Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Acidentes

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem com distúrbios mentais morreu após ser baleado por policiais militares nesta segunda-feira (30), em Conde, no Litoral Norte Baiano. Segundo informações do jornal Correio, testemunhas relataram que o homem, cujo nome não foi identificado, faleceu após ser levado ao Hospital Municipal. Em vídeos que circulam nas redes sociais, ele aparecia com uma faca do tipo peixeira e reagia a abordagem dos PMs. Segundo transeuntes, ele ameaçava numa praça do município.

De acordo com a reportagem, a assessoria da Polícia Militar confirmou o fato e indicou que a Corregedoria vai apurar a conduta dos policiais envolvidos na morte do homem.

Ainda segundo a publicação, moradores ouvidos pela reportagem apontam que o homem tinha aparentemente 40 anos e não morava em Conde, mas estava ameaçando pessoas que frequentavam a Praça Severino Viana, no Centro da cidade.

Em um dos momentos do vídeo, civis conduziam as negociações junto aos policiais para acalmar a situação. No registro principal, o homem aparece cercado, num campo aberto, por cinco policiais e um civil. São disparados tiros com arma não letal. Após os primeiros disparos, ele correu em direção aos policiais, que efetuaram tiros contra o homem, que foi ao chão. Ao todo, foram 10 tiros.

Segundo a PM, em nota, policiais militares da 51ª CIPM/Conde foram acionados por um morador que dizia que um homem portando uma arma branca, tipo peixeira, estava ameaçando moradores. A mesma pessoa que fez e denúncia informou que, na sexta-feira (27), o mesmo indivíduo havia invadido sua casa, e tentou matar ele, sua esposa e ainda uma outra pessoa, conforme registrado em boletim de ocorrência.

Conforme o comunicado, os policiais deram ordem para que o indivíduo soltasse a faca, quando ele teria ido em direção a um agente, o ferindo com a arma branca. Ainda de acordo com a Polícia, antes dos disparos, os policiais tentaram imobilizá-lo com meios não letais, como o gás espargidor e bala de borracha. Ainda assim, de acordo com a corporação, o homem continuou agressivo, o que motivou os tiros.

Os vídeos sobre o ocorrido serão anexados ao Inquérito Policial Militar (IPM). A ocorrência foi registrada na delegacia territorial do município do Conde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop) já tem o laudo sobre as rachaduras das 26 casas, da Rua Candinho Fernandes, no bairro de Fazenda Grande do Retiro. De acordo com o superintendente Jessé Carvalho o problema foi provocado pelo excesso de água no talude. As famílias estão recebendo o aluguel social no valor de R$ 300,00,  através da Prefeitura e não residem mais no local. Algumas casas estão sendo demolidas. 

“O laudo indicou que as razões da movimentação do terreno foram provocadas devido ao excesso de água no talude. O objetivo do laudo era saber na verdade, se os outros moradores da comunidade, as outras casas corriam riscos. Mas não correm riscos. Nossa preocupação sempre foi no sentido de segurança. Foi constatado que não há insegurança. As casas estão sendo demolidas e todos os  moradores podem  ficar despreocupados”, disse Jessé Carvalho.

Ao todo são  26 famílias que estão recebendo o aluguel social e cada uma delas que se retirou do local procurou a sua nova moradia “a partir de agora a prefeitura vai estudar através de órgãos como a Defesa Civil e   Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) , qual será a melhor forma de realocar essas famílias. Elas irão receber uma indenização de acordo com cada urgência ou receberão um novo imóvel. Mas não será na mesma área”, garante Jessé. 

O problema destas famílias começou em julho deste ano, porém  somente a partir de 20 de agosto durante o período intenso de chuvas, em salvador, os  moradores ficaram preocupados com o aparecimento das  rachaduras e fendas na estrutura das casas. Eles acreditavam, que as rupturas teriam sido ocasionadas por uma obra de contenção de encosta, o que foi descartado pelo laudo da Sucop. Em alguns imóveis, cantos dos muros chegaram a se separar, casos de fissuras também foram relatados. Houve também queda de  azulejos  e afundamento do chão, que em alguns soltou os pisos. As famílias  ficaram assustadas e a Codesal foi acionada, logo providenciando a retirada dos habitantes do local.

A prefeitura ainda não tem ideia de quando pagará a indenização e irá estabelecer definitivamente as famílias em suas novas casas, mas já estuda as possibilidades a serem anunciadas de acordo com cada necessidade. Até a resolução definitiva da situação, as famílias continuam a receber o aluguel social no valor de R$ 300,00.

As famílias reclamam do valor e algumas alegam estar passando necessidade e morando de favor em casa de vizinhos “eu tenho um filho de oito anos e vou aguardar a indenização, por enquanto estou na casa de uma tia”, diz Branca Santos. 

Cristiane Leite também reclama do valor “o valor é muito baixo o valor  do aluguel social e a gente não encontra uma casa aqui no bairro para alugar por esse valor. Estamos desempregados. Não queremos sair daqui já moramos há 15 anos. ”

A Sucop informou que existe acumulo de água no Talude, que no local as famílias não poderão residir ,  mas não explicou a origem dessa água acumulada.Foto Romildo de Jesus. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre 2009 e 2018, a Bahia registrou um crescimento de 189% de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT por acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores. Nos dez anos, o estado somou mais de 126 mil sinistros, ocupando o nono lugar no ranking de pagamentos por unidade federativa. Os dados foram apresentados através de pesquisa realizada pela seguradora Líder. Ao analisar estes números o superintendente de operações da seguradora, Arthur Froes, alerta que é preciso investir em políticas públicas.

 “É importante chamar a  atenção para o aumento de 122,9% da quantidade de motos e ciclomotores em circulação na Bahia entre 2009 e 2018. O cenário mostra, portanto, a necessidade de investir em políticas públicas que ajudem na prevenção das ocorrências, uma vez que a circulação dos veículos de duas rodas tem aumentado no estado. É fundamental a intensificação da fiscalização nas vias, e a conscientização sobre o uso dos equipamentos de segurança e o respeito às leis de trânsito.”

As estatísticas apontam em 2009 , para um total de 918 mortes , 2.323 pessoas  invalidas por acidente e 4.179 que receberam reembolso de despesas médicas e suplementares (DAMS). Já em 2018 estes números passaram para 1. 456 mortes, 8.079 acidentes com invalidez e 2.580 DAMS.

Em Salvador , em 2018 foram 22 mortes e 1.278 acidentados, este ano até o mês de julho foram 27 mortes com 1254 acidentados. O superintendente da Transalvador Fabrizzio Müller diz que “nós da Transalvador já ascendemos nosso sinal de alerta. Está ocorrendo essa crescente de mortes e acidentes em todo o país envolvendo motocicletas. Hoje temos muitas contratações sem levar em consideração como e quem está sendo contratado, pelos Apps, esses aplicativos que fazem entregas. Por vezes temos motoristas que passam em sinal vermelho, não respeitam o limite de velocidade e isso é perigoso tanto para quem dirige como  para o pedestre que fica vulnerável.”

Para tentar reduzir essa crescente de mortes e acidentes com motocicletas a Transalvador lançou o programa “Vivo na Moto”, com palestras e ações de conscientização para quem dirige moto “além  disso neste segundo semestre vamos lançar uma campanha educativa com cartazes, publicidade e outdoor .”

Em todo o Brasil os números são alarmantes. Nos últimos dez anos, o seguro DPVAT pagou 3,2 milhões de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e ciclomotores. Deste total, quase 200 mil pessoas morreram nas ocorrências indenizadas. Outros 2,5 milhões de benefícios foram para vítimas que ficaram com algum tipo de invalidez permanente.

Perfil das vítimas

Os motociclistas são os mais atingidos nos acidentes com motocicletas e ciclomotores eles representam 71% do total de benefícios pagos por ocorrências com motos no período. A maioria dos condutores (75%) ficou com algum tipo de sequela definitiva após o acidente, concentrando mais de 1,7 milhões de pagamentos de seguros. Se comparado o ano de 2009 com o de 2018, houve um aumento de 125% nos casos de invalidez permanente entre condutores.

Os pedestres são o segundo tipo de vítima que mais corre risco nos acidentes com motocicletas e ciclomotores. Em dez anos, foram pagas mais de 493 mil indenizações a pessoas que se deslocavam a pé no momento da ocorrência. Após ser atingida por uma moto ou ciclomotor, a maioria também ficou com algum tipo de sequela definitiva: foram mais de 417 mil sinistros pagos a pedestres vítimas de invalidez permanente no período. Entre 2009 e 2018, o aumento foi de 254%.

As estatísticas por idade seguem o mesmo comportamento. Há dez anos, os jovens de 18 a 34 anos já eram a maioria atingida, com mais de 92 mil benefícios pagos. Só no ano passado, foram 130.365 indenizações pagas para esta faixa etária.

Apesar de representarem apenas 27% da frota nacional, o crescimento do número de motocicletas e ciclomotores no país, nos últimos dez anos, foi de 81,6%. Para Arthur Froes,  o cenário indica uma realidade mais preocupante "a moto é um veículo que mais mata no trânsito brasileiro. Isso é consequência, principalmente, da imprudência. Muitos não usam capacete e outros equipamentos de segurança ao usarem esses veículos. É fundamental que os condutores saiam das autoescolas conscientes da importância da utilização dos itens de segurança e dos perigos de se misturar álcool e direção, bem como do respeito à sinalização.”

O Seguro DPVAT é reconhecido como um relevante instrumento de proteção social dos mais de 208 milhões de brasileiros, oferecendo cobertura abrangente para todas as vítimas de acidentes de trânsito registrados em território nacional. A proteção é assegurada por um período de até 3 anos dentro das três coberturas previstas em lei: morte, com indenização de R$ 13.500; invalidez permanente, com indenização de até R$ 13.500, sendo o valor estabelecido de acordo com o local e intensidade da sequela; e reembolso de despesas médicas e suplementares (DAMS), com valor que pode chegar a R$ 2.700.

O eletricista Renan Rocha, matou acidentalmente, um motoqueiro no acostamento de uma estrada em 2010 e até o ano passado pagava um salário mínimo para o filho da vítima, que era menor “foi uma lição dura, mas aprendi que é preciso estar atento, porém lembro que estava escuro e sem sinalização. Motos e bicicletas precisam estar iluminadas.”

Jonas Santana trabalha na Rappi e se queixa do uso de celular “os motoristas de carro estão sempre ligados no celular. Ficam sem atenção e fecham a gente, semana passada  perdemos um colega na orla por conta disso.” Felipe Costa é colega de Jonas e argumenta que “como os motoristas de carro são muito ligados ao celular, muitas vezes batem na traseira das motos causando acidentes. Em três meses já sofri várias batidas.”

Mas a professora de educação física Eliane Masina diz “eles, os motoqueiros não usam capacete, não usam sinalização, estão sempre correndo e com pressa e acabam cometendo acidentes, muitas vezes com vítimas fatais.”Tda Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em conjunto com Receita e Ministério Público Federal, segunda fase da Operação “E o Vento Levou” foi deflagrada hoje (25).  A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (25) a segunda fase da Operação “E o Vento Levou”, trabalho conjunto da PF, da Receita Federal e do Ministério Público Federal. 

Foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo sete mandados de busca e apreensão para endereços das pessoas e empresas nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Salvador, Lauro de Freitas, Milagres (BA) e Nova Lima (MG). A primeira fase da operação teve como foco o desvio de dinheiro da empresa Cemig Geração e Transmissão por meio do aporte de R$ 850 milhões na empresa Renova Energia SA, com posterior repasse de parte deste recurso por meio do superfaturamento de um contrato com a empresa Casa dos Ventos. Também teria ocorrido escoamento dos valores por transferência a várias empresas.

Em seguida, de acordo com a PF, o dinheiro foi convertido em espécie e distribuído a diversas pessoas. A segunda fase deflagrada hoje tem como escopo o destino final do dinheiro. As provas produzidas até o momento apontam para pessoas e empresas baianas e de Minas Gerais.

Aos investigados, poderão ser imputados, na medida de sua participação nos fatos, os crimes de associação criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, e falsidade ideológica, cujas penas, somadas, podem resultar de nove a 38 anos de prisão. Foto, MArcelo Camargo, Ag. Brasil

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu hoje no município de Santo Antônio de Jesus uma situação incomum: na manhã desta segunda-feira (22/07/2019), um galho de uma árvore situada na Avenida Juracy Magalhães despencou em cima da cabine de um caminhão que se encontrava no local e causou danos ao veículo, contudo, ninguém ficou ferido. Posteriormente, uma equipe da Prefeitura do município se deslocou para averiguar o fato ocorrido e tomar as devidas providências.

Torna-se imperativo que a administração municipal providencie podagem de árvores, não apenas na Avenida Juracy Magalhães mas, também, em outras artérias que estão oferecendo perígo não apenas aos ve~iculos que trafegam no dia a dia mas, também, aos transeuntes que estão expostos. Fonte, Tvnoticias24horas. com.br. Foto,reprodução whatsapp. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Três pessoas de uma mesma família morreram e outras duas ficaram feridas em um grave acidente de carro na BR-101, perto do município de Esplanada, no nordeste baiano. O caso aconteceu na manhã de ontem (21), em um local conhecido como curva da Jiboia, e chovia bastante no momento do acidente.

De acordo com a polícia, as vítimas são da cidade de Acajutiba, que fica a cerca de 50 km de Esplanada. O caso foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Civil.
O acidente aconteceu quando uma caminhonete bateu a lateral na frente de um caminhão, após o motorista do veículo menor perder o controle da direção, e caiu de uma altura de cerca de três metros, em uma ribanceira.

Os mortos foram identificados como Marcos Alves dos Santos, 39 anos, João Batista Santos, 24, e Euler de Jesus Freitas Santos, 18. Os três morreram no local do acidente. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Alagoinhas, e não há informações sobre os sepultamentos.

Já os feridos são Joel Domingo Souza dos Santos, 47 anos, que é pai de Euler, e Lafaiete de Carvalho Gonçalves, 27. Os dois foram socorridos pelo Samu e encaminhados para o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

O motorista do caminhão não ficou ferido. Ele foi ouvido por agentes da PRF e liberado em seguida. O acidente deixou parte da pista interditada até por volta das 13h30, quando os corpos e os veículos envolvidos foram retirados do local.Foto arquivo pessoal. Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O padre Marcelo Rossi sofreu um ataque na tarde desta quarta-feira (14) enquanto celebrava uma missa em um evento para jovens da Canção Nova. Um vídeo extraído da transmissão da missa flagra o momento em que uma mulher, ainda não identificada, invade o espaço onde o padre dava o sermão e o empurra do palco. A reação dos fieis é imediata, com muitos gritos. De acordo com o G1, Marcelo Rossi não ficou ferido e voltou ao palco minutos depois para continuar a celebração. A PM informou que a ocorrência está sendo feita pela Canção Nova, porque o Padre Marcelo Rossi decidiu não registrar a agressão. Segundo acompanhantes, a mulher, que tem 40 anos, sofre de transtornos mentais.Vídeo, Youtube, Wemerson Schneider.Foto reprodução Youtube. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Pedro Alexandre (localizada a 448 km de Salvador) decretou situação de emergência e calamidade nesta quinta-feira, 11, após problema na barragem do Quati. Até a noite desta quinta, não há relatos de mortes e feridos.

>>Rui Costa se pronuncia nas redes sociais sobre problema em barragem

O decreto foi publicado no Diário Oficial do município e solicita a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em ações de resposta ao desastre que atingiu a região, agindo na reabilitação, reconstrução e desobstrução dos locais afetados.

A publicação também informou a necessidade de voluntários e campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo e facilitar as ações de assistência às pessoas que foram afetadas pelo desastre.  As aulas no município também foram suspensas, sem previsão de retorno, pois a tragédia impossibilitou a circulação de pessoas pela cidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Ford convocou os proprietários de 143.514 unidades dos modelos Ka hatch e sedã por risco de curto-circuito e incêndio. O recall afeta veículos ano/modelo 2018 e 2019. Segundo a Ford, o chicote do sistema de monitoramento pode ter sido montado de forma incorreta, ficando preso entre a bateria e seu respectivo suporte. Por causa da falha, o chicote pode ser esmagado e danificado, causando o referido curto-circuito.

De acordo com a fabricante, a partir de 22 de julho, os clientes devem agendar em uma concessionária a instalação de isolamento e de clipe de retenção do sistema de monitoramento da bateria - caso seja necessário, o chicote também será substituído.

Os alvos são clientes dos seguintes chassis:

+ Modelo 2018
Chassis de J8159050 até K8206504 (8 últimos dígitos)
Fabricação de 11/6 a 10/7/18

+ Modelo 2019
Chassis de K8164645 até K8366999 (8 últimos dígitos)
Fabricação de 11/6 a 15/5/19

Para agendamento e mais informações Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O piloto de um avião bimotor King Air C90A morreu na manhã deste sábado (6) durante um voo entre a Bahia e São Paulo. O copiloto teve de assumir o comando da aeronave e fazer um pouso de emergência em Campo Grande. A causa da morte ainda não foi informada.
A aeronave, um King Air C90A, é de uma empresa agropecuária que possui propriedades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O piloto, Benedito Fernando Ricci, de 59 anos, e o copiloto, Matheus Pasquotti, transportavam um passageiro.
Segundo a Infraero, o voo seguia de Barreiras, na Bahia, para Americana, em São Paulo. No meio do trajeto, Benedito passou mal e desmaiou. Pasquotti assumiu o comando da aeronave e, após pedir autorização à Infraero e comunicar o ocorrido, fez um pouso de emergência em Campo Grande, por volta das 10h03.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um acidente envolvendo um caminhão da banda do cantor Léo Santana deixou duas pessoas mortas na BR-116, na altura da cidade de Itatim, a cerca de 220 km de Salvador, no sábado (6). A informação foi confirmada pela assessoria do artista.
Conforme a nota divulgada pela produção do cantor, neste domingo (7), as vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda. Não há informações sobre as causas do acidente.

No Storie do Instagram, Léo lamentou o acidente e falou sobre a relação com as vítimas.
"É muito 'punk' ter que trabalhar quando se recebe uma notícia ruim, drástica. Um caminhão da minha banda, da minha equipe, com duas pessoas que trabalhavam na equipe da gente acabou batendo de frente com uma carreta. Os dois vieram a falecer. Ter que trabalhar com isso na cabeça é muito forte, é muito punk. Fica meus pêsames para os familiares do Gustavo e do Nabo, que eram moleques que eu gostava demais. Que Deus conforte os corações de vocês", disse o artista.
Léo fez shows na noite de sábado em Fortaleza e em São Gonçalo do Amarante, ambas no Ceará. A agenda do artista segue normalmente.g1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vítima de um acidente de trânsito, quando trafegava  pr~´oximo à cidade de Cruz das Almas, recôncavo baiano, o empresário Nilson Borges (CODICAL) , está internado, desde o dia 12 de junho. Retornava da capital do Estado quendo, seu veículo, SW4 se chocou na parte traseira de um caminhão que era conduzido na mesma direção. 

Internado na UTI do Hospital Aliança, em Salvador, desde o dia 12 de junho, ele necessita de doações de sangue tipo O+ (positivo) ou O- (negativo).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como na capital do Estado e diversas cidades do interior, a data de 2 de julho é comemorada em homenagem à Independência do Brasil, na Bahia. E, em Salinas da Margarida, recôncavo  baiano, não é diferente. Nesse terceiro ano da atual gestão municipal, sob a égide de Wilson Pedreira/Zelito, a tradição continua. Na manhã dessa terça-feira foi realizado um desfile cívico com centenas de participantes.

CORTEJO DA CABOCLO

O cortejo que saiu da Praça do Porto da Telha percorreu um longo trajeto até o Largo Dois de Julho, no centro da cidade. A frente, a imagem da cabocla, reverenciando a força nativa sobre as tropas lusitanas derrotadas em 1823. Estudantes, agremiações de karatê, capoeira, etc. desfilaram durante todo o trajeto sob animação protagonizada pelas fanfarras que, logo após o desfile, efetuaram apresentações na área do mercado.

Dentre as personalidades presentes, Wilson Pedreira e Zelito (prefeito e vice, respectivamente), secretários municipais Mara (Educação), Robson Marcelo (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), Lorena Pedreira (Desenvolvimento Social), Memezinho (Planejamento), Chico (Saúde); vereadores Miguel (Presidente da Câmara, Terrinha, Roger; professores, estudantes e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

ADMINISTRAÇÃO DOOU ÔNIBUS 0KM PARA ENTIDADES CULTURAIS DO MUNICÍPIO

Ao contrário de muitos municípios de todo o país que não valorizam arte e cultura (nos momentos de dificuldades é a primeira pasta a ser sacrificada), Salinas dá um exemplo para todo o país no momento em que efetua doação de um ônibus adquirido com recursos próprios (R$786.000,00), às entidades culturais FAMIS, BAMEM. FAMSAM, BANSEC e BAMUC, fanfarras que participaram do desfile cívico e que, a partir de agora, terão muito mais condições de tão bem representar o município fora de seu território. 

PRONUNCIAMENTOS 

Logo após pronunciamentos por parte do vice-prefeito, secretária de Educação e vereadores, o prefeito, utilizando-se do microfone, logo após agradecimentos, discorreu sobre a importância da comemoração em epígrafe e, aproveitando o ensejo, discorreu sobre algumas das mais recentes ações de seu governo. Falou, também, sobre assinatura de ordens de serviços para pavimentação de diversas ruas.  Representando a imprensa do município e região, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Tv Notícais 24 horas, Jornal Regional e Ascom municipal, Agência SINAPSE (Pedro). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bandas garantem shows com sucessos para embalar público de várias idades 

Queridas pelo público, Saia Rodada e Limão com Mel vão levar seu forró eletrônico para Santo Antônio de Jesus. As bandas estão entre as 29 atrações confirmadas nos palcos Gonzagão e Dominguinhos durante a temporada junina da cidade, que começa oficialmente no dia 20 e segue até o dia 24.

Comemorando 19 anos de trajetória, a primeira chega à cidade no dia 22 com Raí Soares à frente, emprestando sua voz potente a um repertório novo, recheado de hits, como “Bebe e vem me procurar”. A estourada "Filho do Mato" também não pode faltar, afinal seu clipe já soma mais de 91 milhões de visualizações Youtube, consolidando a banda potiguar no cenário musical.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A família de uma jovem que morreu em um acidente de moto será indenizada em R$ 200 mil por uma autoescola de Camaçari. O acidente aconteceu em maio de 2015. Ela fazia aula prática de motocicleta próximo ao Espaço 2000, em um local onde iniciantes costumavam treinar. A vítima acelerou demais a moto, invadiu a pista principal da Avenida Jorge Amado e foi atingida por um carro modelo Fiat Strada. Ela chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Geral do Estado. 

A família da aluna, na ação, afirma que a culpa do acidente é da autoescola, e indica que houve “negligência, imprudência ou imperícia”. A família disse o local para as aulas não era próprio para o ensino automobilístico. Além de indenização por danos morais, pediu reparação material de R$ 1,2 mil pelo serviço da autoescola, além de R$ 2,5 mil por despesas funerárias. O centro de formação de condutores, em sua defesa, afirma que no local sempre foi permitido ministrar aulas, tanto que outras instituições de ensino também levavam alunos para praticar a direção no Espaço 2000. Ainda alegou que não poderia ser culpada pelo acidente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Parte de uma das paredes (talude norte) da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, se desprendeu nesta sexta-feira (31). A Barragem Sul Superior, a 1,5 km da mina, não foi afetada, segundo a Vale.

"A Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira, 31/5, o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). Esses blocos se acomodaram no fundo da cava. As primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências", diz a nota da mineradora.

A princípio, a mineradora, Defesa Civil e Agência Nacional de Mineração temiam que a constante movimentação do talude provocaria a sua queda de forma brusca. Em um cenário mais grave, a vibração do colapso poderia causar o rompimento da Barragem Sul Superior.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O pai do cantor Gabriel Diniz, Francisco Diniz, afirmou que o filho não estava "de carona" no avião que caiu na tarde de hoje (27), na região sul de Sergipe.

“Foi fretado aqui em Alagoas para fazer o traslado. Foi pago. Não foi carona. Ele se consultou com o médico de manhã e retornaria para Alagoas. Infelizmente estava chovendo muito e terminou assim”, disse em entrevista ao Cidade Alerta. Os amigos do cantor haviam dito que o músico não tinha alugado o avião e que teria pego uma carona com um amigo piloto.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um motociclista, de identidade não revelada, foi resgatado na manhã desta segunda-feira, 27, após ficar preso embaixo de um carro em Santo Antônio de Jesus (distante 187km de Salvador).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a moto que ele conduzia colidiu com o veículo, que atropelou e ficou em cima dele.

Após ser resgatado pelos bombeiros, o motociclista foi levado a uma unidade de saúde por equipes do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu). O seu estado de saúde não foi informado. Fonte, A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O talude da barragem de mina da Vale em Barão dos Cocais (MG) está cedendo até 16cm por dia no pé do paredão, considerado o ponto mais crítico. As informações são da Agência Nacional de Mineração, e o chefe da Divisão de Segurança de Barragens disse que não é possível prever o dia em que ocorrerá o rompimento do talude, mas que a tendência é que ocorra neste fim de semana.

O rompimento deste talude pode causar uma reação em cadeia e desencadear o colapso da barragem. Outro cenário possível, menos grave, é que ele faça transbordar a água de uma estrutura da barragem, contaminando rios da região da mina. Em nota, a Vale disse que reforçou todas as medidas preventivas na cidade desde o dia 8 fevereiro.Foto reprodução, G1 MG. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Civil de São Paulo deve indiciar o empresário Jorge Sestini pela morte de sua mulher, a modelo Caroline Bittencourt, 37 anos, no dia 28 de abril, em Ilhabela (litoral norte de São Paulo), após uma tempestade atingir a embarcação e jogá-la ao mar. Sestini deve responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). De acordo com as investigações da Polícia Civil, o empresário assumiu o risco ao aceitar embarcar mesmo após os responsáveis pelo barco afirmarem sobre os perigos do mau tempo.
 
Ainda de acordo com o registro da Polícia Civil, o empresário foi expressamente advertido sobre o risco de tempestade e embarcou, juntamente com a modelo, sem providenciar os coletes salva-vidas para Caroline.A informação foi dada no Cidade Alerta, da Record TV.  
Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o caso segue sendo investigado pelo 1º DP de São Sebastião. A pasta disse que a polícia segue ouvindo testemunhas para esclarecer todas as circunstâncias.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Um veiculo pegou fogo em um posto de combustível, na manhã desta sexta-feira, em Ipiaú (a 362 km de Salvador). O carro, modelo fiesta, parou no estabelecimento para abastecer e acabou sendo atingido pelas chamas no compartimento onde fica o motor.

O fogo foi imediatamente percebido pelos frentistas, que ajudaram a remover o automóvel para distante das bombas de combustíveis e controlar o fogo com a utilização de extintores e água. Ninguém ficou ferido. O incêndio pode ter sido causado por algum curto circuito na instalação elétrica do veículo.

As informações são do Giro Ipiaú. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas no acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (29) em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, no sudoeste. O veículo, fretado, voltava de Salvador com destino a São Paulo e transportava 45 torcedores do Corinthians (ver aqui), que assistiram neste domingo (28) à partida do time paulista contra o Bahia, em Salvador (clique aqui). 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, via Blog do Anderson, a suspeita é que o motorista do veículo tenha perdido o controle da direção devido “forte cerração” [neblina], vindo a tombar na altura do km 805 da rodovia, próximo ao posto de combustíveis São Jorge. Era por volta das 4h quando ocorreu o acidente. 

Ainda segundo a PRF-BA, as vítimas tiveram ferimentos leves e foram levadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital São Vicente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um delegado da Polícia Civil morreu após ser baleado por policiais militares, durante uma ação policial, na madrugada deste domingo (28), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com o G1, informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), dão conta de que os PMs, que integram o 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), estariam apurando uma denúncia de roubo, na Avenida Mário Padre, quando ocorreu o caso.

O órgão não detalhou quantos policiais militares participavam da ação e nem como ocorreu o disparo contra a vítima. O delegado, identificado como José Carlos Mastique de Castro Filho, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna. 

O caso está sob investigação da 6 Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin). Em nota, a SSP-BA informou que Corregedoria Geral da SSP acompanha as o caso. O órgão não informou se os PMs envolvidos na ação foram afastados.Com informações do G1. Tribuna da Baia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um incêndio atingiu destruiu parte da igreja matriz da cidade de Monte Santo, a 360 km de Salvador, na madrugada deste sábado (20). Sacristia, cortinas e o teto da igreja foram atingidos pelo fogo. Segundo informações do BNews, não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou.Os moradores tentaram apagar as chamas e usaram carros-pipas. Os voluntários também atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. Quando o fogo foi controlado, parte da igreja já havia sido destruída. Os bombeiros chegaram por volta das 7h30 e fizeram o rescaldo para evitar novo incêndio. Com informações do BNews

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dançarina da banda La Fúria Elizabete Gonçalves, conhecida como "Japinha Negra Japa", foi esfaqueada na noite de ontem (16), em Itapuã. Segundo informações preliminares, ela teria sido assaltada. A assessoria do grupo musical informou que ela foi submetida a uma cirurgia no Hosptal da Cidade e o quadro é estável. Foto reprodução Instagram. Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Conforme Polícia Militar (PM), caso ocorreu na Rua do Campo, atrás do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas. 

Quatro pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas depois que um botijão de gás explodiu dentro da casa onde elas estavam, no bairro de Vale das Pedrinhas, em Salvador, no fim da manhã de sexta-feira (12).

Conforme a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu na Rua do Campo, atrás do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) fazem o atendimento no local. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana. Não há informações sobre o estado de saúde delas.Por conta da explosão, duas casas tiveram a estrutura danificada. Segundo uma moradora, a explosão estremeceu tudo.

"Foi um barulho muito forte. Estremeceu todas as casas da rua. Mas não sabia o que era. Quando cheguei na porta, vi muita fumaça e os bombeiros, polícia e Samu no local", disse Juliana Santana, operadora de caixa. As informações são do portal G1 Bahia.Tribuna da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A chuva que atingiu a região do Vale do Jiquiriça fez com que a lama e entulhos tomassem parte da rodovia BR-420, entre os municípios de Itaquara e Santa Inês, nesta sexta-feira (5), segundo o blog Marcos Frahm. A previsão para a região do Vale do Jiquiriça é de chuva para todo o final de semana.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caminhoneiro Alan Dias Carvalho, de 33 anos, ficou ferido após o veículo que dirigia cair em uma ribanceira na BA-148, trecho de Rio de Contas, situado na Chapada Diamantina, distante 736 km de Salvador, na madrugada desta terça-feira, 26.

Segundo informações do site 97 News, o acidente aconteceu na “Curva do S”, trecho bastante perigoso da rodovia. O caminhão Mercedes Benz 2324, placa OGY-9191 de Salgado (SE), estava carregado de cebolas e apresentou falhas mecânicas. 

O motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi encaminhado ao Hospital de Livramento de Nossa Senhora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma escada rolante do Shopping Paralela causou pânico em frequentadores do local hoje (22). De acordo com o Bahia Notícias, o equipamento entortou degraus. A escada rolante em questão fica próxima à praça de alimentação.

Clientes que estavam no centro comercial no momento do problema técnico relataram que foi possível ouvir um estrondo, e que uma pessoa estava usando o equipamento, mas conseguiu pular os degraus com problemas e não se machucou.

Em nota, o Shopping Paralela confirmou o problema na escada e afirmou que a escada rolante ficará desligada para manutenção. "O equipamento foi interditado para análise técnica e reparos após o horário de funcionamento do centro de compras", diz trecho do texto. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ciclone que devastou Moçambique e depois o Zimbábue deixou até o momento 557 mortos, além de provocar inundações, destruir estradas e cortar comunicações no Malauí, afetando pelo menos 1,7 milhão de pessoas.

De acordo com a Cruz Vermelha, a cidade portuária de Beira sofreu danos maciços com o rompimento de uma barragem, o que piorou ainda mais a situação. Os moradores sofrem com escassez de alimentos, água e outros itens essenciais.

O ministro da Terra e do Meio Ambiente, Celso Correia, disse hoje (22) que cerca de 15 mil pessoas estão desaparecidas em Moçambique. Há temor de que o número de mortos ainda possa crescer significativamente.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Empresa chegou a apresentar projeto, mas não concluiu etapa de vistoria prática. 

A fábrica de colchões no bairro de Valéria, em Salvador, que foi atingida por um incêndiona manhã de terça-feira (19), não tinha licença do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada pelo capitão da corporação, Carlos Grimaldi, nesta quarta-feira (20).

Segundo o capitão, a empresa tinha começado o processo do projeto de licenciamento, que chegou a ser aprovado, mas não concluiu o processo.

"Essa empresa começou o processo de licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros no meio do ano passado [2018]. A empresa conseguiu fazer aprovação do projeto, onde um engenheiro [fez] um dimensionamento, em planta, [verificou] a necessidade de acordo com a nossa legislação", afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O incêndio, que ocorre na manhã desta terça-feira (19) em uma fábrica, começa a atingir casas no bairro de Valéria, em Salvador (veja aqui).

O fogo destruiu o telhado de uma residência, que caiu. Um veículo do Corpo de Bombeiros, com 10 mil litros, já esgotou ao tentar apagar o incêndio. Não se tem registro de vítimas e as causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo a investigação, após atirar nos alunos, Guilherme Monteiro teria matado Luiz Henrique de Castro e se matado em seguida. Um dos assassinos dos alunos e funcionários da Escola Estadual Professor Raul Brasil matou o comparsa e depois se matou, segundo informações da polícia. A investigação aponta que Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, matou Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, e depois se suicidou.
Segundo a polícia, os dois tinham um pacto de que fariam o ataque e depois se matariam. E que andavam pesquisando na internet massacres em escolas dos Estados Unidos.
Além dos assassinos, outras oito pessoas morreram nos ataques na escola. 

Assassinos são ex-alunos da escola
Autores do massacre em Suzano eram amigos de infância e moravam na mesma rua
Os dois assassinos que mataram nesta quarta-feira (13) oito pessoas em Suzano (SP) eram ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil, alvo do ataque, disse o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos. De acordo com ele, os cinco alunos assassinados tinham entre 15 e 17 anos de idade. Também foram mortos duas funcionárias do colégio e o proprietário de uma loja próximo ao local.
Segundo o secretário, ainda não se sabe a motivação do crime. "É a grande busca: qual foi a motivação dos antigos alunos", disse Foram feitas buscas na casa dos assassinos, e a polícia recolheu pertences dos dois.
Monteiro deixou a escola no ano passado após "problemas" – o secretário não foi claro se ele foi expulso ou se saiu por conta própria.





Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante a Operação Carnaval 2019 , a Transalvador realizou uma fiscalização intensa, com blitzes diárias no sentido de educar os foliões motoristas. 2.666 condutores foram abordados, entre quarta (27 de fevereiro) e terça- feira (5 de março), pelas equipes ,  um número 4% maior, que o ano passado, quando 2.543 condutores passaram pelas blitzes.  O resultado foi de  290 motoristas autuados,  dois levados para a delegacia e 245 CNHs  recolhidas, em relação a aplicação da Lei Seca. Em 2018, no mesmo período,  foram 324 CNHs recolhidas, o que representa uma queda de 25%este ano.  

“Todos sabem que a combinação de álcool e direção é um dos grandes causadores de acidentes de trânsito. Infelizmente alguns condutores ainda insistem em cometer este tipo de infração, pondo em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas que tenham buscado outras formas mais responsáveis e seguras de voltar para suas casas”, afirmou Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador.

Condutores profissionais também participaram  das abordagens de Lei seca. A equipe de Educação para o Trânsito abordou 1.540 taxistas, 959 motoristas de ônibus, 159 mototaxistas e 1.551 motoristas a serviço da Prefeitura Municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Poliana Antunes

Antes, no século XIX até principio do século XX, o Taboão era um grande bairro residencial e sofisticado.  Famoso pela comercialização de produtos plásticos, couro e decoração, atualmente a rua abriga outros segmentos do comércio, como gráficas e restaurantes. 

Diferente do século passado, a Taboão apresenta outra realidade. Buracos nas ruas e nas calçadas, fiação exposta, falta de acessibilidade e sinalizações de trânsito são alguns dos problemas enfrentados por quem mora e trabalha no local. A situação tem sido motivo de reclamações dos lojistas, moradores e pessoas que circulam pela região. Conhecida como um dos maiores e mais importantes polos de vendas de artigos para sofá, persianos e tecidos, a Rua do Taboão faz parte do Centro Histórico de Salvador no bairro do Pelourinho, onde tem uma gama de casarões tombados e preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.

A rua faz a interligação do Comércio com o Centro Histórico, Baixa dos Sapateiros e o Santo Antônio Além do Carmo.  Degradados, os casarões antigos, que chegam até cinco andares, abrigam nos cômodos superiores moradores e principalmente os depósitos das lojas que funcionam no térreo. Muitos deles escorados por ferros e madeiras, chamam atenção e amedrontam moradores e visitantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O bairro é novo e possui poucas moradias em construção. Segundo a prefeitura, o reparo na rua será feito pela construtora responsável pelo loteamento, que fará a obra na semana que vem.
"A Prefeitura já notificou a empresa responsável pela implantação do loteamento, que esteve no local hoje e programou o reparo para a próxima semana, devido as chuvas", informou a prefeitura.
Enquanto o conserto não é feito, a rua segue interditada. "Como já citado, é um loteamento novo, com residências em construção, assim a interdição causa menos transtornos", afirma o Executivo.Fotos, reprodução EPTV. G1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta quinta-feira (28), a Praça Padre Matheus foi palco de uma simulação de acidente de trânsito, realizada pela SMTT, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e UFRB, através do Centro de Formação de Professores de Amargosa e Associação Internacional dos Estudantes de Medicina. 

O objetivo do simulado foi alertar para o risco de acidentes nas vias urbanas e as providências que devem ser tomadas para atendimento de emergências e socorro às vítimas. No evento, atores encenaram um acidente entre um carro e uma motocicleta, com três vítimas: dois adultos que se feriram gravemente e uma criança que veio a óbito após ser arremessada do veículo por não estar usando cinto de segurança. O SAMU e a SMTT foram acionados através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) e prestaram socorro, além de ordenarem o trânsito e acionar a Polícia Técnica para remoção do corpo da vítima fatal. 

O alerta serve para educar motoristas e pedestres para os cuidados ao trafegar, cumprimento das leis de trânsito e instruir sobre as ações prejudiciais após acidentes, como aglomerações, filmagens, falta de agilidade ao solicitar o socorro, manipulação das vítimas e dificultar a passagem dos órgãos de emergência. “Em uma situação real é importante manter a calma, ligar para os órgãos competentes e aguardar atendimento. Às vezes, com intenção de ajudar, pode-se colocar a vítima em risco ou causar ainda mais transtornos”, afirmou o Secretário Clóvis Esequiel. 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou hoje (27) pela manhã a interdição do centro de treinamento (CT) do Flamengo, local onde ocorreu o incêndio que matou dez atletas das divisões de base do clube no dia 8 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo a publicação, os fiscais da prefeitura estão no CT acompanhados da Guarda Municipal para garantir que a ordem seja cumprida. A determinação de interdição por parte da prefeitura já havia sido feita para que o Flamengo fechasse todo o CT, cumprindo uma ordem dada há dois anos.

Ainda de acordo com O Globo, a agremiação não acatou a ordem nem em 2017 e nem na semana retrasada, apesar do incêndio. A prefeitura do Rio alega que o Flamengo construiu um alojamento sem que nunca tenha pedido licença para sua instalação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um eletricista morreu na tarde desta segunda-feira, 25, após sofrer uma descarga elétrica, enquanto trabalhava em um colégio particular da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. Segundo informações do site Sul Bahia News, Roberto Paulo Leal Silva, de 51 anos, realizava um serviço nas instalações elétricas do pátio da Escola Miguel Afonso, quando ocorreu o acidente.

Ainda de acordo com o site, funcionários que estavam no local relataram ter escutado o barulho da queda de Roberto. O Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

Ao Sul Bahia News, a direção do colégio informou que o eletricista costumava prestar serviços esporádicos à instituição. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do munícipio, onde passou por exames de necropsia.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Boechat, veio a óbito na quinta-feira (14). Philomena Augusto da Silva, 80, sofria de câncer e estava internada em estado terminal. Diante da situação, ela nem chegou a saber da morte do filho, ocorrida na segunda (11), três dias antes. 

Segundo informações do G1, o outro filho de Philomena, Rogério Quattrucci, também faleceu em um acidente de helicóptero, mas em 1998. 

MORTE DE BOECHAT

Seu filho, Ronaldo, pilotava o helicóptero que levava Boechat de volta à cidade de São Paulo. A aeronave caiu na Rodovia Anhanguera e bateu na parte dianteira de um caminhão que trafegava pela via. Com isso, Boechat e Ronaldo morreram na hora Bahia Noticias. 


Enquete


PodCast