Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB - Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e Castro Alves, na Bahia, desde 2015. Um dos idealizadores do evento, Pietro Baddini contou a história da competição que passou a ser considerada uma das cinco maiores provas de Mountain Bike do país. “Santa Teresinha é a capital baiana do Voo Livre, e naquela região tem uma formação rochosa que é única do mundo, chamada de Inselbergs. Através de um estudo feito pela Ufba [Universidade Federal da Bahia], foi constatado que aquela região tem o maior conjunto de torres de pedra do mundo, chamada de placas tectônicas de Jequié. Essa região era explorada pelo voo e eles viram o potencial de trilhas no local. Resolveram fazer uma prova de Mountain Bike, que é de subida, e o principal intuito é o Challenge”, explicou ao Bahia Notícias.

A prova é uma das mais belas do Brasil | Foto: Divulgação 

A competição, marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril, também tem crescido em participação. Segundo Pietro, a 1ª edição contou com 178 atletas de alguns estados do Brasil. No ano seguinte, a competição recebeu 600 ciclistas. No 3º foram 800 e no 4º ano 1.000 competidores. Nesta temporada serão 1.527 participantes. Outro recorde quebrado para esse ano foram as inscrições femininas. Mais de 200 mulheres vão participar. 

Inicialmente, a prova era disputada em um único dia com um percurso de 100km. Porém, após duas edições, a competição mudou para 100 milhas em dois dias, divididos entre Mata Atlântica e Caatinga nos Inselbergs. 

“É um Challenge de 100 milhas. Como a região tem uma trilha muito dura, ficaria impossível o atleta fazer em um dia. A prova terminaria de madrugada, caso fizéssemos isso. Resolvemos fazê-la em dois dias, sendo que no primeiro na Mata Atlântica e no segundo dia na Caatinga. Tem uma região que no mesmo lugar existem dois biomas, com a mata Atlântica de um lado e a Caatinga do outro. O primeiro dia é o de maior ascensão, é quando você sobe mais. São quase 2.500m. A prova completa tem um acúmulo de 4.500m de ascensão”, explicou Pietro.

Os ciclistas enfrentam diversos cenários | Foto: Divulgação 

Presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Orlando Schmidt destacou a importância do evento para o município de Santa Teresinha: “O desenvolvimento da cidade e da cultura é um legado que não tem preço. A Federação está muito satisfeita com esse legado. Abrimos as inscrições e em 12h mais de 1.500 ciclistas se inscreveram, o que nos deixou bastante emocionados”, disse o mandatário da entidade. 

“Santa Teresinha não tinha nem sequer uma pousada, eram apenas estalagens. Atualmente temos sete pousadas e um hotel fazenda. Ela vira um grande dormitório. Esse ano, mais de 220 residências foram alugadas, que é um incremento de mais de R$ 1,5 milhão. Não só para a cidade, mas também em Castro Alves, Itatim, Milagres, todos os locais são ocupados. O evento chega a receber oito mil pessoas, entre turistas e atletas”, completou Pietro. 

Santa Teresinha é o Centro Esportivo do evento. Toda estrutura da prova é montada na cidade, desde a largada, premiação, logística, entre outros. O cenário do município também é destaque. Ventos, chuva, calor e frio fazem parte da prova em um mesmo dia. 

Ainda segundo Pietro, os atuais campeões são os baianos Caroline e Kennedy Lago, que é atleta profissional: “Infelizmente ele não poderá participar neste ano por estar em outro evento. Porém, Mário Veríssimo, que é o atual Campeão Brasileiro de Maratonas, irá participar”, disse Pietro.

Um dos idealizadores, Pietro entrega premiações | Foto: Divulgação  

A vinda de Veríssimo foi bastante comemorada por Orlando: “Estar inserido nas melhores provas do Brasil já é de grande importância, e estar em um evento onde os grandes atletas do Brasil inteiro estão participando é uma satisfação imensa”, disse o presidente da FBC e organizador do evento.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 24, 25 de 26 de maio de 2019 a cidade de Salinas da Margarida, banhada pelas aguas tranquilas da Baía de Todos-os-Santos e conhecida por suas belas praias e culinária a base de frutos do mar, será palco de um grande evento de moto aquática, o “Salinas Jet Fest”. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salinas da Margarida e de outros apoiadores, terá uma programação diversa para os participantes e com shows aberto ao público.

O evento trará grande movimento de pessoas para a cidade o que está animando a rede hoteleira e comerciantes. Confira a programação. 

Programação, em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada, na tarde dessa segunda-feira, 15, na sede da OAB, subseção de Santo Antonio de Jesus, uma importante palestra sobre questões inerentes à regularização de imóveis -usucapião, retificação de área, aforeamento e assuntos correlatos. Evento que contou com participação de advogados, proprietários e funcionários de cartórios, estudantes de direito, superando expectativas, não apenas pela maciça participação mas, mais ainda, pela qualidade da explanação e, também, interação de participantes. 

A Tvsaj, mais uma vez, dando cobertura a eventos que tenham por excopo o desenvolvimento da sociedade, mediante a canalização de informações construtivistas, não poderia se furtar ao convite. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Dentre as personalidades que marcaram presenças, os advogados Dr. Adriano Balbino Júnior (Presidente da Subseção da OAB-SAJ), Humberto Vieira (ex-presidente da entidade), Dorothy (membro do Conselho de Proteção da Mulher), Paulo (procurador municipal), Robert Gomes, Joélio Almeida, Írlen Anjos, Wisleia Almeida, Carmelita Nery, Caliandara Pereira, Jamila, Luana, Lorena, Lukas, Erivaldo Júnior, Lucas Barreto; Rejane (estudante de direito, pela FACEMP), Jorge Galvão (arquiteto,agrimensor)  Publicaremos entevista, exclusiva,  dos palestrantes. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Evento reunirá grupos produtivos da região para exposição e comércio

A 1ª Feira Quilombola de Agricultura Familiar, promovida pela Humana Brasil em parceria com as Prefeituras Municipais de Cachoeira e São Félix, SETAF- Cruz das Almas e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e tem o objetivo principal de comercializar produtos da agricultura familiar valorizando os elementos socioculturais das comunidades quilombolas da região. A Feira ocorrerá no dia 26 de abril, das 8h às 17h e contará com uma programação especial.

A expectativa é de que cerca de 2.000 pessoas participem, entre agricultoras e agricultores familiares, grupos produtivos de Economia Solidária, Parceiros da Humana Brasil, moradores da cidade de Cachoeira e do Território de Identidade do Recôncavo. Os grupos produtivos participantes serão das cidades de Cachoeira, Maragogipe, São Félix, Cruz das Almas, Simões Filho e Muritiba.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, Santo Antônio de Jesus sediou o I Torneio de Verão de Futevôlei, realizado pela escola O2 Futevôlei e com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento reuniu mais de 700 espectadores no Clube AABB, que prestigiaram as competições de duplas iniciantes e avançadas nos três dias de torneio.

O Prefeito Rogério Andrade esteve presente na final do campeonato e se mostrou muito satisfeito com a proporção com que o futevôlei vem crescendo o município. “É sempre gratificante ver a prática de esportes diversos crescendo na nossa cidade. Estaremos sempre prontos para apoiar essas manifestações e contribuir para que mais pessoas possam vivenciar o esporte e através dele mudarem suas vidas”, afirmou o Prefeito. 

68 atletas participaram do evento, nas categorias avançado e iniciante. Os primeiros colocados receberem prémios em dinheiro, troféus e brindes. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na tarde desse domingo (14) a seleção de Santo Antônio enfrentou a seleção de Varzedo pela quarta rodada da Copa Intervale. A partida foi disputada no Estádio Municipal  José Trindade Lobo, às 15h. Com o resultado de 1 x 1,  a seleção da cidade está cada vez mais perto da classificação para a segunda fase. 

O prefeito Rogério Andrade esteve presente e parabenizou a atuação da seleção. “Estamos orgulhosos dos nossos jogadores, que estão dando o seu melhor para representar nosso município. Acredito que a seleção vai crescer no campeonato.”, afirmou o Prefeito. 

Torcedores de todas as idades prestigiaram a partida, marcando presença no Estádio Municipal. O próximo jogo da seleção de SAJ será contra Amargosa no dia 21 de abril, no Estádio Municipal Clóvis Sales, em Amargosa.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi encerrada, na noite desta terça-feira (9), a VI Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus, que teve como tema “Democracia e Saúde”. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal e foi dividido em dois dias com a participação de profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 
A abertura da Conferência ocorreu no Centro Cultural, na noite da última segunda-feira (8) com palestra magna da gestora e ex-secretária de saúde Dr.ª Márcia Reis Rocha Rosa, que comentou sobre a importância de uma saúde igualitária e de qualidade para todos. Na oportunidade, o secretário de saúde, Leandro Lobo, destacou a necessidade do tema para mostrar a importância que o SUS tem na sociedade, como também para promover discussões voltadas a práticas integrativas e complementares para o serviço. 


Já no segundo dia, o evento foi realizado no Hotel Pena Branca. Os conferencistas foram divididos em três eixos temáticos, onde discutiram questões acerca do SUS que resultaram na construção de propostas voltadas à saúde municipal e estadual, assim como diretrizes para reformulação das políticas públicas de saúde. Mais de 30 propostas foram aprovadas, maioria delas por unanimidade, na Plenária Final. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde lotaram o auditório do Centro Cultural na noite desta segunda-feira (8) para acompanhar a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus. 
Em 2019, a conferência, que é realizada a cada dois anos, traz o tema “Democracia e Saúde”, em consonância com o conteúdo que será abordado na Conferência Nacional, em agosto. O objetivo é traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas na área. A palestra magna foi proferida pela gestora e ex-secretária de Saúde, Márcia Reis Rocha Rosa. 
Para o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, as conferências reforçam o papel democrático do Sistema Único de Saúde: 
- “A conferência trazer um tema como este, no momento atual, em que tanto se discute a luta por direitos, é bastante válido. Trazer os usuários, profissionais e futuros profissionais para pensar em conjunto em tudo que o SUS nos proporcionou até aqui é de uma riqueza muito grande.” – Afirmou. 
Antecedida por cinco pré-conferências, a VI Conferência Municipal de Saúde continua nesta terça-feira (9) durante todo o dia no Pena Branca Hotel, quando os grupos serão divididos por eixo-temáticos para discutir propostas e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Saúde. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, nessa segunda-feira, 01 de abril, o aniversário do Ten Cel Matias, Comandante do 16o. GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), sediado em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento em que foi realizada um deliciosa feijoada, regada a bebidas e que teve por escopo, também, a arrecadação de donativos (fraldas e cobertores) para posterior doação às famílias carentes do município.

PERSONALIDADES PRESENTES

Bastante querido neste e outros municípios que fazem parte da jurisdição do 16o. GBMm, o Ten Cel Matias contou com visitas de diversas personalidades. Além dos familiares, presenças de Ricardo Moura (prefeito de Valença), Rosiel Freire (chefe de gabinete, representando o prefeito de Jaguaripe, Hunaldo Costa);Dr. Julimar Barreto (Promotor Público do Meio Ambiente)) advogados Drs. Zé Reis Filho, Tiburtino, Sebastião Lima, Andreia Andrade (representando o prefeito Rogerio Andrade), Humberto Vieira; médicos  Dr. Leonel Cafezeiro, veraldo Júnior (CTO), Murilo Miranda;Jorge Galvão (arquiteto); Anderson (um dos organizadores do evento). 

Empresários Cloves Machado (Posto Uirapuru), Joel da Contabilidade, Robson (Pedreira Nazaré), Koke Machado, Chico Fortaleza, Abílio Neto (Fama Produções), Antonio (Toldos Fácil), Robson (Pedreira Nazaré), Picopel Pimenta, Iderval Kléber (ex-canidatoa a Deputado Estadual), Toneto (Ex-secretário de Agricultura),Ângelo; músicos Lukas e Gustavo, Grupo musical "Misturou, deu samba", Capitão Novato (ex. cmt da 5a. Cia PRE), vereadores Luiz do Alto, Chico de Dega, Pedro de Teca; integrantes do “mitiê” político Paulo Vilela, Jongão, Jota Santos, Nany Brutal, Ito; Jeane (estudante de Direito, representando a Transportadora Formato),  dentre outras personalidades. 

Também presentes Carlos Silveira (Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Jaguaripe), também vice-presidente do Instituto Breno, ao lado da esposa Luciene Fernandes. Luciene que, além de ter confeccionado o majestoso bolo de aniversário, contribuiu para a realização da feijoada beneficente. O Instituto é um parceiro nesse projeto de cunho socializante no município de Santo Antonio de Jesus, contemplando famílias carentes. 

FELICITAÇÕES

Além dos cumprimentos, felicitações, o homenageado recebeu presentes, dentre eles, placa entregue por Riosiel Freire (chefe de gabinete), representando o prefeito Hunaldo Costa de Jaguaripe. Município que também se fez representar por Carlos Silveira, secretário em epígrafe. Jaguaripe que pé um dos municípios que integram a jurisdição do 16o. Grupo de Bombeiros Militares e que reconhecem a pujança do trabalho realizado pelo comandante dessa corporação. 

Ricardo Moura, por sua vez, externou regozijo em ter participado do evento em homenagem ao comandante e, aproveitando o ensejo, discorreu sobre a instalação de uma unidade da corporação recentemente em seu município. A população de Valença que está bastante satisfeita por contar com a presença de policiais bombeiros, num município que faz parte, naturalmente, da rota turística da Bahia e que congrega um dos mais ricos acervos arquitetônicos estilo barroco, no Estado. 

Em todos pronunciamentos, enaltecimento à ética, ao profissionalismo do homenageado, no seio familiar e no ambiente de trabalho. Com a presença de sua genitora, executada música em sua homenagem. Agradecendo a todas as felicitações, o comandante discorreu um pouco sobre sua trajetória, não contendo emoções.

PARCERIAS

Dentre os parceiros que marcaram presenças no evento, além do Instituto Tenente Breno, a Toldos Fácil que, através do seu proprietário Antonio, colocou toldos e banheiros químicos à disposição dos participantes. A Toldos Fácil que marca presença em vários municíos da região, com capacidade logístico-opoeracional para cobertura de eventos simultâneos. Representando a imprensa, a Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Barriga Notícias. 

TEMPERO MUSICAL

Animando esse grande evento o grupo musical "Misturando, é samba", com a execução de belas canções da MPB. A dupla de cantores Lukas e Gustavo, tambpem prestigiando o evento se incorporou ao grupo e, também, deu sua "canja". Lukas e Gustavo que, egressos do Maranhão, adotaram Santo Antonio de Jesus e, hoje, é sucesso em toda região, mostrando qualidade em suas apresentações. Publicaremos vídeos e entrevistas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Gestores escolares têm, evidentemente, toda autonomia para, junto à Secretaria de Educação, apresentar relatórios circunstanciados a respeito da situação de unidades escolares do município, em diversos rincões do país. Mas, em Cruz das Almas, além disso, o atual secretário Mário Araújo, carinhosamente conhecido por Mário do Jornal, vai além. Coloca, na mesma mesa diretores escolares e pais de alunos para que, numa ampla e democrática conversa, possam interagir a respeito da situação das unidades escolares buscando, a partir daí,intevenões que se façam necessárias. 

Foi o que aconteceu na última sexta-feira, 29, quando o titular da pasta convocou uma reunião na Biblioteca Municipal para que, a partir do diagnóstico efetuado, principalmente diante de avarias provocadas pelas chuvas, providências sejam tomadas, de maneira que eventuais novos transtornos possam ser evitados. Intervenções que, naturalmente, devem contar com apoio de todos.  Fica, aí, mais um exemplo de gestão participativa no atual governo do povo, em Cruz das Almas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em diversos rincões do país várias homenagens foram feitas às mulheres nesse mês de março. Acontece que, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, além de um leque de deferências, a elas prestadas pela administração municipal, a Feira da Mulher propiciou, além da premiação Carolina Maria de Jesus, cozinha show, apresentações culturais e participação da Unidade Móvbel do Hemoba. 

A administração municipal Orlandinho Max Passos, mais uma vez, realizando eventos que, mais que homenagens, propiciam (nesse caso, às mulheres) oportunidades para que artesãos e comerciantes deem asas ao empreendedorismo, significando, com isso, geração de renda. Um evento que contou com parceria do governo do Estado e Secretaria de Políticas Especiais da gestão municipal. Fotos, Antonio Mascarenhas(www.tvasj.com.br). Publicaremos entrevistas

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A animação, garra e determinação das participantes da Competição Bombeira de Garra, contagiou quem passou pelo Quartel de Amaralina na manhã desta sexta-feira (29). O evento fechou o último dia do V Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom), que começou na quarta-feira (27). 

As competições de salvamento aquático, salvamento terrestre, e combate a incêndio reuniu 82 atletas bombeiras militares de todos os estados. Garra e determinação tomaram conta das competidoras que tiveram provas individuais e em equipe. A premiação aconteceu de forma individual e por equipe. O estado do Rio se Janeiro, levou o primeiro ligar no ranking dos estados, seguido por Pará e Bahia. 

Com nove anos de militarismo e competindo pela primeira, a soldado BM, Nadja Souza, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) levou o terceiro lugar na prova de salvamento terrestre. "Entrei para brincar e dizia que só não queria ficar na última  colocação, mas não imaginei que fosse ganhar. Estou empolgada e quero mais!", enfatizou satisfeita a soldado. 

Do Acre, a soldado BM Geiza Andrade, que foi a primeira colocada na prova de combate a incêndio e ganhou uma viagem para a Alemanha, onde vai visitar a fábrica da escada Magirus, não continha a emoção. "Estou extasiada e com certeza vou participar de outras provas", garantiu. 

O V Enbom reuniu bombeiras militares de todos os estados e Distrito Federal. Durante os três dias de evento as participantes trocaram experiências e debateram sobre a atuação das mulheres
nas corporações bombeiros militares, através de uma perspectiva que denotou atenção à saúde, autocuidado, liderança e progressão na carreira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Iniciada, nessa sexta-feira, 29, a Feira de Saúde, na Praça Senador Themístocles, centro, em Crúde, uz das Almas. Evento conta com participação de artesãos, profissionais de saúde e apresentações musicais. Imagens, ASCOM Municipal (Ivam). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Uma das grandes preocupações, seja por parte do governo federal e, por extensão, estadual e municipal, diz respeito à questão da reforma previdenciária e a Medida Provisória 873/19. Do outro lado da linha, a população que não deve ser espoliada em seus direitos. Consubstanciado  em toda uma situação que reveste essa queda de braço entre o governo Bolsorano e a nação como um todo, o Partido dos Trabalhadores e a CUT promovem, nesse domingo, às 08:30, na Cãmara de Vereadores, um amplo debate com particpação de Ricardo Berzoine, ex-,ministro da Previdência e do Trabalho, no governo Lula. Banner enviado por Ivam. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, convida você para participar do encerramento do Março Mulher 2019, com a Feira da Mulher. Que acontecerá nesta sexta (29) e sábado (30), na Praça Senador Temístocles.

A Feira contará com uma série de serviços de saúde e estética, além de artesanatos, oficina de percussão para mulheres, oficinas de voz e corpo, oficina de xilogravura, Cozinha Show e a entrega do Prêmio Carolina Maria de Jesus. Teremos ainda shows com Talita Ataíde, Victoria Marques, Cássia Maria e muito mais. Participem!

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#MarcoMulher
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/596286507502187

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o intuito de fornecer dicas, ideias e orientações de especialistas em empreendedorismo, a unidade regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus realiza, no auditório de sua sede, dias 5 de abril e 31 de maio, a “Sexta da Oportunidade”., das 9h às 12h.

O evento é gratuito e voltado pessoas interessadas em ter seu próprio negócio. Trata-se de uma ação a nível estadual realizada em todas as unidades regionais do Sebrae, espalhadas pela capital e interior.

Der acordo com a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Taiane Almeida, a Sexta da Oportunidade desperta nos participantes a iniciativa que falta para colocar projetos de negócios em prática.

“É um momento em que o potencial empresário pode abrir os olhos para o empreendedorismo e suas vantagens, além de ter a chance de identificar a oportunidade ideal para tirar o seu sonho do papel, abrir uma empresa e se tornar independente e sustentável”, avalia.

As inscrições estão abertas na Loja Virtual do Sebrae. A agência da entidade está localizada na Av. Roberto Santos, 32, Centro, Santo Antônio de Jesus (BA).

Serviço

O que: Sexta da Oportunidade

Quando: 05/04 e 31/05/19

Onde: Sebrae Santo Antônio de Jesus (Av. Roberto Santos, 32, Centro)

Quanto: Gratuito

Inscrições: Loja Virtual do Sebrae

 

 

-- 
Rafael Lopes

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Mariene de Castro irá se apresentar na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 25 de maio, às 19h. Intitulado de "Samba na Concha", o show possui ingressos a partir de R$ 25, que estão à venda na bilheteria do TCA, SAC dos Shoppings Barra e Bela Vista e site Ingresso Rápido.

Durante sua apresentação, Mariene irá reunir canções que marcaram sua carreira, incluindo os CDs "Abre Caminho" e "Colheita". Além dos sambas de Clara Nunes, samba de roda do Recôncavo, além de sucessos de Roque Ferreira e Walmir Lima.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Duas atividades esportivas marcaram o sábado cruzalmense. Pela manhã, na Praça Senador Temístocles, aconteceu o 1º Festival Municipal de Judô. Realizado pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a ASSAMACA e WIZARD, o evento contou com 80 atletas, de 20 escolas do Município e da região.

À tarde, no Estádio Velho, tivemos a decisão do primeiro Campeonato de Golzinho. A competição reuniu jovens de Cruz e contou com a participação de times de Sapé e Mangabeira. Foram 12 equipes, dividas em duas categorias: nascidos em 2000/01, com “Os na Cena”, de Cruz das Almas, campeão; 2002/03, Governador Mangabeira ficou com o título. É o Governo do Povo promovendo o esporte e valorizando a juventude!


#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizados, na noite dessa sexta-feira, 22, no Clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus, jogos testes no Campo de Futebol Sintético, nesse importante estabelecimento de lazer. Campo de futebol sintético que se agrega às outras opções esportivas existentes nessa agremiação sócio-esportivo-cultural,  a exemplo de campo de futebol de campo, quadra poliesportiva, quadras de tênis, campo de futvôlei, piscinas, espaço para artes marciais, etc. 

Nos prélios testes, visando a inauguração (data a ser marcada), as equpes adentrram ao campo, no primeiro confronto, levando 7 jogadores de linha. Logo logo perceberam que o ideal seria cada equipe contar com 6 atletas de linha vsito que, na linguagem esportiva, "estava embolando", ou seja os espaços tornaram-se "pequenos" para a evolução das jogadas. No segundo jovo, com 06 atletas de linha, as armações de jogadas tornaram-se mais fáceis e o confroto ficou mais agradável de ser visto. O confronto foi vencido pela equipe amarela , capitaneada por "Bode Preto", derrotando a equipe "laranja", sob a égide de Zé de Osvaldo.

No segundo embate, a equpe amarela retornou ao campo para enfrentar a equipe com camisa branca/azul sob o comando de Neivan (presidente do Clube). Logono início do jogo a equpe desafiante abriu o marcador. O campo de futebol sintético é, portanto, mais uma atração do Clube dos 100. Trata-se de um investimento privado e que reverterá parte da arrecadação ao clube em epígrafe. Preços desverão ser diferenciados em razão dos horários a serem utilizados. Horários nobres serão um pouco mais caros. Associados também terão que arcar com um valor mínimo, em horários a serem definidos. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Imagens iniciais do Jogo 1.2

Imagens iniciais do Jogo 2.2

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio celebrou nesta quinta-feira (21) a marca de 20 unidades escolares reformadas e entregues em pouco mais de dois anos de gestão. O número foi alcançado com a entrega da Escola Florentino Firmino de Almeida, localizada na Av. ACM e reuniu estudantes, pais e professores.

A unidade foi beneficiada com construção de sala multifuncional, mais uma sala para o Mais Educação, banheiro para pessoas com deficiência, novo passeio interno com implantação de rampas de acessibilidade e piso antiderrapante, construção do almoxarifado, reforma do depósito de alimentos, recuperação do portão e grades, reforma da cozinha e banheiros, revitalização do jardim, revitalização do telhado, melhorias na área de serviço e lavanderia, revisão hidráulica e elétrica, pintura geral, novos quadros.

Emocionando com a conquista, o Prefeito Rogério Andrade, destacou em sua fala que além das reformas físicas, a Prefeitura também vem realizando outros investimentos na Educação.

- “Ampliamos o número de vagas em creche, aumentamos as linhas de transporte escolar para transportar 8 mil estudantes diariamente, implantamos o fardamento gratuito, melhoramos a qualidade da merenda e hoje compramos 35% direto da agricultura familiar, acima do que a legislação determina, investimos na capacitação dos professores com uma agenda permanente de cursos promovidos pela Secretaria e agora estamos entregando a 20ª escola completamente reformada. Tudo isso porque acreditamos que a Educação pode transformar a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso país. Vamos seguir com esse compromisso” – Afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, o evento "Acolher para Viver", protagonizado pelo Projeto Escolas Culturais, numa iniciativa do governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Educação e de Cultura e apoio do Instituto de Ação Social pela Música. Em Santo Antonio de Jesus o evento contou com apoio do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Fátima Carvalho, Ailton Santos e Joelma,  respectivamente, coordenadora do evento, presidente do CMDCA e diretora do Colégio Estadual. marcaram presenças Dra. Danúbia (Promotora de Justiça da Criança e Adolescência), Dra. Raquel (Procuradora do Ministério Público do Trabalho), Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, em S.A.Jesus), Arlete (Defensoria Pública); coordenadoras de CRAS Geralda (Nazaré Assis), Claudia (Quilombola), Analícia (Cidadania) e Eliene (comunidade); Márcio (ProArt), Viviane (Criar/PETI).

Também presentes, alunos do Colégio, Elza e Júnior Kereto (Conselho Tutelar); Edmundo Pontes (Sec. Saúde), Cabo PM Lídia Lobo (1o. BPM), Profa. Alessandra Veiga (Lions); Valdirene Barreto e Edna Vilas Boas (Secretaria de Educação); Patrícia D´Ávila (Coordenadora do NTE) e Joilza Renalty (Conselho de Cultura); Jailton Brito (Presidente Federação de Boxe da Bahia); Jailson Grilo (Secretaria de Educação e Esportes de S.M. Matas), Kélen Cristina (Presidente do Colegiado do Colégio Estadual), Luis Argolo (professor e mestre de cerimônia do evento). 

As atividades, coordenadas por Fátima Carvalho,Coordenadora Cultural do Projeto Escolas Culturais, (na foto ao lado do professor Luis Argolo)  tiveram apoio do CMDCA, sob a coordenação de seu atual presidente (Ailton Santos), num evento voltado para o fortalecimento  e divulgação da rede de proteção social no município, assim como também o objetivo de realizar diagnóstico sobre o conhecimento da comunidade, quanto à função de cada instituição dessa rede. 

AUTOMUTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO SEXUAL e TRABALHO INFANTIL

AUTOMUTILAÇÃO

Os trabalhos versaram sobre essas temáticas, com a seguinte programação: Acolhimento, café da manhã para os convidados e música; Abertura com a coordenadora cultural Fátima Carvalho e Joelma, Diretora do Colégio Estadual, tendo por mediador o professor o professor Luis Argolo. Logo em seguida, apresentação do Grupo de Teatro La Barraca, com o esquete tendo por tema "Automutilação", em que um jovem externou experiência nesse sentido. Dando continuidade, diálogo aberto das autoridades convidadas com o público presente. 

Dra. Danúbia (promotora pública da criança e adolescência). Em sua fala, discorreu sobre a importância da rede. Elencou situações que vivencia, no exercício de sua profissão. Enfatizou a importância da atuação do Conselho Tutelar, nesse processo, junto às demais instituições. Enfatizou que, na maioria dos casos, a própria família precisa de ajuda. A automutilação, na sua concepção, passa a ser uma doença. 

Edmundo Pontes (psicólogo, Sec. de Saúde), asseverou que pé preciso compreender o adolescente  que vem passando por problema dessa magnitude. É preciso efetuar acolhimentos, diagnósticos e, em seguida, procedimentos cabíveis. O jovem, no seu entender, na maioria das vezes, não sabe lidar com determinadas angústias, recorrendo ao sacrifício perante o próprio corpo. Roer as unhas, arrancar cabelo, pode estar associado  à automutilação. 

Júnior Kereto, Conselheiro Tutelar, pontuou que o primeiro sinal de que o jovem está procurando esse tipo de fuga, é o silêncio. Várias situações q eu chegam ao Conselho Tutelar após análises, são encaminhadas aos setores competentes para adoção de medidas emergenciais. O Conselho que tem sido um instrumento importante nesse processo inicial de teia que caracteriza problemas nessa esfera.  Ângela (psicóloga junto ao CRAS Nazaré Assis), discorreu sobre toda essa problemática, defendendo o ponto de vista de que não se deve subestimar a dor do outro. 

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Em seguida, nova apresentação  do Grupo de Teatro La Barraca com o esquete sobre "Exploração Sexual", em que uma jovem narrou experiência nessa esfera. Tema por demais discutido em diversas oficinas, seminários. mas que continua requerendo  participação intensa não apenas dos eixos governamentais mas, principalmente, por parte de pais e educadores. Dando prosseguimento, diálogo aberto. 

Fechando, com chave de ouro, o Grupo de Teatro La Barraca trouxe à baila a última apresentação, versando sobre "Trabalho Infantil  e na Adolescência", para, em seguida, a realização do último diálogo aberto. Um evento de extrema importância não apenas para conhecimento, por parte da população mas, também para maior entrosamento da rede de apoio nessa luta hercúlea contra as situações constantes nesses eixos temáticos. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Dra. Danúbia, promotora, tecendo considerações sobre essa temática, asseverou que 95% dos casos de abusos sexuais acontece no próprio lar, através de pais, padastros, tios e irmãos. Estupros em ruas, são raros. A maioria dos casos envolve familiares. O agressor, na tentativa de se auto-proteger, geralmente desfere ameaças como: -Vou largar sua mãe; - Vou fazer o mesmo com sua irmã; - Denuncie que vou lhe matar...!.

A promotora defende que a justiça precisa de informações para a adoção de procedimentos punitivos. Não basta prender. A rede precisa fazer seu papel de acolhimento. O disque 100 é um instrumento importante nesse processo. Assim como a  família e a comunidade, a escola precisa denunciar para que investigações sejam desencadeadas e, à luz da materialização, medidas sejam aplicadas.  Cruzar os braços diante de situações dessa magnitude é, de certa forma, demonstração de conformismo e, por extensão, alimentação da impunidade. 

Arlete, assistente social junto à Defensoria Pública, destacou que essa entidade oferece assistência jurídica gratuita e que deve ser sempre acionada para que providências sejam tomadas. Após encaminhamento ao Conselho Tutelar e CREAS, as vítimas podem acionar a defensoria. A instituição está preparada para atender q todos que estejam passando por situações de abusos sexuais. 

De parabéns, portanto, o governo do Estado, o CMDCA, Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e todas as entidades acima elencadas por trazerem à tona uma discussão ampla e de interesse de toda sociedade. Sentida a ausência de vereadores que, indubitavelmente, deveriam particpar de discussões dessa magnitude, de maneira que, na elaboração de leis, possam contemplar situações que emnizem casos comos os que foram tratados. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas pertinentes. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Material enviado por Augusto Vasconcelos, Presidente do Sindicatos dos Bancários (Salvador-BA)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARNEHAS

JEANE se distingue no seio da sociedade santantoniense não apenas pela beleza que lhe é peculiar. Mais que isso, demonstra, "de cátedra", que a mulher contemporânea tem muito mais a mostrar no seio de uma sociedade plural e preconceituosa. Mãe, funcionária na Transportadora Formato, graduada em Serviço   Social, pela FACEMP, discente (1o. semestre) Curso de Direito, pela  PITÁGORAS, em Santo Antonio de Jesus, sabe, como poucas, vislumbrar o futuro, sem abrir mão, naturalmente, da realidade atual. Por conta de tantas atribuições, tem que "sacrificar"  finais de semana e feriados, não apenas para cuidar da casa e filho mas, também, dar conta dos estudos.  

Empoderada, sabe que, no seio da atual sociedade, o preconceito contra a mulher, infelizmente, é latente. Diferenças salariais, discriminações de cunho psicológico, patrimonial, moral, verbal e sexual, é, convenhamos, uma realidade. Empoderamento que perpassa essa questão de medição de forças diante de uma fatia considerável de homens que, de "armas ensarilhadas", lutam para manter o "status quo" que, na verdade, trata-se apenas de uma redoma que mascara a insegurança diante de uma "competição" que, apenas "dentro deles" é travada.

Questionada sobre o fato de muitos homens se queixarem de que "o romantismo está perdendo espaço na relação homem-mulher, sob a argumentação de que galanteios possam ser encarados como assédios sexuais e, de repente, serem alvos de interpelações judiciais", ela não saiu pela tangente ao dizer de que não há motivo para esse "temor masculino", desde que os galanteios sejam inteligentes, saudáveis. Recrimina, por outro lado, as chamadas "cantadas" , na maioria das vezes, grosseiras. Segundo ela, galanteios podem muito bem ser feitos, inclusive, com os olhos. 

Presente na celebração do Dia da Mulher, nessa quinta-feira, 14, na sede da OAB subseção de Santo Antonio de Jesus, num evento protagonizado por essa entidade, sob a presidência de Dr Adriano Balbino Júnior e apoio das Dras. Andressa, Dorothy e membros do Conselho da Mulher, ela acompanhou de perto as explanações proferidas por autoridades convidadas e os questionamentos pertinentes. Fica, aí, o exemplo de uma mãe, uma estudante, uma menina que vê o futuro não como uma utopia mas, antes de tudo, uma realidade que começa materializar, passo a passo. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

PS

TRAJETÓRIA DE SUCESSO da PITÁGORAS

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) iniciou suas atividades no grupo Kroton no  ano 2000, em Belo Horizonte. Na época, oferecia apenas um curso de Administração. Ao longo do tempo, aumentou sua oferta em Minas Gerais, cruzando fronteiras e, hoje,  está presente em nove estados brasileiros.
São mais de 70 opções de graduações, além de especializações, todas reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura. A Pitágoras faz parte do maior grupo brasileiro do setor da educação, a Kroton Educacional.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Celebrado, nessa quinta-feira, 14, na sede da OAB Subseção de Santo Antonio de Jesus, o Dia da Mulher, num evento protagonizado por essa entidade e com participação do Núcleo de Proteção aos Direitos das Mulheres, Polícia Civil, Judiciário, Justiça do Trabalho, Conselho da Mulher, FACEMP e outras entidades. Um evento que se notabilizou, não apenas pela maciça participação mas, também, pela qualidade das explanações e serviços oferecidos.

PROGRAMAÇÃO PELA MANHÃ

Os trabalhos foram iniciados, logo pela manhã, com realização de atividades físicas (alongamentos e "fit dance") e oferecimento de um saboroso café da manhã. Logo em seguida, foram realizadas oficinas com automaquiagem, artesanato e apresentação da SUPERA (ginástica de cérebro) e outras atividades. Os visitantes também puderam visitar stands que foram instalados sob os equipamentos instalados pela TOLDOS FÁCIL.

PROGRAMAÇÃO À TARDE

Discussões Temáticas:

Logo após o almoço, iniciou-se a Mesa redonda com participação de autoridades e alunos da FACEMP, oportunidade em que foram explanados e discutidos temas como "Mulher e Trabalho" e "Violência Contra a Mulher". Dentre as personalidades presentes, além dos protagonistas, Dr. Adriano Balbino Júnior (Presidente da OAB Subseção de S.A.Jesus), Dr. Adriano Costa (Juiz do Trabalho na 1a. Vara, em Salvador), Kaíque Barbosa (advogado, procurador do município de Varzedo e, agora, integrante da  Comissão de Ensinos Jurídicos da OAB), Dr. João Gabriel, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da IV COORPIN), Dra. Renata Rocha (Juíza da 3a. Vara, em S.A.Jesus), Dra. Patrícia Aires (Delegada e Presidente do Núcleo de Proteção à Mulher), Profa. Adriana Freitas (Psicologia, FACEMP), Laiara Lacerda (profa. FACEMP) e Carmelita Nery (advogada e ex-Secretária Municpal de Educação), Dra. Cíntia e Jacilda, respectivamente, advogada dessa instituição e integrante dessa agremiação associativa e do Conselho da Mulher.

Também presentes no evento, Drs. Andressa Andrade (presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, junto à OAB-SAJ) e Joanito Barbosa (ex-vereador e ex-vicve-prefeito; assessor jurídico do RECONVALE, tendo atuado como mestre de cerimônia), foto; Joelma Silva, Jairo dos Santos, Fernanda Martins, Dorothy Mary Nunes (também ex-presidente do Obsservatório Social e da Comissão OAB Mulher de 2015-18, em Santo Antonio de Jesus), Fernanda Graziella (especialista em Direio Penal), Lorena, Lucas, Walter Almeida (também professor junto à FACEMP) 

Coube ao presidente da OAB, Subseção de S.A.Jesus, Dr. Adriano Balbino Júnior, a abertura dos trabalhos, discorrendo, dentre outros aspectos, a importância das discussões em torno de um torno de uma temática que cresce bastante, principalmente no município de Santo Antonio de Jesus, no que tange  a luta em prol da garantia dos direitos da mulher e os resultados que estão sendo, paulatinamente, auferidos. 

Dr. Adriano Costa, por sua vez, com toda experiência angariada a frente da Justiça do Trabalho, onde desempenha suas atividades laborais, junto a 1a. Vara, em Salvador, dentre outros aspectos abordados, parabenizou a iniciativa da OAB. Destacou que muitos empresários não entendem que as mulheres têm as mesmas competências dos homens e que, por conta disso, praticam tratamentos diferenciados. Asseverou que sindicatos têm autonomia para propor ações contra discriminações de toda ordem. Enfatizou que perseguição, tratamento discriminatório, além do de caráter sexual, também é assédio. 

Dra Renata Rocha, juíza da 3a. vara Cível, em S.A.Jesus, discorreu sobre o quanto tem vivenciado em sua atuação nos plantões dos quais participa; parabenizou o trabalho realizado pro Dra. Patrícia Aires afrente do Núcleo de Proteção à Mulher e discorreu sobre toda uma prática escravista e desigual que sempre aconteceu ao longo da história. Asseverou que desigualdade e violência é uma realidade no seio da sociedade, razão pela qual é imperiosa a união de todos para que, paulatinamente, esses acintes sejam erradicados. 

Dra. Patrícia Aires, delegada de polícia civil e presidente do Núcleo de Proteção à Mulher discorreu sobre a criação do Núcleo em epígrafe e todo o apoio por parte do Coordenador Dr. Edilson Magalhães. Elencou tipos de violências praticados contra as mulheres,  de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Destacou como são feitos os atendimentos e encaminhamentos, dentre os quais, os que buscam medidas protetivas por parte do judiciário. 

Dr. Edilson Magalhães, Coordenador da IV COORPIN (Coordenação de Polícia do Interior) falou a respeito da iniciativa e o posterior sucesso da criação do Núcleo de Proteção aos Dirieots a Mulher, junto a essa coordenadoria, a ponto de outros municípios despertem interesse em contar com esse segmento que, em Santo Antonio de Jesus vem sendo muito bem conduzido por Dra. Patrícia Aires, delegada de polícia civil. Parabenizou à OAB pela iiciativa, assim com demais entidaes irmanadas nessa luta em prol da garantia dos direitos da mulher. 

Dr. Kaíque, advogado, procurador do município de Varzedo, professor junto à FACEMP e, agora, membro da Comissão de Ensinos Jurídicos da OAB, Subseção de S.A.Jesus, reportou-se à proposição do Senador Ângelo Coronel (BA), no sentido de acabar com a cota de participação das mulheres em 30% (composição partidária). Discorreu que justo no momento em que o fundo partidário passa a contemplar mulheres que participem dos partidos, ele, na contramão, tenciona, de forma sumária, barrara essa conquista. 

Dr. João Gabriel, advogado, também fazendo uso  da palavra, destacou que a formação familiar é de extrema importância para a formação cidadã, contribuindo de forma significante para o respeito mútuo entre homens e mulheres. Pontuou no sentido de que as mulheres precisam participar ativamente da política partidária, não necessariamente como candidatas a cargos eletivos, mas, também e principalmente, de discussões que tenham por escopo a adoção de providências junto aos órgãos competentes. 

Professora Adriana Freitas, psicóloga e professora da FACEMP, destacou que as agressões psicológicas são as mais difíceis de serem identificadas. Lidar com esteriótipos de que "mulheres sofrem porque querem", é sempre difícil e requer reflexões por parte da sociedade. Afirmou que é preciso coragem, não apenas por parte das mulheres que sofrem discriminações e violências, mas, também, por parte de segmentos da sociedade. 

Lucianna  Barbosa, em sua fala, externou que antes do feminicídio, há todo um ciclo percorrido. A vítima, na maioria dos casos, vivencia toda uma realidade, aprisionando, em si mesma, toda uma frustação, diante do receito de denunciar e acabar sofrendo revés. Sinaliza que é preciso uma rede de apoio às mulheres a partido do poder público e engajamento de toda a sociedade, de maneira que a violência seja contida. 

APRESENTAÇÕES

Logo após o encerramento da mesa redonda, os participantes foram contemplado com bela apresentação de bailarinas que, com graciosidade e sincronia rítimica, mostraram bela performance, arrancando aplausos. Uma apresentação que teve por escopo mostrar, não apenas belos movimentos mas, também, levar às pessoas a desenvolverem olhares mais românticos, artísticos diante de mulheres que têm muito mais que curvas: a pureza que contagia a todos.

Coube à cantora santantoniese Maéve, detentora de uma das mais belas vozes da região, a execução de músicas da Música Popular Brasileira. Ela que tem sido bastante requisitada para participação em grandes eventos. Eclética, ela “brinca” com as cordas, levando aos dedos, a sutileza com que, simultaneamente, emite sua voz.

COMISSÃO DE ENSINOS JURÍDICOS

Logo após a bela apresentação das bailarinas, a OAB, através do seu presidente, Dr.Adriano Balbino e Dra. Fernanda,  anunciou a formação da Comissão de Ensinos Jurídicos, com os seguintes nomes: advogados Kaíque Barbosa (Presidente), Aline Passos (vice), João Gabriel, Carly Chesma, Jaqueline Póvoas, Márcia Nunes, Gabriel Rezende. Eles que, dentre outras atividades, contribuirão para orientações aos jovens advogados que estão sendo colocados à disposição da população, na prestação de serviços. Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas) e Edy Lima (Jornal Regional). Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O carnaval de Vitória-ES, no seu últio dia, contou com a apresentação da cantora baiana Andreia Nery, radicada em Santo Antonio de Jesus. Ela que, com sua voz incomparável, levou o público à loucura. Com belíssima apresentação, ela que, após ano, voltou ao carnaval capixaba, foi à grande atração do encerramento da festa. “Continua sendo o melhor carnaval . A prefeitura de Vitória  está de parabéns pela organização da festa e pela tranquilidade e segurança para o folião”, disse a empresaria Elisangela, que reside na Vitória. 

Bem-humorada e irreverente, Andreia Nery cumprimentou os fãs e falou da alegria de voltar a sua terra de coração. “Esta cidade sempre me abraçou com muito carinho, desde o início da minha carreira. Já estava na hora de voltar e trazer alegria para todos aqui. É sempre um prazer cantar para a população de Vitória...!", pontuou. A festa superou todas as expectativas do público que investiu na folia que não deixou ninguém parado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Nazaré das Farinhas, sob o comando de Eunice Barreto e Ben Wilson, procedeu, na noite desse sábado, 09, a entrega do Complexo de Saúde, batizado como o nome do saudoso deputado federal  Luis Eduardo Magalhães, totalmente revitalizado, agora com dois módulos (policlínica municipal e USF Muritiba II), funcionando em páreas integradas (contíguas), com mobiliário e equipamentos novos, de maneira que atenda, a contento, à população do município.

INFRAESTRUTURA

O complexo, à luz das dimensões físicas, logística operacional com equipamentos de ponta e novos, dispõe de uma equipe treinada, de maneira que possa fornecer serviços à população de forma eficiente. Poucos municípios da Bahia dispõem de um equipamento com essa qualidade. Seria de bom alvitre que outros gestores da região e do Estado pudessem instalar em seus municípios unidades dessa magnitude. Tudo isso com recursos próprios já que a atual gestão afirma não contar com apoio do governo estadual. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, marcaram presenças a Secretária de Saúde, Maria Clara, bem como Nagib FIlho (Assistência Social) e demais  titulares de pasta da atual gestão; deputado federal João Roma; Isaac Filho (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto e ex-prefeito de Nazaré); Duda Magalhães; representado Muniz Ferreira, Welington Vieira e Dr. Dilson (atuaL e ex-prefeitos, respectivamente, acompanhados de Michel, Secretário de Administração e dos vereadores Alan de Minde e Ray); vereadores Eval Passos (presidente da Câmara), ao lado de outros edis como Jorgina, Sinho, Laura,  Idma Torres, Jó (teve que se ausentar de última hora), Val; vereador Alan de Minde (Muniz Ferreira).

Também presentes Pato Rouco (candidato a deputado estadual no último pleito), Zé Carlos (ex-Secretário de Governo em Nazaré e empresário na área de saúde), Demétrio (vereador de Salvador, acompanhando João Roma) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

RECEPTIVIDADE

A comitiva governamental, sob os acordes da Fanfarra municipal, foi recebida de forma entusiasta pelo contingente populacional que se aglomerava em frente ao Complexo de Saúde. Momentos após, início dos pronunciamentos das autoridades, iniciando-se através dos vereadores Jorgina e Eval (presidente da Câmara)

GAMA DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO

Funcionando em amplas instalações, com consultórios médicos, odontológicos, pediátricos e profissionais, também, na área de fisioterapia. Diversos serviços de média complexidade serão disponibilizados à população, nas áreas de cardiologia, psicologia ginecologia cirúrgica, neurologia, nutrição e eletrocardiograma,  atendimentos que não são oferecidos através da rede básica. Na Policlínica Municipal de Nazaré também serão disponibilizados à população serviços em exames como eletrocardiograma e que, até então, não eram realizados pela rede básica da cidade por falta da devida estrutura.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, que se iniciaram com vereadores, palavras de agradecimento à atual administração e regozijo diante de uma conquista ímpar por parte da população de Nazaré. A vereadora Jorgina prestou homenagem à gestora com a entrega de uma corbélia de flores, em agradecimento pelo que vem fazendo a frente do executivo municipal, um evento que contou com a apresentação do locutor Emanuel Santos,  

Ben Wilson, vice-prefeito, por sua vez, destacou que saúde é prioridade no atual governo. enquanto que a Secretária Maria Clara externou que todas essas conquistas brotam a partir da sensibilidade da gestora aos pleitos que emergem do seio da população.  Mostrou-se regozijada diante desse feito, prometendo mais empenho, ao lado de sua equipe, de maneira que a demanda seja atendida a contento. 

Isaac Filho, ex-prefieto do município, em seu pronunciamento, discorreu sobre toda uma trajetória do estabelecimeto que, inicialmente, estava projetado pra funcionamento do Hospital, mas que, infelizmente, não vinha desenvolvendo suas atividades nessa esfera mas que, a partir de agora, com esse novo direcionamento, por parte da atual gestão, a comunidade nazarena será muito melhor servida. 

João Roma, deputado federa, mostrou-se regozijado, não apenas pela votação auferida e receptividade que ostenta no município. Mais que isso, a certeza de que a gestão Eunice/Ben Wilson é um exemplo pra toda região. Asseverou que continuará lutando para o município em todas as instâncias e, mais ainda, buscando canalizar emendas que possam fomentar a realização de obras, necessárias para o desenvolvimento do município.

A prefeita Eunice, em sua fala, além de destacar o acompanhamento de perto das obras, reportou-se ao comprometimento de toda sua equipe de saúde, dando ênfase ao trabalho desenvolvido por Maria Clara, na certeza de toda equipe estará irmanada em propiciar serviõs de excelência à comunidade nazarena. Ela que também agradeceu ao deputado João Roma pelo que vem realizando em prol do município, na certeza de que tudo fará para canalização de novas emendas para o município. Eunice elencou serviços que serão ofertados à população e, aproveitando o ensejo elencou outras realizações na área de saúde.

REINAUGURAÇÃO E VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Logo após a reinauguração, autoridades e representantes da população adentram à s instalações para conferirem, de perto, a pujança do trabalho desenvolvido. Uma obra que, sem sombra de dúvidas, não apenas enaltece à administração e produz regozijo no seio da população mas, também, serve de exemplo a outros gestores da região e da Bahia, seja pela qualidade, seja pelos propósitos aventados que repousam na operacionalidade e excelência no atendimento. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Publicaremos entrevistas no decorrer da semana.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (10), a partir das 8h, na quadra da Rua da Mata, teremos o I Torneio de Street Ball. Com a participação de atletas do município e Região, das categorias Livre e Master. Realização Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a Liga de Basquete de Cruz das Almas (LBCA) e Body Suplementos.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/587718191692352/

Notícias | postado por: Mascarenhas

Espaço que contempla a cena musical alternativa durante o Carnaval, o Palco do Rock terá nove atrações nesta terça-feira (5), último dia da folia. Os shows começam às 17h. Subirão ao palco as bandas Todo Meu Ódio, Batrakia, Indominus, Guga Canibal, Arcantis, Ynys Wydryn, Behavior, Alkimenia (PE) e Jackeds. A programação do Palco do Rock teve início no sábado (2). Hoje (4), dez bandas passam pelo palco.
 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde/noite do último domingo, 03, na Escola Municipal Mário Gordilho Pedreira, em Sâo Roque do Paraguaçu,  "Carnaval com Cristo" em evento comandado pelo padre Dvanildo da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em evento que contou, dentre os participantes, a Secretária Municipal de Educação, Marrli Medina e o diretor da referida unidade educacional, Raimundo Barros. Eles que contribuíram para que esse evento fosse materializado com apoio da gestão municipal Vera da Saúde. 

Padre Dvanildo que, a frente da Igreja em apreço desenvolve um destacável trabalho junto aos diversos segmentos da sociedade local e, em especial, no que concerne a todo um trabalho em torno da não proliferação do uso de drogas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O que acrescenta, também, a presença de uma mulher nas fileiras da polícia militar e, em especial, junto  à 5a. Cia de Polícia Rodoviária Estadual, sob o comando do Cap Lopes e, por extensão, à Polícia Rodoviária Estadual, sob a égide do Ten Cel Jarbas, comandante da Polícia Rodoviária Estadual?  Para muitos, a essência do olhar feminino. Para os que estabelecem olhares diferenciaados, o sentimento. E é justamente isso que a Sub Ten SÂNDILA ROCHA, Comandante do Posto da Rodoviária Estadual, sediado em Mar Grande, Vera Cruz, Ilha de Itaparica, vem desenvolvendo junto a essa corporação e, por extensão, à sociedade (em especial a da  Vera Cruz). 

 Indicada para receber a placa de Honra ao Mérito no Premio de Melhor do Ano, realizado no Condomínio Lagoa Dourada, Barra Grande, Vera Cruz)  na luta que empreende em torno do fortalecimento de vínculos familiares, tendo por epicientro a formação cognitiva e cidadã de crianças do município, ela, naturalmente, regozijada, talvez não saiba o quanto tem sido valiosa essa iniciativa. Uma luta que conta com apoio do Comandadnte Geral da Polícia Rodoviária Estadual,Ten Cel Jarbas (foto) que, também, foi homenageado pelo relevante trabalho que realiza, através da corporação, em toda a Bahia.

Honraria que  também foi comprtilhada pelo Cap. Lopes (foto), Comandante da 5a. Cia (compreendendo Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença). Ele que vem desenvolvendo um destacável trabalho em prol da educação no trânsito. Um trabalho que produz resultados significativos na redução de acidentes e, por conseguite, preservação de vidas. Além das operações logísticas (blitzs, abordagens), o grupamento sob seu comando tem auferido grandes resultados, numa demonstração insofismável de que não apenas a repressão aos ilícitos de trânsito é importante nesse processo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A área destinada a eventos, no Condomínio Lagoa Dourada, Mar Grande, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, recôncavo baiano, foi o local escolhido pela equipe da Edivonete Produções para premiação Melhores do Ano na Ilha de Itaparica e adjacências, num evento que reuniu empresários, políticos, artistas, profissionais liberais, empreendedores de diversos segmentos, em razão da performance que demonstraram durante o ano em suas especialidades. 

APRESENTAÇÃO ALESSANDRO TIMBÓ

Com a mesma desenvoltura que apresenta semanalmente o badalado Mosaico Baiano através da Rede Bahia de Televisão, ele, além de proceder entrega de placas aos homenageados, sempre com  sorriso e com eles interagindo, nada mais nada menos do que Alessandro Timbó, consagrado jornalista, apresentador do Programa Mosaico Baiano, através da Rede Bahia de Televisão. Diplomado pela Faculdade Federal da Bahia em Medicina, é pós-graduado em marketing. Como não bastasse, advogado, especialista em Direito Médico,e, para variar, também desenvolve atividades empresariais na área gastronômica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Todos os homenageados no evento foram destaque em seus segmentos, na Ilha de Itaparica e região. Dentre esses nomes,Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de S.A.Jesus e região), Dênis Cortes (Secretária de Cultura e Turismo e Juventude de S.A.Jesus), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira),Mewirinha (presidente da Câmara de Muniz Ferreira), Dra. Fernanda (advogada em S.A.Jesus), Servcom Contabilidade em Nazaré das Farinhas. 

Dentre os representantes da Ilha, Almiro Dias Xavier (Almiro Construções e Imobiliária),Ciro e Tarciso Lopes Nogueira (Construilha), Jairo Roupa Nova (Roupa Nova), Venilton Caldas, conhecido popularmente por "Titia 17", Haroldo e Marlene (Restaurante Manguezal em Itaparica), Raquel Nascimento Silveira, Irênio Bomfim e tantos outros nomes que, regozijados diante do reconhecimento por parte do público votante, teceram agradecimentos por conta dessa honraria.  

Também, dentre as personalidades  presentes, Dra. Patrícia Jaques Aires (Delegada de Policia de S.A.Jesus), Dr. Artur Guimarães (delegado de polícia civil de Itaparica), Cel Jarbas (comandante geral da Polícia Rodoviária Estadual), Ten Cel Lopes (comandante da 5a. Cia de Polícia Rodoviária) e Sub-Ten Sândila (Cmt do Posto Rodoviário de Mar Grande). Eles que, a frente de suas coporações, tem contribuído, insofismavelmente, para o execício de cidadania por parte da sociedade.

  

Com cinco livros já publicados, o auditor fiscal e escritor Alberto Peixoto, residente no condomínio, debrauça-se, no dia a dia, à escrita de seus livros, fazendo com que a cultura permaneça viva e, mais que isso, servindo de inspiração a muitos jovens e demais representantes de uma sociedade plural mas que, infelizmente, permanece no anomimato. Muitas potencialidades, tambem, na área literária, precisam alçar voos.  A ilha de tantos cantos e encantos, detentora de toda uma beleza prosaica e bucólica, ganha, através de seus versos, todo um esplendor, toda uma formosura.  

SHOW DE LUKA E GUSTAVO

Egressa do Maranhão, a dupla chegou a Santo Antonio de Jesus (de onde não quis mais sair) e, hoje, é uma das mais disputadas para apresentações nesse município, região e outras unidades da federação. Com um amplo repertório e detreza no palco, a cada dia, ganha novos horizontes. Lukas e Gustavo que está com a genda lotada para esse início de ano, com CD recentemente gravado, promete grandes novidades neesa carreira que já é uma realidade. 

APOIO CULTURAL 

Dentre as empresas e personalidades que foram contemplados com a premiação e patrocinaram o evento, Almiro Construções e Imovbiliária, Deputado Estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho", Construilha, Roupa Nova, Realce, Comercial Coroa, Servcom Contabilidde, RS Rações; pela imprensa, Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju), Tvsaj (Antonio), Saj Noticias (Joaldo Brito) e Sande Fotógrafa.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DRA. FERNANDA GRAZIELLA, jovem advogada santantoniense, especialista em direito penal, especialista em docência do ensino superior, pós-graduada em Gênero e Direitos Humanos, colunista de perfil "@mulheradvogada", conselheira no Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA , ex-presidente da OAB Jovem e  integrante de entidade protetora de animais, palestrante, é, insofismavelmente, uma das melhores profissionais na área em que abraça no município e região, não apenas pelo conhecimento do qual é detentora mas, também, pela capacidade de enfrentar situações conflituosas e sempre achar soluções tangíveis. 

DESTAQUE NA PREMIAÇÃO DE MELHOR DO ANO

Ao ser escolhida como Melhor do Ano em sua categoria, em evento realizado na noite do último sábado, 23, no Condomínio Lagoa Dourada, Mar Grande, Vera Cruz, tal quais outras personalidades que receberam essa distinção, em suas categorias, ela, naturalmente, ficou regozijada, não apenas por ostentar mais um trofeu, mais uma placa em sua galeria.  

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Link do Site de TITIA77 : http://www.titia77news.com.br/

VENILTON CALDAS PRIMO, conhecido popularmente por "TITIA 77" é, inexoravelmente, um nome respeitado no seio do exoterismo na Bahia, em outros rincões do país e, até, do  exterior. Desenvolvendo um trabalho pautado na natural atração existente entre as pedras, ele consegue, mediante utilização de  técnicas específicas, efetuar previsões com alto índice de acerto. Graças a essa performance é que seu nome é bastante conhecido e respeitado. Estudioso no assunto, continua se aprofundando nos estudos que realiza, de maneira que possa atender a sua clientela com esmero.

MELHOR DO ANO EM SUA CATEGORIA

Graças a essa trajetória bem sucedida é que seu nome foi escolhido como Melhor do Ano, a ponto de ter recebido, no último sábado, no Condomínio Lagoa Dourada, Mar Grande, município  de Vera Cruz, através da Edivonete Produções, placa alusiva a essa conquista. Regozijado diante desse reconhecimento, por parte da população que o escolheu, promete novidades. 

ATRAÇÃO DAS PEDRAS E TODO UM SIGNIFICADO NO SEIO DO EXOTERISMO

No esoterismo, pedras e cristais são utilizados em meditações para desenvolver a intuição e a aprendizagem através dos sentidos mais elevados, pode ser usado para estabilizar emoções, acalmar as mentes perturbadas, ajuda a sanar desequilíbrios corporais.
Pode-se colocar embaixo do travesseiro, ao redor de plantas, espalhar por vários ambientes.
Quando comprar um cristal esteja ciente que foi ele quem escolheu você e não o contrário.
Em casa com calma, observe tudo atentamente descubra tudo que há dentro do seu cristal, você encontrará várias formas interessantes dentro dele. 

Cuidando das energias do lar: É bom ter um aquário com vários tipos de de pedras  ou fontes com pedras, pois o movimento da água com a energia da pedra causa um efeito muito gostoso na energia do lar.Na entrada de casa é bom ter uma ametista, pois sua cor lilás gera alegria e paz, ela transforma energia negativa em positiva, é uma excelente pedra para pessoas de baixo astral.
Recomenda-se colocar pedras na terra dos vasos de plantas espalhados pela casa. São ótimas para proteger todos os ambientes.

 

VEJA outras dicas sobre PEDRAS PORECIOSAS e as DICAS DE TITIA 17, em LEIA MAIS e no site http://www.titia77news.com.br/





Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta quinta-feira (28), a Praça Padre Matheus foi palco de uma simulação de acidente de trânsito, realizada pela SMTT, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e UFRB, através do Centro de Formação de Professores de Amargosa e Associação Internacional dos Estudantes de Medicina. 

O objetivo do simulado foi alertar para o risco de acidentes nas vias urbanas e as providências que devem ser tomadas para atendimento de emergências e socorro às vítimas. No evento, atores encenaram um acidente entre um carro e uma motocicleta, com três vítimas: dois adultos que se feriram gravemente e uma criança que veio a óbito após ser arremessada do veículo por não estar usando cinto de segurança. O SAMU e a SMTT foram acionados através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) e prestaram socorro, além de ordenarem o trânsito e acionar a Polícia Técnica para remoção do corpo da vítima fatal. 

O alerta serve para educar motoristas e pedestres para os cuidados ao trafegar, cumprimento das leis de trânsito e instruir sobre as ações prejudiciais após acidentes, como aglomerações, filmagens, falta de agilidade ao solicitar o socorro, manipulação das vítimas e dificultar a passagem dos órgãos de emergência. “Em uma situação real é importante manter a calma, ligar para os órgãos competentes e aguardar atendimento. Às vezes, com intenção de ajudar, pode-se colocar a vítima em risco ou causar ainda mais transtornos”, afirmou o Secretário Clóvis Esequiel. 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Empresa recebeu 78,3% dos votos em pesquisa; desafio agora é primeiro lugar no segmento de material de construção. A Construilha foi eleita na pesquisa premio Melhores do Ano, , a melhor loja de. A empresa recebeu 78,3% dos votos, um percentual alto, principalmente para um setor que é muito concorrido. De acordo com o gerente da empesa, o objetivo agora é vencer também na categoria de material de construção, inernete ao cone sul "Barra Grande a Cacha Prego".
“Inclusive nós mudamos nossa logomarca para , justamente para passar a informação para o cliente que deseja construir ou reformar que temos tudo para sua obra, desde o básico até o mais fino acabamento. Esse é um segmento que nós buscamos crescer num curto espaço de tempo e estamos empenhados nisso”, enfatiza Tarciso.
Mesmo assim, o gerente afirma que é muito importante ser lembrado no prêmio Melhores do Ano na categoria de loja Construilha . “É muito positivo você ganhar qualquer prêmio, ainda mais com um percentual tão expressivo como esse em uma área tão concorrida. Para equipe Construilha é muito importante ser lembrado e ela reconhece isto e agradece toda população vera cruz / Itaparica escolha”, diz.
Apesar de ganhar todos 4 anos nesse segmento que a consagrou, está investindo cada dia mais em ser uma loja de materiais de construção que oferece desde o material básico, como areia, pedra, cimento, passando por material elétrico e hidráulico até linha completa de acabamento. “Inclusive nós reinauguramos recentemente nosso setor de pisos, ampliamos o showroom para ter espaço mais amplo, focando nessa parte mais fina da construção.
Sobre a presença do cantor Lukas e Gustavo na festa dos Melhores do Ano, o o empresário Tarciso Nogueira afirma que isso valoriza muito o evento. “O Lukas e Gustavo tem um nome muito conceituado e, mais que isso,  também é uma atração Nacional. Isso agrega muito ao prêmio, valoriza, o que torna o evento algo exclusivo para os melhores da cidade” ,de Itaparica e vera Cruz, declara.
A equipe CONTRUILHA, CONE SUL , CL VIDRO agradece toda população pela lembrança no prêmio dos Melhores do Ano. “A gente procura atender toda população de ITAPARICA /VERA CRUZ e região com os melhores produtos e também o melhor atendimento. Nós estamos de portas abertas para atender a todos, da melhor forma possível, do básico ao acabamento”, finaliza. O empresário destacou a retomada do crescimento do varejo em 2017 e classificou o prêmio como um importante reconhecimento aos empresários que investem no setor, gerando emprego e contribuindo para o crescimento do nosso povo. O grupo conta com lojas em Aratuba e Barra Grande Telefone para contato, 71-36382889. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Parceria Tvsaj.com.br/Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus - Durante palestra realizada na noite desta terça (26) no auditório do Antonius Imperial Hotel, no Centro de Santo Antônio de Jesus, donos de micro e pequenos empresas locais e de cidades circunvizinhas como Cruz das Almas, Valença e São Felipe lotaram o espaço para se atualizar com novas tendências e perspectivas para os empreendimentos do setor.

A proprietária do Restaurante Misturas, da cidade de São Felipe, Valdice Ferreira, destaca os benefícios da palestra. “A capacitação foi de extrema importância, porque a gente aprende com as experiências trazidas. Uma palestra dessa gratuita é um ganho muito grande para todos nós e o Sebrae é um parceiro fundamental para minha empresa. Participei da consultoria do Sebrae MEDE no ano passado e tive avanços e crescimentos significativos”, ressalta.

Segundo o palestrante, Léo Teixeira, os empreendimentos têm investido mais nos negócios com o objetivo de proporcionar uma experiência melhor aos seus clientes. “Hoje os grandes nomes de fast food, por exemplo, estão investindo mais em ambiente e na valorização da comida, pensando sempre na experiência do consumidor. Os pedidos são através de totens, de autoatendimento, o que influencia no aumento das vendas porque o sistema apresenta sugestões”, lembra.

Durante a capacitação, o especialista mostrou novos modelos de negócios na área como os coletivos gourmet, mercadotecas, food halls, placemaking, expositores refrigerados com alimentos prontos para viagem e consumo rápido, operações móveis e itinerantes como box e estandes em áreas de grande circulação de pessoas. Ainda, de acordo com o especialista, 30% do faturamento dos negócios nas grandes cidades vêm de serviços de delivery, apontando um possível caminho para os micro e pequenos empreendedores do segmento.

“Os empreendimentos estão muito mais preocupados com alimentos menos processados e mais saudáveis, o que é uma tendência. É importante buscar inovação para os negócios, mas sempre se preocupar com a gestão porque você pode ter a melhor ideia possível, mas se não tiver uma boa gestão, não adianta”, completa Teixeira.

Sebrae Conecta

O encontro integrou as ações do Sebrae Conecta, que fornece uma trilha de aprendizagem com profissionais experientes com soluções customizadas e um atendimento continuado que promove um relacionamento em rede. Para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, a segmentação do programa proporciona resultados diferenciados.

“A estratégia de oferecer um atendimento setorial especializado por segmento é muito assertiva, pois trata as especificidades mapeadas de cada setor. Assim, podemos ofertar as soluções customizadas como ações de mercado, workshop e consultorias, que respondem aos desafios estratégicos, identificando soluções para os gargalos e que possam se apropriar das oportunidades, alavancando a competitividade dos empreendimentos”, conclui. Rafael Lopes. Agência Sebrae de Notícias Bahia. Fotos, ANtonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 


Enquete


PodCast