Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Culinária

Notícias | postado por: Mascarenhas

WESLEY SAFADÃO  é uma das atrações no FESTIVAL DE SALINAS, promovido pela prefeitura municipal, dia 16 de novembro. O evento que acontece anualmente, é, indubitavelmente, um dos grandes acontecimentos da Bahia, não apenas no que concerne às apresentações musicais mas, também, por proporcionaR aos turistas e demais visitantes, a oportunidade de conhecer iguarias da culinária local e, em especial, aos tão propalados frutos do mar, assim como exposição e venda de produtos da cultura local. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa segunda-feira, 27, a II Etapa da DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS promovida pelo RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano. Evento que contou com participação de pessoas convidadas para empreenderem uma verdadeira viagem aos recônditos da culinária especializada. 

Após serem recepcionados, os clientes, um a um foram convidados para, já vendados, se deslocarem às mesas onde foram servidos, num ambiente às escuras com oitos pratos, sendo quatro de entrada, dois principais e duas sobremesas. Sem informações prévias a respeito do cardápio, todos tiveram a oportunidade de, ao som belas e suaves melodias, empreender verdadeiras "viagens" à "França", Itália, "Suíça" e à tradicionais cidades brasileiras. Momentos em que, aguçados os sentidos olfativos, auditivos, sensoriais e gustativos, deleitaram-se. 

EXACERBAÇÃO DOS SENTIDOS

O homem busca, a cada momento, desde os primórdios, o prazer, nas suas diversas vertentes. Dentre elas, a culinária. Uma grande maioria, infelizmente, veem a ingestão de alimentos, apenas, como "combustíveis" necessários à subsistência. Felizmente, uma fatia considerável busca não necessariamente "encher" o estômago. Longe disso, veem os alimentos a partir da qualidade nutricional. Pessoas que procuram dar asas à sensibilidade, acariciando, por extensão, o cérebro, através de mensagens que irradiam sensações  captadas pelas células epiteliais e olfativas. 

DESNUDANDO-SE DOS PRECONCONCEITOS

As pessoas, no dia a dia, à luz dos costumes ou em face de eventuais acontecimentos traumáticos, acabam, involuntariamente, desenvolvendo fobias. Medos que na verdade não se justificam mas que, infelizmente, ganham corpo. Nesse contexto, as pessoas ficam atemorizadas diante do que julgam "desconhecido". Experimentar sabores diferentes, com olhos vendados, não deixa de fazer com que as pessoas "quebrem", dentro de si, esses paradigmas existenciais. E a OÁSIS DE MOURA traz, com esse projeto, essa proposta. É possível, sim, distinguir sabores, sem que haja necessidade dos sentidos visuais. É possível, sim, confiar em profissionais que encaram a profissão com responsabilidade, dando asas à credibilidade junto a sua clientela. 

O PROJETO

O RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, sabe, de cátedra, a respeito da constante necessidade de aperfeiçoamento, num mercado competitivo mas que, infelizmente, não nivelado por cima. Consubstanciado nessa realidade, é sempre de bom alvitre dá asas à imaginação, buscando, por conseguinte, não necessariamente, a ostentação mas, sim, propiciar a sua clientela, um trabalho que fuja do trivial. A criatividade de ALVARO MOURA "ALVINHO", ao lado de toda equipe, aliada ao talento também criativo RODRIGO "Chef RÔ" foram fundamentais para que esse projeto fosse materializado.  Nesse sentido, realizou nos dias 13 e 20 do mês em curso a 1a e 2a. edições, respectivamente. E, nessa segunda feira, a III edição, com participação da TVSAJ. 

REQUISITOS PARA PARTICPAÇÃO
Duas últimas edições previstas para acontecerem nos dias 03 e 10/09. As vagas são limitadas. Os participantes deverão efetuar reservas antecipadas através dos telefones 75-3632.0233,98834-0016, 98833-2595,98808-1241 e 98852-1010. Cada participante deverá pagar a importância de R$ 50,00 (por pessoa), não se incluindo, aí, bebidas. 

PANELA DE BAIRRO

Restaurante OÁSIS que, recentemente, recebeu a visita da reportagem da TVBAHIA, para participação no quadro PANELA DE BAIRRO, concorrendo com outros estabelecimentos da região. Graças à qualidade do  prato e  adesão maciça da população, no processo de votação via internet, o prato "Picanha ao Molho de Kenga" confeccionado por Dona Carminha foi o grande vencedor. Na foto, oempresário Álvaro Moura. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS VÍDEO COM ENTREVISTAS.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Nota de Pesar 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Anísio Bispo, popular Baiaco, vitima de infarto. 
O jogador santoantoniense atuou no campeonato baiano pelo Atlético de Alagoinhas. Atualmente era porteiro da Igreja Batista Lírio dos Vales. 
A prefeitura se solidariza com os familiares e amigos.Ascom Prefeitura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bife ancho, tapa de cuadril, bife de chorizo. Você já ouviu falar nesses nomes, certo? São cortes de carne famosos na Argentina e no Urugai, usados nos asados de lá assim como usamos a picanha e a maminha nos churrascos por aqui.Bom, se você assim como nós já pensou em fazer um churrasco diferente em casa (não um de frutos do mar ou com queijo, um de carne vermelha mesmo), usar um corte dos hermanos pode ser uma boa. Para ajudar, pedimos umas dicas a quem entende do negócio.

 

Segundo Relio Amaro, gerente de atendimento do Corrientes 348, são cinco dicas básicas para acertar na hora de fazer cortes argentinos e uruguaios: Fogo adequado: "Para grelhar uma carne é preciso brasa, mas não se pode colocar muita para não esturricar. E nem pouca para não ter o risco da carne ficar crua por dentro." Virar: "No estilo porteño de grelhar carne vira-se apenas uma vez, e assim que estiver pronta é só consumir."

Ponto ideal para consumo: "O melhor ponto para se comer uma carne porteña é ao ponto." Espessura mínima: "A carne porteña grelhada deve ter um corte alto, com espessura aproximada de 1 dedo e meio." Qualidade da carne:  "A qualidade da carne é importantíssima, é preciso usar um produto bom. No nosso caso, usamos o melhor produto do mercado, a carne Swift Black da JBS."Fotos divulgação. Matéria, Globo/Quem.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Iniciadas, na manhã desse domingo, 05, as obras de revitalização do Galpão da Feira Livre, na praça Duques de Caxias, em Santo Antonio de Jesus. Presentes, na oportunidade, além do Prefeito Rogério Andrade, a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, prepostos dessa pasta, dentre eles, Carlos Gildásio e o Diretor Dema do Leite. 

Segundo Fátima do Benfica, titular da pasta, nesse primeiro momento a reforma abrangerá a cobertura do espaço que vem requerendo intervenções há algum tempo. Foi combinado, entre a Secretária e os comerciantes locais, que áreas serão evacuadas, de forma setorial, de maneira que os operários possam desenvolver suas atividades com maior celeridade, e em condições de segurança, para eles e o público que, por ali, circula. 

A estrutura metálica apresenta bastante corrosão e muitas peças necessitam ser retiradas por estarem apodrecidas. Vários buracos na cobertura.Também deverão ser realizados reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. No que concerne à colocação de um novo piso no local, esse intento deverá ser objeto de apreciação a "posteriori", junto ao poder público municipal.

Á luz do diagnóstico efetuado e a partir de reuniões que foram empreendidas com os comerciantes que laboram no local, o pleito foi encaminhado, por parte da Secretária Fátima, ao chefe do executivo municipal que, por sua vez, o acolheu, incluindo-o, por conseguinte no rol de ações que estão sendo desenvolvidas através do Projeto Acelera Saj.  Caso essa intervenção não fosse realizada de forma tempestiva, o Ministério Público iria, sem sombra de dúvidas, pedir interdição total do espaço. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br). Veja mais FOTOS me LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no top do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), realizou nesta quinta-feira (7) o encerramento do curso de Produção de Licores. 15 agricultores de diversas comunidades da zona rural participam da atividade que teve como objetivo promover a qualificação dos produtores rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O curso iniciado na última terça-feira (5) foi realizado em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), COOPERMULTA e Sindicato Rural de Nazaré.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo e, por consequência, com o ganho de peso é um assunto que movimenta a discussão sobre os modos de vida na contemporaneidade. Recentemente foi realizada uma pesquisa pela organização Cancer Research UK, no Reino Unido, na qual se afirma que “sete em cada dez millennials terão sobrepeso na meia-idade”. Os millennials, também chamados de geração Y, são pessoas nascidas entre 1980 e 1990, caracterizados pelo domínio da virtualidade como entretenimento e forma de interação social. Conforme o estudo inglês, essas pessoas estão mais propícias a ter o  índice de massa corporal (IMC)  acima do ideal. O IMC, que é calculado com a divisão do peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado, não deve passar de 25 kg/m² – caso contrário, a pessoa pode estar com sobrepeso ou, se a  medida for a partir de 30 kg/m², com obesidade. Mas a tendência a ter sobrepeso não é algo restrito à geração Y, conforme aponta o médico pediatra Hugo Ribeiro, especializado em gastroenterologia e nutrologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Ele afirma que atitudes como não tomar café da manhã ou fazer essa refeição de forma inadequada podem contribuir para uma desregulação alimentar ao longo do dia. O médico não condena nenhum  alimento em particular e, embora revele que há  uma tendência histórica de os seres humanos ganharem mais peso, afirma que é possível pensar numa vida mais saudável para as próximas gerações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

15 produtoras rurais do Grupo de Mulheres da comunidade da Serivela, zona rural de Santo Antônio de Jesus, participaram nesta semana do curso “O Trabalhador na Transformação Caseira da Mandioca”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB). A atividade teve início na última quarta-feira (9) e foi encerrada nesta sexta-feira (11). 
Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a COOPERMULTA, o curso teve como objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O empresário do ramo gastronômico Melentino Tedesco foi um dos convidados para o almoço de encerramento.  
A capacitação ministrada pela instrutora Joquebede Raquel abordou temas como boas práticas de fabricação, armazenamento e etiquetagem, segurança no trabalho, cuidados no uso de ferramentas, máquinas e equipamentos, o homem rural e a conservação do meio ambiente, instalação de agroindústria de mandioca, normas de vigilância sanitária e comercialização, entre outros. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus) e COOPERMULTA (sedida em Cruz das Almas), realizam, com o suporte técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizam, na sede dessa pasta coordenada pela sua titular Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade, o curso "TRABALHADOR NA TRANSFORMAÇÃO CASEIRA DA MANDIOCA", direcionado a produtoras rurais, através  de Joquebede Raquel, instrutora da cooperativa em apreço.Curso que acontece, também, graças aos esforços de Demétrio (Sindicato Rural de Nazaré),presente na abertura dos trabalhos.

O curso que teve início na manhã dessa quarta-feira,09, devendo encerrar-se na próxima sexta-feira, 11, contou, inicialmente, com uma apresentação audiovisual por parte da orientadora que, dentre outros aspectos, versou sobre a imperiosa necessidade de higienização na preparação dos alimentos e que passam, necessariamente, pelos produtos, equipamentos e pelos próprios manipuladores.  Num segundo momento, a instrutora levou as participantes à aula prática, com utilização da mandioca e agregação de outros nutrientes.

O evento está sendo realizado graças ao hercúleo esforço da secretária Fátima do Benfica que, além das modificações introduzidas em algumas das dependências da Secretaria, conseguiu, sem quaisquer custos, equipamentos necessários  (fogões industriais, geladeira, freezer, fritadeira, armários, mesas), angariado junto ao  acervo do município. O curso em apreço, tem por objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, significando a geração de emprego e renda. Um exemplo, deveras, a ser seguido.

Além do mobiliário foi necessária, também, adaptação das instalações em algumas salas da Secretaria, utilizando material reciclado, em tempo recorde, de maneira que os trabalhos práticos possam ser realizados no mesmo local em que orientações teóricas são ministradas. Uma inequívoca demonstração de que resultados podem ser muito bem alcançados quando iniciativas criativas possam ser colocadas em prática, inclusive, com economia de recursos.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Está valendo, desde segunda, 30, a Portaria 161, do Ibama, de 20 de abril de 2017. Ela proíbe a captura de 25 espécies dos mares e dos rios, entre elas duas conhecidas, uma de alguns, o bagre branco, outra de todos os habitantes das áreas litorâneas do Brasil, o guaiamum, um primo próximo do caranguejo sá.

Quem tem estoques pode comercializar até 30 de junho, com o detalhe: é obrigado a comunicar ao Ibama até o dia 5, ou seja, o próximo sábado. Fora disso, fica ilegal.

Ninguém vai preso, mas a multa para quem for flagrado com guaiamum nas mãos, algo muito comum nas cidades litorâneas, é pesada: R$ 5 mil por unidade ou R$ 60 mil por dúzia, a medida mais usada.

Perdas e ganhos — Os ambientalistas, que há muito cobram a proibição como forma de preservar a espécie, festejam. Mas a cadeia de bares e restaurantes (com os respectivos fornecedores) que se formou em torno da comercialização do crustáceo, lamenta, como o sr. Antonio Santos, morador do bairro do Jacaré, em Valença, que capturava em torno de cinco a 10 dúzias por semana, vendidas a R$ 30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a pascoa se aproximando, o desejo de consumir chocolate aumenta, porém o que muita gente não sabe é que além de promover a sensação de bem-estar, o alimento, quando consumido adequadamente, faz bem à pele. A fisioterapeuta e dermato-funcional Thaís Carvalho explica os benefícios que o chocolate traz a beleza.

Combate radicais livres

“Um dos ingredientes do chocolate é o grão de cacau, que por conter propriedades antioxidantes, protege a pele da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce”, destaca Thaís. Outros elementos presentes no alimento, como vitaminas, minerais e ácidos graxos, também são importantes para manter a derme saudável.

Hidrata a pele

O cacau também possui um ótimo teor de gordura boa, que tem alto potencial hidratante e calmante. “A massa gordurosa presente no cacau forma uma camada protetora, impedindo que a umidade natural da epiderme escape, proporcionando viço, maciez e luminosidade para pele. Além disso, também desempenha ação vasodilatadora na microcirculação sanguínea, aumentando o grau de nutrição das células”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Gerência Regional do SEBRAE, realizou, na terde dessa quarta-feira, 14, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, em S.A.Jesus, o  Encontro com Especialistas de Panificação e Massas Alimentícias, através do SEBRAE-CONECTA, em parceria com a FIEB, SIPACEB, ADINOR, ITPC, SENAC, ACESAJ e CDL, com apoio da Dispan, RDB-Coca-Cola, Romen Alimentos, Café Palmeiras, Água de Coco, Iogurte Jamane, K&M e Biscoitos Kigoma. 

Organizado por Carlos Henrique (Gerente Regional do SEBRAE) e Karla Barros (Gestora de Projeto Indústria SEBRAE), ao lado de sua equipe de trabalho, também marcaram presenças Litelton Pires e Taís Gaspar (consultores do SEBRAE, atuando pelo MEDE), Tony (coordenador de vendas da ADENOR)  e Márcio Rodrigues, presidente do ITPC e renomado palestrante na área de panificação e massas alimentícias. Ele que, mais uma vez fez-se presente em eventos dessa magnitude, no município.

Evento que contou com a abertura de Jânio Santana (radialista, atuando como mestre de cerimônia), Black Anderson que, com seus acordes, contemplou os presentes com belas canções da MPB. Iniciando os trabalhos, coube a Carlos Henrique proceder agradecimentos e, aproveitando o ensejo, discorrer sobre a agenda do SEBRAE para esse primeiro semestre e, em especial, a atuação do SEBRAE-MED que tem por escopo buscar desenvolver, nos empreendedores, a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos  críticos para o seucesso do seus noegócios, através da definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial. Karla Barros, por sua vez, explanou sobre o SEBRAE-CONECTA. Em seguida foi exibido um vídeo sobre inovação, dando ênfase as mudanças que vem sendo efetivadas nos divesos segmentos de mercado, principamente a partir do avanço das tecnologias.

Coube ao consultor Litelton Pires falar sobre o  SEBRAE-MEDE 2018. Discorrendo sobre sua aplicabilidade, dentre outros aspectos, citou a importância da agregação de novos valores e que, quanto maior o controle de custos, maior a lucrativaidade. Reportando-se aos principais problemas na área de panificação, foi enfático ao  elencar a questão da baixa qualidade de mão de obra e grande desperdício de produção, dentre outros fatores; No que tange ao resultado da aplicação do MEDE em 13 empresas da região, no ano de 2017, regozijou-se diante da diminuição do desperdício, aumento de faturamento e mehorias na comunicação, dentre outros fatos; No que concerne às ações que foram realizadas nessas empresas, destacou otimização na produção, melhorias nos layouts, desenvolvimento de outros produtos e pesquisas de satisfação.

Finalizando, Litelton convidou, dentre os representantes (que se fizeram presentes) das empresas que participaram do MEDE 2017, Superpão, Panilac, Panina, Sta. Rita e Aimpim Gourmet (S.A.Jesus); Parati, Kipão, Dubom (Cruz das Almas); Minimax (Nazaré das Farinhas); Menezes (Sapeaçu) e Pandoçura (Presidente Tancredo  Neves), para que pudessem falar um pouco sobre as experiências vivenciadas. Neivan Oliveira (Superpão), em nome deles, falou sobre todo um aprendizado e o quando tem sido importante para o dia a dia de seu negócio.  Em seguido foi exibido um vídeo com depoimentos desses participantes. 

Dando prosseguimento ao evento, a palestra "Qualidade, Produtividade e Inovação: as chaves para a competitividade na panificação", proferida por Márcio Rodrigues (Diretor do ITPC, Empresário do Setor de Panificação há mais de 25 anos, administrador de empresas e sócio-proprietário das padarias Pão da Serra, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Ele que possui experiência em projetos de intevenção, aprefeiçoamento e reestruturação de processos, gestão e desenvolvimento de empresas e atua na pesquisa e desenvolvimento da implantação de novas tecnologias, tendo realizado mais de 4 mil palestras em todo o país e exterior.  

Em sua fala, Márcio, dentre outros aspectos pertinentes à pauta apresentada, enfatizou a importância da renovação do mix de produtos, necessária, não apenas para a fidelização dos clientes  mas, também, para atração de novos consumidores; mostrou como os empresários devem lidar com a concorrência e, mesmo assim, estarem no ápice da competitividade. Citou, também, a imperiosa necessidade de todo um trabalho no que concerne à comunicação que deve existir entre a empresa e o mercado consumidor. Coube à RBR (representante da Coca Cola na região), efetuar sorteio de alguns brindes entre os que marcaram presenças. 

Finalizando, a apresentação, por parte de Tony (coordenador de vendas da ADNOR), do tema "Redução do Custo de Mão de Obra pela Diversificação do Mix de Produtos". Ele que, ao lado de profissionais de panificação da ADNOR, apresentaram  diversas iguarias que, no final do encontro, foram submetidas ao paladar dos que se fizeram presentes. ADNOR que, diga-se de passagem, realiza um destacavel trabalho em prol do abastecimento na área de panificação em todo o país. Performance muito bem alicerçada a partir de todo um trabalho de pesquisa e emprego de novas tecnologias. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“A violência doméstica é democrática. A violência pode acontecer no lar de qualquer um. A violência não escolhe classe social, não escolhe cor”, afirmou a juíza Ana Cláudia Souza, da 2ª Vara da Justiça pela Paz em Casa, durante um encontro realizado com 25 vítimas de violência doméstica. O evento aconteceu nesta sexta-feira (9), no auditório da Faculdade Ruy Barbosa, na Avenida Paralela. “Temos acusados que são pedreiros, pescadores, e temos acusados que são advogados, policiais”, completou. Prova disso foi o que aconteceu com uma advogada, que prefere não se identificar. Em dezembro de 2017, ela foi agredida pelo ex-namorado – um policial militar. “No meu caso, ele agiu de forma premeditada. Ele entrou no meu apartamento, ele esperou um tempo porque há muitas câmeras no prédio, para entrar no meu apartamento. Ainda no elevador, ele me fez carinho. Mas quando entrei no apartamento, recebi o primeiro tapa, fui jogada no chão, fui pisada, recebi murros.

Ele só parou quando ele pegou a arma e eu fiz xixi de medo. Ele só parou nessa hora. Eu consegui ligar para a portaria para pedir a segurança e acionar a viatura. Foi feita uma ronda pelo bairro. Só que ele é PM. Ele disse que ia me bater de mão aberta, ia bater em alguns lugares porque sabia que não ia ficar marca. Eu não queria acreditar naquilo”, declarou a jovem. Ela diz que recebeu diversos sinais de que o companheiro era um agressor. “A gente que sofre violência sempre recebe um sinal. O primeiro sinal é um aperto no braço, um puxão mais forte no cabelo, você percebe a voz da pessoa fica mais alterada em uma briga. Você percebe o olhar da pessoa mais enfurecido. É como se fosse etapas. Sai de uma agressão leve, como foi o meu caso, para uma agressão mais grave”, conta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O sonho de seguir carreira no serviço público atrai pessoas de todas as idades que almejam melhorias no campo profissional. Diversos são os motivos que atraem profissionais a investir em concursos Os salários, a possibilidade de maior estabilidade financeira e oportunidades de vagas em diferentes áreas são os principais incentivos para as pessoas que têm como meta a aprovação em algum órgão público.

Com vagas cada vez mais concorridas, os candidatos precisam de um plano de estudo. As rotinas são intensas e enquanto alguns preferem abdicar dos momentos de lazer, outros optam por harmonizar o tempo dedicado aos livros com as práticas do dia a dia. Em festas, como o Carnaval, os concurseiros precisam pesar se vale a pena aproveitar a folia ou manter o ritmo dos estudos.

Para o advogado Diego Ramos, que atua como profissional liberal e estuda para concurso público na área, é fundamental ter um equilíbrio. “Tenho focado bastante nos estudos, mas tenho consciência que é importante não abdicar de absolutamente tudo. Já passei o período do Carnaval todo estudando, mas percebi que a chave é conciliar. Esse ano pretendo mesclar os estudos com a festa, mas nada muito cansativo”, pontua.

Ele ainda destaca que também realiza concursos fora da capital baiana e sabe que o apoio da família e amigos é indispensável para enfrentar a maratona de provas. “Eles não cobram e me auxiliam muito. Com o incentivo de meus pais, tenho focado também em oportunidades fora de Salvador, como no Nordeste e Centro-Oeste”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa terça-feira, 28, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o FÓRUM DE ESPECIALISTAS DA PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA e ALIMENTOS, num evento realizado pelo SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, com co-participação CIEB/FIEB e apoio das entidades parceiras CDL, ACESAJ, SIPACEB, SENAC, RDB Recôncavo, Água de Coco, Café Palemiras, Coca Cola e as entidades de indústria e comercio na área de panificação ADINOR, BUNGE, SARANDI, J. MACEDO, ROMEM ALIMENTOS e DISPAN.

Dentre as personalidades participantes, além de Karla, Núbia, Ivana e equipe, pelo SEBRAE, João Batista, vice-presidente do Sindicato de Panificação da Bahia, ao lado do presidente Cosme Fred; André Luiz, Danilo Araújo, Cristiane Nascimento e Antonio Neto (epresentando a SARANDI); Gilvan Lucas (Téncnico  em Panificação) e Jamerson de Menezes(ao lado da equipe, representando a J. Macedo); Marivaldo Trindade e equipe, representando a BUNGE); Sandro Macarenhas (supervisor da Coca Cola), Lidiane (Gerente da RDB (Distribuidora da Coca Cola em S.A.Jesus e região).donos de panificadoras, panificadores e palestrantes abaixo elencados. 

Além das panificadoras que fazem parte do Programa MEDE, a exemplo de Soares (Gustavo), Panina (Paula), Santa Rita (Ailton), Panilac (Taís) e Superpão (Neivan), por S.A.Jesus); Minimax (Caroline,Nazaré das Farinhas); Panificadora Menezes (Neila, Sapeaçu); Parati( Rodrigo), Dubom(Leonardo), Kipão (Siméia), por Cruz das Almas; Panilanches (Maragogipe) e Pandocura (Tancredo Neves), outros representantes de panificadoras (proprietários e panificadores), também perticiparam das palestras e oficinas oferecidos.

Dentre os nomes que fizeram uso da palavra, João Batista, vice-presidente do SIPACEB (Sindicato da Indústria de Paanificação da Bahia, exceto Salvador). Ele que, na oportundade, também se fez acompanhar do presidente da entidade, Cosme Fred. João, por sua vez, não poupou elogios ao evento, destacando a atuação de Carlos Henrique, Karla e toda equipe. Em seguida, discorreu sobre a luta do Sindicato em fazer com que as coisas, literalmente, também aconteçam no interior do estado. Chamou a atenção de todos no que concerne à campanha, segundo ele, sistemática nos consultórios médicos e na imprensa, apregoando o não consumo de pão por gerar problemas de saúde. Rebateu dizendo que a questã não está no consumo de pão mas, no excesso, assim como acontece com outros tipos de alimentos. Fred, por sua vez, também parabenizou o evento e ratificou o posicionamento de João Batista. 

Unidade Móvel, pela manhã

Logo pela manhã foram realizadas duas oficinas, direcionadas aos panificadores que compareceram ao evento:

1- Oficina de Alimentos Folheados e semi-Folheados e Modelagem - Dona Benta (J.MACEDO), ministrada por Gilvan Lucas (Técnico em panificação). Ele que, ao lado de sua equipe, mostrou as técnicas para realização de iguarias nessa área. Finalizando, todos foram contemplados com a degustação do produto confeccionado diante de todos, naturalmente, com uilização dos ingredientes da J. MACEDO, que, com sede em fortaleza, dispõe de unidades oageiras em Salvador e Recife, distribuindo para todo o Brasil farinha de trigo, biscoitos, lazanha, gelatina e outros produtos com  esmero na qualidade. 

2-Oficina de Pães Especiais e Fibras, protagonizada por Danilo Araújo, pelo técnico da SARANDI, empresa com unidades moageiras em Alagoas e Sergipe, especializada na industrialização, comercializando farinha de trigo e as linhas domésticas, profissional e industrial de produtos como farinha de trigo, bolos de baunilha, chocolate, coco, fubá, limão; misx integral, fibra grossa, gérmen de trigo, etc.com a qualidade esperada.

À TARDE

Auditório 1- Logo após o credenciamento dos participantes, no Audio evento foi iniciado sob a égide do radialista e apresentador Jânio (mestre de cerimônia) que deu boas vindas a todos e a rápida saudação por parte de Karla Barros e Núbia, o evento foi iniciado com a bela apresentação do Clube do Chorinho, de S.A. Jesus. 

Workshop: Em seguida, foi iniciado o workshop "Estratégias de Mercado e Qualidade no Setor de Panificação, conduzido por Márcio Rodrigues, presidente do ITPC (Instituto Tecnológico de Panifificação e Confeitaria), com sede em Belo Horizonte-MG. Ele que, de forma objetiva, didática conseguiu transmitir as novidades nesse segmento. Dentre os aspectos por ele ventilados, o as estratégias den sucesso colocadas em prática no setor de panificação nos Estados Unidos e que, muito bem, podem ser implantdas, também, aqui no Brasil.

Palestra: Dando prosseguimento à programação, a belíssima palestra, também audiovisual, proferida por Patrícia Marques, do ITPC. Ela que, com destreza, mostrou um leque de situações qeu podem impulsionar a produtividade dentro de uma empresa de panificação, cortando gastos, desperdícios e o que é também de extrema importância, a imperiosa qualidade dos produtos colocados na prateleira.

Auditório 2- Concomitante com a realização do workshop e palestra, na auditório 1, foram realizdas, no auditório 2 (área contígua), outros eventos também de extrema relev6ancia, direcionados aos panificadores. 

Palestra 1: Produtos saudáveis e Integrais, proferida por Marivaldo Tridade da BUNGE, empresa especializada na comercialização de grãos e que comercializa produtos consagrados como Delicia, Salada, Soya, Primor, Cardeal, La Espanola, Etti, Salsaretti, Cajamar e outros, bastante utilizados nesse segmento de panificação, em todo o Brasil.No final da explanação, todos foram convidados a degustação dos produtos ali expostos. 

Palestra2- Boas Práticas na Manipulaçào dos Alimentos (SEBRAE), proferida pela engenheira de alimentos Priscila. Ela que também é proprietária da Aimpim Goumet, sedidada em Santo Antonio de Jesus, especializada na confeção de iguarias finas (petiscos) e que é uma das participantes do Projeto MEDE. Com grande propriedade ela mostrou a todos a importância da higiene na maipulação de produtos.

De parabéns, mais uma vez, o SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, ao lado dos parceiros e empresas fornecedoras de produtos de panificação, ITPC, SIPACEB, proprietários de panificadoras, enfim, a todos que, num esforço conjunto, vem procurando, a cada dia, o aprimoramento na industrialização e comercialização dos produtos, de forma higiênica, dentro dos padões de qualidade, de maneira a atender, a contento, a clientela, cada vez mais exigente. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEO no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Sheraton Hotel da Bahia vai preparar um cardápio inspirado na culinária internacional, sem perder o toque da Bahia. Em formato de ilhas, o buffet será composto de entradas, pratos principais e sobremesas, com opções para agradar os mais diferentes perfis e paladares.

Tim Vianna, chef responsável pelo restaurante do Hotel, elaborou um cardápio que começa com uma ilha de pães, queijos e charcutarias, diversos tipos de conservas e antepastos, além de uma ilha de saladas de dar água na boca. Para a principal refeição da noite, um mix que vai desde o Bisque de Lagosta, Frango Cordon Bleu e o Ratatouille (França), passando pela Moussaka (Grécia), Bacalhau à Natas (Portugal), Paella Valenciana (Espanha), Penne a la Putanesca (Itália), Dourado ao Perfume de Manga (Brasil), entre outros. Para as sobremesas, um deleite aos olhos e ao paladar: bombons finos, tortas, tiramisu, verrine de chocolate, carolinas recheadas, tarteletes e mini pâtisserie regional. Para acompanhar todas essas delícias, um cardápio de bebidas que oferecerá diversas opções como whisky, vodka,cerveja, espumante, vinhos, água e refrigerantes.

O eventoque abre um novo ano,terá como atrações as bandas Alavontê, que fará a grande virada, e Meu Preto. A programação da festa inclui ainda o Espaço Kids, que é gratuito e será comandado por Tio Paulinho e sua equipe. O Réveillon 2018 Sheraton Hotel da Bahia é uma produção da Diva Entretenimento e contará com todo o know-how da empresa nesse tipo de evento.

Serviço: Veja em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Bastante praticada, em Santo Antonio de Jesus e região, antes do surgimento da empresa que, hoje, processa o abate e distribuição de carnes em supermercados do município e região, a comercialização de "boi deitado" era, infelizmente, uma prática danosa neste e outros municípios da região, colocando em risco a saúde da população que, enganada, acabava participando de todo um processo de embuste. Alguns casos eram descobertos a partir de denúncias. Sempre que a ADAB tinha conhecimento, os produtos comercializados eram apreendidos e incinerados.  

Mas a comercialização deixou de existir aqui no município, apenas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público, através do promotor Julimar Barreto,  que exigiu do poder público municipal a adoção de providências que, deveras pudessem "exterminar" esse tipo de comércio. Toda a carne abatida e distribuída no município é egressa da empresa redenciada a esse tipo de serviço. Informações de que, a empresa recebe, constantemente,  visita de fiscalização por parte de prepostos da ADAB e vigilância sanitária do município.

 

"BOI DEITADO"

Essa expressão é bastante conhecida, principalmente, em meio às pessoas que laboram, no dia a dia, com a comercialização de carnes; notadamente, por parte dos "magarefes" (pessoas que cuidam do abate). "Boi deitado" significa dizer que a carne que possa estar sendo comercializada se refira ao aproveitamento da carne de animal que tenha sido encontrado morto  há pouco tempo, em face de algum aicidente ocorrido (perna quebrada, etc). Para não gerar prejuízo maior, o proprietário ou outra pessoa que o tenha encontrado, aproveitava a carne, levando-a à comercialização. Ao chegar à feira, era misturada às demais carnes. O consumidor, inadvertidamente, acabava comprando o produto sem saber se estava contaminada ou não. Algumas chegavam, inclusive, a apresentar aparência e odores diferentes. 

Mas, infelizmente, em outras regiões, a situação “continua como d`antes, no quartel de Abrantes". Na madrugada desse sábado, 18, por exemplo, mais de uma tonelada de carnes adulteradas foi apreendida numa operação protagonizada pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), na área que dá acesso aos municípios de Santo Amaro, Terra Nova e Teodoro Sampaio. Carnes de boi, carneiro, frango e animais silvestres que estavam sendo transportadas em dois veículos. Três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestação de esclarecimentos. Em que pese fiscalização dos órgãos competentes, é  sempre de bom alvitre que a população, aqui ou acolá, esteja atenta para que fatos dessa magnitude não voltem a acontecer. Inseção de imagens divulgação google, de forma ilustrativa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A operação Cosme e Damião realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) revelou, nesta sexta-feira, 22, que o azeite de dendê foi o produto que apresentou maior índice de reprovação na operação.A ação tem como objetivo fiscalizar itens comercializados para o tradicional caruru que muitas famílias baianas fazem no mês de setembro.Segundo o órgão, a fiscalização foi realizada em supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se os itens consumidos no período estão sendo vendidos com a pesagem correta, considerando o indicado nas embalagens dos produtos. 

Um total de 30% das marcas de azeite fiscalizadas foram reprovadas. Os fabricantes notificados, que não tiveram suas marcas divulgadas, terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ibametro, sendo passíveis de multas de até R$ 1,5 milhão, a depender do grau da irregularidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Sejam as agências de publicidade, gráficas, sejam nós, no dia a dia, devemos estar preocupados com a escrita, de maneira que não sejamos criticados por erros que cometemos. Erros que afloram, principalmente, em decorrência das constantes mudanças em nossa gramática e que acabam levando a população a cometê-los a todo instante. Além deles, os chamados "erros de digitação", geralmente acometidos por pressa, problemas nos teclados, etc. 

Diante disso, precisamos estar sempre corrigindo nossas escritas, de maneira que possamos errar menos. O interessante é que encontramos erros em livros, revistas, jornais e em sites (inclusive nos que se inserem no rol de principais veículos de comunicações do pais), sejam eles de concordância verbal e nominal, pontuação, sintaxe, pontuação, sinalização, etc.  Para nós que escrevemos para sites, os erros chamam mais atenção quando aparecem nos títulos. Quando descobrimos, logo na publicação, procuramos corrigi-los em tempo hábil. Às vezes, descobrimo-los depois. Não deixa de ser chato, mesmo porque passa uma imagem ruim. O nosso teclado, por exemplo, é um tanto complicado com relação ao posicionamento dos sinais de pontuação. E isso leva ao acometimento de erros. Imaginem o que seria de algumas pessoas não fossem os chamados "corretores" de escrita oferecidos no "word" ? 

AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE 

Preocupação com o acometimento de erros não deixa de fora as agências de publicidade que, no dia a dia, estão a atender às empresas contratantes. Basta um dos clientes efetuar uma reclamação acerca de determinada faixa, banner, publicação em site, jornal, ou revista para que procurem, de imediato, às agências contratadas, culpando-as pelos eventuais deslizes cometidos. Diante do público fica sempre a dúvida: o erro foi do cliente ou da agência? Por via das dúvidas, é sempre da agência, a maior responsabilidade. Diante do exposto, faz-se necessário monitoramento para que erros não venham acontecer, mesmo porque, demandam, sempre, prejuízos financeiros.

EM QUE PESE A FOME, PERDI A VONTADE DE COMER

No último sábado, saímos para "almoçar fora". Ao passar em frente a um restaurante, praticamente no centro da cidade, deparamo-nos com uma faixa com os dizeres "COMA A VONTADE- almoço livre de balança - R$ 11,00". De chofre, um apelo irresistível à gula. De repente, ao analisar o que estava escrito, sequer adentramos ao estabelecimento. No momento em que COMI A VONTADE, PERDI, literalmente, a FOME. A simples falta da crase fez com que nos saciássemos. Adentramos ao estabelecimento ou o estabelecimento (complemento verbal com ou sem preposição? Uma pegadinha interessante). 

E qual o objetivo dessa matéria, se nós, também, cometemos nossos erros gramaticais? Mostrar que todos estamos, continuamente, nesse eterno processo de aprendizado. Devemos estar abertos às críticas, todavia, procurando errar menos. A humildade é, convenhamos, a rainha das virtudes. Dar um passo atrás, quase sempre, se faz necessário. Que continuemos errando, é verdade. Mesmo porque só erram os que tentam alguma coisa. O que adianta ficar à beira do caminho, se podemos andar? Vamos, todos, inferir em todo esse processo de construção de uma sociedade, deveras, participativa.  Ficar no ostracismo, no anonimato, é bem pior

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 01, na Praça Duque de Caxias (Feira Livre), em Santo Antonio de Jesus, a NUTRI DISTRIBUIDORA, empresa especializda na comercialização de alho e especiarias alimentares (temperos), num evento que contou com participação do empresário Leandro de Farias, familiares, amigos (dentre eles, Mara, Presidente da Câmara municipal de Salinas da Margarida), Maria Luíza Andrade e os primeiros clientes. Logo após as palavras proferidas, de incentivo  e aconselhamento, coube ao pastor Erasmo Lima (Igreja Pão da Vida, Lauro de Freitas), convidado a esboçar uma oração em agradecimento a Deus por mais essa conquista na vida de Leandro, Éllen de Fátima e de sua família.

- Optamos por instalar essa loja em Santo Antonio de Jesus, não apenas por ser município detentor de um comércio pujante mas, também, pela certeza de que iremos comercializar produtos de qualidade, a preços competitivos e, o que também é importante, com atendimento de excelência. Muito mais que um desafio, a certeza de que estaremos oferecendo o melhor a nossa clientela, pontuou Leonardo. 

Situada no seio da feira livre, a loja, além da excelente localização, mostra-se mostra bastante aconchegante e dentro dos padrões de higiene, recomendados pela vigilância sanitária. Iniciativa dessa magnitude acaba, sem sombra de dúvidas, incentivando outros empresários a adotarem os mesmos procedimentos, não apenas no intuito de se tornarem mais competitivos. Mais que isso: necessidade de atenderam à demanda que, cada vez mais,  prima por produtos de qualidade e atendimento diferenciado. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em 24 horas, seis vídeos publicados em seu perfil no Facebook. Como “capa”, sua foto com #segueocoronel. Desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD) tem investido muito mais tempo e esforço nas redes sociais. A publicação de vídeos também se fez bem mais frequente: além de campanhas institucionais e da “Tête a Tête” – programa semanal de entrevistas em que recebe convidados como o ex-governador Jaques Wagner –, o deputado aposta também em registro de encontros na AL-BA, mensagens de datas comemorativas e até receitas. O vídeo do Dia dos Pais em que ensina a fazer um bobó de camarão, ao lado da sua esposa Eleusa Coronel, já foi assistido mais de 4 mil vezes. O presidente da AL-BA diz que a proposta surgiu da ideia de aproximar o Legislativo baiano da população, mas acabou ajudando também a torna-lo mais conhecido - o que pode ajudá-lo caso as sugestões de que ele pode ser candidato em 2018 na chapa majoritária. “A ideia desse investimento nas redes é para levar a Assembleia para mais perto da sociedade, trazer lideranças políticias suprapartidárias, como Bruno Reis (PMDB, vice-prefeito de Salvador), Otto (Alencar, do PSD, senador baiano), João Leão (secretário e vice-governador, do PP) e Wagner. Isso faz com que se movimente a própria AL-BA e acaba me promovendo também. Não sou hipócrita. É um canal de debate, mas que me torna conhecido, porque eu não sou conhecido ainda”, explicou. Para o deputado, com o alcance que têm, atualmente “as redes sociais são melhores do que comício”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município. Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS,  (02.08)

PIZZAIOLLO

Ensino médio incompleto

Com experiência em carteira

01 vaga

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como seria a vida consumindo apenas um único alimento? E qual deles seria o mais nutritivo para essa situação? De acordo com informações da BBC Brasil, frutas, legumes e verduras não são as melhores candidatas, nem mesmo a carne. Passar muito tempo digerindo apenas proteína acaba sobrecarregando o organismo, principalmente o fígado. Sobreviver de pães também não seria o recomendado. Em um mês, a pessoa desenvolveria escorbuto, doença desencadeada pela deficiência de vitamina C.

Proteína, não
Segundo estudos de Vilhjamur Stefansson, antigo explorador do Ártico canadense e das dietas e costumes locais, existe um fenômeno conhecido como “rabbit starvation” (inanição do coelho, em tradução livre), que acontece quando um indivíduo se alimenta apenas de carne magra, sem gordura, como a carne de coelho. Depois de uma semana, a pessoa pode apresentar diarreia, dor de cabeça, fadiga e uma vaga sensação de desconforto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

Da esquerda para a direita, MOURA, policial rodoviário federal (aposentado, resideindo em Varzedo, mas com filhos residindo em S.A.Jesus); MÁRIO (agrimensor); IVANILDO (empresário na ára de prestação de serviços eletrotécnicos) e MUNDINHO (ex-caminhoneiro e, já há alguns anos, empresário, proprietário do Bar e Restaurante ESPAÇO VERDE, na Urbis 1. Mundinho que, na Urbis 1, o bairro mais poetico de Santo Antonio de Jesus, não apenas pela inspiração que brota a partir da à paisagem bucólica que tanto contibui para que os versos eclodam e esvaiam-se, todavia, fortalecendo vínculos de amizades, ao som de canções e ao sabor de deliciosas cervejas geladíssimas e da mais gostosa feijoada servida no município. 

Não é à toa que o local é também frequentado por outras personalidades do município e da região. Dentre elas, Zé Reis filho, renomado advogado que, sempre que pode, aparece para degustar uma galinha caipira.  - O sabor é, convenhamos, inigualável. Mas, sem sombra de dúvidas, o atendimento de excelência é que faz do Espaço Verde, aqui na Urbis 1, um lugar especial. Além do mais, é sempre gratificante encontrar amigos, garante Moura. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ensopado de bode de Santo Antonio de Jesus concorre a melhor prato

Cidade disputa o “Panela de Bairro”, da TV Bahia, com Amargosa e Cruz das Almas

O quadro de gastronomia Panela de Bairro, da TV Bahia, saiu de Salvador e foi até o interior do estado, visitando cidades que tem um São João forte, como Santo Antonio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas. A primeira parada do repórter Dalton Soares, que comanda a atração, foi na capital do Recôncavo. Ele visou o restaurante Bode na Brasa, de José Marinho e Rita de Cássia Andrade, que apresentaram um ensopado de bode com farofa de cuscuz.

Rita não só passou a receita e o preparo para Dalton, como ensinou segredos – ela usa ervas como alecrim e manjericão para intensificar o sabor. O programa foi ao ar no dia 3 de junho e a delícia de bode segue na disputa de melhor prato com os de Amargosa e Cruz das Almas. Quem decide é o público através de votação no site g1.com.br/bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A carne de jumento pode começar a ser vendida para o mercado externo, especialmente a China. Uma empresa criadora de jumentos do Rio Grande do Norte solicitou autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para abater os animais. Se autorizada, será a primeira empresa do Nordeste com essa finalidade.Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Nordeste possui quase 90% dos jumentos do país (877 mil, em 2013). Os dados, porém, contabilizam somente os animais com donos, e estima-se que haja um número bem maior.

Com a popularização das motos entre os nordestinos, os jumentos --ou jegues, como também são chamados-- passaram a ser abandonados. Diego Rego, sócio-administrador da GBI-Agro, teve a ideia de abater jumentos após ver o interesse de chineses sobre o assunto."Eles sempre me perguntavam se existiam muitos animais aqui no Brasil, se existia algum trabalho feito com eles", diz. "Vi que existia um grande negócio para explorar." Além da carne, couro, miúdos, leite, derivados do leite e outros itens serão colocados no mercado, caso a empresa receba a autorização do ministério. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, em Maceió (AL), rifam uma noite com uma garota de programa para custear a formatura da turma. Cada bilhete custa R$ 10 e delimita que o valor cobrado pela "acompanhante de luxo" seja entre R$ 200 e R$ 300. De acordo com reportagem do Uol, os organizadores da rifa chegaram a criar um perfil no Instagram para divulgação do sorteio, mas foi apagado nesta sexta-feira (7) após denúncias do crime feitas em redes sociais. O Ministério Público Estadual está acompanhando o caso, que se enquadra nos delitos de incentivo à prostituição e benefício obtido pela exploração sexual. "Tomei conhecimento dessa rifa pelo próprio procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, e fui eu mesma pesquisar na internet.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mudanças comportamentais, tais como exercícios frequentes e reorientação alimentar, tem se mostrado bastante positivas em vários cenários, em especial na melhora de condições cardiovasculares, gastrointestinais, osteoarticulares e psíquicas, mas pouco ou nada sustentáveis a médio e longo prazo na diminuição ponderal. Mas continuamos vendendo este perfil comportamental para solucionar o problema de dois terços de americanos, brasileiros e tantas outras populações que se apresentam com sobrepeso e obesidade.

Tal culpabilização da vítima gera um processo global e gigante de sugestões de realinhamento alimentar, que encontra soluções na retirada industrial de gorduras de alimentos, substituição do açúcar por adoçantes sintéticos, adição de fibras e toda sorte de compostos de baixas calorias que renda melhor palatabilidade aos produtos modificados, produtos sem glúten, sem lactose e assim… Continuamos gordos – ainda que no momento pareça que alcançamos uma deprimente estabilização nos números americanos, restando um terço de magros.

Sem inocentar os obesos, a verdade é que já existem muitas linhas acadêmicas aceitando haver um grave erro conceitual na interpretação dessa doença, o qual provavelmente exigirá muitas décadas para minimizar suas consequências: Nós não engordamos porque comemos demais, o fato é que comemos demais porque estamos engordando. Apenas obedecemos ordens cerebrais impondo a ingestão de alimentos além do que necessitamos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A JBS suspendeu a produção de carne bovina em 33 das 36 unidades do país entre esta quinta-feira (23) e este sábado (25). De acordo com a empresa, o objetivo da paralisação é ajustar a produção até que haja uma decisão sobre as restrições, adotadas por vários países, à importação de carne brasileira. Países da União Europeia, China e Coreia do Sul, entre outros, decidiram barrar temporariamente a compra de carne do Brasil, após a Operação Carne Fraca

Notícias | postado por: Mascarenhas

O México anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão das importações de carnes brasileiras após a divulgação dos resultados da Operação Carne Fraca. A Secretaria de Agricultura do México comunicou à imprensa que o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar do país suspendeu a importação de mercadorias pecuárias do Brasil.

O comunicado informa ainda que a suspensão está em vigor desde o último sábado (19), quando o governo mexicano recebeu o alerta sanitário por adulteração de carne bovina, e que valerá até que autoridades de saúde brasileiras forneçam evidências científicas e garantias de saúde, qualidade e segurança da carne.O Ministério da Agricultura brasileiro, informou que nos últimos 60 dias o México só importou produto de um dos frigoríficos citados na Operação Carne Fraca. Países como Chile, Japão e China também suspenderam a importação de carne brasileira. Pré-título E IMAGEM 1, Tvsaj. matéria,DEBahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Grupo Cencosud – formado pelas marcas GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Prezunic e Bretas –, tirou das suas prateleiras os produtos de lotes sob investigação da Polícia Federal (PF) na Operação Carne Fraca, segundo a empresa, “em linha com o compromisso de manter a excelência na qualidade de serviço”. Em nota enviada ao CORREIO, a rede informou que “os produtos cujos códigos do Serviço de Inspeção Federal (SIF) pudessem indicar problemas” foram recolhidos. O Cencosud também exigiu esclarecimento a fabricantes e fornecedores envolvidos nas denúncias e disse estar aguardando um posicionamento dos fornecedores e autoridades competentes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após a operação, alguns países suspenderam a exportação de carne do Brasil. O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira que a operação Operação Carne Fraca causa um “embaraço econômico” ao país, mas ressaltou que, de acordo com os dados obtidos pela Polícia Federal, a quantidade de frigoríficos com problemas é insignificante.

“Nada como mencionar números para verificar a insignificância do fato. Insignificância, devo dizer, que não merece ser patrocinada, porque se há desvios, devem ser apurados”, ponderou Temer durante a Conferência das Cidades Latino-Americanas 2017.

O presidente disse que das mais de 4,3 mil plantas de processamento de carne instaladas no país, apenas três tiveram suas atividades suspensas enquanto outras 19 estão sendo investigadas. “Não podemos deixar transitar impunemente um alarde que não alcança a totalidade dos frigoríficos e dos exportadores brasileiros”, afirmou o presidente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Brasil suspendeu a exportação de carne das 21 empresas investigadas na Operação Carne Fraca, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais agropecuários e frigoríficos. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que não serão mais emitidos certificados de exportação para essas empresas.

No entanto, a venda dos produtos fabricados por essas 21 empresas continuará liberada para o consumidor brasileiro. Maggi disse que essas companhias estão sob um regime especial de fiscalização.“Não há qualquer preocupação. O que aconteceu foi um desvio de pessoas, que já foram afastadas. Espero que as demais estejam trabalhando dentro da lisura e ética que convém.”Pré e Pós-Título, Tvsaj. Matéria, Veja

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Operação Carne Fraca deflagrada nesta sexta-feira (17) já fez história:  além de ser a maior investigação já realizada pela Polícia Federal (PF), envolvendo mais de 1.100 policiais em seis estados do País e no Distrito Federal, também apontou grandes nomes da indústria alimentícia, como a JBS (dona da Seara, BigFrango e Friboi) e a BRF Brasil (que controla marcas como Sandia e Perdigão).  Consumidores revoltados expressaram sua comoção na internet, não sem razão, e as hashtags #CarneFraca, #CarnePodre e #CarnePodreFriboi estavam entre as Trend Topics do dia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Essa expressão "Carne Fraca" é comumente usada no intuito de se tentar justificar que determinada pessoa não resiste à tentação, seja diante de vícios (drogas, bebidas), traições conjugais, etc. Nesse final de semana a policia federal desencadeou ações que culminaram com prisões de empresários que lidam com industrialização e comercialização de carnes (em grande porte), dentre eles, os diretores da BRF e JBS que distribuem respectivamente, para o país e exterior, semanalmente, milhares de toneladas dos produtos SADIA-PERDIGÃO e FRIBOI-SEARA.

A Operação conseguiu desarticular uma organização criminosa liderada por fiscais agropecuários que emitiam certificados sanitários sem fiscalização em troca de propina. Ao todo, cerca de 30 empresas fornecedoras de grandes frigoríficos estão sendo investigadas. Além disso, 33 fiscais federais também estão sob investigação. Ainda segundo a PF, os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso “maquiavam” carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Um escândalo que, inexoravelmente, piora a imagem de nosso pais (já ultrajada de tanta corrupção), tanto em nossos rincões como no exterior. Já não basta toda uma situação que gravita no nosso sistema político-partidário. Já não basta a tentativa do governo brasileiro em ceifar conquistas trabalhistas em nome de uma reforma da previdência!. Já não basta todo um sucateamento de nossas reservas, conforme fatos apurados pela Operação Lava Jato.

Mesmo a "carne sendo fraca", é imperativo que a "gula" seja, deveras, controlada. Nossas USF, PSF, hospitais, em todo o país, andam superlotados, e, na maioria dos estabelecimentos de saúde, falta de medicamentos e médicos. A comercialização de produtos estragados, além da configuração de crime, fica patenteado o flagrante desrespeito aos direitos individuais, no que concerne à saúde. Essas empresas, com certeza, serão punidas pelos poderes públicos e, principalmente, pelo público consumidor, no momento em que deixarem de aquirir seus produtos e as perdas serão substanciais. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

De 04 a 20 de novembro o município de Santo Antônio de Jesus realiza  a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores da Terra. O evento em  um dos  mais importantes pólos comerciais da Bahia   transforma a cidade na capital gastronômica do recôncavo Baiano. 

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Gastronômico “Sabores da Terra” tem como tema “Culinária Brasileira”. O Festival traz temperos, cheiros e sabores típicos, que prometem resgatar o melhor da brasilidade, promovendo o comércio e serviços de alimentação fora do lar com lazer, diversão e valorização do que há de melhor em cada canto do Brasil..

“A ideia é promover os 20 estabelecimentos participantes apresentando o melhor da gastronomia local e a sua identidade”, afirma o Vice Presidente do SINDBARH, Melentino Tedesco. Confira a Programação em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas
Quando se quer comemorar algo, come-se em grupo. Nesse ritual da comensalidade, muitas pessoas criam laços com as que estão ao redor, e depois, ao experimentar de novo o mesmo alimento, a lembrança do que foi vivido anteriormente continua ali, latente. 
O lugar em que se teve a união dos sabores e afetos é certamente percebido como um aconchego. Ao reconhecer a importância do alimento em Cachoeira, o secretário de Turismo deste município, André Reis, e a curadora Ivana Souto tiveram a ideia de realizar a primeira edição do  Festival Gastronômico de Cachoeira. 

Enquete


PodCast