Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Comportamento

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória, mostra novo estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os estímulos promovem mudanças morfológicas e funcionais no cérebro, que protegem o órgão de lesões que causam as perdas cognitivas.

A descoberta foi feita por meio de um experimento com camudongos transgênicos, os quais foram alterados geneticamente para ter uma super expressão das placas senis no cérebro. Essas placas são uma das características da doença de Alzheimer. Os animais foram separados em três grupos: os transgênicos que receberiam estímulos, os transgênicos que não receberiam e os animais-controle que não têm a doença.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em reunião com autoridades no Ministério Público, os representantes do Flamengo confirmaram a ausência de alvará no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Na sede da Gávea, o documento estava vencido.

Para conseguir o alvará, o Flamengo precisa do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, que ainda está pendente e em processo de regularização pela entidade e pelo clube.

O Flamengo deseja deixar claro que vai responder por tudo e se responsabilizar pela morte dos dez jovens em um contêiner usado como alojamento. O Clube já sinaliza que levanta as possíveis indenizações às famílias dos jogadores mortos, antes das apurações sobre as causas dos incêndios. Foto reprodução arquivo pessoal.Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Pabllo Vittar decidiu quebrar o silêncio e falar como anda sua relação com Anitta após diversas notícias sobre briga, que envolveriam os nomes de Preta Gil, Gominho e Jojo Todynho (relembre aqui e aqui). “Não tenho nenhuma raiva da Anitta. Hoje a gente não se fala, não somos amigas”, entregou. A fala foi em entrevista ao vivo para a rádio FM O Dia. 

“Não desejo nenhum mal para ela. Sempre acompanho os lançamentos dela. Mandei mensagem para ela no final de ano, desejando um ótimo ano, que Deus abençoe sempre ela. Sou muito grata por tudo que ela fez por mim, apesar de tanta fuxicada. Quando você está neste mundo de artistas e exposição, as pessoas gostam de falar muita coisa. E muita coisa que falam é mentira, né, cara? Vou falar o que?”, respondeu a drag ao fã que fez a pergunta. “Estou com minha cabeça e minha consciência tranquilíssimas. Inclusive, Anitta, se você estiver ouvindo, um beijo, sucesso”, completou.Foto reprodução Instagran. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pesquisa de acadêmicos das universidades de Stanford e de Nova York, nos Estados Unidos (EUA), mostrou impactos positivos em pessoas que pararam de usar a rede social Facebook durante um período. O estudo verificou entre os entrevistados um aumento do “bem-estar”, melhoria na socialização offline, redução da polarização política e uma queda do tempo de presença na plataforma após o fim do levantamento.

O trabalho, que envolveu 2,8 mil pessoas residentes nos EUA, constatou que a interrupção reduziu o tempo em redes sociais, “liberando” em média uma hora por dia dos participantes. Eles relataram ter se dedicado a outras atividades, como assistir televisão e socializar com familiares e amigos.

Os autores também examinaram o acompanhamento de notícias e o engajamento político, incluindo a polarização das pessoas envolvidas. Esse último termo mostra a intensidade de discordância de pontos de vista, fenômeno indicado por outros estudos como um dos efeitos do uso de redes sociais diversas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem de 27 quer processar os pais, pois não pediram consentimento a ele para trazê-lo ao mundo. Raphael Samuel, de Mumbai, na Índia, afirma que ama os pais e que tem um bom relacionamento com eles, e diz que ele só nasceu “para a alegria o prazer deles”. O indiano afirma que é contra a procriação, para que as crianças não sofram na vida. 

Ele quer que as pessoas saibam que não ter filhos é uma opção do casal e incentiva as pessoas a perguntarem a seus pais por qual motivo eles decidiram ter um filho. “Minha vida tem sido incrível, mas eu não vejo por que eu deveria colocar outra vida no mundo para ter que estudar e encontrar uma carreira, especialmente quando ela não pede para existir”. 

Raphael destaca que muitos casais têm filhos por pressão familiar, e que muitas pessoas se tornam pais apenas por querer uma boa noite juntos, com a gravidez sendo uma consequência disso. Quanto à tentativa de processar os pais, a grande questão é explicar como alguém que ainda não nasceu pode dar ou não consentimento para isso.Foto reprodução Youtube. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As medidas anticrime sugeridas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (leia aqui), foram consideradas “pífias” e “contraditórias” por deputados da oposição na Câmara dos Deputados. Entre as medidas previstas no pacote, que tem como foco o combate à corrupção, crime organizado e crimes violentos, está o início de cumprimento da pena em regime fechado para todos os condenados por crimes em que se utilizam armas de fogo. Na avaliação do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), essa medida vai de encontro à liberação da posse de arma, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em janeiro (lembre aqui). 

“É contraditório liberar de forma indiscriminada a posse de arma de fogo, fazer todas as facilitações para o uso da arma de fogo, que já é comprovadamente letal, ao mesmo tempo em que se tenta agravar a pena pelo uso dessa arma”, disse Daniel Almeida sob o argumento de que as medidas não vão dar garantias de melhoria da segurança pública, uma vez que “não existem estudos que indiquem esse caminho”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Antes do meu nascimento, minha família já enorme e era bem movimentada. Eu já tinha quatro irmãos do primeiro casamento do meu pai e um do primeiro casamento da minha mãe. Sou a sexta filha e não parou por aí. Minha mãe já tem mais duas meninas do seu terceiro marido. Venho de uma família grande, aninada e muito amorosa. Vivemos em Fortaleza, no Ceará.

Já nasci tendo que superar dificuldades. Faltando 48 horas para o meu nascimento, tudo estava bem. Até que a minha mãe pediu a seu médico que refizesse os exames, pois pressentia que algo de errado acontecia. E, faltando menos de dois dias, o médico comprovou que ela estava certa: havia algo de diferente, mas eles ainda não sabiam ao certo o que era. No dia 15 de maio de 1991, nasci e uma apreensão fora do normal tomou conta da minha família. ‘Será que ela vem com alguma síndrome? Será que tem alguma má formação?’, todos se perguntavam. E, para a surpresa geral, nasci normal e ninguém entendeu nada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de roubos a bancos teve queda de 74% entre 2014 e 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com o órgão, o estado saiu de 276 ocorrências, média de 23 casos por mês, para 66 assaltos, totalizando cinco a cada 30 dias.

Nesta última semana, duas quadrilhas especializadas em roubos a bancos foram desarticuladas em Salvador e Almadina. No total, sete suspeitos foram presos e apreendidos explosivos, fuzil, pistolas, coletes balísticos, munições e veículos. Três morreram em confrontos.

"É inegável o empenho das forças de segurança nas reduções seguidas. Precisamos valorizar o trabalho de cada policial em ações de inteligência que duram meses e também nos momentos em que  é preciso usar a força", afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O drama Boy Erased: Uma Verdade Anulada tinha estreia anunciada no Brasil para o dia 31 de janeiro pela Universal Pictures. A empresa, porém, cancelou o lançamento e deve divulgar o filme no País apenas para home video. A decisão pegou mal e o próprio Garrard Conley, ativista cujo livro inspirou o filme, falou em "censura". A empresa alega que a decisão foi tomada "única e exclusivamente por uma questão comercial baseada no custo de campanha de lançamento versus estimativa de bilheteria".

Baseado no livro de memórias do ativista americano e dirigido por Joel Edgerton, o longa foi indicado para o Globo de Ouro nas categorias melhor ator de drama, pela atuação de Lucas Hedges, e melhor música para filmes (e acabou não levando nenhum dos dois, e também não levou nenhuma das esperadas indicações ao Oscar). Russel Crowe e Nicole Kidman completam o elenco.

Via assessoria de imprensa, a Universal explicou que outro filme, Bem-vindos a Marwen, previsto para este ano, também não será lançado pelo mesmo motivo (questões comerciais de custos e previsão de bilheteria).

Boy Erased arrecadou US$ 7,928,149 entre novembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019, segundo o IMDB, valor relativamente baixo para filmes com estrelas desse calibre. Foto Features. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Morreu hoje (3), aos 38 anos, Sabrina Bittencourt, a ativista que ajudou a desmascarar os abusos sexuais cometidos pelo médium João de Deus. Uma nota de falecimento assinada por Maria do Carmo Santos, presidente da ONG Vitimas Unidas, com a qual Sabrina atuava, informou que a ativista cometeu suicídio.

"O grupo Vítimas Unidas comunica com pesar o falecimento de Sabrina de Campos Bittencourt ocorrido por volta das 21h deste sábado, 02 de fevereiro, na cidade de Barcelona, na Espanha, onde vivia atualmente. A ativista cometeu suicídio e deixou uma carta de despedida relatando os porquês de tirar sua própria vida", diz o texto.

Ainda não há informações sobre o local do velório, nem onde ela será enterrada.

Ontem (2) , Sabrina chegou a se manifestar sobre a prisão do filho de João de Deus, e Sandro Teixeira de Faria, em Anápolis (GO), acusado de coagir testemunhas que denunciam os abusos sexuais do médium.

“Confirmo que Sandro Teixeira tem ameaçado nossas testemunhas, coagido, entrado na casa das pessoas, proíbe que falem comigo, Maria do Carmo Santos e Vana Lopes, do Grupo Vítimas Unidas. Estamos protegendo várias destas vítimas e testemunhas”, disse.

Sabrina Bittencourt foi responsável por encorajar as primeiras mulheres a relatarem os casos de abuso sexual cometidos por João de Deus. O médium já está preso e foi denunciado pelo Ministério Público estadual de Goiás por violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável.

Ativista social pelos direitos humanos e bem-estar animal, Sabrina também esteve por trás das denúncias de abuso de mulheres contra Prem Baba. Alvo de diversas ameaças de morte, vivia fora do Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jardineiro de Toronto, no Canadá, acusado de matar oito homens desaparecidos entre 2010 e 2017, confessou ter cometido os crimes.
Bruce McArthur, de 67 anos, foi preso em janeiro do ano passado, acusado da morte de dois homens. Depois, a polícia o acusou de outros seis assassinatos. A maioria de suas vítimas tinha ligações com o bairro Gay Village.
Muitos dos restos mortais das vítimas foram encontrados em vasos e canteiros de plantas em uma propriedade no bairro de Leaside, na mesma cidade.
Cada uma das acusações implica uma sentença de prisão perpétua - a pena aplicada em casos de assassinato no país.
Como McArthur é acusado de homicídio qualificado, isso significa que ele só poderá tentar obter liberdade condicional após passar ao menos 25 anos preso, ou seja, aos 91 anos de idade.
A audiência para definir sua pena começará em 4 de fevereiro. Amigos e parentes das vítimas testemunharão sobre como os assassinatos afetaram suas vidas.
 
Sete das oito vítimas tinham ligações com o bairro gay de Toronto e muitas eram imigrantes do sul da Ásia ou do Oriente Médio — Foto: BBC 






Notícias | postado por: Mascarenhas

O homem suspeito de matar o enteado de sete anos foi apresentado na manhã desta terça-feira, 29, na sede da Polícia Civil, na Piedade. Celso Pereira Bispo, 42 anos, alegou que cometeu o crime após o fim de relacionamento com a mãe da vítima. Celson também responde pelo homicídio de uma mulher, cometido em 2012, no município de Muritiba (a 140 quilômetros de Salvador).

Segundo a Secretaria de Sergurança Pública da Bahia (SSP-BA), Walter de Jesus dos Santos, 7 anos, sumiu no dia 22 de janeiro e encontrado 24h depois. A criança foi localizada, enterrada, em um terreno na cidade de Salinas da Margarida (a 72 quilômetros de Salvador). Equipes das Delegacias Territoriais (DTs) de Salinas e de Itaparica ouviram relatos de testemunhas que apontavam Celso como principal suspeito.

Notícias | postado por: Mascarenhas

BRASÍLIA - "Vou te matar com explosivos", "já pensou em ver seus familiares estuprados e sem cabeça?", "vou quebrar seu pescoço", "aquelas câmeras de segurança que você colocou não fazem diferença". Nos últimos dois anos, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) viveu uma rotina semanal de ameaças de morte . Disparadas pelas redes sociais, no e-mail e telefone do gabinete em Brasília, ou no e-mail pessoal do próprio deputado, os textos levaram a Polícia Federal a abrir cinco investigações sobre as ameaças e obrigaram o deputado a andar com escolta policial desde março do ano passado. O GLOBO teve acesso nesta sexta-feira ao conteúdo de dezenas de ameaças contra Wyllys. Marcadas por declarações de ódio e de preconceito, elas se avolumaram ao ponto de fazer o parlamentardesistir de assumir o terceiro mandato como deputado federal, para o qual havia sido eleito em outubro passado com pouco mais de 24 mil votos. Foto: Alex Ferreira / Câmara. Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

As homenagens a policiais militares que viriam a ser acusados de integrar milícias e os discursos que minimizam a gravidade da atuação desses grupos paramilitares são de longa data na família Bolsonaro.

O ex-capitão da PM Adriano Magalhães da Nóbrega, 42, foragido desde terça (22) sob suspeita de chefiar milícias na zona oeste, foi homenageado pelo senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL) em duas ocasiões.

Em 2003, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o então deputado estadual propôs uma moção de louvor por desenvolver sua função com "dedicação, brilhantismo e galhardia". "Imbuído de espírito comunitário, o que sempre pautou sua vida profissional, atua no cumprimento do seu dever de policial militar no atendimento ao cidadão", escreveu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tradicionalmente, a lua-de-mel de um governo com os eleitores dura mais do que muitos casamentos. Porém o caso do presidente Jair Bolsonaro parece estar num processo de desgaste que pode acelerar a chegada de uma fase de fel. Ainda assim, o atual ocupante do Palácio do Planalto é favorecido por uma onda de pseudo otimismo que permite que eventuais “derrapadas” consigam ser justificadas por desculpas esfarrapadas. 

O caso mais delicado envolve o filho do presidente, o senador eleito Flávio Bolsonaro. Como se não fossem suficientes os indícios de problemas na movimentação financeira envolvendo o ex-assessor Fabrício Queiroz, a prisão de milicianos nesta terça-feira (22) colocou o filho mais velho do morador da Alvorada no olho de um furacão de uma complexa rede de relacionamentos controversos entre políticos e um estado paralelo no Rio de Janeiro. Mãe e esposa de um dos líderes do Escritório do Crime foram lotadas no gabinete dele, a pedido de Queiroz, segundo justificativa pública. Até o momento, Flávio segue se defendendo, transferindo a responsabilidade para o ex-assessor e, por enquanto, o governo federal consegue se manter ligeiramente incólume – até por estratégia de sobrevivência. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Maria Elisângela dos Santos e Gerson de Oliveira Lima foram presos no último sábado,19, no município de Viçosa (distância de 1347 km de Salvador), suspeitos de envolvimento logístico em dois assassinatos, que ocorreram em 2018.

Segundo o portal Itaberaba Notícias, investigações apontam que os crimes tiveram como motivação o tráfico de drogas e rivalidade entre organizações criminosas do município. Na época, José Weslley de Lima e Geovane Martins de Souza, assassinado em agosto, foram apontados como executores do crime encomendado pelo casal. Com José foram encontradas duas pistolas.

A suspeita, Maria Elisângela era líder comunitária e em 2016 chegou a se candidatar a vereadora pelo PSDB, e se tornou suplente de vereador após receber 269 votos.

O casal teve a prisão preventiva decretada e como não há cadeia feminina no município de Viçosa e com o fechamento da cadeia masculina, o casal aguarda transferência para outras unidades prisionais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Quem acompanha Vanessa da Mata nas redes sociais já se surpreendeu com os cliques da cantora exibindo o corpo de biquíni ou maiô. Os posts, digamos, ousados, ganharam frequência de um ano para cá e tem "quebrado a internet" e atraído muitos elogios à artista, que está prestes a completar 43 anos de idade. Em conversa com o EXTRA, Vanessa falou do sucesso que também faz fora dos palcos por conta da beleza e revelou algumas cantadas (simpáticas e abusivas) que costuma receber.

"É engraçado, toda vez que eu posto uma foto de biquíni os homens mais malandros do mundo saem do esgoto (risos). Todos os caras que passaram por mim em algum momento que não dei bola, voltam. É só colocar que voltam, incrível isso. Aí eu volto com o meu vestidão, e eles saem", diverte-se a cantora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Convertida também na inauguração do calendário político da Bahia, a Lavagem do Senhor do Bonfim de 2019 foi marcada por certo grau de esfriamento do assunto. Mesmo com os dois principais atores, Rui Costa e ACM Neto, presentes, a festa foi ainda mais profana do que sagrada, como já vinha sendo a tradição, mas também menos politizada. Até mesmo o governador e o prefeito incorporaram o Hino do Bonfim e preferiram a concórdia a qualquer tipo de tensionamento. Prevaleceu a paz. 

Estimativas extra-oficiais apontam que a edição de 2019 da mais tradicional festa do sincretismo religioso da Bahia foi a maior da história. Em número de pessoas, talvez. Porém a tradição da lavagem das escadarias foi mantida por um grupo cada vez menor de baianas. É preciso incentivar a renovação da tradição para que não se perca com o tempo. Fora essa preocupação, o Bonfim foi uma bela festa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma decisão unânime do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reverteu, em favor de uma grande rede internacional de supermercados, a possibilidade de realização de revistas bolsas e armários de funcionários feita pela empresa. A resolução, segundo a assessoria de comunicação da côrte, segue o entendimento prevalecente no Tribunal de que as revistas dirigidas a todos os empregados e sem contato físico de qualquer natureza não caracterizam dano moral.

Procurada pela reportagem da Tribuna da Bahia, a assessoria de comunicação do Tribunal Regional da 5ª Região, aqui da Bahia, explicou que a decisão da corte nacional é de caso concreto e que não vincula os tribunais, valendo apenas para o processo citado anteriormente. No caso da Bahia, os magistrados seguem o que está na Súmula TRT5 de nº 0022, de 2016. 

Nela, está explicito que é ilícito ao empregador realizar revista pessoal em pertences do empregado. Além disso, “a prática da revista em pertences do empregado, sejam bolsas, sacolas, carteiras, mochilas ou qualquer outro acessório que ele porte, configura violação ao direito fundamental de proteção à intimidade e à dignidade humana [conforme exposto na Constituição], acarretando dano de natureza moral”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves declarou que o movimento LGBT tem um plano para recolher a Bíblia do Brasil. A estratégia passaria pela aprovação de uma matéria na Câmara dos Deputados. O vídeo da ministra é de 2014. 

“O movimento gay andou falando que as palavras mais homofóbicas são sodomitas e efeminados. Onde estão essas palavras? Na Bíblia sagrada. Temos um projeto na Câmara, o 6418/2005, que tem um relatório mandando recolher toda literatura homofóbica antes do inquérito. Se eles têm um manual LGBT e classificaram as palavras mais homofóbicas, com certeza, eles vão tentar recolher a Bíblia no Brasil", concluiu. A ministra ainda adverte: “Não estou exagerando. Corremos esse risco. O movimento gay é articulado e sabe influenciar”.Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aos três anos de idade, a fofura da blogueira mirim Alice Ferreira, que mora em Ariquemes (RO), cidade a 200 quilômetros de Porto Velho, cativou a atenção recentemente de Michele Bolsonaro em uma rede social.


Na última semana, a mãe da mini influenciadora digital recebeu uma chamada de vídeo da primeira-dama depois que ela viu as publicações de Alice com réplicas de dois ‘looks’ usados por Michele, incluindo o vestido usado por ela na cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro.

Ao G1, Ana Rita Ferreira contou que teve a ideia de copiar os 'looks' da primeira-dama porque teve bastante repercussão na mídia e nas redes sociais. A homenagem publicada no perfil do Instagram de Alice, que é administrada pela mãe, chegou ao conhecimento de Michele, que retribuiu o carinho.
“Horas depois da postagem, ela curtiu, comentou e começou a seguir o perfil da Alice e só por isso já foi uma reação muito boa. Mas depois, ela mandou uma mensagem e começamos a conversar, quando de repente, ela fez uma chamada de vídeo e disse que gostou bastante das fotos e que minha filha é uma fofura”, detalhou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Criminosos estão clonando contas de WhatsApp para se passar por parentes ou amigos das vítimas e pedir a transferência de dinheiro para conta de laranjas.

Uma professora de 51 anos que preferiu não se identificar levou um susto. "Temos um grupo de amigas, de mais de duas décadas. Nos falamos muito em grupo. No começo do mês passado [6 de dezembro] uma delas que é 'super certinha' me chamou no privado para pedir dinheiro emprestado".

Segundo a vítima, o perfil da amiga afirmou que precisava de R$ 2.270 para pagar uma conta com urgência. "Ela me garantiu que depositaria o valor no dia seguinte. Como a conheço e sei que é uma pessoa correta, fiz a transferência", relata.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em alegações finais no processo envolvendo a mala dos R$ 500 mil da JBS, o procurador Carlos Henrique Martins Lima afirmou que Rodrigo da Rocha Loures, ex-assessor da Presidência da República, representava um ‘canal direto e confidencial’ entre o ex-presidente Michel Temer (MDB) e delatores da JBS. O Ministério Público Federal em Brasília requereu a condenação do ex-deputado federal pelo crime de corrupção passiva.

Em abril de 2017, Rocha Loures foi filmado em ação controlada da Polícia Federal recebendo uma mala com R$ 500 mil do executivo da JBS, Ricardo Saud. Ele foi um dos alvos da Operação Patmos, deflagrada em maio daquele ano, com base na delação da holding. Ele foi denunciado, ao lado de Michel Temer, pela suposta propina. No entanto, para o ex-presidente, a abertura de ação foi barrada em votação na Câmara Federal. Como não tinha mais foro privilegiado, Rocha Loures passou a se defender do processo na 10ª Vara Federal de Brasília.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA), mostrou relações entre o uso de redes sociais, mais especificamente o Facebook, e o comportamento de pessoas viciadas. A pesquisa foi divulgada no Periódico de Vícios Comportamentais.

Segundo os autores, a lógica de oferta de “recompensas” por esses sites e aplicativos dificulta a tomada de decisões e estimula atitudes de retorno contínuo ao uso do sistema, assim como no caso de outras desordens ou de consumo de substâncias tóxicas.

De acordo com os pesquisadores, os estudos sustentam um paralelo entre usuários com grande tempo dispendido em redes sociais “e indivíduos com uso de substâncias [drogas] e desordens decorrentes do vício”. O excesso de redes sociais afetaria a capacidade de julgamento das pessoas no momento de escolhas mais benéficas.

“Nossos resultados demonstram que um uso mais severo de sites de redes sociais é associado com maior deficiência na tomada de decisões. Em particular, nossos resultados indicam que usuários em excesso de sites de redes sociais podem tomar decisões mais arriscadas”, dizem os autores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher foi presa após tentar vender o filho de 12 anos a um homem, por R$ 5 mil. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Maria Rocha Roque foi presa na sexta-feira, 11, na rodoviária de Bom Jesus da Lapa (a 778 quilômetros de Salvador), local onde a transação iria ocorrer.

Ainda de acordo a SSP-BA, a criança foi encontrada por uma policial que chegou ao lugar antes da venda acontecer. 

"A investigadora da nossa unidade passou pela rodoviária e percebeu a criança sozinha, chorando. Ela se aproximou e conversou com o garoto, ao tomar conhecimento do fato, acionou o conselho tutelar da cidade e conseguimos desdobrar o caso”, explicou o coordenador da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Santa Maria da Vitória (26ª Coorpin), delegado Alexandre Pinheiro.

Maria Roque foi alcançada por policiais civis e presa. “Ela confessou que entregaria a criança a um homem e receberia R$ 5 mil. Continuamos com as investigações para chegar a esse possível comprador da criança”, contou Alexandre.

A mulher foi autuada por tráfico de pessoas e encaminhada para a cadeia pública de Santa Maria da Vitória. Os conselhos tutelares das duas cidades acompanham o garoto e entraram em contato com outros familiares.

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O movimento "Vai Ter Gorda" reuniu mulheres na praia de Itapuã, em Salvador, neste domingo (13), em combate ao preconceito sofrido pelas pessoas que estão acima do peso, a chamada "gordofobia". 

"O movimento começou em 2016 e este ano completa três anos de existência. O grupo surgiu com o intuito de combater a gordofobia, a valorização das mulheres gordas", disse Adriana Santos, organizadora do grupo. 


Segundo ela, o histórico de luta do movimento se baseia em ações de reivindicações de políticas públicas para tirar as mulheres gordas de uma exclusão do mercado de trabalho, além de abraçar outras demandas dos direitos humanos. 
Movimento "Vai Ter Gorda" reuniu mulheres na praia de Itapuã, em Salvador, neste domingo (13), em combate ao preconceito sofrido pelas pessoas que estão acima do peso.
Desde que o movimento começou, em janeiro de 2016, este é o quinto ato do "Vai Ter Gorda na Praia" em Salvador. 

"O intuito de levar as mulheres gordas, em especial, para as praias, sejam elas de biquíni, maiôs, ou da maneira que quiserem ir, é para reafirmar, mais uma vez, que não existe padrão estético ou corporal". 
Segundo Adriana, a ação também é para chamar atenção para o direito das mulheres gordas ocuparem espaços públicos, sem sofrer discriminação. 

"A gente precisa romper essas barreiras do preconceito, da discriminação e dizer um não à gordofobia", concluiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado dos brasileiros em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para prevenir picadas.

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A infância, a atuação como pastora, o trabalho na Câmara e a relação com a primeira-dama: o caminho de uma paranaense itinerante até o Poder Executivo.

BRASÍLIA — Durante a campanha de Jair Bolsonaro, a ministra Damares Alves e Michelle Bolsonaro, ambas evangélicas, oraram juntas pela vitória. A assessora parlamentar de Magno Malta (PR-ES) ficou hospedada em um hotel perto da casa do presidente, onde chegou a se encontrar com a atual primeira-dama. Seu chefe frequentava a casa de Bolsonaro, mas não participava dessas conversas.

Era uma reaproximação, já que Michelle e Damares se conheciam dos corredores do Congresso Nacional, quando trabalhavam como assessoras parlamentares, há menos de uma década. Não demorou para o senador capixaba perder seu posto como ministeriável. No seu lugar, ascendeu sua assessora, com a ajuda da primeira-dama. 

Foi no final da década de 1990 que Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, deu início à sua atuação política. Primeiro, no gabinete de seu tio, o pastor Josué Bengtson (PTB-PA). Depois, trabalhando como assessora parlamentar para quase uma dezena de outros deputados.

Neste início do novo governo, a frase “Meninos vestem azul, e meninas vestem rosa”, dita por ela no mesmo dia em que tomou posse no cargo e registrada em vídeo por apoiadores, gerou forte reação nas redes sociais.

Gravações antigas suas também se espalharam pela internet, causando indignação. Uma delas, de 2013, mostra a atual ministra lamentando o fato de a igreja evangélica ter perdido espaço “quando deixou a Teoria da Evolução entrar nas escolas”.Foti, Valter Campanato, Ag. Brasil. Pré-título aspeado, Tvsaj. Matéria Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Coloridas, fresquinhas e deliciosas, as frutas vão bem a qualquer momento do dia, não é? Pois, não se engane: apesar de super saudáveis, elas também não devem ser consumidas à vontade pelos adultos ou crianças. Descubra o porquê.

Tem criança que resiste fortemente, e as mães vão à loucura. Outras, simplesmente adoram e trocam qualquer doce por uma melância suculenta. Mas saiba que, nem por isso, você deve deixar seu filho comer à vontade. "A criança, por volta de dois anos, já consegue mostrar suas preferências, deixa claro o que gosta mais de comer, mas ainda assim é importante lembrar os pais que seus hábitos ainda não estão completamente formados. Por isso, a partir do momento em que começa a alimentação sólida, é importante apresentar frutas e vegetais ao mesmo tempo", explica a nutricionista Pamela Vitória Salerno, especialista em atendimento materno infantil, mestre em Nutrição e Alimentos (RS) e mãe da Laura, 3 anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deparamo-nos, no dia a dia, com diversas situações que não apenas são merecedoras de atenção. Mais que isso, incitam-nos a diversos tipos de considerações. Seja nas rodovias, seja nas comunidades rurais, nas artérias urbanas, etc, os fatos acontecem e, na maioria das vezes, apenas "vemos", ao invés de "enxergá-los". Esse tipo de comportamente é bastante natural.  

Diante disso, estamos, a partir de hoje, lançando um novo link em nosso site, com o título "Imagens que falam por si". A ideia é de, sempre que possível, publicarmos imagens, seja de nossa autoria, seja de terceiros (desde que com fontes fidedignas) que suscitem reflexões. Nâo haverá necessidade de textos pertinentes. As imagens não devem conter números de placas de veículos e outras situações que possam, de alguma forma, causar incômodos. Imagens deverão "falar por" si mesmas. Fotos artísticas em que se destaquem pelo enfoque, ângulo, luminosidade, também serão motivo de destaque.  As pessoas  é que, a partir das observações, irão descobrir detalhes que contribuam para aprendizado e, mais que isso, reflexões.  

E nessa primeira imagem, confeccionada na tarde de ontem, quando nos dirigíamos de S.A.Jesus à Ilha de Itaparica, no final da tarde, alguns detalhes detalhes (visuais e contextuais)  chamam atenção. DESCUBRA. Foto, Antonio Mascarenhas (câmera Nikon).Email para envio de material: antoniomaskarenahs@hotmail.com

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ser gordo (a) na forma como a sociedade atual está planejada é lidar diariamente com a gordofobia nas pequenas coisas. Tímidas são as ações pensadas para pessoas que estão fora do “padrão” pré-estabelecido pela indústria do consumo. É como se o pensamento fosse o seguinte: ‘Se você não é magro, o problema é seu”. Por isso, combater tal postura tem sido a bandeira levantada por gordos e gordas que conseguiram visibilidade, a exemplo de Thais Carla, dançarina e integrante do time de Anitta, que só no Instagram possui mais de 400 mil seguidores. 

“Não pensam no conforto, pensam no dinheiro para colocar no bolso. Geralmente, vou para entrevistas, palestras e as pessoas colocam cadeiras plásticas e desconfortáveis. As pessoas não se preocupam com isso. Eu afronto, falo, faço cara feia. Se não gostou, me poupe. Avião, por exemplo, é o terror de qualquer gordo. É horrível se sentir incomodada por estar apertando uma outra pessoa”, aponta ao Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Abaíra, localizado na região da Chapada Diamantina, completou cinco anos sem registros de homicídio. A última ocorrência deste tipo de crime foi registrada no dia 4 de janeiro de 2014. Em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), a 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) desenvolve atividades que visam a prevenção e redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). 

Conforme as informações da polícia, as rondas e abordagens em áreas rurais e urbanas são consideradas umas das principais ações que evitam delitos contra a vida. Bares, pessoas e veículos são constantemente alvos de revistas preventivas. "Isso é resultado do trabalho integrado das unidades de defesa social que de forma unida buscam fortalecer as diversas atividades policiais que temos na região. Abaíra, além de ser produtora e fornecedora de aguardente é também uma cidade que atrai inúmeros turistas para o Festival da Cachaça', que acontece a cada dois anos", pontuou o comandante de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, coronel PM Valter Araújo. 

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis, salientou ainda o trabalho de inteligência como outro fator preponderante na ausência de crimes contra a vida. “Conseguimos nos antecipar a alguns fatos e impedi-los. Agradecemos também à população que colabora com o trabalho das forças de segurança”, completou.Foto divulgação, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cyntoia Brown, vítima de tráfico sexual condenada por assassinato quando era adolescente, foi perdoada nesta segunda (7) e será libertada depois de passar quase 15 anos na prisão. Hoje com 30 anos, ela teve sua sentença revisada por ter comportamento exemplar na prisão, disse o governador do Tennessee, Bill Haslam, que assinou o perdão. Cyntoia sairá em liberdade condicional em 7 de agosto, e ficará nesta condição até 2029. 

Enquanto estava presa, celebridades como a cantora Rihanna e a estrela de reality shows Kim Kardashian fizeram campanha por sua libertação nas redes sociais. Filha de uma mãe que teve problemas com abuso de drogas, Cyntoia foi dada para adoção. Aos 16 anos, ela fugiu da família que a recebeu e foi morar em um motel com um cafetão, que a estuprou e a forçou a tornar-se uma prostituta.

Em 2004, Johnny Allen, 43, corretor de imóveis, se encontrou com ela em um restaurante em Nashville e a levou para sua casa. Em troca dos serviços sexuais, houve um pagamento de US$ 150. Depois de irem para a cama, Cyntoia pensou que ele planejava matá-la. Ela então pegou a arma que levava em sua bolsa e deu dois tiros em Allen enquanto ele dormia. Ela pegou o dinheiro, duas armas que estavam na casa e fugiu.

Em 2006, ela foi condenada à prisão perpétua por assassinato e roubo, sem chance de condicional antes de 2055. Durante o tempo na prisão, Cyntoia cursou o ensino médio e deve terminar o nível universitário em maio. Após saber do perdão, ela disse que espera "viver o resto de sua vida ajudando os outros, especialmente os jovens. Minha esperança é ajudar outras meninas jovens a evitar terminarem onde eu estive". 

Nos EUA, mais de mil crianças e adolescentes são presas a cada ano sob acusação de prostituição, de acordo com a entidade Rights4Girls. Cerca de 1,5 milhão de pessoas nos Estados Unidos são vítimas de tráfico, de acordo com grupos que combatem esse crime. Em todo o mundo, mais de 40 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano, segundo a Organização Mundial do Trabalho. Há estimativas de que 4 milhões delas sejam exploradas sexualmente.Foto: Reprodução / Me Facing Life. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Funcionário do Banco do Brasil, Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente Hamilton Mourão, foi promovido a assessor especial do novo presidente do banco, Rubem Novaes, com salário de R$ 37.500.

As informações são do blog O Antagonista. O filho do vice-presidente é funcionário do banco há 18 anos. Antes da promoção, ele ganhava R$ 12.000, segundo o blog. O bancário Mourão vai ajudar Rubem Novaes na área do agronegócio, que seria sua especialidade.

O jovem Mourão também ingressará no Programa de Alternativas para Executivos em Transição, que paga bônus de até R$ 2 milhões para quem ocupou cargo na cúpula do banco por ao menos dois anos.

Nesta terça-feira, 8, via twitter o vice-presidente comentou o caso  General Hamilton Mourão‏Conta verificada @GeneralMouraoSeguirSeguir @GeneralMourao
"Meu filho, Antônio, ingressou por concurso no BB há 19 anos. Com excelentes serviços, conduta irrepreensível e por absoluta confiança pessoal do Presidente do Banco foi escolhido por ele para sua assessoria. Em governos anteriores, honestidade e competência não eram valorizados."

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma adolescente de 13 anos foi agredida pelo ex-namorado a chutes e socos no rosto e pelo corpo em uma localidade conhecida como Prainha, em Teixeira de Freitas (a 693 quilômetros de Salvador).De acordo com informações do site Liberdade News, no momento da agressão a jovem estava acompanhada de familiares e amigos, quando inesperadamente o ex-namorado identificado com prenome de Matheus.Após a agressão, a adolescente foi levada pela mãe à Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde fez um Boletim de Ocorrência.

As testemunhas informaram que enquanto a vítima estava na delegacia, o ex-namorado passava pela frente com uma motocicleta, e telefonando para jovem, dizendo estar armado e ameaçando de morte.A central de Comunicação da 87ª CIPM foi informada, três viaturas foram designadas para ir ao Residencial Ramalho, onde o Matheus estava armado ameaçando a família.A delegada plantonista Rina Andrade, recomendou um exame na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) já que a jovem sofria muitas dores, para dar prosseguimento ao inquérito.O caso será encaminhado para a DEAM para as devidas providências. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vendedor que se envolveu em confusão com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves entrou com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a pastora, ontem (7), por constrangimento, vias de fato e ameaça. 

De acordo com O Globo, Thiego Amorim, que trabalha numa loja de shopping em Brasília, afirmou que imagens das câmeras de segurança do estabelecimento podem comprovar que a ministra segurou o rapaz pelo pescoço, enquanto lhe dirigia a palavra em tom de ameaça.O funcionário também registrou ocorrência na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, uma vez que vem recebendo uma série de ameaças por meio das redes sociais, muitas delas contendo injúrias raciais.

O caso - Na semana passada, o vendedor questionou porque Damares estava vestindo uma camisa azul, e a ministra respondeu que estava sendo constrangida. Ele afirmou que a ministra teria dito em seguida que vai "acabar com a ideologia de gênero nas escolas brasileiras".Foto Valter Capmpanato.Ag. Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Postagem no Instagram nesta quinta-feira (3/1) mostrou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e pastora evangélica, Damares Alves, em uma loja de roupas de um shopping de Brasília. Exatamente no dia em que foi grande a repercussão de sua declaração de que “menino veste azul e menina veste rosa”, ela trajava uma blusa… azul. O que, segundo a postagem, teria causado uma pequena provocação por parte do vendedor da loja, que perguntou: “E aí ministra, você é menino ou menina?”.

A  ministra participou, na noite desta quinta, de uma entrevista à GloboNews, quando voltou a explicar a frase: “O que quis foi fazer uma metáfora”, reiterou. “Se quiserem, mamães e papais podem vestir as crianças com roupas coloridas”, completou. Ainda de acordo com o usuário do Instagram que divulgou a imagem, a ministra, constrangida, passou a filmar o vendedor antes de deixar a loja. O autor da pergunta para a ministra é o vendedor Thiego Amorim. Na sua conta de Instagram, ele convidou ainda o presidente Jair Bolsonaro para visitar a loja.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante entrevista ao SBT, veiculada ontem (3), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo poderá propor a extinção da Justiça do Trabalho, transferindo ações trabalhistas para a Justiça comum."Qual país do mundo que tem? Tem que ser Justiça comum e tem que ter a sucumbência – quem entrou na Justiça e perdeu tem de pagar", argumentou.

Para Bolsonaro, a Justiça do Trabalho, presente também em países como Alemanha, França e Inglaterra, proporcionaria um "excesso de proteção". "Nós temos mais ações trabalhistas que o mundo inteiro. Algo está errado", analisou.

O presidente ainda criticou a grande quantidade de encargos trabalhistas, que, para ele, oneram a mão de obra no país. Segundo ele, os direitos trabalhistas previstos na Constituição não serão alterados, mas haverá um esforço para aprofundar a reforma trabalhista.

"O Brasil é um país de direitos em excesso, mas falta emprego. Nos Estados Unidos, não têm quase direito trabalhista. Não adianta você ter direitos e não ter emprego", disse.Foto Valter Campanato, Ag. Brasil.Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante a cerimônia de posse ocorrida ontem (3), a nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, declarou que há uma "nova era" no país em relação aos costumes. Ovacionada durante uma reunião com os novos integrantes da pasta, ela também afirmou que, mesmo com o estado sendo laico, a ministra é “terrivelmente cristã”. 

"Atenção, atenção! É uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina rosa", declarou a ministra, em vídeo onde aparece aplaudida pelos presentes no encontro. As imagens geraram diversos comentários nas redes sociais.

Publicados nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (D.O.U.), a Medida Provisória 870 e o decreto 9.668 “rebaixaram” a população LGBTI na formulação das políticas e diretrizes de direitos humanos no país. Antes objeto do trabalho de uma secretaria nacional na estrutura do ministério, a exemplo das que contemplam as pessoas com deficiência, crianças e adolescente e o combate à violência contra as mulheres, entre outras, a promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais agora ficará a cargo de uma diretoria subordinada à Secretaria Nacional de Proteção Global, o que representa uma perda de status desta população dentro do sistema. Ativistas na área reclamaram da mudança e demonstraram apreensão. 

"Vemos esta postura com temor, pois sabemos o que ela pode acarretar para a vida, e a morte, de seus integrantes, principalmente dos seus mais vulneráveis: travestis e mulheres e homens transexuais", afirma Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris, organização que há 25 anos luta pelos direitos e proteção desta parcela da população, em entrevista ao jornal O Globo. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

COMA BEM E HIDRATE-SE! 'ÁGUA DE COCO É ALIADA'
Não importa qual seja a bebida. Se alimentar bem é essencial! "alimentar-se antes do consumo de bebidas alcoólicas amenizará a intensidade da ressaca", conta Patricia. Alimentar-se com comidas super gordurosas não é a solução: "Essas comidas vão sobrecarregar ainda mais o figado. Aposte em nuts, frutas secas ou desidratadas. Barrinhas proteicas são sempre interessante, e é importante também não ficar horas sem comer, só bebendo", explica Camila. Além disso, a hidratação é fundamental para quem não quer acordar numa ressaca daquelas: "O interessante é intercalar! Ao beber um copo com álcool, intercale com outro de água, porque as bebidas alcoólicas desidratam, então temos sempre que fazer essa alternância entre uma bebida e um copo d'água. Isso ajudará a não sobrecarregar o fígado e manter o corpo hidratado", explica a nutricionista. Outra boa opção é investir na água de coco: "A água de coco é uma ótima aliada, pois ajuda na reposição hidroeletrolitica", explica Patrícia. "Ela é muito interessante porque por possuir muitos nutrientes, dentre eles, o sódio potássio, que é um dos principais que você perde na hora de beber, por conta das varias idas ao banheiro durante a noite", complementa Camila. Tomar um copo de água de coco entre um drinque e outro vai amenizar nos sintomas da ressaca, como a dor de cabeça, a tontura e a fraqueza.


Enquete


PodCast