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Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria de Agricultura, está oferecendo os trabalhos de visitas técnicas gratuitamente aos pequenos produtores e agricultores rurais de São Felipe.

Nas visitas de assistência, acompanhadas da Engenheira Agrônoma Rosane Santana e da Coordenadora da Agricultura, Jô Borges, produtores recebem orientações sobre o aprimoramento de técnicas agrícolas, estimulando a troca de informações e incentivando a exploração do potencial agrícola do município e desenvolvimento rural sustentável.  A oferta dos serviços de visita e assistência técnica aos agricultores e produtores, consistem em acompanhar os produtores, dar apoio e assistência no manejo e cultivo de produtos agrícolas. "Nossa visita técnica tem como objetivo acompanhar pequenos agricultores em suas produções, possibilitando a troca de informações como orientação de análises do solo, observação do desenvolvimento dos produtos, incidência de pragas dentre outros, que são importantes para que tenhamos boas colheitas e fortalecendo assim a agricultora familiar", explicou a Engenheira Agrônoma, Rosane Santana. 

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Agricultores de São Felipe participaram na manhã desta terça-feira, 07 de agosto, da Chamada Pública para aquisição de produtos da agricultura familiar destinados ao preparo de refeições da merenda escolar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Habilitados e aptos para fornecer produtos da agricultura familiar que serão incluídas no cardápio dos alunos da rede municipal, os agricultores representados por grupos, associações e individualmente, participaram ativamente da venda e divisão quantitativa de alimentos disponíveis para o período de agosto a dezembro de 2018. Além de oferecer uma alimentação rica, saudável e nutritiva, a Prefeitura de São Felipe através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer cumpre a determinação legal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ajudando também a fomentar a agricultura familiar no município em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. Prefeitura de São Felipe - Departamento de Comunicação  Praça Cônego José Lourenço, 42 - Centro, São Felipe - BA, 44550-000  www.facebook.com/PMSFOficial  Inserção de foto JC Jornalista. 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 18, em Santo Antonio de Jesus, a apresentação dos candidatos a deputados ROGERINHO (estadual) e OTO FILHO (federal), por parte do grupo capitaneado pelo prefeito ROGÉRIO ANDRADE, em evento que contou com participação de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, desse município e região.

Além do prefeito Rogério Andrade, os candidatos Rogerinho e Oto Filho, Dalva Mercês (vice e Secretária de Assistência Social), Tom (presidente da Câmara, ao lado dos vereadores), os prefeitos Ricardo Maia (Ribeiro do Pombal), Tingão (Itatim), Thiancle (Castro Alves), Sinho (Aratuípe), Júlio Pinheiro (Amargosa), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zega Braga (Planaltino), Robson (Elísio Medrado), Danilo de Zéu (NOva Itarana) que efetuaram pronunciamentos, além de  ex-prefeitos como Miltinho (Nazaré das Farinhas), Valtinho (Varzedo), Zé Froes (D. M. Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu), Joel Neiva (Conceição do Almeida).

Também, dentre os presentes, ao lado do prefeito Sinho, de Aratuípe, os secretários municipais Manoel (Administração e Planejamento), Anselmo (Saúde); vereadores Laércio, Remelton e Julival. Aratuípe que é um dos mais expressivos municípios do recôncavo baiano e detém o maior polo de fabricação de artefatos de barro da América Latina, no distrito de Maragogipinho. 

Ao lado do ex-prefeito de Nazaré, Miltinho (duas gestões municipais), Idma (vereadora), Jackson (ex-vereador e presidente da Câmara) e outras representatividades do município. Miltinho que desenvolveu uma das melhores gestões municipais desse município de tantas tradições e que mantém viva toda uma história, toda uma cultura, no seio de sua população que se orgulha, também, de seu acervo arquitetônico estilo barroco. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, protagonizados por Tom (presidente da Câmara, em nome dos demais vereadores) e prefeitos acima elencados, os oradores procuraram mostrar a importância das candidaturas de Rogerinho e Oto Filho para Santo Antonio de Jesus e região. Eles que se apresentam como candidatos a cadeiras no legislativo estadual e federal, respectivamente. Com relação a Rogerinho, fizeram referência ao legado do avô e do pai desse jovem que se arvora na política partidária.  

O prefeito Rogério Andrade, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, citou cada um dos prefeitos e vices que estão engajados no que ele costuma dizer " projeto", assim como o fez de forma sintética, com relação aos vereadores, secretários e lideranças do município e região. Regozijado diante da maciça participação, espera, naturalmente, que esse intento possa ser materializado com uma votação que supere expectativas. 

Oto Filho, por sua vez, na condição de candidato a deputado federal, também externou agradecimentos, além de realçar a parceria que ostenta nessa dobradinha com o candidato Rogerinho nesse e alguns outros municípios da região. Ele que teve oportunidade de contribuir bastante, através do Desembanco, para o desenvolvimento de municípios que fazem parte de sua base de apoio e a Bahia como um todo. 

CAMPANHA ACIRRADA

Desfraldam-se, portanto, as cortinas da corrida partidária, na Bahia e em todo o país, num momento sublime da política nacional. A população clama por mudanças nas diversas esferas. Não apenas mudanças de nomes ou de siglas mas, sobretudo, de concepções. Nesse sentido, todos os candidatos, independente de partidos, estejam predispostos a ouvir a população em seus anseios. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS, e, todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 

 

 

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Vendedor Externo

Requisitos: Maior de 18 anos, ensino médio completo, ter moto própria com documentação em dias e habilitação categoria A. Necessário ser comunicativo, persistente, pró-ativo, habilidades em trabalhar com metas.  
Candidatar-se as vagas apenas candidatos que residam na cidade mencionada. 
Atividades: Trabalhar com vendas externas de consórcios. 
A empresa paga salário fixo de 1.090,00 + ajuda de custo+ bonificações e premiações por alcance de metas.
Encaminhar o currículo para o e-mail: processoseletivocontra t@gmail.com - Colocar no assunto do e-mail a vaga e a cidade pretendida, exemplo:  Vendedor Externo Governador Mangabeira  

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Por ANTONIO MASCARENHAS

VALDIR SANTOS, renomado advogado da União, conhecido nacionalmente através de suas palestras na área de concursos públicos, marcou presença na tarde/noite dessa sexta-feira, 13, a convite do empresário e liderança político-partidária Joel da Contabilidade, oportunidade em que ministrou palestras importantes aos convidados. Ele que além do site "Concurseiros", é autor do livro " Mitos e Mentiras sobre Concursos Públicos", com ilustração de Tomás Mascarenhas. 

HOTEL ILHA BELA: Palestra 1

Inicialmente, das 15 às 18h, no salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, quando ministrou a palestra "Estratégias de campanha para candidatos de baixo rendimento", contanto com particpação de algumas lideranças locais, a exemplo de "Tia Adriana" (filha de Valter Coelho), Nadinho Cabeleireiro, Chico Fortaleza (pré-candidato a deputado estadual), Erenesto Aravena (vice-presidente do PMDB local), Joel Nunes (presidente do PV), Mateus Leal, Paulo Vilela, Alex de Cate, outras tantas personalidades importantes nesse segmento. 

Em sua fala, Valdir procurou mostrar a todos as possibilidades reais de cada postulante a uma cadeira na egrégia casa legislativa nas próximas eleições, todavia, mostrando-lhes a imperiosa necessidade de observância de critérios que facilitem a materialização de seus intentos. Asseverou que não é interessante candidatos figurarem em determinadas legendas apenas como "enchedores de linguíça", conforme se diz no jargão popular. Longe disso: desenvolverem ativdidades no dia a dia, que mereçam reconhecimento por parte da comunidade e, mais que isso, mediante a escolha de partidos que, efetivamente, ofereçam condições a candidaturas, deveras, compeititivas. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj (vídeo a ser publicado), falou, dentre outros aspectos, sobre o que significam as "cláusulas de barreiras" que tencionam diminuir paulatinamente o número de legendas partidárias e acerca da corrupção  que, entranhada no seio da sociedade, mostra-se "sistêmica", todavia, possível de ser "estancada". Assevera que a corrupção não parte necessariamente, a partir do pobre que usufrui da vantagem imediata, lá na "ponta do iceberg" mas, principalmente, daqueles que, detentores do poder econômico e da falta de escrúpulos criam condições para esse "câncer" que dilacera a sociedade através de determiandos setores da politica partidária. 

PARATI HOTEL: Palestra 2

Teve início às 19:00h a palestra realizada no Parati Hotel aos alunos da FACEMP e outros convidados, tendo por temática " Como passar em concursos públicos", numa também importante iniciativa de Joel da Contabilidade ao trazer para o município um palestrante que tanto tem contribuído para a geração de emprego e renda. Valdir Santos que, egresso de São Felipe, tem ministrado inúmeras palestras nos diversos rincões da Bahia e em outras unidades da federação. 

PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL PELO PV

O governo federal, através da "draconiana" reforma trabalhista, deu asas à terceirização, num "verdadeiro acinte à legislação trabalhista", sob a alegação de "flexibilização" nessa área. Ao contrário, fomentou o favorecimento aos detentores do poder econômico, no caso empresários. E, nessa imposição que trucida direitos trabalhistas, ardualmente auferidos à custa de muito suor, muitos concuros deixaram de ser realizados. 

E a sua candidatura tem por escopo, dentre outros aspectos, procurar, de alguma forma, lutar para que emerja, a partir do congresso, uma política que, de fato, possa estar comprometida com a geração de emprego e renda, de forma democrática e universalizante, através de concuros públicos. Obviamente, Valdir, pela experiencia angariada na área de direito, sabe, como poucos, trilhar nessa direção. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do linik FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

 

 

 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

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A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

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Dia de lazer e diversão para milhares de pessoas que compareceram ao Ginásio de Esportes e participaram do Passeio Ciclístico comemorativo aos 138 anos de emancipação política e administrativa de São Felipe. O 1º Domingo Esportivo deu início a programação especial de aniversário da cidade que conta com oferta de serviços gratuitos para a população e shows artísticos. 

O domingo começou com a realização do Passeio Ciclístico às 07h da manhã, percorrendo as principais ruas da cidade e encerrando com café da manhã na Praça Carlos Moura. Em seguida, desportistas lotaram o Ginásio de Esportes para a abertura do Torneio Intercolegial, que contou também com o Concurso da Rainha do Intercolegial e início das partidas de futsal disputadas entre estudantes das escolas da rede municipal de ensino. Entusiasmados e felizes, estudantes disputaram várias modalidades esportivas no Ginásio de Esportes fazendo do domingo um dia dedicado ao esporte e lazer, comemorando os 138 anos de São Felipe, seguindo a programação festiva. Estiveram prestigiando o evento, o Vice-prefeito Choquinha, a Secretária de Educação, Glória Anjos, o Subsecretário de Educação Reginaldo e demais autoridades, que aproveitaram o momento para ressaltar a importância do esporte.  

As comemorações continuam na terça-feira, (29/05), dia em que o município comemora 138 anos de emancipação política e administrativa, com Hasteamento da Bandeira, Missa Solene, Ação Cidadã com serviços e atendimentos gratuitos para a população, realização do 2º Festival da Cultura e show comemorativo na Praça Carlos Moura com o cantor Danniel Vieira.Assessoria de Comunicação. Prefeitura de São Felipe

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A seleção feminina de vôlei de Santo Antônio de Jesus sagrou-se campeã do Torneio Jogos da Amizade, realizado neste domingo (6), em São Felipe-BA. A seleção masculina de vôlei também representou a cidade chegando até as semifinais da disputa. As equipes tiveram o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer na competição que reuniu 19 delegações de cidades do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.  

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Os trabalhos e ações que visam qualificação dos atendimentos do SUS e melhorias estruturais nas unidades de saúde em São Felipe avançam a cada dia. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, acaba de anunciar a aprovação do projeto que garante a construção da sede própria da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso.

Cadastrado pela Secretaria Municipal de Saúde, os recursos oriundos de emendas parlamentares dos Deputados Federais Elmar Nascimento, no valor de 500 mil; Tia Eron, no valor de 100 mil e Jorge Solla, no valor de 100 mil, vão garantir a construção da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso, totalizando um investimento de R$ 700 mil reais para a construção da unidade e aquisição de equipamentos para o seu funcionamento. Com esse projeto será construída a sede própria da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso, que foi inaugurada em 2001 na gestão do prefeito Rozalio Souza da Hora e até hoje funciona em imóvel alugado e com limitações de uma estrutura física adaptada.

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O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


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O Prefeito Rozalio Souza da Hora entregou neste domingo, 18 de março, juntamente com a Secretária de Educação, Maria da Glória dos Anjos, a Escola Municipal Presidente Castelo Branco totalmente reformada e ampliada na zona rural de São Felipe, oferecendo melhor estrutura para alunos e professores. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Jorge Macedo, Secretário de Administração, Silvio Ricardo, secretariado, vereadores Nado da Magel, Dio Neiva, Nadinho, Nelsinho Caldas e vereador Nino, e dos moradores que receberam com muita alegria a entrega da reforma e ampliação da escola na comunidade de Sapezinho do Bom Gosto. 

O Prefeito Rozálio ressaltou a importância do comprometimento, transparência, ética e responsabilidade com o dinheiro público, investindo na melhoria da educação e elogiando o trabalho realizado na ampliação e reforma da Escola Presidente Castelo Branco e todo o trabalho que a secretária de educação, Maria da Glória, vem desenvolvendo no município, estendendo os agradecimentos a todos os professores, diretores e funcionários das escolas municipais."Estamos trabalhando para oferecer melhores estruturas e ensino de qualidade para nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade com muita responsabilidade na gerencia dos recursos públicos. Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso da nossa administração, principalmente a secretária Glória que está focada, assim como todos nós, em oferecer uma educação pública de qualidade," disse. A Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na comunidade de Sapezinho do Bom Gosto, passou por melhorias e ganhou novas salas para melhor atender os estudantes, com novo berçário, sala de leitura, 5 novas salas de aulas, cozinha e refeitório, que passará a atender a partir de agora 220 alunos em tempo integral da educação infantil ao 5º ano, um grande avanço na educação municipal. 

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Com objetivo de realizar melhorias na arborização do espaço público, a Prefeitura de São Felipe através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando constantemente os trabalhos de arborização em ruas e praças da cidade e fazendo doações de mudas de plantas para o plantio.  

Desta vez, o local contemplado com os trabalhos de arborização foi a Praça Carlos Moura,  centro da cidade, onde foi plantada uma 'oiti', uma das árvores mais conhecidas para paisagismo urbano, de forte composição, bela copa, trazendo assim sombras, raízes de pouca agressividade, preservando a calçada e de fácil manutenção sem problemas de enraizamento agressivo. A ação foi acompanhada pelo coordenador de meio ambiente, Eduardo Aguiar.  

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Honrando mais uma vez o compromisso assumido com os servidores públicos, a Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o pagamento da gratificação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), referente ao segundo semestre de 2017, contemplando todos  os profissionais da atenção básica, como prevê a lei. 

O prefeito Rozálio Souza da Hora destacou a importância da valorização dos profissionais, reconhecimento e o cumprimento das obrigações e compromissos assumidos com os profissionais. “Estamos empenhados em garantir a todos os servidores seus direitos constituídos em lei e valorizar o seu trabalho junto a comunidade, principalmente quando se trata de saúde", disse. 

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Iniciou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, o ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino de São Felipe. As aulas do ano letivo de 2018 começaram para milhares de  alunos da educação infantil, fundamental I e fundamental II com muitas novidades, inovações e novos espaços de aprendizagem.  

Na voltas às aulas 2018, prédios escolares continuam recebendo melhorias estruturais para acolher bem os alunos com reformas e reparos além da ampliação da Escola Municipal  Presidente Castelo Branco no povoado de Sapezinho do Bom Gosto, que ganhará uma nova estrutura, tudo isso para proporcionar conforto para os alunos e professores. A Jornada Pedagógica II deu o ponta inicial para o ano letivo de 2018, realizada nos dias 01 e 02 de fevereiro, com objetivo de ampliar conhecimentos, qualificar e promover melhorias no ensino municipal, debatendo o tema "A arte da educação: o fazer acontecer depende de cada um de nós" com professores, diretores, coordenadores e demais profissionais ligados à educação através de palestras e oficinas.

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A Secretaria de Agricultura de São Felipe, comunica aos pequenos agricultores que ainda não realizaram o Cadastro Ambiental Rural - CAR, que foram retomadas as inscrições para cadastramento na secretaria até o dia 06 de março de 2018. Os proprietários de imóveis rurais que possuem até 4 módulos fiscais, ou seja, 120 tarefas dentro do Município de São Felipe, podem procurar a Secretaria de Agricultura, que fica localizada na Praça Cônego José Lourenço, ao lado da Prefeitura Municipal, das 8 às 17h para fazer o cadastro de modo gratuito. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais que consiste no levantamento de informações geográficas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental, auxiliando no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, além de monitorar e combater ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico. Prefeitura de São Felipe - Departamento de Comunicação. 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

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Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

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Elpídio Souza da Hora Neto, filho do prefeito do município baiano de São Felipe, Rozálio Souza da Hora, foi encontrado morto na manhã deste sábado (11). De acordo com informações da polícia, ele foi atingido por pauladas em uma fazenda na localidade de Pilões. A motivação do crime é desconhecida. A motivação do crime, que teria ocorrido por volta das 2h da madrugada, ainda é desconhecida. O pai da vítima ainda não se manifestou.Bahia Noticias

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

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O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

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Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

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Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

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Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

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A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

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A pré-candidatura à Prefeitura de São Felipe de Pedro Araújo Junior (PSB), ex-secretário municipal da Educação e Administração, foi lançada neste domingo (17/08) em evento que reuniu centenas  de pessoas no Espaço de Fau, no centro da cidade.

A solenidade contou com a participação de aliados políticos, vereadores, pré-candidatos a vereador do município, lideranças comunitárias, além de representantes dos oito partidos que apoiam a pré-candidatura de Pedro Junior.

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Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

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O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

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Acusado de agredir, roubar e tentar estuprar uma idosa de 62 anos, no dia 13 de março, na zona rural de São Felipe, a 161 quilômetros de Salvador, Carlos Antônio Barbosa Silva, de 29 anos, teve a sua prisão anunciada nesta segunda-feira (25), pelo delegado Adilson Bezerra, titular da Delegacia Territorial (DT), daquele município.

De acordo com a polícia, Carlos teria invadido a casa da mulher e, depois de anunciar o assalto, a agrediu com chutes e socos. Ele ainda tentou estuprá-la, mas a senhora conseguiu escapar e correr para a rua, gritando por socorro. O bandido fugiu levando dinheiro e o celular da idosa.

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Os vereadores Marinaldo Almeida de Souza e Orlando de Souza Reis denunciaram junto ao representante do Miistério Público de São Felipe-BA, o atual prefeito Francsico Andrade Ferreira "Chiqunho", (foto) segundo eles, por irregularidades e atos de improbidade administrativa, requerendo que contas públicas inerentes ao exercício de 2014 sejam expostas, de conformidade com o que preconiza o Art. 28 e 82 da Lei Orgânica do município. Naturalmente, o prefeito, usando o expediente do contraditório, deverá apresentar sua defesa. Veja petição completa em Leia Mais

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De SÃO FELIPE, via. e.mail

Cinco vereadores de São Felipe, a 178 km de Salvador, fizeram uma grave acusação contra o atual prefeito da cidade Chiquinho(PP) nesta quinta(18). Os edis Nado da Magel(PR), Djlama Neiva(PR), Antonia de Zinho (PR), Orlando Reis (PPS) e José Carlos (PT), apresentaram um relatório com 107 páginas detalhando denúncias sobre funcionários fantasmas, salários que extrapolam a lei em vigor, recebendo até quase 600% de vantagens, falta de respostas aos requerimentos, além de abuso do poder econômico. Os vereadores propuseram ao Ministério Público, que após apuradas as irregularidades, investigue o prefeito e o financiador de sua campanha em 2012, abrindo seus sigilos telefônico, fiscal, eletrônico e financeiro.

Em entrevista exclusive ao Informe Baiano, o vereador Orlando Reis afirmou que só assim vai haver justiça: “Temos fortes indícios de irregularidades, principalmente após as rejeições das contas dele em 2014. Enviamos diversos requerimentos e não foram atendidos. Chegou a hora de fazer uma CPI para esclarecer tudo”, disse. Agora o presidente da Câmara vai ter um prazo de 30 dias, quando possivelmente se inicia o processo de investigação e caso o não seja acatado a proposição será impetrado um mandado de segurança: "Entre os 417 municípios ele ficou na posição 372 no que diz a transparência das contas públicas. Ou seja, ele tenta esconder as informações”, finalizou.Veja o Teor da proposição em LEIA MAIS. Informe Baiano. 

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Vários elementos fortemente armados explodiram na madrugada deste domingo (17/01), os caixas eletrônicos do Banco do Brasil na cidade de São Felipe, no Recôncavo Baiano.Conforme informações levantadas pelo Portal Tribuna do Recôncavo, a quadrilha chegou na cidade por volta das 3h da madrugada em dois veículos, um Renault Fluence e um Nissan Frontier, efetuaram a explosão e durante a fuga trocaram tiros com uma guarnição da Polícia Militar, próximo a Delegacia Local, no entanto ninguém saiu ferido.

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ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual pelo PSD, majoritário no município de Sapeaçu, na última eleição, fez parte, nessa sexta-feira, 10, do palanque capitaneado pelo Governador Rui Costa que, ao lado de sua comitiva, do prefeito Jonival Lucas, autoridades locais, regionais e do Estado, inaugurou Mini Fábrica de Biscoitos e procedeu entrega de títulos de terra, caçamba e máquinas, através do Consórcio do Território do Recôncavo. 

Em entrevista concedida à Tvsaj, logo após os pronunciamentos, teceu considerações acerca da importância dessas ações por parte do governo estadual para o município e região. Aproveitando o ensejo, elencou sobre sua luta em prol dos municípios que representa perante à Assembléia Legislativa e às hostes do executivo estadual. Não poderíamos nos furtar em inquirí-lo acerca das movimentações politíticas em Santo antonio de Jesus, já que seu nome vem sendo ventilado para eventual candidatura a preieto na Cidade das Palmeiras.  VOCÊ VERÁ A ENTREVISTA NO DECORRER DA SEMANA

 

 

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O governador Rui Costa, em sua visita a Sapeaçu, onde inaugurou a Mini Fábrica de Biscoitos da comunidade do Canabrava e procedeu entrega de máquinas e caçamba através do Consórcio Territorial do Recôncavo e entrega de 201 títulos de terra, em atendimento à política de regularização fundiária, o fez em companhia de Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Cássio Peixoto (Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Marcos Bulhões Presidente da CERB).

Presentes Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu, na condição de anfitrião), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Chiquinho (São Felipe), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha); Bahia (Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu), ao lado de Cristina Lucas (primeira dama e Secretária de Ação Social de Sapeaçu).

Também abrilhantaram o evento João Carlos (Território do Recôncavo, ao lado de Rosana Vieira), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e atual Diretor de Pesquisas da SDR), José Carlos Toneto (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de S.A.Jesus, Joselito Motta (pesquisador da EMBRAPA), dentre tantas outras autoridades locais, da região e do Estado. Em entrevistas concedidas à Tvsaj, discorreram sobre a importância das ações do governo do Estado e a iniciativa da administração municipal de Sapeaçu.DIVULGAREMOS ESSE MATERIAL NO DECORRER DA SEMANA

 

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O Governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, marcou presença nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu-BA,  oportunidade em que participou de solenidades, com  inaugurações e anúncios de mais benefícios para esse importante município do recôncavo, num evento que contou, também, com participação de prefeitos, secretários e lideranças locais e da região.

Inicialmente, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se à comunidade rural da Canabrava para inauguração do Mini Fábrica de Biscoitos, gerida pelo Grupo de Mulheres Flor do Sertão. Entidade criada com total apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, pasta capitaneada pelo seu titular Eládio Bahia, na gestão do prefeito Jonival Lucas

Logo em seguida, já na sede do município, Rui Costa anunciou serviços de extensão de água para algumas localidades, procedeu entrega de 201 títulos de terra, em cumprimento à politica de regularização fundiária, no seu governo, bem como realizou a entrega de maquinas e equipamentos agrícolas para o Consórcio  de Desenvolvimento Sustentável do Território do  Recôncavo e sistema de abastecimento de água para os povoados de Quiamba, Brito e Macaúbas.

O chefe do executivo estadual também assinou ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento para os povoados de Pacheco, Bebe Água, Baixinha, Ponto Certo e Pau Preto. Ele que, no palanque, em seu pronunciamento, prometeu que nenhuma comunidade do município ficará sem água tratada. Rui também assumiu o compromisso de canalizar R$ 600 mil ao município para serem aplicados em calçamentos. Terminados os pronunciamentos, Rui Costa visitou o Colégio Estadual Dr Eliel da Silva Martins onde, após interagir com professores e alunos, prometeu melhoramentos, como o vem fazendo em diversas unidades escolares, em diversos rincões do Estado.

Presentes nas solenidades da sede do município, além do govenador Rui Costa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Aderbal Castro, Iulo Oiticica, Wilson  Dias (CAR), Cássius Peixoto (Sec Recursos Hidricos), Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu), Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguçu).

Também presentes Marcos Bulhões (Presidente da CERB), Orlandinho (Diretor de Pesquisas da SDR); secretários municipais Cristina Lucas (1ª. dama e Sec Ação Social, Sapeaçu), Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Sapeaçu), Denilson Mutti (Cultura, Sapeaçu), José Carlos Toneto (SEDEMA, S.A.Jesus), Dinho Coni (Agricultura, C. do Almeida), D. Gloria (chefe gabinete C. Almeida) vereadores Tosta (C. Almeida), Fátma do Benfica (S.A.Jesus); Joselito Mota (Pesquisador da EMBRAPA), João Carlos e Rosana Vieira (Território do Recôncavo), Sílvio (URB), Luiz Gonzaga (Coord. Meio Ambiente, Sapeaçu), Jailson (Agrônomo, Sapeaçu), além de outras personalidades da comitiva governamental, do município e região.

Representado a imprensa, a TVSAJ.com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazeta (Nega Juh), ASCOM municipal(Drica Castro), Folha do Recôncavo (Rey Cônsul, Magnata Júnior), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa), Marketing e Eventos (Hajessandro Lima), SECOM-BA (manu Dias), Sonoraização (Leide Costa).Fotos Antonio Mascarenhas e dez de Drica Castro.(www.tvsaj.com.br). 

PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS, DEPOIS

 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

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O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

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Realizada, nessa segunda-feira, 27, em Cruz das Almas-BA, a inauguração da 2o. SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), agora, no Território do Recôncavo, numa iniciativa do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sob o comando de Jerônimo Rodrigues, unidade territorial descentralizada da representação dessa pasta, que tem por escopo permitir a desconcentração, descentralização articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras politicas  públicas voltadas para o desenvolvimento rural. 

Além das duas unidades instaladas, outras 25 serão inauguradas nos diversos territórios de identidade. As SETAFs deverão atuar em parceria com o SEMAF - Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar. O SEMAF é uma unidade municipal, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, com atuação de forma integrada do Território de Identidade. A participação dos municípios se dará por meio de Termo de Adesão, que estabelecerá os princípios, objetivos e metas  e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas publicas e a prestação de serviços aos agricultores familiares. http://www.lw.conexaosites.com.br/framework/tinymce/themes/advanced/img/trans.gif

Dentre os eixos de atuação, Regularização Fundiária e Estruturação Produtiva de Assentamentos Rurais; Ofertas de Assistência Técnica e Extensão Rural; Disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água e mudas); Implantação de infraestrutura rural (habitação, água e equipamentos públicos; Implantação de Agroindústrias Familiares; Apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional.

Marcaram presenças, nesse evento em Cruz das Almas, compondo a mesa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Wilson Dias (presidente da CAR), Neuza Cadore (Deputada Estadual), Domingos Aroldo (Diretor da EMBRAPA), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e diretor na SDR), Rosana Santos (Território do Recôncavo), Sílvio Sogra (Magnífico Reitor da UFRB).

Também compondo a mesa os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Domingas Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Duda Macedo (São Félix), Roque Isquém (Muritiba), Vera Lúcia (Maragogipe), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), James Rodrigues (representado o prefeito de Saubara), Nílson Santana (representando o prefeito Humberto Leite,  de S.A. de Jesus) e Antonio Brito (representando o prefeito Miltinho, de Nazaré das Farinhas). Também presente, João (território do Recôncavo)

Representando o município de Santo Antonio de Jesus, além de Nilson Santana, Bruno e Davi (agrônomos), Juvenal (presidente da APORBA), Zacarias (Associação do Espinheiro), Neto (Associação Tabocal, Bom Jardim e Bomfim), Mirinalva (Associação da Gameleira.  Também marcaram presenças, os secretários municipais Eladio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), João Carlos (Território do Recôncavo)Dinho Coni (Agricultura e Meio Ambiente de C. do Almeida), D. Glória (chefe de gabinete de C. Almeida) Luiz de Zuquinha (vice de G. Mangabeia), e diversas outras autoridades da região. Representando a imprensa, a TVSAJ, Muritiba FM (Cléber Ceará), ASCOM Sapeaçu (Drika).

Fazendo uso da palavra, Wilson Dias, Presidente da CAR, procedeu uma apresentação audiovisual enfocando o que significa a SETAF, quais os pressupostos a serem atingidos, procedimentos no que concerne à articulação, os eixos de atuação e como os municípios terão que atuar na condição de parceiros nesse processo que tem por objetivo dar impulso à agricultura familiar em todo o Estado e, particularmente, nos municípios que integram do Território do Recôncavo. 

Rosana Santos, coordenadora do território do Recôncavo, por sua vez, destacou a importância dessa iniciativa do governo do Estado, através da SDR, e a importância do somatório de esforços para que esse intento possa ser logrado de êxito. Jonival Lucas, Prefeito de Sapeaçu, e Presidente do Consórcio do Recôncavo, também enalteceu a iniciativa, conclamando para que todos os municípios se irmanem nessa proposta que tem por objetivo dar uma alavancada na agricultura familiar em toda região. 

Neuza Cadore, Deputada Estadual, também, após cumprimentar todos os presentes, destacou a iniciativa desencadeada pelo governo estadual e, aproveitando o ensejo, reportou-se às conquistas do PAA e PNAE. Enfatizou a importância desse canal de ligação entre o governo do Estado e os produtores rurais. Externou que seu mandato está à disposição de todos aqueles que precisarem de apoio em suas investidas. 

Dr. Domingos Aroldo, Chefe da EMBRAPA, corroborou com os pronunciamentos formulados anteriormente, todos destacando a importância da iniciativa e a necessidade de que todos possam arregaçar as mangas para que metas sejam atingidas. Também destacou os esforços que a EMBRAPA tem feito para que, paulatinamente, louros sejam colhidos em prol do homem do campo. 

O Secretário Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, agradeceu a todos pelo comparecimento, enfatizou a receptividade e também reportou-se à iniciativa do Governo Rui costa, dando total apoio para que sua pasta possa empreender ações em prol da agricultura familiar em todo o Estado, não sendo diferente na região do Recôncavo. Dirigindo-se às pessoas que, presentes no evento, exibiam cartazes e faixas em protestos com relação à saúde e EBDA, fez questão de frisar que movimentos reivindicatórios fazem parte do regime democrático mas que tem que ser feitos de forma organizada e através de canais competentes. 

O titular da pasta foi homenageado por um produtor de Cruz das Almas com um cesto de frutas típicas. Logo após, convocou os prefeitos e representantes dos municípios da região para assinatura do Termo de Adesão ao SEMAF. Em seguida, promoveu assinaturas de convênios com entidades associativas de Muritiba (Unidade de Processamento de Mudas), Santo Antonio de Jesus (Convênio para Unidade de Processamento de Mudas, através da Associação da Gameleira, representada por Mirinalva). bem como Termo de Cooperação entre UFRB.EMBRAPA e SETAF para a agricultura familiar em Sapeaçu. Entregou, ainda, títulos de propriedade rural a 03 dos 33 produtores regularizados em Cruz das Almas. Fotos Antonio Mascarenhas

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ELÁDIO 'BAHIA", Secretário de Agricultura e  Meio Ambiente  na gestão municipal Jonival Lucas, em Sapeaçu, ex-prefeito do município e integrante do Consórcio Territorial do Recôncavo, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol desse segmento.  Antenado no que concerne à disseminação da praga da mosca negra em toda região, sabe, de antemão que para que haja controle, é imperativa a união de todos os municípios. Nesse contexto é que atendeu ao convite formulado pelo Secretário Marcos Có para participação no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra, realizado no último dia 10, no CETEP, em S.A.Jesus, oportunidade em que enalteceu a iniciativa e discorreu o que vem sendo feito em Sapeaçu e como todos os municípios devem se portar para que louros sejam colhidos nesse momento difícil da citricultura regional. Assevera que é fundamental que os produtores se unam em torno de entidades como EMBRAPA, SDR, ADAB, etc para que assistência técnica possa ser disponibilizada. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

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