Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Economia - Negócios

Notícias | postado por: Mascarenhas

A população cruzalmense e de cidades vizinhas compareceu em um grande número à EXPOFLORES, nesta sexta-feira (19), segundo dia da feira. O que aumentou as vendas e a expectativa dos expositores.

No espaço do evento, tivemos uma aula pública sobre o uso de agrotóxico. Alertando e orientando os agricultores sobre os impactos dos produtos. Foram realizadas também palestras sobre associativismo, cooperativismo, sindicalismo rural e empreendedorismo. A parte cultura ficou por conta do grupo de Samba de Roda de Saubara “As Raparigas”, Clube do Choro de Cruz das Almas, Alana Sena & Banda Gan e Sandra Sena.

Neste sábado teremos minicurso sobre produção de mudas frutíferas e ornamentais, palestra sobre formalização do MEI e parte cultura começa a partir das 11h, com apresentação do Samba de Enxada do Tuá; às 13h30 Samba da Juventude; 16h Priscila Sales; 18h Mk Lokonsciente; 20h Robertinho Lago e 22h 100% Vem Sambar. #EXPOFLORES, #PrefeituraDeCruzDasAlmas, #GovernoDoPovo. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Tradicional hotel de Salvador, o Othon fechará as portas dia 19 de novembro. A informação, exclusiva, foi confirmada por fontes do estabelecimento ao Metro1.  
O hotel fica na orla de Ondina e é dono de cinco estrelas. Essa é mais uma baixa no turismo da capital baiana. No ano passado, O Hotel Pestana, também tradicional na capital baiana, foi fechado.  
Além do Bahia Othon Palace Hotel, que foi inaugurado em 1975 e marca o final do circuito Barra-Ondina, no carnaval da cidade, a rede de hotelaria perde outro prédio, em Belo Horizonte.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município. 
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(10/10/18)  
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE OPERAÇÕES DE LOGÍSTICAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  






Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria da Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8) as regras para a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte relativa ao ano calendário de 2018 e a situações especiais ocorridas em 2019, a Dirf 2019. De acordo com a publicação, o documento, que é obrigatório para pessoas físicas e jurídicas, deverá ser apresentado até o dia 28 de fevereiro de 2019.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida por meio da Secretaria de Assistência Social, recomeçou na manhã de hoje (02), a distribuição do café da manhã para as mariscadeiras e pescadores no Porto da Veneza. Um projeto que há alguns anos atrás havia sido esquecido e que hoje a gestão municipal, com o compromisso com a população pesqueira, retoma, visando garantir que os pescadores e mariscadeiras possam executar seu trabalho com mais conforto. Nesse primeiro dia, teve bolo, biscoito, café com leite, suco, frutas, Hot Dog e contou com a presença da secretária de assistência social e técnicos.
JAIRO DE BRITO, Coordenador de Comunicação Social, Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O corte faz parte do esforço dos bancos em reduzir custos e tornar a estrutura mais parecida com a dos bancos privados. Bancos públicos diminuíram a folha de pagamento em 21,2 mil empregados nos últimos dois anos. O corte faz parte do esforço do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em reduzir custos e tornar a estrutura mais parecida com a dos bancos privados. A saída dos empregados deve gerar economia de pelo menos R$ 2,5 bilhões por ano aos dois bancos. 

Após operar com mais de 114 mil empregados no início da década, o BB que já foi símbolo de emprego estável começou a agir para reduzir o quadro de funcionários.  Ações como o incentivo à aposentadoria e mudança na estrutura de atendimento resultaram na saída de mais de 16 mil pessoas, sendo quase 12 mil apenas nos últimos dois anos, quando o quadro diminuiu em 10,9%. Na Caixa, um plano de demissão voluntária resultou na saída de 9,2 mil pessoas, queda de 9,7%. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Orlandinho após garantir o direito a avanços e mudanças de níveis de 118 servidores, que não receberam seus benefícios na gestão passada, garante a partir de agora o início do pagamento dos demais servidores protocolados em 2017, em cumprimento ao que determina o Plano de Carreira dos Servidores Municipais, Lei Nº 2.454 de 06 de novembro de 2015. Nesta sexta-feira (28), 20 servidores, na ordem de protocolo, receberão o pagamento, garantindo nos meses subsequentes o pagamento de mais uma etapa e assim sucessivamente, até finalização da lista.

Importante registar o alto quantitativo de servidores que não receberam o pagamento na gestão passada, exigindo assim uma programação escalonada, com base na ordem de protocolo. Isso visa evitar prejuízo ao servidor, cerceado do seu direito desde 2016, bem como garantir o controle das contas públicas. Assim, A Prefeitura de Cruz das Almas reafirma seu compromisso com os servidores municipais, que têm um papel importante na municipalidade.ASCOM Salinas da Margarida.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os menores de 60 anos só podem sacar o Fundo PIS-Pasep até a próxima sexta-feira (28). Para facilitar o saque do benefício, as agências da Caixa Econômica Federal vão abrir duas horas mais cedo amanhã (27) e na sexta (28).

O horário de abertura das agências vai permanecer o mesmo nas regiões em que, devido ao fuso, a mudança não for melhorar o atendimento dos clientes. Em tais casos, as agências vão ficar abertas por mais tempo, mas cada superintendência local vai decidir se vai abrir a unidade antes ou se vai fechar depois do expediente normal.

Cerca de 4,5 milhões de pessoas com menos de 60 anos com direito a receber o benefício ainda não haviam sacado o dinheiro até o dia 21 deste mês. Outra 11 milhões de pessoas já retiraram os valores a que tinham direito

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Dando continuidade ao Projeto Tabulerios, o Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo (ABAM) das Escolas Culturais CETEP Recôncvo II - Alberto Torres, realizou hoje (25), a Oficina de Manipulação e Higienização de Alimentos. A atividade foi realizada no laboratório do CETEP e contou com a participação de Baianas e Baianos de Acarajé e de estudantes do curso de Técnicas de Nutrição e Dietética, além do secretlário Pablo Resende. O Porjeto busca fortalecer e fomentar esse ofício tradicional, através do mapeamento, formação, regulamentação e doação de tabuleiros. ASCOM Curz das Almas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 As cotas do PIS/Pasep podem ser resgatadas até o dia 28 de Setembro. A seis dias do fim do prazo, mais de 5 milhões de cotistas ainda não sacaram o dinheiro por conta de problemas cadastrais. Cada cotista deve receber, em média, R$ 1,3 mil.

A falta da informação é uma das principais causas da ausência da educação financeira na vida das pessoas. "É preciso se atentar à importância de utilizar todos os recursos que estão ao nosso alcance para assim poder atingir melhores condições de vida e consequentemente realizar os sonhos que se deseja", afirmou o especialista em educação financeira Reinaldo Domingos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município. 
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(19/09/18)  
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE OPERAÇÕES DE LOGÍSTICAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  





Notícias | postado por: Mascarenhas

Trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro e funcionários públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 2 já podem sacar o abono salarial referente a 2017. O recurso do Programa de Integração Social (PIS) e do Pasep está disponível a partir desta quinta-feira, 13, até o dia 28 de junho de 2019. O pagamento do abono do PIS/Pasep ano-base 2017 começou no dia 26 de julho e a liberação do dinheiro para os trabalhadores é feito de acordo com o mês de nascimento ou o número final da inscrição, a depender do programa.

Conforme o calendário de pagamento, inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e nascidos de julho a dezembro, recebem o benefício ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque no ano que vem. No caso do Pasep, servidores com inscrição final 0 a 4 recebem os recursos este ano; de 5 a 9 apenas ano que vem.A partir da liberação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na Bahia, somente no primeiro semestre deste ano, o número de ações de cobrança na Justiça cresceu 50,7% em relação ao primeiro semestre do ano passado, segundo levantamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). De  janeiro a julho deste ano, foram movidas 565 ações para cobranças de taxas de condomínio na Bahia, frente às 375 registradas no mesmo período de 2017. Neste ano, janeiro foi o único mês onde houve queda no número de ações. Abril foi o mês com a maior alta - 222,5% a mais.

A síndica profissional Maria do Carmo Larocca destaca que, dentro dos cerca de 400 apartamentos que administra hoje em diversos bairros de Salvador, a maioria dos devedores se enquadra em um perfil específico: são pessoas que herdam o imóvel, principalmente em casos de litígio e disputa pela propriedade do bem. 

“A inadimplência acontece com maior frequência também em construções mais novas, quando os moradores adquirem os bens com parcelas a perder de vista. Já aqueles que cumprem com suas obrigações estão vivendo em prédios mais antigos e centrais, onde os moradores possuem idade mais avançada”, destaca. Segundo ela, nesses prédios mais novos, a inadimplência chega a 30%.

O presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-BA), Kelsor Fernandes, lembra que, com o novo Código de Processo Civil (CPC), o condomínio passou a se enquadrar no rol dos ‘títulos executivos’ - ou seja, os débitos relativos a ele podem levar a protesto e negativação do CPF do morador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.076 da Mega-Sena. Os números sorteados neste sábado (8), em São Bento do Sul (SC), foram os seguintes: 05 - 06 - 12 - 15 - 22 - 43. O prêmio estimado para o próximo sorteio, no dia 12, é de R$ 28 milhões.

Confira o rateio oficial:

Sena - 6 números acertados - Não houve acertador

Quina - 5 números acertados - 86 apostas ganhadoras, R$ 22.660,94

Quadra - 4 números acertados - 5364 apostas ganhadoras, R$ 519,02 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estava por perto e resolvi passar aqui na Vídeo e Cia para matar a saudade”, diz o professor Wellington Guimarães sobre a locadora de vídeo no Largo Dois de Julho, uma das poucas que existem atualmente na cidade. Após mudar para o Imbuí, bairro relativamente distante do Centro, o rapaz diminuiu a frequência por lá. “Agora que a única locadora do meu bairro fechou, quis passar aqui. Estou nostálgico”, afirma, com humor, antes de sair sem levar um filme. Por quê? “Não vou ter tempo para devolver depois”.

O mercado de locadoras em Salvador vive um estágio peculiar. Alguns anos depois de ter centenas, quiçá milhares de lojas na cidade – mais de uma em cada bairro da cidade, pelo menos –, hoje são pouquíssimas as que resistem. Aliás, no mundo inteiro. A pirataria e o compartilhamento online em sites de download, junto com a expansão dos aplicativos de streaming e dos canais pagos, contribuíram nesse processo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município. 
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(27/08/18)  
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  
AUXILIAR DE OPERAÇÕES DE LOGÍSTICAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  





Notícias | postado por: Mascarenhas

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai liberar visitação a sucatas e veículos que serão leiloados na próxima quarta-feira, 29. Os itens oferecidos ficarão disponíveis até a terça, 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no pátio da Av. Vasco da Gama, ao lado da Perini, na capital baiana.

O leilão será realizado na rua Fernando Menezes de Góes, no bairro da Pituba. Os interessados  poderão conferir de perto 133 lotes, distribuídos entre 41 motocicletas e 92 carros. Ao todo, são 67 sucatas aproveitáveis e 66 veículos conservados.  

Para participar do leilão, é necessário ser maior de 18 anos e as documentações exigidas para pessoa física incluem carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência. Já as pessoas jurídicas deverão apresentar registro social, estatuto, contrato social, ato constitutivo, ata de fundação e demais documentos de enquadramento jurídico e tributário.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com prêmio de R$ 33 milhões, o sorteio do concurso 2.072 da Mega-Sena será realizado neste sábado (25). As dezenas premiadas serão conhecidas às 20h do horário de Brasília, no Caminhão da Sorte que está em Itabela, na Bahia. 

Interessados em tentar a sorte terão até às 19h para participar do concurso, registrando suas apostas em uma das 13 mil casas lotéricas espalhadas pelo país. Agora, com o portal de Loterias Online da Caixa, maiores de 18 anos também podem apostar pela internet. Basta se cadastrar na plataforma (clique aqui). 

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio atual equivale a 15 apartamentos de luxo, com carro na garagem. Na poupança, o montante renderia quase R$ 123 mil por mês.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Mais de 1,4 milhão de baianos têm o direito de receber o pagamento do abono salarial PIS-Pasep ano-base 2017. O prazo para o saque do benefício, iniciado em julho deste ano, acaba em junho de 2019.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, o benefício já foi sacado por 99.897 trabalhadores baianos, o que equivale a 7,13% dos 1.401.080 participantes.

De acordo com o MPT, R$ 1 bilhão do PIS/Pasep está disponível para os trabalhadores do estado. Até agora, já foram pagos R$ 78,2 milhões. O saque é feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento dos profissionais da iniciativa privada, e os servidores públicos devem realizar o saque no Banco do Brasil.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A RECON Jr. é uma Empresa Júnior do curso de Administração da UNEB que realiza projetos de Consultoria Empresarial nas áreas de Marketing, Financeira e Planejamento com foco voltado para as micro e pequenas empresas, ajudando empreendedores e empresários de todo o Recôncavo Baiano a alcançarem a sua máxima performance, alavancando os lucros empresariais, está comemorando neste sábado(25/08/2018) 10 anos de fundação, são 10 anos de aprendizado e muita satisfação em trabalhar com gestão. 
Localizada na UNEB - Campus V - Pavilhão 2, 1º Andar - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA, 44571-001.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(15/08/18)  
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE OPERAÇÕES DE LOGÍSTICAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas 






Notícias | postado por: Mascarenhas

Os últimos dias foram difíceis para o jornalismo. Depois da editora Abril descontinuar Mundo Estranho e mais nove títulos (veja aqui), é a vez dos canais Esporte Interativo encerrarem suas atividades.  

Criado em 2007 e comandado pela Turner Latin American, o grupo de mídia voltado para os esportes se consolidou no ambiente digital e estendeu sua atuação para a TV paga. Com o fim de suas atividades televisivas, o Campeonato Brasileiro e a Liga dos Campeões, adquirido por ele recentemente, passarão a ser transmitidos no canal Space e TNT.

Em comunicado oficial, a rede afirmou que a sua programação ficará no ar por até 40 dias. Depois desse tempo, os sinais serão desligados e todo o conteúdo será veiculado pelas duas emissoras da Turner e as plataformas digitais.Fonte Adnews. com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus deu início neste domingo (5) a revitalização do Galpão de Restaurantes da Feira Livre Municipal. Dentre os serviços que serão executados, estão previstos a recuperação do telhado, revisão elétrica e hidráulica e outras melhorias no espaço. A manutenção atende a uma solicitação dos permissionários e barraqueiros. 
Para que a interdição fosse possível, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou uma reunião com os comerciantes, onde ficou decidido que os trabalhos seriam iniciados neste domingo e que o galpão ficaria interditado durante a execução dos trabalhos. A revitalização do galpão é uma das ações do Programa Acelera SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O balanço da Caixa Econômica do primeiro semestre de 2018 mostra que alguns ganhadores da loteria não retiram os prêmios. Entre janeiro e junho deste ano, deixaram de ser resgatados R$ 150,3 milhões em prêmios de concursos da Caixa.

Ao todo, os valores não retirados nos primeiros seis meses dos últimos 5 anos pelos ganhadores da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteca, Lotogol e Federal chegaram a R$ 740,25 milhões.

Em 2017, R$ 326 milhões não foram resgatados, o que equivale a cerca de 8% de toda a quantia sorteada pelas loterias no ano passado. A soma dos prêmios não resgatados no últimos cinco anos chega a R$ 1,51 bilhão. Os jogadores tem 90 dias após o sorteio para cobrar a bolada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sucesso absoluto em Paulo Afonso e região, logo logo estarão sendo produzidas e comercializadas em Elísio Medrado, a sensação do momento na área de agricultura: as ESTACAS ECOLÓGICAS. Produzidas através da empresa FAZENDAS ARCO VERDE SUSTENTÁVEL, com filial nesse município,  a empresa, de propriedade do empresário Adenilton Francisco da Silva, tenciona, logo logo, também desenvolver atividades em sua sede, no povoado do Comum, em Elísio Medrado.  Sua utilização vem causando verdadeiro frisson entre os proprietarios de áreas rurais. 

Segundo Adenilton, o produto oferece proteção à natureza (no momento em que trasnforma lixo em matéria prima), tendo durabilidade estimada em muitos e muitos anos,  produzindo benefícios à sociedade. Não é poluente e propicia melhor custo benefício (não requer manutenção). As vendas podem ser feitas através de pedidos efetuados por telefone. Logo logo a empresa estará produzindo esse material, também, em Elísio Medrado, já que seu lançamento foi no município de Paulo Afonso. A empresa atenderá pedidos para confecção de currais, cancelas e estacas. 

Patenteada pela Vila GE Marcas e Patentes, a estaca sustentável é inovadora e chega com o objetivo de retirar de circulação as estacas convencionais, eliminando desmatamento e, por conseguinte, confecção de cercas com madeira de lei. Ganha com isso a natureza e, por extensão, toda sociedade no momento em que aumentam consideravelmente as expectativas de vida. 

A estaca sustentável é confeccionada a partir de materiais recicláveis, a exemplo de pneus, filtros de óleo e plásticos. Esse tipo de material suporta grandes pressões e é ideal para construção de cercas, colcehiras, porteiras, galpões, currais, etc. Nos formatos cilíndrico, quadrado, elas podem ser submetidfas a pinturas, propiciando um visual bastante agradável. Maiores informações pelo telefone (75) 9 8800-0825. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por AUGUSTO VASCONCELOS

A luta por mais contratações é uma pauta constante no Sindicato dos Bancários. Desde os anos 90 batalhamos pela aprovação de leis que obrigassem os bancos a aumentarem o número de funcionários para dar conta ao atendimento à população. Foi assim que conseguimeos aprovar a Lei Municipal 5.978/2001, de autoria do então vereador e atual deputado federal Daniel Almeida (PcdoB) que estabelece o limite de espera de 15 minutos em dias normais de filas dos caixas dos bancos de Salvador. A partir daí, conquistamos a aprovação de leis semelhantes em dezenas de municípios da Bahia. 

Entretanto, apsar de terem  lucrado 65 bilhões de reais ano passado, os bancos reduziram 41 mil postos de trabalho nos últimos 18 meses. Centenas de agências foram fechadas, visando reduzir custos peracionais e o que se vê éum verdadeiro  caos nas agências que continuam abertas. Vale ressaltar que somente as tarifas bancárias quitam toda folha ssalarial dos bancos e ainda sobra. Sem falar no que arrecadam com os maiores juros do planeta. 

Em doze meses, os preços dos pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do paris aumentaram 5, 5%, confore dados do Banco Central. Ou seja, quaseo dobro  da infalção entre junho 2017 e junho 2018. ALgumas tarifas avulsas de serviços, bastante requisitadas pelos correntistas, dram saltos ainda maiores. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vendedor Externo

Requisitos: Maior de 18 anos, ensino médio completo, ter moto própria com documentação em dias e habilitação categoria A. Necessário ser comunicativo, persistente, pró-ativo, habilidades em trabalhar com metas.  
Candidatar-se as vagas apenas candidatos que residam na cidade mencionada. 
Atividades: Trabalhar com vendas externas de consórcios. 
A empresa paga salário fixo de 1.090,00 + ajuda de custo+ bonificações e premiações por alcance de metas.
Encaminhar o currículo para o e-mail: processoseletivocontra t@gmail.com - Colocar no assunto do e-mail a vaga e a cidade pretendida, exemplo:  Vendedor Externo Governador Mangabeira  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta sexta-feira, 27, o edital do processo seletivo com salários que variam de R$ 947,70 a R$ 10.600.  Os selecionados irão atuar nos atendimentos de atividades que serão realizadas pelos projetos e programas da instituição.

As inscrições estarão disponíveis no site da Uneb, a partir do dia 6 de agosto. A seleção será composta por inscrição e análise curricular. A segunda etapa está prevista para ocorrer no dia 20 e 21 de agosto.

São oferecidas 10 vagas para os cargos de cientista Social (1), instrutor para produção audiovisual (1), secretário administrativo de nível superior para as ações do projeto (1), instrutor para curso de braille (1), instrutor para curso de Libras (1), instrutor para curso de deficiência intelectual (1), instrutor para curso sobre autismo (1), instrutor de educação especial (1), instrutor de educação especial - para cursos de práticas desportivas para pessoas com deficiência (1) e auxiliar de gerenciamento de documentos e digitalização com equipamento fotográfico (1).A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coelba assinou nesta sexta-feira (27) um acordo proposto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para garantir o pagamento das contas de energia nas casas lotéricas.  Ao firmar o compromisso, a concessionaria se comprometeu a negociar a prorrogação do contrato com a Caixa Econômica Federal, cuja vigência é até maio de 2019. Conforme o documento, a Coelba também assumiu o compromisso de isentar das multas e juro os consumidores que, comprovadamente, não conseguiram realizar o pagamento das faturas no período entre 1º de junho e 17 de julho de 2018. 

Com o acordo, o MP-BA suspendeu a audiência pública que havia sido convocada pela promotora de Justiça Joseane Suzart para o próximo dia 31. Segundo ela, no entanto, o acordo não impede aqueles consumidores que se considerem lesados de acionarem a Justiça em busca de indenização por danos sofridos no período em que os pagamentos nas lotéricas ficaram suspensos por causa da não renovação do contrato entre Coelba e Caixa.  Entretanto, o contrato foi retomado e, desde o último dia 14, o consumidor já quitar as faturas nos estabelecimentos lotéricos do estado. Bahia Noticias 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, está sendo apontada como um importante instrumento para a melhoria da qualidade e da produtividade do cacau. Trata-se da primeira empresa no mundo destinada à produção em escala industrial de clones de cacaueiros, conforme o diretor Lanns Almeida. Ele contabiliza que são 40 mil metros quadrados de extensão, com capacidade de armazenar 4,8 milhões de plantas em 20 viveiros, "onde está instalado um dos maiores laboratórios de micropropagação do pais, além de um banco de dados e conhecimentos em protocolos técnicos e científicos certificados por órgãos renomados".

O diretor da Biofábrica de Cacau ressalta que estão sendo desenvolvidos na empresa, que é vinculada ao Governo do Estado, experimentos de melhoramento genético e certificação. “Estamos produzindo material de alto valor agronômico agregado, com certificação do Ministério da Agricultura, qualidade e acessibilidade aos produtores. Isso tem um impacto positivo na base produtiva, especialmente na Agricultura Familiar, bem como na conservação dos ativos florestais, já que atuamos na produção de mudas para restauração da mata nativa”, explica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas  

O sofrimento dos baianos para conseguir pagar a conta de luz só tem aumentado. Depois que as casas lotéricas deixaram de receber a fatura de energia elétrica, devido ao rompimento do convênio entre a Caixa Econômica Federal e a Coelba, pessoas estão passando horas nas filas dos poucos postos de pagamento existentes no estado. Em Salvador, a concessionária dispõe de 221 estabelecimentos credenciados. Mas em regiões populosas da cidade, como no Subúrbio Ferroviário, existem apenas quatro locais para quitar o débito: Periperi (3) e Paripe (1), quantidade insuficiente para atender a demanda de uma localidade com   335.927 habitantes, segundo última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Diante das filas para pagar o boleto de luz,  o Ministério Público Estadual (MP-BA) e a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon),  notificaram, ontem, a Coelba para explicar as razões do rompimento do contrato com a Caixa  e apontar um melhor plano de atendimento para os clientes. O MP estipulou um prazo de 20 dias para a concessionária se posicionar, enquanto a Codecon deu 10 dias para a empresa se defender. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(11/07/18) 
REPOSITOR (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  
OPERADOR DE CAIXA (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  






Notícias | postado por: Mascarenhas

Os mais de 80 milhões de brasileiros que têm conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terão o patrimônio engordado neste ano. Como determina a lei, pelo segundo ano consecutivo, o fundo vai repartir entre os cotistas metade dos lucros obtidos com a aplicação dos recursos em projetos de habitação e de infraestrutura. A expectativa é de que aproximadamente R$ 6 bilhões sejam depositados nas contas vinculadas no fim de agosto. Com isso, a rentabilidade do FGTS vai aumentar, garantindo, mais uma vez, um ganho acima da inflação. 

O rendimento básico do fundo é determinado pela Taxa Referencial (TR) mais juros de 3% ao ano. Em 2016, o ganho atingiu 5,11%, ficando abaixo da inflação, que alcançou 6,29%. Entretanto, após a distribuição de R$ 7,3 bilhões de lucro — feita em 2017 —, os ganhos dos trabalhadores totalizaram 7,14%. No ano passado, a rentabilidade nominal do FGTS chegou a 3,61%, superando a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2,95%, o que não ocorria desde 2007. Com isso, os trabalhadores tiveram ganho real de 0,55%. No entanto, com a distribuição de parte do lucro obtido em 2017 — que será efetivada em agosto próximo — o resultado será ainda melhor.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A fábrica de refrigerantes Dolly entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo depois de alegar que está à beira da falência.

Segundo a Folha, a medida é uma tentativa de evitar que o negócio vá efetivamente à falência depois que as contas do grupo foram bloqueadas. A acusação é de que houve sonegação de R$ 4 bilhões em impostos. nAo jornal, o empresário Laerte Codonho, dono da companhia, disse que o pedido foi a única alternativa para viabilizar a retomada das operações. Ele afirmou também que a marca tem dificuldades para receber pagamentos dos clientes e que, com o bloqueio das contas, não consegue pagar funcionários, fornecedores e de impostos. Sem a proteção judicial, a expectativa é de que mais de mil empregados sejam demitidos em breve.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um importante passo para a profissionalização dos jovens e adultos macedences foi firmado hoje pela gestão municipal. Na tarde desta terça-feira (26), a supervisora pedagógica do Senac, Manoella Marques, foi recebida no gabinete da Prefeitura Municipal e o prefeito GUITO assinou convênio para oferta de cursos profissionalizantes em Dom Macedo Costa. A parceria será feita através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. A secretária Selma Lemos e a assistente social Carine Silva participaram do encontro.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem está enfrentando problemas para receber a cota do PIS/Pasep ou o abono salarial de 2016 pode ter de corrigir informações de cadastro para acessar o dinheiro. Mas não há motivo para preocupação: na maioria dos casos, basta o trabalhador comparecer à agência bancária para atualizar os dados.

Podem sacar a cota do PIS/Pasep trabalhadores com 57 anos ou mais cadastrados nos fundos até o dia 4 de outubro de 1988, que tenham trabalhado e recebido distribuição de cotas referentes ao período de 1971 a 1989 e que ainda não tenham realizado o saque. Até agora, apenas quem era aposentado, portador de doença grave ou tinha mais de 60 anos podia sacar o dinheiro.

O calendário de pagamentos da cota do PIS/Pasep vai até setembro (veja aqui todas as datas e como consultar se você tem saldo disponível para saque). A liberação do pagamento para todas as idades começa em 14 de agosto.

A cota é diferente do abono salarial. O abono do PIS/Pasep disponível atualmente para saque é o referente ao ano de 2016. Nesse caso, o saque, independentemente da idade do trabalhador, pode ser feito até 29 de junho. O valor pode chegar a 954 reais (um salário mínimo), dependendo da quantidade de meses de trabalho formal realizado durante o ano-base.

Para ter direito a esse benefício é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias, com renda mensal média de até dois salários mínimos, além de estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Os funcionários de empresas privadas recebem através da Caixa (PIS) e os servidores públicos, através do Banco do Brasil (Pasep).

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(20/06/18)  
REPOSITOR (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  
OPERADOR DE CAIXA (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  





Notícias | postado por: Mascarenhas

Como nenhum apostador acertou os seis números do concurso 2.050 da Mega-Sena, o prêmio de R$ 30 milhões foi acumulado para R$ 35 milhões. Agora, o novo sorteio será na noite da próxima quarta-feira (20). Interessados em participar terão até às 19h deste dia para fazer seus jogos em qualquer lotérica credenciada pela Caixa Econômica no Brasil. No concurso desse sábado (16), as dezenas sorteadas foram 08, 31, 32, 33, 38 e 50. Assim, 34 apostas acertaram a Quina, com prêmio de R$ 75.709,93 cada, e mais 3,5 mil bilhetes marcaram a Quadra, com prêmio de R$ 1.038,79 para cada um.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O aplicativo Uber começou a permitir na quinta-feira, 14, que usuários brasileiros usem créditos pré-pagos para pagar pelas corridas. A lógica é a mesma do celular pré-pago: a pessoa vai até um dos 250 mil pontos de recarga, faz um pagamento entre R$ 25 e R$ 200 e a máquina gera um código, que o usuário deve cadastrar no serviço.

O Brasil é o único país em que o Uber vai oferecer essa modalidade de pagamento por ora, beneficiando-se da popularidade dos celulares pré-pagos - hoje, eles são mais de 60% das linhas móveis ativas no Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A empresa americana tenta atrair pessoas que não têm cartão de crédito. De acordo com dados divulgados nesta semana pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), só 28% dos consumidores brasileiros fazem uso de cartões de crédito no País.


Enquete


PodCast