Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Amargosa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher foi presa hoje (23) na cidade de Amargosa após se passar por psicóloga e prestar atendimentos particulares na cidade. Sheila Araújo Guimarães, de 47 anos, teve prisão decretada pelo delegado Adílson Freitas, titular da Delegacia Territorial (DT).

Segundo o delegado, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa e no consultório da falsa profissional, onde foram encontrados blocos de receituário e carimbos. A suspeita utilizava carimbos fraudados e chegou a prescrever medicamentos controlados para diversos pacientes.

“Fizemos consultas ao Conselho Regional e ao Conselho Federal de Psicologia, os quais nos informaram que não constava inscrição em seus cadastros em nome de Sheila Araújo Guimarães”, disse o delegado.

Conduzida à delegacia, a falsária disse que iniciou o exercício da profissão, em Amargosa, no ano de 2013. Ela vai responder por exercício ilegal de psicologia. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na imagem, Alessando (camisa azul), ao lado de Edson gGlvão

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALESSANDRO CORREIA, prefeito municipal de Brejões, situado no Vale do Jiquiriçá. Município que exerce uma destacável importância politica e econômica na região, não apenas pela sua tradição na produção de café e que, hoje, se debruça no plantio, colheita e comercialização de maracujá, marcou presença, na manhã dessa quinta-feira, 10, em Amargosa, quando o governador Rui Costa inaugurou obras e assinou ordens de serviço para outras conquistas de Amargosa, dentre elas, a reestruturação da BA-026, que liga esse município a S.A.Jesus e que, por extensão, também beneficia Brejões. Marcou presença ao lado de Edson galvão, coordeandor do Território do Vale do Jiquriça e Hildécio Meireles e outras lideranças. 

ESTRADA BREJÕES-AMARGOSA

Alessandro Correia, na qualidade de gestor municipal tem arregaçado as mangas em prol do desenvolvimento de Brejões.É conhecedor, de antemão, dos problemas que assolam os municípios em todo o pais, e que, por extensão, também atingem Brejões, em alguns aspectos. Em que pese tudo isso, continua desepenhando, a contento, sua gestão administrativa. E uma das reivindicaçãoes da população brejoense é a pavimentação da estrada que liga esse município a Amargosa, num trecho de aproxiadamente 30 km. Um pleito que, em 2013, foi formulado pelo então prefeito Alan Andrade, em pleno palanque, na inauguração do PSF de Pau Ferro, a Rui Costa que, na época, atuava no governo Wagner como secretário da Casa CIvil. Com certeza Sandro deverá batendo na tecla até que tal proposição seja materializada. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre os gestores municipais que, diretamente, postularam a reestruturação da BA-026, junto ao governo do Estado, ZÉ RENATO, de São Miguel das Matas. Presente na manhã dessa quinta-feira, 11, em Amargosa, na cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço para implementação das obras, em evento em que o chefe do executivo estadual, Rui Costa, inaugurou o DISEP e autorizou uma série de beneficios para esse município, Zé Renato, ao lado de algumas lideranças de São Miguel, mostrou-se, em entrevista exclusiva à Tvsaj ( a ser publicada no decorrer da semana), deveras, regozijado diante dessa conquista. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BAHIA, prefeito municipal de Varzedo, foi um dos signatários, na região, do pleito inerente à requalificação da Rodovia BA-026 que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa, por parte do governo do Estado, anunciada por Rui Costa. Presente na manhã dessa 5a. feira, 11, em Amargosa, o chefe do executivo municipal, em entrevista à Tvsaj (a ser veiculada no decorrer da semana), mostrou-se regozijado diante desssa conquista que, indubitavelmente, irá beneficiar seu município e toda região. Falou, também, sobre os preparativos para as festividades juninas. Fotos Antonio Mascarenhas.Veja todas as fotos no link Fotos, no topo do site. Publicaremos entrevista. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fruto de uma emenda direcionada pelo Deputado Estadual Eduardo Sales, o prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho, ao lado de seu vice, recebeu, na manhã dessa quinta-feira, em Amargosa, das mãos do governador Rui Costa, as chaves de uma ambulância 0 Km que passa a servir a população cruzalmense. Governador que, nesse encontro, também autorizou as obras de revitalização da BA-026 que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa, insauguração do DISEP e uma série de outros benefícios para o município de Amargosa. Fotos, Antonio Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo em diversos municípios da Bahia, o governador Rui Costa, acompanhado de sua comitiva, marcou presença na manhã dessa quinta-feira, 10, em Amargosa,  para canalização de vários investimentos para o município. No pacote de benefícios, a autorização para as obras de revitalização da BA-046 que também benficiará diretamente os municípios de Santo Antonio de Jesus, Varzedo,São Miguel das Matas.

Além do governador, o anfitrião Júlio Pinheiro (prefeito de Amargosa), Jaques Wagner (ex-governador), Jorge Solla (deputado federal; deputados estaduais Ângelo Coronel (Presidente da Assembleia), Eduardo Sales e Joseildo Ramos; prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Joaquim (Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural), Robon Souza (Elísio Medrado), Bahia (Varzedo), Zé Eduardo (São Miguel das Matas), Alessandro Correia (Brejões), Sinho (Aratuípe), Orlandinho (Cruz das Almas), Binho de Mota (Laje), Marco Aurélio (Itaquara), vice-prefeitos Valmir Sampaio (Amargosa), Faustino Cunha (S.A.Jesus), Radaman Barreto (Varzedo);  Rogério Andrade Filho "Rogerinho" (pré-candidato a deputdo estadual), outros representantes do governo estadual, do município de amargosa e região. 

Logo após visitar e inaugurar as obras concluídas, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se ao palanque armado no centro da cidade para, diante de um expressivo público, proceder entrega de duas ambulâncias para Amargosa e Cruz das Almas, fruto de emendas canalizadas pelsos deputados estaduais Rogério Andrade (hoje prefeito de S.A.Jesus) e Eduardo Sales. Retornando ao palanque foram iniciados os pronunciamentos pertinentes a esse grande evento realizado no município. (Por Antonio mascarenhas, Tvsaj.com.br)

Portanto, antes de receber os milhares de turistas que vão para o São João, Amargosa foi visitada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (10). Na agenda, assinaturas para iniciar obras importantes no município e inaugurações, em áreas como segurança pública, saúde, infraestrutura de transportes e hídrica e agricultura. 

Contemplado na visita com o Título de Cidadão Amargosense, o governador destacou que "essa honraria faz aumentar o meu compromisso e a minha responsabilidade com Amargosa, para que a gente possa trabalhar mais e mais. Essa terra que faz qualquer um ficar apaixonado e tem um povo tão carinhoso, sem contar que possui um dos melhores festejos de São João da Bahia. A lista de ações hoje aqui é enorme. São várias obras para atender Amargosa e região".  

Após a homenagem, Rui entregou o novo trecho de quase um quilômetro que liga a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) à BA-120. Em média, 320 veículos passam pelo local diariamente. Mais de R$ 1 milhão foi investido na obra de pavimentação, que beneficia cerca de 200 mil habitantes de Amargosa e municípios vizinhos. Dono de um lava-jato, Carlos Oliveira contou que antes da obra, "era ruim demais. A gente tinha que dar uma volta grande. Agora melhorou bastante para os comerciantes e estudantes da UFRB".   

Em seguida, Rui inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com investimento de R$ 3,3 milhões, assegurando melhores condições de trabalho para os agentes da segurança pública e mais conforto à população que precisa recorrer aos serviços. Dotado de prédio administrativo e guarita, o Disep está instalado em uma área com 3,1 mil metros quadrados.  

"O Disep tem como ponto principal e fundamental a integração entre as polícias Militar e Civil, reforçando o atendimento que a sociedade demanda das corporações", afirmou o sub-secretário de Segurança Pública, Ary Oliveira. O Disep de Amargosa é o 27º inaugurado pelo Governo do Estado desde 2015. Os municípios de Vera Cruz, Teixeira de Freitas, Maragogipe e Caetité também receberão, neste ano, sedes de Disep. 

Saúde e água 

A visita do governador ao município incluiu ainda a entrega de equipamentos para o Hospital Municipal de Amargosa, com recursos da ordem de R$ 600 mil. Além de uma ambulância, estão incluídos um arco cirúrgico, aparelho de raio-x, carro de anestesia, kit sala de parto e monitor multiparamétrico.  

Com o intuito de levar água de qualidade para quase mil habitantes de distritos de Amargosa e, consequentemente, mais saúde, foi assinada ordem de serviço no valor de R$ 390 mil para implantação de sistemas simplificados e integrados de abastecimento. 

Mais ações 

Somando-se aos 340 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural já entregues em todas as regiões da Bahia, produtores do município receberam mais 866 títulos, no valor de R$ 68 mil. Eles representam a execução de 91% da meta de cadastros para Amargosa. Pequenos agricultores foram beneficiados com quatro mil mudas de goiaba, coco e abacaxi.  

Rui também autorizou o início das obras de reforma e manutenção do Colégio Estadual Pedro Calmon e o lançamento dos editais de licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo Roberto Sampaio Peixoto; requalificação do mercado municipal da cidade; e pavimentação de vias do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Informações Ascom, por Renata Preza). Vejamais fotos em LEIA MAIS e,  todas,  através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo em diversos municípos do interior do Estado, sempre cumprindo agenda e atendendo convites formulados, JOSÉ RONALDO, pré-candidato ao governo do Estado da Bahia pela ala oposicionista, visitou, na tarde/noite dessa quinta-feira, 10, o municipio de Laje, no Vale do Jiquiriçá. O encontro ocorreu na residência da engenheira civil Vanessa Montanha, no centro da cidade. 

Além de Vanessa e sua família, recepcionaram-no Digão (prefeito de Mutuípe), Roque Silva e Dona Ilma (ex-gestores municipais de Laje), Marquinhos (vice-prefieto de Amargosa), Heraldo Rocha (ex-deputado estadual); vereadores Chico de Dega (S.A.Jesus), Didi Mocó e Vando de João das Neves (Mutuípe), Júnior (Ubaíra), bem como Albino Martins (ex-vereador em S.A.Jesus, ao lado de seu filho).

Também marcaram presenças as lideranças Bento Farias (Presidente do PTB em Laje, comunidade do Sobradilho), Gazão, Vâ de Vavá, Hamilton, Rodrigo Mototaxi, Dr. Toni, Lourival Brandão, Everaldo Barreto, Samuel Almeida, Profa. Denise Barbosa, Porf. Manoel Mota, além de outras representatividades do município e região. A residência de Vanessa tornou-se, literalmente "pequena" para receber tais personalidades. 

Logo após o coffee-brake oferecido, à base de iguarias da culinária local, Zé Ronaldo externou agradecimentos pela receptividade para, em seguida elencar seus propósitos em nome da Bahia caso venha lograr êxito nesse novo desafio em sua vida. Participantes, por sua vez, também disseram-se regozijados diante do lançamento de seu nome para essa investidura e que arregaçarão as mangas para que seu intento seja vitorioso, em prol dos interesses do Estado. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira (10), às 9h, o governador Rui Costa participa, em Amargosa, no centro sul baiano, de um conjunto de ações que beneficiam o município. O primeiro compromisso do governador na cidade é a inauguração do trecho de acesso à Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) à Rodovia BA-120. Em seguida, Rui inaugura e faz uma visita às instalações do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), na Rua Altamiro Sampaio, no centro, composto por prédio administrativo, guarita e unidades das polícias Militar e Civil. 
Após o ato, Rui segue para a Praça Lourival Monte, em frente à Prefeitura, onde assina ordem de serviço para início das obras de pavimentação da Rodovia BA-026, no trecho entre o entroncamento da BR-101, em Santo Antonio de Jesus a Amargosa. Também serão autorizadas obras de implantação de Sistema Integrado de Abastecimento de Água nas localidades de Alto Seco, Alto Seco I e Assapeixe e Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Itachama, no Distrito Jorge Sales. Também será autorizado o início das obras de reforma e manutenção do Colégio Estadual Pedro Calmon.
Rui autoriza, ainda, o lançamento do edital de licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo Roberto Sampaio Peixoto e requalificação do mercado municipal da cidade. Na oportunidade, o governador faz, também, entrega de equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal de Amargosa e uma ambulância destinada ao município. Os equipamentos compreendem um Arco Cirúrgico e aparelho de Raio-X, carro de Anestesia e Kit Sala de Parto, além de um monitor multiparamétrico. Aos agricultores da região, serão entregues 866 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 
Rui ainda anuncia a licitação para pavimentação de vias do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, do Programa Minha Casa Minha Vida. A solenidade terá, ainda, a entrega de Título de Cidadão Amargosense ao governador Rui Costa por iniciativa da Câmara Municipal da cidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 20, no stúdio da Andaiá FM, em Santo Antonio de Jesus, rodada de entrevistas com participação de Zé Ronaldo (ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador do Estado da Bahia, pela oposição. Marcaram presenças nesse evento, Alan Sanches (deputado estadual), João Roma (ex-chefe de gabinete na gestão do prefeito ACM Neto em Salvador e pré-candidato a deputado federal), Marcelo Pedreira (prefeito de Governador Mangabeira), Humberto Leite (ex-prefeito de S.A.Jesus), Elizeu (vice-prefeito de Amargosa), Rosalvinho Sales, ex-prefeito de Amargosa, Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré), Izaquinho (ex-prefeito de Nazaré, Nagib (Secretário de Assistência Social de Nazaré), Viviane Santana (vereadora em Amargosa) e Chico de Dega (vereador em S.A.Jesus). 

Também presentes,Fernando Henrique Chagas (diretor da emissora, ao lado dos repórteres Lélis Fernandes e Tino Alves, mediadores do evento,  e Edlson Oliveira), Joel da Contabilidade, Dra. Gilsonilda Correia, Alex de Cate, André de Zé de Noé, Jorge Ribeiro, Didmo, Nadinho Cabeleireiro, o empresário Dimpino e esposa, Koke Machado e seu filho e outras personalidades do município e região.Representando a imprensa local, Tvsaj.com.br e Gazeta do Recôncavo.   

Iniciado a rodada de questionamentos, coube ao entrevistado Zé Ronaldo, no primeiro bloco, efetuar sua apresentação aos ouvintes, falando sobre sua trajetória bem sucedida na vida pública. Em seguida o pré-candidato respondeu as perguntas formuladas por Lelis Fernandes e as que chegaram através de ligações telefônicas, oriundas de profissionais de imprensa de outros municípios. Todas elas enaltecendo esse novo intento de Zé Ronaldo, bem como as que inquiriram-no acerca de sua performance a frente do governo da Bahia, em se consumando sua candidatura e, naturalmente, vitória nas urnas, em outubro próximo. 

Resoluto, o postulante ao "palácio de Ondina" não procurou rodeios nem precisou utilizar-se de subterfúgios para responder aos questionamentos formulados, principalmente os que se referiam ao grande desafio a que se propõe, abraçando uma candidatura ao executivo estadual pela oposição, justamente no momento em que era tão propalada a definição de ACM Neto como representante do grupo oposicionista no embate de outubro próximo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Foram criados 215 novos empregos em Amargosa entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, divulgados, nesta sexta-feira (26). O registro de recorde na geração de novos postos de trabalho levou o município a ocupar o 25º lugar entre as cidades baianas que mais geraram vagas de trabalho no ano passado. Em 2016, foi registrado um recorde negativo nesse indicador, com a perda de 555 postos de trabalho. Em 2015, Amargosa também encerrou o ano com o saldo negativo: 195 empregos perdidos.

O prefeito Júlio Pinheiro comemorou e reafirmou o compromisso em seguir ampliando as vagas de trabalho em Amargosa. “Já esperávamos bons resultados por conta de todo o trabalho realizado neste primeiro ano de governo. Essa é uma vitória importante, pois é de conhecimento de todos a difícil situação financeira dos municípios baianos e também a necessidade da população por mais empregos. Tenho muito a agradecer ao governador Rui Costa pela parceria e empenho para garantir investimentos como o frigorífico e a fábrica de calçados da Ferracini, os quais foram muito importantes para conquistar esse recorde”.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coelba informa às populações dos municípios abaixo que irá realizar desligamentos programados no fornecimento de energia, de conformidade com a seguinte programação:

AMARGOSA

Quarta Feira dia 31 de Janeiro de 2018 das 08h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades: FAZENDA CORREGO

CASTRO ALVES 

Quarta feira dia 31 de Janeiro de 2018 das 08h 00min às 14h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:    FAZENDA ALEGRIA, FAZENDA BOA SORTE, FAZENDA BOA VISTA, FAZENDA COQUEIRO, FAZENDA CRUZ MEDRADO, FAZENDA REUNIDAS BELCHIOR, FAZENDA REUNIDAS SALGADA, POVOADO SÃO ROQUE DO CRUSSAI, RODOVIA SAPEAÇÚ CASTRO ALVES, RUA DA CORRIDA, RUA DA LAGINHA, RUA DO MEIO. 

LAJE:

Quinta Feira dia 01 de Fevereiro de 2018 das 09h 15min às 15h 15min. Serão atingidas as seguintes localidades: POVOADO CAPÃO, FAZENDA CAPÃO

SANTO ANTONIO DE JESUS 

Quinta feira dia 01 de Fevereiro de 2018 das 08h 45min às 15h 45min. Serão atingidas as seguintes localidades:  ESTRADA DA JUEIRANA, FAZENDA ALTO DA BOA VISTA, FAZENDA BOA VISTA, POVOADO BOA VISTA, POVOADO CRUZEIRO DO RIACHÃO, SÍTIO BOA VISTA.   

CRUZ DAS ALMAS 

Terça Feira dia 06 de Fevereiro de 2018 das 09h 15min às 15h 15min. Serão atingidas as seguintes localidades: LOTEAMENTO MINADOURO, LOTEAMENTO SÃO FRANCISCO, PRAÇA SENADOR TENISTOCLES, RUA ÁLVARO CHIACCHIO, INOCOOP RUAS C, D, E, H, J, RUA CONSTANTINO RIBEIRO COSTA, RUA DA GARGALHA, RUA DOS IPES, RUA ESMERALDO ELIAS DE JESUS, RUA FAUSTO DE ALMEIDA SANTOS, RUA HERMIRO COSTA E SILVA, RUA JOSÉ ABIB CURY, RUA MANOEL P SILVEIRA, RUA VALDIR PEREIRA OLIVEIRA.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A fábrica da Ferracini foi inaugurada, oficialmente, nesta segunda-feira (18), em Amargosa, que sedia agora a primeira filial da empresa paulista na Bahia. Uma das principais marcas de calçados masculino do país, a Ferracini chega ao município com um investimento total de R$ 12 milhões, com a previsão de gerar cerca de 300 empregos na cidade até o final do próximo ano.

Os galpões onde a fábrica já começou a operar foram entregues pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, junto ao prefeito Júlio Pinheiro e o gerente industrial da Ferracini, Edir Balduíno. “Muitos empresários me procuram para elogiar a força de trabalho dos baianos e eu sempre digo: basta qualificar que toda essa gente mostra sua eficiência e responsabilidade”, disse Wagner.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um mandado de busca e apreensão na casa e na fazenda de um acusado de agiotagem e de envolvimento com o tráfico de drogas foi cumprido nesta segunda-feira (21), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Amargosa. Foram encontrados nas residências diversos cartões benefício e senhas, 76 folhas de cheques preenchidos de diferentes bancos, 20 notas promissórias e 97 documentos de IPVA e DUT de veículos. Em depoimento, Geraldo Souza dos Santos, de 45 anos, admitiu que é agiota e que empresta dinheiro há mais de dez anos. Entretanto, ele afirma que nunca esteve envolvido com tráfico de drogas. De acordo com o delegado Adilson Bezerra, agiotagem é crime contra economia popular. “Elas procuram os agiotas para comprar remédios e comida e acabam tendo seus bens ou documentos retidos, como o cartão do Bolsa Família com a senha, por exemplo”, explicou, afirmando que a investigação continua. As pessoas que tiveram seus documentos e cartões retidos por Geraldo devem comparecer a unidade policial para receber os pertences. O delegado lavrou o procedimento legal indiciou Geraldo por usura. Ele foi liberado e responderá o processo em liberdade.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) prometeu ingressar no Ministério Público da Bahia (MP-BA) com uma ação contra o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano. Na quarta (26), o frigorífico Frinordeste anunciou que começaria a prática visando a exportação para o mercado asiático (leia aqui). O parlamentar afirmou já ter agendado uma visita ao município contra o que chama de “extermínio de animais indefesos”. Segundo Moraes, a produção pode culminar na extinção do animal. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível à causa animal e reverta essa situação", enfatizou o político. Ainda segundo o deputado, o consumo humano da carne de jumento pode ser perigoso, pelo risco de contração de doenças. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dupla Simone e Simaria viveu uma situação tensa no São João de Amargosa, um dos mais tradicionais do estado, na noite deste domingo (25). Isso porque um fã invadiu o palco, agarrou Simaria e derrubou a cantora no chão.  Ao ver a cena, instintivamente Simone deu um soco no rapaz - mesmo com alguns seguranças já resolvendo a situação. O homem foi retirado por seguranças das artistas.

“Vocês vão me perdoar, mas na hora que eu vi o cara derrubar a minha irmã no chão, eu meti a porrada mesmo. Quem tem irmão sabe. Eu dou a minha vida pela minha irmã e, numa situação dessa, o meu instinto de irmã falou mais alto. Que coisa absurda”, afirmou a Simone.

Após o desabafo, Simone ironizou a situação. “Quer beijar? Beija com carinho, cheira, miséria, porque eu tô cheirosa. Tá bem, filha? O cabelo tá enorme, pode abaixar aí pra dar uma melhorada. E ele ainda pegou no meu braço e deu uma unhada, aquele filho de rapariga”, afirmou aos risos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher foi presa com 60 kg de sementes de cacau no município baiano de Amargosa, na última quinta-feira (9). De acordo com investigadores da Delegacia Territorial (DT), as sementes encontradas na casa de Jocilene Santos Vaz Sampaio, de 24 anos, haviam sido roubadas.

Os policiais acreditam que as sementes tenham sido roubadas de produtores de cacau da região, que já haviam registrado furtos de sementes em suas propriedades. Jocilene negou a autoria do crime e apontou o seu companheiro como responsável pela prática. Ele foi identificado pelo apelido de "Xôxo". A suspeita foi autuada em flagrante pelo crime de receptação. Ela está na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça. De acordo com os investigadores, as sementes de cacau apreendidas serão devolvidas aos Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi divulgada nesta terça-feira (13) a prisão de um homem, suspeito de atirar contra a sua companheira depois que ela pediu a separação. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o suspeito fugiu para a zona rural de Amargosa, onde foi localizado na última segunda-feira (12). As investigações apontaram que durante o período em que esteve escondido, o suspeito estuprou uma adolescente de 15 anos.

A vítima está internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, local onde foi socorrida, depois de ser atingida no braço e no tórax.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O segmento de Calçados e Componentes deve ser responsável por 1.450 novos empregos diretos na Bahia. A previsão é que deste total, 300 novas vagas sejam criadas, inicialmente, a partir da instalação de uma fábrica do Grupo Ferracini no município de Amargosa, no centro-sul baiano. As tratativas entre o governo estadual e a empresa, uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil, foram formalizadas na tarde desta segunda-feira (26), na Governadoria, com a assinatura de um protocolo de intenções pelo governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e representantes da empresa. O acordo prevê um investimento da Ferracini de R$ 12 milhões na região, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Márcio dos Santos de Oliveira, de 32 anos, o “Big Bal”, foi preso por arrombar uma mesma loja do município de Amargosa, Vale do Jiquiriça, por quatro vezes em um período de três meses. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito foi preso por uma equipe da Delegacia Territorial da cidade na última segunda-feira (12). Oliveira é acusado de furtar mais de R$ 100 mil em produtos, e em sua residência foram encontraram notebooks, celulares, lavadoras de alta pressão, furadeiras elétricas, entre outros itens.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), desistiu de disputar as eleições municipais de 2016. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (29), através de uma nota enviada a imprensa. Karina deve apoiar o ex-prefeito Rosalvinho Sales (PV), que já havia anunciado sua pré-candidatura. Rosalvinho, que garantiu está apto à concorrer às eleições, já contava com o apoio do atual vice-prefeito, César Mercês.

Com a desistência de Karina, a disputa será entre os nomes do ex-prefeito Rosalvinho Sales e Júlio Pinheiro (apoiado pelo também ex-prefeito Valmir Sampaio). (Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Amargosa News). Tribuna do Recocavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa sexta-eira, 29, no Tênis Clube de Brejões, a apresentação audiovisual do Projeto "CASARÕES DO VALE: História, patrimônio e Arte", através de Maria Fernanda Oliveira Marques, idealizadora desse intento cultural que retrata de forma categórica uma amostra do riquíssimo patrimônio arquitetônico e da história de alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, notadamente de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra.

Presentes, na oportunidade, alem da idealizadora do projeto em epigrafe, compondo a mesa, Paloma Campos (ex-secretária de Educação e Cultura de Brejões, representando prefeito Alan Andrade), Isabel Sales Coelho (Educação de Santa Inês), Gilvandro do Gás (representando demais vereadores). Também prestigiando o evento, os vereadores Gilberto Batista e Athemilson Brandão; Edson Galvão (Conselheiro de cultua de Brejões e Coordenador do Território do Vale do Jiquiriçá, pré-candidato a vereador), Alessandro Correia (coordenador de programação de extensão da UFRB e pré-candidato a prefeito de Brejões), os genitores da historiadora, Jean Araujo, além de alunos, professores e representantes de diversos segmentos da sociedade.

"A fotografia e um elemento que se destaca nesse trabalho, ma vez que, como parte das ações do projeto, foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado na região, que, publicadas nesse catálogo, constituem fonte documental para futuros estudos. Aqui, os retratos do passado também foram considerados, no anseio de compreender possíveis transformações e permanências, aplicando a imagem domo um registro mágico que coopera para uma reflexão nostálgica, no sentido de perceber que, no afã da modernização, joga-se fora muitos elementos como estética artística de um período e do fis da memória e da história, enlaçados no patrimônio outrora edificado", segundo Maria Fernanda.

Coube a Levi Emanuel, renomado músico e poeta de Cruz das almas-BA, as apresentações musicais que contribuíram para o sucesso do evento que teve Sara de Oliveira Santos como mestre de cerimônia. Encontro superou expectativas, não apenas pela qualidade da apresentação mas, também, pela maciça participação, numa demonstração inequívoca de que houve grande receptividade ao trabalho de Maria Fernanda, filha de Brejões e que teve a sensibilidade de realizar um trabalho dessa magnitude.

Finalizando a apresentação, Maria Fernanda distribuiu exemplares do belísssimo catálogo, posando para fotografias e, naturalmente, fazendo dedicatórias com agradecimentos. O trabalho foi fomentado com recursos provenietes  do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia. Coodenação Geal, Maria Claudia Oliveira Marques de Souza; Produção, Maria Fernanda Oliveira Marques; Pesquisa e Texto, Maria Fernanda e Soélia Marques Dias; Projeto Gráfico, Verônica Azzem; Formatação e Tratamento de Imagens, Marcelo Santos de Oliveira e Verônnica Azzem; Fotos Pedro Freire Botelho e Ricardo da Costa; Revisão de Texto, Bárbara Élem Lemos Moreira da Costa e Luciany Alves. 

De parabéns, também, os gestores municipais dos municípios acima elencados, especialmente o de Brejões (Alan Andrade, com apoio da ex-secretária Paloma Campos). que tiveram a sensibilidade de dar apoio a um projeto que tem, antes de tudo, o objetivo de mostrar à população e, em especial aos jovens, à necessidade de preservação do patrimônio cultural que, indubitavelmente, estabelece elo com as futuras gerações.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um morreu a tiros e outro foi baleado na tarde desta segunda-feira (25/07), no Alto da Bela Vista em Amargosa. Existe a suspeita de execução por rivalidade entre facções rivais. O fato deixou a população local em pânico.

O crime ocorreu por volta das 16h30min, quando elementos não identificados efetuaram vários disparos de arma de fogo contra as vítimas identificadas por Ademilson dos Santos Souza, vulgo “Preto”, que faleceu no local, e “André”, que foi atingido de raspão no ombro esquerdo enquanto trabalhava em um salão, sendo socorrido ao Hospital de Amargosa onde foi medicado e liberado. Segundo a polícia “Preto” possuía passagem pela polícia e a motivação do homicídio seria por rivalidade entre facções rivais. (Amargosa Notícias)/Tribuna do recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem de 18 anos foi flagrado, no último sábado (25),  em Amargosa, na região centro-sul da Bahia, com 45 papelotes de cocaína, 75 trouxas de maconha, 11 pedras de crack e a quantia de R$ 49. Segundo a polícia, Roniele de Almeida Santos, foi preso quando os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão, em sua residência, na localidade das Casinhas, naquele município.

Um adolescente de 14 anos, que estava na companhia do rapaz, foi apreendido e entregue à mãe, depois de ouvido na Delegacia Territorial (DT), de Amargosa. Autuado em flagrante por tráfico de drogas e por corrupção de menores, Roniele será encaminhado ao Presídio de Valença. O material apreendido passará por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).Ascom PC/Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os promotores de Justiça da Bahia foram orientados pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, a investigarem os gastos das prefeituras com festas juninas. De acordo com a recomendação, os promotores poderão instaurar procedimentos para requisitar informações, dados e documentos sobre utilização de verbas públicas ou de patrocínios para as festas. Os dados poderão fundamentar possíveis ações penais contra os agentes públicos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A crise econômica que atinge o país levou sete municípios baianos a reduzirem a quantidade de dias das festas de São João, em comparação com o ano passado. De acordo com o jornal A Tarde, com a necessidade de cortar gastos, as cidades de Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Mata de São João, Utinga e Camaçari optaram pela redução. Há também municípios que cancelaram os festejos, como em Candeias, onde a festa não ocorrerá pelo segundo ano seguido.B. Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Foto: Rua Vereador Carlos Lima. Google Street view
Bandidos em motocicleta assaltam dois estabelecimentos comerciais, no Bairro Santa Rita, na manhã deste domingo (07), em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. Os assaltantes chegaram a realizar disparos de arma de fogo durante um dos assaltos. A Polícia Militar identificou a moto usada no crime e está na captura dos elementos.
Conforme informações obtidas pela reportagem do AmargosaNews, com a Polícia Militar, por volta das 11 horas, dois elementos a bordo de uma HONDA FAN, de cor Preta, a placa policial contêm as letras JR e final 8341, armados com arma de fogo, assaltaram dois mercados na Rua Vereador Carlos Lima, no bairro Santa Rita. Os alvos foram o mercado JR e Mercado Santanta. Foram levados dinheiro e pertences de vítimas.

Enquete


PodCast