Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBSON MARCELO, Secretário de Turismo e Cultura na gestão capitaneada por Wilson Pedreira/Zelito, conduz, ao lado de EVERALDO, Coordeandor de Turismo e Cultura nesas pasta do atual governo, os trabalhos em prol da realização do FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA. Um trabalho que conta, naturalmente, com apoio das demais secretarias do atual governo, num trabalho irmanado e que tem, naturalmente, o objetivo de atender, a contento, os interesses da população.

Eles que recebem, na última quinta-feira, para uma entrevista coletiva, representantes da Tvsaj, Gazzeta do Recôncavo e Saj Notícias e, na oportunidade, discorreram sobre os preparativos finais para realização desse grande evento gastronômico e cultural no município. Dentre os aspectos enfocados, infraestrutura, saúde, segurança, limpeza pública, atrações musicais, envolvimento dos diversos setores da administração. Confira. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DUAS MEDIDAS, PSIRICO e EDSON GOMES fecham, com chave de ouro, as apresentações municais no FESTIVAL DE SALIANS DA MARGARIDA que acontece nos dias 15 a 18 do corrente (veja programação abaixo). Além de toda essa programação, munícipes, visitantes e turistas serão contemplados com atrações cultutrais e iguarias da culinária local, constituídas por frutos do mar. Salinas da Margarida inclui-se no roteiro turístico do município, não apenas por suas exuberantes praias e atrações culturais. De suma importância para essa performance, também, a recptividade de sua gente aos visitantes. 

Acontece que muitos municípios também têm seus atrativos e são detentores de grande receptividade àqueles que os visitam. Mas o grande diferencial é a gestão administrativa do município ao conseguir, não apenas fomentar logística suficiente mas, pararalelo a isso, auferir, junto à população, a confiança necessária para a adoção de medidas ousadas mas que, por extensão, contribuem para a geração de emprego e renda. Essa dicotomia de intentos é determinante para que projetos, muito bem elaborados, possam ser materializados. Nesse contexto, a atual administração, sob a tutela de Wilson Pedreira/Zelito tem dado passos significativos. Imagens, ASCOM municipal. Inserção de fotos divulgação. Edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

KART LOVE, DANIEL VIEIRA, e HARMONIA DO SAMBA, darão continuidade ao FESTIVAL DE SALIANS DA MARGARIDA, na noite do próximo sábado, 17, nesse que é considerado o maior evento gastronômico e cultural, nesse período, em toda a Bahia. A administração municpal sob o comando de Wilson Pedreira/Zelito sabia, de antemão, da responsabilidade de não apenas oferecer um evento à altura da importância econômico-política desse município baiano. Mais que isso, sabia de antemão que custos serão revertidao na geração de emprego e renda à população. 

Muitos municípios da Bahia, infelizmente, sequer estão em condições de arcar com pagamento de 13o. salário e outros compromissos, para não se falar na execução de obras de infraestrutura e oferecimento de serviços através de suas secretarias. Salinas, ao contrário, dá-se ao luxo de arcar com todos seus compromissos e, ainda, oferecer entretenimento aos munícipes e visitantes, de conformidades com informações. Um exemplo de austeridade, deveras, a ser seguido por outros municipios da região e, por extensão, de todo o país. Veja programação completa das festividades abaixo: Imagens, ASCOM. Edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Inserção de fotos divulgação. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WESLEY SAFADÃO, PARANGOLÉ, UNHA PINTADA, serão as grandesa atrações no segundo dia (16.11) do FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA. Atrações que, indubitavelmente, atrairão grande público a esse importante evento gastronômico e cultural nesse receptivo município do recôncavo baiano. E a administração municipal, sob a égide de Wilson Pedreira /Zelito, com apoio de todo seu secretariado, não tem minimizado esforços para que munícipes, visitantes de outros municípios da região e de outras unidades da federação, sejam bem recepcionados.

Ruas sempre limpas, infraestrutura adequada e uma paisagem bucólica exuberante constituem um cenário que, sem sombra de dúvidas, dará asas à imaginação. Além das iguarias culinárias que serão servidas aos visitantes, a rede hoteleira e pousadas também se prepararam para atender a contento a demanda reinante. Além disso, residências estão sendo alugadas para ampliar a oferta de hospedagem. Além de contratar bandas renomadas, a atual gestão se preocupou, também, em prestigar artistas locais. Vide programação completa abaixo: 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

LÉO SANTANA, TAYRONE e LÁ FÚRIA, abrem as festividades de Salinas na próxima quinta-feira, 15, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano. Evento que tem a previsão de participação de cerca de 70.000 mil pessoas e que, sem sobra de dúvidas, será o maior evento gastronômico e cultural, nesse período, na Bahia. Todos os cuidados estão sendo tomados pela gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira/Zelito. Munícipes, visitantes da região e turistas egressos de diversos municípos da Bahia e de outros rincões do país terão à disposição uma grande logística.

A procura foi tanta que a rede hoteleira não tem mais espaço a oferecer. Visitantes poderão se hospedar em residências. Um evento que propicia a eclosão da arte, cultura, entrenimento e, mais que isso, geração de renda.Dentre os órgãos de imprensa que se farão presentes, Tvsaj, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias, Jornal Regional e Infosaj. Imagens, ASCOM Salinas, Edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).  Veja a programação completa:

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de construir um espaço de integração entre as participantes, com troca informações e conhecimentos, promoção e incrementação da renda, acontece nesta sexta-feira (09) e sábado (10), a partir das 8h, na Praça Senador Temístocles, a Feira das Yabás.

O evento é parte das comemorações do Mês da Consciência Negra promovido pela Prefeitura Municipal. Contará com atrações culturais e uma Roda de Diálogos para Troca de Saberes e Fazeres sobre o autoconhecimento e saúde da mulher, permitindo e fomentando o diálogo entre o saber científico e popular. As atividades serão promovidas pelo Terreiro de Umbanda Caboclo Jaguaracy, a partir do Edital Março Mulher 2018, Secretaria de Politicas para as Mulheres do Estado da Bahia.
#NovembroNegro
#RacismoAquiNão
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma noite de muita emoção e homenagens: assim foi a abertura do Novembro Negro 2018. Em Santo Antônio de Jesus, o mês de reverência à consciência negra terá uma extensa programação cultural promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. A abertura, na noite desta quarta-feira (7), ficou por conta da exposição: “Felipinho: Entalhe Por mãos Pretas”.  
Diversas pessoas compareceram ao Centro Cultural para prestigiar a obra do artista santoantoniense. Além de conhecer o trabalho, o público pode acompanhar um trecho do documentário produzido especialmente para exposição que mostra o processo de criação e investiga as inspirações e referências do artista. Acompanhado por familiares e amigos, o homenageado destacou a importância da família no seu processo de formação e agradeceu a todos pelo reconhecimento. 
Em sua fala, a secretária da Pasta, Dene Cortes, agradeceu aos presentes e destacou as demais atrações do Novembro Negro como a I ExpoPreta, Memorial de Um Mestre (homenagem a Mestre Roque), e a exibição de uma Peça de Teatro, além de apoio as atividades promovidas pelas religiosidades de Matriz Africana. A exposição sobre Felipinho segue aberta até o próximo dia 30 com visitação gratuita. Para fechar a noite, o músico Petão e o convidado especial Tim Tim Gomes fizeram um pocket show embalando todos com o som do Reggae Music.  ascom saj

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizou na manhã desta terça-feira (06), no colégio J.B. da Fonseca, oficinas de cultura afro em celebração ao mês da consciência negra.

Os estudantes tiveram a oportunidade de escolher entre oficinas de dança afro, turbantes e rima. A ação é realizada em parceria com a rede municipal de ensino e faz parte da programação do Novembro Negro.


#GovernoDoPovo #NovembroNegro

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo, 11 de novembro, às 16 horas, o Sesc realiza a última etapa do Sonora Brasil 2018 com a banda Sociedade Musical União Josefense (SC). O evento acontece no Sesc de Santo Antônio de Jesus com entrada gratuita e classificação livre. 
Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a “União Josefense” é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina. Formada por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas. 
O projeto Sonora Brasil está em sua 20ª edição e é considerado o maior projeto de circulação musical do país, com mais de 450 concertos por ano e abrangendo mais de 100 cidades, onde incentiva o olhar crítico e cria novos hábitos de apreciação musical. Este ano o projeto teve  como tema ‘Bandas de música: formações e repertórios’.  
Dia 11 de novembro (domingo), às 16h  
Sesc Santo Antônio de Jesus 
Entrada gratuita 
Classificação livre 
Duração: 50 min 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

RANÇAS DE DIFERENTES CULTURAS
O designer mineiro Ronaldo Fraga, por exemplo, trouxe a cultura judaica e seus símbolos como inspiração para sua coleção de inverno 2019. A beleza da marca envolvia traças emaranhadas no todo da cabeça. Já a estilista Denise Valadares, que desfilou sua coleção no Minas Trend, apostou na valorização da beleza natural de cada modelo. Algumas delas tiveram o cabelo solto e natural trançado só na parte da frente, como um pequeno detalhe para realçar ainda mais o rosto das meninas.

 

TRANÇA DE RAIZ E CULTURA AFRO
A trança de raiz foi outro estilo que apareceu recorrentemente nas passarelas do São Paulo Fashion Week. Mais do que um penteado, a trança de raiz, também chamada de trança Nagô, é uma herança cultural africana que data de centenas de anos antes de Cristo. Além da mera aparência, a trança de raiz tem a ver com uma representação de identidade que pode envolver religião, parentesco, estado, idade, etnia. Até hoje é assim, os diferentes penteados reforçam a identidade de quem usa. Na passarela da Apartamento 03, por exemplo, o estilo realçou a beleza do casting composto apenas por modelos negras. um estilo parecido de trança marcou também a beleza de algumas meninas na passarela de João Pimenta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

De 07 a 30 de novembro, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, promove o Novembro Negro 2018, que este ano tem como tema: “Empreendedorismo, nós sabemos fazer”. 
Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações em homenagem ao mês da Consciência Negra, como: a I Expo Preta, apresentação de peça teatral, Encontro de Baianas e Festival de Acarajé, além de apoio as atividades promovidas pelas religiosidades de Matriz Africana. 
*Entalhe Por Mãos Pretas abre programação* 
A programação terá início na próxima quarta-feira (07), a partir das 19h, no Centro Cultural, com a abertura da exposição: “Entalhe Por Mãos Pretas”, retratando a vida e a obra do artista santoantoniense Felipinho. 
Tendo como influências, a arte sacra, a cultura africana e o reggae music, Felipinho trabalha com arte em madeira desde os sete anos quando aprendeu o ofício com o pai. De seu ateliê, saíram peças que hoje estão espalhadas por todo o Brasil, além de países como Alemanha e Itália. Na exposição, com visitação gratuita, o público poderá conhecer um pouco do seu processo de criação, referências e percepções sobre a arte, passado, presente e futuro.ASCON SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de a Livraria Cultura entrar com pedido de recuperação judicial, agora foi a vez de a rede Saraiva tomar uma medida drástica. Nesta segunda-feira (29), ela anunciou o fechamento de 20 lojas espalhadas pelo Brasil. A empresa não confirma a relação das livrarias fechadas, mas segundo fontes do mercado, estão entre elas os pontos de Londrina, Santos (Avenida Ana Costa), Campinas (Galeria Shopping), Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Mogi das Cruzes e dos shoppings Anália Franco, West Plaza e Plaza Sul.

Em comunicado, a Saraiva disse que vem tomado “medidas voltadas à evolução da operação e perenidade do negócio”. Isso inclui, além do fechamento das lojas, o fortalecimento do seu e-commerce, que hoje representa, segundo a empresa, 38,4% do negócio. A rede tem, no momento, 84 livrarias.

“Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal”, informa a Saraiva em nota.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Essa imagem está se movendo?  (Foto Alice Provérbio/Twiiter via BBC News Brasil

Ilusão de óptica tem se propagado pela internet e já foi compartilhada e vistas milhares de vezes.
O que você vê na imagem acima? Ela está se movendo ou está fixa? É um vídeo ou um gif animado? Essa ilusão de óptica tem se propagado pela internet e já foi compartilhada e vistas milhares de vezes. 
A imagem foi publicada no Twitter pela neurocientista Alice Proverbio, uma psicóloga experimental que trabalha analisando o funcionamento do nosso cérebro.O desenho, criado pela artista multimídia Beau Deeley, mostra uma esfera deslizando sobre uma coluna. Ele não é um gif nem qualquer outro tipo de animação. Alice assegura que se trata de uma imagem 100% estática. No entanto, nossa mente é enganada para que pensemos que a imagem está se movimentando.

O efeito que se produz dentro do cérebro ao ver a imagem (Foto: Getty Images, via BBC News Brasil)

"Incrível ilusão de movimento. O V5 é acionado pela saturação de V4", escreveu a cientista em uma rede social. Mas longe de esclarecer por que a imagem se move, sua descrição gerou mais perguntas: o que são V5 e a V4 e porque temos essa percepção de movimento?

O efeito está no cérebro? O efeito é produzido no córtex visual do cérebro, parte responsável por processar tudo o que a gente vê.

Dentro dessa parte do cérebro se encontra o V5 ao qual Alice Proverbio se referiu. "V5 (ou MT) é uma área do córtex que processa o movimento, enquanto o V4 é responsável pela cor e pela forma", explicou Proverbio. "Os neurônios V4 se saturam tanto que a velocidade em que o neurônios MT viajam são interpretados como um sinal sensorial", diz.

(Foto: Beau Deeley/Twiiter via BBC News Brasil)

"É basicamente um exemplo de competição dentro do córtex visual: sempre que um sinal é atenuado ou suprimido por qualquer motivo, outros elementos podem ser representados em níveis cognitivos superiores", explica a neurocientista.A artista Beau Deeley respondeu ao tuíte de Proverbio com outras imagens que têm efeito parecido.

Porém, ela afirma que muito tempo de exposição à imagem pode causar dor de cabeça. E você que não vê nenhum movimento? Isso pode ocorrer se você não estiver usando uma tela suficientemente grande, como as de celular. Mas que se produza um efeito completo, tente mirar a imagem pelo canto do olho ou por uma tela de celular.

O efeito também pode mudar dependendo da distância em que a pessoa vê a imagem ou das formas em si, diz Proverbio. "A área V4 tem preferência por espirais e esferas, o MT é mais dedicado a 3D e estereopsia (duas imagens diferentes projetadas na retina de cada olho), é uma interação muito complexa", escreveu a neurocientistas.

(Foto Beau Deeley/Twiiter, Via BBC News Brasil)

(Foto Beau Deeley/Twiiter, Via BBC News Brasil)

Globo/Negócios

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, torna público o Edital “Desfile da Beleza Negra 2018”, como uma das ações do calendário do Mês da Consciência Negra, nas modalidades infanto-juvenis e jovens.

As inscrições estão disponíveis até o dia 1º de novembro nas escolas municipais, para os alunos, ou na Secretaria de Políticas Especiais para demais interessados.
Confira o EDITAL DE DIVULGAÇÃO https://goo.gl/cdWrsJ para ter acesso ao regulamento.

#BelezaNegra
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo. ASCOM CRUZ DAS ALMAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sempre com o propósito de oferecer cada vez mais variedade e serviços aos clientes, o ganha um novo espaço para os apaixonados por arte na pele. O estúdio ADAILTON NUNES abre suas portas no HOTEL SOLEMAR  primeiro piso com opções de tatuagem e piercing par.

Em um ambiente climatizado, proprietário do stúdio de tatuagem  Adailton tatto , atende todos os estilos de clientes, com uma equipe especializada e técnicas de modificação corporal para todos os gostos.

Com materiais 100% descartáveis, Mais do que apenas um novo estúdio de tatuagem, o local terá a característica do atendimento eclético, personalizado e com a missão de contar histórias através da pele. Com o conceito de não ser apenas uma tatuagem,

Ressalta e defende toda a arte que envolve a criação das tatuagens e a personalidade do artista Adailton. Mais do que um trabalho, o profissional respeitam a trajetória individual dos clientes na hora de escolher o desenho. Todos têm, em comum, o respeito ao significado das tatuagens na história de vida das pessoas que desenham.
A arte também ganha destaque no Estúdio – de dentro para fora: a fachada ganhou todo o traço e expressão do artista visual, . As paredes do Estúdio ganharam personalidade pelas mãos do artista Adailton Nunes, que buscou no nome a inspiração e criou uma imagem linda

O artista executou a obra em camadas de cor – uma das suas marcas O conceito do estúdio e traz identidade para o público já adepto à tattoo,  Adailton Nunes mesmo tempo em que convida os que buscam a tatuagem pela primeira vez. 

Eu defino o Estúdio e como um projeto alternativo, diferente dos conceitos habituais. Não é um ambiente pesado ou com aspecto de clínica. Adailton  tattoo foi pensado de forma mais contemporânea, visando melhor atender com equilíbrio de perfis”, explicou Adailton 
a quem passar pelo espaço.

O artista executou a obra em camadas de cor – uma das suas marcas O conceito do estúdio e traz identidade para o público já adepto à tattoo,  Adailton Nunes mesmo tempo em que convida os que buscam a tatuagem pela primeira vez. 

“Eu defino o Estúdio e como um projeto alternativo, diferente dos conceitos habituais. Não é um ambiente pesado ou com aspecto de clínica. Adailton  tattoo foi pensado de forma mais contemporânea, visando melhor atender com equilíbrio de perfis”, explicou Adailton 
a quem passar pelo espaço.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A primeira etapa do 1º Festival Estudantil de Música da Rede Municipal de Salinas da Margarida realizado na tarde de hoje (19), na quadra poliesportiva de Salinas. Todos ficaram surpresos com a criatividade e a superação de todas as dificuldades encontradas pelos candidatos.Os vencedores desta etapa foram: Leonardo, Vinicius, Messias, Marieli e Bruna e Edvan. A segunda etapa acontecerá na próxima sexta-feira dia 26 de outubro.

O secretário municipal de educação esteve presente, juntamente com diretores e professores. A música por si traz incontáveis benefícios para quem a pratica, dentre eles, os benefícios cognitivos, emocionais, sociais e culturais. O maior ganho do Festival é o envolvimento dos alunos, professores, coordenadores e diretores com a música. JAIRO DE BRITO, Coordenador de Comunicação Social, Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Arena Interativa Coca-Cola, que chegou na Praça Renato Machado, em Santo Antônio de Jesus na última quinta-feira (11), segue com atividades educativas, lazer, esportes radicais e cultura.

Para este sábado (13), a programação, que é gratuita e aberta a todas às idades, inclui diversidade musical com artistas locais, além de acesso livre aos variados equipamentos e brinquedos de esportes radicais e jogos. Já passaram pela Arena cerca de 10 mil pessoas. Até o domingo (14), último dia do evento, o público deve alcançar a marca de 20 mil pessoas.

Neste sábado, as atividades começam às 15h30 com o grupo “Na Pegada Percussiva Prof. Cláudio Sapucaia”, em seguida, às 17h, uma batalha de DJs anima a Praça Renato Machado. Às 20h é a vez do grupo “Rap Sub Solo 75” se apresentar e o dia é fechado a partir das 21h com o Show de Mara Ribeiro.

Além das ações educativas, os visitantes da Arena Interativa experimentam os brinquedos e equipamentos de esportes radicais como a Girobike, uma bicicleta inédita desenvolvida pela Litoral Esporte que gira em 360º; o Full Pipe, um enorme balanço que permite giro de até 360º no eixo vertical; o Bungee Trapolim, uma cama elástica sustentada por dois mastros elevando o participante até 10 metros de altura; e a Torre de Escalada. Todos os aparelhos são abertos ao público, de acordo com a disponibilidade de vagas. A Arena tem ainda atividades e jogos como: skate, futebol de golzinho, basquete de rua, tênis de mesa, jogos de tabuleiro como o xadrez.

A Arena Interativa Coca-Cola é realizada pelo IBDE (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte) com promoção da Litoral Esporte, patrocínio da Solar Coca-Cola e apoio do Governo do Estado da Bahia através do Faz Atleta, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e da Arates. 

SERVIÇO

O quê: Arena Interativa Coca-Cola

Onde: Praça Renato Machado, Santo Antônio de Jesus

Quando: de 11 a 14 de outubro

Horários: das 15h às 22h

Acesso Gratuito (de acordo com a capacidade de cada equipamento) 

VEJA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Domingo 14/10, das 15h30 às 17h e 19h às 22h

15h30: Coletivo Zumbeat

17h: Batalha de DJ

20h: Show de Black Anderson 

Informações:

Darana Relações Públicas. Foto divulgação. Matéria. Tribuna do Recôncavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Isana Pontes

‘Almofadas com Pelos de Gatos’, o mais novo livro do cartunista e animador Caó Cruz Alves será uma das atrações da Festa Internacional Literária de Cachoeira — a Flica 2018. O lançamento  será neste sábado (13), na Fundação Hansen Bahia. Além de apresentar a nova obra, o cartunista participa — no mesmo dia e local–, de um bate-papo com outros dois escritores: Zéwalter e Emanuela de Carvalho, às 16:30, no Espaço Educar Para Transformar.

Trabalho do cartunista Caó Cruz, que também participará de debate na Festa Internacional Literária de Cachoeira.  

‘Almofadas’ tem prefácio da escritora carioca Roseana Murray, especializada em livros infantis, com quem o cartunista baiano tem uma parceria. Em menos de dois meses, será a terceira feira literáriFesta Internacional Literária de Cachoeiraa na qual o livro estará. ‘Almofadas com Pelos de Gatos’ traz como protagonistas gatos descolados, que fazem de tudo um pouco, com muita bossa. A narrativa é sem texto. “Não é um livro sobre felinos, mas uma ficção, a ser decodificada pelo ponto de vista de quem lê. Cartuns, para mostrar que os quadrinhos baianos merecem dos públicos  de todas as idades e escolaridades mais atenção”, pontua Caó. Formação dos leitores

Recentemente, Caó- na foto em seu estúdio- esteve no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento no qual teve um trabalho selecionado e onde aproveitou para lançar ‘Almofadas com Pelos de Gatos’. “Eventos de cartuns relacionados ao humor continuam encantando o público, mesmo em tempos digitais. Eles ajudam a trazer os quadrinhos para seu merecido espaço, ao homenagear os artistas que se dedicam a isso, proporcionando alegria ao leitor”, finaliza. Fotos: Divulgação.Inserção de foto 1(Tvsaj.com.br). Matéria,portalturismotototal.com.br.

PS (Tvsaj): Caó é de Santo Antonio de Jesus. Chegou a residir em Paris, França, onde teve contato com artistas famosos, angariando mais e importantes conhecimentos que são de extrema importância ao trabalho que realiza

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

WESLEY SAFADÃO  é uma das atrações no FESTIVAL DE SALINAS, promovido pela prefeitura municipal, dia 16 de novembro. O evento que acontece anualmente, é, indubitavelmente, um dos grandes acontecimentos da Bahia, não apenas no que concerne às apresentações musicais mas, também, por proporcionaR aos turistas e demais visitantes, a oportunidade de conhecer iguarias da culinária local e, em especial, aos tão propalados frutos do mar, assim como exposição e venda de produtos da cultura local. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Confira a programação cultural da Arena Coca-Cola nesta quinta (11)* 
Acontece nesta quinta-feira (11), em Santo Antônio de Jesus, a abertura da Arena Interativa Coca-Cola. O evento que acontece na Praça Renato Machado também conta com uma diversificada programação cultural realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.  
A Arena Interativa Coca-Cola é realizada pelo IBDE (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte) com promoção da Litoral Esporte, patrocínio da Solar Coca-Cola e apoio do Governo do Estado da Bahia através do Faz Atleta, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e da Arates.

Confira a programação para esta quinta-feira (11):  
15h30 – Balé Adecoarte 
17h30 – Banda Filarmônica Corpo de Bombeiros 
18h20 – Cia Clã do Corpo 
18h30 – Coral do GESCA 
19h – Apresentação teatral: O tempo e o artista 
19h30 – Pequena Rasta – Dança Afro 
19h40 – Pequena Rasta – Roda de Capoeira

Notícias | postado por: Mascarenhas

Puppa Santana volta a Salvador para lançar seu primeiro disco.O show de lançamento será dia 10 de outubro,no Rio Vermelho 

O músico baiano, Puppa Santana, realiza no dia 10 de outubro, na Varanda do Sesi, no Rio Vermelho, o lançamento oficial do seu primeiro disco “Vida”. O show começa às 21h, e contará com a participação especial de Paulinho Andrade, CesairoLeony e Isaías Rabello. 

“Vida” traz 8 músicas inéditas e 2 faixas bônus, que serão incluídas no próximo CD do músico, já em produção, e que será lançado em junho de 2019, na Europa. De acordo com Puppa o primeiro disco é a realização de um projeto de 25 anos de trabalho com a música instrumental no Brasil e marca também sua trajetória pelas cidades onde já viveu e suas relações de amizade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira (4), às 19h, o recital cênico Eu Vou Contar abre a programação do mês das crianças do Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus. A mostra dos alunos de teatro do Programa Esportes e Lazer das Cidades (PELC) têm direção de Milena Dias e direção de arte de Benício Lira. O espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos. 
Em Santo Antônio de Jesus, o PELC oferece 400 vagas nas áreas de teatro, música, dança, ginástica aeróbica, futsal, handebol, para pessoas de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência. As atividades acontecem no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Centro Cultural e Praça CEU’s. Para se inscrever, basta comparecer a um dos locais. 
O Núcleo 24 do programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Esportes e Lazer e Cultura, Turismo e Juventude, com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do Governo do Estado. 
*SERVIÇO* 
*O quê:* Eu Vou Contar – recital cênico 
*Quando:* 04 de outubro, quinta-feira, 19h 
*Onde:* Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus 
*Quanto:* Gratuito 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da SecretariaMunicipal de Saúde e do Projeto Mãos de Apoio, promoveu na tarde de ontem, 20, uma sessão de cinema no auditório da Biblioteca Municipal. Os usuários e servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) se divertiram com o filme nacional "Os Farofeiros". O prefieto Orlandinho e a primeira dama Cilene Pereira também participaram da sessão. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONO MASCARENHAS

A maciça participação de público no evento gospel 'MARAGOJIPE EM ADORAÇÃO", foi uma demonstração irrefutável do sucesso de uma iniciativa louvável do segmento evangélico no município no momento em que aglutinou diversas ideologias em torno de um mesmo objetivo: propiciar a todos os fieis momentos oportunidade de congraçamento em nome do Senhor, à luz das orações e mensagens proferidas, em meio, também, a alegria suscitada através das várias apresentações musicais. 

Fundamental, para o alcance de todo esse sucesso, o apoio hipotecado pela Prefeitura Municipal, na gestão Vera da Saúde, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a égide de Chiquinho e, naturalmente, apoio de outras pastas da atual gestão, atendendo, por conseguinte, a "nação" evangélica que tão bem contribui para o desenvolvimento da sociedade, em especial, através da paulatina construção do esteio ético e moral, emanado das premissas bíblicas.

Prestigiaram o evento, além dos diversos pastores e outros representantes das igrejas envolvidas, Vera da Saúde (prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara de Vereadores); secretários municipais Chiquinho (Cultura e Turismo), Alex Sandro (Infraestrutura), Enea Rangel (Relações Institucionais); Ígor Oliveira (procurador municipal);Lourenço, outros representantes do poder público municipal, do legislativo e de segmentos da sociedade local. 

APRESENTAÇÕES

Logo após orações e mensagens evangélicas serem proferidas, iniciaram-se as apresentações de vários grupos musicais evangélicos, a exemplo de "Grupo Chama do Espírito", "Edilene Nascimento", "Edy Carlos e Banda" "Júnior Rangel e Banda", "Banda Efraim", "Banda Louvai", "Banda Ele Sharay". Todos importantes para a paulatina arregimentação de público que atingiu o ápice presencial no show que fechou a noitada: Aline Barros. 

Renomada cantora evangélica, Aline Barros, bastante cortês, ainda no camarim, onde foi recepcionada por Vera da Saúde ( Prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara) secretários municipais Chiquinho, Alex Sandro, e Enea Rangel; Ígor Oliveira procurador), Lourenço  e outras personalidades, atendeu aos fãs, posando para fotografias para, em seguida, atender à imprensa, oportunidade em que discorreu sobre a satisfação do convite da atual administração, bem como a respeito de sua agenda de apresentações em todo o país. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. Fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais FOTOS (339) em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O município de Jequié, distante 365 dias da capital, completou, nesta quinta-feira (13), 30 dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Em agosto, quando comparado com o mesmo período de 2017, a redução foi de 700%, nas mortes violentas.

Os bons números são reflexos das ações policiais desenvolvidas na região para identificar os criminosos, apreender armas e desbaratar quadrilhas, principalmente de tráfico de drogas.

De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT/ Jequié), Moabe Macedo, uma operação realizada com o apoio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Coordip) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), revelou que os principais mandantes dos homicídios estavam no sistema prisional. “Conseguimos a transferência de alguns integrantes das quadrilhas para o Presídio de Serrinha e reduzimos os índices”, revelou.

O último CVLI na cidade teve motivação passional e o criminoso já foi identificado. “Carlos dos Santos Xavier, assassino do guarda municipal Washington Sousa Pereira, vem sendo procurado. Pedimos o apoio da população na sua busca”, esclareceu o delegado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

AGRADECIMENTO

Não deixa de ser prazeroso, não apenas comtribuir para divulgação da arte e cultura mas, também, o fato de ter sido agraciado com envio de material por paarte das jornalistas Carla Santana e Adriana Jacob, inerente às apresetnações culturais em Caté-Açu, município de Palmeida, a 440 km de Salvador.  Isso é reconhecimento pelo trabalho realizado. Não importa a distância: nosso trabalho está sendo visto. Obrigado. Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br) Mascarenhas

Por Carla Santana e Adriana Jacob

Faltam poucos dias para o jazz se transformar na trilha sonora oficial da Vila do Capão, distrito de Caeté-Açú, localizado no município de Palmeiras, a 440 km de Salvador. Durante dois dias, 21 e 22 de setembro, oito atrações da Bahia, do Brasil e do exterior fazem shows, sempre a partir das 20h, noFestival de Jazz do Capão. O público também pode conferir workshops com alguns dos artistas que participam das apresentações. Toda a programação do evento, que chega a sua 7ª edição, é gratuita. O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A realização é da Cambuí Produções e a produção da Gil e Canella Produções. 

Em contagem regressiva, os artistas já anunciaram um pouco do que pretendem apresentar ao público no evento, que costuma lotar as pousadas e campings do Vale do Capão. O primeiro a subir ao palco, no dia 21, será Stefano Cortese, com seu Trio e convidados, que já é veterano, mas não esconde a expectativa em relação aos espetáculos: “Viverei, mais uma vez, uma dupla emoção: de um lado, como cidadão do Capão, onde moro há 10 anos, e de outro como músico”, resumiu o artista, que pretende apresentar um repertório de músicas autorais, com influências do jazz, da música do mediterrâneo e da música brasileira, além de homenagear compositores brasileiros em seus solos de piano. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Tal acontece em muitos rincões do país a fora, em Santo Antonio de Jesus não é diferente. A cada ano as pessoas, independente de eventuais sentimentos de repulsa, no tocante à situação política vivenciada no país, vão às ruas prestigiar desfiles de escolas, entidades esportivo-culturais e corporações militares que, juntas, fazem com que as pessoas deem asas ao civismo que, felizmente, está latente no seio da população.

Palanque armado, autoridades, dentre elas, Rogério Andrade (prefeito), Dalva Mercês (vice), secretários municipais, Sônia Fontes (infraestrutura), João Spricigo (Serviços Públicos),  Tom (presidente da Câmara de Vereadores, Délcio Mascarenhas, Cao de Dodô, Cristiano Sena,Dr. Daniel,  ao lado dos demais edis, lideranças político-partidárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local, assistiram o desfile com entusiasmo. 

Dentre as corporações que marcaram presenças no desfile, o Tiro de Guerra, 14o. BPM, Corpo de Bombeiros, Maçonaria, Guarda Municipal, etc. Coube às fanfarras (a exemplo da FAMEHTA) e bandas marciais (a exemplo do GESCA), grupos de capoeira e de dança, a efetuação de  apresentações em frente ao palanque governamental. É o momento em que as entidades aproveitam para mostrar um pouco da performance que, geralmente, deixam aflorar nos encontros em que participam nesse e em outros municípios. 

DESFILE POLÍTICO-PARTIDÁRIO

É natural que as facções partidárias, às vésperas das eleições, não percam oportunidade de colocar o "bloco na rua" e o fizeram de forma decente e organizada, evitando os tradicionais "embates". Terminado o desfile das agremiações e grupos esportivo-culturais, a ala capitaneada por Dr. Everaldo Júnior, candidato a deputado estadual, empunhando bandeiras, mostrou-se ao público presente, esperando, naturalmente, que nas eleições de outubro próximo, seus intentos sejam materializados. 

Logo em  seguida, sem intervalo, uma outra ala de partidários: a do candidato a deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho". Também de forma entusiasta, empunhando bandeiras e com bastante animação, levou à avenida um considerável número de participantes, insinuando que no próximo prélio eleitoral mostrar-se-á combativa. 

Fechando o desfile, a ala do Grupo Beijaflor, tendo a frente os candidatos a deputados Alan Sanches (estadual), João Roma (federal), Humberto Leite (ex-prefeito), Dra. Nil, Neto Fama, Dui Souza, Alex de Cate, Chico de Dega (vereador) e outras lideranças que não perderam oportunidade de se mostrar ao público presente, na esperança de que, nas urnas, possam auferir bom resultado. Outros candidatos a deputados não se apresentaram no desfile.De conformidade com que preconiza a Lei Eleitoral 9.504 e normas pertinentes às eleições, oferecemos espaço aos postulantes, com infromações sérias, não tendenciosas, buscando não incidir no desequilíbrio da disputa e o que é mais importante, contrapondo à disseminação de fake news. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS (600)  através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, lançou nesta quinta-feira (6) o edital Prêmio Cultural Grã-Mestre Roque dos Anjos. A iniciativa irá selecionar 20 projetos culturais nas áreas de Capoeira, Teatro; Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Artes Visuais; Design e Moda.  
O Prêmio é fruto da Lei Municipal n° 1372, de 9 de maio de 2017, de autoria do Poder Executivo Municipal e visa incentivar as diversas linguagens artísticas e expressões culturais no município. 
- “Estamos lançando mais um edital para apoiar financeiramente os nossos artistas. É uma alegria muito grande dar mais esse passo para valorizar as expressões da nossa Cultura.” – Declarou a Secretária Dene Cortes, durante o lançamento realizado no Centro Cultural. 
O Prefeito Rogério Andrade destacou a importância da valorização dos artistas e grupos culturais e falou sobre a escolha da homenagem ao Grã-Mestre Roque dos Anjos, falecido em agosto: 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Após lotar o Centro Cultural em quatro apresentações no último fim de semana, a Cia Baiana de Patifaria retorna a Santo Antônio de Jesus para duas sessões extras do espetáculo “A Bofetada”. As apresentações acontecem neste sábado (8) e domingo (9) às 20h.  
*Espetáculo é sucesso de público e crítica* 
Na comédia, o público se diverte com 11 personagens como: Fanta Maria, Pandora Luzia, Eleonora, Vânia e Dirce que se revezam em três esquetes: “O Calcanhar de Aquiles” (de Mauro Rasi), “O Ponto e a Atriz” e “Fanta e Pandora” (ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida). 
A peça tem uma comunicação direta com o público, através de referências retiradas do cotidiano com improviso dos atores Diogo Lopes Filho, Mario Bezerra, Marcos Barretto e Lelo Filho, que também assina a direção, juntamente com o diretor assistente Odilon Henriques. 
O espetáculo tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Os ingressos, à venda no Centro Cultural, custam R$ 50 a inteira. Artistas, estudantes, professores, servidores-públicos, pessoas com 65 anos ou mais e jovens entre 14 e 29 anos inscritos no CADÚnico pagam meia-entrada.  
*SERVIÇO* 
*O quê:* A Bofetada 
*Quando:* 8 e 9 de setembro, sempre às 20h 
*Quanto:* R$ 50 inteira/ R$ 25 meia 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Onde funcionaou a prisão do sal, hoje sedia a prefeitura municpal de Jaguaripe, recôncvo baiano

Por que no Brasil, mais precisamente no Maranhão, os homens não procuram preservar a cultura de seus ancestrais? Isso é o mesmo que perder sua identidade, sua história, ainda mais quando ela é ricas nas mais diversas modalidades, tais como: a música, suas danças, seus ritos, sua poesia, sua literatura, sua arquitetura etc.

Vejo como o Europeu procura manter tudo que está relacionada a sua cultura de forma brilhante, com o respeito e amor não só pelos gestores, mas principalmente pelo povo. É preciso amar a cultura!!! Foi com essa intenção que no dia 31 de agosto de 2011, escrevi “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…” 

A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

fogo que consome as estruturas do Museu Nacional é a imagem-símbolo de como o Brasil costuma lidar com a ciência e a preservação de nossa história. Com 200 anos completos no dia 6 de junho,essa era a mais antiga instituição científica do Brasil e dona do maior acervo de história natural da América Latina, com mais de 20 milhões de itens. Nos últimos anos, entretanto, o orçamento destinado ao museu ficou cada vez mais reduzido, deixando evidente a necessidade de reformas para a preservação do acervo. Não deu tempo. 

O incêndio, que começou por volta das 19h30 deste domingo (2 de setembro), não deixou feridos. Ainda não é possível saber como o fogo começou e nem a extensão dos danos ao acervo do museu, localizado no Palácio de São Cristovão, na Quinta da Boa Vista. Mas as imagens divulgadas dão conta que o estrago é grande: milhares de itens em exposição e que estavam nos arquivos da instituição correm o risco de serem destruídos pelo fogo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

TVsaj.com.br prestigiando, com apoio de divulgação,  à cultura que emerge no seio da sociedade. Diárlogos interculturais.

Por Carla Santana (jornalista)

A edição de 2018 do projeto celebra a força da mulher e propõe diálogo musical contemporâneo entre artistas africanas e afro-brasileiros . A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 6 a 8 de setembro (quinta-feira a sábado), apresentações em que a cantora Virgínia Rodrigues recebe como convidada, Kaloune, artista africana da Ilha Reunião. As apresentações ocorrem dentro do projeto Sons da África, uma série de encontros entre artistas africanas e afro-brasileiros que, na edição 2018, será marcada pela forte presença musical feminina. 

A baiana Virgínia Rodrigues abre a edição 2018 do Sons da África com a missão de construir uma música que fuja dos estereótipos comumente associados ao continente africano. O repertório da anfitriã inclui canções de três álbuns próprios: “Mama Kalunga” (2015), “Mares Profundos” (2004) e “Sol Negro” (1997). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Projetos em qualquer segmento da cultura e da arte, como cultura digital, gestão cultural, culturas identitárias, museologia, acervo, memória, dança, teatro, literatura, e etc, podem se inscrever, até o dia 13 de setembro, na quarta chamada do Edital de Mobilidade Artística e Cultural. 
Com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) a serem investidos em propostas nas áreas de ‘Intercâmbio e Difusão’, ‘Residência Artística’ e ‘Formação Cultural’, artistas, produtores e agentes culturais podem receber apoio para participar e promover ações, cursos e/ou atividades de cultura nos âmbitos nacional e internacional. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Cia Baiana de Patifaria retorna a Santo Antônio de Jesus para comemorar os seus 30 anos de trajetória com o consagrado espetáculo "A Bofetada", que estará em cartaz no Centro Cultural de quinta (30) à domingo (2), sempre às 20h. 
Atores farão workshop gratuito 
Além da peça, os atores da Cia. Baiana de Patifaria vão promover um workshop para atores na tarde de sábado (1º). As inscrições gratuitas e limitadas começam nesta segunda-feira (27) também no Centro Cultural. 
Espetáculo é sucesso de público e crítica 
Na comédia, o público se diverte com 11 personagens como: Fanta Maria, Pandora Luzia, Eleonora, Vânia e Dirce, que se revezam em três esquetes: “O Calcanhar de Aquiles” (de Mauro Rasi), “O Ponto e a Atriz” e “Fanta e Pandora” (ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida). 
A peça tem uma comunicação direta com o público, através de referências retiradas do cotidiano com improviso dos atores Diogo Lopes Filho, Mario Bezerra, Marcos Barretto e Lelo Filho, que também assina a direção, juntamente com o diretor assistente Odilon Henriques. 
O espetáculo tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Os ingressos, à venda no Centro Cultural, custam R$ 50 a inteira. Artistas, estudantes, professores, pessoas com 65 anos ou mais e jovens entre 14 e 29 anos inscritos no CADÚnico pagam meia-entrada. 
 
SERVIÇO 
O quê: A Bofetada 
Quando: 30 de agosto à 2 de setembro, sempre às 20h 
Quanto: R$ 50 inteira/ R$ 25 meia 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nesse domingo, 19, a tradicional Penitência de Sâo Roque, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, em procissão, num percurso de 06 km, desde a Igreja do Carmo, na sede do município, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição de Salinas, onde foi realizada missa campal, proferida pelo Padre Edson Menezes (Zizo, paroco na Igreja do Bomfim). Durante esse trajeto, a participação do padre Elias. 

A imagem de Nossa Senhora,  conduzida sobre um andor, por fieis que se avolumavam à proporção que chegavam ao seu destino. Em vários momentos do trajeto a imagem foi anunciada com o lançamento de rojões (fogos de artifícios), de maneira que todos pudessem apreciar mais um evento religioso e que faz parte da historicidade do município. Município que, diga-se de passagem, desenvolve outros eventos culturais a exemplo do "Festival do Marisco", "São João" e "Arraiá da Margarida" e "Reveillon".

Dentre as personalidades presentes, do atual governo, Wilson Pedreira (prefeito municipal), ao lado do vice Zelito; secretários municipais Esmeraldo dos Santos " Memezinho" (Administração), Lorena Pedreira (Assistência Social), Robson Marcelo (Turismo, Esportes e Cultura), Francisco Santana "Chico" (Saúde), Patrícia Oliveira (Fazenda), Nélson Pinto (Fazenda), Claudio Oliveira (Infraestrutura), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches "Pepinho" (Chefe de Gabinete), Arlindo Sanches (Controladoria); Leticia Alves "Lê" (Secretária do prefeito), vereadores Mara (Presidente da Câmara), Màrica Regina, Jorge Teixeira " Terrinha", Irmão Rogê, Miguel Rosário, além de outros integrantes da administração e representantes da sociedade local. 

O prefeito Wilson Pedreira, ao lado de sua equipe e do candidado de sua conjuntura política, a deputado estadual, Rogério Filho "Rogerinho", durante o trajeto percorrido em direção à igreja, nessa comunidade, além de receber efusivos cumprimentos por parte da população local, aproveitou o ensejo para solicitar apreciação de seu nome na eleição de outubro próximo de maneira que, em logrando êxito, possa representar o municipio de Salinas junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa.

ALÉM DO RELIGIOSO, O LADO PROFANO

Além da procissão, na celebração religiosa, o padre teve a oportunidade de mais uma vez, fazer com que todos possam entender a respeito da imperiosa necessidade do exercício da mais sublime das virtudes: a humildade. Condição necessária para que cada um possa postar-se diante de Deus e, assim, servir aos seus designios. Essa submissão ao grande Senhor do universo é fundamental para que todos possam viver de forma harmoniosa no seio da sociedade. 

Logo após a celebração do ato litúrgico, adeptos da cultura africana, em frente à igreja em epígrafe, realizaram o também tradicional "banho de pipocas", também denominado "Banho de Omulu", indicado para retirar, de uma sò vez, a eventual "carga  negativa" que, porventura, pudesse estar presente naqueles que estiveram expostos a influências.

Terminadas as manifestações de caráter religioso, a população se deslocou à praça principal do distrito para acompanhamento das atrações musicais. Oportunidade, também, para encontros e reencontros, nos tradicionais bate-papos, degustando bebidas e iguarias da culinária local. Nesse domingo, um palco preparado pela administração municipal, visando apresentação, à tarde, do DJ Ferrari. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Notícias | postado por: Mascarenhas

Organizada pela Fundação Vovó do Mangue, a atividade envolve estudantes de colégios públicos e privados do município e da região.  
Atividades de esporte, educação, cultura e arte estão na programação da XX Semana Estudantil da Fundação Vovó do Mangue, com agenda intensa de 14 (terça) a 17 (sexta) de agosto, em Maragojipe, município do Recôncavo baiano. O evento é realizado anualmente pela entidade em celebração ao Dia do Estudante, festejado em 11 de agosto. 
 
Com o tema “Viva o Esporte e Viva sem Drogas”, a 20ª edição homenageia o esportista maragojipano Antônio Brito, mais conhecido como Tony Brito. A programação inicia às 9h de terça-feira, dia 14, com hasteamento de bandeiras na sede da Fundação Vovó do Mangue (Praça Conselheiro Antonio Rebouças, Centro).   
Logo após a abertura, familiares de Tony Brito recebem a homenagem, sendo feita uma apresentação de sua vida e de sua determinação no trabalho voluntário desenvolvido durante 15 anos como instrutor de jiu-jitsu, karatê e capoeira para crianças maragojipanas (Brito faleceu em janeiro de 2013). Ainda pela manhã, o público assiste à apresentação da banda marcial do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck.  




Enquete


PodCast