federal. Durante os três dias de evento as participantes trocaram experiências e debateram sobre a atuação das mulheres
nas corporações bombeiros militares, através de uma perspectiva que denotou atenção à saúde, autocuidado, liderança e progressão na carreira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Esporte Clube Bahia comunica que Enderson Moreira não é mais o treinador do Esquadrão.  No Tricolor desde junho do ano passado, o profissional participou da melhor campanha da equipe no Campeonato Brasileiro de pontos corridos, assim como na Sul-Americana e na Copa do Brasil. Desde então, comandou o time em 59 jogos, com 22 triunfos, 19 empates e 18 derrotas – aproveitamento de 48%.

A diretoria agradece os serviços prestados e deseja boa sorte no seguimento de sua carreira. O auxiliar Cláudio Prates assume até a chegada do novo técnico.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Lucas Almeida / Futura Press / Folhapress
O Bahia voltou a se engasgar com o Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste. Após perder o título do torneio no ano passado, o Tricolor está eliminado da edição de 2019 do torneio ao ser derrotado para o Sampaio Corrêa, desta vez com time misto, por 1 a 0, neste sábado (30), no Castelão, pela oitava rodada da primeira fase. Cleitinho marcou um belo gol, chutando do meio de campo, definindo o jogo. 

O Bahia encerra sua participação na Copa do Nordeste deste ano amargando a quinta colocação com 12 pontos na tabela de classificação do Grupo B. Enquanto o Sampaio Corrêa, que só tinha conquistado apenas um ponto até então, terminou na oitava e última posição da chave A. 

O Tricolor volta ao gramado na próxima terça-feira (2), às 19h15, para enfrentar o CRB, no Rei Pelé, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória empatou em 1 a 1 com o Náutico, neste sábado (30), no Barradão, e mesmo assim conseguiu avançar para as quartas de final da Copa do Nordeste. Autor do gol rubro-negro, Ruy celebrou a classificação. 

“Acho que é o campeonato que pode salvar nosso semestre. Sabemos que precisamos evoluir muito. Mas nessas duas partidas demos uma evoluída muito boa. O Tencati, com sua filosofia, vai nos ajudar. Tenho certeza que vamos melhorar muito. Semana que vem tem uma decisão. A gente vai tentar absorver o máximo que Tencati tem para nos oferecer e vamos nos doar em campo. O mais importante foi se classificar. Agora é jogo decisivo. São duas grandes equipes, qualquer uma pode se classificar”, disse em entrevista para a Rádio Itapoan FM. 

O Vitória vai pegar o Fortaleza nas quartas de final da Copa do Nordeste, em jogo único, na capital cearense. O confronto deve acontecer no dia 7 de abril. 

Apesar da classificação, o Vitória teve um desempenho pífio na primeira fase. Em oito jogos, o time rubro-negro empatou sete e perdeu uma. A equipe terminou na quarta posição do Grupo A com sete pontos.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia está em mais uma final do Campeonato Baiano. Na noite desta quarta-feira (27), no estádio Carneirão, a equipe tricolor venceu a segunda partida da semifinal contra o Atlético de Alagoinhas por 2 a 0, com gols marcados por Fernandão e Shaylon. Com isso, o placar agregado foi fechado em 5 a 0. 

Além da classificação, o Esquadrão de Aço garantiu a segunda partida da final na Arena Fonte Nova, já que confirmou a melhor campanha da classificação geral, com 21 pontos. As partidas serão nos dias 14 e 21 de abril. O adversário será definido nesta quinta (28), na partida entre Bahia de Feira e Vitória da Conquista. Foto, Felipe Oliveira, ECB. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Duas atividades esportivas marcaram o sábado cruzalmense. Pela manhã, na Praça Senador Temístocles, aconteceu o 1º Festival Municipal de Judô. Realizado pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a ASSAMACA e WIZARD, o evento contou com 80 atletas, de 20 escolas do Município e da região.

À tarde, no Estádio Velho, tivemos a decisão do primeiro Campeonato de Golzinho. A competição reuniu jovens de Cruz e contou com a participação de times de Sapé e Mangabeira. Foram 12 equipes, dividas em duas categorias: nascidos em 2000/01, com “Os na Cena”, de Cruz das Almas, campeão; 2002/03, Governador Mangabeira ficou com o título. É o Governo do Povo promovendo o esporte e valorizando a juventude!


#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O II Desafio Lobos Bike SAJ XCO que aconteceria neste domingo (24) no II Distrito Industrial, em Santo Antônio de Jesus, foi adiado para o dia 7 de abril devido as fortes chuvas que atingem a região. Segundo a organização, o motivo do adiamento é a preocupação com a integridade física dos atletas.

As inscrições realizadas seguem válidas para a nova data. O desafio tem apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Trânsito e Transporte Urbano; e Saúde; e do Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comércio e Polícia Rodoviária Estadual.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje (23), às 15h, acontecem as semifinais e finais do 1° Torneio de Golzinho de Cruz das Almas. A Competição é uma realização da Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, com o apoio da Federação Baiana de Futebol de Travinha.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizados, na noite dessa sexta-feira, 22, no Clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus, jogos testes no Campo de Futebol Sintético, nesse importante estabelecimento de lazer. Campo de futebol sintético que se agrega às outras opções esportivas existentes nessa agremiação sócio-esportivo-cultural,  a exemplo de campo de futebol de campo, quadra poliesportiva, quadras de tênis, campo de futvôlei, piscinas, espaço para artes marciais, etc. 

Nos prélios testes, visando a inauguração (data a ser marcada), as equpes adentrram ao campo, no primeiro confronto, levando 7 jogadores de linha. Logo logo perceberam que o ideal seria cada equipe contar com 6 atletas de linha vsito que, na linguagem esportiva, "estava embolando", ou seja os espaços tornaram-se "pequenos" para a evolução das jogadas. No segundo jovo, com 06 atletas de linha, as armações de jogadas tornaram-se mais fáceis e o confroto ficou mais agradável de ser visto. O confronto foi vencido pela equipe amarela , capitaneada por "Bode Preto", derrotando a equipe "laranja", sob a égide de Zé de Osvaldo.

No segundo embate, a equpe amarela retornou ao campo para enfrentar a equipe com camisa branca/azul sob o comando de Neivan (presidente do Clube). Logono início do jogo a equpe desafiante abriu o marcador. O campo de futebol sintético é, portanto, mais uma atração do Clube dos 100. Trata-se de um investimento privado e que reverterá parte da arrecadação ao clube em epígrafe. Preços desverão ser diferenciados em razão dos horários a serem utilizados. Horários nobres serão um pouco mais caros. Associados também terão que arcar com um valor mínimo, em horários a serem definidos. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Imagens iniciais do Jogo 1.2

Imagens iniciais do Jogo 2.2

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, lançou editais para fomentar a política para mulheres, juventude e povos tradicionais. O evento aconteceu na tarde de ontem (18) na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves.

Foram disponibilizados três editais com possibilidade de selecionar até nove projetos de até dez mil reais para promoção de politicas públicas direcionadas às mulheres, jovens e combate à desigualdade racial. Breve os editais estarão disponíveis no site institucional para serem baixados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo domingo (24), Santo Antônio de Jesus recebe o II Desafio Lobos Bike SAJ XCO. Com largada programada para as 9h, o evento que será realizado no II Distrito Industrial, vai reunir competidores das categorias Elite, Master 30+, Master 40+, Open, Junior, Juvenil, Iniciante e Feminino. São esperados atletas de diversas cidades da região.  
O desafio tem apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Trânsito e Transporte Urbano; e Saúde; e do Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comércio e Polícia Rodoviária Estadual. 
As inscrições para o II Desafio Lobos Bike SAJ XCO custam R$ 50 e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (22) no site: https://bit.ly/2Fd8ApS.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após uma semana conturbada, com pedido de demissão do treinador e pronunciamento dos jogadores no Fazendão, o Bahia foi à forra neste domingo. Em uma atuação sem sustos, o Tricolor goleou o Jequié por 5 a 0 – sendo quatro gols de Fernandão (o quinto foi marcado por Arthur Caíke). Com o resultado, o Tricolor, que estava ameaçado na classificação, garantiu a vaga para a semifinal do Baiano como vice-líder da fase de grupos. O Jequié, com a derrota e o triunfo do Jacobina, foi rebaixado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A saga recente de vexames do Vitória ganhou mais um capítulo na tarde de hoje (17). Em partida disputada no Barradão, o Rubro-negro perdeu por 2 a 0 para o Fluminense de Feira e foi eliminado no Campeonato Baiano.

O primeiro gol da partida veio no primeiro minuto de jogo, quando o zagueiro Allysson lançou para o meia Deysinho marcar. Já nos minutos finais, o atacante Gustavo chutou rasteiro para o gol e sacramentou o triunfo feirense.  

Para seguir na competição, o Vitória precisava de um empate, já que foi o primeiro fora da zona de classificação, atrás do Vitória da Conquista, com a mesma pontuação entre as duas equipes. Agora o rubro-negro se despede do Baianão e segue na Copa do Nordeste contra o ABC, no próximo sábado (23), às 16h. A partida será em Natal (RN).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Maragojipe, situado no recôncavo baiano, tem no seu relevo e nas curvas que delineiam o Rio Paraguaçu, os elementos que, por si só suscitam poesias que se enriquecem com as histórias que cercam sua gente. Um dos municípios mais importantes da Bahia, desde a época do Brasil-Colônia e que tem seu nome inserido na historicidade do Estado, no que concerne à luta pela independência. 

Não poderíamos falar de Maragojipe sem fazerrmos, também, uma referência a todo um legado cultural que emerge do seio da população e que se posterga ao longo do tempo: o carnaval de máscaras que faz parte de fantasias e que gera emprego e renda aos artesãos, contribuindo para a atração de milhares de turistas de diversos rincões do país e, até do exterior. A exemplo do que aconteceu recentemete, com apoio da Secretaria de Cultura, sob a égide de seu titular, Chiquinho, na gestão municipal Vera da Saúde.

EUFORIA GERADA PELA CONTRUÇÃO DO ESTALEIRO DE PARAGUAÇU

A construção do Estaleiro de Paraguaçu, na Enseada de São Roque, gerou milhares de empregos, seja para munícipes de Maragojipe, seja para operários de outros municípios. Por conta de todo um trabalho desenvolvido em torno da construção do Estaleiro de Paraguaçu, diversos segmentos da sociedade, seja na sede do município, seja em São Roque e Salinas da Margarida (município vizinho) efetuaram investimentos na certeza de que houvesse retorno financeiro. Nessa perspectiva, construção de hoteis e pousadas (equipados), bem como investimentos em estabelecimentos comerciais. A perspectiva,portanto, era, de fato, animadora. 

SEQUELAS DEIXADAS PELA LAVAJATO

Com a deflagação da Operação Lava Jato e o envolvimento de empreteiras, as obras foram paralizadas em 2013, gerando demissões em massa e, com isso, proporcionando prejuízos incalculáveis àqueles que tanto investiram, à luz da expectativa acerca desse grande empreendimento. Toda uma estrutura e plataformas abandonados acabou ensejando todo um prejuízo aos investidores da esfera privada, a exemplo de posto de gasolina, etc. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO RETORNO DO CARTÓRIO ELEITORAL E OBRAS NO ESTALEIRO

Realizada, recentemente, por iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luizinho, com participação de entidades como Prefeitura Municipal, Ministério Público, Judiciário, polícias militar e civil, OAB, associações, etc, uma audiência pública que teve por escopo esforço conjunto para que esses intentos sejam materializados. Reflexo dessa mobilização, já foi anunciado o reinicio das obras e posterior entrada em funcionamento de todo o complexo do estaleiro.

Foi de vital importância a participação da Prefeitura e Câmara de Vereadores para que as obras sejam reiniciadas. A proposição da redução da alíquota do ISS à Câmara, por parte do Estaleiro, foi aceita e com isso, as coisas ficaram facilitadas. O Estaleiro terá condições de participar de novos contratos com maior capacidade de negociação e, com isso, estar em condições de gerar mais emprego e renda. 

ESTRADAS DE ACESSO

A atual administração municpal de Maragojipe, em que pese todo esse retrocesso causado pela paralização do Estaleiro, não ficou de "braços cruzados". Longe disso. Na certeza de que com as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade (seja de São Félix a Maragojipe, seja de Maragojipe à BA-001-Nazaré) contribuiriam para essa sinalização, a atual administração lutou e conseguiu revitalização junto ao governador Rui Costa. Paralelo à redução da alíquota do ISS, todas as condições estão sendo oferecidas para que o Estaleiro volte a operar de forma satisfatória.  

INFRAESTRUTURA: ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE, DESPORTO

Em que pese todo um colapso geraldo com a paralização das obras do estaleiro, Maragojipe não poderia parar para lamentações. Ao contrário, a atual gestão, sob o comando de Vera da Saúde, com apoio dos deputados João Bacelar "Jonga" (federal)  e Alan Castro (estadual), detentores em Maragojipe, na última eleição, dos melhores desempenhos deles nas urnas, nos municípos em que foram votados, tem dado passos significativos para melhorias na educação, saúde, desporto.

Escolas padão FNDE totalmente equipadas, entregues nas comunidades de Campinas (Guapira) e Capanema (Gauí), além de outras unidades escolares revitalizadas, com ampliações e equipamentos novos, kits escolarares para todos alunos (a exemplo da que foi entregue recentemente em São Roque do Paraguaçu, bem próximo ao Esteleiro), bem como quadras poliesportivas, importantes para que jovens, após as aulas, possam estar trabalhando condicionamento físico e, por extensão, ficarem distantes de eventuais descaminhos. 

Postos de saúde totalmente equipados com aparelhos odontológicos, medicamentos, veículos novos (ambulâncias, etc) e atendimento de excelência por parte dos profissionais envolvidos. Município que, logo logo  receberá o Hospital (em plena construção) para atender à demanda reinante. Como não bastasse, dispêndios vêm sendo feitos com o encaminhamento de pacientes para a Policlínica em Santo Antonio de Jesus.

CHAMA ATENÇÃO

Chama bastante a atenção o fato de a atual gestão efetuar grandes construções em locais que, aparentemente, não detém  densidade populacional, a exemplo de Guapira e  Capanema.Mas, em torno o entorno, centenas de alunos migram para essas unidades, conduzidos por ônibus escolares conservadíssimos, por estradas, inclusive as vicinais, em perfeita trafegabilidade. Esse olhar construtivista da atual gestão deveria ser copiado por milhares de municípios de  todo o país.A formação de mão de obra é uma necessidade. 

Mas o que vislumbramos, diante disso tudo? A preocupação da administração municipal em cuidar da formação de jovens que, logo logo, estarão no mercado de trabalho. Quadras poliesportivas entregues na Guapira e Piedade, na zona rural, atendem não apenas os jovens esportistas, mas à toda comunidade, também, para realização de eventos religiosos, culturais, etc. A atual gestão, no momento em que investe, também e de forma maciça na zona rural, está, com isso, fazendo com que produtores sejam fixados em suas propriedades, evitando, assim o êxodo rural e, por consequência, formação de bolsões em bairros periféricos da cidade.

Além dos esforços desenvolvidos pela prefeita Vera da Saúde (foto), tem sido de vital importância o apoio dos vereadores, seja na participação de audiências públicas, seja nas postulações junto ao governo do Estado e em outras instâncias do governo federal para que a economia local seja aquecida. Importante, também, apoio da OAB, polícias militar e civil, maçonaria, sindicatos associações e a população como um todo, no momento em que apoia seus representantes. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória empatou por 2 a 2, na noite de hoje (14), com o Confiança. A partida fora da casa do Leão, em Aracaju, foi válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. 

O rubro-negro abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com o zagueiro Edcarlos. Aos 32 ainda do primeiro tempo, o  Confiança ganhou um pênalti quando o meia Felipe Lima foi derrubado pelo volante Wesley Dias na área do Vitória. O atacante Gustavinho cobrou e empatou a partida.

No primeiro ainda deu tempo de outra conversão: o time baiano ficou de novo na frente, aos 41, com o meia Andrigo. O último gol da partida veio no início do segundo tempo, aos 6 minutos, com o meia Felipe Lima, que concretizou o placar final em empate.

O Vitória ainda não conquistou nenhum triunfo na Copa do Nordeste e está há sete jogos sem vencer na temporada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (17), a partir das 15h, acontecerá o I Torneio de Golzinho de Cruz das Almas. Buscando valorizar os esportes nos bairros, a Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, em parceria com a Federação Baiana de Futebol de Travinha, busca resgatar de forma organizada uma modalidade que é jogada nas ruas. São duas categorias nessa primeira edição: atletas nascidos em 2000/01 e 2002/03.

As inscrições serão até dia 14 de março, na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, horário administrativo, e as vagas são limitadas.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como parte da programação do Março Mulher, a Secretaria de Políticas Especiais e Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer promovem os Jogos Esportivos Feminino, que terá início nesta quarta-feira (13), às 18h, no Ginásio de Esportes.
Venha participar com a gente!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O locutor Jotinha passou mal na última sexta-feira (8) e foi internado no Hospital Municipal Maria Lapa Bittecourt, na cidade de Elísio Medrado. Segundo o ex-assessor e amigo dele, Pedro Henrique, Jotinha recebeu alta médica na manhã de sábado (9) e já está se recuperando em casa. 

Ao Bahia Notícias, Pedro Henrique afirmou que o locutor deve passar por uma bateria de exames esta semana para verificar o que provocou o mal-estar. Jotinha ganhou fama nas redes sociais por conta de áudios e vídeos bem-humorados e chegou a ganhar o apelido de 'Rei do WhatsApp. Ouça abaixo um áudio divulgado por ele após ser interna. Bahia Noticias. Foto, Leitor. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (10), a partir das 8h, na quadra da Rua da Mata, teremos o I Torneio de Street Ball. Com a participação de atletas do município e Região, das categorias Livre e Master. Realização Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a Liga de Basquete de Cruz das Almas (LBCA) e Body Suplementos.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/587718191692352/

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os jornais, principalmente de Barcelona, foram duros ao questionar a decisão do craque brasileiro, que deixou a Espanha para jogar na França.A imprensa espanhola não poupou Neymar das críticas após a derrota do Paris Saint-Germain por 3 a 1 para o Manchester United ontem, que eliminou o clube francês da Liga dos Campeões. Os jornais, principalmente de Barcelona, foram duros ao questionar a decisão do craque brasileiro, que deixou a Espanha para jogar na França.

Em artigo com o título "Neymar, a história de um fracasso", o "Sport" afirmou que o camisa 10 do PSG trilha o caminho para "entrar para a história como uma das carreiras mais desaproveitadas e absurdamente perdidas". A publicação disse que astro viu no time francês a chance para "alimentar seu ego ao nível mais alto".O jornal também foi duro ao falar sobre a presença do atacante no estádio para acompanhar a partida contra o Manchester United. 

"Neymar buscou o foco das câmeras nos minutos finais da partida, esperando sair nas fotos da celebração da passagem para as quartas de final. O gol de Rashford nos acréscimos frustrou seu objetivo", publicou.Já o "Mundo Deportivo" disse que o brasileiro deixou a Espanha para "sair da sombra de Messi e brilhar com luz própria, porém não conseguiu nada do que havia sido proposto quando saiu do Barça".

A publicação ainda questionou o futuro de Neymar, que tem sido especulado no Real Madrid. De acordo com o jornal, a nova queda do PSG pode fazer o atacante repensar o futuro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou hoje (27) pela manhã a interdição do centro de treinamento (CT) do Flamengo, local onde ocorreu o incêndio que matou dez atletas das divisões de base do clube no dia 8 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo a publicação, os fiscais da prefeitura estão no CT acompanhados da Guarda Municipal para garantir que a ordem seja cumprida. A determinação de interdição por parte da prefeitura já havia sido feita para que o Flamengo fechasse todo o CT, cumprindo uma ordem dada há dois anos.

Ainda de acordo com O Globo, a agremiação não acatou a ordem nem em 2017 e nem na semana retrasada, apesar do incêndio. A prefeitura do Rio alega que o Flamengo construiu um alojamento sem que nunca tenha pedido licença para sua instalação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tudo igual no Estádio Adauto Moraes. Em duelo disputado neste domingo (24), Juazeirense e Vitória empataram pelo placar de 1 a 1. Os visitantes saíram na frente com Léo Ceará na etapa final, mas Gustavo Balloteli igualou para o Cancão de Fogo.  

Com o resultado, o Vitória chegou aos 12 pontos e agora ocupa a liderança do Campeonato Baiano. Já a Juazeirense tem seis e subiu para oitavo. 

O próximo compromisso do Vitória é contra o Atlético de Alagoinhas, quarta-feira (27), às 20h30, no Barradão, enquanto a Juazeirense enfrenta o Jacobina, no mesmo dia e horário. 

O JOGO

O Vitória começou tomando inciativa da partida, enquanto a Juazeirense se defendia e apostava nos contra-ataques. 

Aos nove minutos, Andrigo cobrou escanteio, Thales cabeceou, mas Douglas Pires estava atento e evitou o gol do Vitória. 

O jogo apresentava poucas emoções. O Vitória sofria com o gramado irregular e também com a forte marcação da Juazeirense e  tinha dificuldades para a criação de jogadas Os donos da casa só conseguiram a primeira finalização aos 29. Gustavo Balotelli dominou a bola fora da área e mandou uma bomba, mas a redonda saiu pela linha de fundo. 

O técnico Carlos Rabello se mostrou incomodado com a postura defensiva do seu time e mandou a equipe ir para cima. Aos 37, Emílio recebeu o passe dentro da área e foi derrubado por Ramon. O árbitro não teve dúvidas e marcou pênalti. Nino Guerreiro cobrou, mas mandou para fora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O atacante Gilberto marcou mais um na temporada. O camisa 9 do Bahia fez o gol da virada do Tricolor de Aço, mas acabou vendo a equipe ceder o empate ao Fortaleza nos minutos finais, neste domingo (24), na Arena Castelão, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste. O artilheiro elogiou a equipe cearense e analisou o resultado. 

“O time do Rogério é bem trabalhado [treinador do Fortaleza]. Conseguimos marcar os gols com trabalho e dedicação. Nosso treinador vem nos ajudando bastante, para buscarmos os espaços e conseguir as finalizações”, avaliou em entrevista ao Fox Sports. 

Apesar do tento marcado, Gilberto não teve muito que comemorar: “Fico feliz pelo gol, mas hoje não estou muito bem. Um amigo meu faleceu hoje e esse gol é para ele”. 

Com o resultado, o Bahia segue fora da zona de classificação. O clube ocupa a 5ª colocação do Grupo B da Copa do Nordeste com seis pontos. O Esquadrão volta a campo na quarta-feira (27), mas pelo Campeonato Baiano. Os comandados de Enderson Moreira encaram o Jacuipense, às 21h30, no Eliel Martins, pela 7ª rodada do Estadual.


Enquete


PodCast