Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A mais bonita exposição de flores e artesanato da Bahia, com oportunidade de bons negócios para expositores e visitantes.

Até o próximo domingo, 06, esperamos por você na Praça Senador Temístocles. Venha!! #PrefeituraDeCruzDasAlmas .#GovernoDoPovo
#EXPOFLORES

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Logo após ter desferido o pontapé inicial do Campeonato Municipal, no estádio totalmente reformado, o prefeito Wilson Pedreira prestigou, ao lado do vice Zelito, Secretária Mara (Educação); vereadores Miguel (Presidente da Câmara), Terrinha e outras personalidades, prestigiou a "lavagem" da Rua Manoel Peixoto, na tarde desse domingo, 29, em Salinas da Margarida. Ele que, recebido de forma entusiasta, retribuiu gentilezas, numa demonstração insofismável de sua popularidade. Um público considerável fez-se presente, sendo agraciado com as performances das bandas que se apresentaram no local. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, na noite desse sábado, 28, o transcurso de mais uma data natalícia de Antonio Miranda, conhecido popularmente por Sinho, prefeito de Aratuípe, no recôncavo baiano e que se constitui no maior polo cerâmico da América do Sul. Sinho que, nesse terceiro mandato está, naturalmente, muito bem avaliado para, naturalmente, submeter-se  ao crivo popular nas eleições do próximo ano, graças ao inquestionável trabalho que realiza a frente do executivo local. 

PERSONLIDADES PRESENTES

Ao lado da esposa Sandra (primeira dama do município), Anselmo Silva (Secretário de Saúde, respondendo, também, pela Secretária  de Administração e Planejamento), Adriana (Secretária de Educação), vereadores Remelton, Laércio e Julival (Aratuípe), Gesiel (vice-prefeito)  e outras personalidades da administração municipal e familiares, receberam visitas importantes da região, em meio às demais lideranças e representantes de segmentos da sociedade local numa comemoração que ficou marcada pela descontração e espontaneidade. 

Dentre os ilustres visitantes, Eunice Barreto (prefeita de Nazaré das Farinhas, ao lado do esposo e ex-prefeito Izaquinho), Wellington Vieira (ao lado da esposa, filha); Péricles Silva “Pepezinho”, vice-prefeito e Secretário de Assistência Social de Jaguaripe, na gestão que compartilha ao lodo do prefeito Hunaldo Costa; vereadores Nagib (Nazaré), Adilson (Jaguaripe), Toinha de Hugo (Dom M.Costa); empresários Jorge da ISB Placas (S.A.Jesus), Sívio Sande, representantes da prefeitura de Vera Cruz. Também presentes lideranças de Muniz Ferreira como Professor Gileno, ao lado do vereador Valmir “Sempre Presente".

REGOZIJO

Bastante regozijado, diante das presenças, o prefeito Sinho recebeu bastante presentes e, o que é mais importante, abraços da população de Aratuípe que, pelo que ficou demonstrado, está satisfeita por tê-lo no comando desse município que, além da importância histórico-cultural, tem, ostenta de grande destaque no contexto político-partidário e econômico. Além de poderem compartilhar o belíssimo bolo, confeccionado em sua homenagem, os presentes foram contemplados com a performance da cantora Carla (Banda Magia Tropical) que se apresenta, normalmente, em Nazaré, Aratuípe, Jaguaripe e toda região. 

OBRAS EM ANDADMENTO

Além do leque de obras já entregues à população e os serviços oferecidos através de todas as secretarias, a administração municipal vem trabalhando em torno da reforma da quadra poliesportiva do centro da cidade que, em que pese ter se iniciado há alguns anos e não ter sido concluída por administrações que antecederam a atual gestão, está a pleno galope para ser entregue, logo-logo aos desportistas locais. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsja.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju). Veja mais fotos através o link FOTOS, no topo do site. Vem aí o novo TVSAJ.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa 6a. feira, 20, no salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, em Santo Antonio de Jesus, o evento de filiações do PRB (10), com participação do pré-candidato do Grupo Beija-flor, Careca (empresário, ex-vereador, 2 mandatos), deputados Alan Sanches e Arimateia (estaduais) e João Roma (federal); ex-vice-prefeito Coi  Mercês; vereadores Chico de Dega, Chispita e Pedro de Teca; entre dezenas de empresários, Dadal (Vila Mix), André de Zé de Noé, Roquinho da Sampaio Motos, Jorge Ribeiro, ex-secretários municipais José Carlos Toneto e Dra. Gilsonilda Correia "Dra Nil" (advogada e articuladora político-partidária em Santo Antonio de Jesus e Muniz Ferreira), Dra. Andressa Andrade; Dr. Kaique e Tia  Adriana, (presidente e vice, respectivamente, do PRB), Walter Coelho (ex-vereador), Dr. João Gabriel e diversas lideranças do município e região. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, deferências elogiosas não só à legenda que se organiza para participação, de forma competitiva no processo eleitoral do próximo ano, bem como no que concerne à pré-candidatura do ex-vereador e empresário Careca, ao executivo municipal. Dentre as falas, as que foram mais contundentes no que diz respeito às nuances da rivalidade política no município, as dos vereadores Chispita e Chico de Dega. 

O deputado estadual Arimateia que tem Santo Antonio de Jesus como um dos municípios que hipotecaram uma significativa quantidade de votos a sua eleição, através das lideranças que o apoiaram e que teve em Nazaré das Farinhas, apoio da ex-presidente da Câmara, Anita e outros aliados, iniciou sua fala enaltecendo a representatividade do partido do município. Aproveitando o ensejo, reportou-se ao regozijo de, na egrégia casa legislativa estadual, compartilhar da companhia do deputado Alan Sanches. 

Alan Sanches, por sua vez, um dos parlamentares que mais participa e suscita discussões na defesa dos interesses da população, na egrégia casa legislativa, também discorreu acerca das perspectivas que, no seu entender, se abrem para o município de Santo Antonio de Jesus com a participação do PRB e das premissas em que se apoia o Grupo Beija-flor para o embate politico do próximo ano. Ele que, diga-se de passagem também desenvolve u meritório trabalho em Muniz Ferreira, ao lado de Dra. Nil e aliados, a exemplo do vereador Valmir que, também prestigiou o evento. 

João Roma, ex-secretário na gestão municipal ACM Neto (Salvador) e atual deputado federal, também marcou presença no evento. Ele que consegui, no último pleito, apoio substancial de municípios do recôncavo, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Nazaré, Sapeaçu. Ele que tem sido um dos parlamentares mais atuantes junto ao Congresso Nacional, representado a Bahia e contribuindo para a aprovação de leis que versam sobre uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Careca, em sua primeira aparição oficial como pré-candidato ao executivo municipal, falou do seu intento e do grupo no que concerne a uma pré-candidatura que, segundo ele, possa emergir da vontade do povo. Já nesse primeiro encontro, mostrou espírito de liderança e humildade. Questionado sobre especulações de que o ex-prefeito Humberto Leite estaria chateado diante da condução inicial dos trabalhos, por parte da ala em que já desencadeia essa pré-candiatura, com apoio de empresários e lideranças políticas, o ex-vereador foi enfático de que o ex-prefeito, nautralmente, é candidato mas que as portas do grupo estão abertas. Vamos acompanhar, natualmente, a demarche do grupo e o que possa acontecer daqui para frente. Finalizando o evento, coube ao Dr.Kaíque, presidente local do PRB, a apresentação dos nomes que, com ele, fazem parte do diretório municipal do partido. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos entrevistas, no decorrer da semana. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topi do site. Publicaremos ENTREVISTAS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Numa realização da Secretaria da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese  a indiferença que campeia no seio dos poderes públicos, na esfera federal, em vários estados e milhares de municípios, no que concerne à imperativa necessidade de preservação ambientaL, fomentada graças a interesses pecuniários,  por parte de fatia substancial de empresários que, na defesa de seus interesses, preterem toda e qualquer ação que traga, no seu bojo, a preservação da natureza, felizmente, a existência, aqui e acolá,  de "oásis de resistência".

E Dom Macedo Costa, na manhã desse domingo, deu uma demonstração cabal sobre como contribuir para a estagnação desse processo de dizimação ao estabelecer como temática no desfile cívico de 7 de setembro, a imperiosa necessidade de preservação do meio ambiente, através de suas alas muito bem organizadas. Alas que, tal qual uma redação, mostraram abertura, desenvolvimento e conclusão, dando asas à reflexão no seio da sociedade de um município de parcas dimensões territoriais, todavia, grandiosas concepções existencialistas. Imagens, Júlio, Antonio e Bruno Mascarenhas. Tvsaj.com.br/ Saj Notícias e Gazzeta do Recôncavo. Confira o VÍDEO. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A população de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, teve a oportunidade de, nesse sábado, assistir o grande desfile cívico de 7 de setembro, num evento realizado pela Secretaria de Educação e participação das demais pastas do governo Egnaldo Piton/Sinhorzinho, no percurso que se estendeu do Bairro da Urbis ao centro da cidade, animado por fanfarras e o Grupo de Escoteiros Grato Oásis de Conceição do Almeida. Um evento que se notabilizou, não apenas pela presença de público e belas apresentações mas, também, pelo enfoque relacionado à preservação ambiental. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além Egnaldo Piton (prefeito), Sinhorzinho (vice), Élida Piton (Secretária de Educação), os demais titulares de pastas do atual governo, Manoel Antonio (Transportes, Obras e Serviços Públicos), Luana Piton (Saúde), Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente),  Jamile Piton (Administração e Saúde), Selma Lemos (Assistência Social);vereadores Bahia (Presidente da Câmara), Jailton Bochecha, Edmundo, Lene e Cátia (oposição). Também, dentre os presentes, Jorge Soares (Diretor da Escola Maria Bernadete), ao lado de Luzileide e Luana Ribeiro (coordenadoras do Fundamental I e II, respectivamente), Jajai (organizador do evento), Ala Piton (vice-diretora) e tantas outras personalidades locais. Em meio ao grande público, Dra. Geralda (Gelly), advogada, professora da FACEMP e assessora da Câmara de Vereadores. 

TEMÁTICA RELACIONADA À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Nada mais contemporâneo do que aproveitar um desfile dessa magnitude, na data magna do pais, para chamar a atenção no que concerne a imperativa necessidade de preservação do meio ambiente. Aproveitando o chamamento mundial no que concerne à luta contra a devastação da Amazônia, através da paulatina e crescente derrubada de árvores, várias alas levaram às ruas caracterizações, alegorias, apresentações que, com certeza, provocaram reflexões no seio da sociedade, desde as práticas cotidianas, relacionadas à coleta seletiva, à necessidade de posturas que, deveras, contribuam para uma sociedade preocupada com a sustentabilidade. Um trabalho muito bonito e que, sem sombra de dúvida, deve ser copiado por outros municípios de todo pais. 

HOMENAGENS

Em meio às apresentações, prefeito, vice e secretáriado foram homenageados com mudas, simbolizando, naturalmente, todo um esforço da atual administração na luta pela agricultura e meio ambiente. Dom Macedo Costa, município de pequena dimensão territorial mas que mostra uma grandiosidade digna de registro, graças à impetuosidade de sua gente que, sintonizada com a realidade, externiza toda uma preocupação com a sustentabilidade, fazendo sua parte. Veja mais fotos a partir do link FOTOS. DIVULGAREMOS VÍDEOS.  

  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Centenas de pessoas acordaram cedo neste sábado, 7 de setembro, para acompanhar as homenagens ao Dia da Independência da República, em Santo Antônio de Jesus. Este ano, por conta da interdição na rodovia BA-046, as comemorações aconteceram em novo local. As solenidades, tiveram início às 7h30 com o Hasteamento das Bandeiras, realizado em frente à Igreja Matriz.

Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade, acompanhado pela vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, vereadores, secretários e autoridades, passou em revista às tropas militares, abrindo o Desfile Cívico.

Ponto alto das festividades, o desfile deste ano teve como tema: “O Recôncavo no Brasil”, com uma homenagem aos municípios que compõem a região.Além das escolas da Rede Municipal de Ensino, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Filarmônicas, Guarda Civil Municipal, SAMU, Guardiões da Vida, Lojas Maçônicas, Escoteiros, grupos esportivos, culturais e secretarias municipais também desfilaram.

O Grito dos Excluídos também se fez presente com mensagens pela preservação da Amazônia, contra o feminicídio e em defesa da Educação.O público acompanhou e vibrou durante as mais de 3 horas da marcha, que foi encerrada com o já tradicional arrastão comandado pelos grupos Hip Hop em Movimento, DRC e Swing 99.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta quarta-feira (14), a prefeitura deu início aos serviços de requalificação asfáltica em toda a extensão da Av. Vereador João Silva (Rua da Linha). O Prefeito Rogério Andrade acompanhou o início dos trabalhos e conversou com moradores do local a respeito do andamento das obras. No total 7.920 m² de área receberão asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).

Na primeira etapa da requalificação, a Rua da Linha ganhou novo meio fio de ambos os lados das pistas, concreto para a base das pistas de cooper, construção de passeios nas duas vias e instalação de 104 modernos postes de iluminação de concreto. Após o asfalto, a prefeitura dará início a etapa final, que engloba, dentre outras coisas, novos braços de postes, lâmpadas de LED, ac. Materia, ASCOM da Prefeitura

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENAHS

Em evento realizado  nessa segunda-feira, 12, no Salão de Evento do Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, a Rádio Clube FM, promoveu a reestreia do renomado radialista Lélis Fernandes, a frente do Programa Falando Alto, que, agora, com nova roupagem e equipe super preprarada, terá tudo para levar informações ao seu público e, mais que isso, dar espaço ao exercício de cidadania. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Compondo a mesa, nesse primeiro programa (nessa nova fase), além de Lélis Fernandes, Rogério Andrade (prefeito), Dalva Mercês (vice-prefeita), Tom (Presidente da Câmara), Jairo Roupa Nova (empresário) e Inácio Inô (radialista). Além deles, compareceram ao evento profissinais liberais, empresários e lideranças políticas como Joel da Contabilidade, Joel Cardoso, Geraldo Reis, Dr. Tênisson Reis, Dra. Vilma Reis, Antonio Diniz, Anatália, Dr. Francisco, PIcopel Pimenta, secretários muncipais Sônia Fontes, Cíntia Reis, Dene Cortes, Abel Braga, Luciana (Fazenda), Geraldo Spricigo; Koke Machado, Dr. Humberto, Chico de Dega, Carlinhos do Bahia, Daniel Ribeiro, Délcio Mascarenhas, Conça Sampaio, Gerente do SAM,Ramom de Sena (Vice-prefeito de Sapeaçu), Shampoo, Zenilton Conceição, Zé Reis Filho, Walter Coelho, Anatália, familiares de Lélis e diversas outras personalidades. 

NOVA EQUIPE E MELHOR OPERACIONALIDADE LOGÍSTICA

A emissora, que opera na frequência 92.7, dá uma nova guinada, não apenas em sua programação mas, também e principalemnte,, no que concerne ao quadro de profissionais. Além de Lélis Fernandes, as chegadas de Edilson Oliveira (programador), Felipe Pereira (repórter jornalístico), Eliene Sampio (Gerente Comercial), juntando-se a grandes profissionais como Ney Santana (Diretor Geral), Humberto Carlos (apresentador), Fábio Barriga (repórter) e Hélio Alves (reporter). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS SÍNTESE DOS PRONUNCIAMENTOS EM VÍDEO

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

ECOE (Encontro Cultural Oficial Esportivo) acontecerá no próximo dia 17, em Salvador e, na oportunidade, o Instituto Tenente Breno estará recebendo doações em prol das obras sociais da AMAC. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HUNALDO COSTA,  jovem prefeito de Jaguaripe, marcando presença na sessão solene da Câmara de Vereadores de Salinas da Margarida, na manhã desse sábado, 27, quando o município deu início às comemorações alusivas aos 57 anos de emancipação política. 
Eloquente, Hunaldo falou da relação de amizade que ostenta com o prefeito Wilson Pedreira, sua equipe de governo e população. Rasga elogios à gestão Wilson Pedreira, elencando realizações de seu colega de legislativo. Ele que, com Wilson, "duelam" entre os que são considerados os melhores prefeitos da Bahia.

DISCURSO ELOQUENTE E PRÁTICAS TANGÍVEIS

Não apenas em face do discurso eloquente que lhe é peculiar, as ações, mesmo as imateriais, mostam-se, sempre, tangíveis, à luz de todo um aparato organizacional que as revestem.  Graças a esses "ingredientes" é que se mostra fortíssimo pré-candidato à reeleição, em Jaguaripe, e já venha sendo apontado como virtual pré-candidato a Deputado Estadual. Ele, naturalmente, nega esse segundo intento. Assevera que sua missão, no momento é continuar representado com altivez seu município. Carismático, é daqueles que tem na capacidade de diálogo o nectar da relação interpessoal. O futuro...bem o futuro, talvez a ele não pertença, no que concerne à atual resistência ao que já vem sendo propalado. 

UM "TRATOR", NA BUSCA DE BENEFÍCIOS PARA JAGUARIPE

  1. No último final de semana ele, ao lado de sua equipe, e em companhia do seu deputado federal Antonio Brito (o de melhor desempenho na área de saúde, na região), entregou, na comunidade de São Bernardo a Unidade Básica de Saúde de São Bernardo em seu município, equipada com os mais modernos equipamentos, dentre eles, os relacionados à odontologia. "- Uma policínica...", como se referiu o ex-prefeito Arandas. O deputado, por sua vez, foi tácito em sua fala: " - Dá gosto trabalhar com Hunaldo...! 

Hunaldo que, no próximo dia 04, estará promovendo nova inauguração, convenhamos, é um nome que, sem sombra de dúvidas, cresce, a cada dia, não apenas em seu município mas, deveras, em toda região. Teve a capacidade de, ao lado de seu grupo político, hipotecar a maior votação proporcional ao deputado Antonio Brito, dentre os 300 municípios que fazem parte de sua base eleitoral.  Imagens, texto, Antonio Mascarenhas, Tvsaj.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (28), a agenda começa cedo: às 7h, com Aulão de Zumba, após atletismo e ciclismo na Praça Senador Temístocles. Teremos também inauguração da Praça Esportiva Silvestre Caldas e final da Taça 29 de Julho, às 9h, na Coplan; inauguração do calçamento da Rua Novo Horizonte/ 1ª travessa Novo Horizonte, Rua J e Praça Vale do Sol, no Bairro Sorriso e São Judas Tadeu. À tarde tem programação infantil na Praça Senador Temístocles, a partir das 15h, e à noite shows na Praça Multiuso. Cruz das Almas: o melhor de sua história é seu povo! #CruzDasAlmas122anos, #PrefeituraDeCruzDasAlmas, #GovernoDoPovo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Grupo CTO, referência em traumatologia e ortopedia, promoveu, neste sábado (27), um mutirão de exames de raio-x. Cerca de 200 pessoas que aguardavam no Sistema Único de Saúde (SUS), há no mínimo um mês, foram beneficiadas com o investimento feito pela clínica, em comemoração aos 20 anos de atuação.

Pacientes de diferentes idades foram recepcionados no estacionamento do CTO, situado na Avenida Barros e Almeida, e direcionados para a triagem feita por um grupo de profissionais multidisciplinares. "A clínica realiza exames complementares, atua com medicina do trabalho e o nosso aparato e experiência possibilitaram a realização de um cuidado completo, um atendimento mais abrangente do que somente a realização de um raio-x", apontou Dr Everaldo, médico ortopedista e sócio proprietário do Grupo CTO.

Em comemoração aos 20 anos, além do investimento na ação social, o Grupo CTO repaginou as instalações internas e externas, priorizando aconchego e funcionalidade. "Inovar, mas ainda assim, demonstrar tradição no que faz é uma marca do CTO. Nos preocupamos com o bem-estar de todos, desde os colaboradores aos nossos pacientes. Esse cuidado, essa coerência no que se faz, demonstra que a nossa empresa é séria, sólida e está sempre pronta para servir à população", conclui Dr Everaldo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 23, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por parte da atual gestão, coletiva de imprensa que teve por escopo apresentação da programação inerente às comemorações aos 122 anos de emancipação política do município. Compondo a mesa, Orlandinho (prefeito), Max Passos (vice-prefeito e Secretário de Relações Institucionais), Ronaldo Anias "Well" (Secretário de Esportes, Cultura e Lazer) e Mário do Jornal (Secretário de Educação). Também presentes, na oportunidade, os secretários Pedro Melo (Agricultura e Meio Ambiente), Pablo Rezende (Políticas Especiais) e Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), além de outros integrantes da administração. 

Representando a imprensa local e da região, Paulo Galvão e Natan (Forte da Notícia e Transamérica FM), Juninho (Portal Cruzalmense), André (Informe Cruz), Alessandro (O Independente), Magnata (Folha Cruz), Marcelo (Forte da Notícia), Roger Cerqueira (Rádio Excélsior), Sílvio Caldas e Leônidas (Santa Cruz FM), Mascarenhas (Tvsaj.com.br), Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo e Edy Lima (Jornal Regional). 

Os gestores, em seus pronunciamentos, agradeceram pela participação da imprensa e, assim como o tem feito, durante toda a gestão, deu espaço aos questionamentos, não apenas no tocante à programação em apreço mas, também, com relação à qualquer assunto que se relacionasse ao atual governo. Nesse sentido, todos os questionamentos formulados foram respondidos a contento. 

 

AMPLA PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 24/07

Fórum Tancredo Neves: 15h, Inauguração da Unidade da Defensoria Pública da Bahia; Quarta no Coreto: 14h - Exposição de Artes Plásticas; 19h Exposição de Artes Plásticas, 21h - Show musical

QUINTA-FEIRA, 25/07

08h - Missa em homenagem ao dia do Agricultor, na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso; 10h - Premiação do concurso Delícias do São João, no Salão Nobre; 18:30h - Papo com o povo

SEXTA-FEIRA, 26/06 

9h -Praça principal (Salão Nobre)

O melhor de Cruz das Almas: Recepção aos homenageados

SÁBADO, 27/07

19h - Aniversário da Casa da Cultura; Show musical na Praça Multiuso: 22h - Seis de Ouro; 00h- Felipe Ramos; 02h- 100% Vem Sambar

DOMINGO, 28/07

Na praça Senador Temístocles: 07h - Aulão de Zumba; 08h - Atletismo; 15h - Show de Mágica com Cauâ Mafra; 16h - Show musical e teatro de bonecos; 18h- Apresentação de peça teatral infantil Pindorama;

Paralelamente: 08h- Inauguração da Praça Esportiva Silvestre Santana Caldas; 09h- Final da Taça 29 de Julho (Grêmio X Ideal); 12h - Inauguração das ruas Novo Horizonte/ 1a. Tv da Rua Novo Horizonte e Rua J E Praça Vale do Sol no Bairro Sorriso/São Judas Tadeu. 

Show Musical na Praça Multiuso: 22h - Jau, 00h- Sem Retoque, 02h-Banda Alfaya; 

SEGUNDA-FEIRA, 29/07  (Data Magna)

07:30h - Hasteamento das bandeiras no Paço Municipal; 08h - Missa em ação de graças na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso; 10h - Sessão solene na Câmara de Vereadores; 14h - Desfile Cívico. Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Entregue, na tarde desse sábado, 20, na comunidade de São Bernardo, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a mais nova Unidade Básica de Saúde do município, devendo atender às demandas reinantes na localidade. Mais uma ação da atual administração que, além de empreender obras de infraestrutura em outras vertentes, dá uma especial atenção á área de saúde, seja na sede, seja nas comunidades do município que, diga-se de passagem, é detentor da maior malha de estradas vicinais. .

A nova unidade passa a oferecer condições ideais para o desenvolvimento das ações da estratégia saúde da família, de modo a oferecer acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice e secretário de Desenvolvimento Social), Simone (secretária de saúde interina, substituído a titular Larissa Costa, em licença maternidade), Antonio Brito (deputado federal), Wilson Pedreira (prefeito de Salinas da Margarida); secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal (Infraestrutura, Fernanda Gomes (Educação), Obras e Serviços Públicos), Zete (Planejamento, Administração e Finanças), Reinevaldo da Conceição (Agricultura e Meio Ambiente), Rosiel (Chefe de Gabinete); ex-prefeito Heráclito Arandas. 

Também presentes os vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Célia Cavalcante, Negão, Jorge Luís, Renato e Robson, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da população prestigiaram a entrega de mais um instrumento de saúde, dentro de padrões de qualidade, contribuindo, por conseguinte, para melhores condições de saúde no município. 

PRONUNCIAMENTOS E HOMENAGENS

Adeilda, em sua fala, após agradecimentos ao prefeito, deputados, à Secretária Simone e à titular Larissa Costa, enfatizou a participação da empreiteira, sob o comando de Ivanildo, Dra. Maria do Carmos, vereadores, secretários. Ela que, em nome dos funcionários da unidade, entregou uma placa ao prefeito Hunaldo pela relevante gestão que empreende no município. 

Idelfonso, Agente Comunitário, destacou a trajetória de desenvolvimento da comunidade, desde Nai ao atual gestor. Discorreu sobre sua participação na Conferência Estadual de Saúde e no seio do Conselho Municipal de Saúde. Parabenizou o deputado Antonio Brito por atender ao apelo da população, através da gestão capitaneada por Hunaldo Costa/Pepezinho. 

Simone Mota, secretária interina da Saúde, por sua vez, asseverou que a UBS é fruto de todo um trabalho desenvolvido pela atual administração que procura contemplar a todas comunidades. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade", pontuou. Ela que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho e aproveitando o ensejo destacou o brilhantismo da titular Larissa Costa.

Adé, presidente da Câmara, em sua fala, parabenizou toda a equipe de saúde e ressaltou a participação da Câmara junto à atual administração. “Parabenizo todos os envolvidos em especial ao nosso Prefeito que está entregando mais uma obra para o nosso município”. Chegou a dizer que, seja Antonio Brito, Arandas ou Pepezinho, o município estará muito bem representado, logo após a reeleição de Hunaldo. 

Adilson, Vereador, além dos tradicionais cumprimentos e parabéns, aproveitando o ensejo, também externou reconhecimento ao trabalho do prefeito Hunaldo e Antonio Brito e, aproveitando o ensejo, solicitou ambulância, ao deputado e, ao prefeito, requalificação da praça e uma academia de saúde para a comunidade de São Bernardo. Saudou e agradeceu ao prefeito Wilson pela ajuda a ele dispensada em sua campanha política. 

Heráclito Arandas, ex-prefeito, discorreu, em sua fala, que a nova Unidade de Saúde vai propiciar melhores condições de trabalho aos servidores, além de todo um conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.  “Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. A partir de hoje, a nova UBS estará de portas abertas para recebê-los. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município”, finalizou.

Wilson Pedreira, prefeito municipal de Salinas da Margarida e detentor de uma propriedade nessa comunidade, também prestigiou o evento protagonizado pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho, com quem mantém excelente relação. Em seu pronunciamento, destacou a respeito do trabalho de Nai, Arandas e, agora Hunaldo no município e também citou o destacável trabalho desenvolvido pelo deputado federal Antonio Brito, nome que, segundo ele, gostaria de contar na defesa dos interesses de Salinas da Msrgarida. 

Péricles Silva, conhecido carinhosamente por Pepezinho, enfatizou que o sucesso da administração deve muito à parceria que ostenta com o deputado Antonio Brito. Asseverou que para que o município possa receber benefícios é essencial que esteja (como está), organizada. Parabenizou o trabalho da Secretária Larissa Costa e da interina Simone Mota. Enalteceu sequência de realizações dos governo Nai, Arandas e Hunaldo. 

Antonio Brito, deputado federal, bastante emocionado com a acolhida em mais uma visita ao município, além dos recursos canalizados para construção da UBS, conseguiu que a unidade pudesse receber um equipamento odontológico para atendimento à comunidade. “A entrega desta nova unidade de Saúde, é o resultado dos nossos esforços para cuidar melhor da saúde da nossa população. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população, que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história. “Espero que a comunidade e os profissionais que aqui estão, aproveitem este local projetado com todo o nosso amor”. 

Hunaldo Simões Costa, prefeito, em sua fala, fez referência ao recebimento de emendas impositivas preconizadas pelo deputado federal Antônio Brito “A nossa administração ainda vai entregar à população mais Unidades Básicas de Saúde. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade que pertence a todos.”  Citou a crescente votação de Antonio Brito no município, numa demonstração inequívoca de que a parceria, de fato, vem dando certo. 

RECADO À OPOSIÇÃO

Finalizando sua fala, o prefeito "mandou recado" às pessoas que se dizem oposicionistas ao seu governo: "Não se iluda o grupinho de Whastapp: Pode vir quente que estou fervendo", numa insofismável demonstração de segurança, à luz da austera e construtivista administração que vem desenvolvendo no município e que, sem sombra de dúvidas, habilita-o, não apenas à reeleição para mais quatro anos a frente do executivo  mas, também, a postulação, na frente, de uma candidatura vitoriosa a deputado estadual. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremoas víceos e entrevistas. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado, na tarde dessa segunda-feira, 15, no Fórum Edgar Mata, centro, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, numa iniciativa do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - BA, vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia que, em parceria com as prefeituras municipais de Nazaré das Farinhas, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Jaguaripe e Aratuípe, entregou à população, esse importante instrumento de mediação

Tendo por escopo atender às demandas que emergem nesses municípios, nas áreas cível e familiar, o CEJUSC terá uma importante missão no sentido de fazer com que eventuais conflitos não sejam postergados ao longo do tempo, significando, com tudo isso, menos dispêndios financeiros por parte das partes e, o que é mais importante, diminuição drástica de animosidades  que, geralmente, deixam resquícios entre aqueles que, literalmente, de digladiam em embates, muitas vezes, desnecessários. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Na composição da mesa, personalidades como os gestores municipais Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Wellington Sena Vieira (Muniz Ferreira), Antônio Miranda da Silva Júnior "Sinho" (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe) e Wilson Ribeiro Pedreira (Salinas da Margarida) e Ben Wilson, Vice-prefeito de Nazaré. Eles que, além de desenvolveram meritórios trabalhos nos municípios em epígrafe, dão uma demonstração cabal, irrefutável, de união de esforços, também, na esfera de cidadania.

Representando o Poder Judiciário Estadual os Desembargadores Olegário Monção Caldas e Ivanilton Santos da Silva, as juízas Dra. Rita de Cássia Ramos de Carvalho (juíza Assessora da Presidência II, Coordenadora do NUPEMEC), as Juízas de Direito Monique Carvalho Gomes e Caroline Rosa Velame Vieira (Diretora do Fórum); representando o Ministério Público a Promotora de Justiça Thelma Leal; representando os OAB/BA Dr. Adriano Balbino, além de vereadores  locais como Idma (autora do projeto em Nazaré), Laura, Abinael, Nagib Neto, Valdo da Locadora, Jorgina.

Também presentes Heráclito Arandas (Ex-prefeito de Jaguaripe), José Carvalho (prefeito de Iramaia),Pepezinho (vice-prefieto de Jaguaripe), Izaque Filho "Izaquinho (ex-prefieto de Nazaré), Luzia Hortência (Secretária de Educação em Muniz Ferreira), Maria Clara (Secretária de Saúde de Nazaré), vereadores de Muniz Ferreira como Rai da Saúde, Alan de Minde, Pato Rouco (liderança em Nazaré) e outras autoridades desses referidos municípios e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, referência à importância que essa unidade terá para  esses municípios, notadamente no que concerne ao amplo acesso à justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos, através de mediações nas áreas de família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade) e área cível (nas questões de menor complexidade que envolvam conflitos de vizinhança e cobrança de dívidas, etc).  

A prefeita Eunice, em seu pronunciamento, discorreu: “Nosso município mostra altivez com essa conquista pontuou a prefeita Eunice exaltou a conquista de Nazaré. “É motivo de orgulho para nós, de estar entre as poucas cidades do recôncavo da Bahia a oferecer este serviço. os serviços de orientação e a retirada gratuita dos seguintes documentos: Certidão de nascimento, alimentos e reconhecimento de paternidade. O serviço é inteiramente gratuito. A unidade de Nazaré vai atender também Muniz Ferreira ,Aratuípe, Jaguaripe ,Salinas “Vamos ter facilitado o tempo de acesso das famílias à Justiça” “O Tribunal de Justiça tomou a iniciativa e buscou a Prefeitura como parceira. Com este convênio que estamos firmando agora vai ser possível atender às causas que estão paradas na justiça aqui em Nazaré e garantir que tenham uma solução rápida”. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, e a Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), realizaram no último domingo (14), a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu. As lutas aconteceram no Ginásio de Esportes e reuniu cerca de 300 competidores. A organização do torneio foi mais demonstração de valorização ao esporte.

Os atletas representaram várias cidades da região, como: Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Castro Alves, Amargosa, Maracás, Ilhéus, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Alagoinhas e Cruz das Almas. O vice-presidente da FBJJMMA, Ricardo Caldeira, afirmou que a quantidade de participantes superou as expectativas e agradeceu a colaboração e o apoio dado ao evento pelo prefeito Orlandinho e o secretário de esporte, cultura e lazer Wel Anias.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Paulo Galvão Filho | ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Entregues, na manhã desse domingo, 07, por parte do prefeito Rogério Andrade e vice Dalva Mercês, as obras de pavimentação da Avenida Beira Mar e urbanização da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, num evento que contou com a participação dos vereadores Uberdan Cardoso, Dr. Francisco Freire, Cristiano Sena, Chispita, Cao de Dodô; secretários Fátima do Benfica (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Abel Caldas (Esporte e Lazer), Sônia Fontes (Infraestrutura), João Geraldo Spricigo (Serviços); Cloves Ezequiel (SMTT), presidentes de partidos e de associações, bem como diversas lideranças político-partidárias. 

Acompanhado de sua comitiva, o mais alto mandatário do município foi recebido pelos presentes e por moradores da Avenida Beira Mar. Ele que, em entrevista, exclusiva à Tvsaj e Tv Notícias 24 horas, elencou outras realizações e previu novas intervenções de infraestrutura que logo logo serão iniciadas no município. Falou, ainda, acerca da contemplação de Santo Antonio de Jesus como a terceira maior administração municipal da Bahia. 

HOMENAGEM

O chefe do executivo municipal, em seu pronunciamento, momentos após o descerramento da placa de inauguração, falou a respeito da homenagem prestada ao  seu saudoso genitor.da liderança Rosevaldo, conhecido popularmente por "Shaolin!". Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos Vídeos e entrevista. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Não temos como devemos como enquadar uma administração municipal no rol daquelas que, deveras desenvolve um trabalho construtivista se não pudermos constatar que suas ações perpassam as de cunho materialista. Obras de infraestrutura, a maioria o fazem, contemplando educação, saúde, paisagismo, desporto, etc. Ações  muito importantes mas que não atendem, por completo anseios que emergem do seio da sociedade. 

ELO ENTRE O PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Seja no contexto familiar, seja no seio da sociedade como um todo,  não temos como vislumbrar um futuro promissor se não procurarmos inserir elos entre esses três estágios etários. E a cultura é, insofismavelmente, o elemento que intermedia essa trajetória existencialista. Não há como pensar o desenvolvimento de uma sociedade se dentro de nós mesmos não sejam exauridos pensamentos que promovmarupturas entre passado, presente e futuro.

CULTURAS MATERIAIS (tangíveis) e IMATERIAIS (intangíveis)

Há uma tendência natural  no sentido de se valorizar mais (e bem mais) tudo aquilo que é visto e tocado e que se insere no materialismo. Faz parte da natureza humana que se apega ao corpóreo. E é ume tendência no âmago da antropologia. Um livro é importante para a postergação de conhecimentos, servindo de fonte de cultura. Todavia toda uma arte, toda uma cultura que emana de costumes, de valores, mesmo sendo através do imaterialismo da música, também tem que ser valorizado. A historicidade oral é de vital importância para conhecermos posturas de nossos antepassados. Abdicar de tudo isso é renunciar a nossa existência. 

CULTURA EM MARAGOJIPE E CRUZ DAS ALMAS

Dentre os município que mais investem no apoio à cultura na região, Maragojipe, recôncavo baiano,  hoje sob o comando de Vera da Saúde, com realização do carnaval que valoriza fortemente grupos culturais e o tradicional concurso de máscaras, tão admirado por turistas egressos de outros municípios e de diversos reincões do país e, até, do exterior. Gestão que inclui nas grades de apresentações bandas renomadas sem, todavia, esquercer de prestigiar artistas locais. 

A gestão municpal de Cruz das Almas, hoje, sob a égide de Orlandinho,  também vem desenvolvendo um destacável trabalho na área cultural. No São João, grades de atrações com renomados artistas do país e ampla ide artistas da região, praticando festividdes que valorizam toda uma tradição. Saõ João que foi aberto com o tradicional Arratapé Cultural 

ADMINISTRAÇÃO WILSON PEDREIRA QUEBRANDO PARADIGMAS EM SALINAS

A atual admiistração municIpal, capitaneada por Wilson Pedreira-Zelito quebra paradigmans ao canalizar cerca de R$ 786.000,00 para aquisição de um ônibus climatizado, com recursos próprios, para atender a cinco entidades culturais na área musical: BAMSEC, FAMIS, BAMEM, FAMSAM e BAMUC. Entidades que, além de particIparem de eventos no municípios poderão se apresentar em outros rincões da Bahia e de outras unidades da federação, sempre levando o nome de SALINAS DA MARGARIDA. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na sessão especial da Câmara de Vereadores, alusiva aos 128 anos de emancipação política do município de Aratuípe, a egrégia casa legislativa, sob o comando de Remelton Silva, também fez sua parte, no momento em que realizou um evento com participação de autoridades do município e região e qjue, sem sombra de dúvidas, ficará nos anais da historicidade local..  

Além do presidente, o prefeito Sinho,deputados Antônio Brito (federal), Rogerio Andrade filho (estadual), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira); representando Jaguaripe, Adé (presidente da Câmara), ex-prefeita Derá e vereadora Edna; outros edis do município, a exemplo de Julival, Laércio, Otávio; secretários municipais a exemplo de Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) e representantes de diversos segmentos do município e região. 

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE

Em seu pronunciamento, dentre outros aspectos, o presidente destacou: “Neste momento de homenagearmos a memória dos nossos valorosos emancipadores, muito bem representados na pessoa do nosso querido prefeito . Também reconhecemos o trabalho dos prefeitos que ajudaram a construir a nossa cidade, com uma menção especial ao nosso prefeito Sinho, que vem realizando uma gestão inovadora”, disse. Tantas lutas e conquistas, não podem passar em branco.

Ainda na sessão, enalteceu lançamento de livro:   “O livro reforça as ações de aproximação da Câmara de com o cidadão, tendo como foco a prática democrática, além de ser um mecanismo que pode nortear políticas públicas na cidade”, frisou .

O presidente também destacou o poder de uma Câmara de Vereadores. “Segundo especialistas e cientistas políticos, os vereadores fiscalizam e acompanham de perto, aprovando ou desaprovando, os recursos das prefeituras”.

Agradecendo a presença da população no dia festivo, Aratuípe ressaltou: "o melhor presente que podemos oferecer no dia do seu aniversário da cidade é unirmos forças para trabalharmos, todos juntos, buscando defender projetos que possam dar a nossa cidade uma "cara" de modernidade, todavia, sem perder a característica que nos distingue como “cidade acolhedora”.

HOMENAGEM AOS GARIS

Durante sua fala, na tribuna da Câmara, ele ressaltou que o dia do gari é comemorado anualmente em 16 de maio em todo o Brasil. Esta data, segundo ele, tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praça e outros locais limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas, quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.

“No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem. Nem sempre temos presente de que, graças ao seu trabalho, os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita”, apontou o vereador. Segundo ele nada mais justo que homenagear esses profissionais tão importantes e tão esquecidos. Devemos dar visibilidade a esses profissionais, citou.

Remelton Silva Destacou, ainda, que a Soluções Ambientais desenvolve uma atuação importante dentro da comunidade, na prestação de serviços de recolhimento de lixo. “Dentro do seu quadro de funcionários a grande maioria ocupa a função de gari, de maneira que prestar esta homenagem numa mesma sessão é muito importante, sob forma de valorizar esta categoria”. 

CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO E MOÇÕES DE APLAUSOS

Além das homenagens prestadas nessa importante sessão da Câmara, ao Deputado Federal Antonio Brito, pelo relevante serviço prestado ao município, através da canalização de emendas que vêm contribuindo bastante para realização de obras em todo o município, a concessão de título de cidadão aratuipense ao deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho". Ele que, em que pese o pouco tempo ocupando uma cadeira junto ao legislativo estadual, já se debruça em torno de um trabalho que contribua, deveras, com o desenvolvimento do município de Aratuípe. Dentre as primeiras conquistas, o asfaltamento do centro da cidade. O título a ele concedido foi de autoria do presidente Remelton Silva que, ao lado do prefeito Sinho, fez a devida homenagem. 

O presidente procedeu entrega, também, de moções de aplausos a Ana Catarina Andrade Almeida (cantora e compositora), pelo relevante trabalho que realiza essa área artística e que tanto tem contribuído para que muitos outros jovens possam nela se espelhar e pelo fato de seu trabalho contribuir para que o nome de Aratuípe possa estar sempre presente em grandes eventos em que participa em outros rincões do Estado. 

Também de sua autoria a moção de aplausos concedida a Rafael dos Santos (gari) pelo relevante trabalho que realiza em Aratuípe, contribuindo, por conseguinte, não apenas com a limpeza física de ruas mas, também, para a preservação ambiental e saúde. Uma homenagem que, sem  dúvidas, mostra que reconhecimentos devem ser feitos àqueles que, verdadeiramente, participam de todo um projeto de construção do desenvolvimento local. 

HOMENAGENS POR PARTE DE DEMAIS EDIS

O vereador Otávio José dos Santos procedeu concessão de moção de aplausos à Sociedade Filarmônica Lira Conceição, de Maragojipinho, assim como à Filarmônica Lira Ceciliana, em face da grandiosa contribuição que prestam à cultura no município. Ele que, em sua fala, procurou discorrer o porquê dessa deferência a essas duas entidades que, indubitavelmente, constituem orgulho para todos munícipes. 

O vereador Hamilton Lemos Vieira, por sua vez, prestou homenagem com a concessão de moção de aplausos a Raimundo de Jesus Santos (padre da Paróquia de Aratuípe e Jaguaripe). Ele que, vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente dessas instituições religiosas, contribuindo, por conseguinte, para o fortalecimento da fé e exercício da cidadania. 

Julival Zózimo Nazaré Araújo, vereador e empresário, concedeu a Zuleide Maria de Souza, da Colônia de Pescadores) a concessão dessa honraria, em face dos trabalhos que realiza junto a essa instituição. Ele que também homenageou com moção de aplausos a Ligiane Albuquerque Santos (empresária na área de farmácia, em Maragojipinho). Julival que dá um grande exemplo, também, na esfera de empreendedorismo.

Laércio Cardos Borges, vereador, também prestou homenagens a munícipes que, em seus segmentos, também vem contribuindo para o desenvolvimento local, a exemplo de Anízia Santana Araújo (área de saúde), José Petronilo da Silva e Robert Fábio Souza Silva (área de saúde). Moções de aplausos que não apenas referenciam. Mais que isso, demonstram reconhecimento por tudo o quanto fazem em prol da população. Laércio também concedeu título de "honra ao mérito a Manoel Augusto Cardoso dos Santos. Fotos, Antonio Mascarenhas e Nega Ju. Representado a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo e Jornal Regional.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja toda uma progarmação em torno do Casamento do Seleão nesse sábado (29) e domingo (30), em Cruz das Almas. Evento contará com particpações, no sábado: Cruzeteiros do Forró (22h), Sarapatel com Pimenta (00h) e Forrosão (02h); No domingo (30), Seis de Ouro (15h), Erasmo |Coelho (cortejo) (16h), Priscila Sales (18h), Xote Chick (20h) e finalizando, Acarajé com Camarão (22h). Apoio administração municipal de Cruz das Almas. Ascom/Agência Um. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sílvio Caldas Live

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais producente do que, após um evento como o São João de Cruz das Almas, a administração, representada pelo vice-prefieto e coordenador do São João, Max Passos, fazer avalização, citar conquistas e, também, ouvir eventuais críticas e sugestões acerca das festividades, já pensando no evento do próximo ano. Mais do que prestar contas à população: espaço à cidadania, no momento em que se debruça a  dar asas a um dos princípios constitucinais: transparência dos atos administrativos. Link enviado pela Ascom municipal/Agência Um

Notícias | postado por: Mascarenhas

A última noite do Arraiá da Margarida 2019 foi muito animada. O público curtiu e dançou ao som das bandas Lukas e Gustavo, X10 e Acarajé com Camarão. 
O evento que é uma realização da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, aconteceu no Mercado Modelo Municipal de Salinas com área coberta, arquibancadas e muita segurança.
Agradecemos a todos que participaram mais uma vez desta belíssima festa, à Policia Militar (5ª CIPM) e ao Governo do Estado pelo apoio.
#arraiadamargarida2019
#respeiteasminas. Fotos e informações, Ascom Salinas/Agência SINAPSE



Notícias | postado por: Mascarenhas

Na noite do dia 23 de junho, a Banda DNA do Vaqueiro se apresentou no palco principal do São João de Santo Antônio de Jesus para um público de cerca de 100 mil pessoas. Com um repertório voltado para músicas de vaquejada, agradou em cheio os forrozeiros que prestigiaram o show, que contou ainda com a participação de Neném Coração de Vaqueiro, músico local do mesmo estilo.

O vocalista Luisinho Vaqueiro é ex-sanfoneiro de Danniel Vieira, nascido em Santo Antônio de Jesus e criado em Dom Macedo Costa. Ele se mostrou emocionado de voltar à sua terra natal para realizar um grande show, com bastante aceitação do público e uma qualidade musical indiscutível.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A já tradicional Vila da Agricultura marca presença mais uma vez nos festejos juninos de Santo Antônio de Jesus. O espaço tem entre seus atrativos uma Igreja cenográfica e uma casa de farinha funcionando em tempo real para produção de beiju e outros quitutes. Além de barracas com iguarias da agricultura familiar produzidas por agricultores de várias comunidades rurais de Santo Antônio de Jesus. 
Quem também marca presença na Vila são as baianas de acarajé, numa área especialmente preparada para elas. O espaço ainda conta com um ponto de apoio para os catadores de materiais recicláveis que atuam no circuito. A Vila da Agricultura está aberta à visitação todos os dias e fica localizada dentro do espaço do São João, no acesso da Av. Roberto Santos. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

O São João de Santo Antônio de Jesus chega ao último dos seus cinco dias de festa hoje (24). Com uma programação diversificada, começando às 11 da manhã, os vários espaços da cidade contam com atrações musicais, feiras e venda de comidas e bebidas típicas. 

A partir das 10h, o Festival de Economia Solidária já está aberto ao público, com venda de artesanato, artigos em couro, comidas e bebidas. Os 30 stands, localizados na Praça Multi (Praça da Biblioteca), funcionam durante todo o dia oferecendo produtos de qualidade e com um preço convidativo. 

A programação do Forró nos Bairros se inicia às 11h com o Arrastão do Vuco-Vuco no bairro Amparo, que terá ainda shows à tarde. Hoje ainda tem forró nos bairros do Andaiá e São Benedito, na rua Belo Horizonte. A zona rural do Cocão também terá festa a partir das 15h. 

Para quem quiser degustar um beiju feito na hora, com sabores diversificados, pode visitar a Vila do Agricultor, localizada na entrada principal do espaço do São João. A Vila abre às 17h, com comidas típicas e produtos derivados da mandioca. 

A programação da Vila do Forró se inicia às 20h com a banda Mel com Alho. Passarão por lá também os músicos Kauan Guarani, Zé de Belém e Jhow o Show, além da banda Selo de Amor. Também às 20h terá show de Alexandre Mendes na Praça do Rango. 

Nos palcos principais Gonzagão e Dominguinhos, a programação conta com shows de Juliano Santana, Jerônimo Medeiros, Mara Ribeiro, Verena Santana, Danniel Vieira e Limão com Mel, além de uma homenagem ao saudoso Gabriel Diniz, falecido no dia 12 de junho em decorrência de uma queda de avião.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo nos últimos anos, Dr. Everaldo Júnior, ao lado da esposa Vivian, realizou, nesse sábado, 22, a  já tradicional Feijoada da CTO (clínica especializada em traumatologia, sediada na Av. Barros e Almeida, centro, S.A.Jesus), num evento que contou com participação de diversas personalidades santantonienses, seja do segmento político-partidário, seja do segmento de saúde, área jurídica e comunicações.

No que concerne à decoração não faltaram fogueira, balões, bandeirolas e os tradicionais produtos da culinária junina, a exemplo de canjica, bolos, biscoitos, amendoim, licores e bastante cerveja, estupidamente gelada. E, para completar a animação, a apresentação de um grupo musical que fez com que os presentes pudessem, literlamente, entrar no ritmo da festa. 

Coube a Val do Porco exercer a função de "master chef", preparando deliciosas carnes sob a forma de churrasco. Não faltaram carnes nobres como a picanha, alcatra, maminha, filé mignon, além de coração, fígado, etc.Variedade que atendeu a todos os gostos. Ele que, entre um assado e outro, procurava posar ao lado dos convidados, naturalmente, " vendendo seu peixe".

Dentre as personalidades presentes, Faustino Cunha (ex-vice-prefeito e vereador), Dr. José Reis Filho (advogado, assessor da Câmara, ex-candidato a deputado estadual), Ten Cel Matias (Cmt do 16o. GCB em S.A.Jesus), empresários Abílio Neto (Neto Fama), Koke e Kailan Machado,Sande (de Aratuípe, ao lado da esposa), Chico Fortaleza, Joel Cardoso, Toneto e Jorge de Zé de Beata, Nega Ju,Júlio e Antonio Mascarenhas, Dr. Domingos da Incar (cardiologista), Dr. Fábio  (dentista).

PRESENÇAS DOS "IRRIQUIETOS DAS REDES SOCIAIS"

Não poderíamos deixar incólume, naturalmente, presenças, na feijoada,  de personalidades marcantes do cenário político e de comunicações, em Santo Antonio de Jesus como os "irriquietos das redes sociais" PIcopel Pimenta (o precussor de tudo isso), Nani Brutal, Jongão, Ito da Rifa, e, agora, Javali Notícias, sem se falar em dois outros nomes que lá estavam.

Eles que, com suas divulgações nas redes sociais vem apimentando os grupos de whats apps, facebook  e blogs. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todfas as fotos no link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pela primeira vez no Palco Principal do Melhor São João da Bahia em carreira solo, o cantor Neto Bitencourt agitou a terceira noite do São João de Santo Antônio de Jesus. Com um show marcado pela irreverência, músicas autorais e interpretação de grandes sucessos nacionais, o músico demonstrou uma grande satisfação em se apresentar na sua terra natal.

Ex-vocalista da banda Tio Barnabé, onde atuou por 8 anos, Neto apresentou ao público sua música de trabalho “Tô na esbórnia”, cujo clipe contou com a participação dos humoristas Psiti Mota, Renato Piaba e Dorothy Raniely.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Além das atrações abaixo alencadas, o camarote oficial do São João em Santo Antonio de Jesus mostrou que, sem sombra de dúvidas, é o point para aqueles que participam da folia a partir desse espaço. Ao lado do prefeito Rogério Andrade, ex-prefeito Euvaldo Rosa, presidente da Câmara Antonio Barreto "Tom", vereadores Altemir e Dr. Daniel, Iderval Kléber, acompanhado da esposa e centenas de outros convidados, muita descontração e alegria. 

 

O presidente da Câmara, Tom, ao lado da esposa, filho e irmão, logo cedo teve a companhai, também, do tio e ex-prefeito Euvaldo Rosa. Ele que vive a expectativa de inagurar a sede da egrégia casa legislativa, dotanto o município de um equipamento deveras importante, na medida em que é a instância da cidadania popular. 

O camarote oficial, já nesse terceiro ano da atual gestão, é muito bem conduzido por Jack Cortes, na medida que coloca profissionais capacitados e com bastante experiência em atendimento. Não faltou bebidas, salgados e outras iguarias da culinária local. 

Dentre tantos nomes importantes que copareceram ao camarote, Dr. Adriano Júnior, advogado e presidente da OAB, Subseção de Santo ANtonio de Jesus. Também presente a dupla musical LUkas e Gustavo que vem galgando bastante sucesso na trajetória de sucesso na região e toda Bahia.Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.

Apresentações Musicais da noite, em S.A.JESUS: Veja em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em pleno São João, campanhas pela preservação dos direitos das mulhres, no São João de Cruz dfas Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa quinta-feira, 21, na Praça Sumaúma, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, a abertura de toda uma programação, especialmente elaborada para atender anseios de munícipes,  bem como visitantes do Estado e de outras unidades da federação, com a praça lotada, com um público estimado de cem mil pessoas que prestigiaram a programação que se iniciou às 20h com a "Filarmônica Euterpe Cruzalmense", seguida das apresentações de Dorgival Dantas, às 22h, "Acarajé com Camarão", às 00h e "Saia Rodada", às 02h.Barraqueiros e camelôs não podem se queixar da oportunidade de auferição de renda durante o transcorrer do evento.  

Além dos anfitriões do evento, prefeito Orlandinho, vice Max Passos (também Secretário de Relações Institucionais e coordenador geral do São João), os deputados Robinson Almeida (estadual) e Mário Negromonte Júnior (federal); secretários municipais (dentre eles Felipe Viveiros (Administração e Planejamento), Mário do Jornal (Educação) Aline (Saúde), vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da população

Já na primeira a apresentação musical, Dorgival mostrou porque continua célere no seio da música popular brasileira diante de um público participativo. A banda Acarajé com Camarão, por sua vez, mostrou um repertório que também deixou bastante satisfeito o público presente. Fechando a grande noitada, a Banda Saia Rodada contagiou a todos com um repertório eclético , fazendo com que a grande massa presente pudesse, literalmente, entrar no ritmo da festa. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começou oficialmente o São João de Cruz das Almas!! Arraiá da Cultura Popular: Festa, Forró e Tradição. Na noite desta sexta-feira (21), a Prefeitura Municipal realizou a abertura da principal festa junina da Bahia. O Prefeito Orlandinho, o vice-prefeito e Coordenador do São João Max Passos e os secretários municipais estiveram na abertura da festa.

Na primeira noite de show no Parque Sumaúma, aconteceram as apresentações da Filarmônica Euterpe Cruzalmense, do cantor Dorgival Dantas (conhecido como "O Poeta" por manter uma linha de composições majoritariamente falando de amor), do grupo Acarajé com Camarão e Saia Rodada, que liderada pelo vocalista Raí, agitou o público que lotou o Parque Sumaúma.

Neste sábado, na segunda noite de apresentações no melhor São João da Bahia, acontecerá os shows do cantor Santana às 22h, Sarapatel com Pimenta às 0h e Trio Nordestino às 02h.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Paulo Galvão Filho

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Produção AGÊNCIA UM e ASCOM MUNICIPAL.

RONALDO ANIAS "WELL", Secretário de Cultura, Turismo, Easportes e Lazer, ele que fala sobre o que traz o São João traz de positivo para Cruz das Almas. Ele discorre sobre a importância da cultura popular, forró autêntico e feira da agricultura familiar. Tudo isso contribuindo para robustecer a importância do município no seio da rota turística estadual. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

#ProgramaçãoMultiuso
Pra quem gosta do forrozinho, mas não quer enfrentar a maratona de shows no Parque Sumaúma, a melhor alternativa é curtir com a família na Praça Multiuso. Confira as atrações que se apresentarão nas tardes de 22 a 24.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Realizado, na tarde da última quarta-feira, 12, na Biblioteca Municipal de Santo Antonio de Jesus, encontro promovido pela Secretaria de Comunicações do Governo Estadual, pasta sob a égide de André Curvello que, no seio da gestão Rui Costa/João Leão, vem desenvolvendo um meritório trabalho no que tange à divulgação das ações governamentais, necessário para que atenda um dos pre-requisitos constitucionais: a transparência administrativa. 

Acontece que, além da utilização de instrumentos próprios de divulgação, a Secretaria também se utliza dos diversos veiculos de comunicações para  o alcance de resultados mais amplos e satisfatórios, através de emissoras de rádio, tv, sites e blogs, jornais, etc. Sensível à necessidade de efetivação de alguns ajustes na relação da Secretaria em epígrafe com esses órgãos de comunicações, o Secretário delegou à jornalista e assessora de comunicação da SECOM, Regina Ferreira, a missão de percorrer os municípios para que, " in loco", possa ouvir pleitos que atendam às demandas reinantes no seio da categoria. Aproveitando o ensejo, Regina promoveu um bate-papo ao vivo entre dos presentes com o Secretário André Curbello e Edmundo Filho (coordenador de rádio, junto à SECOM), assim como colheu dados que possam contribuir para esse relacionamento e orientou a todos acerca do cadastramento dos respectivos veículos de comunicações junto ao SICAF. Secretaria que também tem em suas fileiras, 

Dentre os presentes, representantes dos sites Tvsaj.com.br, Infosaj,Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias, Tv Noticias24 horas,  PIropo News, MG Noticias, Blog do Valente, Rádio Saj;Jornal de Noticias; dentre as emissoras de rádio, Andaiá FM, Recôncavo FM, Clube FM, Muniz FM. Iniciativas dessa magnitude mostram que a SECOM vê importância nesse relacionamento. Veja, em LEIA MAIS, os pressupostos que delineiam a atuação da SECOM Estadual: 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O São João é uma festa típica do Nordeste. Evento que se posterga ao longo do tempo mas que, na maioria do municípios, por conta da influência do capitalismo que o levou à massificação, participação de grandes bandas que remetem a grandes dispêndios.E,na maioria dos municípios, contratações de bandas que, em muitos casos,  não tem nada a ver com a tradição junina. E o que fez Cruz das Almas para, em meio à concorrência reinante, sempre em busca de grandes públicos? Simplesmente  a adoção de um posicionamento que tem por escopo resgatar a cultura.

Partindo dessa premissa, colocou como tema "Arraiá da cultura popular: festa, forró e tradição". Tomou uma atitude corajosa no momento em que procura resgatar toda uma tradição reinante no norte/nordeste. Em entrevista, o prefeito Orlandinho realçou a importância desse enfoque. Além do ritmo e da dança, um leque de manifestações como quadrilhas, pau de fita, etc. E a atual administração chegou a mostrar toda essa impetuosidade, desde o Arrastapé Cultural pelas pirncipais ruas do com centro da cidade. Vídeo, Agência Um/Ascom municipal. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Podem vir de mala e cuia!

De 21 a 24 de junho, Cruz das Almas te espera com bastante forró. Respeitando as tradições juninas e valorizando a nossa cultura.

O maior São João da Bahia é aqui!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular
#FestaForróEtradição
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo


Enquete


PodCast