Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, tem a satisfação de convidar você para o I Festival Municipal de Judô, que acontece amanhã na Praça Senador Temístocles, em frente ao Paço Municipal.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#FestivalMunicipaldeJudô
#Esporte

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, informa que estão disponíveis para baixar os anexos dos editais Mulheres Produtivas, Juventude com Ciência e Reparação Racial. Os editais poderão ser acessados através do site www.indap.org.br; Todos os links estarão disponíveis no final do texto.

Leia com atenção o conteúdo dos editais, baixe os anexos e faça a inscrição presencial do seu projeto na Secretaria Municipal de Políticas Especiais, de 22 de março a 22 de abril de 2019, das 8 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. Apenas as inscrições para o edital de Reparação Racial poderão ser enviadas por email (editalpoliticas@gmail.com), respeitando o mesmo prazo.

MULHERES PRODUTIVAS - EDITAL: http://bit.ly/2CwxzDT; ANEXO: http://bit.ly/edmul;
JUVENTUDE COM CIÊNCIA - EDITAL: http://bit.ly/2TTuMzm; ANEXO: http://bit.ly/edJuv;
REPARAÇÃO RACIAL - EDITAL: http://bit.ly/2TVq5ED; ANEXO: http://bit.ly/ed1rep;

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (20), uma comissão designada pelo prefeito Orlandinho, formada pelo vice-prefeito Max Passos, o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ronaldo Anias, o secretário de Infraestrutura, Ricardo Pinheiro, e o procurador geral do município, Dr. Vagner Santana, reuniu-se com a diretoria da Fanfarra Municipal de Cruz das Almas (FAMCRUZ).

A diretoria já tinha se reunido, no dia 21 de fevereiro, com o secretário Ronaldo Anias para apresentar as demandas do ano de 2019, como melhorias na sede, uniformes e reformas de instrumentos. Na reunião, além do encaminhamento dessas solicitações, o município já tinha assumido a renovação dos contratos do coreografo, regente e percussão, da mesma forma como aconteceu em 2017 e 2018, pagamento das taxas de inscrições da Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB) e continuar com o apoio nos transportes para as competições, como também foi feito em 2017 e 2018. Ainda, foi apresentado à diretoria, o Projeto de Lei criado pelo município que institui, oficialmente, a Fanfarra Municipal (FAMCRUZ), que será encaminhado à Câmara de Vereadores.

Desta forma, o Governo Municipal tomou como surpresa a informação, postada em rede social por alguns membros da FAMCRUZ, de que a Fanfarra Municipal encerraria suas atividades por falta de apoio. O que não condiz com a realidade desses dois anos de gestão, onde o município sempre esteve presente, investindo na instituição que foi campeã da 28ª CIFANCAM em Camaçari, campeã da Etapa de Santo Antônio de Jesus promovido pela Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB), campeã do Campeonato de Fanfarras de Aporá, campeã no 1° Confenix na Cidade de Nazaré das Farinhas pela ACBFFB, campeão da Etapa de São Francisco do Conde, todos esses títulos nos anos 2017/2018.

A FAMCRUZ seguirá e terá sempre o apoio do Governo do Povo.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (20), o prefeito Orlandinho, acompanhado do vice-prefeito, Max Passos, do secretário de Políticas Especiais, Pablo Rezende, e do deputado estadual Robinson Almeida, esteve em audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa.

Dentre as solicitações encaminhadas pela comitiva municipal, estão a instalação da Ronda Maria da Penha, a reforma da Delegacia e a criação do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), a unidade abrigaria as polícias Civil e Militar, contribuindo para a integração nas ações desenvolvidas pelas companhias.

O policiamento, com sede em Cruz das Almas, é responsável também pelos municípios de São Felipe, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Sapeaçu, Castro Alves. Santa Teresinha, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Muritiba, São Félix, Cachoeira e Maragogipe.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje é dia de dialogar com a população! Às 18h30, um encontro marcado no Facebook com o prefeito Orlandinho e convidados.
#Curta #Comente e #Compartilhe
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (20), na Biblioteca Municipal, teremos mais atividade do Março Mulher 2019. O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, programou uma edição de cinema especial, tendo as mulheres como protagonistas: o Cine Mulher.

Serão três sessões:
ÀS 9H: FILME VALENTE – traz a primeira personagem feminina no papel principal, em um filme da Disney, quebrando tabus e estereótipos. É aquela garota que não quer ser a princesinha e deseja aventuras;
ÀS 14H: “QUE HORAS ELA VOLTA?” – o filme com Regina Casé foi lançando em 2015, para a atriz, retrata o momento atual do país. E como retrata;
ÀS 19H: HISTÓRIAS CRUZADAS – a última sessão traz um filme de 2012. Determinada a se tornar escritora, Skeeter (Emma Stone) começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

Convite feito, aguardamos a sua presença para juntos assistirmos esses três maravilhosos filmes.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, lançou editais para fomentar a política para mulheres, juventude e povos tradicionais. O evento aconteceu na tarde de ontem (18) na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves.

Foram disponibilizados três editais com possibilidade de selecionar até nove projetos de até dez mil reais para promoção de politicas públicas direcionadas às mulheres, jovens e combate à desigualdade racial. Breve os editais estarão disponíveis no site institucional para serem baixados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, informa que as matrículas para o Cursinho do Povo 2019 começaram nesta segunda-feira (18) e vão até o dia 29 de março.

Os interessados deverão comparecer na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência. Todo processo é gratuito e voltado para jovens e adultos que estudam ou estudaram na rede pública de ensino.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizou, na manhã desta sexta-feira (15), uma caminhada em defesa dos direitos da mulher, contra o machismo, o feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres.

A caminhada contou com a participação do prefeito Orlandinho Pereira, do vice-prefeito, Max Passos, da vereadora Ilza Francisca, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Rosimeire Livina, representantes do Levante Popular de Cruz das Almas, secretários e secretárias do Município, representante da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e do Governo da Bahia, Uiara Nonato.

A ação faz parte da programação do Março Mulher - Mais Direitos, Mais Participação e Mais Poder. A programação segue com a final dos Jogos Esportivos Femininos, nesta sexta-feira (15), às 19h, no Ginásio de Esportes. Ainda teremos lançamentos de Editais dia 18, Cine Mulher dia 20, Papo de Mulher dia 22 e Feira da Mulher nos dias 29 e 30.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ative o modo do São João mais tradicional e amado da Bahia! É forró da hora que cê levanta à hora de ir dormir.
SÃO JOÃO DE CRUZ DAS ALMAS - FESTA, FORRÓ E TRADIÇÃO.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O objetivo do seminário é esclarecer sobre as contratações para os eventos da Prefeitura, quais documentos são necessários e importância do portifólio para os artistas e bandas do município, vai falar sobre a pessoa física e o Mei, os desconto dos impostos, esclarecimento desde a parte documental quanto aos descontos dos impostos para pessoa física e jurídica, o que é a Lei, orientar e informar sobre a instrução normativa que regula as atividades artísticas para músicos e bandas do município

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (17), a partir das 15h, acontecerá o I Torneio de Golzinho de Cruz das Almas. Buscando valorizar os esportes nos bairros, a Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, em parceria com a Federação Baiana de Futebol de Travinha, busca resgatar de forma organizada uma modalidade que é jogada nas ruas. São duas categorias nessa primeira edição: atletas nascidos em 2000/01 e 2002/03.

As inscrições serão até dia 14 de março, na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, horário administrativo, e as vagas são limitadas.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrimônio Cultural (Fazcultura) vai investir R$ 15 milhões em apoio a projetos e atividades culturais, a título de incentivo fiscal, em 2019. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (12).  

A aprovação dos recursos será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (13), por meio de decreto assinado pelo governador. "Assinei hoje e sai amanhã o decreto. São 15 milhões para projetos de cultura em toda a Bahia", disse Rui.  

Instituído pela Lei nº 7.014/1996, o Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado. Além de aportar o valor autorizado do ICMS que seria pago, a empresa deve investir um percentual de recursos próprios nos projetos e atividades culturais.   

O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro. 

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como parte da programação do Março Mulher, a Secretaria de Políticas Especiais e Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer promovem os Jogos Esportivos Feminino, que terá início nesta quarta-feira (13), às 18h, no Ginásio de Esportes.
Venha participar com a gente!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta segunda-feira (11), um café da manhã, organizado pela Secretaria de Saúde do Município e a Provedoria da Santa Casa, foi realizado para comemorar os dois anos de reabertura da Santa Casa de Misericórdia em Cruz das Almas - Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso. A unidade de saúde foi fechada em 2014, na época, por falta de apoio da gestão que administrava o município. Em 2017, ao assumir o mandato, o prefeito Orlandinho colocou como principal meta a reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, numa parceria entre Prefeitura, Estado e Irmandade. O feito foi realizado em 11 de março, com a presença do governador, Rui Costa, e o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Em dois anos, foram mil e cem atendimentos clínicos, mil e trezentos partos cesáreos, mil e quatrocentos partos normais e mais de duas mil e novecentas cirurgias. “A população cruzalmense ficou privada de todos esses serviços. Alguns políticos não estão aqui porque se sentem envergonhados, por ter deixado a Santa Casa fechar. Fecharam a oferta de saúde da Santa Casa e nós estamos fazendo diferente, estamos ofertando serviços”, declarou o prefeito Orlandinho. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo @ Cruz Das Almas, Bahia, Brazil FOTO: Paulo Galvão Filho / ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Cruz das Almas, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, realizará um café da manhã comemorativo aos dois anos de reabertura da instituição no município. Serão apresentados os dados dos atendimentos e os serviços que são prestados na unidade.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (10), a partir das 8h, na quadra da Rua da Mata, teremos o I Torneio de Street Ball. Com a participação de atletas do município e Região, das categorias Livre e Master. Realização Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a Liga de Basquete de Cruz das Almas (LBCA) e Body Suplementos.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/587718191692352/

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, divulga a programação oficial do Março Mulher 2019: Mais Direitos, Mais Participação e Mais Poder. Que tem o objetivo homenagear, orientar e incentivar a participação das mulheres em ações que permitam a discussão de temas relevantes para a atuação em diversos setores da sociedade. Confiram a programação e participem.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/586944421769729/

Veja programação em LEIA MAIS


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na tarde desta segunda-feira (25), na Sociedade dos Artífices, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social - SETRAS, promoveu o Baile de Carnaval dos Grupos Bom Viver e Melhores Amigos. Que reúnem cruzalmenses da melhor idade para atividades de passeio, palestras, artesanato, exercícios físicos e dança.

O baile foi ao som de Cássia Maria & Que Banda É Essa?!, e além dos integrantes dos Grupos, estavam presentes o prefeito Orlandinho, a secretária das Pasta, Jucélia Cerqueira, a vereadora Ilza Francisca, e equipes de trabalho da secretaria.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo @ Cruz Das Almas, Bahia, Brazil

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Logo mais, às 9h, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), teremos um bate-papo com o infetologista Dr. Marcos Pereira. O profissional falará sobre as formas de prevenção de doenças infecciosas no período do Carnaval.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Logo mais, às 9h, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), teremos um bate-papo com o infetologista Dr. Marcos Pereira. O profissional falará sobre as formas de prevenção de doenças infecciosas no período do Carnaval. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizará nesta terça-feira (26), às 8h, na Sociedade dos Artífices, um encontro que terá como tema: ASSOCIATIVISMO E ARTESANATO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOLIDÁRIO. O objetivo do momento é a formação de artesãos e troca de experiência entre os participantes.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vem aí a 1ª Caminhada de Verão! É nesta terça-feira (26), às 17h, com saída da Praça Senador Temístocles e chegada na Multiuso. Durante o percurso teremos Fit Dance, com Laura, e Zumba, com Washington Braz, tudo ao som do DJ João.

Esta é mais uma ação do Projeto Verão Esporte & Saúde, da Prefeitura de Cruz das Almas, em parceria com a Academia Vital Energy e Luciano Júnior Personal Trainee.

Realização: Governo do Povo
Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer
Secretaria de Saúde
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje (25), às 13h, na Sociedade dos Artífices, teremos o Baile de Carnaval de Carnaval dos Grupos Bom Viver e Melhores Amigo. Contamos com a sua presença!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

A Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu na última terça-feira (19) a I ConCopioba, convocatória que visava mobilizar, identificar e debater, com todos os envolvidos da cadeia produtiva, quais fatores caracterizam a farinha de Copioba e como os municípios vão se beneficiar com uma Indicação Geográfica. Vinculado ao Projeto Caminhos para a Indicação Geográfica Copioba, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento reuniu 102 pessoas ligadas à produção de farinha de mandioca e representantes de instituições e municípios da região.
A abertura da programação contou com a presença do chefe-geral Alberto Vilarinhos, e durante todo o dia, pesquisadores, técnicos e produtores do Vale Copioba (Maragogipe, Nazaré e São Felipe) apresentaram dados, informações e aspectos que identificam as peculiaridades da farinha, com o intuito de ampliar o debate para a inclusão de 26 municípios do Recôncavo nessa delimitação.
O coordenador do evento, Alcides Caldas (professor do Instituto de Geociências da Ufba), ressaltou a busca pelo reconhecimento de áreas que fizeram parte do processo histórico de produção da farinha de Copioba. “A gente não pode esquecer que esse processo de fabricação interferiu na qualidade da farinha feita no Recôncavo como um todo. Então ela vai ter uma notoriedade porque ela tem uma técnica de produção diferenciada. E essa técnica de produção é o que foi transferida para outros municípios que estão ao redor do Vale Copioba”, comenta. Caldas ainda considerou a criação de uma associação unificada que represente os produtores do território para solicitar a implantação da IG. 

Inspiração do Acre
Um exemplo que serve como inspiração para a IG da Copioba é a IG da Farinha Cruzeiro do Sul, no Acre, citado pelo pesquisador Rodrigo Paranhos, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ). “A gente vê que a partir dessa primeira IG brasileira da farinha, terão várias, e essa farinha de Copioba, até pela forma, mais cedo ou mais tarde vai acabar surgindo”, afirmou.   
Tânia Souza, representante da Secretaria Municipal do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Nazaré, falou um pouco sobre a história do município. “Nazaré já nasceu com a produção de farinha. O Recôncavo é forte historicamente. Precisamos empoderar os agricultores e transformar os três municípios [do Vale do Copioba] em municípios fortes por causa da farinha”.
Embora instituições como a Ufba e Embrapa promovam discussões como essa, cabe destacar que professores e pesquisadores não solicitam Identificação Geográfica, e sim produtores ou suas representações. “A IG envolve o saber fazer de um produto que é dominado por alguém. E esse alguém tem que reivindicar o direito comercial de usar o nome, o termo que ficou famoso. No caso aqui é exatamente esse que ficou famoso, a Farinha de Copioba”, acrescenta Paranhos.
O chefe de divisão da Secretaria de Agricultura e Pesca de Maragogipe, Wilson Santos, avaliou de forma positiva a abertura ao debate sobre a implantação da IG. “A gente aprende com o evento muitas coisas que ainda não foram colocadas nos municípios de Maragogipe, Nazaré e São Felipe. Então eu acho muito valoroso”, disse.
Na plateia, alguns participantes do evento manifestaram preocupação com a tradição e a utilização do termo Copioba, como Renato Rocha, diretor de Agricultura de Conceição do Almeida. “Nossos produtores praticamente deixaram de produzir mandioca. Como a assistência técnica praticamente deixou de existir, isso prejudicou muito”.
Já o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Joselito Motta, salientou já ter presenciado a comercialização de farinhas de outras regiões da Bahia como se fossem de Copioba. “Não existe Copioba amarela, somente creme. Aqui no Recôncavo, por exemplo, não temos raízes amarelas. Alguns produtores usam corantes naturais como açafrão e cúrcuma mas outros estão usando tartrazina, um pigmento tido como alergênico”, alertou.
O evento foi realizado pela Rede Copioba, composta pela Embrapa, Universidade Federal da Bahia (Ufba), prefeituras municipais de São Felipe, Nazaré e Maragogipe, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag-BA) e Programa Bahia Produtiva, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ligados  à Secretaria de Desenvolvimento Rural do governo do Estado. A previsão é de que no mês de março ocorra um evento similar, a fim de trazer mais avanços sobre o tema, ainda sem local e data definidos.Texto: Rodrigo Azevedo (estagiário) e Léa Cunha 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Foram empossados, na manhã desta quinta-feira (21), os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2019-2020. O Conselho é o um órgão deliberativo que cumpre o papel de acompanhar as políticas de Saúde no município, participando do planejamento, execução e avalição.

O prefeito Orlandinho defendeu uma atuação democrática por partes dos conselheiros. Segundo o prefeito, “os conselhos sugiram para aproximar os governos da sociedade, para que a sociedade passasse a ter, não só o acesso ao controle, à transparência, mas, uma participação maior no acompanhamento das políticas públicas”, declarou.

O CMS é composto por quatro segmentos distintos da Sociedade Civil e Poder Público, com os seus respectivos representantes a titular e suplente.
USUÁRIO:
ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CRUZ DAS ALMAS
José Velame Neto e Jaci Caldas de Oliveira;
COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS – CEN
Carmen Maria Oliveira e Eliene Avelina Teixeira;
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA GENTE DA GENTE
Ivana Caldas Velame e Renato da Silva Conceição;
ASSOCIAÇÃO DA PUMBA II/ ASSOCIAÇÃO DENS. COMUNITÁRIO BOCA DA MATA
Antônio Fernando Oliveira Santos e Rosimeire Pereira Aguiar Almeida;
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS CRUZALMENSES – SINDSEMC
Marcus Lázaro Costa e Paulo César Soares dos Santos;
ASSOCIAÇÃO DE MULHERES REGIONAL EMPREENDEDORAS DA AGRICULTURA FAMILIAR - AME
Almerinda Queiroz Santana e Daizi Maria de Jesus;
SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
Antônio Marcos Santos Pereira e Orlando Oliveira Silva;
ENTIDADE DE ENSINO E PESQUISA – UFRB
Acidaillza Fernandes Mascarenhas e Fabrício Fontes de Andrade;
ORDEM DE PASTORES EVANGÉLICOS CRUZALMENSE
Marcelo Santana Celes e Arlindo Souza;
OSCIP MISSÃO NORDESTE
Viviane Maia Santana Celes e Cristiane Maia Bessa dos Santos.

TRABALHADOR:
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF/ UFS DONA ROSA
Camila Borges dos Santos e Mariana Sampaio S. Matos;
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO UPA
Marina Borges dos Santos e Lidiane Santana Nascimento;
UFS ANTÔNIO ROBERTO DE OLIVEIRA
Carlos Aníbal dos Santos Dias e Tatiane Souza dos Santos Pereira;
USF VILAREJO
Wender Barbosa Mota e Geyza Lopes Borges;
VIGILÂNCIA À SAÚDE
Aída Maria Santiago Gonçalves e Juliana Moreira dos Santos;

PRESTADOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS:
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CRUZ DAS ALMAS
Vera Lúcia Santos e João Luiz Santos de Almeida;
LABORATÓRIO CLÍNICO LABACLIN
Carlos Augusto Neto Barreto e Nadilma Neto Rabelo Barreto.

GESTOR:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Aline Pires Reis Machado e Marlúcia Aleluia Santana do Nascimento;
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Lívia Maria Pereira dos Santos e Ivoneide Vieira da Silva
SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Laís Faria Silveira de Andrade e Nelita Gomes de Matos Oliveira e Silva Rodrigues.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã da última terça-feira, 19, na cidade de Conceição do Almeida, recôncavo baiano, a formatura de 73 novos soldados bombeiros, através do 16o. Grupamento de Bombeiros Militar (2o. GBM, sediado em S.A. de Jesus), num evento que superou expectativas, não apenas pela tradicional organização da corporação mas, em especial, pela maciça participação de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade desse e de outros municípios da região. 

AUTORIDADES PRESENTES

Sob a égide  do Ten Cel Matias, comandante do 16o. Grupamento, a cerimônia contou com participação do Comandante geral da corporação (CBM-BA) Cel Francisco Telles, Ten Cel  Marquezine (Diretoria de Ensino), Ten Cel Frank (Cmt do 14o. Grupamento, sediado em Madre de Deus e outras autoridades militares e civis, num evento que contou com desfile da tropa formada, homenagens às autorirdades. Os novos policiais deverão servir ao município de Santo Antonio de Jesus e região. A corporação deverá formar 684 novos soldados que se submeteram a nove meses de treinamento e que deverão ser distribuídos em cidades que a corporação mantém sedes. 

Dentre as autoridades presentes, os prefeitos municipais Ricardo Moura (Valença), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Ito de Bega (Conceição do Almeida, ao lado da esposa Gláucia Araújo), Júlio Pinheiro (Amargosa), Humberto Leite (ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus); Dr. Márcio Oliveira (Juiz da vara de família em S.A.Jesus e Juiz em C. do Almeida), Dr. Ney (Delegado de Polícia Civil); Jadilson Fonseca (Secretário Extraordinário, Itaparica; vereadores Chico de Dega, Altemir, e Pedro de Teca (S.A.Jesus); Jean Macedo (Secretário de Comunicação em Valença); Dr. Sebastião Lima (advogado e conselheiro OAB, SAJ; vereadores de C. do Almeida Bidão, Nino de Ozaná, Bea Brasil, Vinícius da Mombraça   também empresários Everaldo Júnior (CTO),  Antonio (Toldos Fácil) e Edvaldo (Reconflex); Pastor Manoel Samuel.  

REGOZIJO DO COMANDANTE DO CORPO DE BONBEIROS 

O comandante do CBM-BA, Cel Francisco Telles, em seu pronunciamento, além de externar agradecimentos pela participação de todos e realçar a belíssima cerimônia de formatura, enalteceu a parceria que a corporação ostenta na Bahia e, em especial, na região, numa demonstração insofismável da qualidade do trabalho realizado pelo Ten Cel Matias a frente do 16o. Grupamento que tanto tem contribuído para a segurança nos municípios.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Terminada a cerimônia de formatura, os participantes que compareceram ao evento foram convidados a degustarem um saboroso churrasco e soborearem bebidas  servido a centenas de particpantes que compareceram às instalações do CRAS, nesse município, num evento que foi animado por grupos musicais, dentre eles, "Lukas e Gustavo". 

A Banda Lukas e Gustavo é uma realidade em toda a região. Com agenda lotada, tem, literalmente, " se virado"  para atender os compromissos, numa demonstração insofismável de que está no caminho certo. Com riqíssimo repertório, a banda vem surpreendedo dia a dia, aos fãs que acompanham esse belo trabalho.

LOGÍSTICA DA TOLDO FÁCIL

 A Toldos Fácil, empresa sedidada em Santo Antonio de Jesus e com atuação em diversos rincões da Bahia e diversas unidades da federação, vem galgando sucesso não apenas pela capacidade logistico-operacional de atender eventos simultâneos em até 50 cidades mas, também, pelo capacidade de atendimento. A pontualidade e excelência no atendimento é, segundo seu propiretário Antonio, o segredo para o alcance de todo esse sucesso. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Publicaremos vídeos e entrevistas durante a semana. 

IMPORTÂNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Além de todo um trabalho de prevenção que realiza junto à sociedade, no intuito de que acidentes sejam evitados, principalmente no que concerne a incêndios, alagamentos e outros infortúnios, o Corpo de Bombeiros tem uma relevante importância, também, para as gestões municpais que, constantemente estão realizando eventos de grande porte, a exemplo de festividades juninas em que grandes conglomerados se fazem presentes. Um desses exemplos foi o que ocorreu em Jaguaripe, recentemente, quando o Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que um incêndio a um trailler pudesse provocar outros danos maiores.  Além da receptividade por parte do poder público de Conceição do Almeida, outros gestores (dentre os quais, algus compareceram ao evento ou enviaram representantes) e entidades civis e judiciárias da região também apoiam essa corporação na região. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira (21), no Paço Municipal, às 9h, teremos a posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nesta segunda-feira (18), no Ginásio de Esportes, aconteceu o primeiro dia da Jornada Pedagógica 2019, com o tema “Inovação e Contemporaneidade na Educação”. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, é preparatório para o início das aulas na Rede Municipal De Ensino, reunindo professores, diretores e vice-diretores, coordenadores e toda equipe da Secretaria.

A mesa de abertura contou com o prefeito Orlandinho, o vice-prefeito, Max Passos, o secretário de Educação, Mário Araújo, os vereadores Thiago Chagas e Osvaldo da Paz e a vereadora Ilza Francisca. Após o ato de assinatura do enquadramento de mais dez professores, Orlandinho destacou os avanços na área, promovidos pelo Governo do Povo, e algumas preocupações com o rumo da educação no país.

“Hoje atingimos a marca de 150 enquadramentos de professores municipais, nos nossos mandatos; tivemos também o maior número de escolas e creches construídas; garantimos a atividade complementar, regência de classe e graduação a professores concursados; realizamos dois concursos públicos e realizaremos mais um. Contudo, me preocupa o que será da educação no futuro, com uma possível não renovação do FUNDEB e a ideia de militarização das escolas, podendo comprometer a valorização dos profissionais da educação”, declarou o prefeito.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na tarde/noite dessa segunda-feira, 11, a "Academia ao Ar Livre", na Praça Multiuso, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, em mais uma ação desenvolvida através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, sob a égide de Ronaldo Anias, conhecido popularmente por Well, na gestão do governo do povo, sob o comando de Orlandinho/ Max Passos, prefeito e vice, respectivamente. Iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde, pasta sob o comando de Aline Pires. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além do prefeito Orlandinho, os secretários municipais Ronaldo Anias "Well" (Cultura, Esportes, Turismo e Lazer), Mário do Jornal (Educação), Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), Renério Filho (Administração), Marcelo Vieira (Fazenda), Felipe Viveiros (Planejamento), , Lorena Souza Rocha (Serviços Públicos), Pablo Resende (Políticas Especiais), bem como Jucélia Maria (Assistente Social), dentre outras personalidades. 

PARCERIA

Secretaria de saúde que, nesse evento, procedeu realização de serviços de aferição de pressão, índice de massa corporal. Atividades que também integram a segunda edição do projeto "Verão - Esporte e Saúde", nessa parceria que tem por escopo propiciar, aos participantes, esportes e lazer em condições de segurança. As atividades se desenvolvem de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 6h30 e das 17h às 18h.

A Secretaria de Saúde, através de sua titular Aline Pires, também vem desenvolvendo um meritório trabalho no município, de maneira que a demanda seja atendida a contento. Além da rede de Unidades de Saúde, em que se inclui o Hospital, Cruz das Almas conta, também, com o relevante apoio da Policlínica Regional, para a qual contribui, emnsalmente, para o seu funcionamento. 

 

 

MAIOR ESPAÇO MULTIUSO DA REGIÃO

A administração Orlandinho/Max Passos não tem minimizado esforços para, além de uma série de realizações de infraestrutura, em artérias públicas e estradas vicinais, intervenções direcionadas a toda uma logística operacional nas áreas de saúde e educação, sem se esquecer, naturalmente, do desporto, cultura, turismo, esportes e lazer. A área multiuso foi construída em sua gestão anterior, dispondo de duas quadras poliesportivas iluminadas, pista para caminhada, ciclovia e, agora, mais esses equipamentos de ginástica. Informações dão conta de que novas intervenções serão feitas no espaço, de maneira que os munícipes possam sentir-se em condições de conforto e segurança.

PRONUNCIAMENTO

No ato de entrega desses equipamentos o prefeito Orlandinho, usando traje à caráter, para, "literalmente", "enfrentar os aparelhos", agradeceu a todos pelas presenças e, aprovetiando o ensejo, após discorrer sobre a importante parceria entre as secretarias de Cultura-Esporte-Turismo-Lazer  e Saúde, externou propósitos de sua administração no que concerne ao  oferecimento de melhores condições à população, no que concerne à prática esportiva e lazer. 

IMPRENSA

Representando a imprensa local e da região, Paulo Galvão (Forte da Notícia), Magnata (Folha Cruz), Portal Cruzalmense, Célso Oliveira (Rádio Santa Cruz), Ivam (Ascom municipal) e Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br).Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br). Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar o ano letivo, tendo como tema “Inovação e Contemporaneidade na Educação”, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, realizará, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019. Professores, gestores e coordenadores discutirão ações de melhoria no aprendizado e avaliação de conteúdos.

A abertura será no Ginásio de Esportes, às 7h, dia 18. No dia 19, às 8h, teremos o Planejamento Coletivo, acontecendo em três locais: Escola Comendador Temístocles, com todos os professores da Pré-Escola; no Colégio Jorge Guerra, com todos os professores do Fundamental I; no Colégio Virgildásio Sena, com todos os professores do Fundamental II e EJA; e das 13h às 17h, com todos os professores, em suas respectivas unidades de ensino. No dia 20, segue o planejamento em todas as unidades de ensino, pela manhã e à tarde.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após a entrega dos equipamentos da academia ao ar livre, nessa segunda-feira (11), na Praça Multiuso, o Projeto Verão - Esporte e Saúde recebeu a participação de um grande número de pessoas em busca de uma qualidade de vida com a prática do esporte.

A ação, que acontece de segunda a quinta, no início da manhã e final da tarde, na manhã desta terça-feira (12) teve a aula de Funcional com os parceiros da Academia Vital Energy, personal Luciano Júnior e o professor Hebert Cruz. Agora, à tarde, teremos uma sessão de alongamentos e aquecimentos, imprescindíveis na prática de exercícios físicos.

PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (13):
5h30 às 6h30: Alongamentos
17h às 18h: Aeroboxe
Quinta-feira (14):
5h30 às 6h30: Zumba
17h às 18h FitDance
#Verão #Esporte #Saúde
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo








Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o início do ano letivo, cresce a preocupação com as medidas necessárias para prevenir doenças e garantir o bem-estar das crianças nas salas de aula. Os cartões de vacinação dos alunos precisam estar em dia. Caso alguma vacina esteja em atraso, deve-se atualizá-la de forma urgente para prevenir casos de doenças contagiosas, considerando o convívio em ambientes coletivos.

Medidas preventivas devem ser adotadas pelos pais, responsáveis e pelas escolas, para evitar contágios indesejados. Se houver vacinas em atraso e não aproveitou o período das férias para colocá-las em dia, não se deve perder tempo. Não se vacinar ou impedir que as crianças e os adolescentes estejam desprotegidos, poderá causar enormes problemas para a saúde pública, como o surgimento de doenças graves ou o retorno de algumas de forma epidêmica, como a poliomielite, o sarampo, a rubéola, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em massa evita entre 2 milhões a 3 milhões de mortes por ano e é responsável pela erradicação de várias doenças. O Ministério da Saúde disponibiliza no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao final da tarde, desta segunda-feira (11), o prefeito Orlandinho esteve na Praça Multiuso para o lançamento da segunda edição do projeto "Verão – Esporte & Saúde" e fazer a entrega da academia ao ar livre. Uma nova opção para a prática de atividades físicas em Cruz das Almas, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e de Esporte, Cultura e Lazer.

Os exercícios nos novos equipamentos serão orientados dentro do projeto "Verão – Esporte & Saúde", que estará disponível de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 6h30 e das 17h às 18h. Os participantes também terão acompanhamentos com profissionais de saúde, podendo aferir a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC), e outras atividades que divulgaremos ao longo da semana.

O intuito do Governo do Povo é expandir os serviços para além de fevereiro e março, como informou Orlandinho: "estamos pensando em prolongar esse projeto aqui na Praça Multiuso. Temos duas quadras poliesportivas iluminadas, pista para caminhada, ciclovia e hoje disponibilizamos mais esses equipamentos. Quem sabe, no próximo ano, possamos até levar para outros locais usados para práticas de exercícios, mas o foco esse ano é aqui", declarou.
#PrefeituraDeCruz

Notícias | postado por: Mascarenhas


Continua conturbado o momento político nos bastidores do Vitória. Após o ex-presidente do conselho, , não acatar a convocação da assembleia geral extraordinária (AGE), no último sábado, 9, o mesmo renunciou ao cargo faltando pouco menos de sete meses para o fim do seu mandato. Para o seu lugar, assumirá o então deputado estadual, Robinson Almeida (PT).

Em nota, Catharino defendeu o seu posicionamento, alegando que tal atitude geraria uma instabilidade ainda maior para a instituição Esporte Clube Vitória. "Seria muito mais fácil e populista me abster e transferir a responsabilidade para a AGE, mas não conseguiria dormir com minha consciência tranquila", declarou.

Diante dessa situação, o então vice-presidente da chapa, Robinson Almeida, se reunirá com Paulo Catharino para acertar as questões referentes da transição do mandato, onde ficará até as novas eleições, em setembro deste ano. Foto 1, inserção Tvsaj.com.br. Foto 2,Maurícia da Mata. Matéria,A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas garantiu o pagamento do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a partir de Lei Municipal nº 1643, de iniciativa do Executivo, aprovada em Outubro/2018. Com a 1ª parcela paga em Janeiro de 2019 e a 2ª parcela condicionada ao cumprimento de metas de qualidade do trabalho desenvolvido por cada profissional, com prazo de pagamento acordado para 30 dias, tendo em vista a necessidade de analisar o cumprimento das metas para cada um dos servidores das duas categorias.

O referido pagamento depende de uma minuciosa avaliação das metas qualitativas, conforme estabelecido em forma da lei, referente ao ano de 2018. Portanto, com vistas em garantir precisão na avaliação, o pagamento da 2ª parcela esta sendo calculado e ajustado pelas Diretorias correspondentes e será pago ainda este mês.

O pagamento do incentivo aos ACS e ACE é uma reivindicação das categorias, não atendida pela gestão municipal 2013/2016. Hoje, a Secretaria de Saúde tem honrado o pagamento do incentivo que foi criado pelo Governo do Povo, sendo uma importante conquista para as referidas categorias e na implementação de serviços de saúde com mais qualidade para a população.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PROJETO AABB COMUNIDADE está com as inscrições abertas. A renovação começou no dia 05 e vai até o dia 20 de fevereiro. Para os novos alunos, as inscrições serão do 21 ao dia 1° de março. Lembrando que o programa atende a todos os sexos, dos 06 aos 16 anos. 

Documentos:
2 fotos 3x4
Certidão de Nascimento ou RG - xerox
Comprovante de Matrícula - xerox
Boletim Escolar - xerox
Número da Bolsa Família - xerox
Comprovante de residência - xerox
RG dos pais ou responsáveis - xerox
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da sua Assessoria de Comunicação, realiza, na manha dessa quinta-feira, 07, no Centro Administrativo Municipal, coletiva de imprensa, com a presença do secretário de Infraestrutura do Município, Ricardo Pinheiro, o procurador do Município, Dr. Vagner Santana, e o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Alexandro Nunes, para falar sobre as fortes chuvas que atingiram o município na tarde desta quarta-feira (06), causando alguns transtornos à população. Iniciativa ASCOM municipal e Agência 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na noite de ontem (05), a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), se reuniu com condutores de transporte escolar particular para discutir ações pertinentes à classe. A principal discussão foi em relação ás intensificações na fiscalização e vistoria por parte da SMTT.

O superintende Antônio Carlos (Toinho da Boina) destacou a importância da fiscalização para tornar esse transporte mais seguro para as crianças. “Só poderão circular veículos de transporte escolar que passarem pela vistoria. Peço aos pais que nos ajudem na fiscalização exigindo aos motoristas que estão conduzindo seus filhos, a habilitação e o documento de vistoria do veículo.” Ressaltou Antônio Carlos. A reunião aconteceu na sede da Superintendência.
#GovernoDoPovo #SMTT #TrânsitoÉVida

Fotos: Paulo Galvão Filho / ASCOM


Enquete


PodCast