Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, o evento "Acolher para Viver", protagonizado pelo Projeto Escolas Culturais, numa iniciativa do governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Educação e de Cultura e apoio do Instituto de Ação Social pela Música. Em Santo Antonio de Jesus o evento contou com apoio do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Fátima Carvalho, Ailton Santos e Joelma,  respectivamente, coordenadora do evento, presidente do CMDCA e diretora do Colégio Estadual. marcaram presenças Dra. Danúbia (Promotora de Justiça da Criança e Adolescência), Dra. Raquel (Procuradora do Ministério Público do Trabalho), Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, em S.A.Jesus), Arlete (Defensoria Pública); coordenadoras de CRAS Geralda (Nazaré Assis), Claudia (Quilombola), Analícia (Cidadania) e Eliene (comunidade); Márcio (ProArt), Viviane (Criar/PETI).

Também presentes, alunos do Colégio, Elza e Júnior Kereto (Conselho Tutelar); Edmundo Pontes (Sec. Saúde), Cabo PM Lídia Lobo (1o. BPM), Profa. Alessandra Veiga (Lions); Valdirene Barreto e Edna Vilas Boas (Secretaria de Educação); Patrícia D´Ávila (Coordenadora do NTE) e Joilza Renalty (Conselho de Cultura); Jailton Brito (Presidente Federação de Boxe da Bahia); Jailson Grilo (Secretaria de Educação e Esportes de S.M. Matas), Kélen Cristina (Presidente do Colegiado do Colégio Estadual), Luis Argolo (professor e mestre de cerimônia do evento). 

As atividades, coordenadas por Fátima Carvalho,Coordenadora Cultural do Projeto Escolas Culturais, (na foto ao lado do professor Luis Argolo)  tiveram apoio do CMDCA, sob a coordenação de seu atual presidente (Ailton Santos), num evento voltado para o fortalecimento  e divulgação da rede de proteção social no município, assim como também o objetivo de realizar diagnóstico sobre o conhecimento da comunidade, quanto à função de cada instituição dessa rede. 

AUTOMUTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO SEXUAL e TRABALHO INFANTIL

AUTOMUTILAÇÃO

Os trabalhos versaram sobre essas temáticas, com a seguinte programação: Acolhimento, café da manhã para os convidados e música; Abertura com a coordenadora cultural Fátima Carvalho e Joelma, Diretora do Colégio Estadual, tendo por mediador o professor o professor Luis Argolo. Logo em seguida, apresentação do Grupo de Teatro La Barraca, com o esquete tendo por tema "Automutilação", em que um jovem externou experiência nesse sentido. Dando continuidade, diálogo aberto das autoridades convidadas com o público presente. 

Dra. Danúbia (promotora pública da criança e adolescência). Em sua fala, discorreu sobre a importância da rede. Elencou situações que vivencia, no exercício de sua profissão. Enfatizou a importância da atuação do Conselho Tutelar, nesse processo, junto às demais instituições. Enfatizou que, na maioria dos casos, a própria família precisa de ajuda. A automutilação, na sua concepção, passa a ser uma doença. 

Edmundo Pontes (psicólogo, Sec. de Saúde), asseverou que pé preciso compreender o adolescente  que vem passando por problema dessa magnitude. É preciso efetuar acolhimentos, diagnósticos e, em seguida, procedimentos cabíveis. O jovem, no seu entender, na maioria das vezes, não sabe lidar com determinadas angústias, recorrendo ao sacrifício perante o próprio corpo. Roer as unhas, arrancar cabelo, pode estar associado  à automutilação. 

Júnior Kereto, Conselheiro Tutelar, pontuou que o primeiro sinal de que o jovem está procurando esse tipo de fuga, é o silêncio. Várias situações q eu chegam ao Conselho Tutelar após análises, são encaminhadas aos setores competentes para adoção de medidas emergenciais. O Conselho que tem sido um instrumento importante nesse processo inicial de teia que caracteriza problemas nessa esfera.  Ângela (psicóloga junto ao CRAS Nazaré Assis), discorreu sobre toda essa problemática, defendendo o ponto de vista de que não se deve subestimar a dor do outro. 

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Em seguida, nova apresentação  do Grupo de Teatro La Barraca com o esquete sobre "Exploração Sexual", em que uma jovem narrou experiência nessa esfera. Tema por demais discutido em diversas oficinas, seminários. mas que continua requerendo  participação intensa não apenas dos eixos governamentais mas, principalmente, por parte de pais e educadores. Dando prosseguimento, diálogo aberto. 

Fechando, com chave de ouro, o Grupo de Teatro La Barraca trouxe à baila a última apresentação, versando sobre "Trabalho Infantil  e na Adolescência", para, em seguida, a realização do último diálogo aberto. Um evento de extrema importância não apenas para conhecimento, por parte da população mas, também para maior entrosamento da rede de apoio nessa luta hercúlea contra as situações constantes nesses eixos temáticos. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Dra. Danúbia, promotora, tecendo considerações sobre essa temática, asseverou que 95% dos casos de abusos sexuais acontece no próprio lar, através de pais, padastros, tios e irmãos. Estupros em ruas, são raros. A maioria dos casos envolve familiares. O agressor, na tentativa de se auto-proteger, geralmente desfere ameaças como: -Vou largar sua mãe; - Vou fazer o mesmo com sua irmã; - Denuncie que vou lhe matar...!.

A promotora defende que a justiça precisa de informações para a adoção de procedimentos punitivos. Não basta prender. A rede precisa fazer seu papel de acolhimento. O disque 100 é um instrumento importante nesse processo. Assim como a  família e a comunidade, a escola precisa denunciar para que investigações sejam desencadeadas e, à luz da materialização, medidas sejam aplicadas.  Cruzar os braços diante de situações dessa magnitude é, de certa forma, demonstração de conformismo e, por extensão, alimentação da impunidade. 

Arlete, assistente social junto à Defensoria Pública, destacou que essa entidade oferece assistência jurídica gratuita e que deve ser sempre acionada para que providências sejam tomadas. Após encaminhamento ao Conselho Tutelar e CREAS, as vítimas podem acionar a defensoria. A instituição está preparada para atender q todos que estejam passando por situações de abusos sexuais. 

De parabéns, portanto, o governo do Estado, o CMDCA, Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e todas as entidades acima elencadas por trazerem à tona uma discussão ampla e de interesse de toda sociedade. Sentida a ausência de vereadores que, indubitavelmente, deveriam particpar de discussões dessa magnitude, de maneira que, na elaboração de leis, possam contemplar situações que emnizem casos comos os que foram tratados. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas pertinentes. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (20), uma comissão designada pelo prefeito Orlandinho, formada pelo vice-prefeito Max Passos, o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ronaldo Anias, o secretário de Infraestrutura, Ricardo Pinheiro, e o procurador geral do município, Dr. Vagner Santana, reuniu-se com a diretoria da Fanfarra Municipal de Cruz das Almas (FAMCRUZ).

A diretoria já tinha se reunido, no dia 21 de fevereiro, com o secretário Ronaldo Anias para apresentar as demandas do ano de 2019, como melhorias na sede, uniformes e reformas de instrumentos. Na reunião, além do encaminhamento dessas solicitações, o município já tinha assumido a renovação dos contratos do coreografo, regente e percussão, da mesma forma como aconteceu em 2017 e 2018, pagamento das taxas de inscrições da Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB) e continuar com o apoio nos transportes para as competições, como também foi feito em 2017 e 2018. Ainda, foi apresentado à diretoria, o Projeto de Lei criado pelo município que institui, oficialmente, a Fanfarra Municipal (FAMCRUZ), que será encaminhado à Câmara de Vereadores.

Desta forma, o Governo Municipal tomou como surpresa a informação, postada em rede social por alguns membros da FAMCRUZ, de que a Fanfarra Municipal encerraria suas atividades por falta de apoio. O que não condiz com a realidade desses dois anos de gestão, onde o município sempre esteve presente, investindo na instituição que foi campeã da 28ª CIFANCAM em Camaçari, campeã da Etapa de Santo Antônio de Jesus promovido pela Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB), campeã do Campeonato de Fanfarras de Aporá, campeã no 1° Confenix na Cidade de Nazaré das Farinhas pela ACBFFB, campeão da Etapa de São Francisco do Conde, todos esses títulos nos anos 2017/2018.

A FAMCRUZ seguirá e terá sempre o apoio do Governo do Povo.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Era o último dia da programação de Carnaval no Largo do Pelourinho quando Damiana Sá interrompeu o encerramento do show das Aya Bass - Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna -, e cantou um rap, mostrando sua arte a plenos pulmões (clique aqui). “Quando subi naquele palco eu não tinha nem noção de quem estava ali. Na verdade foi a primeira vez que vi Larissa Luz. Eu já conhecia Luedji Luna, mas Larissa foi a primeira vez que eu vi”, conta a jovem de 20 anos, nascida na comunidade do Calabar e hoje residente em Campinas de Pirajá, junto com a mãe e o irmão. “Subi e já fui roubando o microfone, praticamente. E aí eu me expressei da forma que era tudo que eu queria, independente das minas. Elas têm o trabalho delas, eu valorizo, mas também valorizo muito o meu. Eu sei que eu sou boa, que meu trabalho é bom, e eu quero que as pessoas me observem e vejam que a favela pode ser transformada também. Que o mundo pode ser transformado”, diz Damiana, que hoje trabalha vendendo suas poesias e canções em ônibus de Salvador, além de bares e no Ferry Boat.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ative o modo do São João mais tradicional e amado da Bahia! É forró da hora que cê levanta à hora de ir dormir.
SÃO JOÃO DE CRUZ DAS ALMAS - FESTA, FORRÓ E TRADIÇÃO.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrimônio Cultural (Fazcultura) vai investir R$ 15 milhões em apoio a projetos e atividades culturais, a título de incentivo fiscal, em 2019. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (12).  

A aprovação dos recursos será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (13), por meio de decreto assinado pelo governador. "Assinei hoje e sai amanhã o decreto. São 15 milhões para projetos de cultura em toda a Bahia", disse Rui.  

Instituído pela Lei nº 7.014/1996, o Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado. Além de aportar o valor autorizado do ICMS que seria pago, a empresa deve investir um percentual de recursos próprios nos projetos e atividades culturais.   

O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro. 

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (12), R$1,2 milhão de investimento, que beneficiará diretamente 163 famílias de agricultores familiares de Casa Nova, Território Sertão do São Francisco.

Em evento realizado no município, o governador Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a assinar seis convênios, no âmbito do projeto Bahia Produtiva.

O governador falou sobre a importância do Bahia Produtiva para o fortalecimento da economia nos pequenos municípios: “Nós tomamos empréstimo no Banco Mundial para poder aumentar a produção na Bahia. Eu tomei um susto quando descobri que, para alimentar os 15 milhões de baianos, nós tínhamos que comprar de outros estados ovos de galinha, frango, carne, farinha de mandioca, leite e outros produtos. É melhor produzir isso aqui para que o dinheiro possa circular no estado. Por isso, estamos apoiando associações e cooperativas para que elas possam produzir mais e com mais qualidade. Assim, em vez de comprar, nós vamos vender. E esse dinheiro vai circular no comércio da região, empregando mais gente”.

Os convênios foram firmados com a Associação dos Quilombolas do Sítio Lagoinha, selecionada no edital de Socioambientais Quilombolas, e com a Associação de Fundo de Pasto dos Agricultores e Moradores de Salina da Brinca; de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores de Sítio Melancia; de Moradores e Produtores de Curralinho Fazenda Boa Vista e Adjacências; de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores e Apicultores de Ladeira Grande; e dos Pescadores e Apicultores de Casa Nova, selecionadas no edital de Qualificação de Agroindústrias.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, enfatizou que esse investimento trará impacto no dia a dia dos agricultores familiares: “São projetos de agroindústrias que têm um impacto forte no aumento da renda e na possibilidade de inserir no mercado mais produtos da agricultura familiar. Além disso, traz estímulo aos trabalhadores para que se capacitem e possam produzir mais e melhor. Estamos dando uma lição para o mundo de como devemos agir com esse setor da agricultura tão importante, que é a agricultura familiar”.

O presidente da Associação dos Pescadores e Apicultores de Casa Nova, Isaias do Nascimento, celebra a assinatura do convênio, que promoverá a adequação da unidade de beneficiamento do pescado. Ele acredita que por meio dos novos investimentos, será possível alavancar a produção: “Agora vai ser bom para o pescador, vamos aumentar a produção e, melhor ainda, vai ser para os alunos, pois vamos fornecer peixes para alimentação escolar da sede e da área rural. Nossa expectativa é aumentar a renda e assim melhorar 100 %.

A Associação dos Quilombolas do Sítio Lagoinha será contemplada com aviários e matrizes, canteiros, cisternas, viveiro para a produção de hortaliças e capacitação. O presidente da associação, José Henrique, festeja a assinatura do convênio: “Nossa estimativa é que envolva mais os jovens e mulheres e que traga renda para as 60 famílias envolvidas. Estamos muito felizes em conquistar esse primeiro convênio do projeto que, com certeza, trará mais desenvolvimento e vai fortalecer a nossa comunidade. Além disso, agora temos estímulo para resgatar nossas produções, como a da mandioca”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O carnaval de Vitória-ES, no seu últio dia, contou com a apresentação da cantora baiana Andreia Nery, radicada em Santo Antonio de Jesus. Ela que, com sua voz incomparável, levou o público à loucura. Com belíssima apresentação, ela que, após ano, voltou ao carnaval capixaba, foi à grande atração do encerramento da festa. “Continua sendo o melhor carnaval . A prefeitura de Vitória  está de parabéns pela organização da festa e pela tranquilidade e segurança para o folião”, disse a empresaria Elisangela, que reside na Vitória. 

Bem-humorada e irreverente, Andreia Nery cumprimentou os fãs e falou da alegria de voltar a sua terra de coração. “Esta cidade sempre me abraçou com muito carinho, desde o início da minha carreira. Já estava na hora de voltar e trazer alegria para todos aqui. É sempre um prazer cantar para a população de Vitória...!", pontuou. A festa superou todas as expectativas do público que investiu na folia que não deixou ninguém parado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Aline Rosa afirmou nesta terça-feira (5) que está preocupada com a administração da cultura no governo do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista concedida pouco antes de dar início a sua última apresentação no circuito Barra-Ondina neste Carnaval, ela disse ainda que teme que o país possa voltar "a épocas duras". 

Ela revelou estar preocupada com o governo ao ser questionada sobre a alfinetada de Bolsonaro em Caetano Veloso e Daniela Mercury (veja mais). "Estou preocupada com a cultura na mão desse governo", comentou em entrevista ao Bahia Notícias. "Artistas que têm voz, a gente tem que falar sempre", sugeriu. 

"Eu não tenho nem palavras para falar sobre essas coisas que estão acontecendo, sobre esse governo que está aí. Só me vem a palavra retrógrado, a gente está andando pra trás", explicou a cantora. 

Ao comentar cobre seus cinco anos de carreira solo, Alinne destacou que passou por diversas transformações nesse período. "E é bom ver que os meus fãs, os alinnistas, compreendem cada mudança, as minhas transformações e me abraçam sempre que eu preciso", disse a artista. "É uma retrospectiva muito boa de se fazer", afirmou. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vai chegando ao fim o Carnaval oficial de Salvador. Mas se você não quer deixar de aproveitar o máximo que puder, esta terça-feira (5) traz muitos blocos e trios independentes, além de grandes nomes no Centro Histórico. 

No circuito Dodô (Barra-Ondina), o folião vai poder acompanhar artistas como Bell Marques, Claudia Leitte, Léo Santana, Luiz Caldas, Alinne Rosa, Preta Gil e La Fúria. Já no Osmar (Campo Grande), tem Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Gerônimo, Mudei de Nome e Rafa e Pipo.

No Batatinha (Pelourinho), quem desfila são os Filhos de Nanã, Obá de Xangô e Ilê Oya. Já nos largos, já o destaque é o projeto Aya Bass, com Luedji Luna, Xênia França e Larissa Luz. Veja toda programação em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada em toda segunda de Carnaval, a festa tradicional no bloco da Mudança do Garcia é conhecida pelo histórico de irreverência dos seus participantes e, ainda, por ser um momento no qual os foliões aproveitam para produzir manifestações políticas e culturais.

E, neste ano, não é diferente. Faixas e cartazes sobre várias situações que afetam e poderão afetar futuramente o cotidiano das pessoas, como corrupção, Reforma da Previdência, racismo, entre outras, tomam conta do tradicional bairro do Centro de Savador.

Uma das novidades deste ano é a venda de camisetas estampadas com frases de cunho social. Elas estão sendo comercializadas no local pelo aposentado e ex-trabalhador da indústria, Maurício Luz. “Lute como uma garota”, “Marielle vive”, entre outras, personalizam os tecidos vendidos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Espaço que contempla a cena musical alternativa durante o Carnaval, o Palco do Rock terá nove atrações nesta terça-feira (5), último dia da folia. Os shows começam às 17h. Subirão ao palco as bandas Todo Meu Ódio, Batrakia, Indominus, Guga Canibal, Arcantis, Ynys Wydryn, Behavior, Alkimenia (PE) e Jackeds. A programação do Palco do Rock teve início no sábado (2). Hoje (4), dez bandas passam pelo palco.
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

O carnaval de Maragojipe, município do recôncavo, inserido na rota turística, caracteriza-se, indubitavelmente, como a maior expressão artístico-cultural do Estado da Bahia, no momento em que nos predispomos a anailisar o evento como o único que propicia a verdadeira eclosão da arte e cultura que emana do seio da população, fazendo com que toda uma tradição possa ser postergada ao longo do tempo e, mais que isso, contrapondo ao carnaval massificado praticado na capital que, por sua vez, desencadeia enormes dispêndios do erário público através da contratação de bandas do cenário nacional, inclusive as que se apresentam sem nenhuma vinculação à cultura momesca.  

CULTURA QUE SE POSTERGA 

Contrapondo, por conseguinte, a essa realidade que esconde, nas entrelinhas, interesses políticos, o carnaval de Maragojipe, ao contrário, utiliza-se.  bastante, da utilização de mascaras e fantasias que remetem aos antigos carnavais. Graças aos artesãos locais é que essa cultura ultrapassa gerações, ganha projeção e amplia as páginas da historicidade local e, por que não dizer, da Bahia. A atual administração, capitaneada por Vera da Saúde, não poupa esforços no sentido de apoiar iniciativas que tenham por escopo materializar intentos dos segmentos diretamente envolvidos, através da Secretaria de Cultura e Turísmo, sob a égide de Chiquinho, contando, naturalmente, com participação de outras pastas do atual governo. 

CONCURSO DE MÁSCARAS e FANTASIAS

Realizada, na tarde desse domingo, o concurso de máscaras e fantasias (procedimento que acontece, também, nessa segunda-feira, 04). Com apresentação do Secretário Chiquinho e performance de uma banda local, o evento atraiu turistas, representantes de diversos segmentos da população e, segmentos da imprensa (TVE, Salvador; Tvsaj, S.A.Jesus, Ascom municipal, etc). O que chamou bastante atenção  no referido concurso foi o fato de que, além da multiplicidade de cores e as temáticas das fantasias trazidas a público, a ansiedade por parte de muitos participantes (além dos inicialmente elencados) em participar desse grande encontro cultural.

Participações que demonstram, de forma irrefutável, o quanto as pessoas se sentem realizadas ao externar esteriótipos. Manifestações que ganham apoio através da atual gestão municipal que desenvolve um trabalho que se consubstancia no desenvolvimento de atividades que dão espaço a um leque de personalidades e que tem como pano de fundo a geração de emprego/renda  e difusão do nome do município em outras unidades da federação e, por que não dizer, do universo. 

ACESSIBILIDADE AO MUNICÍPIO

Munícipes e visitantes que comparecem ao município têm a oportunidade de, além da destacável  receptividade por parte da população, usufruir do conforto ensejado pelas estradas que dão acesso, seja através de São Félix/Cachoeira, seja a partir da BA-001-BA-420, a partir da região de Nazaré/Santo Antonio de Jesus ou da Ilha de Itaparica/Salvador. Graças às postulações do atual governo municipal capitaneado por Vera das Saúde, as estradas foram recuperadas (logo logo serão inauguradas oficialmente) pelo governador Rui Costa. Foto (trecho São Roque-Maragojipe). 

NOVAS ESCOLAS

Há menos de 20 dias duas novas escolas foram entregues à população de Maragojipe, fora da sede do município. Uma totalmente recuperada e com ampliação de salas de aula, mobiliário novo e entrega de kists escolares a todos os alunos, em São Roque do Paraguaçu e outra construída na comunidade de Capanema, distrito de Guaí, padrão FNDE, também com toda infraestrutura para atender alunos e profissionais de ensino, com conforto e segurança.Um município que consegue  prestigiar educação e cultura com qualidade, semeia na certeza que louros serão colhidos. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja todas as fotos (mais de 600), através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A folia de Salvador continua com toda força neste domingo, com grandes nomes da música baiana se apresentando nos dois circuitos.  No Dodô (Barra-Ondina), há destaques como Bell Marques, Ivete Sangalo, Harmonia do Samba, Durval Lelys, Jammil e Daniela Mercury com blocos históricos da festa, além de Margareth Menezes e Alinne Rosa sem cordas. Já o Osmar (Campo Grande) tem no domingo um dos seus dias mais importantes e tradicionais, com uma grade repleta de atrações de peso como Léo Santana, Denny Denan, La Fúria, Psirico, Babado Novo, Àttooxxá e Parangolé. 

No Batatinha (Pelourinho), se apresentam Kizumba, Idará e a Velha Guarda dos Negões. Enquanto isso, os largos do Centro Histórico trazem Afrocidade, Titica e Majur, Zelito Miranda e Márcio Melo. Já no Projeto Pôr do Sol, na praça Castro Alves, se apresentam Baby do Brasil e Aya Bass, com Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atriz caprichou na fantasia estilosa para o desfile no Carnaval de rua deste sábado, 2/3, nas ruas do Centro do Rio. Emanuelle Araújo é uma das atrações musicais e Leandra Leal é porta estandarte do bloco. Veja fotos! Chegou o grande dia da rainha Paolla Oliveiramostrar toda sua majestade no Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Uma das atrações do bloco Cordão da Bola Preta no Carnaval 2019, a atriz surgiu deslumbrante e com fantasia estilosa para curtir a folia popular neste sábado, 2/2, que arrastou cariocas e turistas pelas ruas do Centro do Rio. Quem cantou marchinhas e empolgou a galera foi a atriz e cantora Emanuelle Araújo.

Em conversa com o Gshow, Paolla pediu responsabilidade durante a festa e mandou recado aos foliões. "Acho que o mais importante é se divertir com responsabilidade. Lembrar que existe vida após a Quarta-Feira de Cinzas e que os nossos valores não mudam no Carnaval. É preciso respeitar os outros e, principalmente, as mulheres. Saber conviver com a diferença é bonito! O Carnaval é uma festa muito especial e alegre pra gente esquecer o que aprendemos no dia a dia".

Em conversa com o Gshow, Paolla pediu responsabilidade durante a festa e mandou recado aos foliões. "Acho que o mais importante é se divertir com responsabilidade. Lembrar que existe vida após a Quarta-Feira de Cinzas e que os nossos valores não mudam no Carnaval. É preciso respeitar os outros e, principalmente, as mulheres. Saber conviver com a diferença é bonito! O Carnaval é uma festa muito especial e alegre pra gente esquecer o que aprendemos no dia a dia".Foto reprodução Instagram. Gshow.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Registrado desde 2009 como patrimônio imaterial, o Carnaval de Maragojipe vai contar, este ano, com duas iniciativas voltadas à preservação de sua memória. Com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), serão desenvolvidos os projetos “Difusão e manutenção da cultura do Carnaval de Maragojipe”, realizado pela Associação dos Músicos, Mascarados e Bandas Musicais da Bahia (AMMA) e “Valorização e difusão dos grupos artísticos e culturais do Carnaval de Maragojipe”, proposto pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó.

Os dois grupos realizarão diversas ações durante o Carnaval da cidade, que começa sábado (2) e prossegue até terça-feira (5). Entre as atividades, estão previstas apresentações de grupos musicais e de mascarados, além um cortejo com uma fobica (carro com alto-falante semelhante ao utilizado por Dodô e Osmar, em 1950). Os foliões também poderão desfrutar de uma oficina de máscaras e participar dos concursos de fantasias e mascarados.

Os registros da folia de Maragogipe apontam para o final do século XIX, paralelo aos tempos áureos do Carnaval da Bahia. A década de 20 do século seguinte foi marcada por inúmeros cordões memoráveis, inclusive de mulheres, pela pompa dos clubes carnavalescos e pelos concursos realizados pela Filarmônica Dois de Julho. Os maragojipanos ainda conservam a tradição das fantasias de mascarados, que saem às ruas, durante o carnaval, para promover a alegria e celebrar a vida de um modo irreverente. A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Rei Momo recebeu hoje (28) das mãos do prefeito ACM Neto (DEM) e do governador Rui Costa (PT) as chaves da cidade e iniciou o Carnaval de Salvador. Em cerimônia realizada no Campo Grande, num camarote da prefeitura, o educador social Renildo Barbosa, de 42 anos, coroado como chefe da folia baiana, ergueu o símbolo que representa a capital baiana e os festejos.

Estiveram presentes artistas como Daniela Mercury, Xanddy, Tony Sales e Sarajane, entre outros nomes da música baiana e autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD). Lado a lado, Rui e Neto saudaram o cantor Léo Santana, que puxou o primeiro trio do dia para o público da pipoca. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os blocos tomam conta da programação desta sexta-feira de Carnaval. No circuito Dodô (Barra-Ondina), Bell Marques lidera o Vumbora, enquanto Léo Santana agita o Nana Banana e Claudia Leitte comanda o Blow Out. Tomate também se apresenta no bloco Fissura, enquanto a Banda Eva toca o bloco de mesmo nome. Mas pra quem gosta de curtir na pipoca, também não vai faltar opção por lá. Anitta vai fazer a festa com um trio sem cordas, assim como Saulo Fernandes e o projeto "Respeita as Mina", com Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna. 

No Osmar (Campo Grande), o Harmonia do Samba também sai em um bloco, o Reduto do Samba. O Olodum leva sua percussão para a avenida, assim como o Cortejo Afro. 

No Batatinha, nomes como Usina do Samba, Afro Liberdade e Filhos de Oxalá levam a festa. Já os largos do Pelourinho estreiam com shows de Márcia Short, Ricardo Chaves, Aloísio Menezes e Alexandre Leão.

 Confira programação em LEIA MAIS. Foto, Ag. Haack. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Considerada a maior festa de participação popular do planeta, o Carnaval de Salvador foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (27). Até a quarta de cinzas (6) centenas de atrações se apresentam nos diversos circuitos da folia e Santo Antônio de Jesus estará representada. 
O cantor Danilo Negão acompanha Ivete Sangalo nos Blocos Coruja/ Fecundança no sábado (2), domingo (3) e segunda-feira (4). Já o saxofonista Franklin Araújo integra a banda de Claudia Leitte que se apresenta com Trio Independente na quinta-feira (28) e na segunda-feira (4) e com os blocos Timbalada/ Blow Out na sexta-feira (1º) e Largadinho na terça-feira (5). 
Na sexta-feira (1º), o DJ Andersinhu é uma das atrações do camarote Mirante de Ondina. No sábado (2), o cantor Jeronimo é convidado do Trio Independente de Saulo Calmon, no circuito Barra-Ondina. Sinho Bernardo é convidado da Banda Pegadeira na terça-feira (5) no Campo Grande e também participa do tradicional Arrastão da Quarta de Cinzas, encerramento da folia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DENILCE CONCEIÇÃO CÔRTES SILVA SOUSA ou, simplesmente, DÊNE CÔRTES, Secretária de Cultura, Turismo e Juventude de Santo Antonio de Jesus, Graduada em Administração, servidora pública municipal; presidente municipal do PcdoB, secretária do Conselho Municipal de Cultura, especialista em Gestão de Projetos e Captação de Recursos, idealizadora dos projetos “Tecendo Renda, Cultivando Esperança.”, “Axo Odara: Rede Solidária de Trajes e Adereços do Axé I, II e III”, “Feira Territorial de Economia Solidária, Projetos de Qualificação Profissional (Qualifica Bahia e Trilha), todos selecionados por meio de Edital Público. Prestou assessoria técnica para elaboração de projetos a Prefeitura Municipal de Nazaré; Assistente de Produção de Marepe na execução de projetos artísticos para o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). Atuou como orientadora social do SESC Santo Antônio de Jesus, responsável pela programação de Lazer e Cultura da unidade, além de militar nas frentes relacionadas à Mulher, Desenvolvimento Comunitário e Cultural.

Destaca-se de forma regional pelo meritório trabalho que desenvolve a frente de sua pasta. Conhecedora das demandas reinantes em cada uma dessas vertentes, tem procurado alternativas que possam contemplar intentos. No que concerne à cultura, já tem a experiência de ter conduzido com esmero as festividades junidas de 2018 e, agora, já se debruça em torno da organização das festividades do ano em curso. No tocante ao turismo, tem procurado confabular com empresários do segmento hoteleiro no intuito de que possam atender, com esmero, aos turistas egressos di diverso srincões do país. Com relação à Juventude, diversas ações no sentido de promover a inclusão social e fazer com que potencialidades que até então permaneciam no anonimato possam, enfim, buscar um lugar ao sol. 

DESTAQUE COM MELHOR DO ANO

Com todo esse currículo, com toda essa performance, torna-se inquestionável sua distinção no Prêmio Melhores do Ano, realizado no Condomínio Lagoa Dourada, em Mar Grande, Vera Cruz, no último sábado, 23.Determinada, resoluta, Deni não é daquelas que se acomodam diante de eventuais dificuldades. Longe disso, destemida, parte para a luta na certeza de que irá colher louros. Trilhando nessa direção é que tem galgado uma série de conquistas em sua trajetória profissional. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Parceria Tvsaj/Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju). 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje (25), às 13h, na Sociedade dos Artífices, teremos o Baile de Carnaval de Carnaval dos Grupos Bom Viver e Melhores Amigo. Contamos com a sua presença!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O filme "Green Book - O guia", dirigido por Peter Farrelly, venceu a categoria principal do Oscar, em cerimônia realizada na madrugada de hoje (25), no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos EUA. O prêmio foi o terceiro troféu da produção na noite.

O prêmio de melhor ator ficou com Rami Malek, que interpretou Freddie Mercury, vocalista do Queen, no filme "Bohemian Rapshody". A categoria de melhor atriz premiou Olivia Colman pela atuação em "A Favorita", onde ela interpretou a rainha Ana. O Oscar de melhor diretor ficou com Alfonso Cuáron pelo trabalho no filme "Roma". 

Regina King levou a estatueta de atriz coadjuvante pela atuação em "Se a Rua Beale Falasse", enquanto Mahershala Ali venceu a categoria de ator coadjuvante por "Green Book - O guia".

Confira a lista completa dos premiados no Oscar 2019:

Melhor Filme
"Green Book: O guia"
"Bohemian Rhapsody"
"Infiltrado na Klan"
"A favorita"
"Pantera Negra"
"Roma"
"Nasce uma estrela"
"Vice"







Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora santoantoniense Joyce França será uma das atrações do Galo da Madrugada, mais famoso bloco de rua do carnaval de Recife. Joyce se apresentará no dia 02 de março em um dos trios da agremiação, ao lado da cantora pernambucana Nádia Maia. Este ano o tema será “Frevo Mulher”, uma homenagem às mulheres que já se apresentaram no bloco em seus 41 anos de história. 

Conhecida na cidade e região pelo excelente repertório de forró, a santoantoniense encarou o desafio de cantar frevo para mais 1 milhão de pessoas, público esperado no cortejo do Galo. A aprovação da cantora para a participação foi atendida pelo presidente do bloco, para um trajeto que tem em média 8 horas de duração. “Vai ser um dia inesquecível”, afirmou Joyce França emocionada.  O Galo da Madrugada é oficialmente considerado pelo Guiness Book o maior bloco de carnaval do mundo desde 1995.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Artistas e bandas como Leo Santana, Xanddy, Larissa Luz, Preta Gil, Luiz Caldas, Igor Kannário e La Fúria estão na mira do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por supostamente descumprir a Lei Antibaixaria no Carnaval de 2018. O Observatório do Carnaval registrou 32 infrações cometidas por blocos, artistas e bandas na festa de 2018. Em uma recomendação enviada ao Estado da Bahia e à Prefeitura de Salvador, o órgão pede informações de aplicação de penalizações aos blocos que descumpriram a norma, executando músicas de conteúdo racista, homofóbico e/ou machista (veja aqui). A recomendação foi baseada no Relatório do Observatório do Carnaval de 2018, entregue ao MP somente em novembro do ano passado. 

O MP já recomendou ao Município e ao Estado que fiscalizem os blocos e insiram nos contratos uma cláusula referendando as leis e penalizem os blocos e artistas caso a regra não seja respeitada. O contratante pode ser multado em R$ 10 mil em caso de descumprimento da lei, e os blocos ou artistas podem ser multados em 50% do valor do contrato ou cachê. A Lei 12.573/12 proíbe o uso de recursos públicos do Estado para contratação de artistas que em suas músicas desvalorizem, incentivem a violência ou exponham mulheres a situação de constrangimento, ou ainda, contenham manifestação de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas. Já a Lei Municipal 8.286/12 proíbe o uso de recursos públicos no âmbito do município de Salvador para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias desvalorizem e incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

“A minha arte é livre, sem rótulos, sem nicho.” Para Cleo a frase faz muito sentido. Não é a toa que ela está em todos os lugares. Na telinha, na propaganda ou nas plataformas digitais, a atriz/cantora vem deixando sua marca e sua presença é inegável.

Cleo não tem medo de explorar sua criatividade, o que agora resultou na criação de uma coleção. “A atuação me dá a liberdade de, a cada novo papel, me ver de uma outra forma, enfrentando novos desafios; na música viajo por diferentes ritmos, porque sou assim mesmo, de momentos, e na moda não é diferente”, explicou ao conversar com Vogue digital exclusivamente.

 

Esta, inclusive, é sua segunda parceria e foca na diversidade de combinações, que podem funcionar até para o Carnaval de rua, como ela sugeriu. A primeira coleção teve as peças esgotadas em quatro dias. “Fiquei muito feliz com o retorno. Para essa nova coleção, continuei na linha dos looks versáteis, que se encaixam em diversos momentos, com palavras de músicas minhas e com uma pegada de mix & match de cores neutras – como o nude – com o neon, que continua a ser tendência e que adoro”, disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal da Juventude, pasta sob a égide de Jéssica Brandão, na gestão municpal Ricardo Moura, em Valença,  realiza, no próximo dia 23, o 10. Festival da Juventude, com a participação de diversos grupos musicais do município e região. É a atual admiistração dando espaço a novos talentos. Iniciativa que dá asas à arte, à cultura e, mais que, isso, a geraçãp de emprego e renda.Nas fotos, Jéssica Brandão (de óculos), ao lado da primeira dama Margareth e outros amigos, na Festa de Iemanjá, em Gauibim, Valença. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória, mostra novo estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os estímulos promovem mudanças morfológicas e funcionais no cérebro, que protegem o órgão de lesões que causam as perdas cognitivas.

A descoberta foi feita por meio de um experimento com camudongos transgênicos, os quais foram alterados geneticamente para ter uma super expressão das placas senis no cérebro. Essas placas são uma das características da doença de Alzheimer. Os animais foram separados em três grupos: os transgênicos que receberiam estímulos, os transgênicos que não receberiam e os animais-controle que não têm a doença.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 02 de fevereiro, a tradicional "Procissão de Iemanjá", no Distrito de Guaibim, Valença-BA, num evento protagonizado pela Secretaria de Cultura, sob a égide de sua titular Janete Vomeri, na administração municipal sob o comando do prefeito Ricardo Moura e, naturalmente, envolvimento de outros segmentos da atual administração. 

MULTIDÃO

O tradicional cortejo que saiu da praça principal contando com apoio musical de um trio e de uma charanga com integrantes utilizando de máscaras, tendo à frente, baianas, babalorixás, membros da religião de matiz africana, ao lado da imagem da "rainha do mar" e conduzindo presentes que, logo logo seriam oferecidos.Dentre os representantes dessa religião, Pai Márcio, mãe Celidalva, pai João Carlos, mãe Bárbara.

AUTORIDADES PRESENTES

Dentre as personalidades que marcaram presenças, o prefeito municipal Ricardo Moura, ao lado de sua esposa Margareth, o deputado estadual Dau e sua comitiva (dentre eles Alan Andrade, assessor parlamentar, ex-prefeito de Brejões  em duas oportunidade), secretária de Cultura Janete Vomeri, Mateus Passos (presidente da Câmara de Vereadores), David Terra (Diretor de Cultura), Tem Cel Matias CMT Corpo de Bombeiros), Jéssica Brandão (Secretária de Juventude), vereadores  e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

ENTREGA DE PRESENTES

Após a chegada do cortejo à praia, os presentes foram colocados sob um toldo onde os representes da religião afro efetuaram o tradicional banho de cheiro, diante das autoridades e representantes da população. Logo após esse ritual os presentes foram direcionados aos barcos que, com seus ocupantes, foram lançado às águas que, "agitadas" diante das homenagens à rainda no mar, imbuiram-se de materializar anseios de tantos religiosos que ali se fazim presentes. 

ASAS AO SINCRETISMO RELIGIOSO

Sucesso absoluto, a Festa de Iemanjá, tradição no município de Valença e em alguns outros rincões do Estado, é uma demonstração cabal de que essa tradição tem tudo para continuar, de maneira que as chamas do sincretismo religioso possam ser postergadas ao longo do tempo e que outros gestores lá na frente adotem a mesma postura do atual gestor Ricrdo Moura em hipotecar apoio absoluto a esse tipo de manifestação cultural. 

BATUQUE 

Coube a João Carlos Carvalho Miranda, presidente da Associação Brasileira de Cultura Afro Ameridiam do Baixo Sul, Extremo Sul e Vale do Jiquiriçá e, também, presidente do Centro de Cultura Afro do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, comunicar a todos, logo após entrega dos presentes à Iemanjá, que estaria suspenso o tradicional "batuque" por parte da charanga, em respeito ao falecimento de Lourdes de Jambeiro, mãe de santo respeitada no município e região. 

CONFRATERNIZAÇÃO

Diversas personalidades confraternizaram, ao lado do gestor e sua esposa, o sucesso do evento, a exemplo de Luciano Moura (dentista), Mateus Passos, Hilton Couceiros (ex-vereador, ex-prefeito, ex-vice, empresário da Impacto, empresa especializada em mineração e concretagem), ao lado do irmão Natan; Jaci Magalhães (ex-prefeito) e outras personalidades. 

DENTREZA VOCAL

Animando o encontro de confraterização, na residência de praia do atual gestor, Beto Amazonas (músico com passagem pelas bandas "Novos Bárbaros" e "Made in Bahia", a dupla Tatiana e Léo Oliveira (com participação da filha) e as performances dos gêmos Ricardo (prefeito) e Luciano Moura. Eles que empunahndo o micorfone mostaram sinconia ritmica e descontração. 

IMPRENSA

Dentre os representantes da imprensa, pela ASCOM municipal, Jean Macedo (Secretário de Cultura), Evandro Nunes, Silvano Carlos, Valdemir Lima e Mateus Correia. Eles que vem contribuindo para a divulgação das ações açdministrativas e, por extensão, enaltecimento do nome de Valença no contexto social e político da Bahia. Município que, além de estar incluída na rota turística da Bahia, exerce, indubitavelmente, uma grande importância no cenário econômico. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Saj Notícias/Gazzeta do Recôncavo/Sandy.Veja TODAS as FOTOS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS E VÍDEOS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a voz grave e um timbre que impressiona, a santoantoniense Marianna Araújo se apresentou no último domingo (27) no The Voice Kids. A menina, de apenas 12 anos, cantou a música “Meu Ébano” de Alcione e virou as cadeiras dos técnicos Carlinhos Brown e Cláudia Leitte. 

Filha da professora Kátia Araújo, Marianna escolheu Brown como mentor, que indicou a inclinação da voz dela para o samba. Na próxima etapa do programa, ela enfrentará outro membro do time Brown, e lutará por uma vaga na fase de apresentações ao vivo. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu no último domingo 20/01, a tradicional Romaria em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão marítima mobiliza diversos fieis, populares e turistas em um ato de fé acompanhada pela Filarmônica Lira Jaguaripense.
Em paralelo à Romaria, acontece a Regata dos Navegantes, que em sua 31° edição já faz parte do calendário festivo das festas de janeiro do município.
O evento contou com a presença do Prefeito Hunaldo Costa, do Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Social, Pericles Silva (Pepezinho), do Secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Silveira, da Secretaria da Saúde, Larissa Costa, do Secretário de Infraestrutura José Vidal, do Vereadores Adeilton Almeida (Adé) e Adilson Reis.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Quem acompanha Vanessa da Mata nas redes sociais já se surpreendeu com os cliques da cantora exibindo o corpo de biquíni ou maiô. Os posts, digamos, ousados, ganharam frequência de um ano para cá e tem "quebrado a internet" e atraído muitos elogios à artista, que está prestes a completar 43 anos de idade. Em conversa com o EXTRA, Vanessa falou do sucesso que também faz fora dos palcos por conta da beleza e revelou algumas cantadas (simpáticas e abusivas) que costuma receber.

"É engraçado, toda vez que eu posto uma foto de biquíni os homens mais malandros do mundo saem do esgoto (risos). Todos os caras que passaram por mim em algum momento que não dei bola, voltam. É só colocar que voltam, incrível isso. Aí eu volto com o meu vestidão, e eles saem", diverte-se a cantora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Convertida também na inauguração do calendário político da Bahia, a Lavagem do Senhor do Bonfim de 2019 foi marcada por certo grau de esfriamento do assunto. Mesmo com os dois principais atores, Rui Costa e ACM Neto, presentes, a festa foi ainda mais profana do que sagrada, como já vinha sendo a tradição, mas também menos politizada. Até mesmo o governador e o prefeito incorporaram o Hino do Bonfim e preferiram a concórdia a qualquer tipo de tensionamento. Prevaleceu a paz. 

Estimativas extra-oficiais apontam que a edição de 2019 da mais tradicional festa do sincretismo religioso da Bahia foi a maior da história. Em número de pessoas, talvez. Porém a tradição da lavagem das escadarias foi mantida por um grupo cada vez menor de baianas. É preciso incentivar a renovação da tradição para que não se perca com o tempo. Fora essa preocupação, o Bonfim foi uma bela festa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ano era 1999 quando o Brasil foi contagiado pelos seguintes versos politizados: “Onde o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce”. Vinte anos depois, a música segue rendendo e a situação do Brasil continua semelhante. 

Voz responsável por “Xibom Bombom”, Carla Cristina viu sua vida mudar após o sucesso de As Meninas, porém resolveu deixar o grupo três anos depois. “As divergências partiram exatamente daí. Pensava da seguinte forma: ‘Os caras têm toda uma visão de mercado e de vendas, mas quem está diretamente com o público são os artistas e, às vezes, a gente ficava em necessidade. Então, começaram a surgir algumas coisinhas que fugiam da proposta inicial e a gente passou a escutar um monte de críticas”, lembrou em entrevista ao Bahia Notícias. 

Além de Carla, a formação inicial contava com Angélica e Cibele como backing vocals e dançarinas, Fernanda na guitarra elétrica, Jujuba no saxofone e Ratinha, Titi e Dilmara como percussionistas. Questionada se não tem interesse em fazer uma volta comemorativa – já que o grupo acabou definitivamente em 2009, respondeu: “Eu adoraria fazer. A dificuldade maior que eu vejo é na questão da mesma formação. Antes de eu sair, Fernanda já tinha ido para os EUA, Jujuba mora na Alemanha. Então, acho que seria um pouco complicado, a não ser que entrasse uma gravadora ou patrocínio muito bom para arcar com todas essas despesas. Vontade não falta”. Ainda no papo, Carla falou sobre sua vida como apresentadora, feminismo e futuro político do Brasil. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O artesão Severino Vitalino morreu ontem (7), em Caruaru (PE), aos 78 anos. Filho do legendário Mestre Vitalino, ele estava internado justamente no hospital que leva o nome de seu pai, desde outubro do ano passado, após sofrer um infarto.

Em nota oficial, o Hospital Mestre Vitalino informou que Severino Vitalino apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR). Foram feitos os procedimentos de reanimação, mas o paciente não teve reversão do quadro, vindo a óbito por volta das 6h20.

Severino foi um dos quatro filhos do Mestre Vitalino que decidiu seguir o caminho do pai e trabalhar com o barro. "Não me imagino fazendo outra coisa. Trabalhei ao lado do meu pai até os 23 anos e sinto que tenho o dever de preservar a história e tudo o que ele deixou", declarou certa vez, em entrevista ao "G1". 

Em 2017, ele foi habilitado no Prêmio Culturas Populares Gomes de Barros, do Ministério da Cultura. O projeto de Severino recebeu nota máxima.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deparamo-nos, no dia a dia, com diversas situações que não apenas são merecedoras de atenção. Mais que isso, incitam-nos a diversos tipos de considerações. Seja nas rodovias, seja nas comunidades rurais, nas artérias urbanas, etc, os fatos acontecem e, na maioria das vezes, apenas "vemos", ao invés de "enxergá-los". Esse tipo de comportamente é bastante natural.  

Diante disso, estamos, a partir de hoje, lançando um novo link em nosso site, com o título "Imagens que falam por si". A ideia é de, sempre que possível, publicarmos imagens, seja de nossa autoria, seja de terceiros (desde que com fontes fidedignas) que suscitem reflexões. Nâo haverá necessidade de textos pertinentes. As imagens não devem conter números de placas de veículos e outras situações que possam, de alguma forma, causar incômodos. Imagens deverão "falar por" si mesmas. Fotos artísticas em que se destaquem pelo enfoque, ângulo, luminosidade, também serão motivo de destaque.  As pessoas  é que, a partir das observações, irão descobrir detalhes que contribuam para aprendizado e, mais que isso, reflexões.  

E nessa primeira imagem, confeccionada na tarde de ontem, quando nos dirigíamos de S.A.Jesus à Ilha de Itaparica, no final da tarde, alguns detalhes detalhes (visuais e contextuais)  chamam atenção. DESCUBRA. Foto, Antonio Mascarenhas (câmera Nikon).Email para envio de material: antoniomaskarenahs@hotmail.com

Notícias | postado por: Mascarenhas

Abrindo o calendário das festas populares e manifestações culturais do município de Jaguaripe-Ba em 2019, aconteceu ontem, 05/01 o tradicional Cortejo da Burrinha, que percorreu todas as ruas da cidade. Ao som de uma charanga, a comunidade e visitantes fizeram a festa, num clima de paz e harmonia. Assim a Secretaria do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, preservou a tradição ao organizar mais uma vez o Cortejo da Burrinha e este ano com a presença especial do Rancho do Sol de Jaguaripe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura, com o objetivo de divulgar Salinas da Margarida a nível Internacional, acolhe o Grupo de Percussão Batalá Mundo, uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1997, na França, com o propósito de promover e divulgar a cultura afro-brasileira por meio da percussão.

O encontro internacional do grupo está realizando no Hotel Fazenda Recanto e na manhã de hoje (09/01), uma caminhada Percussiva saiu da Praça da Rodoviária em direção à Praça da Ponte e contou também com a presença das fanfarras municipais. Estiveram presentes mais de 200 percursionistas de 12 países.

Saiba mais sobre o grupo: https://www.mundobatala.com


Enquete


PodCast