Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONO MASCARENHAS

A maciça participação de público no evento gospel 'MARAGOJIPE EM ADORAÇÃO", foi uma demonstração irrefutável do sucesso de uma iniciativa louvável do segmento evangélico no município no momento em que aglutinou diversas ideologias em torno de um mesmo objetivo: propiciar a todos os fieis momentos oportunidade de congraçamento em nome do Senhor, à luz das orações e mensagens proferidas, em meio, também, a alegria suscitada através das várias apresentações musicais. 

Fundamental, para o alcance de todo esse sucesso, o apoio hipotecado pela Prefeitura Municipal, na gestão Vera da Saúde, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a égide de Chiquinho e, naturalmente, apoio de outras pastas da atual gestão, atendendo, por conseguinte, a "nação" evangélica que tão bem contribui para o desenvolvimento da sociedade, em especial, através da paulatina construção do esteio ético e moral, emanado das premissas bíblicas.

Prestigiaram o evento, além dos diversos pastores e outros representantes das igrejas envolvidas, Vera da Saúde (prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara de Vereadores); secretários municipais Chiquinho (Cultura e Turismo), Alex Sandro (Infraestrutura), Enea Rangel (Relações Institucionais); Ígor Oliveira (procurador municipal);Lourenço, outros representantes do poder público municipal, do legislativo e de segmentos da sociedade local. 

APRESENTAÇÕES

Logo após orações e mensagens evangélicas serem proferidas, iniciaram-se as apresentações de vários grupos musicais evangélicos, a exemplo de "Grupo Chama do Espírito", "Edilene Nascimento", "Edy Carlos e Banda" "Júnior Rangel e Banda", "Banda Efraim", "Banda Louvai", "Banda Ele Sharay". Todos importantes para a paulatina arregimentação de público que atingiu o ápice presencial no show que fechou a noitada: Aline Barros. 

Renomada cantora evangélica, Aline Barros, bastante cortês, ainda no camarim, onde foi recepcionada por Vera da Saúde ( Prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara) secretários municipais Chiquinho, Alex Sandro, e Enea Rangel; Ígor Oliveira procurador), Lourenço  e outras personalidades, atendeu aos fãs, posando para fotografias para, em seguida, atender à imprensa, oportunidade em que discorreu sobre a satisfação do convite da atual administração, bem como a respeito de sua agenda de apresentações em todo o país. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. Fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais FOTOS (339) em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O município de Jequié, distante 365 dias da capital, completou, nesta quinta-feira (13), 30 dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Em agosto, quando comparado com o mesmo período de 2017, a redução foi de 700%, nas mortes violentas.

Os bons números são reflexos das ações policiais desenvolvidas na região para identificar os criminosos, apreender armas e desbaratar quadrilhas, principalmente de tráfico de drogas.

De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT/ Jequié), Moabe Macedo, uma operação realizada com o apoio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Coordip) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), revelou que os principais mandantes dos homicídios estavam no sistema prisional. “Conseguimos a transferência de alguns integrantes das quadrilhas para o Presídio de Serrinha e reduzimos os índices”, revelou.

O último CVLI na cidade teve motivação passional e o criminoso já foi identificado. “Carlos dos Santos Xavier, assassino do guarda municipal Washington Sousa Pereira, vem sendo procurado. Pedimos o apoio da população na sua busca”, esclareceu o delegado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

AGRADECIMENTO

Não deixa de ser prazeroso, não apenas comtribuir para divulgação da arte e cultura mas, também, o fato de ter sido agraciado com envio de material por paarte das jornalistas Carla Santana e Adriana Jacob, inerente às apresetnações culturais em Caté-Açu, município de Palmeida, a 440 km de Salvador.  Isso é reconhecimento pelo trabalho realizado. Não importa a distância: nosso trabalho está sendo visto. Obrigado. Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br) Mascarenhas

Por Carla Santana e Adriana Jacob

Faltam poucos dias para o jazz se transformar na trilha sonora oficial da Vila do Capão, distrito de Caeté-Açú, localizado no município de Palmeiras, a 440 km de Salvador. Durante dois dias, 21 e 22 de setembro, oito atrações da Bahia, do Brasil e do exterior fazem shows, sempre a partir das 20h, noFestival de Jazz do Capão. O público também pode conferir workshops com alguns dos artistas que participam das apresentações. Toda a programação do evento, que chega a sua 7ª edição, é gratuita. O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A realização é da Cambuí Produções e a produção da Gil e Canella Produções. 

Em contagem regressiva, os artistas já anunciaram um pouco do que pretendem apresentar ao público no evento, que costuma lotar as pousadas e campings do Vale do Capão. O primeiro a subir ao palco, no dia 21, será Stefano Cortese, com seu Trio e convidados, que já é veterano, mas não esconde a expectativa em relação aos espetáculos: “Viverei, mais uma vez, uma dupla emoção: de um lado, como cidadão do Capão, onde moro há 10 anos, e de outro como músico”, resumiu o artista, que pretende apresentar um repertório de músicas autorais, com influências do jazz, da música do mediterrâneo e da música brasileira, além de homenagear compositores brasileiros em seus solos de piano. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Tal acontece em muitos rincões do país a fora, em Santo Antonio de Jesus não é diferente. A cada ano as pessoas, independente de eventuais sentimentos de repulsa, no tocante à situação política vivenciada no país, vão às ruas prestigiar desfiles de escolas, entidades esportivo-culturais e corporações militares que, juntas, fazem com que as pessoas deem asas ao civismo que, felizmente, está latente no seio da população.

Palanque armado, autoridades, dentre elas, Rogério Andrade (prefeito), Dalva Mercês (vice), secretários municipais, Sônia Fontes (infraestrutura), João Spricigo (Serviços Públicos),  Tom (presidente da Câmara de Vereadores, Délcio Mascarenhas, Cao de Dodô, Cristiano Sena,Dr. Daniel,  ao lado dos demais edis, lideranças político-partidárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local, assistiram o desfile com entusiasmo. 

Dentre as corporações que marcaram presenças no desfile, o Tiro de Guerra, 14o. BPM, Corpo de Bombeiros, Maçonaria, Guarda Municipal, etc. Coube às fanfarras (a exemplo da FAMEHTA) e bandas marciais (a exemplo do GESCA), grupos de capoeira e de dança, a efetuação de  apresentações em frente ao palanque governamental. É o momento em que as entidades aproveitam para mostrar um pouco da performance que, geralmente, deixam aflorar nos encontros em que participam nesse e em outros municípios. 

DESFILE POLÍTICO-PARTIDÁRIO

É natural que as facções partidárias, às vésperas das eleições, não percam oportunidade de colocar o "bloco na rua" e o fizeram de forma decente e organizada, evitando os tradicionais "embates". Terminado o desfile das agremiações e grupos esportivo-culturais, a ala capitaneada por Dr. Everaldo Júnior, candidato a deputado estadual, empunhando bandeiras, mostrou-se ao público presente, esperando, naturalmente, que nas eleições de outubro próximo, seus intentos sejam materializados. 

Logo em  seguida, sem intervalo, uma outra ala de partidários: a do candidato a deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho". Também de forma entusiasta, empunhando bandeiras e com bastante animação, levou à avenida um considerável número de participantes, insinuando que no próximo prélio eleitoral mostrar-se-á combativa. 

Fechando o desfile, a ala do Grupo Beijaflor, tendo a frente os candidatos a deputados Alan Sanches (estadual), João Roma (federal), Humberto Leite (ex-prefeito), Dra. Nil, Neto Fama, Dui Souza, Alex de Cate, Chico de Dega (vereador) e outras lideranças que não perderam oportunidade de se mostrar ao público presente, na esperança de que, nas urnas, possam auferir bom resultado. Outros candidatos a deputados não se apresentaram no desfile.De conformidade com que preconiza a Lei Eleitoral 9.504 e normas pertinentes às eleições, oferecemos espaço aos postulantes, com infromações sérias, não tendenciosas, buscando não incidir no desequilíbrio da disputa e o que é mais importante, contrapondo à disseminação de fake news. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS (600)  através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, lançou nesta quinta-feira (6) o edital Prêmio Cultural Grã-Mestre Roque dos Anjos. A iniciativa irá selecionar 20 projetos culturais nas áreas de Capoeira, Teatro; Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Artes Visuais; Design e Moda.  
O Prêmio é fruto da Lei Municipal n° 1372, de 9 de maio de 2017, de autoria do Poder Executivo Municipal e visa incentivar as diversas linguagens artísticas e expressões culturais no município. 
- “Estamos lançando mais um edital para apoiar financeiramente os nossos artistas. É uma alegria muito grande dar mais esse passo para valorizar as expressões da nossa Cultura.” – Declarou a Secretária Dene Cortes, durante o lançamento realizado no Centro Cultural. 
O Prefeito Rogério Andrade destacou a importância da valorização dos artistas e grupos culturais e falou sobre a escolha da homenagem ao Grã-Mestre Roque dos Anjos, falecido em agosto: 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Após lotar o Centro Cultural em quatro apresentações no último fim de semana, a Cia Baiana de Patifaria retorna a Santo Antônio de Jesus para duas sessões extras do espetáculo “A Bofetada”. As apresentações acontecem neste sábado (8) e domingo (9) às 20h.  
*Espetáculo é sucesso de público e crítica* 
Na comédia, o público se diverte com 11 personagens como: Fanta Maria, Pandora Luzia, Eleonora, Vânia e Dirce que se revezam em três esquetes: “O Calcanhar de Aquiles” (de Mauro Rasi), “O Ponto e a Atriz” e “Fanta e Pandora” (ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida). 
A peça tem uma comunicação direta com o público, através de referências retiradas do cotidiano com improviso dos atores Diogo Lopes Filho, Mario Bezerra, Marcos Barretto e Lelo Filho, que também assina a direção, juntamente com o diretor assistente Odilon Henriques. 
O espetáculo tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Os ingressos, à venda no Centro Cultural, custam R$ 50 a inteira. Artistas, estudantes, professores, servidores-públicos, pessoas com 65 anos ou mais e jovens entre 14 e 29 anos inscritos no CADÚnico pagam meia-entrada.  
*SERVIÇO* 
*O quê:* A Bofetada 
*Quando:* 8 e 9 de setembro, sempre às 20h 
*Quanto:* R$ 50 inteira/ R$ 25 meia 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Onde funcionaou a prisão do sal, hoje sedia a prefeitura municpal de Jaguaripe, recôncvo baiano

Por que no Brasil, mais precisamente no Maranhão, os homens não procuram preservar a cultura de seus ancestrais? Isso é o mesmo que perder sua identidade, sua história, ainda mais quando ela é ricas nas mais diversas modalidades, tais como: a música, suas danças, seus ritos, sua poesia, sua literatura, sua arquitetura etc.

Vejo como o Europeu procura manter tudo que está relacionada a sua cultura de forma brilhante, com o respeito e amor não só pelos gestores, mas principalmente pelo povo. É preciso amar a cultura!!! Foi com essa intenção que no dia 31 de agosto de 2011, escrevi “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…” 

A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

fogo que consome as estruturas do Museu Nacional é a imagem-símbolo de como o Brasil costuma lidar com a ciência e a preservação de nossa história. Com 200 anos completos no dia 6 de junho,essa era a mais antiga instituição científica do Brasil e dona do maior acervo de história natural da América Latina, com mais de 20 milhões de itens. Nos últimos anos, entretanto, o orçamento destinado ao museu ficou cada vez mais reduzido, deixando evidente a necessidade de reformas para a preservação do acervo. Não deu tempo. 

O incêndio, que começou por volta das 19h30 deste domingo (2 de setembro), não deixou feridos. Ainda não é possível saber como o fogo começou e nem a extensão dos danos ao acervo do museu, localizado no Palácio de São Cristovão, na Quinta da Boa Vista. Mas as imagens divulgadas dão conta que o estrago é grande: milhares de itens em exposição e que estavam nos arquivos da instituição correm o risco de serem destruídos pelo fogo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

TVsaj.com.br prestigiando, com apoio de divulgação,  à cultura que emerge no seio da sociedade. Diárlogos interculturais.

Por Carla Santana (jornalista)

A edição de 2018 do projeto celebra a força da mulher e propõe diálogo musical contemporâneo entre artistas africanas e afro-brasileiros . A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 6 a 8 de setembro (quinta-feira a sábado), apresentações em que a cantora Virgínia Rodrigues recebe como convidada, Kaloune, artista africana da Ilha Reunião. As apresentações ocorrem dentro do projeto Sons da África, uma série de encontros entre artistas africanas e afro-brasileiros que, na edição 2018, será marcada pela forte presença musical feminina. 

A baiana Virgínia Rodrigues abre a edição 2018 do Sons da África com a missão de construir uma música que fuja dos estereótipos comumente associados ao continente africano. O repertório da anfitriã inclui canções de três álbuns próprios: “Mama Kalunga” (2015), “Mares Profundos” (2004) e “Sol Negro” (1997). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Projetos em qualquer segmento da cultura e da arte, como cultura digital, gestão cultural, culturas identitárias, museologia, acervo, memória, dança, teatro, literatura, e etc, podem se inscrever, até o dia 13 de setembro, na quarta chamada do Edital de Mobilidade Artística e Cultural. 
Com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) a serem investidos em propostas nas áreas de ‘Intercâmbio e Difusão’, ‘Residência Artística’ e ‘Formação Cultural’, artistas, produtores e agentes culturais podem receber apoio para participar e promover ações, cursos e/ou atividades de cultura nos âmbitos nacional e internacional. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Cia Baiana de Patifaria retorna a Santo Antônio de Jesus para comemorar os seus 30 anos de trajetória com o consagrado espetáculo "A Bofetada", que estará em cartaz no Centro Cultural de quinta (30) à domingo (2), sempre às 20h. 
Atores farão workshop gratuito 
Além da peça, os atores da Cia. Baiana de Patifaria vão promover um workshop para atores na tarde de sábado (1º). As inscrições gratuitas e limitadas começam nesta segunda-feira (27) também no Centro Cultural. 
Espetáculo é sucesso de público e crítica 
Na comédia, o público se diverte com 11 personagens como: Fanta Maria, Pandora Luzia, Eleonora, Vânia e Dirce, que se revezam em três esquetes: “O Calcanhar de Aquiles” (de Mauro Rasi), “O Ponto e a Atriz” e “Fanta e Pandora” (ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida). 
A peça tem uma comunicação direta com o público, através de referências retiradas do cotidiano com improviso dos atores Diogo Lopes Filho, Mario Bezerra, Marcos Barretto e Lelo Filho, que também assina a direção, juntamente com o diretor assistente Odilon Henriques. 
O espetáculo tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Os ingressos, à venda no Centro Cultural, custam R$ 50 a inteira. Artistas, estudantes, professores, pessoas com 65 anos ou mais e jovens entre 14 e 29 anos inscritos no CADÚnico pagam meia-entrada. 
 
SERVIÇO 
O quê: A Bofetada 
Quando: 30 de agosto à 2 de setembro, sempre às 20h 
Quanto: R$ 50 inteira/ R$ 25 meia 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nesse domingo, 19, a tradicional Penitência de Sâo Roque, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, em procissão, num percurso de 06 km, desde a Igreja do Carmo, na sede do município, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição de Salinas, onde foi realizada missa campal, proferida pelo Padre Edson Menezes (Zizo, paroco na Igreja do Bomfim). Durante esse trajeto, a participação do padre Elias. 

A imagem de Nossa Senhora,  conduzida sobre um andor, por fieis que se avolumavam à proporção que chegavam ao seu destino. Em vários momentos do trajeto a imagem foi anunciada com o lançamento de rojões (fogos de artifícios), de maneira que todos pudessem apreciar mais um evento religioso e que faz parte da historicidade do município. Município que, diga-se de passagem, desenvolve outros eventos culturais a exemplo do "Festival do Marisco", "São João" e "Arraiá da Margarida" e "Reveillon".

Dentre as personalidades presentes, do atual governo, Wilson Pedreira (prefeito municipal), ao lado do vice Zelito; secretários municipais Esmeraldo dos Santos " Memezinho" (Administração), Lorena Pedreira (Assistência Social), Robson Marcelo (Turismo, Esportes e Cultura), Francisco Santana "Chico" (Saúde), Patrícia Oliveira (Fazenda), Nélson Pinto (Fazenda), Claudio Oliveira (Infraestrutura), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches "Pepinho" (Chefe de Gabinete), Arlindo Sanches (Controladoria); Leticia Alves "Lê" (Secretária do prefeito), vereadores Mara (Presidente da Câmara), Màrica Regina, Jorge Teixeira " Terrinha", Irmão Rogê, Miguel Rosário, além de outros integrantes da administração e representantes da sociedade local. 

O prefeito Wilson Pedreira, ao lado de sua equipe e do candidado de sua conjuntura política, a deputado estadual, Rogério Filho "Rogerinho", durante o trajeto percorrido em direção à igreja, nessa comunidade, além de receber efusivos cumprimentos por parte da população local, aproveitou o ensejo para solicitar apreciação de seu nome na eleição de outubro próximo de maneira que, em logrando êxito, possa representar o municipio de Salinas junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa.

ALÉM DO RELIGIOSO, O LADO PROFANO

Além da procissão, na celebração religiosa, o padre teve a oportunidade de mais uma vez, fazer com que todos possam entender a respeito da imperiosa necessidade do exercício da mais sublime das virtudes: a humildade. Condição necessária para que cada um possa postar-se diante de Deus e, assim, servir aos seus designios. Essa submissão ao grande Senhor do universo é fundamental para que todos possam viver de forma harmoniosa no seio da sociedade. 

Logo após a celebração do ato litúrgico, adeptos da cultura africana, em frente à igreja em epígrafe, realizaram o também tradicional "banho de pipocas", também denominado "Banho de Omulu", indicado para retirar, de uma sò vez, a eventual "carga  negativa" que, porventura, pudesse estar presente naqueles que estiveram expostos a influências.

Terminadas as manifestações de caráter religioso, a população se deslocou à praça principal do distrito para acompanhamento das atrações musicais. Oportunidade, também, para encontros e reencontros, nos tradicionais bate-papos, degustando bebidas e iguarias da culinária local. Nesse domingo, um palco preparado pela administração municipal, visando apresentação, à tarde, do DJ Ferrari. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Notícias | postado por: Mascarenhas

Organizada pela Fundação Vovó do Mangue, a atividade envolve estudantes de colégios públicos e privados do município e da região.  
Atividades de esporte, educação, cultura e arte estão na programação da XX Semana Estudantil da Fundação Vovó do Mangue, com agenda intensa de 14 (terça) a 17 (sexta) de agosto, em Maragojipe, município do Recôncavo baiano. O evento é realizado anualmente pela entidade em celebração ao Dia do Estudante, festejado em 11 de agosto. 
 
Com o tema “Viva o Esporte e Viva sem Drogas”, a 20ª edição homenageia o esportista maragojipano Antônio Brito, mais conhecido como Tony Brito. A programação inicia às 9h de terça-feira, dia 14, com hasteamento de bandeiras na sede da Fundação Vovó do Mangue (Praça Conselheiro Antonio Rebouças, Centro).   
Logo após a abertura, familiares de Tony Brito recebem a homenagem, sendo feita uma apresentação de sua vida e de sua determinação no trabalho voluntário desenvolvido durante 15 anos como instrutor de jiu-jitsu, karatê e capoeira para crianças maragojipanas (Brito faleceu em janeiro de 2013). Ainda pela manhã, o público assiste à apresentação da banda marcial do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck.  



Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Milena Abreu seguia vários perfis que postavam fotos de nu feminino no Instagram e percebeu que, na maioria das vezes, eram fotografados por homens que se apropriavam do discurso feminista mas não mostravam a diversidade das mulheres em suas fotos. “Foi aí que percebi que tinha alguma coisa errada nessa representação. Eram pautados muito com essa questão de mulheres-padrão, eram mais fotos bonitas do que significativas”.

Foi por isso que a fotógrafa e jornalista elaborou seu trabalho de conclusão de curso que deu origem ao projeto Feminua (@feminua), com a vontade de mostrar o corpo feminino através de outra perspectiva – com mulheres de todas as idades, corpos e etnias. Fotografando para o Feminua desde julho de 2016, Milena já conseguiu perceber como a autoestima das mulheres é afetada com as fotos. ”Muitas resolvem fazer o ensaio justamente porque andam se sentindo mal e querem se valorizar ou estão começando a se amar mais e querem mostrar para o resto do mundo esse amor”.

Ela divulga seu trabalho, principalmente, através do Instagram e afirma que sofre muito com a censura. Muitas fotos já foram excluídas por conta de denúncias, e a saída que ela encontrou foi postar fotos com tarjas ou desfocar partes do corpo que não podem ser exibidas na plataforma. “Fazer isso é horrível porque muda o sentido da imagem, é muito doloroso de fazer”, diz.

Em fotos mais recentes, ela resolveu retratar o prazer feminino de uma forma velada. Essa necessidade surgiu através de conversas que ela tinha com algumas mulheres e percebeu que o sexo ainda era tratado como um tabu e que muitas não conheciam o próprio corpo. O que era um trabalho acadêmico hoje se tornou um projeto de vida: Milena pretende lançar um zine com suas fotos e fazer exposições para as pessoas terem acesso ao seu trabalho da maneira que ele é.

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coube a DIEGO GRAFITE, artista cruzalmense, conhecido pelo nome artístico de "Jahsco", a decoração de alguns dos cômodos do Centro Especializado de Reabilitação, inagurado no último dia 27 pela gestão, municipal Orlandinho/Max Passos, nessa semana em que se comemorou os 121 anos de emancipação política do município, com eventos esportivos-culturais, religiosos e políticos. 

O grafite faz parte da cultura Hip Hop. Confundido erroneamente com "pichação", por aqueles que não conhecem, de cátedra, a riqueza dos trabalhos produzidos por muitos artistas, nos diversos rincões do país, o grafite nada mais é do que a eclosão de dotes artísticos a partir de jovens que, com destreza, manuseiam tintas sprays, pistolas de tinta e, até, canetas heliográficas, dando asas à imaginação, transformando lampejos, "a priori" voláteis em manifestações artísticas tangíveis. 

Mas o que, na verdade, diferencia os "grafiteiros" dos "pichadores" é que os primeiros levam a sério o conceito da arte, através da realização de trabalhos que, quebrando paradigmas ou não, não descambam para a anarquia, para a degradação de patrimônios. Longe disso.

 

O trabalho deles vêm sendo requisitados, cada vez mais por parte de empresários e representantes dos poderes públicos, a exemplo do que acontece em Cruz das Almas, com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, sob a égide de Ronaldo Anias. Diego que, diga-se de passagem, também já realizou trabalhos dessa magnitude em Santo Antonio de Jesus (Urbis 1) e região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais gratificante para um gestor público do que o reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo em seu município. É o caso de Wilson Pedreira, prefeito de Salinas da Margarida, no recôncavo baiano. Ele que, nessa sua quarta gestão a fente do executivo municipal, vem, novamente, desenvolvendo um meritório trabalho. Não é à toa que seu nome vem sendo referenciado em diversos rincões do Estado como um dos melhores gestores do país. Veja, em LEIA MAIS, publicação pertinente à aquisição de instrumentos para a Fanjuca Águias Douradas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir do dia 31, as apresentações do Clube do Choro acontecerão em novo local: no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus. Com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, as apresentações gratuitas acontecerão quinzenalmente, às terças-feiras, sempre a partir das 19h. 
O Clube do Choro tem o objetivo de difundir o ritmo musical brasileiro, oferecendo gratuitamente a possibilidade de o público assistir a apresentações com execução de peças de choro e a participação de convidados especiais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 121 anos de emancipação política do município de Cruz das Almas, recôncavo baiano, tiveram seu ponto de culminância nesse domingo, após uma ampla programação que se iniciou no dia 22 com aulão, corrida rústica, corrida de rua, atletismo, judô, kartê, final da Taça 2 de julho, na Coplan e encontro de filarmônicas;  no dia 23, coletiva de imprensa; dia 24, entrega do espaço ao 1o. Pelotão da 27a. Cia e momento cultural com o lançamento do livre sobre Waldir Pires, por Emiliano José.

No dia 25, exposições artísticas, cinema na praça; dia 26, cerimônia em homenagens  "O melhor de Cruz das Almas"; dia 27, entrega do Centro Especializado de Reabilitação, apresentação cultura com lançamento das oficinas de Danças do CRAS, show musical com as bandas 6 de Ouro e Tayrone; dia 28, show musical com as bandas Mega Star e Sem Retoque e, nesse domingo, 29, alvorada, hasteamento das bandeiras, sessão solene na Câmara de Vereadores, desfile cívico e show infantil com a banda Do Ré Mi Lá.

DESFILE CÍVICO

Coordenado pela Secretaria de Educação, sob a égide do seu titular, Mário Araújo e, com apoio de outras pastas da atual administração, o desfile teve início por volta das 15 horas, diante de um grande público que compareceu para prestigiar esse momento que, com certeza, entra para os anais da historicidade local no momento que propiciou, não apenas desfile de agremiações estudantis e culturais mas, sobretudo, por dar asas a toda uma riqueza artístico-cultural reinante no seio da sociedade local, muito bem aproveitada pela equipa da secretaria em epígrafe. O locutor do evento soube, com muita propriedade, conduzir as apresentações, levando aos presentes, as nuances de cada ala, em sua apresentação. 

Prestigiando o evento, Orlandinho (prefeito, ao lado da primeira dama), Max Passos (vice-prefeito, ao lado da esposa), Robinson Almeida (P´re-candidato a Deputado Estadual), Mário Araújo (Secretário de Educação), Ronaldo Anias " Wel" (Cultura, Esportes e Lazer), Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Marcelo Cardodo (Fazenda),  outros secretários, vereadores, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local, num evento que contou com participação de toda equipe de comunicações, integrada por Ivam eTatu (Ascom), Joel, Paulo Galvão Filho,Carlos e apoio da imprensa local e região. 

CORES, PLASTICIDADE, SINCRONIA DE MOVIMENTOS,  DERAM ASAS À ARTE QUE EMANA DO POVO CRUZALMENSE

Num belíssimo desfile, capitaneado pela Secretaria de Educação, várias alas se apresentaram diante do palanque de autoridades e de um público que compareceu em massa para prestigiar os participantes desse evento que fecho com chave de ouro a extensa programação (acima enfocada) e que, sem sombra de dúvidas, mostrou a pujança de toda uma riqueza cultural reinante no seio da população, 

Além das apresentações de grupos escolares e agremiações do município, as também belas performances de fanfarras de outros municípios que mostraram, na avenida, cadência e muita grandiosidade. De parabéns, portanto, a Secretaria de Educação e a administração municipal como um todo pela realização desse evento e de todos os demais incluídos nessa programação em torno dos 121 anos de emancipação política do município. Nada mais enaltecedor do que referenciar-se no passado para, a partir do presente, vislumbrar um futuro de bastante sucesso. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alunos do curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-Metragem, do IFBA, campus de Santo Antônio de Jesus, realizaram 5 curtas documentários sobre Santo Antônio de Jesus e outras cidades do Recôncavo, abordando temas de relevância social e cultural.

Os documentários produzidos foram: “Em busca do cinema no Recôncavo”, “Nas Maos do Oleiro”, “Salve Capoeira”, “Dessiliência Maria: Escritoras Negras do Recôncavo Baiano” e “Rock In SAJ”.  Todos eles tiveram como objetivo estimular o fortalecimento das relações identitárias dos alunos envolvidos no curso, como também de divulgar a história local. 

O curta “Em busca do cinema do Recôncavo” mostra a história do cinema no Recôncavo da Bahia, mostrando o que tivemos, o que temos e o que está por vir, com foco em três cidades da região: Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira. Realizado pela equipe: Elizabete Sampaio, Fernanda Braga, Thiele Tolentino, Antônio Carlos, Márcia Queiroz e Roziley Muritiba
Link: https://www.youtube.com/watch?v=m8WjR1JsCPk

O curta “Nas Maos do Oleiro” mostra o trabalho dos oleiros que fabricam objetos de cerâmica utilitários e decorativos em Maragogipinho (Aratuípe- Ba). Equipe: Rosy Ferreira, Brian Silveira e Maiqueli Santana. 
Link: https://www.youtube.com/watch?v=1BxWw9jDmTw&feature=youtu.be 

Já o curta “Salve Capoeira” aborda as contribuições, preconceitos e resistências referente a prática da capoeira na cidade de Santo Antônio de Jesus, em específico na Associação Palma de Ouro, que fica localizada na comunidade Irmã Dulce (Mutum). Realizado pela equipe: Andreisson Silva, Antoniel Santos Peixoto e Larissa Sampaio. 
Link: https://www.youtube.com/watch?v=1BxWw9jDmTw&feature=youtu.be

Ainda, o curta  "Dessilência Maria: Escritoras Negras do Recôncavo Baiano" tem como principal objetivo dessilenciar, ou seja, quebrar o silêncio imposto as mulheres negras e as suas obras. Equipe: Andrielle Antonia e Amanda Maria.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bvTJVAd0qNU

Por fim, o curta "Rock In SAJ”  aborda a história do movimento de título homônimo, contando a sua importância para aqueles que organizam o evento e para seu colaboradores, como também para público da cidade de Santo Antônio de Jesus e região. Equipe: Paula Cabral, Arthur Araujo e Vinicius Freitas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qdJa_Y5Cf1k

Todos os filmes tiveram orientação dos professores do curso: Pedro Arthur Nascimento, Andrea Barreto, Márcio Soares, Jean Neri e Melquíades Araújo. E também do monitor Jefferson Ricceli. 

Para mais informações sobre o curso e os documentários produzidos, entrem em contato com o responsável Pedro Nascimento: pedro.nascimento@ifba.edu.br  

Pedro Arthur M. Nascimento 
Analista de Tecnologia da Informação / Coordenador dos cursos FIC de áudio e vídeo 
IFBA - campus SAJ 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A fotografia, em si, nada mais é do que materialização de um frame, seja ele decorrente de uma ação em movimento, seja a partir de uma imagem estática. A filmagem nada mais é do que uma sequência de frames que, inteligados, imprimem o movimento. Além do manuseio de uma câmera, o fotógrafo precisa, naturalmente, conhecer técnicas específicas para que seu trabalho possa produzir efeito e, mais que isso, corresponder a sua expectativa e, em muitos casos, dos clientes que, porventura, tenham encomendado serviços. 

Fotografar, portanto, não é apenas apontar uma câmera e apertar o botão. Fotografar é transformar situações do cotidiano, literalmente, em arte. A perfeita utilização de enquadramento, luminosidade, assim como, cuidado com a paisagem de fundo (se bem que, em edição, pode ser alterado), o uso adequado da iris, aberturas, velocidade do obturador devem fazer parte de um aprendizado. Muitas vezes as pessoas adquirem câmeras (até com muitos recursos), todavia não sabem como explorá-las em sua plenitude. Acabam, sem sombra de dúvidas, "jogando dinheiro fora".

Não basta "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", como diz o jargão utilizado nessa esfera. O verdadeiro fotógrafo além das ideias que possam eclodir no dia a dia, é imperativo que seja conhecedor de técnicas que possibilitem o adequado uso do equipamento. Possuidor de um bom equipamento e detentor de versatilidade, o até então "hobby" pode se estender ao profissionalismo, auferindo recursos que sigifiquem o aumento da renda familiar. 

De parabéns o IFBA de Santo Antonio de Jesus (coordendado pela profa. Edna) por estar oferecendo mais essse curso gratuito à população. De parabéns, também, toda equipe de audiovisual, sob o comando de Pedro, um abnegado profissional que tem se esforçado bastante para que diversos cursos sejam ministrados nessa importante instituição de ensino, neste município. Na maioria dessas fotos feitas para o site, sem aprimoramento, apenas com a câmera normal, lente 18-140, a técnica do emolduramento.Eu que, particularmente, ao lado de outros amigos, participei de um curso de Roteiro e Edição de Vídeo para Curta-Metragem. 

A propósito, confira o vídeo que fizemos no final do curso. Nesse vídeo,o objetivo foi treinar a utilização de cortes de imagem (perspectivas),com utilização de zoom. Al´pem disso, colocamos o mesmo peresonagem na mesma cena, contracenando com ele mesmo, assim como fizemos uso de efeitos especiais, através do croma-key. Foi realizado em uma propriedade rural, no Tabocal,de uma colega do curso (Antonia), aqui em S.A.Jesus. CONFIRA. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta quarta-feira (25), acontece a 1ª edição do Sarau Preta & Gorda. O evento gratuito que acontece a partir das 18h, no Centro Cultural, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 
A programação terá apresentação cultural e desfile e bate-papo com nomes como Adriana Santos (Missa Bahia Plus Size 2013/ produtora e coordenadora do Vai Ter Gorda); Adriele do Carmo (Produtora Cultural/ Relações Pública/ Poetisa); Clarissa Albergaria (Feminisita/ Ativista Social); Letícia Gambelegé (Ekede no Ylê Axé Ewé Ewé Lafé/ Estilista e produtora do Nebamba Moda Afro); e Maria França (turismóloga/ coordenadora do Vai Ter Gorda). 
O Sarau é uma realização do Movimento Vai Ter Gorda em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O evento ainda faz referência ao Julho das Pretas, uma agenda coletiva de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em solenidade realizada ontem à noite, 03, na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, o prefeito Rogério Andrade, acompanhado da vice Dalva Mercês, vereadores Tom (presidente da Câmara), Altemir, Cristiano Sena, Luiz do Alto, e Cao de Dodô, assinou Ordem de Serviço para obra da reforma que será feita nas instalações da Praça CEUs, de maneira que o equipamento possa ser utilizado, a contento, por parte da população dessa comunidade, Beira Mar, Mutum, Bairro São Paulo e adjacências. 

Antes da realização dos pronunciamentos, por parte das autoridades presentes, o público foi contemplado com apresentações culturais por parte do " Grupo de Valsa Fênixx", "Swing 99", "Hip Hop PRC" e "Grupo de Dança do Calabar". Oportunidade em que esses jovens que exercitam, nas diversas modalidades, as vertentes culturais e que, a partir dessa reforma, terão, naturalmente, condições de aflorar toda uma destreza, toda uma impetuosidade reinante no seio da sociedade

Segundo o chefe do executivo municipal serão investidos cerca de 205.000,00 reais na recuperação de portas, instalações elétricas, hidráulicas, enfim, recuperação de todos os equipamentos que esttão degradados em face da ação de vândalos que quebraram vidraças e depredaram outross equipamentos, mesmo antess da inauguração oficial desse importante espaço esportivo-cultural. Uma obra que, segundo ele, foi "inaugurada" dee forma eleitoreira por parte da gestão anterior, todavia, de forma inacabada.  Reportando-se às críticas veiculadas por opositores, preferiu ignorá-las, destacando que administra para aqueles que estão, verdadeiramente, pensando no desenvolvimento do município e, em especial, das classes maais carentes da população.  

Segundo Deni Cortes, o espaço estará preparado para oferecer às comunidades envolvidas oportunidade para a prática esportivo-cultural em todass as vertentes. Futebol de salão, vôleibol, basquete, pista de skate; área para informática, parquinho infantil, área para apresentações teateais, etc. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ela fez questão de frisar que, depois que sua pasta passou a atuar no espaço, mesmo sem as devidas condições de operalização, acabaram as ações de vandalismo por parte de pessoas de fora. 

A Secretária de Infraestrutura Sônia Fontes, em entrevista à Tvsaj, falou sobre mais essa obra que faz parte do Programa Accelera SAJ. Falou sobre a importância desse equipamento, custos para realizzação da obra e que a reforma será finalizada em 90 dias. Elencou obras que já foram entregues e as que estão em andamento no município. Reportou-se, também, no concerne a todo um trabalho de prevenção, em face das precipitações chuvosas, nas áreas de risco, sobretudo, nas encontas.

O vereador Tom, presidente da Câmara, por sua vez, também teceu considerações a respeito desse importante equipamento, assim como discorreu acerca da parceria que a  egrégia casa legislativa mantém com a administração municipal. No que tange à fala do prefeito Rogério Andrade de que "a nova taxação do IPTU cobra um pouco mais dos que tem mais para propiciar um pouco mais aos que tem menos", realçou a fala do chefe do executivo ao dizer que, de fato, essa é a premisssa em se favorecer aqueles detentores de menor poder aquisitivo. Veja mais fotos em LEIA MAIS, e TODAS, através do link fotos, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Retornando na noite dessa segunda-feira, 02, ao local de onde saiu no dia anterior (ou seja, da Rua 2 de Julho,à praça histórica) em Jaguaripe, recôncavo baiano, o tradicional Cortejo da Cabocla, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, através da  Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, tendo por escopo  manter viva toda uma tradição que atravessa gerações e que escreve, a cada novo ano, uma página no contexto histórico nesse município que tanto contribuiu, através de sua gente, para todo um processo da Independência da Bahia. 

Dentre as personalidades presentes, mais uma vez, Péricles Silva  "Pepezinho" (vice-prefeito  que compartilha a gestão ao lado do prefeito Hunaldo Costa), Carlos Silveira (Secretário do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Adé (presidente da Câmara), vereador Adilson e representantes de diversos segmentos da sociedade local que, juntos, percorreram as várias artérias da cidade, levando alegria e, naturalmente, fazendo com que toda uma chama cívica e cultural possa ter continuidade no seio da população que se regozija de suas origens e projeta um futuro de desenvolvimento em todas as esferas. 

Tal qual aconteceu na noite de ontem, durante o trajeto as pessoas foram engrossando o contingente que prestou tributo a essa representatividade histórico-cultural no município. Coube à Filarmônica da Lira Jaguaripense, novamente, através de sues acordes, dar o brilhantismo especial ao cortejo que, também atraiu moradores que, em frente às residências, apaudiam e se sentiam regozijados diante desse tributo aqueles que se dedicaram, direta ou indiretamente,  na luta em prol da Independência da Bahia. 

Lira Jaguaripense que, diga-se de passagem, sediou a realização de um forró, na noite desse domingo, com participação da contora Taty Brasivilly. Ela que, assim como o tem feito nos diversos municípios da região, animou os presentes, mostrando grande capacidade vocal. De parabéns, portanto, a administração municipal e, em especial, a Secretaria do Turismo, Cultura Esportes e Lazer por estar mantendo viva toda uma tradição, seja na cultura, seja no apoio ao desporto, bem como na implementação do turismo nesse receptivo município do recôncavo baiano. 

O município de Jaguaripe exerceu um importante papel no contexto histórico que contribuiu para a Independência da Bahia quando, através de sua privilegiada localização geográfica, conseguiu impedir a entrada de suprimentos às tropas que tentavam invadir a Baía de Todos os Santos e que, naturalmente, seriam beneficiadas com a entrada de suprimentos a partir do recôncavo. A cabocla representa toda uma luta, toda uma resistência dos baianos contra invasores.Essa simbologia remete ao passado mas, também desperta a população local para que se dê continuidade à luta por melhores dias.  

PLANTANDO SEMENTES

O Cortejo da Cabocla foi revestido, naturalmente, de muita plasticidade. Além do carro alegórico, pessoas conduzindo a carroça com tração humana (subindo e descendo ladeiras) tendo, incluive crianças abrindo alas através das cordas. Mas como manter essa cultura nas gerações seguintes? Simplesmente despertando nas crianças esse sentimento de postergação cultural. E é o que está sendo feito no município, através da atual administração e em especial, pela Secretaria do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, sob o comando de Carlos Silveira. Ele que, durante todo o trajeto (de ida e retorno da Cabocla, demonstrou um carinho especial por essas crianças. Fotos, Antonio Mascarenhas (wwww.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo desrte site.  Publicaremos vídeos no decorrer da semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite desse domingo, 02, em Jaguaripe, recôncavo baiano, o tradicional Cortejo da Cabocla, num percurso compreendido entre a praça principal e a Rua 2 de julho, num evento protagonizado  pela prefeitura municipal, sob a égide da Secretaria do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer tendo por objetivo manter viva toda uma tradição que atravessa gerações e que escreve, a cada novo ano, uma página no contexto histórico do município.

Presentes, na oportunidade, Péricles Silva  "Pepezinho" (vice-prefeito  que compartilha a gestão ao lado do prefeito Hunaldo Costa), Carlos Silveira (Secretário do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Adé (presidente da Câmara), vereador Adilson e representantes de diversos segmentos da sociedade local que, juntos, percorreram as várias artérias da cidade, levando alegria e, naturalmente, contribuindo para a postergação de toda essa tradição.

Durante o trajeto, as pessoas foram engrossando  o contingente que prestou tributo a essa representatividade histórico-cultural no município. No final do trajeto a carroça ficou estacionada com a cabocla para que, nesse domingo, 02, possa retornar à origem, após transitar por várias ruas. Após execução do hino nacional, a Lira Jaguaripense retornou à sede entoando outros ritmos de seu repertório.

Já na sede da Lira Jaguaripense, realização de um forró com participação da cantora Taty Brasivilly. Ela que, assim como o tem feito nos diversos municípios da região, animou os presentes, mostrando grande capacidade vocal. De parabéns, portanto, a administração municipal e, em especial, a Secretaria do Turismo, Cultura Esportes e Lazer por estar mantendo viva toda uma tradição. 

MANUTENÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO-CULTURAL

O município de Jaguaripe exerceu um importante papel no contexto histórico que contribuiu para a Independência da Bahia quando, através de sua privilegiada localização geográfica, conseguiu impedir a entrada de suprimentos às tropas que tentavam invadir a Baía de Todos os Santos e que, naturalmente, seriam beneficiadas com a entrada de suprimentos a partir do recôncavo. A cabocla representa toda uma luta, toda uma resistência dos baianos contra invasores.

Além dos prédios da "Prisão do Sal", onde hoje funciona o paço municipal, as edificações da Igreja Matriz, Igreja da Ajuda, e onde hoje funciona o Fórum Municipal, são marcos de uma arquitetura estilo barroco presentes na bucólica e receptiva  cidade de Jaguaripe, detentora  da maior faixa de terra e da maior malha de estradas vicinais da região, fazendo divisas com Salinas da Margarida, passando "por trás" de Muniz Ferreira, Aratuipe, Santo Antonio de Jesus e divisando, também com o município de Laje, no Vale do Jiquiriçá. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, na noite desse sábado, 30, as festividades de Sâo Pedro no Distrito de Maragogipinho, Aratuípe. Distrito que que é o maior produtor de artefatos cerâmicos da América Latina, nuam realização da administração municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. E, nessa primeira noitada, as apresentações musicais das bandas " Magia do Forró", "Dan Miranda", "Fubá de Milho" e Hélio Júnior, diante de um público significativo que compareceu para prestigiar mais um evento cultural. Previstas para esse domingo as apresentações musicais das bandas " Garapa", "Skema Livre", "Só no Xote" 

Antes das apresentações no palco erguido na pra~ca principal da comunidade, a belíssima apresntação da Quadrilha Junina da Associação Esmeralda, egressa do muicípio de Salinas da Margarida. Agremiação que, além dos ritmos juninos e toda uma criativa coreografia, realizou ' caasamento" e mostrou toda uma performancce dos " cangaceiros de Lampião" que, com suas "armas" defendia seus redutos em busca do amro de "Maria Bonita". 

Dentre as autoridades presentes, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama), Jesiel (vice-prefeito); secretários municipais Giulanin (Cultura, Esportes e Lazer), Adriana (Educação), Anselmo (Saúde); vereadores Juvenal, Laércio e Remelton, além de outras lideranças políticas e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  Também presentes o Cap Mauríco, Cmt da 3a. Cia, sediada em Nazaré, ao lado de integrantes de sua tropa, assim como viatura da GRAEL que, juntos, contribuíram para a segurança de todos que prestigiaram essas festividades. 

VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS E DA REGIÃO

Vários municípios realizaram festividades juninas investindo em " renomadas" bandas, significando dispêndio elevados ao erário público e que acabam prejudicando a realização de obras e outros serviços em prol da população e, até, comprometendo a folha de pagamento de funcionários públicos. Ciente dessa realizada, a administração municipal de Aratuípe, pelo que tivemos conhecimento, procurou contratar bandas cujos cachês estivessem  de acordo com as premissas estabelecidas, e, o que também é importante, valorizando artistas locais e da região. Se todos municípios trilhassem essa linha de pensamento, com certeza, a realidade seria bastante diferente, principalmente, no atendimento às necessidades básicas de saúde, educação, transportes, limpeza pública, etc. No São João, apresentaram-se na sede do município as bandas " Dan Miranda" , "Chá de Canela", "Diego Costa", "Fubá de Milho", "A Patroa", "Anderson Silva", "Garapa" e "Taty Brasivilly". 

MARAGOGIPINHO: MAIOR POLO CERÂMICO DA AMÉRICA DO SUL

Recentemente, a cantora e apresentadora de Tv foi recepcionada nas festividades de emancipação política de Aratuípe e, na oportunidade, foi homenageada pelo vereador Julival com o título de "Menção Honrosa". E, na oportunidade, utilizando-se do microfone, externou que, em vista ao município, se encantou pela beleza bucólica de Maragogipinho e, em especial, por sua gente que, no dia a dia, na maioria artesãos, se debruçam na confecção de artefatos de barro que  abastecem a tradicional Feira de Caxixi em Nazaré das Farinhas e de onde saem caminhões de produtos para outras unidades da federação e alguns países. Ela que, ainda no evetno, regozijou-sse de fazer propaganda do município, onde quer que vá. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrav~es do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Forró nos Bairros estará em 3 localidades neste fim de semana para comemorar o São Pedro e encerrar os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus.  
Na sexta-feira (29), a Rural Elétrica estará no Largo da Igreja Santa Madalena a partir das 18h com a banda Renivan e Forró Sertanejo. Às 20h30, a Rural segue para a Praça da Salgadeira onde a banda Coração Ardente anima o público.  
Na 1ª Travessa da Viriato Lobo a festa acontece em dois dias. Na sexta-feira, a partir das 19h30, se apresentam as quadrilhas Império Junino e Encanto do Nordeste, além das bandas Coração Sedutor e Edgar San. No sábado (30), haverá uma programação especial para as crianças a partir das 14h, além de arrastão com Danilo Salles e mais música com Tony Azevedo.  Ascom Saj

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cidade de Santo Antônio de Jesus promoveu mais uma edição do Forró da Independência, na tarde deste domingo (25). O cantor Jhow O Show trouxe muito forró tradicional para a Rua da Independência, que realiza a festa há quase meia década.  
"É o terceiro ano que estou aqui e é um dos eventos de bairros mais organizados da cidade. Sou santoantoniense e baiano nato. Promover a cultura local é muito importante, porque o Carnaval é feito para a capital e o forró para o interior. Precisamos resgatar as raízes", disse Jhow.  
Uelinton Brito, de 38 anos, é um dos representantes do evento, que contou com o apoio da Prefeitura. "É uma festa cultural e que tem importância para a arte cultural na nossa rua", reforçou. 
SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS  
Mais de 250 horas de shows 
30 atrações nos palcos principais 
Quase 90 atrações nos outros espaços 
Quase 40 mil metros quadrados de área ocupada 
Quase 10 toneladas de equipamento 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VILA DO FORRÓ

Nesse sábado, 23, a quarta  noite de festividades juninas em  Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano. Além das bandas que se apresentaram no palco principal a exemplo da artista local Joyce França (belíssima apresentação, mostrando destreza no palco e refinado trato musical), Jerônimo Medeiros, Mano Walter, Devinho Novaes e Dorgival Dantas que, diga-se de passagem, conseguiram arregimentar um excelente público diante do palco principal. 

Também repleto o espaço Vila do Forró onde também se apresentaram artistas locais, a exemplo de Nana Rios. Ela que, desde cedo já atraía um grande publico para sua irretocável apresentação. Vila do Forró que terá na noite desse domingo outros importantes nomes do cenário musical santantoniense, numa demosntração inequivoca de que valores locais estão sendo prestigiados. A propósito, nossos artistas nõ deem nada a muitos egressos de outros estados da federação. 

VILA DA AGRICULTURA

Também bastante participativa a Vila da Agricultura onde foram instaladas 16 barracas, representndo comunidades rurais do município.Além das tradicionais bebidas o publico tem oportundide de degustar iguarias da culinária local, a exemplo do tradicional beiju (feito na hora, em dois fornos que forram instalados em um desses espaços), numa iniciativa da Secetaria de Agricultura, Abastecimento de S.A. de Jesus. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 


Enquete


PodCast