Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Brasil

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa, a partir de hoje (24), a bloquear celulares “piratas”, que não tenham certificação. A medida faz parte do projeto Celular Legal e já foi colocada em prática em vários lugares do Brasil. O bloqueio é feito em aparelhos que não possuam o número de identificação, chamado de International Mobile Equipment Identity (IMEI). No ano passado, 11 estados e o Distrito Federal receberam o projeto. Outros 15, incluindo a Bahia, foram incorporado à ação em 2019

Notícias | postado por: Mascarenhas

A reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (PSL) retira da Constituição trecho que garante proteção à maternidade e à gestante nas regras previdenciárias.

Hoje, o inciso II do artigo 201 da Constituição, que trata das normas aplicadas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), estabelece "proteção à maternidade, especialmente à gestante".

Na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o trecho é modificado e garante apenas o salário-maternidade como um dos direitos previdenciários.

Parte de especialistas em direito constitucional e previdenciário ouvidos pela Folha vê com preocupação a mudança. Há quem discorde do fim de proteção, porque o novo inciso garantiria a assistência às mulheres.

"Maternidade e gestante deixam de ser fatores geradores para a hipótese de cobertura previdenciária. No lugar, entra um benefício definido", critica Érica Barcha Correia, doutora em direito social pela PUC-SP e professora universitária.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) atualmente chega a custar, em média, R$ 3 mil. Muitos brasileiros não têm como arcar com esses custos e perdem oportunidades de trabalho por não estarem habilitados a dirigir. Alguns estados brasileiros oferecem a oportunidade para pessoas de baixa renda de tirarem o documento de forma gratuita. No Espírito Santo, o programa CNH Social forneceu 3 mil habilitações sem custo à população do estado em 2018 e pretende ampliar o programa neste ano. Segundo o Detran-ES, o projeto está em fase de adequação e deve ser lançado ainda no primeiro semestre. O documento será oferecido para obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta)

Para participar da seleção, o interessado deverá obedecer aos seguintes critérios: estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), ter renda familiar de até dois salários mínimos, ser residente no Espírito Santo, ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e não possuir problemas de saúde, administrativo ou judicial que impeça a obtenção da CNH. Assim que as inscrições forem abertas, as informações oficiais poderão ser consultadas no site www.detran.es.gov.br. 

Já a CNH Popular, no Ceará, também atua de forma semelhante desde 2014. Ainda não há informações sobre as inscrições em 2019, mas, em anos anteriores, o cadastro era feito no site do Detran-CE. Podem participar maiores de 18 anos, alfabetizados, que tenham CPF, que não estejam judicialmente impedidos de tirar o documento e residentes no estado do Ceará. Precisam ainda se enquadrar em um dos quesitos: ser inscrito no Bolsa Família, ser aluno matriculado há mais de seis meses na rede pública de ensino fundamental e médio ou em cursos públicos profissionalizantes, comprovando bom desempenho escolar, ser egressas do sistema penitenciário, ou portadores de necessidades especiais.

Pelo segundo ano, o Detran-DF oferece a gratuidade do curso teórico para a obtenção da CNH destinada a estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. As aulas práticas devem ser arcadas pelo participante. O edital publicado nesta semana informa que, para se inscrever, é preciso ter 18 anos completos, saber ler e escrever, possuir RG e CPF, e cumprir um dos requisitos: estar desempregado há mais de um ano e ter renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou ser beneficiário do Bolsa Família. As inscrições para as 25 vagas disponíveis começam no dia 25 de março e vão até 1º de abril de 2019 no site www.detran.df.gov.br/obtencao-cnh. 

E NO RESTANTE DO BRASIL? Outros estados consultados não possuem projeto semelhante ou ainda estudam implementar uma forma de oferecer o benefício, como São Paulo ou Rondônia. A CNH Social já foi oferecida em alguns estados em anos anteriores, mas por problemas de troca de governo ou falta de verbas, foram encerrados.

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), ligados ao Governo Federal, ofereceram os projetos Primeira Habilitação para o Transporte - CNH Social (que concede a primeira CNH a jovens de baixa renda) e Habilitação Profissional para o Transporte - Inserção de Novos Motoristas (que concede a mudança da categoria da CNH) até 2017 em parceria com alguns estados, mas alerta que não há inscrições abertas no momento nem previsão de abertura de novas vagas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para a maioria das pessoas, uma larva crescendo e se transformando em um inseto nas suas costas seria um motivo de preocupação. Mas a maioria das pessoas não são biólogas e especialistas em insetos como Phil Torres. O homem está deixando uma mosca Oestridae (um animal parasita que planta seus filhotes em humanos) florescer em seu próprio corpo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Michel Temer (MDB) vivia momentos de amargura antes de ser preso, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Relativamente isolado depois de deixar o cargo, o ex-presidente gastava parte do tempo devorando jornais. E reclamando que o atual governo e a mídia não davam a ele os devidos créditos pelo que considerava coisas boas que fez ao país.

O próprio ex-ministro Moreira Franco (MDB-RJ), que foi preso também na quinta (21), aconselhava Temer a relaxar mais. Dizia que ele tinha que virar a página e se desapegar do tempo em que foi presidente.O ex-presidente estava também distante de alguns de seus melhores amigos, de quem se afastou quando comandava o país.Pré-título "aspeado", Tvsaj. Foto, divulgação. Matéria, Bahia Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram nos bastidores a operação nesta quinta-feira (21) da Lava Jato no Rio que prendeu o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o ex-ministro Moreira Franco (MDB).

Três magistrados ouvidos pela reportagem viram exageros e espetacularização na forma como a ação foi conduzida, pouca consistência técnica e tentativa de desviar o foco de problemas do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Esses integrantes da corte atribuíram a prisão a um jogo de protagonismo de juízes e procuradores da Lava Jato contra outras instituições, como o Congresso e o próprio Supremo.

Um deles cita a decisão da semana passada do tribunal, que determinou a remessa de casos conexos a caixa dois à Justiça Eleitoral --o que deixou a força-tarefa contrariada. Esse ministro diz que a operação desta quinta teve excessos que demonstram desespero e o que chamou de "crise existencial" da Lava Jato.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O juiz federal Marcelo Bretas afirma que decisão que autorizou a prisão do ex-presidente Michel Termer (MDB) não tem ligação com a operação Calicute da Lava Jato que prendeu o ex-governador Sérgio Cabral, além de sustentar não haver relação dos fatos com crimes eleitorais.

Caso considerados pela Corte, os argumentos podem evitar que os recursos apresentados pelo presidente sejam analisados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

“Apenas para evitar confusões a respeito da competência para eventual impugnação desta decisão, repito que estes autos guardam relação de conexão e continência com a ação penal derivada da denominada operação Radioatividade e seus vários desdobramentos”, alega Bretas. Foto Walter Campanatto. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de doenças que podem ser tratadas com canabidiol (CBD) cresceu 500% nos últimos dois anos. A informação foi compartilhada pelo médico Junior Gibelli durante palestra no evento “Cannabis Medicinal, uma opção de tratamento”, realizado na última terça-feira (19), em Salvador. 

De acordo com o profissional, a epilepsia foi uma forma “estratégica e comercial” de alcançar a aprovação do CBD, o que abriu espaço para a prescrição da substância para tratamento de outras patologias, como esclerose múltipla, fibromialgia e Parkinson. “Em 2014, quando a Anvisa autorizou a prescrição, era unicamente para epilepsia. Depois disso, começamos a trazer pesquisas que já tinham sido feitas em outras partes do mundo demonstrando que a epilepsia é só uma das patologias que o canabidiol pode tratar porque o seu mecanismo de ação é homeostase, ou seja, o equilíbrio dos sistemas do nosso corpo”, explicou em entrevista ao Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

SÃO PAULO - Imagens obtidas pela GloboNews mostram que o ex-presidente Michel Temer foipreso numa avenida movimentada da região de Alto de Pinheiros, poucos minutos depois de ele ter saído de sua casa em um carro particular dirigido por seu motorista. Assim que deixou sua residência, o carro em que estava o ex-presidente foi seguido por doisveículos descaraterizados , onde estariam agentes da Polícia Federal.
Não há informação se o carro de Temer foi interceptado ou se houve algum acordo para que o ex-presidente se entregasse a poucas quadras de sua casa. Temer estava no banco de trás. Segundo as imagens, um dos policiais assume o volante do carro de Temer. Um outro senta-se ao lado do ex-presidente, que, ao que parece, permanece calado.

Um agente policial que participa da ação carrega uma arma de cano longo enquanto os agentes se acertam sobre a operação. O trânsito na avenida não foi interrompido. Temer teria seguido de lá direto para o aeroporto de Guarulhos dentro de seu próprio carro, seguido pelas viaturas oficiais. Temer usava um terno cinza ao deixar sua residência. Não há informações de sua esposa, Marcela, ou o filho, Michelzinho, estaria na casa.
 

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.
Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.
Desde quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.
Ainda não está claro a qual processo se referem os mandados contra Temer e Moreira Franco. Temer responde a 10 inquéritos. Cinco deles tramitaram no STF pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.



Notícias | postado por: Mascarenhas

A cineasta Rosa Miranda marcou um encontro com um homem com quem já se correspondia na internet. Durante o período que passaram juntos, notou que ele não estava confortável. Ao se despedirem, Rosa descobriu que o motivo do incômodo era a cor de sua pele: "Você não disse que era preta. Não sou racista, mas pela mentira não vou ficar com você", disse o homem.A história de Rosa não é estranha para as mulheres negras. Desde a infância, elas convivem com a rejeição criada por uma combinação de racismo estrutural e machismo. Crescem sentindo-se excluídas por não corresponderem ao padrão de beleza tido como ideal e por não serem as escolhidas para "ficar" ou namorar. Uma solidão que gera danos emocionais e que tem sido cada vez mais discutida dentro do feminismo negro. O último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2010, comprova essas narrativas: mais da metade das negras não vive em união conjugal.

- Isso vem desde a infância. Na pracinha, a criança negra fica afastada porque as outras não brincam com ela. É uma exclusão que continua na vida adulta: às vezes, queremos uma amiga para conversar, mas não somos facilmente aceitas no grupo. Em muitos espaços nos sentimos sozinhas mesmo sendo maioria. E, quando abordamos o assunto, tem gente que tenta relativizar, o que gera ainda mais afastamento - explica Rosa.

A reprodução de estereótipos, como o da guerreira inabalável que não precisa de empatia, e a objetificação dos corpos das mulheres negras ajudam a explicar a solidão que elas experimentam. Um cenário que se agrava quanto mais retinta é a pele: 

- A negra mais aceita é a de pele mais clara, quase branca, dentro do padrão do estereótipo da mulata. Mas, como diz a poeta Elisa Lucinda, essa não é para casar, é para comer. Não somos o par ideal, e isso nos machuca ao longo da vida - diz Luciana Fernanda Luz, feminista negra e mestranda em Comunicação, que identifica o porquê da solidão em diversos aspectos da vida cotidiana das mulheres negras. - No trabalho, é comum enfrentarmos assédio sexual e também o moral em forma de piadas racistas. Nos relacionamentos, somos frequentemente preteridas por mulheres brancas. Em casa, somos as fortalezas que não encontram acolhimento. São muitas nuances para dar conta; temos que nos reinventar todos os dias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Cervejaria Ambev (dona de grandes marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser e Stella Artois), reduziu em 50% a quantidade de água usada na produção de suas cervejas, nas últimas duas décadas. O anúncio deste recorde histórico vem para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os dados são de 2018 e mostram que a companhia terminou o ano usando 2,86 litros de água para fazer um litro de cerveja – uma diminuição de 2,7%, comparado com 2017, quando a média mensal foi de 2,94 litros.

“Nunca estamos satisfeitos quando o assunto é economia de água. Cuidamos dela como nosso bem mais precioso”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. Foi com essa atitude que a companhia, ao longo de duas décadas, poupou cerca de 18 trilhões de litros de água – o suficiente para abastecer a cidade de Florianópolis por mais de seis meses, ou o equivalente a mais de sete mil piscinas olímpicas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente foi flagrado portando duas facas, na manhã desta quarta-feira, 16, na frente de uma escola na Rua Clara Nunes, no bairro da Pituba, em Salvador. As facas foram encontradas dentro da mochila do jovem, que apresentou uma carteira estudantil da instituição. Ele explicou que era ex-aluno, aguardava a chegada da namorada, estudante do colégio, e afirmou que os objetos eram para sua defesa pessoal, por temer ser assaltado.

O jovem relatou não ser vítima de bullying, nem estar intencionado a ferir colegas de sua antiga escola. Os policiais militares decidiram pela condução à delegacia com o objetivo de prevenção e registro oficial da situação. O adolescente foi encaminhado preventivamente para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde uma ocorrência foi registrada. Foto reprodução Google. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) denunciou como “mentirosas” as justificativas do governo Bolsonaro para a Reforma da Previdência (PEC 06/19). “O governo mente ao dizer que a proposta é para combater privilégios. Na verdade, 85% da economia prevista será feita em cima dos trabalhadores e dos pobres brasileiros, porque, de R$ 1,1 trilhão previsto, R$ 1,85 bilhão virá do Regime Geral, que paga até dois salários mínimos, e dos benefícios assistenciais” - esclareceu o deputado.

Para fortalecer a Previdência, Pelegrino sugere a taxação de lucros e dividendos e das grandes fortunas; o fim de algumas desonerações; e a cobrança dos sonegadores. “A reforma de 2003 já apresentou o caminho: o teto com a Previdência complementar, como a União e os Estados já instituíram. A proposta do Governo é uma reforma dos banqueiros, fiscalista, que quer acabar com a aposentadoria e com os benefícios sociais do povo brasileiro” - declarou.

Pelegrino afirmou ainda que o sistema de capitalização previsto na proposta retira recursos do Regime Geral para entregar aos bancos, reduzindo a arrecadação e inviabilizando a Previdência Social no Brasil. “Esse sistema de capitalização foi adotado no Chile, onde 80% dos trabalhadores nem sequer conseguem se aposentar com um salário mínimo”.

O deputado também reafirmou a luta da oposição contra a Reforma. “Não vamos aceitar que este Congresso retire a aposentadoria dos trabalhadores rurais, os Benefícios de Prestação Continuada, que inviabilize a aposentadoria de 80% dos trabalhadores brasileiros”.Foto: Michel Jesus - Câmara dos deputados- 
Assessoria de Comunicação - Deputado Federal Nelson Pelegrino (PT-BA)Mario Espinheira: 71 98797-2434

Notícias | postado por: Mascarenhas

O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, rejeitou fortemente as acusações de que o herbicida Roundup, à base de glifosato, seja cancerígeno. Um júri de San Francisco, nos Estados Unidos, decidiu na terça-feira (19) que o agrotóxico mais usado do Brasil e no mundo foi um "fator importante" no desenvolvimento do câncer de um homem. Trata-se do herbicida Roundup, à base de glifosato, principal ingrediente ativo de diversos pesticidas usados em plantações e jardins.
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs manter liberada a venda de glifosato no Brasil, já que não haveria evidências científicas de que a substância cause câncer, mutações ou má formação em fetos.
O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, fabricante do produto, rejeitou fortemente as acusações de que a substância seja cancerígena.
Mas o júri decidiu por unanimidade que o pesticida contribuiu para o linfoma não Hodgkin (LNH) de Edwin Hardeman, de 70 anos, que vive na Califórnia.
A próxima etapa do julgamento vai considerar a responsabilidade e os danos causados pela Bayer.
Durante a segunda fase, que começa nesta quarta-feira, espera-se que os advogados de Hardeman apresentem evidências mostrando os supostos esforços da Bayer para influenciar cientistas, agências reguladoras e a opinião pública sobre a segurança de seus produtos.




Notícias | postado por: Mascarenhas

O resort trabalha com esquema all inclusive e atraía milhares de turistas e baianos que queriam aproveitar as belezas do hotel e da Ilha de Itaparica. 

m dos resorts mais tradicionais da Bahia, o Club Med Itaparica vai fechar as portas após o primeiro trimestre desse ano. De acordo com o Bnews, agências de turismo vendem os últimos pacotes para o final de abril. 

O resort trabalha com esquema all inclusive e atraía milhares de turistas e baianos que queriam aproveitar as belezas do hotel e da Ilha de Itaparica. Ele é rodeado por vegetação tropical, com direito a animais silvestres circulando pela região. Com uma ampla estrutura e diversas opções de lazer, o hotel empregava dezenas de funcionários. Mais um episódio triste para o setor este ano. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) foi escolhido o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI). Considerada uma das mais importantes do Congresso, a comissão discute e vota todas as propostas relativas à política nacional de ciência e tecnologia, telecomunicações, radiodifusão e informática, dentre outras.

A CCTCI, que escolheu o deputado Márcio Jerry (PcdoB-MA) como primeiro vice-presidente, trata ainda de assuntos como o sistema estatístico, cartográfico e demográfico, robótica e serviço postal.

Após a posse, na sede do Congresso, em Brasília, Félix disse que a pauta é extensa, com muitos pontos importantes para se discutir. “Temos assuntos como a simplificação do processo de patentes e o uso da ciência e tecnologia para melhorar a educação, principalmente no interior”, revelou.

Para o deputado, outro assunto importante é a integração das chamadas “cidades inteligentes”. “A gente precisa elevar essa discussão. O reconhecimento facial para questões de segurança pública. É preciso reverter o quadro atual, onde cidades menores não tem acesso à internet, ou, quando tem, o serviço é de péssima qualidade”, afirmou.

O deputado André Figueiredo (líder do PDT na Câmara) parabenizou o baiano nessa nova empreitada.  “A CCTCI é uma das cinco mais importantes do Congresso e está em muito boas mãos com Félix”, destacou o deputado cearense.

Formado em Administração de Empresas pela Ufba, Félix foi coordenador da bancada baiana até o final do ano passado, líder da bancada do PDT (2014) e presidente da Comissão de Cultura, tendo integrado a CPI da Petrobras. Em 2018, participou da comissão especial que discutiu mudanças na Lei de Licitações.

Ascom/Deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Poucas horas antes da chegada do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, cerca de 50 pessoas fizeram um protesto contra o brasileiro em frente à Casa Branca, em Washington.

A maior parte dos manifestantes era de americanos, como o ativista Sean Blackmon, 31. Segundo ele, a reunião de dois líderes políticos à direta, como Bolsonaro e Donald Trump, "vai significar apenas coisas ruins para as pessoas oprimidas de seus países".

"O sexismo, racismo e homofobia que vêm de Trump é a mesma coisa que vem de Bolsonaro, que ataca o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e outros movimentos progressistas no Brasil".

Para Blackmon, que liderou um protesto em Washington logo após o assassinato da vereadora Marielle Franco, há um ano, a capital americana é o centro do mundo e é por isso que manifestações como essas são importantes para chamar atenção para essas causas.

"Eles [Trump e Bolsonaro] querem consolidar poder diante dos mais fracos".

Para a estudante brasileira Débora de Oliveira, 26, que mora nos EUA há dois anos, americanos "têm mais consciência" sobre o que Bolsonaro representa, e o acham parecido com Trump.

Blackmon, por sua vez, avalia que o brasileiro está à direita do presidente americano, mas que ambos representam a exploração e opressão das minorias.

Débora criticou ainda a declaração do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que afirmou que os brasileiros ilegais nos EUA são uma "vergonha".

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, rebateu hoje críticas de que o projeto de lei anticrime daria a policiais licença para matar. Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, afirma que "não há nos projetos qualquer 'licença para matar' para policiais". Segundo ele, o texto apenas descreve "situações de legítima defesa já admitidas pela prática", como na prevenção de agressão a pessoas mantidas como reféns, por exemplo. O ministro ainda disse que a proposta regula a questão do excesso em legítima defesa, "reconhecendo que quem reage a uma agressão injusta pode exceder-se". 

Moro também afirmou não se recordar de iniciativa semelhante em outros governos, sobretudo em relação ao combate à corrupção. Citou, como exemplo, a falta de defesa explícita anteriormente da condenação criminal após segunda instância. Ele reconheceu que há muitas prioridades na agenda governamental, como a reforma da Previdência, mas afirmou que a segurança pública está nessa lista e que tem possibilidade de ser aprovada. "Vários parlamentares já sinalizaram receptividade e podem contribuir com os projetos".

Notícias | postado por: Mascarenhas

A montadora americana Ford planeja cortar mais de 5.000 empregos na Alemanha e quer reduzir também sua força de trabalho no Reino Unido, informou a empresa nesta sexta-feira (15). A Ford afirmou que ofereceu programas de demissão voluntária para funcionários nas duas regiões.

A medida faz parte de um plano de recuperação anunciado pela montadora em janeiro que envolve milhares de cortes de empregos, o fechamento de fábricas -uma no Brasil já foi anunciada- e a interrupção de linhas de veículos deficitárias.

"Por meio desses programas e outras iniciativas, a Ford da Alemanha espera reduzir seu quadro de funcionários em mais de 5.000 empregos, incluindo funcionários temporários", disse a empresa.

A Ford também anunciou que simplificaria sua programação "melhorando ou deixando linhas de veículos menos rentáveis".O número total de cargos afetados no Reino Unido ainda está para ser determinado, acrescentou. A Ford quer buscar lucros na Europa.

A leitura é que, em um setor que depende da importação contínua de peças e componentes feitos na União Europeia, o 'brexit' (a saída do Reino Unido do bloco europeu) criaria travas ao processo industrial.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Preta Gil publicou um desabafo em seu Instagram após uma seguidora falar que seu corpo é um "rio de celulite", na madrugada desta sexta-feira, 15. Apesar de ter publicado diversos stories sobre o tema, Preta afirmou que o comentário "não a atinge".

"Aquele tipo de comentário daquela senhora na minha foto não me atinge em nada, nada, nada. Nem cócegas. Mas eu fico chocada como uma senhora, mãe, avó, tem coragem de ir na rede social falar: ''Afe', um rio de celulite'. Tipo, oi? Cadê a empatia? Cadê a sororidade?"

A cantora disse ficar chocada ao se deparar com este tipo de comentário: "Não fico triste por mim, fico pensando nas pessoas que ainda não se libertaram e que sofrem. Quando leem um negócio desses, ficam mais atordoadas, querendo se esconder. É por essas e outras que a gente vê tudo que acontece com tantas mulheres e homens que acabam caindo em depressão e fazendo loucuras."

Preta expôs o perfil da autora do comentário em suas redes sociais, e afirmou que, segundo ela, isso foi feito com boas intenções: "Dá tempo de mudar, de melhorar, de evoluir. A gente só para de aprender quando morre." A usuária transformou seu perfil em privado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em um áudio que circula entre assessores do Palácio do Planalto, um deputado federal do PSL relata que parlamentares têm exigido e negociado cargos em troca de votos favoráveis à reforma da Previdência, principal projeto do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. As informações são do jornal O Globo. Na gravação de um telefonema de 12 minutos, o deputado Gulliem Lemos (PSL-PB), conhecido como Julian Lemos, conta ao secretário-geral do PSL na Paraíba e assessor do Ministério do Turismo, Fabio Nobrega Lopes, que conseguiu, em acordo junto à Casa Civil, garantir para si o direito de indicar nomes para cargos de direção na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) da Paraíba e na sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo Lemos, outros parlamentares buscam ou buscarão acordos semelhantes para obter cargos na administração federal em troca de votos. Procurado, o deputado disse que pedirá à Polícia Federal que investigue a origem da gravação, que classificou como "grampo ilegal". "É uma violação gravíssima, uma agressão, um fato grave. Isso aí vai rolar Polícia Federal. É extremamente absurdo isso. Não tem nada que desabone, única coisa que vejo criminosa é a gravação ilegal. Sou um deputado federal, imagine se os deputados agora têm seu sigilo telefônico quebrado", afirmou. Uma fonte informou ao jornal O Globo que a gravação realmente foi feita sem o conhecimento dos interlocutores. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, não quis comentar o assun

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARNEHAS

JEANE se distingue no seio da sociedade santantoniense não apenas pela beleza que lhe é peculiar. Mais que isso, demonstra, "de cátedra", que a mulher contemporânea tem muito mais a mostrar no seio de uma sociedade plural e preconceituosa. Mãe, funcionária na Transportadora Formato, graduada em Serviço   Social, pela FACEMP, discente (1o. semestre) Curso de Direito, pela  PITÁGORAS, em Santo Antonio de Jesus, sabe, como poucas, vislumbrar o futuro, sem abrir mão, naturalmente, da realidade atual. Por conta de tantas atribuições, tem que "sacrificar"  finais de semana e feriados, não apenas para cuidar da casa e filho mas, também, dar conta dos estudos.  

Empoderada, sabe que, no seio da atual sociedade, o preconceito contra a mulher, infelizmente, é latente. Diferenças salariais, discriminações de cunho psicológico, patrimonial, moral, verbal e sexual, é, convenhamos, uma realidade. Empoderamento que perpassa essa questão de medição de forças diante de uma fatia considerável de homens que, de "armas ensarilhadas", lutam para manter o "status quo" que, na verdade, trata-se apenas de uma redoma que mascara a insegurança diante de uma "competição" que, apenas "dentro deles" é travada.

Questionada sobre o fato de muitos homens se queixarem de que "o romantismo está perdendo espaço na relação homem-mulher, sob a argumentação de que galanteios possam ser encarados como assédios sexuais e, de repente, serem alvos de interpelações judiciais", ela não saiu pela tangente ao dizer de que não há motivo para esse "temor masculino", desde que os galanteios sejam inteligentes, saudáveis. Recrimina, por outro lado, as chamadas "cantadas" , na maioria das vezes, grosseiras. Segundo ela, galanteios podem muito bem ser feitos, inclusive, com os olhos. 

Presente na celebração do Dia da Mulher, nessa quinta-feira, 14, na sede da OAB subseção de Santo Antonio de Jesus, num evento protagonizado por essa entidade, sob a presidência de Dr Adriano Balbino Júnior e apoio das Dras. Andressa, Dorothy e membros do Conselho da Mulher, ela acompanhou de perto as explanações proferidas por autoridades convidadas e os questionamentos pertinentes. Fica, aí, o exemplo de uma mãe, uma estudante, uma menina que vê o futuro não como uma utopia mas, antes de tudo, uma realidade que começa materializar, passo a passo. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

PS

TRAJETÓRIA DE SUCESSO da PITÁGORAS

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) iniciou suas atividades no grupo Kroton no  ano 2000, em Belo Horizonte. Na época, oferecia apenas um curso de Administração. Ao longo do tempo, aumentou sua oferta em Minas Gerais, cruzando fronteiras e, hoje,  está presente em nove estados brasileiros.
São mais de 70 opções de graduações, além de especializações, todas reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura. A Pitágoras faz parte do maior grupo brasileiro do setor da educação, a Kroton Educacional.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Senador da República, Flávio Bolsonaro (PSL) apresentou um projeto que flexibiliza a autorização para a instalação de fábricas civis no Brasil destinadas à produção de armas de fogo e munições. De acordo com o Estadão, o texto foi apresentado no mesmo dia em que dois ex-alunos abriram fogo em uma escola em Suzano (SP). O massacre resultou em dez mortes.

O senador propõe que o governo possa autorizar a instalação de fábricas no país caso a fábrica aceite fiscalização permanente nas suas direções administrativas, técnica e industrial, por oficiais do Exército, nomeados pelo Ministro da Defesa, sem ônus para ela. Também sugere que a fábrica submeta as restrições que o governo determinar para o comércio interno e externo. Essas duas condições já eram previstas no decreto de 1934

Notícias | postado por: Mascarenhas

O senador Angelo Coronel (PSD) descartou a hipótese de mudar o seu projeto que acaba com a cota feminina de 30% nas eleições, após receber duras críticas de mulheres da base do governador Rui Costa (PT). Nesta terça-feira (12), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) disse, em entrevista ao Bahia Notícias, que o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prometeu "corrigir esse equívoco" (veja aqui).

"Meu projeto é em nível de (sic) Brasil. Não é em nível da (sic) Bahia. É um projeto para corrigir as distorções em todo o Brasil. Se não fizermos esse ajuste, vai ter município, no próximo ano, que não lançará candidato a vereador, por não ter mulher com aptidão para a política. Se não cumprir a cota, a chapa cai toda", declarou. 

Coronel negou que tenha sido convocado para comparecer à AL-BA. "Esse nome convocação não existe. A Assembleia não pode convocar senador. Também não tive nenhum convite sobre isso. Vi na mídia e fiquei surpreso. Agora, estou à disposição em Brasília para receber no gabinete", pontuou. "Só poderia aceitar o convite se fosse uma segunda ou sexta-feira, porque terça e quarta, eu estou em Brasília. Mas não teria nenhum problema aceitar o convite para rever os amigos e ex-colegas", salientou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo a investigação, após atirar nos alunos, Guilherme Monteiro teria matado Luiz Henrique de Castro e se matado em seguida. Um dos assassinos dos alunos e funcionários da Escola Estadual Professor Raul Brasil matou o comparsa e depois se matou, segundo informações da polícia. A investigação aponta que Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, matou Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, e depois se suicidou.
Segundo a polícia, os dois tinham um pacto de que fariam o ataque e depois se matariam. E que andavam pesquisando na internet massacres em escolas dos Estados Unidos.
Além dos assassinos, outras oito pessoas morreram nos ataques na escola. 

Assassinos são ex-alunos da escola
Autores do massacre em Suzano eram amigos de infância e moravam na mesma rua
Os dois assassinos que mataram nesta quarta-feira (13) oito pessoas em Suzano (SP) eram ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil, alvo do ataque, disse o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos. De acordo com ele, os cinco alunos assassinados tinham entre 15 e 17 anos de idade. Também foram mortos duas funcionárias do colégio e o proprietário de uma loja próximo ao local.
Segundo o secretário, ainda não se sabe a motivação do crime. "É a grande busca: qual foi a motivação dos antigos alunos", disse Foram feitas buscas na casa dos assassinos, e a polícia recolheu pertences dos dois.
Monteiro deixou a escola no ano passado após "problemas" – o secretário não foi claro se ele foi expulso ou se saiu por conta própria.





Notícias | postado por: Mascarenhas

BRASÍLIA — O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira que o assassinato da vereadora Marielle Franco não se distingue de outros homicídios ocorridos no Brasil. No mesmo dia em que uma operação da Polícia Civil do Rio prendeu e apontou dois suspeitos de terem praticado o crime, o parlamentar afirmou que há "um desespero" para relacionar o crime ao seu pai. Questionado sobre o envolvimento de sua família com ex-policiais — parentes de milicianos foram lotados no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia do Rio —, o parlamentar afirmou que não há qualquer tipo de relação com criminosos.

— Eu não tenho nenhum envolvimento com a milícia. Qual envolvimento vão falar? Foto de Jair Bolsonaro? Ele tira 1 milhão de fotos por ano com todo mundo. Será que se eu tirar uma foto com um policial, eu vou ser responsável por tudo que ele fizer? Igual à questão da medalha. Flávio deu a medalha em 2004. O cara é suspeito de alguma coisa agora e querem associar com o Flávio. Para mim, isso aí é…Tem uma parte da imprensa, nem sempre grande imprensa, mas às vezes a imprensa alternativa que se presta a esse trabalho sujo, muito financiada pelos últimos governos que cai no descrédito ao tentar fazer esse tipo de relação. É um desespero para tentar dizer que Bolsonaro tem culpa no cartório. Quem era Marielle? Estou falando com todo o respeito. Ninguém conhecia quem era Marielle Franco antes de ela ter sido assassinada. Depois, todo mundo começou a conhecer porque foi dada uma grande notoriedade. Agora, pelo amor de Deus, tentar fazer essa relação é mais do que absurda, é repugnante — disse Eduardo Bolsonaro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após assumir a gerência de Assuntos Estratégicos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Maria Quitéria (Avante) será demitida, de acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. 

"Ficam falando de nomeações, como nas docas da Bahia, que foi uma decisão regional. Não passou por Brasília. A exoneração já foi determinada", afirmou, em vídeo. 

Ainda de acordo com Lorenzoni, o Brasil tem "rumo". "Temos um norte definido". Quitéria foi indicada para o posto pelo PR, pelo deputado José Rocha. Nas redes, bolsonaristas divulgaram fotos da ex-prefeita de Cardeal da Silva ao lado de petistas como Wagner, Lula e Dilma. Inserção de foto 1, arquivo Tvsaj.Foto 2, Lourival Custódio, arquivo, UPB.Metro 1. Matéria, Metro 1

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.  A medida gerará "uma significativa economia com papel e impressão", de acordo com o Inep. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual. 

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Economia

As medidas que serão adotadas no Enem fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. O Programa recorre a um modelo de tutoria, no qual consultores externos atuam em conjunto com as equipes internas. 

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada. "Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep”, diz o presidente da autarquia, Marcus Vinicius Rodrigues, em nota divulgada pelo Inep. 

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um total de 117 fuzis do tipo M-16 foram encontrados na casa de um amigo do Ronnie Lessa, um dos homens presos nesta terça-feira (12) suspeitos da morte da vereadora Marielle Franco (leia aqui). As armas foram localizadas pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro em uma residência no bairro do Méier, zona norte do Rio. 

As armas eram todas novas e estavam desmontadas em caixas em um guarda-roupas. O secretário de Polícia Civil, Marcos Vinícius Braga, afirmou que esta foi a maior apreensão de fuzis da história do Rio de Janeiro. A apreensão desta quarta  superou inclusive a feita no aeroporto Internacional do Rio em 2017, quando foram encontradas 60 armas vindas dos EUA dentro de aquecedores de piscinas. Em 2019, a PM apreendeu, de 1º de janeiro até esta segunda, 100 fuzis. 

Segundo o G1, o dono da casa foi identificado como Alexandre Mota de Souza. Ele afirmou aos policiais que Ronnie, seu amigo de infância, entregou as caixas, e pediu para guardá-las e não abri-las. 

"Alexandre é amigo do Lessa há anos e ele fez apenas um favor em colocar essas encomendas, porque ele não sabia do que se tratava, no seu apartamento. Ele ficou surpreso ao saber do conteúdo, mas ele não tem nada a ver com esse episódio lamentável da vereadora", argumentou o advogado de Alexandre.Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Velório é realizado no Salão de Mármore da Vila Belmiro desde 1h desta terça-feira (12). Sepultamento está previsto para 18h.O velório do ex-jogador Coutinho, que morreu após ter um infarto agudo no miocárdio na noite desta segunda-feira (11) em Santos, no litoral de São Paulo, acontece desde 1h desta terça-feira (12) no Salão de Mármore da Vila Belmiro. Coutinho defendeu o Santos Futebol Clube, foi campeão da Copa do Mundo pela Seleção em 1962 e fez dupla de ataque com Pelé.
Mengálvio e Dorval, ex-jogadores do Santos e companheiros de Coutinho, foram os primeiros a chegar ao Salão de Mármore para o velório do centroavante. Além deles, apenas familiares e alguns membros da diretoria do clube estiveram presentes nas primeiras horas da madrugada.

Coutinho morreu aos 75 anos na casa da filha, com quem morava há quatro meses, em Santos. A causa da morte foi infarto agudo no miocárdio em decorrência de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, afirmou ao G1 o médico Milton Mattozinho ao sair da residência. Em janeiro, Coutinho chegou a ser internado em um hospital na cidade. Por causa da diabetes, ele já havia tido três dedos do pé esquerdo amputados.
O velório ocorre desde 1h desta terça-feira e o sepultamento está marcado para acontecer às 18h na Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos. O clube decretou luto de três dias.
Dupla histórica com Pelé 

Ao lado de Pelé, Coutinho formou uma das maiores duplas de ataque do futebol brasileiro — Foto: Arquivo/Santos FC
Nascido Antonio Wilson Honório em Piracicaba, no interior paulista, em 11 de junho de 1943, Coutinho formou com Pelé uma das maiores duplas de ataque da história do futebol. Atuaram juntos nas décadas de 1950 e 1960. 

"É uma grande perda. A tabelinha Pelé-Coutinho fez o Brasil ficar mais conhecido no mundo todo. Tenho certeza que um dia faremos tabelinha no céu. Minhas condolências à família", lamentou Pelé. 
A famosa linha de frente daquele Santos bicampeão da Libertadores do Mundial em 1962 e em 1963 era formada ainda por Dorval, Melgálvio e Pepe. Pelo clube, Coutinho ganhou ainda cinco títulos brasileiros e seis paulistas.




Notícias | postado por: Mascarenhas

O carnaval de Vitória-ES, no seu últio dia, contou com a apresentação da cantora baiana Andreia Nery, radicada em Santo Antonio de Jesus. Ela que, com sua voz incomparável, levou o público à loucura. Com belíssima apresentação, ela que, após ano, voltou ao carnaval capixaba, foi à grande atração do encerramento da festa. “Continua sendo o melhor carnaval . A prefeitura de Vitória  está de parabéns pela organização da festa e pela tranquilidade e segurança para o folião”, disse a empresaria Elisangela, que reside na Vitória. 

Bem-humorada e irreverente, Andreia Nery cumprimentou os fãs e falou da alegria de voltar a sua terra de coração. “Esta cidade sempre me abraçou com muito carinho, desde o início da minha carreira. Já estava na hora de voltar e trazer alegria para todos aqui. É sempre um prazer cantar para a população de Vitória...!", pontuou. A festa superou todas as expectativas do público que investiu na folia que não deixou ninguém parado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A candidata de Minas Gerais, Júlia Horta, de 24 anos, venceu na noite deste sábado (9) o Miss Brasil Be Emotion 2019. É o nono título mineiro no Miss Brasil, sendo a última vitória no ano de 2010 com Débora Lyra. O concurso foi realizado no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista e é válido para o Miss Universo 2019, ainda sem data e local definidos. 

Em segundo lugar ficou a candidata do Ceará, Luana Lobo, já em terceiro lugar ficou a Miss São Paulo, Bianca Lopes. Completaram as cinco finalistas a Miss Rio Grande do Norte, Erika Fontes e a Miss Rio Grande do Sul, Bianca Scheren.  

A baiana Liliane Natiele, que venceu o concurso de Miss Bahia Be Emotion 2019 representando Feira de Santana (relembre aqui), não se classificou entre as 15 semifinalistas. A última eliminação precoce de uma baiana na competição foi em 2012, com Bruna Diniz.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as mulheres ganham menos do que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa. Mesmo com uma queda na desigualdade salarial entre 2012 e 2018, as trabalhadoras ganham, em média, 20,5% menos que os homens no país.

“As maiores proximidades de rendimento, ainda que não haja igualdade, ocorreram no caso dos professores do ensino fundamental, em que as mulheres recebiam apenas 9,5% menos que os homens”, afirmou a analista da Coordenação de Trabalho do IBGE, Adriana Beringuy.

Em seguida, destacam-se os dos trabalhadores de central de atendimento e de limpeza de interiores de edifícios, escritórios e outros estabelecimentos: as mulheres recebiam, respectivamente, 12,9% e 12,4% menos que os homens.

Entretanto, estão na agricultura e nos comércios varejistas e atacadistas as maiores desigualdades salariais entre homens e mulheres. As mulheres agricultoras e as gerentes de comércios varejistas e atacadistas, recebem, respectivamente, 35,8% e 34% menos que os homens.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu nesta sexta-feira (8) que o governo adote ações nas escolas para ensinar meninos a levarem flores e abrirem a porta do carro para as mulheres.

"Enquanto nossos meninos acharem que menino é igual à menina, como pregou-se no passado algumas ideologias, já que a menina é igual, ela aguenta apanhar", afirmou no Dia Internacional da Mulher. "Nós vamos dizer para eles que as meninas são iguais em oportunidade e direitos, mas diferentes fisicamente e precisam ser amadas."

Ela defendeu que sejam adotadas ações nas escolas para "ensinar meninos a amar a respeitar as meninas no Brasil".

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Petrobras manteve sem alteração o preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias, válido para o sábado, 9, em R$ 1,7287. Além disso, a estatal manteve sem alteração o preço do diesel, em R$ 2,1871, conforme tabela disponível no site da empresa.

Em dezembro, a Petrobras anunciou um mecanismo de proteção complementar em que ela pode alterar a frequência dos reajustes diários do preço do diesel no mercado interno em momento de elevada volatilidade, podendo mantê-lo estável por curtos períodos de tempo de até sete dias, "conciliando seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral". Já o hedge da gasolina, que passou a ser adotado em setembro, permite à empresa manter os valores estáveis nas refinarias por até 15 dias.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Deputados e senadores investem em enquetes para consultar a opinião de seus seguidores e usam as redes para interagir e prestar contas aos seus eleitores.No Congresso Nacional, os celulares em punho são onipresentes: filmando discursos no plenário, registrando atos ou transmitindo ao vivo entrevistas à imprensa. As fotos e vídeos vão direto para as redes sociais dos parlamentares.
A prática, que já era comum, ficou ainda mais recorrente e ganhou outras proporções na atual legislatura – boa parte eleita mais com a ajuda das novas mídias e menos gastando sola de sapato nas tradicionais campanhas de rua.
 Se no período eleitoral as redes foram fundamentais para os então candidatos, agora, elas se tornaram uma ferramenta de trabalho indispensável dos parlamentares, tanto para interagir com os eleitores como para prestar contas do mandato. Os seguidores estão na casa dos milhares e, às vezes, dos milhões.
Fazer enquetes sobre votações ou assuntos polêmicos virou algo corriqueiro. O caso mais emblemático foi o do senador Jorge Kajuru(PSB-GO), que decidiu em quem votaria para presidente do Senado após consultar os internautas.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante o discurso em um evento do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), o presidente da República Jair Bolsonaro minimizou o número pequeno de mulheres no alto escalão do governo. Formado por 22 pastas e com apenas duas mulheres a frente de ministérios, Bolsonaro afirmou que considera o primeiro escalão "equilibrado", uma vez que cada uma das duas únicas mulheres,  Damares Alves, da Mulher, e Tereza Cristina, da Agricultura, equivale a "dez homens" 

"Pela primeira vez, o número de ministros e ministras está equilibrado. Nós temos 22 ministérios: 20 homens e duas mulheres. Cada uma dessas mulheres que estão aqui equivalem a dez homens. A garra dessas duas transmite energia para os demais", disse. O presidente não comentou sobre os altos índices de violência contra a mulher e a desigualdade salaria entre os dois gêneros. 

Na oportunidade Bolsonaro fez uma homenagem às mulheres e para isso citou passagens bíblicas, uma que diz que a mulher nasceu da costela do homem e outra que afirma que "a mulher sábia edifica o lar". "Para quem é cristão, da costela do homem veio uma mulher e, a partir desse momento, pela graça de Deus, vieram todos os homens", falou. No discurso o presidente ainda destacou o papel da mulher na harmonia familiar. Para ele, a família é a "cela da sociedade" e, quando unida, "edifica uma nação".Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de “noronhe-se”, “marquezine-se”. A nova “modinha” é, na verdade, uma brincadeira de carnaval. Atriz global e bombada nas redes sociais, Bruna Marquezine voltou do Carnaval de Salvador de mototáxi. A escolha fez nascer a tag, que simula a escrita postada em fotos feitas na paradisíaca Fernando de Noronha, onde a atriz e outros famosos costumam passar feriados. A escolha de Bruna, porém, foi bem popular na festa. De acordo com o presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmop), Adailton Couto, cada mototaxista fez, em média, 30 corridas por dia. Isso gerou cerca de R$ 400 reais por dia de carnaval. “Isso é um valor muito bom. Antes da regulamentação da nossa profissão, o carnaval era como se fosse nosso 13º salário. Agora, com o Festival da Virada, a gente já chega no carnaval com mais vontade”, afirmou, ao Jornal da Metrópole. Com Bruna Marquezine, as motos não pararam nos pontos.


Enquete


PodCast