Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Turismo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Isana Pontes

‘Almofadas com Pelos de Gatos’, o mais novo livro do cartunista e animador Caó Cruz Alves será uma das atrações da Festa Internacional Literária de Cachoeira — a Flica 2018. O lançamento  será neste sábado (13), na Fundação Hansen Bahia. Além de apresentar a nova obra, o cartunista participa — no mesmo dia e local–, de um bate-papo com outros dois escritores: Zéwalter e Emanuela de Carvalho, às 16:30, no Espaço Educar Para Transformar.

Trabalho do cartunista Caó Cruz, que também participará de debate na Festa Internacional Literária de Cachoeira.  

‘Almofadas’ tem prefácio da escritora carioca Roseana Murray, especializada em livros infantis, com quem o cartunista baiano tem uma parceria. Em menos de dois meses, será a terceira feira literáriFesta Internacional Literária de Cachoeiraa na qual o livro estará. ‘Almofadas com Pelos de Gatos’ traz como protagonistas gatos descolados, que fazem de tudo um pouco, com muita bossa. A narrativa é sem texto. “Não é um livro sobre felinos, mas uma ficção, a ser decodificada pelo ponto de vista de quem lê. Cartuns, para mostrar que os quadrinhos baianos merecem dos públicos  de todas as idades e escolaridades mais atenção”, pontua Caó. Formação dos leitores

Recentemente, Caó- na foto em seu estúdio- esteve no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento no qual teve um trabalho selecionado e onde aproveitou para lançar ‘Almofadas com Pelos de Gatos’. “Eventos de cartuns relacionados ao humor continuam encantando o público, mesmo em tempos digitais. Eles ajudam a trazer os quadrinhos para seu merecido espaço, ao homenagear os artistas que se dedicam a isso, proporcionando alegria ao leitor”, finaliza. Fotos: Divulgação.Inserção de foto 1(Tvsaj.com.br). Matéria,portalturismotototal.com.br.

PS (Tvsaj): Caó é de Santo Antonio de Jesus. Chegou a residir em Paris, França, onde teve contato com artistas famosos, angariando mais e importantes conhecimentos que são de extrema importância ao trabalho que realiza

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Tradicional hotel de Salvador, o Othon fechará as portas dia 19 de novembro. A informação, exclusiva, foi confirmada por fontes do estabelecimento ao Metro1.  
O hotel fica na orla de Ondina e é dono de cinco estrelas. Essa é mais uma baixa no turismo da capital baiana. No ano passado, O Hotel Pestana, também tradicional na capital baiana, foi fechado.  
Além do Bahia Othon Palace Hotel, que foi inaugurado em 1975 e marca o final do circuito Barra-Ondina, no carnaval da cidade, a rede de hotelaria perde outro prédio, em Belo Horizonte.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

A população municipal de Maragojipe foi contemplada, na noite dessa quinta-feira, 04, com mais uma realização da gestão Vera da Saúde, com a entrega de uma rua totalmente pavimentada, entrega de duas ambulâncias 0 Km e, para fechar com “chave de ouro” a noitada, com a assinatura de mais um sonho:  a construção de um hospital com dispêndio de quase  R$ 2.500.000,00, com prazo de entrega de um ano e meio.

Além da chefe do executivo marcaram presenças no ato de inauguração Luisinho (presidente da Câmara), ao lado de outros vereadores; secretários municipais, dentre eles China (Administração e Governo), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Rozameire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), Chiquinho (Cultura e Turismo), Átila Passos (Planejamento) Enéa Rangel (Reparação Racial e Mulher); padre Reginaldo e outras representatividades do município.

De início, após descerrada a fita de inauguração, a prefeita caminhou ao lado da população, por todo trajeto da rua ora entregue. Durante o percurso, não se cansava em atender a todos que a recebiam de porta em porta, numa demonstração irrefutável de agradecimento por mais essa conquista. Uma demonstração cabal de que é importante não apenas administrar recursos municipais. Mais que isso, atender, a contento, anseios da população, em todas as esferas. 

Em seguida, a prefeita Vera, ao lado da Secretária de Saúde, demais titulares das pastas de seu governo, presidente da Câmara e vereadores de sua base de apoio, entregou à população 02 (duas) ambulâncias 0 Km, de maneira que possam contribuir ainda mais para uma gestão que tem, dentre seus objetivos, promover excelência em saúde, justificando, por si só, o porquê do cognome "Vera da Saúde". 

Dando continuidade, a gestora assinou a ordem de serviço para construção de um moderno hospital que, conforme nos referimos acima, terá um dispêndio na ordem de R$ 2.420.069, 27 (dois milhões, quatrocentos e vinte mil, sessenta e nove reais e vinte e sete centavos). Recursos esses emanados do governo federal, fruto de emana canalizada pelo deputado João Bacelar "Jonga", e que tem previsão de entrega em um ano e meio. 

Prefeita que, no período de 20 dias, entregou, além de uma escola, uma quadra poliesportiva e uma unidade básica de saúde, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira (dia 27.09), e uma quadra poliesportiva na comunidade da Piedade (27.09), entrega esses dois veículos para a saúde e assina ordem de serviço para construção de um hospital que, sem sombra de dúvidas", deverá ser de grande importância para ampliação dos serviços em prol da população. 

Em todos os discursos proferidos, agradecimentos à atual gestão municipal e aos vereadores que, sob a presidência de Luisinho,  votaram em prol desse projeto construtivista. E dentre esses discursos, o mais emocionante foi, inexoravelmente, o da Secretária de Saúde Rozameire Santana. Ela que, como moradora do bairro, passou por uma lamentável história de sofrimento no momento em que ente de sua família foi alvo de violência, na localidade em que, a partir de agora, será construído o hospital. Além de agradecer à gestora pela obra, como moradora, regozijo maior por ter a oportunidade de, como gestora na pasta de saúde, inferir na transformação dessa localidade.

Coube ao presidente da Câmara Luisinho (em nome dos vereadores da base) agradecer à gestora pelas realizações e reafirmar apoio a tudo quanto possa significar desenvolvimento ( e tem sido essa a performance da atual administração municpal). Luisinho que tem realizado um meritóro trablho a frente da egrégia casa legislativa.

Luisinho que tem feito com que a casa do povo saia "das quatro paredes" com realização de sessões itinerantes, a exemplo da última realizada na comunidade da Piedade, data em que a administração municipal entregou uma outra quadra poliesportiva, após requalificação da praça, de maneira  que a comunidade local possa ostentar do merecido conforto e que jovens possam, através do desporto e duacação, galgar novos horizontes. 

A prefeita, em sua fala, mostrou, mais uma vez, que toda sua equipe está sintonizada em torno do desenvolvimento do município e, em especial, com relação a uma saúde. Agradeceu a todos pelo empenho, Agradeceu, também, aos importantes apoios que vem recebendo de seus deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Alan Castro (estadual), pelo encaminhamento de emendas impositivas e injunções junto ao executivo federal e estadual para que pleitos sejam, deveras, atendidos. 

Conhecemtos, "de cátedra", realizações de alguns gestores da região. Alguns deles têm, efetivamente, se destacado em seus municípios, com grandes realizações. Particularmente, com relação à Maragojipe, em tão pouco tempo efetuando coberturas nessa localidade (ainda não conhecemos todo trabalhao realizado pela atual gestora), estamos, sem sombra de dúvidas, surpreendidos com relação à intensidade administrativa da atual gestão, capitaneada por Vera da Saúde.

Torcemos para que esse ímpeto desenvolvimentista tenha continnuidade e que outros municípios possam se espelhar nessa performance. Parafraseando o ex-prefeito de São Francisco do Conde que dizia, antecipando cada inauguração "Sábado que vem tem mais", quais os próximas inaugurações por parte da gestão Vera da Saúde, em Maragojipe?. A continuar nesse rítmo, recairá sobre seu sucessor uma enorme responsabilidade para manutenão dessa avalanche de realizações. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos todos os vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONO MASCARENHAS

A maciça participação de público no evento gospel 'MARAGOJIPE EM ADORAÇÃO", foi uma demonstração irrefutável do sucesso de uma iniciativa louvável do segmento evangélico no município no momento em que aglutinou diversas ideologias em torno de um mesmo objetivo: propiciar a todos os fieis momentos oportunidade de congraçamento em nome do Senhor, à luz das orações e mensagens proferidas, em meio, também, a alegria suscitada através das várias apresentações musicais. 

Fundamental, para o alcance de todo esse sucesso, o apoio hipotecado pela Prefeitura Municipal, na gestão Vera da Saúde, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a égide de Chiquinho e, naturalmente, apoio de outras pastas da atual gestão, atendendo, por conseguinte, a "nação" evangélica que tão bem contribui para o desenvolvimento da sociedade, em especial, através da paulatina construção do esteio ético e moral, emanado das premissas bíblicas.

Prestigiaram o evento, além dos diversos pastores e outros representantes das igrejas envolvidas, Vera da Saúde (prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara de Vereadores); secretários municipais Chiquinho (Cultura e Turismo), Alex Sandro (Infraestrutura), Enea Rangel (Relações Institucionais); Ígor Oliveira (procurador municipal);Lourenço, outros representantes do poder público municipal, do legislativo e de segmentos da sociedade local. 

APRESENTAÇÕES

Logo após orações e mensagens evangélicas serem proferidas, iniciaram-se as apresentações de vários grupos musicais evangélicos, a exemplo de "Grupo Chama do Espírito", "Edilene Nascimento", "Edy Carlos e Banda" "Júnior Rangel e Banda", "Banda Efraim", "Banda Louvai", "Banda Ele Sharay". Todos importantes para a paulatina arregimentação de público que atingiu o ápice presencial no show que fechou a noitada: Aline Barros. 

Renomada cantora evangélica, Aline Barros, bastante cortês, ainda no camarim, onde foi recepcionada por Vera da Saúde ( Prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara) secretários municipais Chiquinho, Alex Sandro, e Enea Rangel; Ígor Oliveira procurador), Lourenço  e outras personalidades, atendeu aos fãs, posando para fotografias para, em seguida, atender à imprensa, oportunidade em que discorreu sobre a satisfação do convite da atual administração, bem como a respeito de sua agenda de apresentações em todo o país. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. Fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais FOTOS (339) em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa segunda-feira, 27, a II Etapa da DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS promovida pelo RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano. Evento que contou com participação de pessoas convidadas para empreenderem uma verdadeira viagem aos recônditos da culinária especializada. 

Após serem recepcionados, os clientes, um a um foram convidados para, já vendados, se deslocarem às mesas onde foram servidos, num ambiente às escuras com oitos pratos, sendo quatro de entrada, dois principais e duas sobremesas. Sem informações prévias a respeito do cardápio, todos tiveram a oportunidade de, ao som belas e suaves melodias, empreender verdadeiras "viagens" à "França", Itália, "Suíça" e à tradicionais cidades brasileiras. Momentos em que, aguçados os sentidos olfativos, auditivos, sensoriais e gustativos, deleitaram-se. 

EXACERBAÇÃO DOS SENTIDOS

O homem busca, a cada momento, desde os primórdios, o prazer, nas suas diversas vertentes. Dentre elas, a culinária. Uma grande maioria, infelizmente, veem a ingestão de alimentos, apenas, como "combustíveis" necessários à subsistência. Felizmente, uma fatia considerável busca não necessariamente "encher" o estômago. Longe disso, veem os alimentos a partir da qualidade nutricional. Pessoas que procuram dar asas à sensibilidade, acariciando, por extensão, o cérebro, através de mensagens que irradiam sensações  captadas pelas células epiteliais e olfativas. 

DESNUDANDO-SE DOS PRECONCONCEITOS

As pessoas, no dia a dia, à luz dos costumes ou em face de eventuais acontecimentos traumáticos, acabam, involuntariamente, desenvolvendo fobias. Medos que na verdade não se justificam mas que, infelizmente, ganham corpo. Nesse contexto, as pessoas ficam atemorizadas diante do que julgam "desconhecido". Experimentar sabores diferentes, com olhos vendados, não deixa de fazer com que as pessoas "quebrem", dentro de si, esses paradigmas existenciais. E a OÁSIS DE MOURA traz, com esse projeto, essa proposta. É possível, sim, distinguir sabores, sem que haja necessidade dos sentidos visuais. É possível, sim, confiar em profissionais que encaram a profissão com responsabilidade, dando asas à credibilidade junto a sua clientela. 

O PROJETO

O RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, sabe, de cátedra, a respeito da constante necessidade de aperfeiçoamento, num mercado competitivo mas que, infelizmente, não nivelado por cima. Consubstanciado nessa realidade, é sempre de bom alvitre dá asas à imaginação, buscando, por conseguinte, não necessariamente, a ostentação mas, sim, propiciar a sua clientela, um trabalho que fuja do trivial. A criatividade de ALVARO MOURA "ALVINHO", ao lado de toda equipe, aliada ao talento também criativo RODRIGO "Chef RÔ" foram fundamentais para que esse projeto fosse materializado.  Nesse sentido, realizou nos dias 13 e 20 do mês em curso a 1a e 2a. edições, respectivamente. E, nessa segunda feira, a III edição, com participação da TVSAJ. 

REQUISITOS PARA PARTICPAÇÃO
Duas últimas edições previstas para acontecerem nos dias 03 e 10/09. As vagas são limitadas. Os participantes deverão efetuar reservas antecipadas através dos telefones 75-3632.0233,98834-0016, 98833-2595,98808-1241 e 98852-1010. Cada participante deverá pagar a importância de R$ 50,00 (por pessoa), não se incluindo, aí, bebidas. 

PANELA DE BAIRRO

Restaurante OÁSIS que, recentemente, recebeu a visita da reportagem da TVBAHIA, para participação no quadro PANELA DE BAIRRO, concorrendo com outros estabelecimentos da região. Graças à qualidade do  prato e  adesão maciça da população, no processo de votação via internet, o prato "Picanha ao Molho de Kenga" confeccionado por Dona Carminha foi o grande vencedor. Na foto, oempresário Álvaro Moura. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS VÍDEO COM ENTREVISTAS.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa quinta-feira, 23, sessão solene na Câmara de Vereadores de Maragogipe, num evento que, com a condução por parte do seu presidente, Vereador Luis Fernando Lima Ribeiro, conhecido popularmente por  "Luizinho", ao lado dos demais vereadores, recebeu a Prefeita Vera da Saúde, os deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Manassés (estadual) e outras personalidades que foram homenageadas. 

Além deles, os vereadores Zé de Roque, Carlinhos da Encruzilhada, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Liede, Zé Benedito; secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Meio AMbiente e Pesca), Enea Rangel (Relações Institucionais), Rosa Meire Santana (Saúde), Raimundo Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Marli Medina (Educação), Átila Passos (Finanças), Murilo Sande (Planejamento); Maria das Graças (Controladora), Dona Glória (Chefe de Gabinete), Padre Reginaldo de Moraes (Paróquia São Bartolomeu), Padre Dvanildo Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora da Vitória - São Roque do Paraguaçu) integrantes dos poderes públicos executivo e legislativo municipal, bem como representantes de outros segmentos da sociedade local. 

HOMENAGENS

Várias personalidades foram homenageadas pelos vereadores que compõem a atual bancada da egrégia casal legislativa municipal, oportunidade em que concederam títulos de cidadão, comendas, medalhas. Dentre os contemplados com essas honrarias, recebendo títulos de cidadão, deputado estadual Alan Castro, através de seu representante, numa indicação da vereadora Ana Leide do Nascimento.  Alan Castro que é o representante do município junto à Assembleia Legislativa, ao lado de Manassés. 

O deputado federal  JOÃO BACELAR FILHO " Jonga", candidato à reeleição, mais uma vez marcou presença no município, sendo agraciado com título de cidadão, através de indicação do vereador João José Souza Guedes. Ele que tem contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do município, através de emendas impositivas, com recursos empregados em diversas áreas da administração municipal. 

Coube ao vereador José Maria França conceder título de cidadão maragogipense ao deputado estadual Marcos Antonio Novaes "Manassés", candidato a deputado federal. Ele que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol do desporto e inclusão social nos diversos municípios de sua base de sustentação (dentre eles, Maragogipe), além de ações de cunho social. 

O presidente da egrégia casa legislativa, vereador Luis Fernando Lima Ribeiro " Luizinho" concedeu título de cidadão maragogipense ao Major Marcos Davi Santos Pinto. Ele que vem desenvolvendo um destacável trabalho a frente da corporação que integra no município, ao lado de toda sua equipe, no seio da briosa polícia militar. Um trabalho que tem por escopo salvaguardar o direito de ir e vir do cidadão no dia a dia. 

Nada melhor para um profissional de saúde, egresso de outro município, ser homenageado como cidadão maragogipense. Referimo-nos a Dr. Sávilo Matta Santana, médico renomado que recebeu essa honraria através de uma indicação emanada do vereador Renato José de S. Filho.  Regozijado diante desse reconhecimento, ele sabe, de cátedra, a responsabiidade de estar a cada dia, reafirmando esse compromisso de bem servir à população desse receptivo município do recôncavo baiano. 

A professora Alessandra Ferreira Fausto recebeu o título de cidadã através de uma indicação do vereador Fernando Nery Cardoso. Em que pese ter conhecimento no que tange às dificuldades que reinam na educação, em diversos rincões do país, ela, com muito profissionalismo, vem propiciando ao município de Maragogipe, muita dedicação e comprometimento, a ponto de galgar esse reconhecimento.

Maragogipe é detentora de um rico acervo arquitetônico estilo barroco e, mais que isso, a célula máter de grandes nomes que contribuem para o enriquecimento cultural que permeia no seio de sua gente. Mas como falar de cultura sem se reportar a Dica do Trio? Ele que tanto contribuiu para levar o nome de Maragogipe além de suas fronteiras. Consubstanciado nessa contribuição é que recebeu homenagem através de uma comenda. 

Em que pese já ter recebido o título de cidadã em outra oportunidade, ela, mais uma vez, recebeu homenagem pelo destacável trabalho que realiza a frente do executivo municipal. Reportamo-nos, naturalmente, a Vera da Saúde, prefeita municipal. Egressa de outro município,além de ter sido bem recebida no seio da população local, exerceu mandato como vereadora e, em seguida, a honraria de conduzir os destinos do município. Coube ao vereador Zé de Roque a oportunidade de conceder a comenda de Honra ao Mérito e bouquet de flores a Vera da Saúde, pelo meritório trabalho.

Em seus pronunciamentos, nesse evento, a prefeita Vera da Saúde não poupou elogios à conduta dos trabalhos legislativos por parte do presidente Luis Fernando Lima Ribeiro que conduziu a cerimônia com esmero. Ele, por sua vez, também retribuiu o mesmo tratamento à chefe do executivo municipal. Reportando-se à oposição, destacpou que política partidária tem que ser discutida em momento apropriado. O que está em jogo no momento é a união de todos em prol do mesmo objetivo: desenvolvimento do município. E nesse sentido, situação e oposição estão irmanadas.  

Veja mais fotos em LEIA MAIS e,TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicarermos VÍDEOS e ENTREVISTAS

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Não tempos como, infelizmente, elencar "links" de todos os municípios das regiões do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, por exemplo na primeira página do site TVSAJ. MAGAROGIPE, no entanto,  a partir de hoje, passa a ter seu espaço priviliegiado. Espaço onde estaremos divulgando um leque de informações a respeito daquela gente receptiva, atrativos turísticos, a exemplo da beleza arquitetônica estilo barroco, eventos culturais, a exemplo do carnaval; eventos esportivos e religiosos, bem como informações políticas, etc;

E por que isso? Por que é, inexoravelmente, uma das cidades mais belas do Recôncavo Baiano, está sendo conduzida por uma administração (Vera da Saúde), deveras, construtivista e conta com um poder legislativo combativo (sob a égide de Luizinho), atuante, todavia, irmanado nessa luta hercúlea em busca de melhores condições de vida para a população. Além disso, o principal vetor de atração, a simplicidade de um povo que cultiva a rainha das virtudes: a humildade, sem que precise, para isso, abrir mão de sua altivez. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

P.S. Logo mais, matéria sobre a rcuperação da BA-420 e Secretaria de Agricultura, bem como VÍDEOS e ENTREVISTAS formuladas na sessão especial da Cãmara de Vereadores, nessa quinta-feira, 23. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nesse domingo, 19, a tradicional Penitência de Sâo Roque, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, em procissão, num percurso de 06 km, desde a Igreja do Carmo, na sede do município, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição de Salinas, onde foi realizada missa campal, proferida pelo Padre Edson Menezes (Zizo, paroco na Igreja do Bomfim). Durante esse trajeto, a participação do padre Elias. 

A imagem de Nossa Senhora,  conduzida sobre um andor, por fieis que se avolumavam à proporção que chegavam ao seu destino. Em vários momentos do trajeto a imagem foi anunciada com o lançamento de rojões (fogos de artifícios), de maneira que todos pudessem apreciar mais um evento religioso e que faz parte da historicidade do município. Município que, diga-se de passagem, desenvolve outros eventos culturais a exemplo do "Festival do Marisco", "São João" e "Arraiá da Margarida" e "Reveillon".

Dentre as personalidades presentes, do atual governo, Wilson Pedreira (prefeito municipal), ao lado do vice Zelito; secretários municipais Esmeraldo dos Santos " Memezinho" (Administração), Lorena Pedreira (Assistência Social), Robson Marcelo (Turismo, Esportes e Cultura), Francisco Santana "Chico" (Saúde), Patrícia Oliveira (Fazenda), Nélson Pinto (Fazenda), Claudio Oliveira (Infraestrutura), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches "Pepinho" (Chefe de Gabinete), Arlindo Sanches (Controladoria); Leticia Alves "Lê" (Secretária do prefeito), vereadores Mara (Presidente da Câmara), Màrica Regina, Jorge Teixeira " Terrinha", Irmão Rogê, Miguel Rosário, além de outros integrantes da administração e representantes da sociedade local. 

O prefeito Wilson Pedreira, ao lado de sua equipe e do candidado de sua conjuntura política, a deputado estadual, Rogério Filho "Rogerinho", durante o trajeto percorrido em direção à igreja, nessa comunidade, além de receber efusivos cumprimentos por parte da população local, aproveitou o ensejo para solicitar apreciação de seu nome na eleição de outubro próximo de maneira que, em logrando êxito, possa representar o municipio de Salinas junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa.

ALÉM DO RELIGIOSO, O LADO PROFANO

Além da procissão, na celebração religiosa, o padre teve a oportunidade de mais uma vez, fazer com que todos possam entender a respeito da imperiosa necessidade do exercício da mais sublime das virtudes: a humildade. Condição necessária para que cada um possa postar-se diante de Deus e, assim, servir aos seus designios. Essa submissão ao grande Senhor do universo é fundamental para que todos possam viver de forma harmoniosa no seio da sociedade. 

Logo após a celebração do ato litúrgico, adeptos da cultura africana, em frente à igreja em epígrafe, realizaram o também tradicional "banho de pipocas", também denominado "Banho de Omulu", indicado para retirar, de uma sò vez, a eventual "carga  negativa" que, porventura, pudesse estar presente naqueles que estiveram expostos a influências.

Terminadas as manifestações de caráter religioso, a população se deslocou à praça principal do distrito para acompanhamento das atrações musicais. Oportunidade, também, para encontros e reencontros, nos tradicionais bate-papos, degustando bebidas e iguarias da culinária local. Nesse domingo, um palco preparado pela administração municipal, visando apresentação, à tarde, do DJ Ferrari. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Salinas da Margarida é, inexoravelmente, um dos principais "points" do turismo no Estado da Bahia. Além de suas praias, turistas egressos de diversos rincões do país têm oportunidade de, em visitando-a, conhecer uma paisagem bucólica, acolhedora, desfrutando das iguarias da culinária local e, mais que isso, sendo agraciados com um dos marcos locais:  a receptividade de sua gente. 

Diferente do que acontece com um grande número de cidades litorâneas, a via de acesso encontra-se em perfeitas condições de trafegabilidade, propiciando transito de passageiros com conforto e segurança. Além do trânsito na cidade, a administração municipal Wilson Pedreira (foto) tem envidado esforços em prol da melhoria das estradas vicinais do município. 

E uma das marcas do atual governo reside na  questão da pavimentação e limpeza pública, a cargo da Secretaria de Serviços Públicos, sob a égide de seu titular, Elísio Antonio "Nengo" (na foto, camisa vermelha, ao lado do Secretário Fonseca). Bem sinalizada, a cidade, sem sombra de dúvidas, não tem como ficar fora da rota turística. Dentre os excelentes hoteis do município e região, o renomado Salinas Praia Hotel (três estrelas). 

Falando em turismo, o município, logo logo,  estará se preparando para realização, no próximo mês de novembro,  realizar um um dos maiores eventos culturais da Bahiia:  o tradicional Festival do Marisco que reúne milhares de pessoas do município, da região e, até, de outras unidades da federação, com apresentações musicais, concursos de culinária, exposições, etc. O titular da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, Robson Marcelo (na foto, ao centro, ao lado de Jiraia e Nego da Comercial Coroa),  garante que, nesse ano, mais um evento que promete superar expectativas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Mais fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma das mais importantes celebrações do calendário religioso baiano, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece a partir desta segunda-feira (13) e prossegue até 17 de agosto, no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A festa te o apoio da Secretaria do Turismo da Bahia

Patrimônio Imaterial da Bahia, a Festa da Boa Morte é realizada desde o século XIX, atraindo turistas pela originalidade de suas características. Há mais de dois séculos, o culto a Nossa Senhora é transferido de mãe para filha, por 23 mulheres negras. Para fazer parte da Irmandade, elas precisam ter mais de 50 anos e serem descendentes de africanos.

“Os festejos da Boa Morte atraem muitos olhares porque contam a história de mulheres negras que conquistaram espaço e recursos financeiros com os quais decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos como escravos”, enfatiza o secretário estadual do Turismo, José Alves. “Com muito trabalho, perseverança e fé, elas criaram a confraria religiosa responsável pela alforria de inúmeros escravos”. 

Irmandade

Integrante da Irmandade da Boa Morte, Celina Sala comemora a chegada dos milhares de turistas: “Os hotéis da cidade estão todos lotados”, afirma. De fato, a Pousada do Convento do Carmo, uma das mais tradicionais de Cachoeira, é uma das que terão plena ocupação do total de 26 quartos. 

Hotelaria

Pousadas como Pai Thomaz e Treze de Março já não dispunham de vagas desde a última semana. “Estamos com 100% de ocupação nos apartamentos no período de 12 a 17 de agosto”, informa Daniel Santana, um dos proprietários da Pai Thomaz.

“Nosso restaurante está com muitas reservas. Para o dia 15, por exemplo, está lotado”, disse Santana. Na pousada, três quartos serão ocupados por hóspedes americanos. Outros cinco vão receber espanhóis, trazidos por uma agência.

“Graças a Deus estamos com a casa cheia do dia 13 ao dia 17, este ano todas as pousadas daqui estão cheias”, disse Angélica Magalhães, recepcionista da pousada Treze de Março, que possui 16 apartamentos. 

São Félix

Na cidade vizinha de São Félix, separada de Cachoeira apenas pelos 365 metros da ponte Imperial Dom Pedro II, a ocupação hoteleira também beira os 100%. “Temos apenas cinco dos 23 apartamentos a preencher, mas acredito que até o início da festa estará lotado porque a procura tem sido grande”, afirma a recepcionista Arilene Argolo, da pousada Paraguaçu. 

Tradição

A programação da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte é marcada por missas, procissões, ceias, samba de roda e festejos que incluem fartura de comidas típicas, principalmente cozido e caruru. Matéria, Diário do Nordeste. Inserção de fotos arquivo da Tvsaj.com.br.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu, na noite desta sexta-feira (08),o evento que premiou os destaques do São João 2018 na Bahia. Promovido pelos portais " São João na Bahia", "Aratu Online" e "Tv Aratu", o Prêmio Melhores do São João homenageou e contou com a presença de artistas, prefeitos e empresários. 

E se o assunto é São João? Cruz não poderia ficar de fora, não. O município, que tem mais tem valorizado a cultura nordestina, foi o destaque como a MELHOR GRADE DO SÃO JOÃO e a MELHOR PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO ESTADO. O prefeito Orlandinho também foi homenageado pelo trabalho que vem desempenhando para o  resgate das tradições juninas. 

Estiveram presentes para receber os troféus o vice-prefeito Max Passos e o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Ronaldo Anias. Artistas como Alcimar Monteiro, Flávio José, Fulô de Mandacaru, Estakazero, Zelito Miranda, Trio Nordestino, dentre outros, estiveram presentes também no evento. Ascom prefeitura Cruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite desse domingo, 02, em Jaguaripe, recôncavo baiano, o tradicional Cortejo da Cabocla, num percurso compreendido entre a praça principal e a Rua 2 de julho, num evento protagonizado  pela prefeitura municipal, sob a égide da Secretaria do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer tendo por objetivo manter viva toda uma tradição que atravessa gerações e que escreve, a cada novo ano, uma página no contexto histórico do município.

Presentes, na oportunidade, Péricles Silva  "Pepezinho" (vice-prefeito  que compartilha a gestão ao lado do prefeito Hunaldo Costa), Carlos Silveira (Secretário do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Adé (presidente da Câmara), vereador Adilson e representantes de diversos segmentos da sociedade local que, juntos, percorreram as várias artérias da cidade, levando alegria e, naturalmente, contribuindo para a postergação de toda essa tradição.

Durante o trajeto, as pessoas foram engrossando  o contingente que prestou tributo a essa representatividade histórico-cultural no município. No final do trajeto a carroça ficou estacionada com a cabocla para que, nesse domingo, 02, possa retornar à origem, após transitar por várias ruas. Após execução do hino nacional, a Lira Jaguaripense retornou à sede entoando outros ritmos de seu repertório.

Já na sede da Lira Jaguaripense, realização de um forró com participação da cantora Taty Brasivilly. Ela que, assim como o tem feito nos diversos municípios da região, animou os presentes, mostrando grande capacidade vocal. De parabéns, portanto, a administração municipal e, em especial, a Secretaria do Turismo, Cultura Esportes e Lazer por estar mantendo viva toda uma tradição. 

MANUTENÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO-CULTURAL

O município de Jaguaripe exerceu um importante papel no contexto histórico que contribuiu para a Independência da Bahia quando, através de sua privilegiada localização geográfica, conseguiu impedir a entrada de suprimentos às tropas que tentavam invadir a Baía de Todos os Santos e que, naturalmente, seriam beneficiadas com a entrada de suprimentos a partir do recôncavo. A cabocla representa toda uma luta, toda uma resistência dos baianos contra invasores.

Além dos prédios da "Prisão do Sal", onde hoje funciona o paço municipal, as edificações da Igreja Matriz, Igreja da Ajuda, e onde hoje funciona o Fórum Municipal, são marcos de uma arquitetura estilo barroco presentes na bucólica e receptiva  cidade de Jaguaripe, detentora  da maior faixa de terra e da maior malha de estradas vicinais da região, fazendo divisas com Salinas da Margarida, passando "por trás" de Muniz Ferreira, Aratuipe, Santo Antonio de Jesus e divisando, também com o município de Laje, no Vale do Jiquiriçá. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas


 
Jânio Santana abriu a primeira noite do quinto dia do São João de Santo Antonio de Jesus, neste domingo (24). O artista conhecido por priorizar o autêntico forró apresentou o show “Janio Santana: Filho de Januário” para o público da festa.  
No repertório junino estavam canções autorais e sucessos como “Não deixo não”, “Trevo”, “Nénem mulher” e “Apaixonado por você”. O cantor recebeu como convidada a cantora Gisele Andrade da banda Forró Menina Bonita. 
 
Flor do Nordeste foi a segunda atração musical a subir no palco do São João de Santo Antonio de Jesus, na noite deste domingo (24). Com seu estilo eclético, a banda levou para o público os sucessos do momento de artistas e bandas consagradas como Aviões do Forró, Mano Walter e Wesley Safadão. Antigos sucessos também não ficaram de fora como ‘Forróbodó’ de Mastruz com Leite, ‘Tentei te esquecer’ de Limão com Mel, ‘Eu Só Quero Um Xodó’ e ‘Que Nem Jiló’ de Luiz Gonzaga. 
 
Com o seu alto astral e vozeirão, Mara Ribeirão, fez um show incrível no melhor São Joao de Santo Antonio de Jesus, na noite deste domingo (24). A cantora local embalou o público com os seus sucessos autorais, além de músicas românticas e dançantes de artistas de peso como Marília Mendonça, Devinho Novaes, Tayrone e Wesley Safadão.   
A artista também apresentou músicas novas do quarto CD da sua carreira, no palco principal da festa.  
 
Luan Santana realizou um show especial no palco principal do São João de Santo Antonio de Jesus. O cantor apresentou para o público a sua nova turnê, intitulada de "Ano X", com cenário e iluminação incrível, efeitos especiais e elementos futuristas.   
O artista com 10 de carreira embarcou em grandes momentos musicais de sua trajetória artística. Os fãs do artista cantaram e dançaram do início ao fim do show o repertório compostos pelos seus grandes hits. Não ficaram de fora do setlist os sucessos “Acordando o prédio”, “E, você, o mar e ela”, “Tudo o que você quiser”, “Estaca Zero”, “Te esperando”, “Cê topa”, “Fantasma”, “Mesmo sem estar” e "Meteoro".  










Notícias | postado por: Mascarenhas

A cidade de Santo Antônio de Jesus promoveu mais uma edição do Forró da Independência, na tarde deste domingo (25). O cantor Jhow O Show trouxe muito forró tradicional para a Rua da Independência, que realiza a festa há quase meia década.  
"É o terceiro ano que estou aqui e é um dos eventos de bairros mais organizados da cidade. Sou santoantoniense e baiano nato. Promover a cultura local é muito importante, porque o Carnaval é feito para a capital e o forró para o interior. Precisamos resgatar as raízes", disse Jhow.  
Uelinton Brito, de 38 anos, é um dos representantes do evento, que contou com o apoio da Prefeitura. "É uma festa cultural e que tem importância para a arte cultural na nossa rua", reforçou. 
SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS  
Mais de 250 horas de shows 
30 atrações nos palcos principais 
Quase 90 atrações nos outros espaços 
Quase 40 mil metros quadrados de área ocupada 
Quase 10 toneladas de equipamento 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Luan Santana realizou um show especial no palco principal do São João de Santo Antonio de Jesus. O cantor apresentou para o público a sua nova turnê, intitulada de "Ano X", com cenário e iluminação incrível, efeitos especiais e elementos futuristas.  
O artista com 10 de carreira embarcou em grandes momentos musicais de sua trajetória artística. Os fãs do artista cantaram e dançaram do início ao fim do show o repertório compostos pelos seus grandes hits. Não ficaram de fora do setlist os sucessos “Acordando o prédio”, “E, você, o mar e ela”, “Tudo o que você quiser”, “Estaca Zero”, “Te esperando”, “Cê topa”, “Fantasma”, “Mesmo sem estar” e "Meteoro".  
“Que felicidade, que estou sentindo em voltar pela terceira vez em Santo Antonio de Jesus. Agradeço imensamente pelo convite. Mais uma noite que ficou marcada na minha memória. Que se dane o mundo hoje eu só quero SAJ”, disse, Luan.  
O cantor também emocionou o público com as músicas “Escreve aí”, "Acertou a mão", "Dia, lugar e hora" e nova música de trabalho "20150" e “Mc Lençol e DJ Travesseiro”.  Um dos momentos emocionantes do show foi quando o artista cantou "Chuva de arroz" e recebeu no palco uma fã mirim, que veio de um município baiano para assistir o espetáculo do ídolo. “Fique contente porque foi a primeira vez que conheci pessoalmente, Luan. Ele me abraçou e me beijou. Eu nunca vou esquecer esse momento”, contou Katarina Valentina de Assis.  


Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Flor do Nordeste foi a segunda atração musical a subir no palco do São João de Santo Antonio de Jesus, na noite deste domingo (24). Com seu estilo eclético, a banda levou para o público os sucessos do momento de artistas e bandas consagradas como Aviões do Forró, Mano Walter e Wesley Safadão. Antigos sucessos também não ficaram de fora como ‘Forróbodó’ de Mastruz com Leite, ‘Tentei te esquecer’ de Limão com Mel e ‘Eu Só Quero Um Xodó’ e ‘Que Nem Jiló’ de Luiz Gonzaga. 
O melhor São João da Bahia também receberá no palco principal Mara Ribeiro, Luan Santana, Juliano do Acordeon e Tio Barnabé.  
 
SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS 
Mais de 250 horas de shows 
30 atrações nos palcos principais 
Quase 90 atrações nos outros espaços 
Quase 40 mil metros quadrados de área ocupada 
Quase 10 toneladas de equipamento 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VILA DO FORRÓ

Nesse sábado, 23, a quarta  noite de festividades juninas em  Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano. Além das bandas que se apresentaram no palco principal a exemplo da artista local Joyce França (belíssima apresentação, mostrando destreza no palco e refinado trato musical), Jerônimo Medeiros, Mano Walter, Devinho Novaes e Dorgival Dantas que, diga-se de passagem, conseguiram arregimentar um excelente público diante do palco principal. 

Também repleto o espaço Vila do Forró onde também se apresentaram artistas locais, a exemplo de Nana Rios. Ela que, desde cedo já atraía um grande publico para sua irretocável apresentação. Vila do Forró que terá na noite desse domingo outros importantes nomes do cenário musical santantoniense, numa demosntração inequivoca de que valores locais estão sendo prestigiados. A propósito, nossos artistas nõ deem nada a muitos egressos de outros estados da federação. 

VILA DA AGRICULTURA

Também bastante participativa a Vila da Agricultura onde foram instaladas 16 barracas, representndo comunidades rurais do município.Além das tradicionais bebidas o publico tem oportundide de degustar iguarias da culinária local, a exemplo do tradicional beiju (feito na hora, em dois fornos que forram instalados em um desses espaços), numa iniciativa da Secetaria de Agricultura, Abastecimento de S.A. de Jesus. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O São João de Santo Antônio de Jesus chega ao 5º dia neste domingo (24) e o circuito da festa já está pronto para receber o público. Logo após o show da banda Amor Q Fica, última atração do sábado (23), uma mega equipe de limpeza entrou em ação.

Todo o lixo da 4ª noite de festa foi retirado do espaço com auxílio de carrinhos e um contêiner. Em seguida, um caminhão sugador foi utilizado para retirar água da chuva acumulada em alguns pontos do espaço. A força-tarefa concluiu o trabalho em tempo recorde, liberando o espaço às 9h40 para última noite de festa.

 

*Serviço:*

São João de Santo Antônio de Jesus

Atrações Domingo (24/06): Jânio Santana, Flor do Nordeste, Mara Ribeiro, Luan Santana, Juliano do Acordeon, Tio Barnabé.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

E o São João em Santo Antônio de Jesus continua a todo o vapor. Três eventos em bairros distintos fazem o esquenta dos forrozeiros durante toda a tarde deste domingo (24). Dois deles integram o projeto Forró nos Bairros. O outro é o Forró da Criança. 

A partir das 13h acontece o Forró da Independência, na Rua da Independência. A atração principal será Jhow O Show. Já a partir das 14h acontece uma festa no Bairro do Amparo, em frente ao Bar de Peu. A atração principal será o cantor Tony Azevedo. 

A partir das 15h, os pais e mães poderão levar os baixinhos para o Forró das Crianças. O evento será realizado na Praça da Biblioteca e terá como atração principal a Molecada do Forró. Ao redor do espaço, foram instalados brinquedos e também serão realizadas diversas brincadeiras com os animadores do local. 

"Em 2017, foi a primeira edição e foi um sucesso. O público gostou muito. As crianças e os pais aprovaram e nós vamos dar continuidade agora", exalta a secretária de educação, Cíntia Barreto. "Teremos uma equipe da secretaria em frente à Biblioteca Municipal para realizar o evento. Gostaríamos de convidar todas as crianças do município", completa a secretária. Todas as crianças da rede municipal de educação receberam convites e o evento é aberto ao público em geral.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O cantor e sanfoneiro, Dorgival Dantas, levou o autêntico forró para o palco principal do melhor São João da Bahia, neste domingo (24). O artista emocionou o público com o seu show dançante, que trouxe clássicos da sua carreira como "Destá", "Primeiro Passo", "Me Dá Um Beijo", "Eu Não Vou Mais Chorar", "Tarde Demais". 
“Cantar nesta festa maravilhosa é sempre emocionante. Preparem-se para dançar agarradinho e curtir muito essa noite linda”, disse, Dorgival. A próxima atração a se apresentar no palco principal da festa é a banda Amor Q Fica.  
São João de Santo Antônio de Jesus 2018 
O São João de Santo Antônio Jesus, o melhor da Bahia promete mais ano incrível com muita diversão, música e momentos marcantes. Baianos e turistas curtirão a mega festa, que contará com nomes de peso do cenário musical, atrações regionais e estrutura de primeira. Henrique e Juliano, Luan Santana; Mano Walter, Calcinha Preta, Devinho Novaes, Flávio José, Estakazero, Virgílio, Lukas & Gustavo, Jerônimo Medeiros, Amor Que Fica, Tio Barnabé, o Missionário Antônio Cardoso, escolhido pela paróquia de Santo Antônio e mais 12 atrações locais estão confirmados nos palcos principais da festa. Em 2018, a festa contará com o patrocínio da cerveja SKOL e da Bahiatursa. 
Neste ano o evento mais uma vez repetirá sucessos do ano passado como a Vila do Forró com 20 atrações e em novo local; Forró da Melhor Idade, na sexta-feira (22); Forró das Crianças, no domingo (24); Palco Alternativo com 6 atrações; Tenda da Diversidade; e até 35 atrações locais se apresentando nos Bairros, Zona Rural, Feira-Livre e Praças. 



Notícias | postado por: Mascarenhas

O fenômeno do arrocha, Devinho Novais, incendiou o palco principal do São João de Santo Antonio de Jesus, neste domingo (24). O público não ficou parado com o show envolvente do artista, conhecido como "O Boyzinho". Fãs e admiradores do artista entraram no clima da sofrência e cantaram em coro o hit ‘Oi Nego’, sucesso em todas as rádios do Brasil.   
O público também não ficou parado ao som das músicas ‘Alô Dono do Bar’, ‘O mundo girou’, ‘Caixinha de papelão’, ‘Frentista’ e ‘Mexeu Comigo’ e a sua nova canção ‘Coração Blindado’, gravada em parceria com Marília Mendonça. O cantor também dançou e cantou os funks ‘Eu Só Quero É Ser Feliz’ e ‘Tá com ciúme, tá com ciúme?’, no palco do evento. A festa ainda vai receber hoje Dorgival Dantas e Amor Q Fica.  
São João de Santo Antônio de Jesus 2018 
O São João de Santo Antônio Jesus, o melhor da Bahia promete mais ano incrível com muita diversão, música e momentos marcantes. Baianos e turistas curtirão a mega festa, que contará com nomes de peso do cenário musical, atrações regionais e estrutura de primeira. Henrique e Juliano, Luan Santana; Mano Walter, Calcinha Preta, Devinho Novaes, Flávio José, Estakazero, Virgílio, Lukas & Gustavo, Jerônimo Medeiros, Amor Que Fica, Tio Barnabé, o Missionário Antônio Cardoso, escolhido pela paróquia de Santo Antônio e mais 12 atrações locais estão confirmados nos palcos principais da festa. Em 2018, a festa contará com o patrocínio da cerveja SKOL e da Bahiatursa. 
Neste ano o evento mais uma vez repetirá sucessos do ano passado como a Vila do Forró com 20 atrações e em novo local; Forró da Melhor Idade, na sexta-feira (22); Forró das Crianças, no domingo (24); Palco Alternativo com 6 atrações; Tenda da Diversidade; e até 35 atrações locais se apresentando nos Bairros, Zona Rural, Feira-Livre e Praças. 



Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o seu alto astral e vozeirão, Mara Ribeirão, fez um show incrível no melhor São Joao de Santo Antonio de Jesus, na noite deste domingo (24). A cantora local embalou o público com os seus sucessos autorais, além de músicas românticas e dançantes de artistas de peso como Marília Mendonça, Devinho Novaes, Tayrone e Wesley Safadão.  

A artista também apresentou músicas novas do quarto CD da sua carreira, no palco principal da festa. Ainda hoje se apresentam também Luan Santana, Julianao do Acordeon e Tio Barnabé.  
SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS 
Mais de 250 horas de shows 
30 atrações nos palcos principais 
Quase 90 atrações nos outros espaços 
Quase 40 mil metros quadrados de área ocupada 
Quase 10 toneladas de equipamento 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A forrozeira Joyce Franca apresentou o forró autêntico com muito romantismo, zabumba e sanfona, no São João de Santo Antonio de Jesus. A artista interpretou no palco principal do evento sucessos de grandes nomes do gênero como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Dorgival Dantas e Flávio José.  
A artista também contagiou o público com canções autorais e músicas sertanejas adaptadas ao ritmo. O evento ainda receberá no palco principal hoje o fenômeno do arrocha Devinho Novaes, o poeta do forró Dorgival Dantas e a banda Amor Q Fica. 
São João de Santo Antônio de Jesus 2018 
O São João de Santo Antônio Jesus, o melhor da Bahia promete mais ano incrível com muita diversão, música e momentos marcantes. Baianos e turistas curtirão a mega festa, que contará com nomes de peso do cenário musical, atrações regionais e estrutura de primeira. Henrique e Juliano, Luan Santana; Mano Walter, Calcinha Preta, Devinho Novaes, Flávio José, Estakazero, Virgílio, Lukas & Gustavo, Jerônimo Medeiros, Amor Que Fica, Tio Barnabé, o Missionário Antônio Cardoso, escolhido pela paróquia de Santo Antônio e mais 12 atrações locais estão confirmados nos palcos principais da festa. Em 2018, a festa contará com o patrocínio da cerveja SKOL e da Bahiatursa. 
Neste ano o evento mais uma vez repetirá sucessos do ano passado como a Vila do Forró com 20 atrações e em novo local; Forró da Melhor Idade, na sexta-feira (22); Forró das Crianças, no domingo (24); Palco Alternativo com 6 atrações; Tenda da Diversidade; e até 35 atrações locais se apresentando nos Bairros, Zona Rural, Feira-Livre e Praças.  
SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS 
Mais de 250 horas de shows 
30 atrações nos palcos principais 
Quase 90 atrações nos outros espaços 
Quase 40 mil metros quadrados de área ocupada 
Quase 10 toneladas de equipamento  
Programação dos palcos principais 
Sábado (23/06) 
Olhar Faceiro, Mister Xote, Flávio José, Joyce França, Devinho Novaes, Dorgival Dantas e Amor Q Fica. 
Domingo (24/06) 
Jânio Santana, Flor do Nordeste, Mara Ribeiro, Luan Santana, Juliano do Arcodeon e Tio Barnabé.  
SERVIÇO 
São João de Santo Antônio de Jesus 2018 
Quando: de quarta-feira a domingo (20 a 24 de junho) 
Onde: Praça do Forró - Centro da cidade 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O grupo Mister Xote não deixou o público parado com o autêntico forró pé de serra, no melhor São João da Bahia. A segunda atração do palco principal colocou todo mundo pra dançar agarradinho o arrasta-pé com músicas atuais como 'Baby alô' e antigos sucessos do forró do Trio Nordestino, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Cacau com Leite e Flávio José, uma das atrações da festa ainda hoje. 
A festa vai esquentar ainda mais com grandes nomes da música nacional e local, no palco principal: Joyce França, Devinho Novaes, Dorgival Dantas e Amor Q Fica. 
 
São João de Santo Antônio de Jesus 2018 
O São João de Santo Antônio Jesus, o melhor da Bahia promete mais ano incrível com muita diversão, música e momentos marcantes. Baianos e turistas curtirão a mega festa, que contará com nomes de peso do cenário musical, atrações regionais e estrutura de primeira. Henrique e Juliano, Luan Santana; Mano Walter, Calcinha Preta, Devinho Novaes, Flávio José, Estakazero, Virgílio, Lukas & Gustavo, Jerônimo Medeiros, Amor Que Fica, Tio Barnabé, o Missionário Antônio Cardoso, escolhido pela paróquia de Santo Antônio e mais 12 atrações locais estão confirmados nos palcos principais da festa. Em 2018, a festa contará com o patrocínio da cerveja SKOL e da Bahiatursa. 
Neste ano o evento mais uma vez repetirá sucessos do ano passado como a Vila do Forró com 20 atrações e em novo local; Forró da Melhor Idade, na sexta-feira (22); Forró das Crianças, no domingo (24); Palco Alternativo com 6 atrações; Tenda da Diversidade; e até 35 atrações locais se apresentando nos Bairros, Zona Rural, Feira-Livre e Praças.




Notícias | postado por: Mascarenhas

 


Os bairros de Santo Antônio de Jesus também foram contemplados com o melhor do forró de raiz com o projeto "Rural Elétrica", que consiste em um palco acoplado em um carro. Neste sábado (23), o veículo esteve na Urbis III, mais precisamente na Praça Principal, e na Salgadeira, onde fica a Praça do Pau Mole. 

O cantor Xappa foi a atração principal da Praça do Pau Mole. O artista entoou grandes hits de diversos artistas conhecidos do forró, a exemplo de "Minha Gata", do cantor Del Feliz, e "Se eu Morasse Aqui Petinho Nega", de Adelmário Coelho. "É um sentimento diferenciado. A prefeitura está trabalhando e fazendo algo diferenciado. Estou aqui na Praça do Pau Mole fazendo uma coisa que nunca fiz", destaca o forrozeiro. 

André Luiz, técnico responsável pela Rural Elétrica, explica qual é a intenção do projeto. "A Rural Elétrica tem a proposta de trazer o São João antigo para os bairros, com som totalmente modificado. Muita gente nas fazendas andou muito de Rural. A ideia é trazer essa coisa antiga para a atualidade, trazer nostalgia". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Celebrados, nesse sábado, 12, os 119 anos de emancipação política do município de Jaguaripe, situado no recôncavo baiano, em homenagens que se iniciaram no dia anterior com desfile cívico e que teve seu ponto de culminância com a inauguração da pavimentação da rua da Linha, na comunidade de Camassandi e show musical com as bandas Daniel Vieira e Lucas e Gustavo.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Logo pela manhã, após hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, a realização de missa em ação de graças, proferida pelo padre Daniel, na Paróquia Nossa senhora da Ajuda (matriz), em cerimônia litúrgica que contou com participação do Prefeito Hunaldo Costa, vice-Pepezinho, Larissa Costa (primeira dama e Secretária de Saúde), Bebeto Galvão (deputado federal), demais secretários, presidente da Câmara e demais vereadores, além de representantes dos segmentos de sociedade local.

Logo em seguida, a  comitiva governamental e legislativa, ao lado de fieis, ainda em frente à Igreja ouviu os acordes da tradicional Liga Jaguaripense, que, acompanhou a comitiva que se dirigiu pelo trajeto em direção à Câmara de Vereadores, onde, novamente, executou composições musicais e hino em homenagem aos 119 anos de emancipação do município, incitando toda uma áurea em torno do civismo.  

SEÇÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES

As homenagens tiveram continuidade com a sessão especial da Câmara de Vereadores, comandada pelo seu presidente, vereador Adailton “Adé” (presidente da egrégia casa legislativa), ao lado do vice-presidente Robson e a secretária Célia Cavalcanti, diante de uma maciça participação de assistentes. Também compondo a mesa o prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho.

Também marcaram presenças, na oportunidade, o deputado federal Bebeto Galvão, o deputado estadual Hildécio Meireles, ex-prefeito Heráclito Aradas, demais vereadores Lio, Adilson, Luciano, Negão, Gilberto e Zé Luis. Os vereadores Renato e Edna fizeram-se presente na inauguração da Rua da Linha em Camassadi. Ao lado deles, os secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Fernanda (Educação), Reinivaldo (Meio Ambiente).

Logo após abertura da solenidade, por parte do presidente, o deputado Bebeto Galvão, em seu pronunciamento, evidenciou a importância dessa data para o município que figura nos anais da historicidade da Bahia, sobretudo no que concerne a estratégica posição que ostentava com relação à segurança do litoral baiano e, hoje, pela sua importância o contexto político e econômico na região e no seio do estado da Bahia.

Em seguida, o presidente da câmara solicitou que um dos funcionários públicos do município, Ozailton, profundo conhecedor da historicidade local, fizesse um breve relato acerca da trajetória desse município que é orgulho para toda população, e por extensão, de toda Bahia, não apenas pela resistência num passado não tão distante e que tem no presente, o anseio de galgar novos horizontes para sua gente.

Dando prosseguimento, vereadores, em seus pronunciamentos não pouparam adjetivos ao esboçarem, publicamente, por unanimidade, enaltecimentos à pujança administrativa da gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho, principalmente pelo compromisso com a coisa pública, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela administração anterior, sob a égide de Heráclito Arandas.

O deputado estadual Hildécio Meireles, em sua fala, destacou seu empenho em ajudar a atual administração, em que pese figurar na ala de oposição ao governo do estado. Ele que tem contribuído bastante, seja junto à Assembleia legislativa, seja em suas injunções junto ao governo federal para canalização de emendas, dentre elas, aquisição de ônibus escolar, caçamba e outras melhorias.No que concerne à preocupação do ex-prefeito Arandas, com relação ao pretenso desmenbramento das localidades de Mutá, Cações e Barreiras, foi taxativo de que, está ao lado dos interesses de Jaguaripe. 

Funcionalismo em dia e dinheiro em caixa para bancar obras com recursos da arrecadação própria

O prefeito Hunaldo Costa, em sua fala na Câmara, assim como o fez em Camassandi, à tarde, elencou uma série de obras que vem realizando no município e um pacote de novas obras com dispêndio de 2 milhões de reais. Asseverou que o município tem recursos em caixa para bancar obras que serão iniciadas com recursos próprios do município, graças ao desenvolvimento de uma gestão austera e compromissada com a população.

Resistência contra tentativa de supressão de áreas do território de Jaguaripe, por município vizinho

Heráclito Arandas, ex-prefeito, em seu pronunciamento, após saudar a todos e reverenciar de forma enaltecedora a atual administração Hunaldo/Pepezinho, mostrou-se indignado diante da tentativa de determinado município vizinho a esses distritos, em sua tentativa de suprimir do território de  Jaguaripe as comunidades de Mutá, Cações e Pirajuia. Exibindo a bandeira do município que ostenta 5 estrelas (representando a sede, Mutá, Cações, Barreiras e Pirajuia)), assevera que, assim como o fez quando gestor municipal, continua vigilante para que tal intento não aconteça. Solicitou, de antemão, que a atual administração, ao lado dos vereadores estejam de mão dadas na luta contra, pelo que cosidera,  acinte à soberania do muicípio. Aproveitando a oportunidade, solicitou do Hildécio Meireles que, como representante do município, abrace a causa.

PARABENS AO MUNICÍPIO, LOGO APÓS DELICIOSO ALMOÇO

Logo após o saboroso almoço servido na sede da Liga Jaguaripense,`situada  ao lado da Câmara, o prefeito municipal, vice, deputados, vereadores e secretários, ao lado de representantes da sociedade local, cantaram o parabéns diante de um bolo artesanalmente confeccionado em homenagem à "mãe" dos municípos que margeiam histórico e legedário Rio Jaguaripe, nesses seus 119 anos de existência. 

PREFEITO RECEBIDO DE FORMA ENTUSIASTA PELA POPULAÇÃO

Logo após o descerramento da placa de inauguração do calçamento da Rua da Linha, em Camassandi, o prefeito Hunaldo Costa, vice Pepezinho; deputados Hildécio Meireles (federal) e Antonio Brito (federal) - Bebeto Galvão teve que ausentar-se em face de compromissos em outros municípios)-, 1ª dama Larissa Costa, secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Fernanda (Educação), Reinivaldo (Meio Ambiente).

O chefe do executivo, ao lado dos deputados, percorreu, ao som de uma banda musical, todo o trajeto da longa e larga Rua da Linha, totalmente pavimentada a paralelepipedos, com sistema de drenagem e arborização, sendo cumprimentado por moradores que, regozijados diante dessa conquista, não conseguiam esconder tanta satisfação. Moradores que, de agora em diante, sentir-se-ão mais valorizados, seja no tocante às suas propriedades, seja no que cocerne à autoestima. 

Aproveitando o ensejo, o prefeito apresentou aos parlamentares as moderníssimas instalações do EMEI (Escola Municipal Infantil), unidade escolar inaugurada na comunidade, totalmente equipada e que atende a contento à comunidade local, num ambiente  confortável e seguro.Como não bastasse, a atual administração pavimentou mais uma extensa área que passa em frente às instalações do SAMU e  USF que também atende com esemero à população local.

PRONUNCIAMETOS PÓS-INAGURAÇÃO E APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Logo após a inauguração da pavimentação da Rua da Linha, o prefeito Hunaldo, vice Pepezinho, primeira dama Larissa Costa; deputados Hildécio Meireles  (estadual) e Antonio Brito (federal); secretários e vereadores dirigiram-se ao palanque armado onde efetuaram seus pronunciamentos diante de um público atento e que, pelas manifestações, deixava fluir toda uma satisfação pelas conquistas auferidas. 

Tanto o presidente da Câmara  Adé como demais vereadores, enalteceram a atual gestão municipal, assim como reverenciaram todo um  trabalho desenvolvido pelos deputados em epígrafe.Asseveraram que, além de desempenharem suas obrigações inerentes ao exercicio de seus mandatos, também atuam na fiscalização dos atos do executivo, o que não impede de atuarem em parceria com a admimistação em tudo o quanto for benéfico para o município.

O deputado Hildécio Meireles também fez alusão à seriedade da atual administração, assim como citou benefícios que tem canalizado para o município, dentre eles, um ônibus escolar e caçamba (a ser enviado ao município), fruto de emendas parlamentares, além de atuar em defesa do município em sua atuação junto à egrégia casa legislativa estadual. 

O deputado federal Antonio Brito não economizou adjetivos para se referir à pujante gestão municipal Hunaldo Costa/Pepeziho. Ele que, indubitavelmente, tem conseguido canalizar, através de suas emendas, muitas conquistas para o município, elencadas pelo  gestor municipal, em seu pronuciamento na Câmara e nesse seu novo pronunciameto na comuidade de Camassandi.  

Pepezinho, por sua vez, mais uma vez, externou satisfação em fazer parte dessa administração que, sem sombra de dúvidas, quebra paradigmas administrativos na região, não apenas pela austeridade mas, também, pela ousadia, pela determinação em propiciar à população, atendimentos, dentro do que é possível, às postulações efetuadas pela população.

O prefeito Hunaldo, entusiasmado pela receptividade e cheio de orgulho por colocar  em prática seus anseios, logo esse início de segundo ano de gestão, encheu o peito para anunciar pacote de obras em torno de 2 milhões de reais, a ser desencadeado no município, atendendo a diversas comunidades. Radiante, declarou que o município se orgulha de não dever a fornecedores e o que é importante, já tem em caixa dinheiro para bancar obras com recursos auferidos pela arrecadação municipal.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Terminados os pronunciamentos, a população foi contemplada com as apresentações músicas das bandas Daniel Vieira e Lucas-Gustavo. Diante de um grande palco armado o término da rua inaugurada, Daniel iniciou sua apresentação.Iniciados os primeiros acordes, a populacão local já se fazia presente para participar desse momento de conquista, na véspera do "dia das mães".

Diversas personalidades do município e região. Dentre elas, comitiva de Muniz Ferreira, composta pelos vereadores Jota, Valmir, Cézar, bem como por Professor  Gileno (prefeiturável), ex-prefeito Clovis Penini, Gil de Zuzu (suplente de vereador), Luiz (suplente de vereador), Jica e Rony. Veja todas as 909 fotos através do link FOTOS (não está na ordem sequencial), no topo do site. Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como o prédio ocupado no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, que desmoronou por conta de um incêndio na última terça-feira (2) (veja aqui), Salvador também possui ocupações em edifícios de risco. Elas estão em locais como na ladeira Água Brusca, na Avenida Mucambo, no Trobogy, na Estrada do Coqueiro Grande, em Cajazeiras, ou ainda em sobrados abandonados no Centro Histórico da Cidade, área de maior concentração de habitações do gênero. Apesar dos exemplos apontados pelo Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS) não faltarem, nenhum órgão municipal responsável pelas construções sabe precisar exatamente quantos são e quantas famílias vivem em ocupações por aqui. Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo informou que existem em Salvador cerca 400 casarões e prédios abandonados na região do Centro Histórico da cidade e do Centro Antigo. O órgão notificou os proprietários dos imóveis para que façam a manutenção predial, mas, só a partir desta quarta (3), começarão a analisar quantos desses imóveis estão ocupados irregularmente. O risco porém, já está instalado nesses lugares

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os festejos juninos já começaram para os artistas e grupos culturais locais que agitam a festa em Santo Antônio de Jesus. Na noite desta segunda-feira (9), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, reuniu os representantes da cultura junina local para o lançamento dos editais de Concurso de Música, Festival de Quadrilhas e Contratação de Bandas Locais para as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.  
Como não poderia ser diferente, a noite foi aberta com muito forró: Guido Freitas, Juliano do Acordeon e Zé de Belém formaram uma banda base e convidaram nomes como Wilson Rogério, Joyce França e Jânio Santana para subir ao palco.  

Em seu discurso, a secretária da Pasta, Dene Cortes, falou sobre a importância de pensar a festa de São João como meio de inserção e divulgação dos artistas locais: 
- “É muito importante que o primeiro ato do nosso São João seja voltado para quem faz a cultura de Santo Antônio de Jesus. Ver tantos nomes na plateia aqui esta noite: cantores, músicos, compositores, dançarinos, nos deixa muito felizes. ” – Comentou. 


Ao assinar a autorização para publicação dos editais, o Prefeito Rogério Andrade saudou os artistas locais e falou sobre a expectativa para o São João: 
- “Esse será um São João ainda mais especial porque vamos ter muito o que celebrar. No mês que vem estaremos inaugurando a nossa Policlínica. Hoje conhecemos o resultado da licitação para a requalificação da estrada que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa. No dia 19, estaremos lançando um pacote de R$ 26 milhões em obras. E pelo segundo ano, estamos lançando os editais que foram muito elogiados no ano passado, não só  pela classe artística, mas, também pelo Ministério Público e Tribunais de Contas.” – Comemorou.  
Priorizando a democratização da festa, o Concurso de Música e o Festival de Quadrilha terão premiação em dinheiro para os três primeiros lugares. Repetindo o sucesso do último ano, o edital para Contratação de Bandas Locais valoriza os artistas da terra e com transparência, mais uma vez, iguala os cachês para quem se apresenta nos mesmos espaços. Os editais serão publicados no Diário Oficial nos próximos dias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O conceito de paraíso é diverso e pode ser aplicado a situações diferentes. Mas, ao visitar Trancoso, uma das quatro localidades de turismo de Porto Seguro, no sul da Bahia, o ar sai do corpo num grande suspiro; o município merece o título de paraíso. Praias, sim, mas também construções antigas, cores, decorações, culinária e o povo receptivo fazem de Trancoso um dos destinos a serem visitados antes do fim da vida.

Se perguntar por referências a qualquer um que tenha visitado a cidade, o Quadrado provavelmente será o primeiro lugar lembrado. Trata-se de uma região de Trancoso construída aos moldes portugueses: igreja ao centro e residências ao redor, formando, na verdade, um grande retângulo. Portugal, aliás, tem influência justificável sobre a região. Foi ali que Pedro Álvares Cabral chegou, em 1500, em expedição de descobrimento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo dos Estados Unidos avalia a possibilidade de pedir o histórico das redes sociais de quem solicitar o visto para entrar no país. A proposta foi feita pelo Departamento de Estado, e ainda precisa ser aprovada pelo Escritório de Administração e Orçamento. Caso ela seja acatada, os solicitantes deverão preencher em um formulário uma lista com todas as redes sociais que usaram nos cinco anos anteriores. Regras de maio do último ano indicavam a verificação das redes sociais apenas para uma checagem mais detalhada, para averiguar possíveis ligações com terrorismo. Se a proposta for aprovada, os solicitantes também vão precisar informar números de telefone e e-mails usados nos últimos cinco anos, além do histórico de viagens internacionais. Pré-Título, Tvsaj. Matéria, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador, a primeira capital do Brasil, completaou 469 anos, nesta quinta-feira, 29 de março, e por isso o deputado estadual Alan Sanches (DEM) apresentou na Assembleia moção de congratulações aos seus habitantes. “Por toda sua história, pela sua essência, grandeza e beleza, podemos dizer: Parabéns Salvador pelos seus quase cinco séculos de fundação. Feliz é o povo que aqui nasce, feliz é aquele que aqui vive”, disse o parlamentar. Alan Sanches considera Salvador “exuberante em sua história, abundante na alegria de seu povo, sagrada pelos ritos e ritmos, profana em suas tradicionais festas populares. Assim é nossa cidade, com forte apelo turístico, sendo esse seguimento a maior das nossas riquezas. Salvador é admirada pela sua beleza arquitetônica e amada por turistas que nos visitam e ficam fascinados por sua beleza, tudo de forma natural”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Em visita ao município de Jaguaripe, na manhã dessa quinta-feira, 08, acompanhado de sua comitiva, o governador Rui Costa, em atendimento aos pleitos formulados pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho e, por extensão, da população desse município, procedeu a entrega do Terminal Hidroviário de Mutá (reformado), assinatura de ordem de Serviço para recuperação do Terminal Hidroviário da sede, num investimento de 1, 3 milhões, beneficiando, também, os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe. Na oportunidade, assinou convênio alusivo ao programa Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda. Um investimento de R$ 416 mil.

Acompanhando o mais alto mandatário do Estado, o ex-governador Jaques Wagner; deputados federais Antonio Brito (canalizou vários benefícios para o município) e Walter Pinheiro; deputados estaduais Jurandir Oliveira e Eduardo Sales; ex-deputado federal Luiz Alberto (acompanhou a entrega de um trator agrícola, fruto de sua emenda parlamentar); prefeitos municipais Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Wellington Sena (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Marco Aurélio "Marquinhos (Itaquara), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Fernando Brito ( Cairu), Vivaldo Neto (vice de Ituberá.

Também prestigiando o evento, o vice-prefeito de Salinas (Zelito, ao lado da liderança Robson Marcelo); ex-prefeitos de Muniz Ferreira Valfrido Lima e Clovis Penine e, de Jaguaripe, Derá; vereadores de S.A.Jesus, Pedro de Teca e Altemir); vereadores de Muniz Ferreira, Jota, Edgar e o suplente Rogério de Humberto; vereadores de Nazaré, Idma e Dau, ao lado de Jackson Torres); Juracy Satos (vereador em D.M. Costa e jornalista),secretários municipais de Jaguaripe, Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Nilzete Barbosa (Planejamento e Administração), Péricles "Pepezinho" (Assistência Social e vice-prefeito), Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Jose Vidal (Infraestrutura), Rosiel Conceição (Chefe de gabinete), ao lado de Gemile Albuquerque (Diretora Geral da Sec. Assis. Social); presidentes das câmaras municipais, Adé (jaguaripe) e Profa. Mara (Salinas da Margarida), e outras tantas lideranças do município e região. 

Antes da chegada da comitiva governamental, o vice-prefeito Pepezinho (Sec. de Assistência Social), ofereceu café da manhã às mulheres que se fizeram presentes na sede da prefeitura. Dentre elas, Fernanda Gomes (Secretária de Educação), Célia Cavalcanti (vereadora e aniversariante do dia), Larissa Costa (Sec. de Saúde) e, na oportunidade, Gemile Albuquerque (Diretora da Sec. de A. Social) falou sobre o desenvolvimento do Programa "Respeite as Minas, no município. 

Enquanto isso, no distrito de Mutá, o prefeito Hunaldo recepcionava a chegada do governador Rui Costa, que ao lado de Wagner, Deputados Antonio Brito e Pelegrino, procedeu inauguração do Terminal Hidroviário. Em seguida, essa comitiva dirigiu-se à sede do município, tendo o chefe do executivo visitado o Terminal Hidroviário que também será revitalizado. Dirigindo-se ao palanque armado, a comitiva foi recebida pela população, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de toda região.

Iniciados os pronunciamentos, os deputados Jurandir Oliveira e Eduardo Sales (estadual), Antonio Brito (federal) e ex-governador Jaques Wagner discorreram sobre a importância desse encontro em que o governo Rui Costa canalizou obras e outros benefícios para o município, como o vem fazendo em diversos rincões da Bahia e, naturalmente, enaltecendo a administração municipal que muito mais do que reivindicar, vem fazendo sua parte, através do desenvolvimento de um trabalho transparente e em compromisso com a população. 

O governador Rui Costa, por sua vez, como sempre bem humorado, discorreu sobre ações de seu governo em toda Bahia, dando ênfase às ações relacionadas à saúde, educação, infraestrutura e segurança, sem se esquecer, naturalmente, de todo um esforço em prol da geração de emprego e renda. Aproveitando o ensejo, falou que já entregou quatro policlínicas e que outras quatro (S.A.Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas), deverá ser entregues até maio próximo. Para dar suporte aos contingentes populacionais que irão se beneficiar desses serviços de saúde, citou a aquisição de ônibus com ar condicionado e conecções para redes sociais (whats app, twitter, instagran).

Recuperação de estrada e nova escola

O prefeito Hunaldo, por sua vez, além as reivindicações até então atendidas, em sua fala, solicitou do governador a revitalização da estrada que dá acesso à sede do município, sendo atendido em seu pleito. Rui Costa afirmou que seu governo publicará, em breve, a licitação para a recuperação de 14 quilômetros da BA-883, no trecho que liga Jaguaripe até a BA-001. “Essa estrada foi feita durante o governo Jaques Wagner, mas a empresa vencedora na época não cumpriu o contrato e foi acionada na Justiça. Como não podemos deixar o povo esperando o resultado da decisão judicial, vou garantir um asfalto digno e de qualidade para a população”. Estrada que, sem sombra de dúvidas, precisa ser revitalizada, de maneira que a população possa se deslocar com mais conforto e, acima de tudo, segurança.

Uma nova escola na cidade também foi anunciada por Rui. “O colégio terá seis salas de aula e um investimento de R$ 3 milhões. A licitação será realizada nos próximos dias e devemos inaugurar até o final do ano. A unidade vai oferecer melhor infraestrutura, garantindo ensino profissionalizante e tempo integral para o estudantes da cidade”, revelou. Jaguaripe desnevolve uma administração austera, progressista, servindo de exemplo a todo o país. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal fala sobre outras intervenções de seu governo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS (385), através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O folião que perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Carnaval terá como resolver o problema com celeridade. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) estará de plantão 24 horas, no posto central de serviços do órgão, na avenida Ademar de Barros, em Ondina, onde será possível tirar a segunda via dos documentos. O posto começar a funcionar na noite desta quinta-feira (8), com servidores que foram capacitados para otimizar o atendimento.

O folião interessado deve apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência, que precisam ser confirmados pelo sistema do Detran. O serviço é exclusivo para os cidadãos baianos. As taxas custam R$ 68,30 para o CLRV e R$ 65,10 para a CNH. A entrega do documento do veículo será após a confirmação do pagamento; e a habilitação estará pronta no dia seguinte à solicitação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os 26 maiores hotéis de Salvador registraram em janeiro uma ocupação de 79,83% em 2018, número superior em 9,86 pontos em relação ao mesmo período de 2017. O dado é da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), e é a maior marca desde 2012. Apesar de haver um aumento na ocupação, a FeBHA informa que os preços das diárias continuam iguais nos últimos três anos. "Os nossos custos continuam em uma espiral crescente e, se compararmos com 2012 [os preços] subiram somente 10%", destacou em nota a Federação, ao pedir "conscientização" para a causa


Enquete


PodCast