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Notícias | postado por: Mascarenhas

É OBRA POR TODA CIDADE! CRUZ DAS ALMAS ESTÁ CADA VEZ MAIS SE DESENVOLVENDO, EM TODO CANTO A GENTE VÊ CRESCIMENTO!

AGORA TEM ÁGUA NA COMUNIDADE UMBAUBEIRA! É O GOVERNO DO POVO INVESTINDO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS.

A PREFEITURA FAZ, SUA VIDA MUDA.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

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É OBRA POR TODA CIDADE!
CRUZ DAS ALMAS ESTÁ CADA VEZ MAIS SE DESENVOLVENDO, EM TODO CANTO A GENTE VÊ CRESCIMENTO!
AGORA TEM ÁGUA NA BOCA DA MATA!
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A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus vem realizando um trabalho contínuo para restabelecer a cidade após as fortes chuvas. Essas ações comtemplam diversas áreas, a exemplo da recuperação das ruas da zona urbana, manutenção e recuperação das estradas vicinais, acompanhamento assistencial às vítimas, limpeza da rede de escoamento, entre outras. 

Na manhã da última quinta-feira (28) uma equipe da Defensoria Pública visitou as instalações da Secretaria de Assistência Social para avaliar a estrutura montada para atender as pessoas atingidas. A visita buscou analisar o funcionamento dos equipamentos de trabalho montados para atendimento da população, desde o recebimento de doações até a entrega de alimentos e realojamentos dos desabrigados. A atuação da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, foi elogiada pelos defensores, que estão acompanhando as medidas adotadas para diminuir os danos à população. 

Na área de infraestrutura, as ruas em paralelepípedo, asfaltos e meios-fios da zona urbana que foram atingidas estão sendo recuperadas em diversos bairros. Na zona rural, as máquinas vêm trabalhando incansavelmente para recuperar as estradas vicinais e garantir o trânsito. Desde as fortes chuvas, as equipes de trabalho e de limpeza estão atuando prioritariamente nas áreas mais atingidas. 

“Estamos empenhados em trabalhar para recuperar os estragos causados pelas chuvas e dando total apoio às pessoas atingidas. Tenho acompanhado de perto as ações das diversas secretarias envolvidas e aos poucos vamos sanando todo o transtorno”, afirmou o prefeito Rogério Andrade. Ascom Prefeitura SAJ

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Na noite desta terça-feira (26), chegaram à Cruz das Almas os veículos recebidos pelo Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), na última segunda-feira (25), no Parque de Exposições. Estavam presentes no ato o prefeito de Cruz das Almas e presidente do Consórcio, Orlandinho Pereira, o vice-prefeito, Max Passos, o prefeito do município de Castro Alves, ‎Thiancle Araújo, e de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira.

O CTR foi contemplado pelo Governo do Estado com um carro pipa, um caminhão basculante, uma pá carregadeira e um rolo compactador, que irão servir a Cruz das Almas e demais municípios que compõem o Consórcio.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

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Na noite desta terça-feira (26), chegaram à Cruz das Almas os veículos recebidos pelo Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), na última segunda-feira (25), no Parque de Exposições. Estavam presentes no ato o prefeito de Cruz das Almas e presidente do Consórcio, Orlandinho Pereira, o vice-prefeito, Max Passos, o prefeito do município de Castro Alves, ‎Thiancle Araújo, e de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira.

O CTR foi contemplado pelo Governo do Estado com um carro pipa, um caminhão basculante, uma pá carregadeira e um rolo compactador, que irão servir a Cruz das Almas e demais municípios que compõem o Consórcio.
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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT), entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para solicitar providências em relação ao trecho de asfalto que cedeu na BR-101, próximo ao trevo de Amargosa.

O Inspetor Carqueja, chefe da 1ª Delegacia da PRF, informou que já acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para recompor o trecho. De acordo com o Inspetor, o órgão já está orçando a obra. Enquanto isso, será providenciada uma sinalização de emergência para evitar acidentes no local.

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A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início nesta segunda-feira (25) a um trabalho emergencial de desobstrução e limpeza das estradas vicinais mais atingidas pelas chuvas. Pela manhã, homens e máquinas trabalhavam na região da Ladeira do Taitinga, Boa Vista e adjacências.

Devido a quantidade de lama, alguns trechos estão apresentando riscos de derrapagem. Com isso, a Prefeitura solicita aos condutores que no período de chuvas, redobrem a atenção ao trafegar pela zona rural. O trabalho emergencial será mantido por tempo indeterminado para atender todos os pontos onde houver necessidade.

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No dia 24 de março de 2009, uma terça-feira, o então governador da Bahia Jaques Wagner informou que entregaria à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto para a construção de uma ponte que ligaria Salvador à Ilha de Itaparica (veja aqui). O anúncio foi feito durante a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontecia em Salvador, e citado inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Aqui na Bahia, só do PAC, previsto de investimentos até 2012 – Dilma, se eu falar e não for verdade, você fica quieta, se for verdade, você balança a cabeça, que é verdade –, ou seja, nós temos R$ 45 bilhões previstos de investimentos aqui para a Bahia. Já não contente com tudo o que recebe, o Wagner me apresenta proposta de um projeto, levando aqui, a ponte atravessando até Itaparica. E ele já me disse que a obra custa mais de R$ 1 bilhão. Certamente, certamente o projeto será olhado com carinho, com paixão e, certamente, Wagner, se eu não fizer, outro fará. Não posso prometer", disse o então presidente para o público que o assistia.

E foi bom não fazer promessas. Dez anos depois da obra ser citada pela primeira vez – que foram completados neste domingo (24) – , Lula está preso acusado em diversas investigações sobre corrupção. Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil por dois mandatos, mas sofreu impeachment. Wagner já foi ministro da Defesa, ministro da Casa Civil, ministro-chefe de gabinete, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e eleito senador pela Bahia. A ponte? Sequer saiu do papel. 

A ideia em si surgiu muito antes do anúncio de Wagner. Durante um debate realizado na Universidade federal da Bahia (Ufba) em junho de 2013, o secretário estadual de Planejamento à época, José Sérgio Gabrielli, disse que o projeto original do equipamento é ainda mais antigo. Segundo Gabrielli, em 1967 o arquiteto Sérgio Bernardes formulara uma proposta dentro do Plano Diretor do Centro Industrial de Aratu (CIA), que criava um anel viário, com três tipos de traçados, sendo duas para o trânsito de veículos pesados, além de uma ponte entre a capital e a Ilha de Itaparica. 

Ainda assim, as obras não devem começar a curto prazo. Questionada sobre a atual previsão do governo para que a ponte comece efetivamente a ser construída, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atualmente responsável pelo projeto, respondeu que espera-se que o contrato seja assinado ainda este ano e que as atividades preliminares durem de 6 a 12 meses. Assim, as obras devem começar entre meados de 2020 e o início de 2021. Além da SDE, a ponte também é tocada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e pela Casa Civil. 

Até o momento, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 87 milhões para a elaboração do conjunto de estudos de projetos do Sistema Rodoviário Oeste, o equivalente a 1,2% do valor total das obras previstas para o novo sistema viário, "o que é compatível com os custos esperados para projetos dessa magnitude", segundo a SDE. 

Dentre os levantamentos feitos, estão o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA, realizados pelo Consórcio V&S e Nemus, que resultou na Licença Prévia emitida em junho de 2016; os estudos urbanísticos realizados pelo Consórcio Demacamp, Pólis e Oficina, incluindo Plano Urbanístico Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI), Planos Locais Urbanísticos Municipais (PLURs) e a revisão dos Planos de Desenvolvimento Urbano (PDDUs) dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, além do Cadastro Imobiliário da área urbana da Ilha de Itaparica e dos Estudos de Impacto de Vizinhança; Estudos Técnicos de Hidráulica Marítima e ventos realizados pela COPPETEC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Estudos de navegação, sondagens, estudos de tráfego e o Projeto Básico de engenharia, elaborado pelo Consórcio COWI, Enescil e Maia Melo. Os levantamentos estão disponíveis no site criado pelo governo para reunir e publicizar as informações sobre o projeto (acesse aqui). 

A ponte Salvador-Itaparica terá 12,3 quilômetros de extensão - o que a garantirá a 23ª posição no ranking mundial de pontes. Ela também será a maior ponte sobre lâmina d'água da América Latina, superando a Rio-Niterói, que tem 8,8 km. O custo estimado é de R$ 5,34 bilhões, sendo R$ 1,51 bilhão de dinheiro público. 

Em Salvador, o equipamento começa entre a Feira de São Joaquim e o terminal do sistema ferry-boat, conectando-se com a Via Expressa por meio de viadutos e túneis – o atual projeto prevê a construção de quatro viadutos e dois túneis. Apesar de se estudar a possibilidade da cabeceira ser colocada na região do Subúrbio de Salvador, observou-se que a ponte precisaria de quase 7 quilômetros a mais, o que aumentaria os custos. Além disso, um estudo de tráfego apontou que 90% do fluxo originário da travessia irá para as regiões centro e sul da capital baiana, o que geraria um tráfego desnecessário para os usuários. 

Fonte: Estudo de Tráfego da TTC, análise da equipe / Governo da Bahia 

A ideia é que se tenha 3 pedágios no Sistema Rodoviário Oeste, entre os quais estará o da Ilha, próximo à cabeceira da ponte. Na última semana, durante uma audiência pública sobre o projeto, o governo divulgou os preços estimados que serão cobrados no pedágio para a travessia. Segundo Paulo Henrique Almeida, coordenador Técnico do Projeto, os valores são "salgados", mas são mais baratos do que os motoristas gastariam usando outros meios para chegar de um ponto ao outro. Os valores divulgados são muito próximos ao informado por Gabrielli em 2013: na época, José Sergio argumentou que não se poderia cobrar mais do que o custo para o veículo atravessar por meio do sistema de ferry-boat, por exemplo, o que até então foi mantido. A concessão vai durar 35 anos, contando 5 anos de construção e os demais de operação.  

Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias

A OBRA
A primeira etapa de construção do complexo, segundo a SDE, contará com quatro segmentos:

-os acessos em Salvador (viadutos e túneis);

-a Ponte propriamente dita, que liga o bairro do Comércio, na Cidade Baixa, à praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica;

-a implantação de uma nova rodovia expressa na Ilha, para o desvio do tráfego de passagem;

-a duplicação da BA 001 entre a nova rodovia e a Ponte do Funil. 

Já a segunda etapa vai abranger as obras de:

-duplicação ou substituição da Ponte do Funil;

-duplicação das BAs 001 e 046 entre a Ponte do Funil e Santo Antônio de Jesus;

-requalificação da BA 001 entre Nazaré e Valença, e implantação da ligação entre Santo Antônio de Jesus e o entroncamento entre a BR-242 e a BR-116. 

Para os trechos entre Salvador e a Ponte do Funil, segundo a secretaria, já estão disponíveis o projeto básico de engenharia e a licença prévia ambiental. Já para a segunda etapa, os investimentos devem ficar em torno de R$ 700 milhões, incluindo o contorno da cidade de Nazaré. Os projetos e os licenciamentos – que devem ser mais simples, já que se trata de duas rodovias já existentes – serão produzidos a partir do início dos trabalhos da primeira etapa.  

Esta parte compreende ainda o trecho da atual BA-001 entre as cidades de Nazaré e Valença. A obra de duplicação ficará a cargo da concessionária, que deverá se comprometer a realizá-la no momento em que o segmento atingir um volume de tráfego preestabelecido no contrato. Até lá, a concessionária será responsável pela conservação da estrada e por sua requalificação, incluindo intervenções pontuais de melhoramento da geometria e inserção de terceira faixa onde necessário. 

Por sua vez, os trechos entre as cidades de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, e entre esta e o entroncamento da BR-242 com a BR-116, devem ficar a cargo do governo federal, com a União assumindo a construção como obra pública.Bahia Noticias

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Fortes chuvas vem ocorrendo de forma sistêmica em Santo Antônio de Jesus, desde a última quinta-feira (21). O Prefeito Rogério Andrade continua acompanhando de perto as ações das equipes de enfretamento das chuvas da Prefeitura Municipal. Hoje (24) acompanhou as demandas, deliberou sobre mais situações emergenciais, ouviu os secretários e discutiu novas estratégias. 

Até aqui, mais de cinquenta solicitações foram registradas, diligenciadas e estão sendo acompanhadas pelas equipes da prefeitura, que está atendendo 24h através do número 199. O INMET Bahia (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e risco de alagamentos para todo o recôncavo baiano, até a próxima terça-feira.

Ascom Prefeitura SAJ

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O ano letivo dos alunos matriculados nas escolas Alcebíades José Rodrigues e Clarisse Dias de Castro, será iniciado na terça-feira, 2 de abril. Em fase final de obras, as duas unidades escolares estão quase prontas para receber os estudantes. Segundo o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, os serviços serão concluídos nos próximos dias, e mesmo iniciando as aulas com atraso, não há prejuízo para os alunos, uma vez que a Secretaria de Educação já está montando um calendário de reposição, garantindo o cumprimento do conteúdo programático.
      “A nova escola e a reforma do Clarice eram necessárias para atender quase 650 alunos em um ambiente adequado para a aprendizagem. Falta pouco para que estudantes, professores e comunidade passem a contar com escolas mais seguras e modernas”, afirmou o prefeito. A escola Alcebíades José Rodrigues, localizada na região do Morro, terá seis salas de aulas equipadas, área administrativa, banheiros, refeitório, copa e cozinha e banheiros adequados para receber a mais de 300 alunos. Algumas áreas serão entregues em uma segunda fase, a exemplo da área de convivência e quadra esportiva.
      Já o Colégio Clarice Dias de Castro, instalado na região do Muzunzê, que está passando por reforma estrutural, recebe a alunos 300 alunos da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Após a reforma de todas as áreas,, a unidade aguarda a liberação da licitação para a compra dos aparelhos de ar condicionado. “Para não comprometer o calendário, daremos início as aulas sem climatização nas salas. Mas em breve os aparelhos chegarão e a escola vai funcionar no mesmo padrão das demais unidades de Castro Alves”, afirmou o gestor.Ascom | Prefeitura de Castro Alves

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Na manhã deste domingo (24), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Diretoria de Estradas da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a vistoria das estradas vicinais do município, para avaliar os danos, após mais um dia de fortes chuvas. 

O relatório de avaliação será utilizado para direcionar as intervenções necessárias  e garantir a mobilidade. Esta é mais uma das ações realizadas pela gestão para minimizar os impactos das tempestades que atingiram não só a cidade, como toda a Bahia. 

A prefeitura realiza a manutenção e melhoria das estradas de forma permanente, com limpeza, patrolamento, encascalhamento e alargamento.Ascom Prefeitura SAJ

 

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Mesmo com o trabalho preventivo de desobstrução das calhas e galerias realizado pela Prefeitura, as fortes chuvas que atingiram Santo Antônio de Jesus na última quinta-feira (21) e neste sábado (23) deixaram uma triste constatação: o lixo descartado nas ruas de maneira irregular tem contribuído para os entupimentos, alagamentos e outros transtornos.

 

Durante os trabalhos para ajudar pessoas que tiveram suas casas atingidas, as equipes da Prefeitura, Bombeiros e voluntários, encontraram lixos, entulhos, restos de poda e outros materiais descartados irregularmente em diversos pontos da cidade. 

Com a previsão de mais chuva para os próximos dias, a Prefeitura reforça o pedido aos moradores para observarem o horário da coleta. No que se refere a entulhos, a retirada deve ser agendada com a empresa responsável pelo telefone (75) 9-9994-0077. Construções e reformas devem utilizar serviços de coleta de entulho. Estas ações somadas a outras que vem sendo realizadas podem ajudar a enfrentar as próximas chuvas.

 

Confira alguns telefones úteis:
199 - Defesa Civil e Plantão Especial Equipes da Prefeitura (Infraestrutura, Assistência Social, Serviços Públicos, Saúde) 🚧
193 - Corpo de Bombeiros🚒
192 - Samu🚑
197 - Polícia Civil🚨
190 - Polícia Militar🚓
0800 071 0800 - Coelba💡

Att,

 

Ascom Prefeitura SAJ

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Prepostos da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e parceiros estão desde a madrugada deste sábado (23) nas ruas, ajudando moradores que tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas que caíram em toda Bahia. Além de todas as equipes das secretarias já normalmente envolvidas na Operação Chuva, homens do 16º Grupamento de Bombeiros Militar e voluntários, formaram equipes para percorrer os locais mais afetados. 
Em diversas ruas onde houve retenção de água durante o temporal, o escoamento ocorreu assim que a chuva passou, graças ao trabalho preventivo de desobstrução de calhas e galerias que vem sendo realizado continuamente pela prefeitura em diversos pontos da cidade. 
O trabalho continua. Uma coordenação foi montada na Coordenadoria de Defesa Civil para reunir as demandas e orientar as equipes. No plantão, diversas secretarias e órgãos da administração estão funcionando em regime especial. A equipe poder ser acionada pelo telefone da Defesa Civil, 199. 
Segundo os serviços de previsão ClimaTempo e TempoAgora, 52 mm de chuva são esperados para a cidade apenas neste sábado, mais da metade do previsto para março, quando a média é de 93 mm. Além de Santo Antônio de Jesus, diversas outras cidades da Bahia, dentre elas Salvador, Cruz das Almas, Laje, Valença e Milagres, também tiveram transtornos com a chuva.  
De acordo com o INEMA, o estado está sendo influenciado por sistemas de baixa pressão que provocam chuvas e rajadas de ventos. Vale lembrar que a Marinha do Brasil divulgou um alerta para a possível formação de um ciclone tropical neste fim de semana. O fenômeno poderá ocorrer entre este sábado (23) e a terça-feira (26), sobre o Oceano Atlântico e atingir a Costa Sul da Bahia. 

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A Prefeitura de Salinas da Margarida, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, iniciou nesta semana a obra de reforma total da Praça Principal de Cairu, no distrito de Cairu de Salinas. Com estrutura acolhedora e moderna, o local vai contar com bancos, iluminação, rampas de acessibilidade, playground e serviço de paisagismo, proporcionando mais conforto para os frequentadores.

Essa reforma é mais um cumprimento dos compromissos firmados com a comunidade. Em setembro do ano passado, a prefeitura entregou a reforma da orla e, no final do ano, também realizou a pavimentação asfálticas em diversas ruas da comunidade.

A Prefeitura segue investindo em obras para melhorar a qualidade de vida dos moradores. #maistrabalho #novasconquistas
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

 

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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu início nesta quarta-feira (6) aos estudos para elaboração do projeto executivo (arquitetônico, estrutural e de instalações), visando a construção da nova cobertura do Galpão de Confecções da Feira Live Municipal. 
Nesta etapa, está sendo realizado o estudo do solo que vai gerar os dados técnicos necessários à elaboração dos cálculos estruturais. Os cálculos servirão para verificar quais reforços são necessários para que as fundações e pilares existentes sustentem as novas estruturas metálicas e a cobertura que serão construídas.  
Os estudos são realizados por uma empresa técnica especializada e com equipamentos apropriados. O projeto de reforma de toda Feira Livre, que terá início pelo Galpão de Confecções e seu entorno, também já está sendo desenvolvido. 
Assim que for concluído, o projeto será enviado para análise do Chefe do Executivo e da Secretaria de Infraestrutura. Após a aprovação, serão realizados os procedimentos licitatórios para execução da obra. 

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Após notificação da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, a empresa responsável pela requalificação da Avenida ACM, retornou nesta quarta-feira (27), para executar reparos e concluir a obra, conforme o projeto original. 
O procedimento tem sido padrão desde que a atual gestão municipal assumiu em 2017. Após a vistoria, caso fiquem constatadas divergências entre o projeto e a obra executada, o pagamento é suspenso até a empresa realizar os ajustes, o que vem ocorrendo também com outras obras. Após as intervenções da empresa na Avenida ACM a obra passará por uma nova vistoria. Caso não haja mais pendências, o pagamento será efetuado. 


 

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O Governo do Estado já iniciou a obra de pavimentação asfáltica nos trechos da BA 534: (Estaleiro Naval) Enseada – Cairu – Barra do Paraguaçu, somando uma extensão 3,60km.
A pavimentação da estrada que liga Cairu a Barra do Paraguaçu era um sonho dos moradores e turistas. A Prefeitura pediu e o Governo do Estado atendeu!  

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Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Rogério Andrade, ao lado do Secretário de Esportes e Lazer, Abel Caldas, assinou, na noite dessa segunda-feira, 18, Ordem de Serviço para recuperação do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, num evento que contou com participação do presidente da Câmara de Vereadores, demais edis da situação e demais secretários de sua equipe de governo. 

O chefe do executivo, em seu pronunciamento, afirmou que está aguardando do Secretário Abel Caldas um esboço do que precisa ser feito pelo desporto do município, de maneira que, paulatinamente, demandas sejam equacionadas. Reportou-se à época que, ao chegar o município, chegou a participar de atividades desportivas nesse establelciemtno desportivo. Prefeito que, aproveitando o ensejo, discorreu a respeito da visita que, ontem, formulou ao Comandandte Geral da Polícia Militar e que, dos 55 policiais pretendidos, para o município, consegui disponibilização de 45.Divulgaremos Pronunciamento.

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Desde o início da gestão do Prefeito Rogério Andrade, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, vem realizando investimentos substanciais na reforma das unidades escolares do município. Ate o momento, 18 escolas já foram totalmente reformadas e entregues à população, quatro reformas estão em andamento e mais quatro já estão sendo licitadas. 

As escolas municipais Cefira Bailão Diniz, Celestino Anísio Pimenta, Hercília de Freitas Tinoco de Andrade, Doutor Rômulo Barreto de Almeida, Augusta Lopes Ferreira, Péricles Morais de Andrade, Creche Escola Bons Amigos, Tiro de Guerra, Argemiro José das Mercês, Creche Criança Feliz I, Irmã Helena Alves da Silva, Madre Maria do Rosário de Almeida II, Ernesto Dantas Fernando de Oliveira e Áurea Chamusca de Carvalho, localizadas na zona urbana, e as escolas Florêncio Ferreira, Francisco Antônio Oliveira, Aquino Peixoto e Antônio Mateus dos Santos, localizadas na zona rural foram completamente reformadas. 

Com reformas em andamento estão as escolas Madre Goretti, (Salgadeira), Anísio Teixeira (Urbis 2), Florentino Firmino de Almeida (bairro São Paulo) e Ademário Francisco dos Santos, localizada na zona rural de Minas do Sapé, com previsão de término nos próximos dias. Também já estão em andamento licitações para mais quatro unidades escolares, dentre elas a Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, a Madre Maria do Rosário I e a Antônio Fraga, cujas reformas serão iniciadas assim que o processo licitatório for concluído. 

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Com muita festa e sentimento de gratidão, os moradores do Loteamento Maria Amélia celebraram na noite desta quarta-feira (6) o início das obras de pavimentação da comunidade. O ato que marcou o início das obras contou com a presença do Prefeito Rogério Andrade, vereadores, secretários. Além do superintendente da CONDER, Delly VilasBoas e do diretor, Airton Maia.

- “Já faz algum tempo que eu não vinha a SAJ e fiquei muito feliz por ver a cidade limpa, organizada, pujante e recebendo obras como essa que estamos começando hoje.” – Comentou o diretor Airton Maia.

A pavimentação faz parte do Programa Acelera SAJ e vai beneficiar as Ruas A, B e transversais do Loteamento Maria Amélia com 2.483,84 m2 de piso intertravado. O investimento é de R$ 402.764.77 (quatrocentos e dois mil setecentos e sessenta e quatro reais e setenta e sete centavos).

- “Eu não sei falar muito bem. Mas, sei agradecer por essa grande obra que será realizada aqui no nosso bairro. Muito obrigado!” – Declarou o morador Milton Souza, o popular Bel.

Em sua fala, o Prefeito Rogério Andrade, agradeceu aos moradores da comunidade pela recepção:

- “Muito feliz por mais essa conquista. É uma obra bastante aguardada pelos moradores. Nós estivemos aqui em 2018 fazendo esse compromisso e retornamos agora já para comemorar junto à comunidade o início das obras. É um momento de muita emoção e alegria.” – Afirmou.

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A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu início na tarde desta segunda-feira (28), a retirada das testeiras de todos os galpões da Feira Livre Municipal. Por volta do meio-dia, uma rajada de vento ocasionou a queda de parte da testeira frontal do galpão de cereais. Não houve feridos.  
A retirada total das testeiras tem como objetivo evitar novos incidentes, principalmente, pela idade avançada das coberturas dos galpões e a falta de manutenção ao longo dos anos. Em breve, será executado um projeto de intervenção nas estruturas metálicas dos galpões. 
No último mês de dezembro, a Prefeitura assinou contrato com a Caixa Econômica no valor de R$ 2.154,750, 00 (dois milhões cento e cinquenta e quatro mil setecentos e cinquenta reais) para execução de obras e melhorias na Feira Livre Municipal.

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Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

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Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura municipal de Jaguaripe, no recôncavo baiano,  entregou à população, na tarde/noite dessa sexta-feira, 25, dez (10) ruas pavimentadas com drenagem pluvial, num investimento de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), cobrindo uma malha de 7.200 m2 de artérias, na sede do município. Do montante desse dispêndio, R$ 400.000,00 (quatrocentos mil) fruto de emenda canalizada pelo deputado federal Antonio Brito. O restante, fruto de receita própria do município. 

RUAS PAVIMENTADAS

Nessa verdadeira "avalanche" de infraestrutura, foram pavimentadas as ruas Porto da Escadinha, Porto da Serra, Albino Alves Costa (Caminho do Mato), Rua do Campo, Rua Carolino Alves de Souza (Seu Calú),Travessa do Areal, Rua Dona Izabel, Av. Renovação, Rua das Pedrinhas e, finalizando, a Rua Porto da Gamela. Três dessas artérias dão acesso aos terminais de navegação do Rio Jaguaripe, facilitando o transporte de passageiros e coleta de produtos de pescaria, de grande importância para economia local. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, na qualidade de anfitriões, deputados Antonio Brito (federal) e Jurandi Oliveira (estadual, ao lado da esposa); o ex-prefeito Heráclito Arandas; secretários municipais Zé Vidal (Infraestrutura), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Fernanda (Educação), Renivaldo (Meio Ambiente), Larissa Costa (Saúde), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete); vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Luciano, Robson, Célia Cavalcanti; Cleydson Prazeres (Diretor da Santa Casa em Nazaré das Farinhas), Macarrão (empresário na área de construção), Kléber Almeida (Assessor do deputado Antonio Brito), várias personalidades da sociedade local e região e munícipes. 

MARATONA

O ciclo de inaugurações teve início na Rua do Porto da Escadinha. De lá a comitiva, ao som  de músicos da filarmônica local deu início a uma verdadeira maratona, de rua em rua para descerramento de placas e rompimentos de fitas nas artérias em apreço. Durante todo o trajeto o prefeito, vice, deputados, vereadores, cumprimentados pela população que, em suas residências, demonstravam agradecimento por essa grande conquista. Uma conquista que se iniciou no governo Nai e teve continuidade na gestão Arandas e que, agora, sob a égide de Hunaldo Costa/Pepezinho, deixa a  sede do município toda pavimentada. 

PRONUNCIAMENTOS

Terminadas as inaugurações, iniciaram-se os pronunciamentos das autoridades presentes. Inicialmente, os vereadores Adé (presidente da Câmara), seguido por Adilson e dona Célia Cavalcanti. Unânimes no que concerne ao reconhecimento ao sucesso da atual gestão e, aproveitando o ensejo, elencaram indicações individuais e coletivas para que os pleitos pudessem ser materializados. A vereadora Célia, aproveitando o ensejo, tal qual vereadores que antecederam, não minimizou elogios ao prefeito, ao vice e deputados e emprenho de todas as secretarias e demais edis.

Arandas, ex-prefeito, trilhou seu discurso na mesma linha de reconhecimento ao meritório trabalho desenvolvido pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho. Aproveitando o ensejo, mandou recado àqueles que, de forma pejorativa, utilizam-se de redes sociais para tentar macular o belíssimo trabalho desenvolvido pela atual gestão. Arandas que, além de toda uma contribuição ao desenvolvimento do município, sempre prestigia esses eventos, numa demonstração irrefutável de identificação com o que vem sendo colocado em prática. 

Pepezinho e Hunaldo, por sua vez, além dos agradecimentos aos deputados, secretários, vereadores e população, mostraram que críticas não fundamentadas, acabam se esvaindo no tempo e no espaço por falta de sustentação. Alheios a tudo isso, continuam céleres na luta incansável em busca de mais benefícios para o município.

Agradeceram pelas emendas do deputado Antonio Brito que, além das obras de infraestrutura contemplou o município com um ônibus O Km para a Secretaria de Assistência Social, sob a égide de Pepezinho.

Os deputados Jurandir Oliveira e Antonio Brito, por sua vez, além do regozijo por ter contribuído para o estágio desenvolvimentista do município, a satisfação pela sempre entusiasmada acolhida por parte da atual gestão e, por extensão, por parte da população. Eles que obtiveram relevantes votações nas eleições de outubro.

Antonio Brito obteve, em Jaguaripe, a maior votação, em termos proporcionais, dentre os municípios de sua base eleitoral. Por conta disso, já definiu nada mais nada menos do que 10% ( R$1.500.000,00)de toda a fatia de emendas que ostenta seu mandato, em prol de Jaguaripe. Jurandi Oliveira, que também compartilhou votação de alas da situação, mesmo assim obteve votação superior à oposição. Promete uma ambulância, internet para a zona rural e outras melhorias. Fotos, Antonio Mascarenhas. Tvsaj.com.br/ Gazzeta do Recôncavo/ Jornal Regional/Saj Notícias. Veja mais fotos através do link FOTOS, no  topo do site. Publicaremos Vídeos e pronunciamentos, na íntegra. 

 

 

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A Transalvador fez a interdição total do trecho da Rua Chile em frente ao Palácio Rio Branco. O bloqueio foi efetuado para que fossem realizadas obras na região do Centro Histórico, nas imediações da Praça Municipal. 

Os condutores que precisarem seguir da Praça da Sé sentido Praça Castro Alves, devem acessar a rua do Tira Chapéu, à esquerda. Chegando na Rua da Ajuda, que é temporariamente mão dupla, é necessário ir até o final de linha da Praça da Sé, onde pode entrar para a Rua Chile. 

A revitalização da Rua Chile faz parte do projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, e planeja reformar 330 metros da via. 

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O Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, esteve em Santo Antônio de Jesus, na manhã desta quarta-feira (23), para uma visita ao trecho da BA-046 interditado após o rompimento de uma tubulação no mês de dezembro. 
Acompanhado por uma equipe técnica da própria SIT (antigo DERBA), o superintendente verificou as condições do local e falou sobre o andamento do processo para reconstrução da pista. 
- “Nós já havíamos solicitado a construção de um novo bueiro para esta região. O projeto já estava concluído. Infelizmente, houve a fatalidade dessas chuvas atípicas em toda a Bahia e a adutora que passava pelo aterro nessa rodovia acabou rompendo. Mas, já estamos com a licitação em andamento. Esperamos em breve ter um vencedor que possa vir o mais rápido possível fazer o bueiro e recompor esse aterro aqui na BA-046.” – Comentou. 
Após a vistoria, o Superintendente e os demais engenheiros da SIT decidiram pela liberação do tráfego em um eixo na rodovia, o que deve acontecer nos próximos dias: 
- “Nós vamos trabalhar com a liberação do tráfego pelo eixo, passando um veículo de cada vez, para eliminar esse desconforto no tráfego da região. Agora que estabilizou, não há risco de novos desabamentos. Vamos selar essas fissuras com emulsão, areia, aplicar um recapeamento e fazer um cordão de asfalto para isolar essa parte do eixo que será liberado para o tráfego.” – Afirmou. 

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Na manhã desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, retomou as obras da pavimentação asfáltica nas principais ruas do centro da cidade. Nesta etapa será finalizada a Rua da Estação e iniciadas as ruas J.B da Fonseca e XV de Novembro. #PrefeituraDeCruzDasAlmas.#GovernoDoPovo

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Os moradores agradecem ao governo municipal pelo serviço nas ruas, pois vai melhorar a vida de todo mundo. Os que por aqui moram, já aguardavam por esta obra há muito tempo, mas ninguém fazia nada por eles.

"Há muito anos Itaquara não via tanta pavimentação em suas ruas, é um antigo sonho da população sendo realizado. Agora, acreditamos que finalmente vamos ter a solução do problema da poeira. O Jardim Europa está em obras e vai beneficiar os que moram no bairro." comentou Marco Aurélio. Foto 1, Tvsaj (arquivo). Informações e fotos, Ascom Itaquara. 

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A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, definiu, em reunião com os participantes da Feira de Bairro, os locais onde serão realizadas as feiras. Definindo toda logística e data para início das atividades.

 

Cinco pontos receberão os feirantes, as terças e quintas-feiras, são eles: Praça dos Artífices, Praça do Soldado, Praça da Mata, Praça do Inocoop e no Bairro da Coplan. Com a primeira dia 05 de fevereiro, na Praça dos Artífices, onde será comercializando um café da Agricultura Familiar. Na reunião tivemos também uma palestra sobre Boas Práticas de Manipulação realizada por Luana Correia, diretora do Departamento de Defesa Sanitária.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

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O governador Rui Costa participa, nesta quarta-feira (dia 23), às 10h, da cerimônia de troca de comando do 2º Distrito Naval. O almirante de Esquadra Almir Garnier Santos passará o cargo para o vice-almirante Marcelo Francisco Campos, na sede do 2° Distrito Naval, bairro do Comércio, em solenidade presidida pelo Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, Comandante de Operações Navais. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia. Inserção de fotos (Inauguração do Memorial do Forte de São Bartolomeu, em Itaparica, dia 07.01.19-Tvsaj.com.br).

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A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou na manhã desta terça-feira (22), a entrega dos novos banheiros públicos da Feira Livre Municipal. Para construção, o equipamento antigo teve toda estrutura demolida, inclusive a cobertura. 
O novo equipamento é composto por conjuntos de banheiro masculino e feminino. Cada unidade contém 10 boxes de vasos sanitários mais um box adaptado para pessoas com deficiência, o que não havia nos banheiros antigos. A parte externa ganhou novos passeios e rampas de acessibilidade. 
Foram instaladas ainda bancadas em granito com três cubas cada, paredes e pisos revestidos de cerâmica, vasos sanitários, lavatórios, louças em porcelana e metais sanitários cromados. Também foram refeitas as instalações elétricas, hidrossanitárias e instalados novos reservatórios em fibra, além de novas fossas. 
A construção, parte do Programa Acelera SAJ, compõe uma série de intervenções que vem sendo executadas pela Prefeitura na Feira Livre Municipal.

O novo equipamento é composto por conjuntos de banheiro masculino e feminino, contendo 10 boxes de vasos sanitários mais um box adaptado para pessoas com deficiência. Os novos banheiros possuem cobertura em estrutura metálica e de madeira, com telhas em zinco. Também foram refeitas as instalações elétricas, hidrossanitárias e instalados novos reservatórios em fibra, além de novas fossas.


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A equipe técnica da Prefeitura de Itaquara arregaçou as mangas para o início de obras dentro do município, e ela tem a pretensão de trilhar um caminho rumo ao progresso e desenvolvimento.

Agindo nesse limiar, o prefeito Marco Aurélio assinou, na manhã desta terça-feira (15), a ordem de serviço para a pavimentação do Jardim Europa, logradouro que dará maior mobilidade para os moradores.

Em ato solene estiveram presentes os vereadores Binho Locutor, Geo de Ricasso e Val da Cesta, Secretários, Servidores do município e Lideranças comunitárias. O valor do recurso é de R$ 311.000,00 ( trezentos e onze mil reais ).

“Junto com todos que compõem a Prefeitura de Itaquara seguimos trabalhando sério para levar à população serviços de qualidade. Me sinto muito feliz pela realização destas obras de pavimentação, pois assumimos este compromisso com a nossa população, vamos garantir que os trabalhos sejam executados com qualidade e comprometimento é nosso dever. O Jardim Europa é um bairro em desenvolvimento e nós estamos trabalhando com seriedade para que mais e mais obras cheguem até aqui”, destacou o prefeito durante a assinatura.

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Por: Lício Ferreira

“Daqui há quatro anos eu quero passar com meu carro na Ponte do Desenvolvimento, que ligará Salvador a Itaparica, acompanhado do governador Rui Costa e com uma carreata atrás comemorando esta grande vitória do povo baiano”. As palavras cheias de otimismo são do vice-governador, João Leão (PP), nesta quinta-feira 10, em entrevista exclusiva à Tribuna da Bahia, no seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

João Leão está tão certo do sucesso desta obra que vai custar R$7,6 bilhões - envolvendo ponte de 12,4 km, viadutos e túneis -, que espera receber, no próximo dia 17 de fevereiro, as Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) de sete empresas, sendo cinco chinesas; uma portuguesa e outra baiana (OAS). Neste dia, termina o prazo estipulado pelo Governo da Bahia para entrega da documentação exigida aos interessados.

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Após priorizar a reforma e entrega de 17 escolas e 13 unidades de saúde que se encontravam estado crítico, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus conclui nos próximos dias a licitação para reforma e preservação do prédio histórico que abriga a sede do poder executivo municipal.

Construído na década de 40, o prédio também foi encontrado em situação de abandono pela atual gestão. Um laudo produzido por uma equipe técnica do CREA-BA apontou problemas como teto irregular, pisos ocos e cedendo no primeiro andar, infiltrações comprometendo a estrutura do forro, goteiras escorrendo pela parte elétrica, através dos bocais de lâmpadas e outros problemas decorrentes da falta de manutenção no imóvel.

Por este motivo, uma parte do prédio, incluindo o gabinete do Prefeito, precisou ser interditada. Com isso, parte da prefeitura está funcionando normalmente, mas o chefe do executivo está tendo que despachar nas sedes das secretarias municipais. A reforma da Prefeitura deve ter início assim que a licitação for concluída. As reformas de escolas e postos também terão continuidade.

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A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos de Castro Alves passa a contar com um novo secretário. Pedro Caique Souza Nery (23), estudante de engenharia, assume a pasta a partir desta quarta-feira (9). Nomeado nesta manhã, Pedro Caique chega ao secretariado municipal para dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo antigo gestor, o engenheiro civil Caio Macieira, que deixa a equipe municipal para se dedicar aos estudos, após ser aprovado em um curso de Mestrado. 
     Segundo Thiancle Araújo, prefeito de Castro Alves, a mudança foi necessária para que o ritmo e a qualidade das obras na cidade sejam mantidos. “O ex secretário desempenhou um excelente trabalho, mas a nossa cidade demanda a presença constante do gestor de infraestrutura. A nomeação de Pedro assegura o bom trabalho, uma vez que ele é fruto do programa de estágio da prefeitura e acompanhou de perto as ações desenvolvidas no últimos dois anos”, assegurou. 
     A expectativa do novo secretário, Pedro Caique, é levar a secretaria a excelência, ampliando os investimentos e assegurando a qualidade das obras. “Me sinto honrado com o convite para dar continuidade ao trabalho de Caio, que foi meu mentor durante o estágio. Ele me preparou para esse desafio e com a equipe alinhada seguiremos cumprindo as metas e melhorando a vida de todos os castroalvenses”, afirmou o novo gestor. Assumiram ainda novos cargos na secretaria, Mateus Carvalho Reis, que também participou do programa de estágio da prefeitura, e passa a ser diretor de Resíduos e Meio Ambiente, e Luiz Antônio, que passa a ser o novo Diretor de Obras. 

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

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  • Dando início às ações da Operação Chuva 2019, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, retomou nesta terça-feira (8) o trabalho de limpeza no Canal do Mutum e galerias de diversos pontos da cidade. 
    O trabalho, realizado através da Secretaria de Serviços Públicos e da Coordenadoria de Defesa Civil, utiliza um caminhão hidrojato para desobstruir os canais e galerias, preparando a cidade para o período de chuvas que geralmente ocorre no fim de janeiro. 
    A Operação Chuva é uma frente permanente de trabalho da Prefeitura Municipal para realizar ações preventivas e educativas, em toda a cidade, especialmente nas localidades que apresentam maiores situações de risco. 

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Com a presença da comunidade, a Prefeitura de Salinas da Margarida inaugurou na tarde de ontem (21), a praça ”Dois de Julho” em Salinas-Sede. Estiveram presentes o prefeito municipal, vereadores, secretários, servidores municipais, comunidade local e apresentações das Bandas FAMIS, BAMEN, BANSEC.
A nova praça tem o objetivo de proporcionar bem-estar e oferecer espaços atrativos para a população. No local foram instalados um parquinho com diversos brinquedos para as crianças, Casa do Caboclo (figura da independência da Bahia), luzes de LED, lixeiras de coleta seletiva, bancos, rampas para cadeirantes e paisagismo completo.

O prefeito agradeceu a presença de todos e aproveitou para desejar boas festas. O evento terminou ao som da banda Galego do Arrocha. JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA


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O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (14) a abertura do prazo para os interessados na PPP (Parceria Público Privada) da ponte Salvador-Itaparica e do Sistema Viário do Oeste se manifestarem. 

As empresas podem apresentar o PMI (Procedimento de manifestação de interesse) até o dia 22 de fevereiro. De acordo com a coluna do Levi Vasconcelos, no jornal A Tarde, já demonstraram interesse no edital cinco empresas chinesas, a CCC, a CRBC, a CR-20 e as Crec 2 e Crec 14, além da baiana OAS.Metro 1

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MRV Engenharia foi aprovada pelo terceiro ano consecutivo para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. As empresas listadas no ISE são reconhecidas por sua governança corporativa, boas práticas ambientais e sociais, sustentabilidade do negócio e produtos. A carteira que compõe o novo índice passa a vigorar em 07 de janeiro de 2019 e vai até o dia 03 de janeiro de 2020.

A 14ª carteira do ISE representa 13 setores da economia e somam R$ 1,73 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 48,66% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3, com base no fechamento de 27 de novembro.

A nova carteira para 2019 reúne 35 ações de 30 companhias. Para o processo da carteira, foram convidadas 181 empresas. Desde a sua criação, em novembro de 2005, até novembro de 2018, o índice acumula valorização de 203,80%, acima dos 175,38% do Ibovespa, O ISE teve ainda menor volatilidade: 24,22% em relação aos 27,04 do Ibovespa.

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Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue na próxima quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II


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