Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma atividade marcou as comemorações do Novembro Negro em Santo Antônio de Jesus nesta terça-feira (12). O Seminário “A boa aparência e o racismo institucional” trouxe discussões persistentes e importantes para os presentes.

O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, foi aberto pela cantora Maeve com músicas populares brasileiras. Em seguida, Fátima Carvalho, atriz e professora de teatro, protagonizou uma apresentação intitulada “Denegrir”, em que mostrou uma situação vivenciada diariamente em ambientes de trabalho, o racismo institucional.

A mesa redonda foi composta pela psicóloga Karla Geyb, professor Delson Teixeira, Mestra Pequena Rasta, os advogados Dr. Júlio Vilela e a Procuradora, Dra. Raquel Freire, onde foi compartilhado muito conhecimento a respeito dos direitos das pessoas negras, além de relatos dos palestrantes sobre situações racistas pelas quais passaram. O encerramento ficou por conta da Cantora Edyelle Brandão, finalista do The Voice Brasil 2019, que foi ovacionada pelo público.  Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “TODAS AS VOZES CONTRA O RACISMO! TODAS AS LEIS CONTRA OS RACISTAS!”, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizará de 18 a 20 mais uma programação do Novembro Negro, em comemoração ao 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra.

Teremos Quitandada na Praça, apresentações culturais, desfile Beleza Negra, teatro, oficinas, danças, shows musicais e muito mais. Confira os horários nos cards. #NovembroNegro
#DiaDaConsciênciaNegra #PrefeituraDeCruzDasAlmas  #GovernoDoPovo  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nesta quarta-feira (13), acontece mais uma edição da Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) das Escolas Municipais de Santo Antônio de Jesus, na Praça Padre Mateus, das 9h às 14h. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com o SEBRAE.

O JEPP é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus com o SEBRAE e tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Edyelle Brandão, uma das finalistas do The Voice Brasil 2019, será uma das atrações do Seminário “A boa aparência e o racismo institucional”, que acontece nesta terça-feira (12), às 9h, no Centro Cultural.

O evento terá bate-papo com conferencistas, apresentação teatral com a Cia de Teatro Fátima Carvalho e a cantora santoantoniense Maeve. A programação, aberta ao público, é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, com apoio da UNEB; UFRB; IFBA; FACEMP; SENAC; SESC; SineBahia; Ministério Público do Trabalho; e Chocolate com Pimenta.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois dos principais polos de produção cinematográfica baianos estão no interior. Ligados à academia, se localizam em Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, e no eixo Cachoeira-São Félix, no Recôncavo.  

Destes dois locais são provenientes não só sucessos recentes, como "Café com Canela" e "Ilha", de Ary Rosa e Glenda Nicácio (Rosza Filmes), mas outras obras que circulam por mostras e festivais mundo afora, como "O fantasma de Glauber Rocha", de L.H. Girarde.  

Eles são demonstração da expansão da sétima arte na Bahia, mas isso significa que a producão e o acesso estão mais fáceis? Não necessariamente. 

O assunto ganhou destaque nas últimas semanas, após o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) ser "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Na Bahia, de acordo com profissionais do audiovisual ouvidos pelo Bahia Notícias, a produção local imprime cada vez mais sua marca, mas muitos ainda dependem fundamentalmente de recursos federais para chegar às telonas. A não ser que se busque soluções criativas para contornar a verba curta. 

A movimentação no interior é fruto de uma geração de realizadores incentivados pelo acesso e a interiorização dos cursos de cinema. E Állan Maia fez parte desse processo. Egresso do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o rapaz é um dos jovens da Travessia Filmes, uma produtora independente fundada por ele junto com quatro amigos - inclusive de outros cursos. "A Travessia surge para a gente falar um pouco mais do Recôncavo, de Cachoeira e São Félix principalmente. Tínhamos uma vontade de trabalhar os filmes abordando aspectos estruturais e de vivência da população local", conta, revelando que, até então, cinco realizações já foram produzidas. 

"A gente faz mais filmes tirando do nosso bolso, 'Enquanto eu for lembrado' [filme produzido por Állan como trabalho de conclusão da graduação] foi feito mesmo com uma vaquinha online e um pequeno apoio da prefeitura de Cachoeira, que entrou dando um apoio arcando com os lanches", disse Maia. A Travessia também organiza oficinas para estudantes de escolas públicas da região para a execução de conteúdos audiovisuais.
Ary Rosa e Glenda Nicácio (Rosza Filmes) | Foto: Reprodução 

A realidade próxima que o cineasta relata é frequente no campo de produções desse novo período. Falar sobre vivências comuns ao cotidiano brasileiro, mas pouco ou nunca vistas, parece ser uma premissa. 

A coordenadora do curso de cinema da Federal do Recôncavo, professora Ana Rosa Marques, defende que as narrativas feitas no Recôncavo abordam questões identitárias através de um olhar das pessoas que as protagonizam. "A gente não tinha essas narrativas vistas sobre o olhar das próprias pessoas que vivem isso e agora, com esses realizadores instrumentalizados para trabalhar essas linguagens, você começa a enxergar essas narrativas pelos próprios protagonistas destas realidades", reflete. 

Ana Rosa atribui ao cinema baiano, especificamente ao que é gerado no Recôncavo, o feito de ter pautado o que ela pontua ser "uma série de transformações no próprio seio do cinema brasileiro". "Há uma emergência de cineastas negros no cinema nacional e estudos comprovam que coletivos como o Tela Preta e o Rebento foram fundamentais para notabilizar esses autores negros", argumenta, se referindo a grupos advindos do alunado da academia "reconcaviana". 

Para a professora, nesse embalo, as ações de exibições públicas, a formação de atores, a prática de debates e a organização de cineclubes incidem numa nuance que beira a democratização na produção, no consumo e na distribuição. 

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO
De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), há uma sala de cinema para cada 129 mil habitantes na Bahia. Cachoeira, por exemplo, tem apenas uma sala de cinema, o Cine Theatro Cachoeirano, no Centro Histórico. Depois dali, só há outras salas em Feira de Santana (a cerca de 40 km) e em Santo Antônio de Jesus, a 60 km. Ainda assim, a realidade das três cidades é rara na Bahia, em que dos 417 municípios, apenas 16 possuem salas de cinema. Grande parte das 114 salas, mais precisamente 65 delas, estão em Salvador. 

Na capital também se concentra a maioria dos recursos destinados à produção cinematográfica da Bahia. Segundo dados disponibilizados pelo pesquisador André Araujo, coordenador do projeto intitulado "Audiovisual baiano: pesquisa e análise de mercado", entre 2008 e 2018, 91,3% dos R$ 201,1 milhões investidos no setor foram para conteúdos soteropolitanos. Das 834 obras produzidas no mesmo período, a maioria foi financiada por recursos federais. 

FOMENTO RAREFEITO, MAS ESSENCIAL

Às custas da dependência de recursos e incentivos, se não fosse o rarefeito fomento, mesmo com o esforço coletivo, o volume fílmico não seria tão expressivo.  

E o cenário não parece ser tão positivo se consideradas as sucessivas sugestões do Palácio do Planalto de que haverá cortes de recursos para a indústria audiovisual. O contexto parece repetir o que o cinema tupiniquim enfrentou com o fim da Empresa Brasileira de Filmes S.A (Embrafilme), nos primeiros anos da década de 1990. 

"Em 2014 a gente conseguiu ganhar o edital do Irdeb [Instituto de Radiofusão da Bahia] junto com a Ancine e o Fundo Setorial do Audiovisual para o 'Café com Canela', que é a nossa primeira grande produção", comenta o mineiro Ary Rosa, parceiro de empreitadas com Glenda Nicácio. 

A produção que ele cita é nada menos que uma das selecionadas do International Film Festival Rotterdam e a vencedora dos prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Atriz (com Valdinéia Soriano) e Melhor Filme pelo Júri Popular no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2017 - o que lhe rendeu o Prêmio Petrobras de Cinema e a distribuição no circuito comercial. 

Disponibilizado também na televisão e nos streamings, "Café com Canela" foi o ponto inicial para "Ilha", outro projeto financiado pelo Fundo Setorial do Cinema e que no último final de semana levou a categoria Encenação na Mostra Sesc de Cinema, em São Paulo. 
L. H. Girarde | Foto: Reprodução /  Instagram 

Em Vitória da Conquista, terra do cinema-novista Glauber Rocha, os esforços coletivos se materializam em espaços como a Mostra Cinema Conquista, organizada anualmente. 

Lá, para L. H. Girarde, a cidade, que é rica em iniciativas e em artistas, "carece de incentivos". "Tivemos um edital agora, o primeiro da prefeitura em muitos anos, para curta-metragens", exemplifica. 

O passo-a-passo na circulação e na viabilidade de um filme independente é tortuoso. A alegação do cineasta radicado em Conquista Daniel Almeida é de que a formação não é suficiente para preparar alguém para o mercado.  

Entendendo essa perspectiva, a demarcação de uma estratégia focada na montagem de núcleos criativos de roteiro e a participação em rodadas de negócio foram essenciais para a preparação das propostas de sua produtora para a viabilidade em editais. Sobre as diferenças ele destaca: "A gente tá no início, 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com Centro Cultural lotado, foram iniciadas nesta terça-feira (06), as atividades do Novembro Negro em Santo Antônio de Jesus. A programação foi aberta com apresentação musical de Sinho Bernardo, que animou a plateia com seu samba contagiante. 
Em seguida, foi realizada a roda de conversa “Estética Negra: Instrumento de Empoderamento” ministrada por Renato Carneiro, Dani Santana e Xarope MC, onde o público pode interagir com perguntas. Para fechar a noite com chave de ouro, artistas locais apresentaram o espetáculo “Africanidades”. 
Representantes do Movimento Negro e autoridades como o Prefeito Rogério Andrade, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social Dalva Mercês, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes estiveram presentes. Estudantes do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes também prestigiaram o evento. 
O Novembro Negro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e parceiros. A programação continua na próxima terça-feira (12) com o seminário: “A Boa Aparência e o Racismo Institucional”, às 9h, no Centro Cultural. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, realizará no próximo domingo, 27, o III CONFAMCRUZ, um dos maiores concursos de bandas e fanfarras da Bahia. Grupos de toda região estarão participando da competição que acontecerá na Praça Senador Temístocles, a partir das 13h.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, prorrogou até 08 de novembro, as inscrições para o Prêmio Cultural Professora Cleuza Oliveira. 
O prêmio tem como objetivo incentivar as diversas linguagens artísticas e expressões culturais no município. Serão selecionados projetos nas áreas de Capoeira, Teatro; Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Artes Visuais; Design e Moda. 
O investimento do total do edital chega à R$ 125 mil (cento e vinte e cinco mil reais), um aumento de mais de 50% em relação a primeira edição que homenageou o Grã-Mestre Roque dos Anjos. O número de projetos selecionados passa de 20 para 25. A premiação também foi ampliada de R$ 4 mil para R$ 5 mil (cinco mil reais). As inscrições podem ser feitas, das 8h às 14h, no Centro Cultural. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, realizará no próximo domingo, 27, o III CONFAMCRUZ, um dos maiores concursos de bandas e fanfarras da Bahia. Grupos de toda região estarão participando da competição que acontecerá na Praça Senador Temístocles, a partir das 13h.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus vai ganhar uma obra de arte coletiva. Essa é a proposta do projeto “Galeria Aberta: Arte de Rua”, iniciativa promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. 
Sob a curadoria do artista plástico Marepe, mais de 15 artistas locais vão se revezar entre a sexta-feira (25) e domingo (27) para pintar um painel de 7m x 20m, na parede lateral do Centro, com o tema “Renascer”. De acordo com a Secretária da Pasta, Dene Côrtes, a proposta é expressar o renascimento da Cultura em Santo Antônio de Jesus. 
Estão confirmadas as participações de: Osmar Júnior, Joelson, Wellington Lobo, Fátima Carvalho, Adailton Nunes, Ariel, Laiana Vieira, Assunção, Novaes, Fabrício, Jota, Davi Neves, Otávio, Adão, entre outros artistas locais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ampla e riqupissima programação para o Festival de Salinas 2019. Além das atrações locais, grandes nomes do cenário musical brasileiro, a exemplo de LAMBASAIA, LÉO SANTANA, PSIRICO, ANNITA, LA FÚRIA, GUSTAVO LIMA, RODRIGUINHO, XAND AVIÃO, SAIA RODADA, LUZIEL, LUKAS E GUSTAVO.  A cidade de Salinas de braços abertos aos visitantes da Bahia e de outras unidades da federação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Centenas de estudantes da Rede Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus participaram nesta quarta-feira (16) de um aulão preparatório para as provas do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica (antiga Prova Brasil). 
A atividade promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, lotou o Centro Cultural para as aulas ministradas pelos professores Leyde Vasconcelos e Daise Machado (Português) e David Moura (Matemática). 
As provas do SAEB acontecem entre 21 de outubro e 01 de novembro. O Ministério da Educação utiliza as notas das provas e os indicadores de fluxo das escolas para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A III Cavalgada de Cavalo de Pau com os alunos das Escolas Municipais Bom Jesus da Lapa, Anjo da Guarda e Eudaldo Pio Barreto, na localidade da Jangada, organizada pela Diretora Elaine Machado e equipe escolar, foi um sucesso. O locutor Valdecir Gonçalves animou a festa conduzindo o carro de sim.
O Prefeito Egnaldo Píton, a Secretária de Educação Elida Píton, a Coordenadora do campo Eunice Passos, professores, equipes escolares e mães, acompanharam o percurso e aproveitaram a festa.
Na pessoa da Professora Marlene elevamos gratidão, reconhecimento e satisfação a todos os professores do núcleo II, pela excelência dos trabalhos desenvolvidos.
A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o prefeito Guito, patrocinaram um pula-pula e algodão doce.
Vale salientar que os alunos estavam vestidos com jalecos reciclados e cavalos de pau confeccionados com garrafa pet.
A Prefeitura de Dom Macedo Costa e a Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todas as equipes escolares, pelo incentivo e organização do evento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais em parceria com as Associações Comunitárias Quilombolas Vila Guaxinim e Baixa da Linha, realizará nos dias 10 e 11/10 o IV Diálogos Quilombolas e o III Diálogos dos Povos e Comunidades Tradicionais.O evento tem como finalidade discutir as políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais e sobretudo os povos Quilombolas. O evento será na sede da Associação Quilombola Vila Guaxinim , com início às 8h. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo #PoliticasEspeciais #Quilombolas #PovosTradicionais

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde/noite desse domingo, 06, em Encarnação, município de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, a tradicional FESTA DA PRIMAVERA. Evento realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, a cargo de Robson Marcelo (com participação de outras pastas) na gestão municipal Wilson Pedreira-Zelito e que já faz parte do calendário local. E, nesse ano, participação das bandas O POETA, LAMBASAIA e SILVANO SALES,  

GERAÇÃO DE RENDA

Além do entretenimento propiciado com essas grandes atrações, oportunidade para que comerciantes do município pudessem comercializar seus produtos (bebidas, lanches, etc). Se, de um lado o dispêndio financeiro, do outro, o retorno com geração de renda e ampliação do potencial turístico. É sempre de bom alvitre e que sirva de exemplo a gestores de outros municípios, que sempre seja levado em consideração a questão do custo benefício, como acontece em Salinas da Margarida. 

INFRAESTRUTURA

Turistas que chegaram à localidade e aqueles que a ela voltaram (principalmente), tiveram a oportunidade de encontrar ruas totalmente pavimentadas pela a atual gestão. Mais que isso, iluminação a led e sinalização em todas as artérias. Assim como em Encarnação, as demais localidades do município têm sido alvo de investimentos por parte da atual gestão, numa demonstração insofismável de compromisso com o erário e, mais ainda, com os interesses da população. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Expoflores, na sua 11a. edição, chegou ao seu ponto de culminância, nesse domingo, último dia de realização, com apresentações culturais e bastante movimentação nos diversos standes que comercializavam flores, plantas ornamentais e produtos artesanais de barro, tecidos, palhas, vidros, madeiras, etc. Um evento que, indubitavelmente, propiciou à comunidade cruzalmense e região, um momento ímpar de satisfação. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Orlandinho (prefeito municipal), Max Passos (vice), Secretários municipais e vereadores, diversas autoridades marcaram presenças nos quatro dias de realização. Dentre eles, o deputado estadual Robinson Almeida, o federal Zé Neto (sábado, 05), o secretário de educação estadual, Jerônimo Rodrigues. O chefe do executivo municipal, Orlandinho, ao lado de Jerônimo Rodrigues, Pedro Melo (Secretário de Agricultura Municipal) e  Osvaldo (vereador); Ivam e Júnior (ASCOM muncipal) prestigiaram, nesse domingo,  a apresentação do Grupo do Machucador, oportunidade em que sob os acordes do grupo musical, foram contemplados com toda uma coreografia por parte das baianas. 

SATISFAÇÃO DE PARTICPANTES E PROGRAMAÇÃO

Além do Grupo Machucador, em seguida, previstas outras apresentações culturais: às 12:00h, Priscila Sales; 14:00h, Rogério Lima; 15:30, Banda Infantil com show da criançada. Também aconteceu durante os quatro dias do evento, exposição de cerveja artesanal. O evento chegou ao seu final após uma ampla programação. Cerca de 200 expositores, movimentando a economia local e, por extensão, gerando renda para a população. Comerciantes, artesãos, do município e região, satisfeitos com o resultado auferido durante os quatro dias. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site. www.tvsaj.com.br

.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a Coordenação Estadual do Fórum de Forró Raiz, realizará no dia 09/10 (quarta-feira) a Audiência Pública para discutir a importância e objetivos do I Fórum Estadual do Forró de Raiz. O evento tem como finalidade discutir as políticas públicas para o reconhecimento do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Contará com a participação de Dona Joana Alves, Coordenadora Nacional do Fórum de Forró, artistas forrozeiros, gestores públicos e culturais, pesquisadores, produtores e promotores da cultura popular. O evento será na Biblioteca Municipal, com início às 8h30.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A noite de sábado 28/09, foi movimentada num clima de muita festa e empolgação na Praça da Ponte – Centro de Salinas. É que depois de alguns anos, a Prefeitura de Salinas da Margarida retomou com o Tradicional Concurso de Fanfarras. O evento foi organizado por meio da Secretaria Municipal de Educação e AFAB – Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia. A 1ª Copa de Bandas e Fanfarras Dilson Emanuel dos Santos Gonçalves, é uma homenagem mais que merecida ao grande fundador da Banda Marcial FAMSAM, Dilson Emanuel (em memória).

O concurso reuniu diversas fanfarras para uma avaliação de performance com premiação. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o concurso teve como objetivos promover o intercâmbio entre os integrantes das fanfarras, aprimorar os métodos e técnicas, bem como manter viva a tradição das bandas e fanfarras na cidade, criando um espaço onde os grupos possam evoluir como expressão cultural que envolva adolescentes, jovens e adultos.
A FAMSAM realizou uma belíssima apresentação. Os veteranos desfilaram em sinal de homenagem ao saudoso Dilson Emanuel (em memória), que tanto contribuiu na educação e formação de grandes profissionais dentro e fora deste município.

É importante salientar que a gestão municipal, desde o ano de 2017 vem investindo pesado na aquisição de instrumentos, fardamentos e professores de alto nível profissional para dar mais qualidade às fanfarras. E não só isso, também adquiriu um ônibus rodoviário 0km para melhorar o transporte das fanfarras quando forem realizar apresentações fora do município.

Outro ponto relevante é o retorno da FAMSAM ao cenário nacional dos campeonatos de Bandas e Fanfarras. Uma história de mais de 30 anos que não poderia ficar esquecida, graças aos investimentos da atual gestão, que vem olhando com muito carinho, não só a FAMSAM, mas todas as bandas e fanfarras do município de Salinas da Margarida.

O evento contou com a presença das principais autoridades do município, dentre elas o prefeito municipal - Wilson Pedreira, Secretários e Vereadores, além de lideranças comunitárias e religiosas. JAIRO DE BRITO. Coordenador de Comunicação Social. Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, promove na próxima terça-feira (1º), às 19h, no Centro Cultural, uma Oficina de Elaboração de Projetos, para os interessados no Prêmio Cultural Professora Cleuza Oliveira. 
O prêmio, cujo edital foi lançado na última sexta-feira (20) pelo Prefeito Rogério Andrade, tem como objetivo incentivar as diversas linguagens artísticas e expressões culturais no município. Serão selecionados projetos nas áreas de Capoeira, Teatro; Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Artes Visuais; Design e Moda. 
O investimento do total do edital chega à R$ 125 mil (cento e vinte e cinco mil reais), um aumento de mais de 50% em relação a primeira edição que homenageou o Grã-Mestre Roque dos Anjos. O número de projetos selecionados passa de 20 para 25. A premiação também foi ampliada de R$ 4 mil para R$ 5 mil (cinco mil reais). As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, das 8h às 14h, no Centro Cultural. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus recebe a 4ª edição do Encontro de Bateristas de Santo Antônio de Jesus no próximo domingo (28). O evento acontece na Praça Padre Mateus, a partir das 15h e mais uma vez tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

A iniciativa do Clube de Bateristas já faz parte do calendário cultural da cidade e irá contar com a participação de músicos locais e da região. O encontro é aberto ao público e nesse ano traz apresentações musicais, sorteios de brindes, jam sessions e muito mais. Atenção músicos! Para adquirir a camisa do evento gratuitamente, ligue para (75) 98827-6493 e confirme sua participação! Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, lança nesta sexta-feira (20), o novo edital de incentivo à cultura (Lei Municipal n° 1372, de 9 de maio de 2017). 
Batizado de Prêmio Cultural Professora Cleuza Oliveira, este segundo edital, homenageia a memória da educadora, poetisa e artesã santoantoniense, lembrada por ser uma grande incentivadora da arte e cultura. 
O objetivo é incentivar as diversas linguagens artísticas e expressões culturais no município. Serão selecionados projetos nas áreas de Capoeira, Teatro; Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Artes Visuais; Design e Moda. 
Este ano, o número de projetos selecionados passa de 20 para 25. A premiação também foi ampliada de R$ 4 mil para R$ 5 mil (cinco mil reais). O investimento do total do edital chega à R$ 125 mil (cento e vinte e cinco mil reais), um aumento de mais de 50% em relação a primeira edição que homenageou o Grã-Mestre Roque dos Anjos. 
*Relembre a história da homenageada* 
Cleuza Maria Santos Oliveira (28/05/1951 - 26/01/1982), conhecida como Kekeu, nasceu na comunidade da Mina do Onha, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Foi professora nas Escolas Olavo Bilac, Colégio Santo Antônio, Escola Municipal Casaca de Ferro, Tênis Clube, e Colégio Técnico Nossa Senhora das Mercês. 
Passou a maior parte da vida no sobrado da Família, na Avenida Luís Viana. Graduou-se em Economia pela UFBA e pós graduou-se pela UNEB. Amante da leitura, alfabetizou seus irmãos e muitas outras crianças. Além de educadora e poetisa, costurava, bordava, tinha habilidade com tapeçaria, reciclagem e decoração de ambientes. Em 1981, recebeu um prêmio literário pela UNEB de Salvador, com a poesia “Boneca de Pano”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese agenda lotada, Jorge Portugal confirma presença, a partir das 08h do dia 21.09, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, como convidado especial, para participação no "Aulão de Linguagens", através do Projeto Universidade para Todos, protagonizado pelo Governo do Estado, em parceria com a UNEB, Ele que, insofismavelemte, vem dando uma contribuição relevante aos jovens estudantes que pretendem adentrar à univesidade.

Bastante conhecido do público de toda Bahia pela condução, por vários anos, do Programa "Aprovados", veiculado pela Rede Bahia e participação em vários cursos ministrados em diversas unidades de ensino na capital do Estado, coube a ele, tambem, idealizar o "Projeto Professor na Estrada" que, com sua equipe, além de Jaguaripe, recôncavo baiano, conseguiu levar a diversos municípios a essência de ensinamentos aos vestibulandos. 

Além de ser homenageado, na época, primeira dama Célia Cavalcante, na gestão Heráclito Arandas/Hunaldo Costa, em Jaguaripe, Jorge Portugal teve oportunidade de visitar a "prisão do sal", no mesmo prédio do atual paço municipal e, sentir, "in loco" a importância da manutenção, pelo poder público, de todo um acervo estilo barroco. Preservação que estabelece elo entre passado e presente e que suscita reflexões sobre o futuro, mantendo, por conseguinte, a essência da historicidade local. Em visita a Santo Antonio de Jesus, Jorge assevera que não abirá mão de comer a tradicional feijoada santantoniense. Fotos, Antonio Mascarenhas, tvsaj.com.br

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus recebe a 4ª edição do Encontro de Bateristas de Santo Antônio de Jesus no dia 29 de setembro. O evento acontece na Praça Padre Mateus, a partir das 15h e tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

A iniciativa do Clube de Bateristas da cidade já faz parte do calendário cultural da cidade e irá contar com a participação de músicos locais e de outras cidades. Participam do evento bateristas de Nazaré, Feira, Feira de Santana, Castro Alves, Cruz das Almas, Candeias, Amargosa, Salvador, entre outros municípios. O evento é aberto ao público. 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após interromper o contrato com a Santa Casa de Misericórdia para gestão de unidades de saúde, a prefeitura de Cachoeira, no recôncavo baiano, classificou como "desastrosa" a administração da instituição. Em nota enviada ao portal BNews, o Executivo municipal também destaca o interesse em assumir a direção da unidade de saúde, “bastando somente a renúncia do atual provedor”.

“Somente em 2019, a Secretaria de Saúde destinou para a Santa Casa mais de R$ 940 mil, através do Programa de Pactuação Integrada (PPI) para a prestação de 56 serviços. No entanto, o problema está na gestão da Santa Casa, que, embora receba o recurso acima mencionado, não presta boa parte dos serviços que deveriam ser executados”, diz trecho da nota.

Segundo a prefeitura, o convênio de cooperação financeira destinava à instituição hospitalar o valor mensal de R$ 30 mil. No entanto, foi necessário interromper o contrato, já que a Santa Casa descumpriu cláusulas relacionadas à prestação dos serviços que deveriam ser executados com os valores com convênio. 

A prefeitura também ressaltou que o recurso contratualizado pelo Estado para a Santa Casa é no valor de R$ 408 mil por mês, porém a instituição recebe R$ 179 mil, pois não consegue executar mais atendimentos. O motivo foi a demissão de médicos que há muitos anos trabalhavam na Santa Casa e foram desligados por terem cobrado os salários devidos. Foto divulgaçãol Metro 1

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese  a indiferença que campeia no seio dos poderes públicos, na esfera federal, em vários estados e milhares de municípios, no que concerne à imperativa necessidade de preservação ambientaL, fomentada graças a interesses pecuniários,  por parte de fatia substancial de empresários que, na defesa de seus interesses, preterem toda e qualquer ação que traga, no seu bojo, a preservação da natureza, felizmente, a existência, aqui e acolá,  de "oásis de resistência".

E Dom Macedo Costa, na manhã desse domingo, deu uma demonstração cabal sobre como contribuir para a estagnação desse processo de dizimação ao estabelecer como temática no desfile cívico de 7 de setembro, a imperiosa necessidade de preservação do meio ambiente, através de suas alas muito bem organizadas. Alas que, tal qual uma redação, mostraram abertura, desenvolvimento e conclusão, dando asas à reflexão no seio da sociedade de um município de parcas dimensões territoriais, todavia, grandiosas concepções existencialistas. Imagens, Júlio, Antonio e Bruno Mascarenhas. Tvsaj.com.br/ Saj Notícias e Gazzeta do Recôncavo. Confira o VÍDEO. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A população de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, teve a oportunidade de, nesse sábado, assistir o grande desfile cívico de 7 de setembro, num evento realizado pela Secretaria de Educação e participação das demais pastas do governo Egnaldo Piton/Sinhorzinho, no percurso que se estendeu do Bairro da Urbis ao centro da cidade, animado por fanfarras e o Grupo de Escoteiros Grato Oásis de Conceição do Almeida. Um evento que se notabilizou, não apenas pela presença de público e belas apresentações mas, também, pelo enfoque relacionado à preservação ambiental. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além Egnaldo Piton (prefeito), Sinhorzinho (vice), Élida Piton (Secretária de Educação), os demais titulares de pastas do atual governo, Manoel Antonio (Transportes, Obras e Serviços Públicos), Luana Piton (Saúde), Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente),  Jamile Piton (Administração e Saúde), Selma Lemos (Assistência Social);vereadores Bahia (Presidente da Câmara), Jailton Bochecha, Edmundo, Lene e Cátia (oposição). Também, dentre os presentes, Jorge Soares (Diretor da Escola Maria Bernadete), ao lado de Luzileide e Luana Ribeiro (coordenadoras do Fundamental I e II, respectivamente), Jajai (organizador do evento), Ala Piton (vice-diretora) e tantas outras personalidades locais. Em meio ao grande público, Dra. Geralda (Gelly), advogada, professora da FACEMP e assessora da Câmara de Vereadores. 

TEMÁTICA RELACIONADA À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Nada mais contemporâneo do que aproveitar um desfile dessa magnitude, na data magna do pais, para chamar a atenção no que concerne a imperativa necessidade de preservação do meio ambiente. Aproveitando o chamamento mundial no que concerne à luta contra a devastação da Amazônia, através da paulatina e crescente derrubada de árvores, várias alas levaram às ruas caracterizações, alegorias, apresentações que, com certeza, provocaram reflexões no seio da sociedade, desde as práticas cotidianas, relacionadas à coleta seletiva, à necessidade de posturas que, deveras, contribuam para uma sociedade preocupada com a sustentabilidade. Um trabalho muito bonito e que, sem sombra de dúvida, deve ser copiado por outros municípios de todo pais. 

HOMENAGENS

Em meio às apresentações, prefeito, vice e secretáriado foram homenageados com mudas, simbolizando, naturalmente, todo um esforço da atual administração na luta pela agricultura e meio ambiente. Dom Macedo Costa, município de pequena dimensão territorial mas que mostra uma grandiosidade digna de registro, graças à impetuosidade de sua gente que, sintonizada com a realidade, externiza toda uma preocupação com a sustentabilidade, fazendo sua parte. Veja mais fotos a partir do link FOTOS. DIVULGAREMOS VÍDEOS.  

  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Levando às ruas o tema “Meio Ambiente é Questão de Educação”, a Secretaria Municipal de Educação realiza neste sábado (07) o desfile cívico-cultural da Independência do Brasil, em Dom Macedo Costa. Este é o terceiro ano consecutivo que o município promove o evento, após mais de uma década sem a realização do desfile.

Com a participação de todas as escolas da rede municipal e do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, as alas sairão da Praça da Urbis, às 08h:30min, passando pela Rua do Cruzeiro, Rua Manoel Viturino, em direção à praça, onde ocorrerá o hasteamento das bandeiras e serão apresentados os trabalhos para a comunidade e autoridades presentes. O momento também será de lançamento da Revista Eco Kids, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Ministério Público da Bahia.

A Prefeitura de Dom Macedo Costa convida toda a comunidade para prestigiar essa verdadeira aula pública de civismo e cidadania!

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS 

Realizado, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, centro, em Santo Antonio de Jesus, a formação da  primeira turma (na Bahia) do Curso de Agentes de Cultura, promovido pelo QUALIFICA BAHIA, numa iniciativa da SETRAS (Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado da Bahia), através do IDESA e com apoio local da FBEB (Federação de Boxe do Estado da Bahia) e Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 

Dentre as autoridades presentes, compondo a mesa, DENE CORTES (Secretária Municipal de Cultura), Dr. HERNANE MERCÊS (Diretor Jurídico da FBEB, FRANCO MARQUES LOBO (Agente de Desenvolvimento do BNB),  EDSON DIAS (Diretor Técnico da FAEB), JOELMA DE QUEIROZ NUNES (Diretora do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes);  MARIA DAS GRAÇAS (Instrutora Social do IDESA),  SAMUEL CAFFÉ (Representante do IDESA), FÁTIMA CARVALHO (Instrutora no  QUALIFICA BAHIA,  ANA PAULA (Coordenadora do SINEBAHIA, em S.A.Jesus. 

Coube a Fátima Carvalho (atriz, coreógrafa, teatróloga) e instrutora do curso,  a abertura do evento. Aproveitando o ensejo, discorreu sobre o curso, numa carga horária de 200 horas e que promoveu a formatura da 1a. turma em Santo Antonio de Jesus. Falou, dentre outros aspectos, também, do apoio hipotecado pela FEBEB. Em seguida, os pronunciamentos de Samuel Café, representante do IDESA – Joelma Queiroz, representante do GEFCM, Maria das Graças, Instrutora Social do IDESA;  Franco Marques, representante do Banco do Nordeste, Dene Côrtes, representante da Secretaria de Cultura e Hernane Mercês, representante jurídico da FAEB.  

HOMENAGENS

Hernane Mercês, em seu pronunciamento, além de destacar acerca da importância do evento, enalteceu as parcerias em torno desse projeto que tem por escopo a capacitação de jovens que possam que possam, deveras, contribuir para que a cultura permaneça estabeleceu elos entre passado, presente e futuro. Em seguida, discorreu sobre a trajetória de luta de Jailton Brito "Cafuringa" em prol do desporto. Edson Dias, também desportista e presidente da FAEB falou sobre a importância dessa iniciativa por parte da SETRAS e sobre participação da entidade que tão bem representa. 

Desfeita a mesa, início das apresentações culturais, a exemplo da performance da Valsa Fênix, Avenis Company. Finalizando a entrega do material didático nas salas de aula. Mestre de cerimônia, Elane Castro (Rádio Clube FM). Acolhimento com o grupo de dança BGD. Reportagem, Imagens e edição, Júlio Mascarenhas (Tvnotícias24 horas), em parceria com Tvsaj.com.br. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi no palco do Clube Internacional do Recife, em Pernambuco, no último sábado (24), que a banda Asas Livres anunciou o seu novo vocalista e gravou mais um DVD. Bruno Brunne se junta a Rafinha, atual cantor da banda, para juntos construírem uma nova história para a maior precursora do ritmo do arrocha.

“A ficha ainda não caiu. Para mim está sendo uma honra fazer parte desta banda maravilhosa, que tem uma história incrível. Confesso que estou realizando um sonho de menino”, comemorou Brunne, que, apesar de ser jovem, trilha carreira no mundo da música há nove anos.

 

Comemorando 33 anos de formação, a banda embalou o público presente no show com canções que marcaram a história da Asas Livres, além das mais atuais, como “A Favorita” e “Pinguço Apaixonado”. Um dos pontos altos da gravação aconteceu quando o cantor Pablo e o tecladista Jailton Barbosa – ex-integrantes e os grandes responsáveis pela ascensão da banda no mercado nacional – subiram no palco para interpretarem com Rafinha e Bruno Brunne dois dos grandes sucessos da banda: “Tudo Azul” e “Cristina”. Para completar a noite, a banda Asas Livres recebeu mais um convidado especial: o cantor e grande promessa do arrocha da atualidade, Kevi Jonny.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA. Solver Propaganda.FOTOS: Roberio Souza (@gbsouzafotografia)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após 45 dias em obras, o Centro Cultural foi reaberto ao público na noite da última quarta-feira (7). O espaço passou por uma revitalização, viabilizada através de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Facemp ( Parceiro Legal ).

O Centro foi contemplado com reforma dos banheiros, revitalização do telhado e do piso do palco, pintura externa e interna, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, manutenção de ar condicionado e construção de  rampa de acesso para cadeirantes. 

Na reabertura, a Redesc (Recôncavo de Desenvolvimento Social e Cultural) apresentou um concerto com peças clássicas e modernas, na presença do Prefeito Rogério Andrade e sua esposa, do Sr. Lê Martini, diretor-presidente do Centro de Estudos de Ensino Superior, entidade  mantenedora da  FACEMP, sua esposa, vereadores e outras autoridades.

"O Centro é um aparelho de extrema importância para a cultura da nossa cidade. Desde o primeiro momento trabalhamos para viabilizar o seu pleno funcionamento e conseguimos. Estou muito grato à Facemp pela importante parceria.", afirmou o Prefeito Rogério Andrade.

Sr Lê Martini lembrou que a instituição é filha de SAJ: “A nossa instituição nasceu aqui e estamos orgulhosos de poder contribuir com a nossa cidade. Espero que a iniciativa inspire outros empresários a contribuírem também", afirmou.

A Secretária de Cultura Dene Côrtes, também agradeceu à instituição parceira: “Agradecemos à Facemp pela parceria e sensibilidade em valorizar algo tão nosso quanto o Centro Cultural". 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório da UNEB, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo SESC  para a realização de um bate papo entre mulheres, mediado por Ionara Peixoto (ex-conselheira tutelar, integrante do Conselho da Mulher e residente na comunidade do Sapucaia), num evento que contou com particpação das escritoras ALINE PRÚCOLI (ES) e BRUNA MITRANO (RJ). Elas que, através do SESC, vem realizando um trabalho literário que tem por pano de fundo a necessidade de trazer à baila a necessidade do exercício de cidadania por parte de mulheres que, de alguma forma, sofram violências no dia a dia. Dentre as participantes, Carla Quadros (do SESC local) e Ivana Patrícia (ex-conselheira tutelar, integrante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Municipal e do Conselho da Mulher). 

Além de versarem sobre a temática em apreço, as escritoras interagiram com as personalidades presentes e, ao final do evento, apresentaram algumas de suas criações literárias. Aline apresentou  as publicações "Postulâncias", "Temporária" e ", enquanto Bruna, o livro "Não". Regozijadas em sua passagem aqui por Santo Antonio de Jesus, elas autografaram exemplares que foram adquiridos por participantes do evento. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br. Veja mais através do link FOTOS,no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (19) que vai transferir a sede da Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Rio de Janeiro para Brasília. Segundo ele, o governo estuda transformar a Ancine em uma secretaria vinculada a algum ministério. 

"É uma ideia que a Ancine vire uma secretaria, ligada a algum ministério. Não sei se do [ministro] Osmar Terra [Cidadania] ou não. Vou conversar com ele”, disse Bolsonaro, após participar da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Futebol, no Ministério da Cidadania.

Segundo Bolsonaro, o governo fará um filtro sobre as produções audiovisuais. “Vai ter um filtro, sim, já que é um órgão federal. Se não puder ter filtro, nós extinguiremos a Ancine, privatizaremos ou extinguiremos. Não pode é dinheiro público ser usado para filme pornográfico.”

O presidente defendeu a produção de filmes sobre heróis brasileiros. “Temos tantos heróis no Brasil e a gente não fala desses heróis. Não toca no assunto. Temos que perpetuar, fazer valer, dar valor a essas pessoas que no passado deram sua vida, se empenharam para que o Brasil fosse independente lá atrás, fosse democrático, e sonhasse com um futuro que pertence a todos nós.”

Notícias | postado por: Mascarenhas

A OLX, maior site e aplicativo de compra e venda online do Brasil, apresenta sua nova campanha de marca estrelada pela Iza. A artista foi escolhida para compartilhar a sua trajetória e revelar o que precisou desapegar e apegar ao longo da vida para seguir os seus sonhos, gerando link com o modelo de negócios da plataforma, e incentivando que outras pessoas também contem suas histórias de apegos e desapegos. A comunicação é 360º, voltada para o ambiente online, e tem a participação ativa da cantora e em breve de seus fãs nas redes sociais.

Partindo do conceito A vida é feita de apegos e desapegos, a campanha assinada pela SunsetDDB mostra que a OLX quer fazer parte da jornada de compra e venda dos usuários, e que a plataforma pode ajudar a realizar seus sonhos e desejos. “Queremos mostrar que a OLX pode estar presente nas diversas fases da vida. Apegar e desapegar é o que a IZA e milhares de brasileiros fazem todos os dias, o que é importante para alcançar novos objetivos”, afirma Sandra Montes, diretora de marketing da OLX Brasil. 
O filme manifesto de 60 segundos que abre a campanha se passa num estúdio onde imagens da IZA, em diferentes momentos da vida, são projetadas na parede. A cantora revela, por exemplo, que na infância precisou desapegar do Rio de Janeiro e se mudar para Natal (RN), onde teve contato com a música no coral da escola. A volta à sua cidade foi marcada pelo medo do futuro e ela se apegou aos estudos, à formação acadêmica e até a um emprego fixo. Depois disso, finalmente decidiu se apegar ao que mais amava: cantar. Fonte OLX Brasil. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os cantores Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença retornam a Salvador com uma nova edição de 'O Grande Encontro'. O evento acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no dia 25 de agosto, às 19h.

No repertório, os clássicos são divididos entre trios, duetos e momentos solos. Entre as canções serão apresentadas 'Anunciação', 'Banho de Cheiro', 'Dia Branco', 'Tropicana', 'Moça Bonita', 'Caravana', 'Belle de Jour', 'Canção da Despedida', 'Coração Bobo', 'Táxi Lunar', 'Bicho de Sete Cabelas', além de outros sucessos. O trio também irá apresentar as canções de Zé Ramalho: 'Chão de Giz' e 'Frevo Mulher'.

Os ingressos custam a partir de R$ 60, podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista, ou através da plataforma Ingresso Rápido.Foto, Lívio Campos. Matéria, A Tarde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma edição da apresentação do projeto Heroínas Negras do Brasil, organizado pelo Grupo Luíza Bairros e AfroUNEB, acontece nesta quarta-feira (10), no Centro Comunitário da Urbis IV, às 18h30. O projeto foi um dos contemplados pelo edital do Prêmio Grã-Mestre Roque, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, traz como tema “Histórias, memórias, trajetórias e experiências de mulheres negras” e terá nova edição a pedido da comunidade.

O objetivo é levar à bairros periféricos da cidade através de banners, cordéis e discussões, a importância da mulher negra no contexto histórico brasileiro e a luta atual da mesma na sociedade. A entrada é franca.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja toda uma progarmação em torno do Casamento do Seleão nesse sábado (29) e domingo (30), em Cruz das Almas. Evento contará com particpações, no sábado: Cruzeteiros do Forró (22h), Sarapatel com Pimenta (00h) e Forrosão (02h); No domingo (30), Seis de Ouro (15h), Erasmo |Coelho (cortejo) (16h), Priscila Sales (18h), Xote Chick (20h) e finalizando, Acarajé com Camarão (22h). Apoio administração municipal de Cruz das Almas. Ascom/Agência Um. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começa nesta sexta-feira (28) e vai até domingo (30), o já tradicional Arraiá da Viriato Lobo. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. 
Entre as atrações confirmadas estão quadrilhas juninas e os cantores Juliano Santana, Jutay Mercês, Neném Coração de Vaqueiro, Swing 99, NGDA, Verena Lima, Top 100, Dyca Houston, Isaac, Boró da Sarrada, Grupo Gêmeos, Yasmim Bispo, Ju Oliveira, Luiz Macambira, Igor Neves, Gilmar Santos e Didho Oliveira. 
O Arrastão da Alegria, ponto alto da festa, será realizado no dia 30, a partir das 16h, com Jhow Show e Jerônimo Medeiros puxando o trio. O encerramento fica por conta das bandas Rodrigo Sanfoneiro, Mateus Sales, Manassés, Jackson Menezes e Alex Gomes (Atitude 10). 
Atendendo a uma recomendação do Ministério Público, o Arraiá será realizado em novo local (próximo ao IFBA) como forma de proporcionar mais segurança para os participantes. Quem quiser contribuir com a festa pode adquirir o kit com camisa personalizada e copo por R$ 30 na Rua Viriato Lobo, nº 955 (aceita-se todos os cartões). Quem não puder comprar o kit pode participar do evento normalmente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

 


Enquete


PodCast