Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Santo Antonio de Jesus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fatia substancial de "brasileiros" (principalmente do sul e sudeste) que, na verdade, parece desconhecer toda uma realidade socioeconômica e política deste país, nutre preconceitos contra os nordestinos. Ridicularizam-nos acintosamente, de forma desrespeitosa. Se Bolsonaro não venceu no norte/nordeste, por exemplo, é culpa dos nordestinos que, segundo eles, são insignificantes e só pensam em bolsa família. Ou seja, generalizam a partir de um segmento da população que, infelizmente, à luz das condições de vida e dos desafios que vêm enfrentando ao longo do tempo (ensejados por fatores climáticos e descasos governamentais nas três esferas de governo, com relação à saúde, educação, moradia, oferecimento de oportunidades de emprego, etc), servem de exemplo aos seus devaneios preconceituosos. 

É inconcebível e extemporâneo que críticas depreciativas sejam afloradas, atingindo todo um conglomerado populacional que faz parte da historicidade deste país. Nordestinos que com muita bravura lutam contra os rigores da seca, contra os rigores da falta de oportunidades de trabalho e que, infelizmente, são "maculados" de forma "draconiana", à luz da teoria do "determinismo geográfico". Até quando o norte e nordeste será visto sob essa ótica? Até que ponto as escolas têm se preocupado (principalmente no sul e sudeste) em mostrar a realidade deste país e o que se tem feito para que, paulatinamente, soluções tangíveis sejam encontradas? Como combater os efeitos se as causas continuam sendo alimentadas por ideias preconceituosas, nefastas?  Veja texto que versa sobre  DETERMINISMO GEOGRÁFICO, com referências aos pensamentos de Friedrich Ratzel (1844 – 1904) , geógrafo alemão,  e Carl Ritter (1779 – 1859).  

Não devemos silenciar diante de fatos dessa natureza porque, direta ou indiretamente, somos atingidos. Não é porque não nos inserimos nas regiões menos castigadas do norte e nordeste que devemos nos calar. O norte e nordeste é penalizado quando se estabelece uma política tributária que ceifa, no nascedouro, nossos direitos. É penalizada quando investimentos não são direcionados para essa região. É penalizada quando se castra do Estaleiro do Paraguaçu, em Maragojipe, a oportunidade de gerar emprego e renda a tanta gente. É penalizada quando a agricultura não recebe incentivos suficientes para manutenção do homem no campo, produzindo e oferecendo aos seus filhos, condições dignas de  subsistência. É penalizada quando a população elege determinados representantes que só pensam em seus botões. A luta, portanto, é de todos. A Tvsaj, por exemplo, veste essa camisa. É preciso, é imperativo que as desigualdades sejam diminuídas de forma paulatina. Toda política excludente é perniciosa e impõe uma dívida que, lá na frente (não tão lá...),  será cobrada.

Se hoje convivemos com “bolsões de misérias” nos grandes centros urbanos, a culpa não deve ser atribuída, apenas, ao crescimento populacional. Longe disso: o êxodo rural forçado acabou por fomentar um deslocamento de grandes massas, principalmente,  às periferias, à luz da falta de melhores condições de ensino, saúde, estradas, etc, ao homem do campo. A violência que emerge no seio da sociedade não deve, evidentemente, ser atribuída apenas, aos moradores das periferias. Eles são os mais penalizados pela falta de melhores condições de vida. O divisionismo (apartheid social) existe. É uma realidade que, apesar de ser vista, "não é enxergada". Como minimizar as arestas? Como romper os casulos? 

Diante dessa citação, você, leitor,  poderá retrucar: - No momento em que você “direciona a violência” às periferias, está, também, incorrendo em DETERMINISMO GEOGRÁFICO...!” Conforme frisamos, a violência se insere no seio de todas as vertentes da sociedade. Os tipos de crimes  são diferenciados. Obviamente, eles se encaixam às circunstâncias. Há criminosos em todas as vertentes sociais. No momento em que políticas sociais sejam desenvolvidas, tendências estatísticas são modificadas. Dissonâncias à parte, o objetivo deste texto é de, justamente, gerar REFLEXÕES, de maneira que cada um possa, de alguma forma, contribuir para que todo esse processo de degradação seja retrocedido. Inserção de imagens ilustrativas  (divulgação, na internet).

VEJA TEOR DA MATÉRIA, em LEIA MAIS  com o título "Internauta deve pagar multa de R$ 5.7 mil por ofensas a nordestinos", pertinente a esse assunto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB - Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e Castro Alves, na Bahia, desde 2015. Um dos idealizadores do evento, Pietro Baddini contou a história da competição que passou a ser considerada uma das cinco maiores provas de Mountain Bike do país. “Santa Teresinha é a capital baiana do Voo Livre, e naquela região tem uma formação rochosa que é única do mundo, chamada de Inselbergs. Através de um estudo feito pela Ufba [Universidade Federal da Bahia], foi constatado que aquela região tem o maior conjunto de torres de pedra do mundo, chamada de placas tectônicas de Jequié. Essa região era explorada pelo voo e eles viram o potencial de trilhas no local. Resolveram fazer uma prova de Mountain Bike, que é de subida, e o principal intuito é o Challenge”, explicou ao Bahia Notícias.

A prova é uma das mais belas do Brasil | Foto: Divulgação 

A competição, marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril, também tem crescido em participação. Segundo Pietro, a 1ª edição contou com 178 atletas de alguns estados do Brasil. No ano seguinte, a competição recebeu 600 ciclistas. No 3º foram 800 e no 4º ano 1.000 competidores. Nesta temporada serão 1.527 participantes. Outro recorde quebrado para esse ano foram as inscrições femininas. Mais de 200 mulheres vão participar. 

Inicialmente, a prova era disputada em um único dia com um percurso de 100km. Porém, após duas edições, a competição mudou para 100 milhas em dois dias, divididos entre Mata Atlântica e Caatinga nos Inselbergs. 

“É um Challenge de 100 milhas. Como a região tem uma trilha muito dura, ficaria impossível o atleta fazer em um dia. A prova terminaria de madrugada, caso fizéssemos isso. Resolvemos fazê-la em dois dias, sendo que no primeiro na Mata Atlântica e no segundo dia na Caatinga. Tem uma região que no mesmo lugar existem dois biomas, com a mata Atlântica de um lado e a Caatinga do outro. O primeiro dia é o de maior ascensão, é quando você sobe mais. São quase 2.500m. A prova completa tem um acúmulo de 4.500m de ascensão”, explicou Pietro.

Os ciclistas enfrentam diversos cenários | Foto: Divulgação 

Presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Orlando Schmidt destacou a importância do evento para o município de Santa Teresinha: “O desenvolvimento da cidade e da cultura é um legado que não tem preço. A Federação está muito satisfeita com esse legado. Abrimos as inscrições e em 12h mais de 1.500 ciclistas se inscreveram, o que nos deixou bastante emocionados”, disse o mandatário da entidade. 

“Santa Teresinha não tinha nem sequer uma pousada, eram apenas estalagens. Atualmente temos sete pousadas e um hotel fazenda. Ela vira um grande dormitório. Esse ano, mais de 220 residências foram alugadas, que é um incremento de mais de R$ 1,5 milhão. Não só para a cidade, mas também em Castro Alves, Itatim, Milagres, todos os locais são ocupados. O evento chega a receber oito mil pessoas, entre turistas e atletas”, completou Pietro. 

Santa Teresinha é o Centro Esportivo do evento. Toda estrutura da prova é montada na cidade, desde a largada, premiação, logística, entre outros. O cenário do município também é destaque. Ventos, chuva, calor e frio fazem parte da prova em um mesmo dia. 

Ainda segundo Pietro, os atuais campeões são os baianos Caroline e Kennedy Lago, que é atleta profissional: “Infelizmente ele não poderá participar neste ano por estar em outro evento. Porém, Mário Veríssimo, que é o atual Campeão Brasileiro de Maratonas, irá participar”, disse Pietro.

Um dos idealizadores, Pietro entrega premiações | Foto: Divulgação  

A vinda de Veríssimo foi bastante comemorada por Orlando: “Estar inserido nas melhores provas do Brasil já é de grande importância, e estar em um evento onde os grandes atletas do Brasil inteiro estão participando é uma satisfação imensa”, disse o presidente da FBC e organizador do evento.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As escolas da Rede Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus tiveram uma semana especial em celebração à Páscoa. Com atividades lúdicas, dinâmicas, dramatizações e contações de histórias, os estudantes aprenderam um pouco sobre o significado da data e alguns valores que devem ser partilhados ao longo de todo o ano. Confira algumas fotos: 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A distribuição gratuita de mudas nativas realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (17) contou com grande adesão. 
Com o sucesso, a ação batizada de #VERDEJARSAJ, será retomada na próxima semana. De segunda-feira (22) à quinta-feira (25), das 9h às 14h, mudas de espécies nativas do Bioma Mata Atlântica estarão disponíveis para doação na sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar. 
A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo.  

#VERDEJARSAJ 
DOAÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS 
22 a 25 de abril, das 9h às 14h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar). 
Marca: Pref + Sedema 






Notícias | postado por: Mascarenhas

Segue de forma tranquila e organizada, nesta quarta-feira (17), a entrega dos peixes da Semana Santa para os moradores da zona rural. A distribuição é realizada diretamente nas comunidades pelas equipes da Secretaria de Assistência Social. Pela manhã, o Prefeito Rogério Andrade e a Vice-Prefeita e Secretária, Dalva Mercês, também participaram da distribuição. 
Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura distribui 20.000 quilos de peixes às famílias carentes do município. Mais de 10 mil senhas numeradas foram distribuídas nos bairros e zona rural para os moradores que atendem os requisitos exigidos. A distribuição teve início na terça-feira (16) com a entrega para os moradores da zona urbana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na tarde desta terça-feira (16) o atleta Welington Silva, que representará Santo Antônio de Jesus no ITU Mundial Multisport 2019, em Pontevedra, na Espanha.  
Acompanhado pelo secretário de Esportes e Lazer, Abel Caldas, o Prefeito entregou ao atleta as passagens de ida e volta para a competição. O ITU Mundial Multisport 2019 engloba competições de duathlon, triathlon de longa distância, triathlon e aquathlon.  O atleta santoantoniense irá competir no dia 27 de abril. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está distribuindo hoje (17) mudas de plantas nativas de maneira gratuita. As espécies disponíveis para doação são abacate, aroeira, canafístula, oitizeiro, palmeira imperial mirim, ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco e paineira rosa. 

Para receber as plantas, os interessados devem comparecer à sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar, das 08h30min às 14h. A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo.

Ascom Prefeitura SAJ

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (17/04)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
OPERADOR DE MÁQUINAS 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ALINHADOR 
Ensino médio completo 
Possui CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  
MECANICO  
Ensino médio completo 
Possuir CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  
VENDEDOR PRACISTA 
Ensino médio completo 
Possui carro 
Possuir CNH AB 
Disponibilidade para viajar 
Experiência na função 
04 VAGAS  
REPRESENTANTE COMERCIAL 
Ensino médio completo 
Possui carro 
Experiência na função 
03 VAGAS  
CALDEIREIRO 
Ensino  médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
CHAPISTA DE LANCHONETE 
Ensino fundamental completo 
Experiência na função 
01 VAGA . Imgem

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, promoveu nesta segunda-feira (15) o I Encontro de Mobilização Intersetorial de Implantação da Busca Ativa Escolar. A atividade reuniu representantes de diversos órgãos como UFRB, Defensoria Pública, Ronda Escolar (14º Batalhão de Polícia Militar), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Núcleo Regional de Educação 21. 
- “A Busca Ativa Escolar é uma plataforma ampla, de fácil acesso e que será um importante aliado para que a Secretaria de Educação e os parceiros aqui reunidos possam conhecer as causas que levam a evasão escolar em nosso município e pensem em políticas e ações para combatê-las.” – Afirmou a Secretária Cinthia Souza. 
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. 
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus recebe de 24 a 26 de abril as inscrições para os interessados na Permissão de Uso dos espaços situados no Circuito da Festa do São João. O edital prevê a instalação de barracas de diversas modalidades para a exploração econômica de bebidas, alimentos e outros produtos.  
As inscrições devem realizadas das 9h às 14h, na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, localizada no prédio da Biblioteca Municipal. A seleção acontecerá através de sorteio previsto para o dia 08 de maio.  
Terão prioridade os candidatos que comprovem domicílio e residência no município de Santo Antônio de Jesus há mais de 02 (dois) anos, tenham sido titulares de permissão de uso de espaço público para exploração de atividades de comércio nas festividades do São João nos últimos 10 anos; mulheres inscritas no Cadastro Único e que integrem grupo familiar, como chefe e/ou mantenedora da família, além de pessoas que possuam filhos menores de 18 anos matriculados na Rede Municipal de Educação. Mais informações na sede da Secretaria ou no edital: https://bit.ly/2v4770q 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (16/04)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA 
OPERADOR DE MÁQUINAS 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ALINHADOR 
Ensino médio completo 
Possui CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  











Notícias | postado por: Mascarenhas

A cidade sede da 6ª Regional será a segunda a receber a Conferência Pública sobre Orçamento Participativo
A Conferência Pública sobre o Orçamento Participativo é para a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA a expressão concreta da proximidade com a sociedade civil. A discussão que esse ano iniciou em Vitória da Conquista segue no dia 23 de abril (terça-feira) para Santo Antônio de Jesus. O evento, que é aberto ao público, será realizado a partir das 9h, no Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – São Paulo. Trata-se de uma prática que consiste em priorizar ações que traduzam o anseio da população baiana, proporcionando maior qualidade e eficiência nos serviços da Instituição, por meio do amplo debate sobre as políticas prioritárias para execução orçamentária.

Em formato amplamente democrático, são realizadas conferências nas quais cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares pode opinar, em um questionário, sobre quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Defensoria Pública no ano seguinte. Os questionários poderão ser respondidos e depositados nas urnas espalhadas nas sedes da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Pela internet, o formulário estará disponível no site www.defensoria.ba.def.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) participou, neste sábado (13), da inauguração de 22 quilômetros de extensão da rede de água na zona rural do município de Muritiba, no Recôncavo baiano. 

A obra foi pleiteada pelo parlamentar junto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no ano passado, antes mesmo da eleição, e beneficiará 600 famílias das localidades de Marimbondo, Alegre, Pau Ferro, Caatinga Seca, Tocos e Palames. 

O prefeito de Muritiba, Danilo Sampaio, ressaltou que a extensão da rede trará mais qualidade de vida para a população das localidades contempladas, que sofriam com ausência do sistema de água potável. “O nosso governo, através da equipe de gestão, tornou esse sonho em realidade. Estou muito feliz com a conclusão desta importante obra, viabilizada pelo deputado Rogério Filho que é um grande aliado do nosso município”, afirmou o prefeito. 

De acordo com o deputado Rogério Andrade Filho “ver a alegria no rosto da população que, muitas vezes, carece de coisas simples e realizáveis é o que me motiva a continuar lutando. O nosso mandato está a inteira disposição do povo de Muritiba e de todos os baianos”, reforçou.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, Santo Antônio de Jesus sediou o I Torneio de Verão de Futevôlei, realizado pela escola O2 Futevôlei e com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento reuniu mais de 700 espectadores no Clube AABB, que prestigiaram as competições de duplas iniciantes e avançadas nos três dias de torneio.

O Prefeito Rogério Andrade esteve presente na final do campeonato e se mostrou muito satisfeito com a proporção com que o futevôlei vem crescendo o município. “É sempre gratificante ver a prática de esportes diversos crescendo na nossa cidade. Estaremos sempre prontos para apoiar essas manifestações e contribuir para que mais pessoas possam vivenciar o esporte e através dele mudarem suas vidas”, afirmou o Prefeito. 

68 atletas participaram do evento, nas categorias avançado e iniciante. Os primeiros colocados receberem prémios em dinheiro, troféus e brindes. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) resgatou duas emendas no valor total de R$ 200 mil para a Santa Casa de Misericórdia do município de Nazaré, no Recôncavo baiano. 

O parlamentar se reuniu, na última semana, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o provedor da Santa Casa de Misericórdia Cleisson Prazeres, o vice-provedor Paulo reis, a enfermeira da unidade Gabriela e a vereadora do município Ydna e obteve o parecer positivo quanto ao resgate de duas emendas da ex-deputada federal Tia Eron, que serão usadas na implantação de uma sala de atendimento emergencial, conhecida como sala vermelha, e na implantação do Centro de Materiais e Esterilização. 

“A saúde é sempre uma demanda importante. Estas intervenções possibilitarão uma maior assistência a população de Nazaré e demais cidades atendidas pela Santa Casa. Agradeço ao secretário Fábio Vilas Boas pelo compromisso assumido durante a reunião, a vereadora Ydna e os provedores da Santa Casa Cleisson e Paulo pela confiança”, destacou o deputado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Dentro do programa de visitas às inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) no interior do estado, o presidente Luis Edmundo Campos chega às cidades de Valença, Santo Antônio de Jesus e Cruz das almas entre os dias 15 e 16 de abril.  

Na programação, estão previstas entrevistas em rádios locais, conversa com estudantes, reuniões com os inspetores de cada cidade e bate-papo com engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. O presidente Luizão, como é conhecido, também tem encontros com as prefeituras para assinar Termos de Cooperação Técnica com o intuito de melhorar a fiscalização dos serviços e obras e de viabilizar os projetos de engenharia pública nas regiões. 

Na segunda-feira (15), está marcada uma conversa com os profissionais de Valença às 19h, no auditório da CDL na cidade. Já na terça-feira (16), o bate-papo com os profissionais de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas acontece na FACEMP, Campus IV, na rua Antônio Fraga, bairro da Quintandinha. 

“Tenho sido bem recebido no interior do estado e buscado entender melhor a situação das profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua em cada região. Acredito que a conversa e o diálogo são fundamentais para buscarmos ações que melhorem as condições de atuação da área tecnológica, visando, acima de tudo, o avanço da sociedade”, aponta o presidente Luizão.
Ascom Crea-BA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Cinthia Souza, participou do XVIII Fórum Estadual da UNDIME – Bahia, que aconteceu em Salvador nos dias 10, 11 e 12 de abril, com o tema "Gestão Municipal – Política de Currículo – Formação de Professores e o desafio de dizer não à padronização".  
Na oportunidade, a secretária, que também faz parte da Diretoria Executiva da UNDIME, destacou questões relacionadas a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a responsabilidade da secretaria implementar políticas educacionais à rede municipal de ensino.  
“Um encontro realmente muito importante, que nos trouxe informações significativas. Foi um trabalho muito produtivo, acredito que essa discussão e agenda serão estendidas e continuadas, levando grandes benefícios para a educação de Santo Antônio de Jesus e outros municípios”, ressaltou a secretária Cinthia Souza. 
Além de eleger a diretoria executiva para o biênio 2019-2021, o encontro da UNDIME também teve o objetivo de debater os novos rumos da Educação da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação está promovendo mais um Curso de Capacitação, dessa vez, para Gestores Escolares. O 2° encontro do curso foi realizado no último sábado (13), na UNEB – Campus V, onde foram discutidas questões relacionadas a Organização e Gestão da Escola: Planejamento e Avaliação.

O objetivo da capacitação é introduzir novos mecanismos para acompanhar as definições e execuções das políticas públicas dentro da escola. Segundo a Secretária de Educação, Cinthia Souza, a gestão participativa se inicia no fortalecimento da escola pública, através dos gestores escolares.

- “Essa capacitação tem extrema importância, uma vez que o prefeito incentiva a gestão participativa, que desenvolve confiança entre os diversos segmentos da escola. Munir os gestores escolares municipais de novas ferramentas e fundamental nesse processo.”, afirmou a secretária.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

HRSAJ recebe prêmio Melhores do Ano na categoria Prestação de Serviço Hospitalar e Qualidade no Atendimento. Gestores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo da Bahia, participaram, na quinta-feira (11), da cerimônia de entrega do prêmio Melhores do Ano na categoria Melhor Prestação de Serviço Hospitalar e Qualidade no Atendimento na área pública e privada.

O hospital foi premiado pela quarta vez consecutiva. Com mais de 15 mil votos computados, a premiação avaliou o desempenho de empresas locais, referente ao ano de 2018, em mais de 150 categorias através de pesquisa de opinião pública.

“Para nós é uma honra receber este prêmio, que reflete a importância do HRSAJ na região e no estado da Bahia. Continuaremos trabalhando como se fosse o primeiro dia, para buscar sempre melhorias e conseguir trazer mais saúde, mais humanização e ainda mais qualidade”, assegurou o presidente do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), Marco Antônio Andrade.

Com nove anos de assistência e serviços prestados à saúde local e circunvizinha, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus dispõe de doze especialidades, entre elas, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e Clínica Médica. A Unidade realizou, no ano de 2018, mais de 200 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência, além de mais de 5 mil cirurgias.

Para o diretor médico da unidade, Antônio Carlos Assunção, foi uma grande satisfação receber a honraria. “Este prêmio é o reconhecimento, por parte da sociedade, de um trabalho que a gente faz sempre objetivando trazer o melhor para a população”, afirmou o diretor médico da unidade, Antônio Carlos Assunção. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

15/04/2019

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Terminou tudo igual no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, neste domingo (14), no Joia da Princesa. O Bahia de Feira saiu na frente com Bruninho, mas o Bahia arrancou o empate em 1 a 1 no segundo tempo, com gol marcado por Rogério. O árbitro de vídeo ainda anulou o segundo tento do Tremendão ao apontar impedimento na jogada. O título baiano será definido no próximo domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova. 

O confronto está em aberto e quem vencer levanta o caneco. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis. O Bahia briga pelo bicampeonato baiano consecutivo, o que seria o seu 48° na história. Enquanto o Bahia de Feira luta para repetir o feito de 2011 quando levantou o caneco pela primeira vez.  

Porém, antes de decidir o título estadual com o Bahia de Feira, o Esquadrão de Aço volta ao gramado para encarar o Londrina, na quinta-feira (18), às 20h, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida do confronto da quarta fase da Copa do Brasil. Foto Max Haack. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Rede Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus ganhará um importante aliado no combate à evasão escolar. Na próxima segunda-feira (15), a Prefeitura, através da Secretaria da Educação, promove o Encontro de Mobilização Intersetorial de Implantação da Busca Ativa Escolar. O evento acontece às 14h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio. 

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. 

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. 

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. 

Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, irá distribuir às famílias carentes da cidade, aproximadamente 20 mil quilos de peixes para a Semana Santa. 
A entrega para os moradores da zona urbana será realizada no dia 16, a partir das 7h, no Estádio José Trindade Lobo. No dia 17, as equipes fazem a distribuição nas comunidades da zona rural. Para ter acesso ao benefício, basta apresentar uma das 10 mil senhas numeradas que foram distribuídas nesta semana nos bairros e zona rural.  
A concessão dos peixes é direcionada as famílias com rendimento igual ou inferior a um salário mínimo mensal, com prioridade para as famílias com maior quantidade de filhos. O benefício só pode ser concedido a uma pessoa por grupo familiar. A entrega tem o apoio de parceiros como Tiro de Guerra, Copa Ambiental, Guarda Civil Municipal e Secretarias Municipais de Saúde, Esportes e Lazer, Trânsito e Transporte Urbano. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prêmio Cultural Grã-Mestre Roque, iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, vem movimentando a Cultura em Santo Antônio de Jesus. Os projetos selecionados via edital acontecem em toda cidade como forma de democratizar e popularizar a cultura local.

Neste sábado (13), às 19h e no domingo (14), às 16h, o espetáculo “Partiste”, volta a cartaz no Centro Cultural. Também no domingo, às 9h acontece a apresentação de capoeira Cultura Viva, na Sede da Ogunjá, na Salgadeira. Às 14h, a turma do Hip Hop nas Quebradas leva música e arte visual para o Bairro Marieta Martins (Rádio Clube). Confira o calendário de eventos do mês de abril:ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Seguem até 30 de abril as inscrições para seleção de artistas, grupos e bandas musicais para apresentação nos festejos juninos de Santo Antônio de Jesus. Este é o terceiro ano seguido em que a Prefeitura Municipal contrata atrações por meio de edital.

Os candidatos podem ser selecionados para compor a programação da Festa de Santo Antônio, São Pedro ou de um dos espaços do São João (Palco Principal, Vila do Forró, Forró nos Bairros, Forró das Crianças, Forró da Melhor Idade, Palco Alternativo, Tenda da Diversidade, Coretos, Feira- Livre e Zona Rural).

Este ano, mais uma vez, o edital prevê a seleção de até 12 bandas para apresentação nos palcos principais da festa. O cachê dos artistas/grupos/bandas que se apresentem em um mesmo espaço é igual, evitando possíveis disparidades e privilégios.

As inscrições devem ser realizadas na Procuradoria Geral do Município, situada no Shopping Itaguari, 1º Andar, de segunda à sexta, das 8h às 14h. Maiores informações no edital: http://twixar.me/Xwy

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade e o deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho" participaram, nessa quinta-feira, 11, da entrega, por parte do governador Rui Costa, em Sapeaçu, da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, entrega do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado e da nova estrada de Baixa do Palmeiras, num evento que contou com participação de outras autoridades nos níveis estadual e municipal.  

Dentre as representatividades,  integrantes da oposição em Maragojipe: Roque do Trator (vice-prefeito); vereadores Tinho e Fernando, ambos residentes em São Roque do Paraguaçu e Raquel, residente no distrito da Piedade. Eles que, no município, hipotecaram apoio ao deputado em apreço.Também integrando a foto em destaque, Mário do Jornal (secretário de educação em Cruz das Almas), Danilo (prefeito de Muritiba); vereador Marcos Có,(de S.A.Jesus) e outras personalidades.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para facilitar a recuperação dos prejuízos para os moradores de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde recentemente choveu, em três horas, o que era esperado para 30 dias, serviços de saúde são disponibilizados na Feira Cidadã, nesta sexta-feira (12) e neste sábado (13). Promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o evento tem expectativa de realizar três mil atendimentos, entre serviços odontológicos, oftalmológicos, eletrocardiogramas e outros exames.  

Para quem receber o diagnóstico de catarata, a feira oferece a cirurgia e os óculos gratuitamente. De acordo com a oftalmologista Maria Isabel Fortes, na rede privada, “a média de preço de uma cirurgia dessas é de R$ 3 mil". Atendida na Feira Cidadã, a dona de casa Ana Santana, 54 anos, vai fazer a cirurgia. “Eu não tenho esse dinheiro. Com a chuva, perdi muita coisa. O pouco que tenho, vou ter que investir em casa. Agora vou poder fazer a cirurgia também", afirmou.  

Já o pedreiro Josué do Nascimento vai receber uma prótese dentária. “Eu fiz tratamento dentário, fiz limpeza e vou ganhar uma prótese. Não ia gastar menos de R$ 800 se fosse fazer tudo isso no plano particular”, comemorou. No evento, crianças e adultos também recebem orientações sobre higiene bucal.  

Quase 30 cidades já foram visitadas pela Feira Cidadã, segundo um dos coordenadores da iniciativa, Gustavo Urpia. O cronograma continua. “Na semana que vem, estaremos em Ribeira do Pombal, após a Semana Santa. Depois vamos para Amargosa e Candeias, no início de junho. Para ser atendido é preciso apresentar carteira de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e, se for fazer ultrassonografia ou eletrocardiograma, é preciso ter a requisição do médico”, explicou Gustavo.  

Fotos: Camila Souza/GOVBA

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Neste final de semana a escola O2 Futevôlei está promovendo o 1º Torneio de Futevôlei de Verão. Com o objetivo de fortalecer a prática do esporte na cidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está apoiando o evento, que será realizado no Clube AABB nos dias 12, 13 e 14 de abril.  

Na sexta-feira (12), a competição será iniciada às19h30min com a categoria iniciante, e os jogos continuam no sábado a partir das 10h. No domingo (14), a partir das 08h, é a vez das duplas avançadas disputarem o torneio. 16 duplas irão competir na categoria iniciante e 18 na categoria avançado. Os primeiros colocados receberão troféu, além de prêmios em dinheiro e brindes. 

O evento, aberto ao público, terá ainda degustação de suplementos e comidas fit e serviços de massagem gratuitos. Com os incentivos, os atletas receberão uniforme, água e frutas no decorrer da competição. A prática de futevôlei em Santo Antônio de Jesus já existe há 25 anos, porém nos últimos anos ela vem ganhando cada vez mais adeptos com o incentivo da escola. “Nosso objetivo é apoiar essas iniciativas para que mais pessoas conheçam o esporte e possam praticar uma atividade física prazerosa e benéfica para a saúde”, indicou o Secretário Abel Caldas.
Att, 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

As equipes de Saúde da Família de Santo Antônio de Jesus estão recebendo neste mês de abril estudantes tutores e preceptores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que integram o PET Saúde Interprofissionalidade.

O PET é um programa estratégico para indução da iniciação ao trabalho no Sistema Único de Saúde, da integração ensino-serviço-comunidade e de mudanças curriculares nos cursos de graduação em saúde, onde são constituídos grupos de aprendizagem tutorial com participação de docentes, profissionais dos serviços e estudantes.

O programa cuja duração é de dois anos tem como parceiros institucionais a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde; e Consórcio Reconvale.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Missão dada é missão cumprida! A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus através da Secretaria de Ação Social, conclui hoje, quinta-feira (11), com a entrega nas comunidades rurais, a distribuição das senhas para entrega dos peixes da Semana Santa.

Assim como em 2018, em 2019 serão distribuídos 20 mil kg de peixes para a população, o dobro do que era distribuído na gestão anterior. A distribuição dos peixes acontece nos dias 16 de abril, no Estádio Municipal José Trindade Lobo, e 17 na zona rural, às 7h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (11/04)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA 
ALINHADOR 
Ensino médio completo 
Possui CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  
MECANICO  
Ensino médio completo 
Possuir CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  













Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora santoantoniense Joyce França entregou na última segunda-feira (8) uma homenagem ao Prefeito Rogério Andrade: uma miniatura do símbolo do maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, de Pernambuco. O presente foi uma forma do bloco agradecer ao município pelo apoio na participação da cantora no carnaval desse ano. 
Com o apoio da prefeitura, Joyce, que recentemente lançou um vídeo clipe gravado nas cidades de Olinda e Recife, se apresentou no Galo a bordo do trio da cantora Nádia Maia e cantou para um público de aproximadamente 1 milhão de foliões. 
A apresentação rendeu outros convites. A cantora retorna a Pernambuco como convidada no festival Canta Dominguinhos na cidade de Garanhuns e dia 26 fará um show solo em Recife, levando o nome de Santo Antônio de Jesus a outros estados através da sua música. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi encerrada, na noite desta terça-feira (9), a VI Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus, que teve como tema “Democracia e Saúde”. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal e foi dividido em dois dias com a participação de profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 
A abertura da Conferência ocorreu no Centro Cultural, na noite da última segunda-feira (8) com palestra magna da gestora e ex-secretária de saúde Dr.ª Márcia Reis Rocha Rosa, que comentou sobre a importância de uma saúde igualitária e de qualidade para todos. Na oportunidade, o secretário de saúde, Leandro Lobo, destacou a necessidade do tema para mostrar a importância que o SUS tem na sociedade, como também para promover discussões voltadas a práticas integrativas e complementares para o serviço. 


Já no segundo dia, o evento foi realizado no Hotel Pena Branca. Os conferencistas foram divididos em três eixos temáticos, onde discutiram questões acerca do SUS que resultaram na construção de propostas voltadas à saúde municipal e estadual, assim como diretrizes para reformulação das políticas públicas de saúde. Mais de 30 propostas foram aprovadas, maioria delas por unanimidade, na Plenária Final. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo sábado (13), ciclistas da cidade e Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer e Trânsito e Transporte Urbano irão promover o evento “CicloVidas em Movimento”, que será realizado de maneira simultânea em várias cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A ação é realizada pelos grupos de ciclistas SportBike SAJ, Lobos Bike, Papaléguas Bike e PP Bike SAJ. 

O objetivo é chamar atenção da sociedade de forma geral para a conscientização e o respeito para com os ciclistas. Para isso, será realizada uma panfletagem a partir das 9h na Praça Padre Mateus, com distribuição de material educativo para ciclistas, motoristas e pedestres. A partir das 14h30min, será realizado um passeio ciclístico pelas ruas da cidade para finalizar o evento. Este é o segundo ano que o “Ciclovidas em Movimento” é realizado em SAJ.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o grande sucesso da 1ª edição, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, recebe até o próximo dia 23 de abril, as inscrições para o II Festival de Música Junina. Este ano, as canções autorais e inéditas devem conter obrigatoriamente a frase: “Viva o Nordeste Brasileiro”. 
12 músicas serão selecionadas para participar do Festival e disputar o título de música-tema do São João 2019. O vencedor leva para casa um prêmio de R$ 4 mil e tem vaga garantida na programação dos festejos juninos. Também haverá prêmios de R$ 2 mil para o 2º colocado e R$ 1 mil para o 3º colocado.  
O Festival de Música Junina compõe os Editais Culturais Juninos lançados pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, para os festejos juninos. Assim como, o III Concurso de Quadrilhas Juninas e a Seleção para Artistas e Bandas Locais. Mais informações no edital: http://santoantoniodejesus.ba.io.org.br/diarioOficial/download/699/5582/0 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, realiza na próxima quarta (10) e quinta-feiras (11) a distribuição das senhas às famílias em situação de vulnerabilidade social para o recebimento dos peixes da Semana Santa. 

Serão distribuídas 10 mil senhas numeradas. Na quarta-feira, a distribuição acontece nos pontos de atendimento da zona urbana. Na quinta-feira, as equipes farão a entrega das senhas às famílias cadastradas nas comunidades da zona rural. 

Em 2017, a atual gestão distribuiu 15 mil kg, 50% a mais da quantidade distribuída pela gestão anterior. Em 2018, o número foi ampliado em 100%, sendo distribuídos 20.000 peixes, quantidade que será mantida também esse ano. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde lotaram o auditório do Centro Cultural na noite desta segunda-feira (8) para acompanhar a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus. 
Em 2019, a conferência, que é realizada a cada dois anos, traz o tema “Democracia e Saúde”, em consonância com o conteúdo que será abordado na Conferência Nacional, em agosto. O objetivo é traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas na área. A palestra magna foi proferida pela gestora e ex-secretária de Saúde, Márcia Reis Rocha Rosa. 
Para o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, as conferências reforçam o papel democrático do Sistema Único de Saúde: 
- “A conferência trazer um tema como este, no momento atual, em que tanto se discute a luta por direitos, é bastante válido. Trazer os usuários, profissionais e futuros profissionais para pensar em conjunto em tudo que o SUS nos proporcionou até aqui é de uma riqueza muito grande.” – Afirmou. 
Antecedida por cinco pré-conferências, a VI Conferência Municipal de Saúde continua nesta terça-feira (9) durante todo o dia no Pena Branca Hotel, quando os grupos serão divididos por eixo-temáticos para discutir propostas e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Saúde. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã do último domingo (07), Santo Antônio de Jesus foi palco do II Desafio Lobos Bike SAJ XCO. O evento foi realizado no Distrito Industrial II e reuniu atletas de todo o estado, que competiram nas categorias Elite, Master 30+, Master 40+, Open, Junior, Juvenil, Iniciante e Feminino.  
O desafio teve o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Trânsito e Transporte Urbano; e Saúde; e do Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comércio e Polícia Rodoviária Estadual. 
Conheça os primeiros colocados: 
Categoria Juvenil     
1-Kauã Levy Moreira Souza -  SAJ          
2-Thiago Roberto da Silva Alves - Feira de Santana        
3-João Vitor Rego Costa - SAJ      
4-Lucca Costa Santos - SAJ            
5-Vitor Gabriel Nascimento da paixão – SAJ 









Notícias | postado por: Mascarenhas

A OAB JOVEM da Subseção Santo Antônio de Jesus convida aos Advogados(as), estudantes de direito, os Oficiais e Tabeliães, os(as) corretores(as) de imóveis de Santo Antônio de Jesus e região, bem como demais interessados, para a Palestra: REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS - USUCAPIÃO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA, AFORAMENTO E ASSUNTOS CORRELATOS. A palestra será ministrada pela Dra. Fernanda Andrade e pelo Dr. Yasser Sampaio, advogados, especialistas em Direito Imobiliário e membros do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário - IBRADIM. Contamos com a presença de todos, na próxima segunda-feira, dia 15 de abril de 2019, das 14 às 18 horas, na sede da Subseção da OAB de Santo Antônio de Jesus. INVESTIMENTO: R$ 20,00.
As inscrições poderão ser feitas com Dra. Cristiana Fonseca através do telefone - (71) 99995-8407 - WhatsApp; na sede da OAB (Maria Eugênia), e Alice Cruz (aluna da FACEMP - (75) 99933-5591)

#oab.saj #oab.bahia #oabjovem Rua Tiburtino Peixoto, n 151, bairro Loteamento Grande Vale. Telefone: (75) 3631-7443

Notícias | postado por: Mascarenhas

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
6ª REGIÃO MILITAR
TIRO DE GUERRA 06-003/SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA
Rua: Coronel Bandeira de Melo S/nº - Jardim Brasil – Santo Antônio de Jesus (BA) – CEP 44.571-003
FONE (75) 3632-1350 – E-mail tg006003@yahoo.com.br 

 

COMUNICADO 

ASSUNTO: MATRÍCULA DOS ATIRADORES 2019

SERÁ REALIZADA NAS INSTALAÇÕES DO TIRO DE GUERRA 06-003 SANTO ANTÔNIO DE JESUS, NO DIA 11 DE ABRIL DE 2019, ÀS 19:30H, A SOLENIDADE DE MATRÍCULA DOS ATIRADORES INCORPORADOS NO ANO CORRENTE ANO.

ESSENCIAL PARA A MOBILIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL, O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO VISA O PROVIMENTO DE QUADROS PARA AS FORÇAS ARMADAS, A PARTIR DA SELEÇÃO E INCORPORAÇÃO DE JOVENS REPRESENTANTES DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS E REGIÕES DO PAÍS.





Enquete


PodCast