Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Comportamento

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Dia Mundial da Obesidade, lembrado hoje (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um em cada oito adultos em todo o planeta é obeso. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade. Já o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso nada seja feito – incluindo 427 mil crianças com pré-diabetes, 1 milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com aumento do acúmulo de gordura no fígado.

A campanha global em 2018 tem como proposta combater o estigma da obesidade e tratar o assunto com respeito, disseminando informações de maneira responsável, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica multifatorial e investindo em políticas públicas de prevenção e tratamento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O segundo turno das eleições de 2018 vai obrigar os brasileiros a treinar uma nova modalidade de discurso: o malabarismo retórico para justificar os votos em Jair Bolsonaro (PSL) ou em Fernando Haddad (PT). Os candidatos ao Palácio do Planalto estão em pontos diametralmente opostos na configuração política do país e o apoio a um ou a outro implica na negação de conceitos e de posicionamentos prévios das pessoas. 

O desenho já foi rascunhado ao longo do primeiro turno das eleições. Os antipetistas que não votavam em Bolsonaro começaram a arrumar arranjos para justificar um posicionamento pró-capitão caso se confirmasse o enfrentamento contra Fernando Haddad. O PT, inclusive, facilita bastante a vida dessas pessoas. Nunca fez uma revisão crítica dos “mal feitos” e sequer tenta dialogar com aqueles que não concordam com os discursos de “golpe” ou de “Lula livre”. Haddad e a visita a Lula no dia seguinte ao primeiro turno reforça que o candidato não move um centímetro da campanha sem o aval do padrinho. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Eleito deputado federal pelo PSL com mais de 155 mil votos, Alexandre Frota diz estar preparado para ocupar o seu lugar no Congresso Nacional a partir de janeiro do ano que vem. Ex-ator de filmes pornôs, Frota, que se define como alguém de "alma conservadora" e com ideias liberais, acredita que os parlamentares não terão dificuldade em aceitá-lo."Eles não vão ter dificuldade porque lá dentro já é a putaria. Os maiores atores e atrizes pornôs já estão lá dentro. Eu só vou me colocar junto ao elenco", ironiza.

Frota compara a eleição a uma guerra (ele se declara antipetista e soldado do candidato à presidência Jair Bolsonaro a quem trata como capitão) que não terá fim após o segundo turno. E ele diz quem serão seus adversários:

"[Vai lutar] Contra os ladrões e os bandidos corruptos, que jogam contra a nossa nação. Basta levar a lista da Odebrecht debaixo do braço e escolher um ali e começar a falar. Esses vão ser meus inimigos", afirma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

BATOM VERMELHO DE UM JEITO CLÁSSICO
A forma mais clássica de se usar um batom vermelho na maquiagem é deixar o foco do rosto nele, cobrindo apenas imperfeições leves e realçando alguns pontos fortes (como os cílios, por exemplo). A Givenchy foi nessa fórmula e trouxe para a sua passarela uma make (quase) nada -- uma das trends mais exploradas nas temporadas recentes de moda -- pontuada apenas por um tom seco e matte de batom vermelho. Numa onda parecida, a Chanel, que apostou num tom de coral rosado bem aberto e com a cara do verão, complementou a make levinha com uma dose generosa de iluminador ao redor dos olhos e nas maçãs do rosto. O glow perfeito, aliás, está em alta algum tempo e deve permanecer para o verão 2019. Outra grife que trouxe um "make de bonita", porém um pouco mais elaborado, foi a italiana Dolce & Gabbana: a label investiu no delineado puxadinho e em boas camadas de máscara para deixar o olhar sexy. "Barroca", a grife combinou ainda o tom do batom vermelho com flores no cabelo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Candidato à Presidência da República, Cabo Daciolo (Patriota) afirmou que os gays estão na mesma categoria de bandidos e corruptos. "Vejo ela como qualquer outro problema que ocorre na Nação. O homossexual está na mesma categoria de problemas que o alcoólatra, que o corrupto, o bandido, e isso tudo. Está no plano espiritual, se resolve com oração. Respeito todos eles", afirmou.

Como presidente, a primeira semana do mandato de Daciolo será, segundo o próprio, "de adoração a Deus".

Ele diz ainda que os problemas do Brasil na saúde, na educação e no transporte "são simples" de resolver. "Eles não querem resolver porque eles querem o caos. Por trás de tudo existe uma ordem , a grande ordem mundial, existe illuminati, existe maçonaria. No passado o político Dr. Enéas falava sobre isso e era tachado de louco".Foto Agencia Câmara Noticias. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

PARA TER UM CABELO NA CINTURA DEMORA-SE DE 4 A 5 ANOS'
Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês. Por isso, se você quer os fios ultralongos, será preciso um pouquinho de paciência. "Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica. Porém, há certos tipos de cabelos que podem estabilizar em algum momento. Nesse caso, a dermatologista ressalta 3 motivos. "Alterações nutricionais, algumas doenças crônicas e envelhecimento dos fios podem retardar esse crescimento". Isso significa que as pontas do cabelo são a parte mais "antiga" do fio, diferente da raiz, que é a parte mais nova. Uma dica que muita gente acredita ser um mito capilar é cortar as pontas para fortalecer e evitar a quebra do cabelo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apenas nos primeiros sete meses deste ano, o número de multas aplicadas a quem usa o celular enquanto dirige já é 33% maior do que em todo o ano passado. Os dados são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

De janeiro a julho, segundo o órgão, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571,6 mil.

O alerta sobre os riscos e ameaças no uso de celular ao volante foi reforçado durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou no último dia 18 e vai até a próxima terça-feira, 25.

Especialista em trânsito e gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o advogado Renato Campestrini, ressaltou que não há nada no celular que se sobreponha à segurança no trânsito. "É preciso maior conscientização. Nenhuma ligação ou mensagem é mais importante do que você arriscar a tua vida e a de outros no trânsito."

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O município de Jequié, distante 365 dias da capital, completou, nesta quinta-feira (13), 30 dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Em agosto, quando comparado com o mesmo período de 2017, a redução foi de 700%, nas mortes violentas.

Os bons números são reflexos das ações policiais desenvolvidas na região para identificar os criminosos, apreender armas e desbaratar quadrilhas, principalmente de tráfico de drogas.

De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT/ Jequié), Moabe Macedo, uma operação realizada com o apoio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Coordip) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), revelou que os principais mandantes dos homicídios estavam no sistema prisional. “Conseguimos a transferência de alguns integrantes das quadrilhas para o Presídio de Serrinha e reduzimos os índices”, revelou.

O último CVLI na cidade teve motivação passional e o criminoso já foi identificado. “Carlos dos Santos Xavier, assassino do guarda municipal Washington Sousa Pereira, vem sendo procurado. Pedimos o apoio da população na sua busca”, esclareceu o delegado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, passou por uma nova cirurgia na noite desta terça-feira (12), segundo o Hospital Albert Einsten, onde o candidato está internado desde sexta (7), após ser vítima de uma facada durante ato de campanha em MG.
O procedimento durou cerca de 1 hora e terminou por volta das 23h30. Segundo os médicos, a nova intervenção foi bem-sucedida e o candidato passa bem. Bolsonaro foi levado para o mesmo leito onde estava antes da cirurgia, e voltou a ter o protocolo de cuidados de UTI. Um novo boletim médico deve ser divulgado às 10h desta quinta-feira (13).
Mais cedo, o hospital informou que o quadro clínico de Bolsonaro evoluiu para um quadro de "distensão abdominal progressiva e náuseas" e precisou passar por uma tomografia no abdômen. O exame identificou presença de aderência obstruindo o intestino delgado. Segundo o hospital, a solução do problema era cirúrgica.
Em uma das três perfurações sofridas no intestino delgado formou-se uma fístula, um pequeno orifício, que provocou inflamação, e gerou o quadro de aderência, que é uma obstrução intestinal.


Notícias | postado por: Mascarenhas

O Brasil é o país da diversidade, que abriga povos de diferentes culturas e origens, mas, apesar disso, e de todos os avanços que a sociedade brasileira tem visto nos últimos tempos, o preconceito racial ainda é muito evidente.

Dados do Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela) e pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), com base em informações do Ministério da Saúde, apontam o aumento no número de homicídios entre jovens negros e a diminuição de mortes entre os jovens brancos. De 2001 a 2011 o número de morte de jovens negros é duas vezes e meia maior do que a de jovens brancos, sendo mais de 120 mil jovens negros, para aproximadamente 50 mil jovens brancos. Em 2011, os jovens negros foram vítimas de 76,9% de mortes violentas, em 2002 esse percentual era de 63%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A inclusão social perpassa pelo atendimento das necessidades de todas as pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade.  A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade. Portanto, falar de inclusão social é remeter ao seu inverso, a exclusão social.

Nesse sentido, para estabelecer uma ação de inclusão social, primeiramente é necessário observar e identificar quais seriam aqueles que estariam sistematicamente excluídos da sociedade, ou seja, que não gozam dos seus benefícios e direitos básicos, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles. 
Por exemplo: as cotas raciais seriam uma medida de inclusão dos negros na universidade, no sentido de que esse grupo de pessoas, por razões históricas, possui estatisticamente maiores limitações materiais para alcançar o nível superior. Outro caso seria a adoção de medidas de acessibilidade para idosos e deficientes físicos que não conseguem acessar ou se deslocar em espaços públicos das cidades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Onde funcionaou a prisão do sal, hoje sedia a prefeitura municpal de Jaguaripe, recôncvo baiano

Por que no Brasil, mais precisamente no Maranhão, os homens não procuram preservar a cultura de seus ancestrais? Isso é o mesmo que perder sua identidade, sua história, ainda mais quando ela é ricas nas mais diversas modalidades, tais como: a música, suas danças, seus ritos, sua poesia, sua literatura, sua arquitetura etc.

Vejo como o Europeu procura manter tudo que está relacionada a sua cultura de forma brilhante, com o respeito e amor não só pelos gestores, mas principalmente pelo povo. É preciso amar a cultura!!! Foi com essa intenção que no dia 31 de agosto de 2011, escrevi “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…” 

A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Papa Francisco pediu neste domingo (26) em viagem à Irlanda perdão pelos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por padres. O pontífice participa do Encontro Mundial da Família. Em prece, Francisco pediu à Nossa Senhora que interceda pelos sobreviventes desses abusos, e que ajude o clero na reparação de “tanta violência”. Segundo a Agência Brasil, o papa voltou a citar o escândalo dos abusos ocorridos na Irlanda e agradeceu pelos “progressos ecumênicos e pelo significativo crescimento de amizade e colaboração entre as comunidades cristãs” no país. 

O religioso ainda classificou o fato de “chaga aberta”. Disse que cabe à Igreja ser firme e decidida na busca da verdade e da justiça. “Nenhum de nós pode deixar de se comover perante as histórias de menores que sofreram abusos, foram despojados da sua inocência ou que foram afastados das mães e abandonados à deformação de dolorosas recordações. Esta chaga aberta nos desafia a sermos firmes e decididos na busca da verdade e da justiça”, disse. “Imploro o perdão do Senhor para esses pecados, para o escândalo e a traição sentidos por muitos na família de Deus”, acrescentou o pontífice. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Apesar de proibido na maior parte das salas de aula do país, o uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano. Mais da metade dos professores dizem que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos, que podem ser desde pesquisas durante as aulas, até o atendimento aos estudantes fora da escola. O uso não se restringe aos docentes: mais da metade dos estudantes afirmam que utilizaram o celular, a pedido dos professores, para fazer atividades escolares.

A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada esta semana, mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.

Entre os alunos, o uso também aumentou. Em 2016, quando a pergunta foi feita pela primeira vez, 52% disseram já ter usado o aparelho para atividades escolares, a pedido dos professores. No ano passado, esse índice passou para 54%. Entre os alunos de escolas particulares, o percentual se manteve em 60%. Entre os das escolas públicas, aumentou de 51% para 53%.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Daniela Costa, diante da falta de infraestrutura, sobretudo nas escolas públicas, o celular tem sido um importante instrumento de acesso à internet. Os dados mostram que 18% dos alunos usuários de internet utilizam apenas o celular para acessar a rede nas escolas urbanas - nas escolas públicas, esse índice é 22%, enquanto nas particulares, 2%. Metade dos estudantes de escolas particulares disse ter acesso à internet na escola. Entre os estudantes de escolas públicas, esse percentual é 37%.

“Mais de 90% das escolas proíbem o uso de celular na sala de aula. Mas, ainda assim, como a internet muitas vezes não funciona, sobretudo nas escolas públicas, utiliza-se o celular”, afirma Daniela. “Quando pensamos em crianças e adolescentes que fazem a tarefa só com celular, isso é complicado. Aqueles que têm acesso a mais dispositivos possivelmente têm mais oportunidade de conhecimento e aprendizagem”.

De acordo ainda com a pesquisa, 48% dos professores deram aulas expositivas com o auxílio de tecnologias e 48% solicitaram a realização de trabalhos por esses meios. Outros 40% solicitaram exercícios e 40%, trabalhos em grupos pela internet.

Nas escolas rurais, a situação é mais complicada - 36% disseram ter acesso à internet e 48% afirmaram que não há infraestrutura para acesso na região onde a escola está localizada. Em relação ao celular, 48% das escolas usam celulares em atividades administrativas, como acessar programas de gestão escolar ou mesmo para se comunicar com a Secretaria de Educação local, sendo que 42% desses aparelhos são pessoais e não custeados pelas escolas.

Na sala de aula

No Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá, escola pública do Distrito Federal, os alunos não têm acesso à internet na sala de aula e, de acordo com a orientadora educacional Keila Isabel Ribeiro, a escola segue a Lei Distrital 4131/2008, que proíbe o uso de celulares em sala tanto em escolas públicas quanto em escolas particulares.

“A escola não oferece internet para os alunos. Tem laboratório, mas é pequeno, não atende nem à metade de um turma nossa, que tem de 45 a 47 alunos. O laboratório acaba sendo usado pelo aluno que precisa fazer alguma pesquisa no turno contrário ao das aulas e para fazer provas de dependência”, diz.

Keila observa que o celular é proibido na sala de aula, mas que cada professor tem autonomia. "Alguns são mais benevolentes, permitem o uso desde que não estejam dando aula, por exemplo. E tem aqueles com tolerância zero". .

A professora de redação Veronica Araujo Leal, do Colégio Madre Carmen Salles, escola privada de Brasília, defende que a internet ajuda no aprendizado, mas é preciso ter alguns cuidados. “A gente leva à risca a proibição de uso de celular em sala de aula. Eu mesma, no entanto, abro um parêntese para fazer pesquisa. Eu aviso aos alunos para trazer os aparelhos e delimito um tempo para fazer pesquisa sobre determinada temática”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O homem de 46 anos acusado de matar a ex-mulher a facadas e depois enterrar o corpo dela com concreto no quintal da casa onde os dois moravam (lembre aqui) foi condenado a 19 anos de prisão. A decisão foi decretada pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA), na manhã desta segunda-feira (20). O crime aconteceu na cidade de Ilhéus no sul do estado, no ano passado. A decisão cabe recurso. 

De acordo com o TJ, a defesa de Jeferson Amaral de Carvalho pediu a redução da pena. A acusação, no entanto, pediu o aumento da pena do réu. O juiz recebeu os recursos e as partes apresentarão as rações de apelação para que o processo seja novamente encaminhado ao Tribunal de Justiça. 

Segundo o G1, Jeferson foi condenado a 16 anos de prisão pelo homicídio e mais três anos pela ocultação do cadáver da mulher, Sandra Oliveira, que tinha 43 anos. Ele cumprirá a pena em regime fechado. Jeferson se encontra preso desde que o crime foi descoberto pela polícia.Foto divulgação Polícia Civil. Matéria, Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso após atear fogo na bagagem da esposa, enquanto ela se preparava para sair de casa depois de uma briga. 

O caso aconteceu no sábado (18), no povoado Lagoa dos Pereiras, na zona rural de Anagé, no sudoeste da Bahia. Segundo informações policiais, o casal estava junto há 20 anos e tem uma filha. A discussão aconteceu na manhã de sábado, quando a vítima disse que queria se separar e começou a arrumar as malas para sair de casa. 

Depois da briga, Antônio Fernandes dos Santos, de 46 anos, saiu de casa e voltou levando uma garrafa de gasolina. De acordo com o G1, o homem jogou o combustível nas malas da mulher e ateou fogo nelas. Por causa do incidente, a mulher teve queimaduras de primeiro e segundo graus no braço. 

Ainda de acordo com informações da polícia, Antônio afirmou em depoimento que a esposa se queimou ao tentar apagar as chamas. No entanto, a Polícia Militar, que atendeu o caso, informou à Polícia civil que ele tentou queimar a companheira, mas as chamas não se propagaram na roupa dela. As duas versões estão sendo investigadas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A juíza Ana Cláudia Souza, da 2ª Vara da Justiça pela Paz em Casa, percebeu que as vítimas de violência doméstica chegavam para atendimento sem a mínima informação de como o processo se desenvolve e o que realmente poderia ser resolvido com as medidas protetivas. Além disso, sentiu o desconforto dessas vítimas de estarem no mesmo ambiente que o suposto agressor. 

Isso a levou a criar, em janeiro deste ano, um projeto com o objetivo principal de orientar essas mulheres acerca da Lei Maria da Penha e das medidas protetivas que podem ser tomadas durante o processo. Mas o apoio às vítimas vai além da orientação, que acontece em econtros mensais. A magistrada e uma equipe multidisciplinar já proporcionaram diversas atividades, como ensaio fotográfico e dia de beleza, que ajudam também a autoestima dessas mulheres, que na maioria dos casos fica bastante abalada após as agressões. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Chamado de Partido da Mulher Brasileira, o que menos o PMB tem é mulher candidata nas eleições deste ano. Em consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível ver que, das 418 candidaturas apresentadas pela sigla para o pleito de outubro, 61% são de homens. São 255 candidatos e 163 candidatas.  

Além disso, o partido não tem nenhuma mulher concorrendo a cargos majoritários. A legenda lançou um candidato a governador e quatro ao Senado. Todos homens. Vale lembrar que o PMB foi criando em 2015, justamente com o objetivo de aumentar a representação feminina no Congresso.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um homem foi resgatado depois de ser flagrado em condições análogas à escravidão na garagem de uma empresa de ônibus, localizada entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. O local fica dentro de uma propriedade rural e tem como dono o mesmo proprietário da garagem. De acordo com informações da Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), o resgate aconteceu na tarde de ontem (16). Auditores fiscais chegaram ao local após denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus.

Uma inspeção foi feita no local e eles constataram que o trabalhador estava alojado em uma casa ao lado da garagem, sem condições de habitação, sem água para consumo e higiene pessoal. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva através de uma calha no telhado da casa. Quando não havia água suficiente, o mesmo recorria ao rio que passava pela propriedade. Segundo a SRT, o homem afirmou que trabalha na mesma situação há 18 anos, sem carteira assinada, já que o documento estava em posse do dono da garagem durante todo o tempo. 

A SRT informou que a empresa proprietária da garagem do ônibus foi notificada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho em Ilhéus, na próxima terça-feira (21), para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. 

Os relatórios sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal para a instauração de inquérito e para o Ministério Público do Trabalho (MP) para que seja aberta um ação civil pública contra a empresa.Foto divulgação SRT. Metro 1
 

18
Ago
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Brun para A Tribuna do Norte e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

A esposa do homem que foi esfaqueado pela filha durante uma briga do casal, em Vila Velha, disse que não vai denunciá-lo à polícia. Mesmo já tendo sido agredida outras vezes, a mulher defendeu o companheiro. “Ele não merece, é um homem muito bom. O problema dele é a cachaça”, disse. * O G1 não vai identificar o agressor nesta reportagem para preservar a vítima.
O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (9), após voltarem de um bar. Ao ver a mãe ser agredida pelo pai, a filha adolescente, de 16 anos, golpeou o homem com uma faca, para que ele parasse com as agressões. O agressor, um montador de carros de 50 anos, levou duas facadas. 

Casos de feminicídios crescem 20% em 1 ano no Espírito Santo 
Mas o que faz uma mulher agredida não denunciar o agressor? O G1 foi buscar explicações com uma psicóloga que atende mulheres para entender esse comportamento de vítimas que, mesmo sofrendo agressões por parte dos companheiros, seguem na relação e não levam o caso à polícia.
Cristiana Cariola Travassos atende mulheres vítimas de violência doméstica e agressores em um projeto oferecido pela prefeitura de Vitória.
Segundo ela, é comum que por medo e vergonha as mulheres não façam as denúncias. 

“Tem a questão de que a mulher se vê como a responsável por manter a união da família. Ela também acha que o homem vai melhorar, que ela tem que ter paciência. Há ainda a dependência financeira. Ela não tem para onde ir e acha que tem que se submeter àquilo”, disse.
Ciclo de violência 
As consequências disso, segundo a psicóloga, é que a mulher perde a essência e, sem querer, pode provocar um ciclo de violência.
“Isso gera um ciclo vicioso, porque ela vai dando novas chances e a cada vez que ele agride, a agressão fica mais violenta. Começa com xingamento, daqui a pouco está batendo, daqui a pouco está matando. A autoestima cai, porque o agressor coloca a culpa na mulher, e ela começa a se esvaziar, a se anular. Não sabe mais quem é, do que gosta”, completou a psicóloga. 

'Denunciar é um dever de todos' 
Para a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada Cláudia Dematté, em casos de violência, denunciar é um dever de todos. “A sociedade tem responsabilidade também. A gente não pode ser omisso ao ver um crime, é importante que as pessoas se posicionem”, disse a delegada.

Lei Maria da Penha 
A Lei Maria da Penha existe para proteger as vítimas que sofrem agressões físicas, psicológicas, sexuais e outras violências dentro de casa.
De acordo com a delegada, desde a implantação da lei, o número de mulheres que buscam as delegacias para denunciar violência cresceu. Mas o Espírito Santo ainda ocupa a 3ª posição entre os Estados mais violêntos contra à mulher, segudo o Monitor da Violência.
E, como disse a delegada, "é um dever de todos denunciar". Mas você sabe o que fazer ao ver ou ouvir uma mulher sendo agredida? E se você for a vítima? O G1buscou as orientações, acesse:  

Caso 
Mesmo sem ter sido denunciado pela esposa, o marido foi autuado em flagrante por lesão corporal e injúria na Forma da Lei Maria da Penha e está internado sob escolta policial no Hospital São Lucas.
Já a filha, a adolescente de 16 anos, não foi autuada porque a delegada entendeu que ela agiu em legítima defesa da mãe. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar a identidade das vítimas.
Em depoimento à polícia, a mulher e a adolescente contaram que o casal estava em um bar ao lado de casa, no bairro Cobi de Cima, quando o homem ficou com ciúmes e discutiu com a esposa, de 54 anos.
Os dois foram para casa e, segundo os depoimentos, ele começou a bater na mulher. A filha disse que gritou pedindo várias vezes para que ele soltasse a mãe.
Como as agressões não pararam, ela deu dois golpes com uma faca na barriga do pai. O homem soltou a mulher, voltou para o bar e pediu socorro.
O homem foi autuado por lesão corporal e injúria e está internado sob escolta policial em estado grave no Hospital São Lucas.
A delegada determinou o pagamento de uma fiança de R$ 1 mil, que ainda não havia sido paga até esta sexta-feira (10). Assim que receber alta, ele será encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.Foto reprodução Jornal Nacional. Matéria, fonte, Globo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem identificado como José Messias Guedes de Oliveira morreu na noite desta quarta-feira (1º), após o carro em que estava com outras três pessoas ser atingido por tiros da polícia do Ceará. De acordo com o G1, as quatro pessoas que estavam no veículo seguiam de Patos, na Paraíba, para São Luiz, no Maranhão onde participariam do 5º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca. Ao parar para abastecer, os tacos que eles levavam para a competição foram confundidos com armas, e a polícia foi acionada. 

José Messias foi atingido na região do abdômen. Outras duas pessoas que também estavam no veículo também foram feridas com tiro de raspão e estilhaços de vidro, mas passam bem. Apenas uma pessoas não foi atingida, Gutiely Pereira de Araújo. "O meu amigo foi morto pela falta de preparo dos policiais. Eu não sou militar, mas quando se faz uma abordagem e a pessoa não para, eu acho que o correto é atirar para cima, ou no máximo no pneu. Agora você disparar de frente para o carro, sem nem saber quem está dentro, já querendo matar e tudo isso por causa da denúncia de um civil", contou Gutiely ao G1, acrescentando que o grupo de amigos parou em um posto de gasolina para lanchar e pedir informações, e o frentista do local teria confundido os tacos de sinuca que estavam dentro do carro com armas e acionou a polícia. Durante uma tentativa de abordagem, a polícia disparou diversas vezes contra o veículo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atriz desde os 16 anos - estreou como índia em "A Floresta das Esmeraldas", de John Boorman, de 1985 -, a paraense Dira Paes foi, durante muito tempo, um biscoito fino apreciado somente pelo público de cinema. Participou de filmes importantes, grangeou respeito e admiração.

A popularidade veio com a televisão, primeiro como "A Diarista" e, depois, com sua participação em "Amores Roubados". Aos 45 anos, chegou até a entrar na mirar da regista "Playboy", tudo por conta de suas cenas de nudez na minissérie. Declinou. "Como atriz, eu tenho facilidade e me sinto à vontade com a nudez. Fora das personagens, não", afirmou.

Aos 49, Dira não se importa de sacrificar a beleza por um novo papel. A personagem vale a pena. Em "Pureza", que conclui atualmente no Distrito Federal, sob a direção de Renato Barbieri, ela interpreta uma personagem real, Pureza Lopes Loyola.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta quarta-feira (25), acontece a 1ª edição do Sarau Preta & Gorda. O evento gratuito que acontece a partir das 18h, no Centro Cultural, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 
A programação terá apresentação cultural e desfile e bate-papo com nomes como Adriana Santos (Missa Bahia Plus Size 2013/ produtora e coordenadora do Vai Ter Gorda); Adriele do Carmo (Produtora Cultural/ Relações Pública/ Poetisa); Clarissa Albergaria (Feminisita/ Ativista Social); Letícia Gambelegé (Ekede no Ylê Axé Ewé Ewé Lafé/ Estilista e produtora do Nebamba Moda Afro); e Maria França (turismóloga/ coordenadora do Vai Ter Gorda). 
O Sarau é uma realização do Movimento Vai Ter Gorda em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O evento ainda faz referência ao Julho das Pretas, uma agenda coletiva de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma dúvida paira entre os pacientes nas clínicas odontológicas. Tudo bem manter as restaurações antigas, os amálgamas de cor mais escura, ou o melhor é substituí-las pelas restaurações brancas, feitas de resina?

Os amálgamas são feitos de metais como o mercúrio, componente considerado tóxico. "No uso odontológico, não há problemas para o paciente, porque o mercúrio é combinado a outros metais. Salvo em casos raríssimos de pessoas sensíveis a essa substância", esclarece Paulo Capel, professor de saúde pública da USP (Universidade de São Paulo).

Alguns profissionais, no entanto, indicam a troca. "Além do valor estético, a resina deixa infiltrações e cáries mais visíveis", diz o cirurgião-dentista Edson Myai, da SucessOdonto Prime. Dessa forma, ajuda no tratamento precoce e até na prevenção de problemas. "Quanto à durabilidade, depende muito dos hábitos de cada um, como alimentação, tabagismo, ranger de dentes etc."

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Fundação Nacional do Índio (Funai), do Brasil, divulgou imagens de um indígena que passou os últimos 22 anos sem contato com outros humanos na reserva de Tanaru, em Rondônia. Conhecido pelos moradores da região como o “Índio do Buraco”, ele foi cuidadosamente observado ao longo desse período por especialistas da Fundação, sem nenhum tipo de interação.

De acordo com o portal da Funai, o “Índio do Buraco” é o último sobrevivente de uma tribo isolada que, depois de sofrer inúmeros ataques de fazendeiros e exploradores locais de madeira, foi expulsa de suas terras e acabou extinta. O último ataque ocorreu em 1995, quando a tribo se resumia a apenas seis pessoas.

Ao localizar acampamentos indígenas e outros vestígios, a Funai tomou conhecimento da tribo e seu último descentende em 1996. Segundo a Fundação, houve tentativas de contato, que foram paralisadas quando os especialistas se deram conta de que o “Índio do Buraco” preferia estar isolado. Sua movimentação é monitorada de longe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias de hoje, os meios de comunicação se pluralizaram de um modo jamais visto e é imprescindível um cuidado ainda mais atento com o que é feito. Ao contrário do que acontecia em eventos há anos, a televisão não é mais o principal impulsionador de conversas, mas, sim, a internet.

Enquanto na TV, o espectador via tudo de forma muita mais passiva, nas redes sociais e na web, o usuário comenta tudo que acontece e tem um poder ainda maior para arranhar ou enaltecer imagens.

Um dos principais exemplos dessa necessidade em cuidar da imagem foi demonstrado na última Copa do Mundo e pode se abranger para muito além dos campos de futebol. Tido como uma promessa, o atacante Neymar Jr. deixou de ser o provável craque do torneio para se tornar piada mundial pelas suas quedas teatrais em um período de semanas.

Com talento incontestável, a desvalorização do Camisa 10 da Seleção comprova que não é necessário apenas ter um bom produto, mas saber apresentá-lo e entender as “regras do jogo”.  Tido como provável estrela do campeonato na Rússia, o jogador termina a Copa com (mais uma) queda em 11% de seu preço de passe, segundo a Pluri Consultoria.

Ainda apontado como o atleta mais caro do mundo, o brasileiro passou a valer 175,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 789 milhões). No entanto, além da derrota contra a Bélgica, o ponteiro também amarga a veloz ascensão de seu companheiro no Paris Saint German, o jovem Kylian Mbappé.

Estrela dos últimos anos, o menino de 19 anos é hoje o segundo futebolista mais valioso e já atinge o preço de 170,7 milhões de euros. Sem mais surpresas, os outros dois jogadores que vêm atrás dos atletas do clube parisiense são, respectivamente, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.Matéria, Adnews. com.br. Inserção de imagens divulgação da "charges online", Tvsaj. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas 

Salvador ainda não se parece com Bruxelas, muito menos  com  Amsterdan, mas a população da cidade ganha cada vez mais opções para pedalar e começa a incorporar a bicicleta em seu dia a dia  não só como um instrumento de lazer, mas um meio de transporte. Além dos 200 quilômetros de ciclovias já implantadas, também há opções para quem quer alugar os equipamentos nos chamados biciclômetros do projeto de compartilhamento de bicicletas do programa Bike Salvador.  

Cerca de 90 "laranjinhas" estão disponíveis em locais estratégicos da cidade, como Porto da Barra, Ondina,  Largo da Vitória, Pelourinho, Avenida  Centenário e Piedade. Em funcionamento na capital baiana desde 2013, dez novas estações do projeto realizado pela prefeitura em parceria com um banco privado foram inauguradas no último mês de abril. No total, Salvador vai contar com 50 estações e 400 bicicletas ao final da implantação. 

O turismólogo Mateus Aresi, de 31 anos, raramente utiliza transporte público ou carro particular para ir ao trabalho. Morador do Rio Vermelho, o gaúcho que vive há pouco mais de ano em Salvador desde que chegou à capital baiana se locomove todos os dias  de sua casa até o escritório, em Ondina, com uma dessas bicicletas.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro homens foram flagrados, na tarde desta segunda-feira (2), com camisas falsas da Polícia Federal, no município de Feira de Santana. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e da Polícia Federal realizavam uma operação quando abordaram o carro modelo Hilux, placa GBF-6741. Dentro do automóvel foram encontradas quatro camisas falsificadas da PF. Informações iniciais, através de ações de inteligência, apontam que o grupo atacaria bancos na região. Entre os presos está Ulieson Pereira da Silva, que possuía dois mandados de prisão em aberto por roubo qualificado. Ulieson, Roberto Rodrigues dos Santos, Damião Sabino de Almeida e Genival de Lima Silva acabaram presos. O quarteto foi encaminhado para sede da Superintendência da PF em Salvador.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher de 21 anos foi assassinada a pauladas neste domingo (1º) com o filho no colo. De acordo com informações do blog Bahia Extremo Sul, Marília Gomes de Souza, caminhava com o filho no colo quando foi agredida a golpes de pau e faca pelo seu ex-companheiro, identificado como Emanuel Ferreira dos Santos, de 34 anos. Marília foi agredida com uma paulada na cabeça, quando teria caído com o filho no colo. Foi neste momento que Emanuel teria desferido seis facadas nela. A criança também foi atingida. Após o crime, Emanuel teria pegado a criança no colo e ficou sentado ao lado do corpo aguardando a chegada da polícia. Ele foi preso em flagrante e deve responder por homicídio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), também pré-candidato à Presidência, usou um discurso na Câmara dos Deputados para disseminar ódio contra minorias, de acordo com o portal UOL. A avaliação consta de voto do desembargador Rui Cascaldi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em um recurso movido por uma ONG que defende direitos da comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Apesar de reconhecer que Bolsonaro "disseminou ódio", o relator apontou que, por ter imunidade parlamentar, o pré-candidato não poderia ser responsabilizado pelo que havia dito. O discurso em questão ocorreu em junho de 2015, dias após a realização da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O lorde Ivar Mountbatten, primo da rainha Elizabeth II, vai se casar com o diretor de serviços aéreos James Coyle em uma capela privada em Devon, na Inglaterra, marcando o primeiro casamento gay da história da família real britânica. A cerimônia deve ocorrer em setembro. Ivar se assumiu gay em 2016, anos depois de ter se divorciado de Penny. "É um casamento muito moderno. Não houve um pedido, apenas a aceitação desse grande amor", disse ele ao DailyMail. Inclusive, é Penny que vai levar Ivar ao altar, uma ideia que, segundo ela, foi dada pelos filhos do ex-casal: Ella, de 22 anos, Alix, de 20, e Luli, de 15 anos. "Me deixa bem emocionado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No ar mais cedo por conta da abertura da Copa do Mundo na Rússia, a jornalista Jéssica Senra surpreendeu muitos telespectadores nesta quinta-feira (14) durante o "Bahia Meio Dia". Irritada após exibir uma reportagem sobre desigualdade de gênero que trazia mulheres que encontram dificuldades no mercado de trabalho, mesmo tendo as qualificações exigidas, a âncora provocou: "É necessário um pênis para preencher uma vaga de trabalho? Se não, essa vaga pode ser ocupada tanto por homens quanto por mulheres. É importante que machistas, que as pessoas que discriminam tenham essa consciência. Tire esse rótulo, meu amigo”. Vale lembrar que Senra é adepta do jornalismo mais opinativo e que por isso foi contratada pela afiliada da Globo para recuperar a audiência do horário. Apesar do êxito nos primeiros dias (veja aqui), na última semana, o jornalístico voltou a perder para a concorrência (relembre). Assista a matéria e o desabafo da jornalista clicando aqui. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem ficou preso em um buraco na parede ao tentar fugir de uma delegacia na cidade de Óbidos, no interior do Pará. Ele chegou a ficar com parte do corpo para o lado de fora, mas não conseguiu escapar. De acordo com informações do G1, o resgate foi feito por policiais. De acordo com o delegado Thiago Mendes, o homem havia sido preso em flagrante por violência doméstica. Enquanto esperava em uma sala para ser ouvido pelo escrivão, ele retirou um aparelho de ar-condicionado da parede e tentou escapar pelo buraco. O homem já responde a três processos pela prática de furto e agora deve responder por violência doméstica.Bahia Noticias

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que usar o celular ou ler durante as refeições aumenta o consumo de calorias. O uso seria uma distração que pode levar a pessoa a comer mais. Os resultados mostraram que, ao utilizar o smartphone enquanto se alimenta, o brasileiro aumenta em 15% o consumo de calorias e em até 20% ao fazer uma leitura durante a refeição, o que representa uma média de 101 calorias.

Excesso

De acordo com o professor responsável pela pesquisa, Luciano José Pereira, “a partir do momento que você não presta atenção naquilo que você está ingerindo você corre o risco de se alimentar em excesso”. Para chegar a essa conclusão foram avaliadas 64 pessoas, entre 18 e 40 anos, em aspectos relacionados à mastigação, Índice de Massa Corporal e preferência de alimentação.

Os participantes se alimentaram sem distrações e depois ao lado de smartphones e textos de uma revista. Os resultados revelaram que pessoas comem mais quando distraídas porque têm dificuldade de perceber as mensagens químicas de satisfação que o corpo envia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

RIO - Os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Rio pediram à Procuradoria-Geral da República para requerer ao STF a suspeição ou impedimento do ministro Gilmar Mendes nos casos que envolvam o ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz. Ele é um dos 20 presos preventivamente por determinação da Justiça Federal do Rio no âmbito da Lava-Jato a que Gilmar concedeu liberdade no último mês.

LEIA: Veja quem Gilmar mandou soltar em maio

O pedido da Lava-Jato no Rio se baseia na relação comercial da Fecomércio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), “instituição que é hoje controlada exclusivamente" pela família de Gilmar, como apontam os procuradores no documento. A Fecomércio foi presidida desde o início dos anos 2000 por Orlando Diniz, um dos que ganharam liberdade recentemente por ordem do ministro. Ele só deixou o cargo na entidade após sua prisão, em fevereiro deste ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

André Marques Silva, 24 anos, foi preso 24h após o comparsa Gilvanei Santos Oliveira, 29 anos, ser detido em flagrante por esconder drogas no telhado da Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão Sá, em Peripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele é apontado pela polícia também como dono do entorpecente. 

A prisão deste último ocorreu nesta terça-feira, 5, mas só foi divulgada nesta quarta, 6, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo o órgão, André, conhecido como "Galinho", foi preso na rua Paraguai, também em Paripe. 

Segundo a polícia, o homem já possuía mandado de prisão em aberto por roubo. "Não demorou muito para conseguirmos desmontar a dupla que agia na Mourão de Sá. Como foi dito antes, ampliamos o patrulhamento e conquistamos o objetivo", afirmou o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão.Fonte, ATarde


Enquete


PodCast