Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Vera Cruz

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O fornecimento de água vai ser interrompido na segunda-feira (22), a partir das 6h, no município de Itaparica e nas localidades de Aratuba, Ponta Grossa, Campinas, Jaburu, Mar Grande, Baiacu, Berlinque, Vera Cruz, Gameleira, Gamboa e Ilhota.  
De acordo com o G1, a Embasa informou que a suspensão do abastecimento é necessária para a realização de manutenção na adutora de água tratada. 
 
A previsão é de que o serviço seja concluído na noite do mesmo dia. Quando finalizado, o fornecimento de água é retomado de forma gradativa.  
A Embasa recomenda que os moradores façam uso racional da água disponível no reservatórios de suas casas até a regularização do abastecimentos, que se dá por completo 48h após o início da retomada de fornecimento. Foto arquivo Ag. Brasil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Faltando poucos dias para o fim da campanha, decidi atender ao pedido do povo e manter o ritmo correria. De hoje a sexta, vou a 12 cidades de três regiões do estado, entre elas a Ilha de Itaparica”. A frase é do governador Rui Costa, candidato do PT à reeleição, ao anunciar a agenda de amanhã, quando ele irá a Salinas (9h), Itaparica (10h30) e Vera Cruz (11h30). Também nesta quinta (4), Rui realiza a última grande caminhada em Salvador, do Largo de Roma ao Bonfim, às 15h. 

“Participei de três debates televisivos e concedi uma série de entrevistas ao longo da campanha, mas a minha prioridade é estar com o povo nesta reta final. Preciso ir às ruas agradecer o carinho e o reconhecimento daqueles que são a razão da nossa correria”, afirmou Rui em sua passagem pela cidade de Dom Basílio, na manhã desta quarta-feira (3). Hoje, ele também visita as cidades de Livramento de Nossa Senhora, Caturama, Macaúbas e Boquira.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) vai investigar as causas da abertura de uma cratera na Vila de Matarandiba, em Vera Cruz, (ver aqui) na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi repassada ao G1 nesta terça-feira (18), sendo o inquérito aberto na sexta (14). Segundo a empresa responsável pela área, a Dow Química, o buraco está com 77,9 metros de comprimento. 

O MP, através dos promotores de Justiça Eduvirges Tavares e Ubirajara Fadigas, solicitou a realização de perícias técnicas pela própria empresa e por órgãos especializados, como o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). O motivo das perícias servirá para que o MP possa identificar as responsabilidades civil e criminal da cratera. 

Ainda segundo o MP, o objetivo da ação é preservar as vidas das pessoas e proteger o meio ambiente. A cratera foi descoberta em junho passado. À época, ela tinha 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura. O buraco fica no meio de uma mata nativa na Ilha de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores. Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Recebidos com grande entusiasmo, na tarde desse sábado, 08, no Hotel Salinas, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, os candidatos a deputados Otto Filho (federal) e Rogerinho (estadual), num evento protagonizado pelo prefeito Wilson Pedreira e correligionários, com participação de secretários municipais, vereadores e lideranças desse e de outros municípios da região.

Dentre essas personalidades, além de Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); Rogério Andrade (prefeito de S.A.Jesus), ex-prefeitos Raimundo (Itaparica), Derá (Aratuipe); Edna (vereadora em Jaguaripe); secretários municipais, dentre eles Lorena (Social), Memezinho (Administração);Letícia (Secretária do prefeito), Pepinho (chefe de gabinete). 

Também presentes os vereadores Diego, Márcia, Terrinha, Rogêr, Miguel; Walter (presidente da Associação de Pescadores), Robson Marcelo (ex-vice-prefeito), empresários Nego da Coroa, Dil Trio; secretários municipais de S.A.Jesus Abel Caldas (Esportes e Lazer), Sônia Fontes (Infraestrutura), João Spricigo (Serviços), a 1a.dama de Santo Antonio de Jesus e outras personalidades de Salinas e municípios vizinhos. 

O encontro teve por escopo apresentação, por parte do prefeito e correligionários, dos candidatos em apreço que, diga-se de passagem, já estão em campanha nos municípios que tencionam representar (dentre eles, naturalmente, Salinas da Margarida), em logrando êxito em suas investidas em direção à Assembleia Legislativa (Rogerinho) e Câmara de Deputados (Otto Filho).

PRONUNCIAMENTOS

Além dos vereadores do município, acima citados, proferiram pronunciamentos o chefe do executivo municipal, prefeito de Santo Antonio de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores, os dois candidatos a deputados e o presidente da Associação de Pescadores. Todos enaltecendo a importância dessas duas candidaturas propostas. Os candidatos, por sua vez, enfatizaram a liderança do prefeito Wilson e, aproveitando o ensejo, externaram compromisso de servir com altivez a população, em sacramentando seus anseios nas eleições de outubro. 

O postulante Otto Filho, também foi muito bem recebido no município, todavia com tinha um evento agendado em outra cidade, teve que se ausentar mais cedo. Por conta disso, efetuou seu pronunciamento logo no início. Além dos agradecimentos, promessas de atender, a contento, os anseios de todos aqueles que depositarem confiança em seu mandato. Regozijado diante da “dobradinha” com Rogério Filho, fez referências elogiosas ao prefeito Wilson, toda sua equipe e, naturalmente, ao público que se fez presente. 

Rogério Andrade, ex-deputado e atual prefeito de Santo Antonio de Jesus, em sua fala, além das saudações às demais autoridades e público presente, não economizou elogios à liderança protagonizada pelo prefeito Wilson Pedreira, assim como depositou confiança na candidatura de Rogerinho que, em logrando êxito em seu intento, atenda às expectativas da população. 

O chefe do executivo municipal de Salinas, Wilson Pedreira, no seu quarto mandato, demonstrou, mais uma vez, a sua grande capacidade de liderança e mobilização, no momento em que, em plena tarde de sábado, reuniu tanta gente para participação em um evento político-partidário. Em sua fala, agradeceu a todos os comparecimentos e enalteceu os nomes que se propõem representar o município na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. 

O candidato Rogério Filho, confessou-se regozijado diante da acolhida, agradecendo apoio do prefeito e toda sua equipe, prometendo arregaçar as mangas. Reportou-se, também, à importância da dobradinha que alinhava com Otto Filho para, juntos, defenderem interesses do município e região.  Não se esqueceu, todavia, de evidenciar todo um apoio de sua família e em especial, seu genitor. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS. Oferecemos espaço a todos os candidatos, à luz do que preconiza a legislação e em nome da isonomia entre os candidatos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, nesse sábado, 01, o transcurso de 32 anos de existência da Comercial Coroa, situada na localidade de Coroa (Ilha de Itaparica),município de Vera Cruz, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, não apenas com a maciça participação de sua clientela mas, também, com uma ampla exposição de produtos em promoção, participação de expositores de algumas das marcas fornecedoras. 

A área de estacionamento que é bastante ampla, tornou-se literalmente "pequena" diante do grande número de veículos de clientes àvidos a efetuarem suas compras e, naturalmente, participarem das promoções em apreço. Situada à margem da BA-001 que dá acesso aos diversos conglomerados residenciais das praias e ao terminal marítimo de São Joaquim, em Bom Despacho, a Comercial Coroa é, indubitavelmente, o “point” para aqueles que querem realizar suas compras.

Dente as diversas personalidades que prestigiaram essa comemoração, alguns empresários e represeentantes de empresas fornecedoras, a exemplo da Reconflex (Edvaldo), Tramontina, Eternit, Hidracor, Quartzolit, BM Tubulares, Huston; empresários Iderval Kléber e Chéker, prestigiando, portanto, os amigos Wilson Pedreira Filho "Nego", Marquinhos e toda equipe. 

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Muito bem organizada, a loja atende aos modernos conceitos de departamentalização de seus produtos, num ambiente bastantamplo, muito bem iluminado, refrigerado, com bastante sinalização aos diversos ambientes e com profissionais dispostos ao atendimento, em meio aos espaços, de maneira que a clientela possas a ser atendida com a maior facilidade possível. 

HISTÓRIA DE SUCESSO

Considerada a segunda maior loja de materiais de construção e eletrodomésticos da Bahia, a loja iniciou suas atividades há 32 anos, numa iniciativa empreendedora do empresário Wilson Pedreira (hoje, prefeito de Salinas da Margarida, no seu 4o. mandato) que, detentor de uma visão empreendedora, não mediu esforços para atender a uma demanda reprimida na região, incialmente, através de material de construção e, posteriormente, com comercialização de eletrodomésticos e, hoje, uma ampla gama de produtos.

Em que pese dificuldades iniciais, Wilson arregaçou as mangas para que as demandas no seio da população fossem atendidas. Posteriormente, coube aos filhos Wilson filho, conhecido popularmente por "Nego" e Marquinhos (duas fotos seguintes) dar continuidade a todos esse trabalho a ponto de, hoje, ser referência em toda a Bahia e, por que não dizer, no país, sinônimo de sucesso e determinação. 

FATORES DETERMINANTES AO ALCANCE DE RESULTADOS

Para que um estabelecimento comercial possa atingir o ápice em meio à desafiadora concorrência, faz-se necessário, antes de tudo, que, além da comercialização de produtos de qualidade e toda uma infraestrutura suficiente de estacionamento, armazenamento de produtos, logística operacional para entrega de suas vendas, uma política diferenciada no atendimento. E essa é, segundo seus proprietários, o "instrumento" que, sem sombra de dúvidas tem feito com que o empreendimento cresça de forma paulatina nesse segmento em que atua.

PREMISSAS OPERACIONAIS

Grande parte das empresas que atuam, principalmente nesse tipo de segmento, através de seus empresários, pensam que o simples fato de expor produtos, em busca, apenas, do lucro, é o suficiente para que o público se sinta atraído para efetuação de suas compras. De início até que se sente "atraído" para conhecer o que se apresente como "novo". Com o passar do tempo, o “mesmismo” e a consequente evasão paulatina da clientela.

Com a Comercial Coroa acontece o contrário. Sempre se renovando, a empresa procura investir em seu quadro de funcionários, dando-lhes condições para o desempenho de suas atividades de conformidade com as premissas de atendimento desejados. Além disso, conta com os serviços protagonizados pela Design Print (empresário Sandro), empresa especializada em publicidade e que durante muitos anos atua como parceira nessa escalada desenvolvimentista. 

E por que não contemplar, sempre que possível, sua clientela, através de sorteios, com veículos "0 km". É o que faz a loja nessa comemoração, junto aquele que contribuiu para toda essa história de sucesso: o público consumidor. Esse retorno, esse "feed back" é o diferencial que os jovens empresários Nego e Marquinhos vem aplicando em suas atividades empresariais, dando, por conseguinte, asas ao empreendedorismo. Que outros jovens empresários, nos diversos segmentos, tenham essa performance como exemplo. 

PARCERIAS

Para que uma loja, principalmente de grande porte, possa comercializar produtos de qualidade, a preços, deveras competitivos, é imperativo que conte com toda uma estrutura que favoreça a compra, estocagem, venda e entrega dos produtos, deixando sua clientela satisfeita. Por outro lado, nada disso seria possível se não contar, na retagurada, com uma parceria com empresas fornecedoras. Graças a esse estreitamento é que compras sejam feitas em grandes quatidades, com obtenção de descontos que são repassados à clientela. Esse é a razão do sucesso.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br). Publicaremos vídeos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre os fornecedores que copareceram às comemorações alusivas ao aiversário de 32 anos da Comercial Coroa, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, recônvao baiano, nesse sábado, 01,a FORTLEV, empresa especializada na industrialização e comercialização de materiais de construção, a exemplo de tanques para armazenamento de água. Representando a empresa, Santana (gerente de mercado), Sandro (marketing), Edvaldo (representante comercial) e Rafael (da empresa Robomax), ao lado das meninas expositoras. Com eles, o robot da Fortlev, levando graciosidade à criançada e (por que nâo?) aos "grandinhos", também. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma reunião marcada para esta quinta-feira (14) deve tirar uma notificação a ser enviada para a empresa responsável pela exploração da área [Dow Química] onde foi aberta uma cratera em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cratera, com cerca de 50 metros de profundidade, foi localizada no começo do mês na localidade de Matarandiba e intriga moradores e especialistas. Segundo a coordenadora de fiscalização e licenciamento da prefeitura de Vera Cruz, Priscila Veloso, a maior preocupação no momento é a segurança da comunidade. “A gente vai pedir inicialmente um estudo para saber se a comunidade de Matarandiba está fora de risco ou não”, disse ao Bahia Notícias. Em paralelo, a coordenadora espera a conclusão de um estudo para saber as causas e consequências do acidente geológico. Veloso disse que como o local onde está a cratera é de exploração do subsolo, a competência para determinar sanções é da Agência Nacional de Mineração. Já o licenciamento ambiental é da alçada do governo do Estado, através do Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]. Da cratera até a primeira casa a distância é de pouco mais de 1 km. A notificação a ser enviada para a Dow Química cobrando maior proteção à comunidade deve ser feita em conjunto por órgãos como a ANM, Inema, prefeitura e Defes Civil estadual [Sudec]. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra desvios no seguro-defeso – benefício previdenciário de pescadores – na manhã desta quarta-feira (6) em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos no  município da Baía de Todos-os-Santos. Segundo a PF, pelo menos 42 pessoas receberam o seguro-defeso junto com outro benefício previdenciário, o que causou desvios de quase R$ 500 mil. Ainda segundo a PF, as investigações apontam que a organização criminosa agia desde 2012. O esquema se baseava na emissão de declarações falsas de pescador a pessoas que não exerciam a profissão, com o intuito de obterem o benefício do seguro-defeso. O seguro-defeso funciona como uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de proibição de pesca, são obrigados a paralisar as atividades para preservação de  espécies. Ainda segundo a PF, os investigados vão responder por estelionato (art. 171, § 3º, CP), que prevê pena de 1 ano e 4 meses a 6  anos e 8 meses de reclusão, mais multa

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É natural que o trânsito de veiculos se torne mais intenso e, por consequência, mais lento, em datas que acontecem festividades do São João, Natal e Carnaval. Acontece em todo o país e não é diferente na Bahia e, em especial, no recôncavo baiano, para os condutores de veículos que, egressos de S.A. Jesus e de outros municípios da região, se utilizam da rodovia em direção às praias da Ilha de Itaparica, no recôncavo baiano. Trechos com longas filas de veículos, a exemplo do que ocorreu na tarde desse sábado, 10, nas imediações do Posto Rodoviário Estadual, no trevo de Nazaré e onde se realizava blitz por parte de prepostos dessa corporação. 

Mas o que chamou, também, bastante atenção foi o fato de alguns condutores de veiculos (inclusive de motocicletas), promoverem ultrapassagens pela direita, em locais com faixas contínuas em ambos sentidos, no que concerne a esse tipo de manobra, numa inequivoca demonstração de imprudência. Fica aí, um recado  aos condutores de veículos para que não incorram mais nesse tipo de situação mesmo porque, estarão colocando em risco, inclusive, as vidas de terceiros. Bem depois de Nazaré, um acidente com moto que transitava no mesmo sentido, envolvendo pessoas de S.A.Jesus. Notamos presenças de prepostos da Policia Militar e do SAMU. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas


Dando continuidade aos serviços em busca de melhoramento os serviços de distribuição de energia, na região, a Coelba informa que, em Santo Antonio de Jesus,promoverá desligamento programado no fornecimento de energia elétrica no  Povoado Sereém e na Fazenda Pereira dos Reis, neste domingo, 28, das 08h30 às 16h30,

Já em Vera Cruz, a interrupção no fornecimeto de energia dar-se-á  neste sábado, 27, das 09h15 às 17h15, nas localidades de Avenida João Vinagre,  Avenida Riachinho, Estrada da Rodagem, Ladeira do Riachinho, Rua Alto do Riachinho, Rua Curva da Morte, Rua da Rodagem, I Travessa Alto do Riachinho e I Travessa Curva da Morte.

Em Varzedo será feita interrupáo de energia neste sábado, 27, das 08h30 às 16h30, nas localidades de Fazenda Rio da Dona,Fazenda Cana Brava, Fazenda Rio Preto, Fazenda Vargem Grande, Povoado Água Comprida, Povoado Km 10, Povoado Sapé e Rodovia BR 101.Informações ASCOM COELBA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Equipes da 24ª Delegacia Territorial, com apoio de guarnições da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, ambas unidades de Vera Cruz, investigam a morte do investigador da Polícia Civil Édson Silva Oliveira, na tarde deste domingo (17). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o crime ocorreu na localidade conhecida como Catu de Berlinque.

Na ocorrência, a esposa do investigador ficou ferida e foi socorrida para o Hospital Geral de Itaparica. Segundo informações preliminares, dois homens encapuzados participaram da ação criminosa, chegaram atirando contra o veículo onde estava o policial e levaram o carro, modelo Tucson.

"Macarrão", como era conhecido, trabalhava no posto policial do Hospital do Subúrbio. Ele respondia a um Processo Administrativo Disciplinar por trafegar com carro adulterado e por envolvimento com prática criminosa de extorsão. Édson chegou a ficar preso na Corregedoria da Polícia Civil de novembro do ano passado até fevereiro deste ano. Em novembro de 2016, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao investigador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partida entre Vera Cruz e Santo Antônio de Jesus acabou em pancadaria na tarde do último domingo (3), pela 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal. O jogo terminou empatado em 2 a 2, no Estádio Municipal de Vera Cruz.  

Após o segundo gol da seleção de Santo Antônio, igualando o placar, no final da partida, a torcida local pediu o encerramento do jogo. Os atletas da seleção mandante partiram para agredir o árbitro Antônio Eloy de Brito Neto. Os assistentes de arbitragem também foram agredidos. A polícia chegou ao local e controlou a situação. Assista a confusão:

Já os destaques positivos da rodada, foram os selecionados de Vitória da Conquista e Santo Amaro, ambos atuando fora de casa. O primeiro aplicou uma goleadade 8 a 0 sobre Palmas de Monte Alto. Enquanto que Santo Amaro manteve os 100% de aproveitamento, vencendo Terra Nova por 3 a 0.

 

Confira os resultados dos demais jogos da rodada:

 

Caldeirão 1x0 Casa Nova
Ituberá 1x0 Nazaré
Ibirapitanga 0x0 Ubaitaba
Jitaúna 0x3 Ipiaú
Itabuna 0x1 Ilhéus
Itapé 0x1 Uruçuca
Itambé 0x1 Itapetinga
Itarantim 0x1 Ibicaraí
Barreiras 2x2 Luís Eduardo Magalhães
São Desidério 1x0 Paratinga
Palmas de Monte Alto 0x8 Vitória da Conquista
Brumado 0x4 Guanambi
Pau Brasil 1x2 São José da Vitória
Arataca 0x1 Porto Seguro
Teixeira de Freitas 1x5 Eunápolis
Valença 0x1 Camamu
Senhor do Bonfim 0x2 Juazeiro
Canudos 1x3 Euclides da Cunha
Biritinga 1x1 Serrinha
Itaberaba 2x1 João Dourado
Iramaia 0x1 Ipirá
Riachão do Jacuípe 1x2 Valente
Ichú 1x0 Conceição do Coité
Santo Estevão 1x3 Feira de Santana
Camaçari 2x2 Lauro de Freitas
Alagoinhas 2x0 Catu
Saubara 0x1 Madre de Deus
São Félix 2x1 São Francisco do Conde
Cruz das Almas 0x3 Cachoeira
Itamaraju 2x0 Itabela

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na tarde desta segunda-feira (28), guarnições do Grupamento Marítimo (Gmar) reiniciaram as buscas por uma pessoa que ainda está desparecida após o acidente com a lancha Cavalo Marinho I, que aconteceu na última quinta-feira (24). As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil também estão a procura de familiares da garota de 12 anos que, segundo relato de uma parente, estaria na embarcação.

O titular da 24 Delegacia Territorial (Vera Cruz), delegado Ricardo Amorim, solicitou que parentes da adolescente formalizem o desaparecimento. "O pessoal de resgate foi procurado por uma mulher no dia do acidente, que falou do sumiço de uma garota. Depois desse relato inicial, não foi mais vista. Peço que ela compareça nesta unidade para que nos dê mais detalhes", pediu o delegado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prevista para ser retomada na manhã desta segunda-feira (28), a travessia entre Salvador e Mar Grande continua suspensa na Baía de Todos-os-Santos. Mesmo com autorização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), um grupo protestou contra as condições das embarcações que realizam o transporte de passageiros.

Moradores de Vera Cruz levaram cartazes e faixas pedindo melhorias nas lanchas que fazem o serviço marítimo após a tragédia que vitimou 18 pessoas na última quinta-feira (24), data do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, em Mar Grande. A primeira lancha estava prevista para sair às 5h30. No entanto, até a publicação desta nota, nenhuma embarcação iniciou viagem.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), vem a público externar o seu pesar pelo acidente com a embarcação Cavalo Marinho,  ao sair de Mar Grande em direção a Salvador, que culminou no passamento de diversas pessoas, ao passo em que se solidariza com as famílias das vítimas. Segundo o deputado, “esse é um momento de luto e tristeza para os baianos. A hora é de buscar a união de todos para prestar socorro aos sobreviventes e amparar os familiares dos mortos no naufrágio”. Meireles coloca o seu gabinete à disposição de todos, autoridades e populares, que quiserem somar esforços para tentar minorar o sofrimento provocado por esse lamentável acontecimento que abalou a Bahia. “A hora é de união e solidariedade”. ASCOM Gabinete Hildécio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Meu nome é Valdene Brasil administradora de Pousada, estamos com um grave problema na Agencia do Correio de Mar Grande – Vera Cruz (Ilha de Itaparica). Desde o dia 07/06/17 a mais de um mês, a agencia se encontra sem funcionamento sem realizar envios nem recebimentos, desde o dia 07 nossas correspondências, faturas, mercadorias compradas por internet, etc se encontram RETIDAS.

O motivo desse caos é que no dia 07 de Junho, um caminhão ao passar danificou uma parte da fiação deixando o local sem energia elétrica e segundo informações dos funcionários da mesma, a Coelba não pode restabelecer a ligação, pois necessita que o padrão seja atualizado, mas como o imóvel é alugado, a proprietária se nega a autorizar essa obra e os correios parece que não pode assumir.Peço auxilio de vcs para divulgar esse caso, quem sabe nos podem  ajudar a acelerar uma solução por parte dos correios e ou autoridades.Via e.mail. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no último sábado, 04, no auditório do SESC, em Itaparica, recôncavo baiano, o evento MELHORES DO ANO 2016, agraciando personalidades do município e região que foram destacadas através pesquisa previamente realizada pela equipe da empresa Edivonete Sampaio, num encontro que superou expectativas pelo número de presentes e que, sem sombra de dúvidas, agradou a todos, também, pelo nível de organização.

Abrilhantando o evento, nada mais nada menos do que HELEN GANZAROLLI, apresentadora no Programa Sílvio Santos, veiculado todos os domingos. Ela que, além de toda beleza que lhe é inerente, protagonizou a entrega de certificados às personalidades que receberam indicações como melhores do ano e, também, as que foram homenageadas em face de destaque pelas suas atividades laborais.

Dentre essas personalidades, os gestores municipais WELLINGTON SENA (Muniz Ferreira), EUNICE SOARES (Nazaré das Farinhas, acompanhada do seu esposo IZAQUE FILHO "Izaquinho"), ZÉ NETO (Deputado Estadual, líder do governo Rui Costa na Assembléia), e demais personalidades que, também, contribuíram para que esse grande encontro pudesse deixar esvair toda uma satisfação pelos seus desempenhos.

Num salão muito bem ornamentado, com atendimento vip, todos tiveram oportunidade de, ao lado de familiares e amigos, "curtir" todo um "glamour", que, na verdade, cristalizou toda uma impetuosidade dessas pessoas que, mais do que profissionais, demonstraram abnegação e, mais ainda, compromisso para com seus clientes, suas entidades, enfim, mostraram porque, em meio a tanta competetividade, lograram êxito em suas performances.

Logo após a execução preliminar de belíssimas canções, através da dupla capitaneada por Artur MPB, coube a Denilson, atuando como mestre de cerimônia, dar boas vindas a todos, agradecimentos aos patrocinadores, autoridades presentes e todos os participantes e, em seguida, a organizadora do evento, Edivonete, utilizando-se do microfone, agradeceu a todos e, aproveitando o ensejo, enfatizou a importância dessa premiação, não apenas no sentido de enfatizar conquistas, por parte de cada um, mas, sobretudo, com o escopo de servir de exemplo a jovens empreendedores nas diversas áreas de atuação.

No final do evento, após posar para fotografias com todos aqueles que se propuseram, a estrela da noite, Helen Ganzarolli concedeu entrevista à Tvsaj. Falou sobre como recebeu o convite de Edvonete Sampaio Produções para fazer parte desse evento; discorreu sobre mais uma participação, como apresentadora do SBT, no carnaval baiano; não saiu pela tangente ao ser questionada sobre  o segredo para sua trajetória de sucesso na carreira televisiva e, naturalmente, quais os planos para o futuro. Ela que, inexoravelmente, é considerada a "queridinha do homem do Baú".

Notícias | postado por: Mascarenhas

O MUNICÍPIO DE VERA CRUZ/ LOCALIZADO NA ILHA DE ITAPARICA/ VAI RECEBER NESTA QUINTA-FEIRA/ AS NOVE E MEIA DA MANHÃ/ A VISITA DO GOVERNADOR RUI COSTA// ELE VAI INAUGURAR A NOVA PAVIMENTAÇÃO DE DOIS TRECHOS DE RODOVIAS NOS DISTRITOS DE CACHA PREGO E BAIACU// A SOLENIDADE VAI SER REALIZADA NA RUA DA PRAIA/ EM CACHA PREGO// ANTES DE SEGUIR PARA O EVENTO/ RUI DESCERRA PLACA DE INAUGURAÇÃO NO MARCO DA LOCALIDADE DE BAIACU// NO TOTAL/ FORAM INVESTIDOS CERCA DE SETE MILHÕES E QUATROCENTOS MIL REAIS NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO/ QUE TIVERAM A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO// O GOVERNADOR TAMBÉM VAI AUTORIZAR O LANÇAMENTO DA LICITAÇÃO PARA RECUPERAR A BA-001// RUI AINDA VAI FAZER A ENTREGA DE DUAS VIATURAS PARA AS UNIDADES DE POLÍCIA CIVIL DOS MUNICÍPIOS DE NAZARÉ E MARAGOGIPE. ASCOM 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até o próximo sábado (11) o Governador Rui Costa tem vários compromissos em sua agenda nesse início do mês de fevereiro na capital e no interior, com maior intensidade. Nesta terça-feira, (07) às 14h, Rui recebe no Gabinete da Governadoria em visita de cortesia, o Cônsul Daniel Kunz do Consulado da Suiça. 

Na quarta-feira (8) das 08h30 as 10h30, o governador participa da abertura do ano letivo 2017 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido por Escola Parque, no bairro da Caixa D’água. O evento será transmitido através da TVE Bahia e pela internet através do site www.tve.ba.gov.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais um capítulo da novela ponte Salvador-Itaparica. O governador Rui Costa recebeu representantes da estatal China Road and Bridge Corporation (CRBC), nesta segunda-feira (9), no Palácio de Ondina, para assinar protocolo de intenções para construção da ponte Salvador-Itaparica. 

“Temos duas obras com duas empresas diferentes, assinei agora o contrato com eles pra eles estudarem a ponte durante seis meses. Eles já vinham estudando durante alguns meses, mas para trazer uma equipe maior, mais especializada, eles precisavam da assinatura desse documento”, explicou o governador Rui Costa, durante a entrega do Hospital da Mulher. Segundo o governador, a equipe deve buscar formas de baratear o projeto. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem acusado de integrar uma organização criminosa foi preso em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ânderson Costa dos Santos, integrante do “Bonde do Maluco”, estava foragido a cerca de duas semanas, depois de ter fugido de um hospital em Salvador. Ao Correio, o delegado Geovane Paranhos, titular da 24ª Delegacia Territorial (Vera Cruz), informou que o homem estava preso, mas foi levado até o Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, para tratar uma suposta tuberculose.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os municípios de Itaparica e Vera Cruz (Grande Salvador) estão com audiências abertas ao público programadas para discutir as minutas referentes ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Em Itaparica, o evento está marcado para quarta-feira, das 8h às 14h, no Grande Hotel de Itaparica. Já em Vera Cruz (Mar Grande), a audiência está programada para esta quinta-feira, também das 8h às 14h, no Colégio Municipal de Vera Cruz, localizado na comunidade de Tairu.

Na ocasião, serão discutidos os princípios, diretrizes e propostas voltados para a superação dos principais problemas urbanos de ambos os municípios.

Desdobramento

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Vera Cruz e Itaparica é um desdobramento do Plano Urbano Intermunicipal (PUI) de toda a ilha, que visa promover o desenvolvimento econômico, social, territorial e institucional da localidade, com o propósito de integrá-la aos demais municípios da região metropolitana de Salvador (RMS).

Embasado em estudos técnicos, com acompanhamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e dos conselhos municipais da Cidade, e elaborado com participação de representações sociais, o PUI já foi finalizado e apresentado em audiência pública, em julho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para melhor a mobilidade dos moradores da Ilha de Itaparica e estimular o crescimento turístico e econômico da região, o governador Rui Costa e o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, vão assinar neste sábado (9) a ordem de serviço para a recuperação de estradas na região. Após a assinatura, os trechos de acesso das localidades de Cacha Prego, na BA-882, e de Baiacu, na BA-868, vão receber obras de restauração do pavimento, além de paralelepípedos nas passagens urbanas.
Com um total de 17,3 quilômetros de extensão, a previsão é que as duas obras recebam investimentos de aproximadamente R$ 7,5 milhões. A intervenção vai beneficiar oito mil habitantes dos municípios de Vera Cruz e distritos de Tairu, Aratuba e Berlink. O evento está agendado para acontecer a partir das 9h30, na cidade de Vera Cruz, com a presença de gestores da região. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Seja na política ou em qualquer outra esfera, o diálogo saudável, franco, sincero e objetivo sempre produz resultado satisfatório entre pessoas que procuram mais que olhar, enxergar realidades que, "a priori", pareceriam bem mais distantes. E, justamente na politica partidária, muitas rivalidades, ao invés de serem "trabalhadas", visando sua neutralização, ao contrário, são aguçadas, por parte daqueles que não procuram enxergar "um palmo além de seus narizes", dificultando e, principalmente, onerando custos de campanha, por falta de diálogos tempestivos.

Não é o que acontece com Nego (empresário, filho de Wilson Pedreira) que,apesar de nunca ter sido candidato, mostra, na área politica, habilidade que dá, insofismavelmente, inveja a "velhos" políticos. Essa capacidade de diálogo, de articulação é que tem propiciado a Nego, sucesso no seu empreendimento, através da Comercial Coroa (especializada em material de construção), em Vera Cruz, Salinas e região.

Numa demonstração de destreza, Nego conseguiu fazer com que o vereador João Fonseca, até então pré-candidato a prefeito de Salinas, nas eleições de outubro próximo, com ele expressasse o "55", número do partido de Wilson, na pré-candidatura a prefeito do município.. João Fonseca que, diga-se de passagem, até então figura como opositor ao seu genitor (ex-prefeito em duas oportunidades, tendo feito sucessor) e ao atual prefeito do município, Jorginho.

Questionado sobre a possibilidade de um alinhamento com Wilson nas eleições de outubro, João Fonseca não saiu pela tangente. Ao contrário, com um largo sorriso e, estendendo a mão, foi enfático: -Só depende de Wilson...!. Para um bem entendedor.... Fotos Antonio mascarenhas (Tvsaj.com.br) e Nega Ju (Jornal Gazzeta).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um colisão entre duas motos deixou duas vítimas fatais e dois feridos na noite de sábado (30/01), na BR 101, próximo ao antigo Posto da Polícia Rodoviária Federal em Santo Antonio de Jesus/Ba. O mecânico Magno Gomes de Almeida, 32 anos, natural de Mar Grande, residente no Alto Santo Antonio, colidiu sua moto Shineray com uma CG 150 pilotada por Joilson Santos, 21 anos, morador da Avenida Providência. Ambos faleceram.

CARONAS: Lilian Santos de Almeida, 29 anos, moradora da Rua Santa Rita no Alto Santo Antonio, ex-companheira de Magno, que estava com o mesmo na Shineray, sofreu fraturas na perna e na bacia, também sofreu uma forte pancada na cabeça. Ela permanece na UTI do HRSAJ, apresentou uma melhora na noite deste domingo, mas seu estado de saúde ainda é considerado grave. Lilian não estava usando capacete.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), o nadador Allan do Carmo, no prédio da Governadoria em Salvador. O jovem baiano, que tem apoio do Governo do Estado através do FazAtleta, conquistou no último sábado (9), o sexto título de campeão da Travessia Mar Grande/Salvador. Com o hexacampeonato, Allan se torna o atleta com mais títulos na prova, que também é um treinamento para a disputa da maratona nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto deste ano.

Depois de uma conversa sobre a preparação para as Olimpíadas e as expectativas do atleta para as próximas provas, o governador falou sobre o exemplo que Allan do Carmo é para os baianos. “Eu espero que o exemplo dele possa incentivar milhares de jovens à prática esportiva, a todas modalidades e espero continuar implementando e ampliando o patrocínio do Governo do Estado, através do FazAtleta, ressaltando o papel da Bahiagás também como incentivadora. Nossa torcida agora é pelas Olimpíadas, e, independente do resultado e de medalhas, ele já é um vitorioso”, comemorou o governador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma disputa de paredão de som resultou em uma briga generalizada na ilha de Barra do Gil no primeiro dia do ano de 2016. Durante a confusão, um homem identificado como Raimundo Santos Ribeiro de Jesus foi baleado na perna esquerda, enquanto as mulheres, Vanusa Santos da Silva foi baleada no pé esquerdo e Mirela Gonçalves Barbosa foi baleada no abdômen. Já Gabriel de Jesus Rocha foi ferido com golpes de faca. O estado de saúde e endereço das vítimas não foram divulgados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Iderval, Wilson Pedreira e Marcos Ramiro

WILSON PEDREIRA, ex-prefeito de Salinas da Margarida, deverá, mesmo, ser o candidato das oposições, na disputa para o executivo municpal. Fonte fidedígna, muito proxima a ele, nos garantiu  que o ex-gesotr colocará, de fato, seu nome ao crivo da população.Assevera que os números que têm a disposição são bastantes favoráveis para que o ex-gestor possa voltar ao comando do município. - Pode divulgar, finalizou. Foto Antonio Mascarenhas Na foto, Iderval, Wilson e Marcos Ramiro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Joseane Bombirm -  ASCOM
Em comemoração ao mês do professor, celebrado no dia 15, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove uma série de palestras e oficinas sobre a “Voz profissional”. A ação do Programa Saúde do Professor, realizada na capital e no interior, conta com a participação do radialista e jornalista Jefferson Beltrão. Nesta quarta-feira (07/10), a atividade acontecerá, das 14h30 às 17h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica. 
Segundo Jefferson Beltrão, a roda de conversa com os educadores é uma oportunidade para a troca de experiências e de informações sobre o uso profissional da voz. Ele aproveitará para falar sobre o que tem feito ao longo da sua trajetória profissional nos trabalhos com a voz. “Os professores são comunicadores natos e utilizam a voz como instrumento de trabalho. Colocando em prática dicas simples, eles poderão aproveitar melhor a voz a seu favor”, destacou o jornalista, ao afirmar que, para se ter uma voz de qualidade, é preciso de cuidados como boa alimentação, descanso e hidratação do corpo. 
Veja a programação completa em LEIA MAIS (fotos, WWW.TVSAJ.COM.BR)
Notícias | postado por: Mascarenhas

Na foto, Iderval, Wilson Pedreira e Marcos Ramiro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Presentes em Santo Antonio de Jesus, na última segunda-feira, o empresário e ex-prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, proprietário do Salinas Praia Hotel, nesse município e da Comercial Coroa, no município de Vera Cruz, ao lado dos também empresários Marcos Ramiro (atuando na área de imóveis, em Itaparica e região) e Ideval Kleber (S.A.Jesus).De conformidade com informações, Wilson desponta muito bem em pesquisas preliminares no que concerne a uma eventual candidatura ao executivo municipal em Salinas da Margarida.

Questionado se estaria disposto a entrar na corrida sucessória, de forma simpática e demonstrando humildade,  foi enfático ao dizer que  só as pesquisas é que oferecerão os parâmetros necessários para a definirão os nomes que, efetivamente, deverão compor a chapa de oposição para o próximo pleito. Dentre eles, Robson Marcelo, filho do atual presidente da Câmara de Vereadores. Acontece que, determinado vereador da conjuntura do prefeito Jorginho, assevera que dispõe de informações que Wilson encabeça as pesquisas até então realizadas. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos para ver quais os nomes que, efetivamente, estarão se submetendo ao crivo das urnas em 2016. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) 


Enquete


PodCast