Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Jaguaripe

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na maioria dos rincões deste país, principalmente nos grandes municípios, há, insofismavelmente, uma linha divisória nas relações que se estabelecem entre o poder público e a população. E esse "fosso" não se configura apenas por conta dos ditames regimentais: longe disso. Grande parte dos gestores fazem questão de acirrar esse separativismo, de maneira que estejam livre dos assédios, livre das naturais cobranças que emanam do seio da população. 

Essa relação muda quando o enfoque é com relação aos municípios do norte e nordeste, principalmente. Alguns governantes, ainda, procurarm estabelecer o corpo a corpo durante suas gestões a frente de seus municípios, mesmo fora do período de campanha, quando entram de casa em casa. E um desses municípios, na região, é Aratuípe, onde o atual prefeito está sempre em contato com a população, ouvindo seus anseios para, dentro do possível, procurar atendê-los. Obviamente, nem todos os pleitos podem ser equacionados, por se tratar de um município pequeno e de parcos recursos. 

EQUIPE FAZ A DIFERENÇA

No caso particular de Sinho,  a atual equipe tem contribuído muito para essa ligação do governo com a população, graças aos trabalhos desenvolvidos pelos atuais secretários e primeira dama Sandra. Dentre esses secretários, Anselmo (Saúde e, agora, incumbido, também, da pasta de Administração e Planejamento) e Adriana (Educação). Eles que representam muito bem a equipe como um todo. 

RELAÇÃO INSTITUCIONAL

A relação insticucional e, principalemente, de amizade, entre gestores públicos é algo que, indubitavelmente, tem caráter motivacinal. Cada gestor tem sua maneira de comandar seu município, enfrentando problemas específicos e, quase sempre, precisa do apoio daqueles que, "no mesmo barco", têm que enfrentar situações congêneres. Nada mais prazeroso para um gestor municpial do que receber, seja em eventos instiucionais, seja em ocasições familiares, a visita de outros.

Foi o que aconteceu, no último dia 29 (data de seu aniversário), quando o prefeito Sinho recebeu a visita dos gestores Wellingto Vieira (Muniz Ferreira, ao lado da esposa), Eunice Barreto, (Nazaré, ao lado o espso e ex-prefieto Izaquinho), Péricles Silva "Pepezinho", vice-prefeito de Jaguaripe, representado Hunaldo Costa, prefeito). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, na noite desse sábado, 28, o transcurso de mais uma data natalícia de Antonio Miranda, conhecido popularmente por Sinho, prefeito de Aratuípe, no recôncavo baiano e que se constitui no maior polo cerâmico da América do Sul. Sinho que, nesse terceiro mandato está, naturalmente, muito bem avaliado para, naturalmente, submeter-se  ao crivo popular nas eleições do próximo ano, graças ao inquestionável trabalho que realiza a frente do executivo local. 

PERSONLIDADES PRESENTES

Ao lado da esposa Sandra (primeira dama do município), Anselmo Silva (Secretário de Saúde, respondendo, também, pela Secretária  de Administração e Planejamento), Adriana (Secretária de Educação), vereadores Remelton, Laércio e Julival (Aratuípe), Gesiel (vice-prefeito)  e outras personalidades da administração municipal e familiares, receberam visitas importantes da região, em meio às demais lideranças e representantes de segmentos da sociedade local numa comemoração que ficou marcada pela descontração e espontaneidade. 

Dentre os ilustres visitantes, Eunice Barreto (prefeita de Nazaré das Farinhas, ao lado do esposo e ex-prefeito Izaquinho), Wellington Vieira (ao lado da esposa, filha); Péricles Silva “Pepezinho”, vice-prefeito e Secretário de Assistência Social de Jaguaripe, na gestão que compartilha ao lodo do prefeito Hunaldo Costa; vereadores Nagib (Nazaré), Adilson (Jaguaripe), Toinha de Hugo (Dom M.Costa); empresários Jorge da ISB Placas (S.A.Jesus), Sívio Sande, representantes da prefeitura de Vera Cruz. Também presentes lideranças de Muniz Ferreira como Professor Gileno, ao lado do vereador Valmir “Sempre Presente".

REGOZIJO

Bastante regozijado, diante das presenças, o prefeito Sinho recebeu bastante presentes e, o que é mais importante, abraços da população de Aratuípe que, pelo que ficou demonstrado, está satisfeita por tê-lo no comando desse município que, além da importância histórico-cultural, tem, ostenta de grande destaque no contexto político-partidário e econômico. Além de poderem compartilhar o belíssimo bolo, confeccionado em sua homenagem, os presentes foram contemplados com a performance da cantora Carla (Banda Magia Tropical) que se apresenta, normalmente, em Nazaré, Aratuípe, Jaguaripe e toda região. 

OBRAS EM ANDADMENTO

Além do leque de obras já entregues à população e os serviços oferecidos através de todas as secretarias, a administração municipal vem trabalhando em torno da reforma da quadra poliesportiva do centro da cidade que, em que pese ter se iniciado há alguns anos e não ter sido concluída por administrações que antecederam a atual gestão, está a pleno galope para ser entregue, logo-logo aos desportistas locais. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsja.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju). Veja mais fotos através o link FOTOS, no topo do site. Vem aí o novo TVSAJ.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nada mais motivador para jovens atletas do que contarem, na abertura do Campeonato Rural de Jaguaripe, no últmo domingo, 15/09, no “Campo de Seu Candinho” na localidade do Capão II, com o com os pontapés iniciais de Júnior Nagata (penta campeão mundial) e Prefeito Hunaldo Costa,num evento protagonizado pela Secretaria do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (sob o comando de Carlos Silveira), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

A administração municipal, portanto, dando todo apoio logístico (material esportivo, arbitragem, divulgação, troféus e medalhas), numa demonstração insofismável com o desporto no município.Quiça não desponte, no final desse campeonato um ou mais nomes que, em breve, possam estar envergando camisas de grandes equipes da Bahia, do Brasil e do exterior. Imagens produzidas pela ASCOM municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese agenda lotada, Jorge Portugal confirma presença, a partir das 08h do dia 21.09, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, como convidado especial, para participação no "Aulão de Linguagens", através do Projeto Universidade para Todos, protagonizado pelo Governo do Estado, em parceria com a UNEB, Ele que, insofismavelemte, vem dando uma contribuição relevante aos jovens estudantes que pretendem adentrar à univesidade.

Bastante conhecido do público de toda Bahia pela condução, por vários anos, do Programa "Aprovados", veiculado pela Rede Bahia e participação em vários cursos ministrados em diversas unidades de ensino na capital do Estado, coube a ele, tambem, idealizar o "Projeto Professor na Estrada" que, com sua equipe, além de Jaguaripe, recôncavo baiano, conseguiu levar a diversos municípios a essência de ensinamentos aos vestibulandos. 

Além de ser homenageado, na época, primeira dama Célia Cavalcante, na gestão Heráclito Arandas/Hunaldo Costa, em Jaguaripe, Jorge Portugal teve oportunidade de visitar a "prisão do sal", no mesmo prédio do atual paço municipal e, sentir, "in loco" a importância da manutenção, pelo poder público, de todo um acervo estilo barroco. Preservação que estabelece elo entre passado e presente e que suscita reflexões sobre o futuro, mantendo, por conseguinte, a essência da historicidade local. Em visita a Santo Antonio de Jesus, Jorge assevera que não abirá mão de comer a tradicional feijoada santantoniense. Fotos, Antonio Mascarenhas, tvsaj.com.br

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no último sábado, 17, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, em Salvador, capital do Estado, o 1o. ECOE (ENCONTRO CULTURAL OFICIAL ESPORTIVO), num evento que teve por escopo homenagear os saudosos Ten. Breno e o Cap,  Santiago por tudo o quanto representaram no seio da briosa polícia militar e, mais que isso, no âmbito de suas respectivas famílias, num evento que se notabilizou pela variedade de serviços oferecidos. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos genitores do Cap. Breno, LUCIENE FERNANDES e CARLOS (presidente e vice do Instituto Breno, sediado em S.A.Jesus), e dos familiares do outro homenageado, Cap. Santiago, presenças de oficiais dessa corporação, dentre eles, Ten. Jorge; banda musical com participação dos músicos João Ramos, Jô Music, Amado Cigano, Carla; os esportistas de Nazaré das Farinhas, Dinho e Beto; Jafé Ornelas (músico e ator).Além deles, Mara, Cris (moda fitness) e atletas que participaram do torneio de futsal.  

SERVIÇOS OFERECIDOS

O encontro, além das homenagens prestadas, ofereceu diversos serviços, a exemplo de Feria Artesanal, Moda Fitness, Forneio de Futsal, Bingo Beneficente e a tradicional Feijoada. Tudo isso ao som de belas canções interpretadas pelos músicos em epigrafe. Belos lances nos diversos jogos de futsal (era uma das paixões do Ten Breno que, também como atleta, procurava empenhar-se em suas atividades com bastante desenvoltura. 

LOCUÇÃO E COBERTURA

Coube ao eclético e irreverente locutor EMANUEL, de Nazaré das Farinhas, e que vem fazendo sucesso em toda região, com destacáveis performances em sua cidade, Jaguaripe, Aratuipe, Salinas,a realização de entrevistas que contaram com participação da Tvnoticias24horas, que, diga-se de passagem, também vem realizando um destacável trabalho em toda região nesse segmento de comunicação. Entrevistas, Emanuel Santos. Fotos, imagens, edição, Júlio Mascarenhas (Tvnoticias24horas)

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse sábado, 10, por parte da gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho, inauguração das obras de pavimentação nas comunidades do Capão 01 e 02, em Jaguaripe, recôncavo baiano, em evento que contou, ainda, com participação do deputado estadual Jurandi Oliveira, ex-prefeitos  Nai e Heráclito Arandas.

Também presentes, os vereadores Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti, Renato, Lió, Zé Luis, Robson, Negão, Careca, Adilson; os secretários municipais Zé Vidal (Infraestrutura), Fernanda Gomes (Educação), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Zete (Administração e Planejamento), Simone Mota (Saúde); Rosiel (Chefe de gabinete) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

As solenidades tiveram início no Capão II quando o chefe do executivo, vice, deputado, secretários e vereadores, descerraram a placa de inauguração de calçamento nessa comunidade. Logo em seguida, a comitiva se dirigiu ao Capão I, onde inaugurou avenida com calçamento (com passeios e lâmpadas de led para, em seguida, proceder inauguração da praça, tudo isso com a utilização de 

PRONUNCIAMENTOS

Nos diversos pronunciamentos, enaltecimento às obras protagonizadas pela atual gestão, em atendimento aos pleitos formulados aos vereadores e aos representantes do poder executivo. Referências elogiosas às atuações do prefeito Hunaldo, vice Pepezinho, deputados Antonio Brito e Jurandi Oliveira, vereadores e  secretários. 

Os ex-prefeitos Nai e Arandas, em suas falas, não economizou elogios à atual gestão. Arandas observou que, graças a sua decisão em tornar o distrito de Capão I como sendo integrante da área urbana do município foi preponderante para que, agora, na gestão Hunaldo/Pepezinho, obras de infraestrutura e iluminação a led fossem realizadas. 

O deputado estadual Jurandi Oliveira, por sua vez, também realçou a importância da administração nesse processo construtivista. Agradeceu pela votação e externou o desejo de trazer muito mais benefícios para Jaguaripe. Ele que, através de emendas impositivas, já direcionou ambulâncias, ônibus e outras melhorias.

O prefeito Hunaldo Costa, por sua vez, em sua fala, além de elencar realizações e mencionar obras em andamento, reportou-se a uma minoria oposicionista que se utiliza de redes sociais para tecer críticas pejorativas ao seu governo. Ele que se notabiliza como um dos melhores gestores da Bahia não teria, no nosso entendimento, que se preocupar com esse tipo de insinuação, à luz da grande administração que realiza. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A performance de execução de obras e,o que é mais importante, com conclusão e entrega à população, de forma tempestiva e com qualidade irrefutável,  já faz parte do imaginário da população de Jaguaripe, recôncavo baiano, e, até, da região, a partir do momento em que essa performance já está se configurando como costumaz. Assim como externou publicamente o deputado federal Antonio Brito, quando de seu pronunciamento, recentemente, na inauguração da Unidade de Saúde da Família na comunidade de São Bernardo, nesse município, pontuando...  "...é fácil trabalhar com Hunaldo e Pepezinho...", a população não tem dúvidas no que concerne à aplicabilidade dos recursos canalizados através de emendas impositivas.  O deputado enfatizou, na oportundiade,  que, à luz de uma gestão que dá subsídios administrativos ao envio de emendas, os trâmites são facilitados.

E, na tarde desse sábado, 10, duas outras comunidades estão sendo contempladas com obras de infraestrutura: CAPÃO 01, com entrega de pavimentação da Avenida João Batista dos Santos, Praça Alexandre Santos e Travessa Luiz Paulo Santos; CAPÃO 02, com entrega da pavimentação da Rua da Escola. Um demonstração, insofismável, de uma gestão que realiza um tabalho consubstanciado em um planejamento que atende demandas no sentido espacial (contemplando todas comunidades do município) e prioritário (no instante em que dá ouvidos aos anseios das comunidades).  Que outros municípios, nos diversos rincões do país possam adotar o mesmo  procedimento. Constantes inaugurações, portanto, já fazem parte do imaginário cotidiano da população do município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Entregue, na tarde desse sábado, 20, na comunidade de São Bernardo, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a mais nova Unidade Básica de Saúde do município, devendo atender às demandas reinantes na localidade. Mais uma ação da atual administração que, além de empreender obras de infraestrutura em outras vertentes, dá uma especial atenção á área de saúde, seja na sede, seja nas comunidades do município que, diga-se de passagem, é detentor da maior malha de estradas vicinais. .

A nova unidade passa a oferecer condições ideais para o desenvolvimento das ações da estratégia saúde da família, de modo a oferecer acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice e secretário de Desenvolvimento Social), Simone (secretária de saúde interina, substituído a titular Larissa Costa, em licença maternidade), Antonio Brito (deputado federal), Wilson Pedreira (prefeito de Salinas da Margarida); secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal (Infraestrutura, Fernanda Gomes (Educação), Obras e Serviços Públicos), Zete (Planejamento, Administração e Finanças), Reinevaldo da Conceição (Agricultura e Meio Ambiente), Rosiel (Chefe de Gabinete); ex-prefeito Heráclito Arandas. 

Também presentes os vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Célia Cavalcante, Negão, Jorge Luís, Renato e Robson, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da população prestigiaram a entrega de mais um instrumento de saúde, dentro de padrões de qualidade, contribuindo, por conseguinte, para melhores condições de saúde no município. 

PRONUNCIAMENTOS E HOMENAGENS

Adeilda, em sua fala, após agradecimentos ao prefeito, deputados, à Secretária Simone e à titular Larissa Costa, enfatizou a participação da empreiteira, sob o comando de Ivanildo, Dra. Maria do Carmos, vereadores, secretários. Ela que, em nome dos funcionários da unidade, entregou uma placa ao prefeito Hunaldo pela relevante gestão que empreende no município. 

Idelfonso, Agente Comunitário, destacou a trajetória de desenvolvimento da comunidade, desde Nai ao atual gestor. Discorreu sobre sua participação na Conferência Estadual de Saúde e no seio do Conselho Municipal de Saúde. Parabenizou o deputado Antonio Brito por atender ao apelo da população, através da gestão capitaneada por Hunaldo Costa/Pepezinho. 

Simone Mota, secretária interina da Saúde, por sua vez, asseverou que a UBS é fruto de todo um trabalho desenvolvido pela atual administração que procura contemplar a todas comunidades. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade", pontuou. Ela que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho e aproveitando o ensejo destacou o brilhantismo da titular Larissa Costa.

Adé, presidente da Câmara, em sua fala, parabenizou toda a equipe de saúde e ressaltou a participação da Câmara junto à atual administração. “Parabenizo todos os envolvidos em especial ao nosso Prefeito que está entregando mais uma obra para o nosso município”. Chegou a dizer que, seja Antonio Brito, Arandas ou Pepezinho, o município estará muito bem representado, logo após a reeleição de Hunaldo. 

Adilson, Vereador, além dos tradicionais cumprimentos e parabéns, aproveitando o ensejo, também externou reconhecimento ao trabalho do prefeito Hunaldo e Antonio Brito e, aproveitando o ensejo, solicitou ambulância, ao deputado e, ao prefeito, requalificação da praça e uma academia de saúde para a comunidade de São Bernardo. Saudou e agradeceu ao prefeito Wilson pela ajuda a ele dispensada em sua campanha política. 

Heráclito Arandas, ex-prefeito, discorreu, em sua fala, que a nova Unidade de Saúde vai propiciar melhores condições de trabalho aos servidores, além de todo um conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.  “Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. A partir de hoje, a nova UBS estará de portas abertas para recebê-los. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município”, finalizou.

Wilson Pedreira, prefeito municipal de Salinas da Margarida e detentor de uma propriedade nessa comunidade, também prestigiou o evento protagonizado pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho, com quem mantém excelente relação. Em seu pronunciamento, destacou a respeito do trabalho de Nai, Arandas e, agora Hunaldo no município e também citou o destacável trabalho desenvolvido pelo deputado federal Antonio Brito, nome que, segundo ele, gostaria de contar na defesa dos interesses de Salinas da Msrgarida. 

Péricles Silva, conhecido carinhosamente por Pepezinho, enfatizou que o sucesso da administração deve muito à parceria que ostenta com o deputado Antonio Brito. Asseverou que para que o município possa receber benefícios é essencial que esteja (como está), organizada. Parabenizou o trabalho da Secretária Larissa Costa e da interina Simone Mota. Enalteceu sequência de realizações dos governo Nai, Arandas e Hunaldo. 

Antonio Brito, deputado federal, bastante emocionado com a acolhida em mais uma visita ao município, além dos recursos canalizados para construção da UBS, conseguiu que a unidade pudesse receber um equipamento odontológico para atendimento à comunidade. “A entrega desta nova unidade de Saúde, é o resultado dos nossos esforços para cuidar melhor da saúde da nossa população. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população, que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história. “Espero que a comunidade e os profissionais que aqui estão, aproveitem este local projetado com todo o nosso amor”. 

Hunaldo Simões Costa, prefeito, em sua fala, fez referência ao recebimento de emendas impositivas preconizadas pelo deputado federal Antônio Brito “A nossa administração ainda vai entregar à população mais Unidades Básicas de Saúde. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade que pertence a todos.”  Citou a crescente votação de Antonio Brito no município, numa demonstração inequívoca de que a parceria, de fato, vem dando certo. 

RECADO À OPOSIÇÃO

Finalizando sua fala, o prefeito "mandou recado" às pessoas que se dizem oposicionistas ao seu governo: "Não se iluda o grupinho de Whastapp: Pode vir quente que estou fervendo", numa insofismável demonstração de segurança, à luz da austera e construtivista administração que vem desenvolvendo no município e que, sem sombra de dúvidas, habilita-o, não apenas à reeleição para mais quatro anos a frente do executivo  mas, também, a postulação, na frente, de uma candidatura vitoriosa a deputado estadual. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremoas víceos e entrevistas. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado, na tarde dessa segunda-feira, 15, no Fórum Edgar Mata, centro, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, numa iniciativa do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - BA, vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia que, em parceria com as prefeituras municipais de Nazaré das Farinhas, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Jaguaripe e Aratuípe, entregou à população, esse importante instrumento de mediação

Tendo por escopo atender às demandas que emergem nesses municípios, nas áreas cível e familiar, o CEJUSC terá uma importante missão no sentido de fazer com que eventuais conflitos não sejam postergados ao longo do tempo, significando, com tudo isso, menos dispêndios financeiros por parte das partes e, o que é mais importante, diminuição drástica de animosidades  que, geralmente, deixam resquícios entre aqueles que, literalmente, de digladiam em embates, muitas vezes, desnecessários. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Na composição da mesa, personalidades como os gestores municipais Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Wellington Sena Vieira (Muniz Ferreira), Antônio Miranda da Silva Júnior "Sinho" (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe) e Wilson Ribeiro Pedreira (Salinas da Margarida) e Ben Wilson, Vice-prefeito de Nazaré. Eles que, além de desenvolveram meritórios trabalhos nos municípios em epígrafe, dão uma demonstração cabal, irrefutável, de união de esforços, também, na esfera de cidadania.

Representando o Poder Judiciário Estadual os Desembargadores Olegário Monção Caldas e Ivanilton Santos da Silva, as juízas Dra. Rita de Cássia Ramos de Carvalho (juíza Assessora da Presidência II, Coordenadora do NUPEMEC), as Juízas de Direito Monique Carvalho Gomes e Caroline Rosa Velame Vieira (Diretora do Fórum); representando o Ministério Público a Promotora de Justiça Thelma Leal; representando os OAB/BA Dr. Adriano Balbino, além de vereadores  locais como Idma (autora do projeto em Nazaré), Laura, Abinael, Nagib Neto, Valdo da Locadora, Jorgina.

Também presentes Heráclito Arandas (Ex-prefeito de Jaguaripe), José Carvalho (prefeito de Iramaia),Pepezinho (vice-prefieto de Jaguaripe), Izaque Filho "Izaquinho (ex-prefieto de Nazaré), Luzia Hortência (Secretária de Educação em Muniz Ferreira), Maria Clara (Secretária de Saúde de Nazaré), vereadores de Muniz Ferreira como Rai da Saúde, Alan de Minde, Pato Rouco (liderança em Nazaré) e outras autoridades desses referidos municípios e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, referência à importância que essa unidade terá para  esses municípios, notadamente no que concerne ao amplo acesso à justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos, através de mediações nas áreas de família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade) e área cível (nas questões de menor complexidade que envolvam conflitos de vizinhança e cobrança de dívidas, etc).  

A prefeita Eunice, em seu pronunciamento, discorreu: “Nosso município mostra altivez com essa conquista pontuou a prefeita Eunice exaltou a conquista de Nazaré. “É motivo de orgulho para nós, de estar entre as poucas cidades do recôncavo da Bahia a oferecer este serviço. os serviços de orientação e a retirada gratuita dos seguintes documentos: Certidão de nascimento, alimentos e reconhecimento de paternidade. O serviço é inteiramente gratuito. A unidade de Nazaré vai atender também Muniz Ferreira ,Aratuípe, Jaguaripe ,Salinas “Vamos ter facilitado o tempo de acesso das famílias à Justiça” “O Tribunal de Justiça tomou a iniciativa e buscou a Prefeitura como parceira. Com este convênio que estamos firmando agora vai ser possível atender às causas que estão paradas na justiça aqui em Nazaré e garantir que tenham uma solução rápida”. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Muitos personagens se tornaram, ao longo da história, em diversos rincões do pais e, do exterior, muito mais importantes do que suas vãs filosofias existenciais possam imaginar. Pessoas que, aqui e acolá, contribuíram de forma insofismável para o desenvolvimento de um município, de um estado, de uma nação, na esfera governamental, assim como, em outras instâncias,  de um núcleo familiar, instituições etc. Pessoas que, naturalmente, se imaginaram fundamentais em todo um processo construtivista. Entretanto, a grande maioria não teve ou não tem conhecimento real da verdadeira importância que exerce no seio da sociedade. 

É o caso de Dr. Heráclito Arandas, advogado, ex-prefeito de Jaguaripe, liderança política inconteste. Ele que sempre teve ao lado amigos como Carlos Silveira, Pepezinho, Rosiel, Zety Barbosa e demais membros da administração municipal. Ele que, no comando do município de Jaguaripe propiciou ao "menino" Hunaldo Costa (hoje prefeito - um dos melhores da Bahia e, porque não dizer, do pais) a missão de exercer a Secretaria de Administração. 

Também empresário, mostrou, desde cedo, a paixão pelo empreendedorismo e, como tal, deu os primeiros passos nesse sentido. Detentor de um grande empreendimento hoteleiro em Jaguaripe (Pousada Porto Jaguaripe), contribuindo significativamente para que esse município figure na rota turística do Estado, propiciando, por conseguinte, geração de emprego e renda, robustecendo a importância do município no seio da historicidade da Bahia nos aspectos políticos e econômicos.  

Pouco tempo após, Heráclito teve a oportunidade de ver que seus alunos (Hunaldo, ao lado de Pepezinho) souberam não apenas semear mas, também, colher frutos, à luz da grande administração que realiza no município. Heráclito sempre procura prestigiar as obras que estão sendo realizadas no município, por parte da atual gestão. Uma gestão que se notabiliza não apenas pela realização de obras na sede e comunidades rurais mas, também, pela transparência dos atos administrativos.

Mas para um homem conseguir toda essa proeza é preciso, além dos companheiros de jornada, do dia a dia, uma grande companheira do lar: a ex-primeira dama e, hoje, vereadora, Dra. Célia Cavalcanti. Ela que, ao lado dos demais familiares e amigos, comemora, nessa data, o transcurso de aniversário do grande mestre Heráclito que, com certeza, escreve seu nome na historicidade do município e região. Nós, representantes da "TVSAJ. com.br", "Tv Notícais 24 Horas", "Gazzeta do Recôncavo" e "Jornal Regional", parabenizamo-lo  por esta. Fotos, arquivo,  Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi neste sábado 22/06 a abertura do Grande Rodeio na Vila do Palma. Em sua segunda edição, o evento promete ser ainda melhor.
O rodeio continua neste domingo e terá a grande final na segunda, então se você pôde ir, não perca essa oportunidade de prestigiar esse espetáculo dos peões e suas montarias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Muitos municípios não tem condições de realizar festividades juninas porque, infelizmente, contam com folha de pagamentos comprometidas. Não é o que acontece, por exemplo em Jaguaripe, onde a administração municpal Hunaldo Costa/Pepezinho, não apenas mantém compromissos finaceiros em dia. Mais que isso,antecipa salários do funcionalismo em evetnos especiais como o de São João. Austeridade e compromisso com a coisa pública é que propicia adoção de procedimentos dessa magnitude. Imagem,Ascom municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu ontem 01/06 na Vila do Palma a grande final do Talent Music. O evento apoiado pela Prefeitura Municipal foi realizado em parceria entre o Portal Jaguaripe, Jaguaripe Notícias, Rádio Novidades na Mídia, e comissão organizadora: Erivan Barros, Luciano Broz, Edmari Santos, Jucimar Santos, João Ricardo, Jair Thomé. 
O concurso tem como objetivo a valorização e o reconhecimento da produção musical local em todos os seus segmentos, respeitando as diversidades culturais e artísticas.Ascom Municpal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal Hunaldo Costa/Pepezinho procedeu, na tarde dessa sexta-feira, 31, no Distrito de Pirajuia, em Jaguaripe, a inauguração de calçamento de duas, bem como  da Unidade Básica de Saúde, dando continuidade a uma série de obras que, desde o início da atual gestão vem contemplando não apenas a sede do município mas, também, comunidades nas diversas comunidades. 

PERSOALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social), Larissa Costa (Secretária de Saúde), participações dos demais secretários municipais, a exemplo de José Vidal (Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos), Reinevaldo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Zete (Planejamento, Administração e Finanças), Fernanda Gomes (Educação).Representando o poder legislativo municipal, Adé (Preseidente da Câmara), Célia Cavalcante, Adilson, Zé Luis,  Luciano da Piquira e Robson. 

PARTICIPAÇÃO DO PREFEITO WILSON E DEPUTADO LUCIANO SIMÕES

Prestigiaram as inaugurações Wilson Pedreira (prefeito de Salinas da Margarida), Luciano Simões (deputado estadual), Nego (empresário da Coroa Material de Construções), Heráclito Arandas (ex-prefeito), Dr. Hunaldo (médico e pai do atual chefe do executivo municipal), além de representantes de diversos segmentos da sociedade local. Prefeito e deputado que assim como fizeram os gestores Hunaldo e Pepezinho, retribuíram elogios enaltecedores acerca de suas atuações nos municípios que representam e discorreram sobre o intento de permanência ou não dos territórios de Cações, Mutá e Pirajuia sob o domínio de Jaguaripe.

PRONUNCIAMENTOS

Os pronunciamentos formulados pelos gestores de Jaguaripe, Hunaldo e Pepezinho, foram de agradecimento à população e à postura do prefeito Wilson com relação ao trabalho que o mesmo desenvolve em Salinas da Margarida e no que concerne à situação envolvendo as localidades acima. Eles que também trocaram gentilezas  recíprocas como melhores gestores da Bahia.

HOMENAGEM À SECRETÁRIA DE SAÚDE

Bastante elogiada, em face da grandiosidade do trabalho que vem realizando a frente da Secretaria de Saúde de Jaguaripe, ela recebeu homenagens durante o evento. Referimo-nos, naturalmente, à Laryssa Costa, titular da pasta que, logo logo deverá se afastar provisoriamente do cargo para dar luz ao filho (a). Regozijada diante de tanto apreço e homenagens, ela sabe que já faz parte da historicidade do município, não apenas pelo trabalho que realiza mas, também, pela empatia que estabelece com a população. 

Ex-prefeito Arandas, vereadores, Dr. Hunaldo e Secretária Larissa discorreram em suas falas, a respeito dessa conquista para a comunidade de Pirajuia, ao mesmo tempo em que não economizaram adjetivos com relação à atuação da atual gestão. Representando a imprensa, a Tvsaj.com.br, Saj Noticias, Infosaj, Gazzeta do Recôncavo, Jornal Regional, Ascom Municipal.  Imagens, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br). Publicaremos Vídeos e entrevistas. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal de Jaguaripe, sog a égide de Hunaldo Costa/Pepezinho,literalmente, não para. Mais uma obra a ser entregue à população. Dessa vez, a Unidade Básica de Saúde de Pirajuia. Evento acontece às 15h dessa sexta-feira. Mais uma realização da atual gestão, através da Secretaria de Saúde, capitaneada por Larissa Costa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante a 6° Festa do Produtor Rural realizada na Vila do Palma neste domingo dia 19/05, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, inaugurou as obras de pavimentação da Avenida Mario Bispo das Neves nos trechos 1 e 2 e a Requalificação da Praça publica que a partir da ocasião foi intitulada de Praça João Carobense, em homenagem a um ilustre morador local. 
Estiveram presentes o Prefeito Hunaldo Costa, a Primeira Dama e Secretaria da Saúde Larissa Costa, o Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Social Péricles Silva (Pepezinho), o Deputado Estadual Jurandir Oliveira, o ex-prefeito Arnaldo Lobo, o Secretário da SEINFRA José Vidal, vereadores, secretários, munícipes e visitantes.ASCOM municipal.Fotos Ascom Municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nesse domingo, 19, na Vila do Palma, município de Jaguaripe, recôncavo baiano, a 6a. FESTA DO PRODUTOR RURAL, num evento protagonizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, com participação das demais pasta da atual gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa/Pepezinho. Um evento que se notabilizou, não apenas pela participação popular mas, também, pelas inaugurações da praça principal e ruas de acesso desse importante distrito do município. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Hunaldo Costa (prefeito municipal), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social), Reinevaldo Conceição (Secretário de Desenvolvimento Rural),  Jurandi Oliveira (deputado estadual), participações dos secretários Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Zety Barbosa (Planejamento, Administração e Finanças), Rosiel (Chefe de Gabinete); 

Presentes, também, os vereadores Adé (Presidente da Câmara), Adilson, Lió, Luciano do Piquira, Robson; Nai (ex-prefeito municipal), Dr. Hunaldo Costa (médico), empresários da região (expondo produtos na praça), produtores rurais e representantes de diversos segmentos da sociedade do município. A locução. Ele esteve por conta de Emannuel Santos. Ele que vem realizando um meritório trabalho em Nazaré, Jaguaripe e região. 

TRIBUTO AO HOMEM DO CAMPO

A agricultura é uma das importantes vertentxxxxes econômicas, todavia, neste país, não merece, por parte dos organismos federais, a atenção, deveras, merecida. Todavia, nos âmbitos estaduais e municipais, grandes esforços podem ser verificados. Particularmente, com relação a Jaguaripe, a gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho tem arregaçado as mangas para, dentro do possível, contemplar o homem do campo. 

Além da busca de melhores condições operacionais, a exemplo da aquisição de tratores e implementos agrícolas, a exemplo dos que foram entregues nesse domingo, na Vila do Palma, graças ao empenho do deputado Jurandi Oliveira, a atual administração municipal não tem minimizado esforços para deixar as estradas vicinais em condições de trafegabilidade satisfatória. No caso específico do Palma que se insere no núcleo de maiores centros de farinha de mandioca da Bahia.

INGURAÇÕES DE RUAS E PRAÇAS 

O município chegou aos seus 120 anos de emancipação política mostrando maturidade econômica, social e política. Além das diversas obras já entregues pela atual administração outras estão em andamento e prestes a serem entregues à população. Na manhã desse domingo foram entregues pavimentações de duas ruas de acesso e a praça totalmente revitalizada.

Outras obras estão param serem entregues nas comunidades de Pirajuia, Camassandi, São Bernardo e Capão 01, num a demonstração insofismável de que a atual gestão desenvolve um olhar panorâmico, na medida em que contempla, além da sede do município, todas as comunidades. Um trabalho que dá asas aos pressupostos de planejamento, organização e conhecimento abalizado da saúde financeira do município que se orgulha de ter suas contas em dia.

SORTEIO DE PRÊMIOS

Além das inaugurações de ruas e praça, apresentações musicais e sorteio de prêmios entre os particpantes da 6a. Festa do Agricultor. Adubos, roçadeiras e outros equipamentos foram sorteados. E o prefeito Hunaldo Costa (um dos quatro melhores em toda região do Recôncavo, Vale do Jiquriçá e Baixo Sul e entre os 10 melhores da Bahia) acrescentou, pessoalmente, aos prêmios, uma novilha de 08 arrobas. Ou seja, para os produtores e a comunidade como um todo, um dia inesquecível. Representando a imprensa da região, TVSAJ, Gazzeta do Recôncavo, Saj Noticias, Jornal Regional, Jornal O Ecco, Portal de Jaguaripe, ASCOM de Jaguaripe.Veja toas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Cuidar do município que detém a maior extensão territorial do recôncavo baiano, numa área de 891.345km2 e, por conseguinte, maior rede de estradas vicinais, não é, deveras nada fácil. Município que divisa com Laje, São Miguel das Matas,Santo Antonio de Jesus, Aratuipe, Valença, Aratuipe, Muniz Ferreira, Nazaré, Vera Cruz e Salinas da Nargarida e que é, indubitavelmente, a terra máter de alguns desses municípios, a exemplo de Nazaré, Aratuípe, Muniz Ferreira e S.A.Jesus.

Com uma população em torno de 16.701 habitantes (censo de 2011), sede, distritos e comunidades rurais vêm merecendo da atual gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho, a atenção necessária, seja com relação às obras, seja no que concerne à realização de serviços em todas as áreas administrativas, pirncipalmente de cunho sociais, de saúde e educação. 

E, nesse domingo, 19, além da realização da 6a. Festa do Produtor Rural, na comunidade da Vila do Palma, a atual administração realiza a inauguração da  Av. Mário Bispo das Neves, assim como procede a entrega da Praça João Carobense, totalmente revitalizada. Mais uma realização da Secretaria de Infraestrutura, com apoios das demais pastas do atual governo. Fotos, ASCOM municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece nesse domingo, na Vila do Palma, Jaguaripe, recôncavo baiano, a 6a. FESTA DO PRODUTOR RUAL DE JAGUARIPE (das 08 às 17h) e, na oportunidade, também será realizado o 2o. Torneio de Dominó. Paralelo a tudo isso, haverá sorteio de prêmios. É  a administração municipal prestigiando o homem do campo que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Manifestantes bloquearam, na manhã dessa quinta-feira, 16, a vida de acesso Jaguaripe, no entroncamento da BA-001 à BA-883.  A Polícia Militar esteve no local para garantir a ordem durante a manifestação pacífica e posterior liberação do acesso  a Valença e Nazaré. A paralização teve por escopo sensibilizar o governo do Estado no que concerne à necessidade de recuperação dessa via de acesso que, deveras, está em péssimas condições de trafegabilidade.  

PROMESSA DO GOVERNADOR RUI COSTA,AINDA NÃO CUMPRIDA

As estradas vicinais do município estão bem cuidadas por parte da administração municipal Hunaldo Costa/Pepezinho. Todavia, a BA-883,que é da alçada do governo do Estado,  precisa, urgentemente, de intervenções. O governador Rui Costa, quando de sua visita ao município, em 08 de março do ano passado, prometeu revitalizá-la. E essa promessa, com certeza, deve está "de pé", todavia, é, imperativo que as obras possam iniciar-se logo,  mesmo porque condutores de veículos estão tendo, não apenas dificuldades à trafegabilidade mas, também, prejuízos com reposição de peças.

Trata-se de um município importante, não apenas no contexto histórico mas, também, no aspecto político e econômico. No momento em que a população chega a fazer protestos dessa natureza é porque a situação requer providências imediatas. Foto 1 (manifestação), Jucimar, Portal Jaguaripe. Demais fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br), quando da visita do governador ao município. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Neste domingo 12/05, o Município de Jaguaripe celebrou 120 anos de emancipação política. O dia festivo teve início às 5h com a alvorada de fogos. As 7:30h ocorreu o hasteamento da bandeira, em frente à Câmara de Vereadores, acontecendo logo em seguida a Sessão Solene. As 11:00h a missa solene em homenagem ao aniversário da cidade foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda pelo Padre Daniel Bitencourt. 

O ato cívico contou com a presença do Prefeito Hunaldo Costa, do Vice-Prefeito Pericles Silva (Pepezinho), Tenente-Coronel Matias dos Santos comandante do Grupamento de Bombeiros Militar em Santo Antônio de Jesus, Vereadores, secretários, sociedade civil e da Filarmônica Lira Jaguaripense. Fotos:Ascom/Prefeitura de Jaguaripe. ASCOM Jaguaripe

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado, na manhã dessa sexta-feira, 10, o Desfile Cívico da Escola Municipal Muniz Barreto em homenagem aos 120 anos de emancipação política do Município de Jaguaripe, com a temática  ‘Celebre a alegria de viver aqui’. Evento reuniu autoridades, contando com uma significativa participação de moradores que viram nessa manifestação cultural, a demonstração de orgulho por mais essa conquista que faz parte da historicidade local.

Animando o desfile, a Banda Vozes do Sol (BVS) e a Fanfarra do Colégio Estadual Prof. Rocha Pita do Município de Aratuípe.  Uma realização da Secretaria de Educação, com apoios das pastas da Turismo, Cultura e Esortes e Lazer e a de Desenvolvimento Social, numa demonstração insofismável de que impera uma perfeita sintonia entre no seio do atual governo do município, sob a égide de  Hunaldo Costa e Pepezinho (foto, ao lado do vereador). 

O desfile, que envolveu cerca de 1500 pessoas, entre figurantes, equipe de apoio, coordenação, entre outros, contou com três grandes alas, onde foi apresentado a história de Jaguaripe desde o princípio, com os índios, os seus primeiros colonizadores; contou também a história da reconstrução da cidade. O desfile falou da beleza e da animação contagiante do povo , através dos alunos das escolas municipais e de pessoas da comunidade.“Este é um desfile diferente, um desfile com o foco cultural, onde decidimos por contar um pouco da história de Jaguaripe”, disse  a Secretaria Fernanda.

"Esse movimento da vinda à rua da população, sobretudo, em um evento que tem uma mensagem que procura evidenciar e propagar a história do nosso município, neste 120 anos, trazendo uma memória viva,é uma alegria muito grande. É uma articulação e uma relação importante entre a Cultura e a Educação, assim como tem sido todas as ações do governo Hunaldo Costa,o Vice Prefeito e Secretario do Desenvolvimento Social Pericles Silva (Pepezinho), Secretários, Vereadores, demais autoridades, lideranças comunitárias e sociedade civil.

A intersetorialidade tem falado mais alto e todas as Secretarias têm se articulado em torno de um projeto de transformar essa cidade numa cidade muito melhor para se viver.”, disse o secretário Silveira de Cultura e Esporte ,“Comemorar os 120 anos de emancipação política de Jaguaripe é um momento muito especial; para mim é um sonho. Estes 25 dias em que viemos tendo inaugurações, ações culturais, ações esportivas, entre outras, têm sido de muito orgulho e satisfação. Estamos fazendo conforme o prometido à população e graças a Deus estamos conseguindo. A realização deste desfile é, sem dúvida alguma, de grande importância, é o resgate dos valores históricos do município e a nossa população merece ter isso de volta.”, disse o secretário Silveira de,Jaguaripe. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br). PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS


Infelizmente, ainda acontecem em municípios deste país, principalmente no norte e nordeste, e não é diferente na Bahia e, em especial, recôncavo baiano, práticas que remetem ao coronelismo e que, na maioria dos casos, se configuram em casuísmo ideológico, dando asas à posturas anacrônicas e que não condizem com os ditames desenvolvimentistas. 

SECTARISMO

É inconcebível que se faça política, hoje, de forma sectária, prejudicando àqueles que lá na ponta (a população) lutam pela efetivação de condições básicas e necessárias ao seu desenvolvimento (saúde, educação, moradias, segurança, etc). Já se foi aquela época em que forças políticas antagônicas, nos municípios, digladiavam-se, buscando, unicamente, a perpetuação no poder, prejudicando, diretamente, a população. Situações dessa natureza, aconteceram, por exemplo, no passado, em Santo Antonio de Jesus. 

Rivalidades políticas, como as que acontecem em Salinas, têm que ser decididas pela população que detém o poder do voto. Até lá, torna-se imperativo que grupos políticos, se pelo menos não se juntem (e isso é uma realidade), pelo menos que deixem aqueles que se encontrem no poder, fazerem o que de melhor possam em prol de seus municípios. Não é travando conquistas que serão recompensados nas urnas. Longe disso.

MANIFESTAÇÕES POPULARES

Informações dão conta de que, na manhã dessa segunda feira, 06, moradores das comunidades de Cações, Mutá e Pirajuía bloquearam a estrada que dá acesso ao município, em sinal de protesto contra intervenção de representantes da oposição e a favor da mudança de território dessas comunidades, de Jaguaripe para integrarem o território de  Salinas da Margarida. Um pleito que se apoia no fato de que esses distritos estejam mais próximos e umbilicalmente ligados à Salinas da Margarida. 

O prefeito de Jaguaripe Hunaldo Costa, nessa sua gestão, tem feito sua parte para canalizar, dentro do possível, benefícios para essas comunidades. Posicionou-se, o tempo todo, ao lado do prefeito de Salinas Wilson Pedreira, para que esse intento fosse materializado, junto à Assembleia Legislativa. que no último dia 29,  chegou a aprovar, quase que por unanimidade, a mudança pleiteada. Declara continuar cuidando com esmero desses distritos. O prefeito Wilson, que também tem realizado um destacável trabalho no município, vem lutando para a materialização desse intento. Todavia, à luz das injunções realizadas pela oposição (vide áudio do prefeito), tal proposição foi desfeita. Veja o vídeo e o áudio acima. Imagens e 3 fotos, enviados por leitores. Fotos inseridas no vídeo, arquivo Tvsaj.com.br. Edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Instituto Tenente Breno, sediado na Praça do São Benedito, em Santo Antonio de Jesus, vem realizando um trabalho que se notabiliza não apenas pelo espírito de busca de seus dirigentes (Luciene Fernandes e Carlos Silveira, presidente e vice-respectivamente) mas, também, por ser realizado, na região, fora da esfera de atuação dos poderes públicos municipais.

Um trabalho que demanda utilização de recursos mínimos necessários para fomento de toda uma logística necessária. Mas qual o segredo ou receita para que intentos sejam materializados, em meio às resistências que, aqui e acolá, emergem do seio de uma sociedade plural, todavia, reticente quando testada à ações dessa magnitude? Como resposta, PARCERIAS. 

Só conseguem parcerias as pessoas ou entidades firmes em seus propósitos e que exercitam virtudes simples, todavia, determinantes: humildade, transparência e ética. E por que a Tvsaj, Gazzeta do Recôncavo, Jornal Regional, Barriga Notícias, estão sempre prestigiando esses eventos, sem qualquer benefício pecuniário? Por que outras entidades como Corpo de Bombeiros, Toldos Fácil, Joel da Contabilidade estão sempre engajados nessa proposta? Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

CANDIDATURA  À VEREADORA

Questionada pela Tvsaj sob a hipótese de, lá na frente, surgir eventual convite para uma candidatura que possibilite disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, de maneira que, detentora de um mandato, possa fortalecer esse trabalho, Luciene Fernandes foi enfática:

- Minha única preocupação é a de continuar realizando um trabalho, ao lado de minha equipe, em prol das crianças do município. A gente nunca pode dizer "dessa fruta não comerei" mas o meu propósito, no momento, é realizar esse trabalho, com apoio dos dos parcerios. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Jaguaripe, recôncavo baiano, através do prefeito Hunaldo Costa,  recebeu, do governo do Estado,  máquinas e implementos agrícolas. Entrega que ocorreu no Parque de Exposições na última segunda-feira, 25. Equipamentos que, sem sombra de dúvidas irão contribuir bastante para o fortalecimento da agricultura familiar. Com esses equipamentos, associações e cooperativas poderão aumentar a produção, melhorando a renda das famílias envolvidas

Muitos dos produtos agrícolas utilizados na merenda escolar têm sua origem na zona rural. No momento em que essas associações se fortalecem, a partir do recebimento de condições logísticas satisfatórias, com educação, saúde, estradas em condições ideais para escoamento de passageiros e produção agrícola, a tendência é que o produtor rural fique, deveras, fixado ao campo. Em diversos rincões do país, ainda acontece o tão propalado êxodo rural que leva muitos pessoas às periferias urbanas e, que, à luz do desemprego, acabam se direcionando à criminalidade. A atual administração Hunaldo Costa/Pepezinho tem arregaçado as mangas para que o município não se insira nesse contexto depreciativo. Ao contrário, trilha no sentido de dar asas ao empreendedorismo.

CONSÓRCIO TERRITORIAL DO RECÔNCAVO

O municípo de Jaguaripe que também é integrante do Território do Recôncavo, também vai poder utilizar os novos veículos (tratores, carros-tanque, caçambas, etc) que foram direcionados pelo governno Rui Costa. A união de Jaguaripe aos municípios que fazm parte dessa entidade representativa é, também, de extrema importância para o compartilhamento de equipamentos tão importantes no atendimento às demandas. Jaguaripe, então, que é o maior muicípio em extensão no recôncavo e detém uma malha de estradas viscinais extensa.  Tvsaj/Gazzeta do Recôcavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrimônio Cultural (Fazcultura) vai investir R$ 15 milhões em apoio a projetos e atividades culturais, a título de incentivo fiscal, em 2019. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (12).  

A aprovação dos recursos será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (13), por meio de decreto assinado pelo governador. "Assinei hoje e sai amanhã o decreto. São 15 milhões para projetos de cultura em toda a Bahia", disse Rui.  

Instituído pela Lei nº 7.014/1996, o Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado. Além de aportar o valor autorizado do ICMS que seria pago, a empresa deve investir um percentual de recursos próprios nos projetos e atividades culturais.   

O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro. 

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Ele sabia que, passo a passo, paulatinamente, conseguiria um lugar ao sol no segmento em que atua (toldos, palcos, geradores, torre de iluminação, mesas, cadeiras, elevada de polícia, disciplinadores de público, climatizadores evaporativos,etc). Destemido, perseverante, não recuou diante das dificuldaes iniciais. Longe disso, repirou fundo e continuou em frente, esgueirando-se de eventuais turbulências, todavia, firme em seu propósito de galgar novos horizontes. E não deu outra. A TOLDOS FÁCIL, empresa de sua propriedade, é uma realidade em Santo Antonio de Jesus (sua sede) e toda região. Refereimo-nos, naturalmente, a Toinho (na foto, camisa vermelha)

A empresa é capaz de atender, com esmero, de forma simultânea, cerca de 50 eventos em municípios diferentes, numa mesma data. Obviamente que, no início não era detentor dessa performance. Com o tempo, a experiência, as possibilidades foram aumentando e, hoje, é uma realidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã da última terça-feira, 19, na cidade de Conceição do Almeida, recôncavo baiano, a formatura de 73 novos soldados bombeiros, através do 16o. Grupamento de Bombeiros Militar (2o. GBM, sediado em S.A. de Jesus), num evento que superou expectativas, não apenas pela tradicional organização da corporação mas, em especial, pela maciça participação de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade desse e de outros municípios da região. 

AUTORIDADES PRESENTES

Sob a égide  do Ten Cel Matias, comandante do 16o. Grupamento, a cerimônia contou com participação do Comandante geral da corporação (CBM-BA) Cel Francisco Telles, Ten Cel  Marquezine (Diretoria de Ensino), Ten Cel Frank (Cmt do 14o. Grupamento, sediado em Madre de Deus e outras autoridades militares e civis, num evento que contou com desfile da tropa formada, homenagens às autorirdades. Os novos policiais deverão servir ao município de Santo Antonio de Jesus e região. A corporação deverá formar 684 novos soldados que se submeteram a nove meses de treinamento e que deverão ser distribuídos em cidades que a corporação mantém sedes. 

Dentre as autoridades presentes, os prefeitos municipais Ricardo Moura (Valença), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Ito de Bega (Conceição do Almeida, ao lado da esposa Gláucia Araújo), Júlio Pinheiro (Amargosa), Humberto Leite (ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus); Dr. Márcio Oliveira (Juiz da vara de família em S.A.Jesus e Juiz em C. do Almeida), Dr. Ney (Delegado de Polícia Civil); Jadilson Fonseca (Secretário Extraordinário, Itaparica; vereadores Chico de Dega, Altemir, e Pedro de Teca (S.A.Jesus); Jean Macedo (Secretário de Comunicação em Valença); Dr. Sebastião Lima (advogado e conselheiro OAB, SAJ; vereadores de C. do Almeida Bidão, Nino de Ozaná, Bea Brasil, Vinícius da Mombraça   também empresários Everaldo Júnior (CTO),  Antonio (Toldos Fácil) e Edvaldo (Reconflex); Pastor Manoel Samuel.  

REGOZIJO DO COMANDANTE DO CORPO DE BONBEIROS 

O comandante do CBM-BA, Cel Francisco Telles, em seu pronunciamento, além de externar agradecimentos pela participação de todos e realçar a belíssima cerimônia de formatura, enalteceu a parceria que a corporação ostenta na Bahia e, em especial, na região, numa demonstração insofismável da qualidade do trabalho realizado pelo Ten Cel Matias a frente do 16o. Grupamento que tanto tem contribuído para a segurança nos municípios.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Terminada a cerimônia de formatura, os participantes que compareceram ao evento foram convidados a degustarem um saboroso churrasco e soborearem bebidas  servido a centenas de particpantes que compareceram às instalações do CRAS, nesse município, num evento que foi animado por grupos musicais, dentre eles, "Lukas e Gustavo". 

A Banda Lukas e Gustavo é uma realidade em toda a região. Com agenda lotada, tem, literalmente, " se virado"  para atender os compromissos, numa demonstração insofismável de que está no caminho certo. Com riqíssimo repertório, a banda vem surpreendedo dia a dia, aos fãs que acompanham esse belo trabalho.

LOGÍSTICA DA TOLDO FÁCIL

 A Toldos Fácil, empresa sedidada em Santo Antonio de Jesus e com atuação em diversos rincões da Bahia e diversas unidades da federação, vem galgando sucesso não apenas pela capacidade logistico-operacional de atender eventos simultâneos em até 50 cidades mas, também, pelo capacidade de atendimento. A pontualidade e excelência no atendimento é, segundo seu propiretário Antonio, o segredo para o alcance de todo esse sucesso. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Publicaremos vídeos e entrevistas durante a semana. 

IMPORTÂNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Além de todo um trabalho de prevenção que realiza junto à sociedade, no intuito de que acidentes sejam evitados, principalmente no que concerne a incêndios, alagamentos e outros infortúnios, o Corpo de Bombeiros tem uma relevante importância, também, para as gestões municpais que, constantemente estão realizando eventos de grande porte, a exemplo de festividades juninas em que grandes conglomerados se fazem presentes. Um desses exemplos foi o que ocorreu em Jaguaripe, recentemente, quando o Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que um incêndio a um trailler pudesse provocar outros danos maiores.  Além da receptividade por parte do poder público de Conceição do Almeida, outros gestores (dentre os quais, algus compareceram ao evento ou enviaram representantes) e entidades civis e judiciárias da região também apoiam essa corporação na região. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse domingo, 17, na comunidade de Cruzeiro, zona rural de Jaguaripe, recôncavo baiano, a entrega da Escola Municipal, totalmente revitalizada e, o que também é importante, com o recebimento de novas carteiras, mobiliários e mobiliários novos, além de kits escolares para todos alunos. Como não bastasse, a entrega de uma quadra poliesportiva, construída em área contígua. Tudo isso com recursos próprios do município. 

Em mais uma realização da administração Hunaldo Costa/Pepezinho, na área educacional, demonstração insofismável que a atual administração prima pela qualidade e, mais que isso, pelo atendimento às demandas reinantes no município, no momento em que, de forma espacial, atende, não apenas a sede do município mas, também, as comunidades rurais, mostrando que a atual gestão não realiza obras "para turistas verem" mas, antes de tudo, para contemplar a toda população.

PARTICIPANTES

Além dos anfitriões do evento, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (Vice e Secretário de Assistência Social)) e Fernanda Gomes (Secretária de Educação), prestigiaram o evento o deputado estadual  Jurandi Oliveira, os ex-prefeitos Nai e Heráclito Arandas; secretários municipais Zete (Administração e Finanças), Carlos Silveira (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer),Larissa Costa (Saúde), Valter (Agricultura); vereadores Adé (presidente da Camara), Robson, Célia Cavalcanti (autora da indicação da obra em apreço), Luciano, Renato, Negão,  Zé Luiz, Lió e Adilson, além da participação de outras representatividades da administração municipal e de segemntos da sociedade local. 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

Além da quadra poliesportiva em epígrafe, essa importante unidade educacional deverá atender a 640 crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos. Após essa intervenção, a unidade saiu de três (03) para dez (10) 10 salas de aula, amplo salão de refeitório, diretoria, sala para professores, lavanderia, coordenação, triagem de alimentos, depósito para merendas, depósito para material escolar, sala destinada à leitura e anexação de uma sala destinada à Atendimentoo Educacional Especializado.  Estrutura de primeira linha e que já se consagra como "padrão Jaguaripe". Poucos municípios na região conseguem reformar escolas e colocar todas as carteiras e equipamentos novos. Jaguaripe inseres-se nesse seleto grupo, através da atual gestão. 

A escola e quadra esportiva atendem aos pressupostos de acessibilidade, com rampas e sanitários  com rampas e sanitários adequados às crianças portadoras de deficiência física.

HOMENAGENS

No ensejo do ato de inauguração foram feitas homenagens com entrega de corbélias de flores a Larissa Costa (primeira dama), Célia Cavalcante (vereadora e autora da indicação da obra), Fernanda Gomes (Secretária de Educação) e Zete (Secretáia de Finanças), em reconhecimento, naturalmente, às meritórias contribuições que cada uma vem hipotecando em prol do desenvolvimento do município, em suas áreas de atuação. 

PRONUNCIAMENTOS 

Em suas falas os vereadores Adé (presidente da Câmara), Robson, Negão, Luciano Piquira, Zé Luiz, Robson e Adilson, após os cumprimentos e referências,   expressaram reconhecimento ao trabalho da atual administração, em especial, na área de educação, ao mesmo tempo em que enalteceram a atuação da Secretária Fernanda Gomes a frente da pasta. 

Fernanda, em sua fala, além de hipotecar agradecimento ao prefeito Hunaldo e vice Pepezinho pela confiança e apoio, aproveitou o ensejo para enaltecer o empenho de toda sua equipe, enfatizando que a criança terá acompanhamento em tempo integral. 

A diretora da escola, por sua vez, agradeceu a atual administração e a toda sua equipe, prometendo arregaçar as mangas para propoiciar aos alunos um ensino de qualidade, fazendo jus, por conseguinte, ao padrão administrativo de Jaguaripe. Asseverou que, agora tem uma estrutura capaz de oferecer aos alunado e professores, um ensino aprendizado, deveras de qualidade. 

O deputado estadual Jurandi Oliveria, em seu pronunciamento, não apenas externou agradecimentnos à população mas, também, externou estar regozijado pelo fato de contar com apoio da gestão Hunaldo/Pepezinho. Ele que foi prefeito em seu município em dois mandatos e é detentor de 10 mandatos como deputado estadual. O parlamentar tem contribuído bastante para com o município no que  concerne à representatividade junto à Assembleia  e junto ao governo estadual. 

Pepezinho, vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, empunhando o microfone, em seu poronunciamento, após agradecimentos e saudação aos presentes, procurou estabeleceer a trajetória de conquistas da educação no município e, em especial, no tocante à comunidade do Cruzeiro, onde alunos estudavam em casas de farinha. A partir dos governos Nai e Arnadas, a situação foi mudando de forma significativa no município e, hoje, instituições de qualidade nos diversos rincões do município.

Considerado, hoje, um dos melhores gestores municipais da Bahia, tendo, inclusive, recebido a denominação de "prefeito correria" numa alusão ao slogan vitorioso na campanha de Rui Costa, ele não é daqules que se acomodam com os elogios e vitórias. A cada conquista rejuvenesce seu ímpeto construtivista. Na entrega de mais uma unidade escolar de alto padão e quadra poliesportiva, após agradecimetnos, elencou as personalidades que ali compareceram, discorrendo a importância de cada um nesse processo de construção do muicípio. Aproveitando o ensejo, anunciou pré-pacote de obras a ser anunciado logo logo. 

PROFESSORES REGOZIJADOS DIANTE DO ALUNO

Os ex-prefeitos e empresários Nai e Heráclito Arandas têm  em comum não apenas o fato de terem realizado excelentes gestões a frente do executivo municipal, à luz das circusntâncias reinantes mas, sobretudo, o fato de serem os grandes incentivadores para que Hunaldo Costa, sucessor, fosse inserido nas trilhas da política partidária. Regozijados, fazem questão de, sempre que pe possível, marcar presença em eventos realizados em S.A.Jesus. NAI (foto), em seu pronuniamento falou a respeito da importância dos equipamentos inagurados e externou satisfação diante de mais essa conquista para a comunidade. 

ARANDAS, também ex-prefeito, 03 mandados, advogado, sempre que se utiliza do microfone não economiza elogios a Hunaldo Costa e, por extensão, toda sua equipe de governo. Super feliz, diante da entraga à popoulação de mais um estabelecimento de ensino, totalmente revigorado e com ampliações, numa indicação da vereadora (tambem, sua esposa), Célia Cavalcanti, demonstrou orgulo dela e do chefe do executivo em epígrafe. Veja todas as FOTOS através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Deputado estadual decano, Jurandy Oliveira (PP) será o novo presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Antes sondado para presidir uma comissão especial na Casa, o parlamentar que está no 10° mandato assumirá o posto que estava sob o comando do deputado Reinaldo Braga (DEM), que não se reelegeu no último pleito. Foto 1, divulgação. Demais fotos, Tvsaj.com.br, quando o deputado esteve na inauguração de ruas (25/01)em Jaguaripe. Matéria, Bahia Noticias. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram início, na noite dese sábado, 26, as apresentações musicais contantes da grade confeccionada para a  tradicional FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, naturalmente, envolvimento de todas as pastas da atual gestão municipal. Um evento que, sem sombra de dúvidas, não apenas propicia aos munícipes e visitantes divertimento mas, também, por extensão, geração de de renda  a segmentos da população e, mais ainda, visibilidade de um município que, irrefutavelmente, faz parte da historicidade do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

É sempre motivo de regozijo, por parte de gestores municipais, e não é diferente, no caso de Jaguaripe, a participação de gestores e representatividades de outros municípios. E, logo na abertura da Festa de Janeiro, marcaram presenças no evento e, em especial no camarote, além dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefieto e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, o deputado federal Antonio Brito; prefeitos  municipais Sinho (Aratuípe), Eunice Barreto (Nazaré), Marco Aurélio (Itaquara), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida); ex-prefeitos Miltinho (Nazaré), Heráclito Arandas (Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti (Jaguaripe), Edgar, Jota (acompanhados do ex-vereador Rogério de Humberto e do professor  e liderança Gileno); vereador Nagib (Nazaré, acompanhado da esposa), secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente), além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Abrindo a noitada musical, JZ FERRARY (de S.A.Jesus), em sua apresentação, procedeu execução de várias músicas de sucesso, levando, tendo, no palco, a belíssima performance dos dançarinos que suscitaram ao público, literalmente, a "entrar na dança". Público que contou com um meritório aparato de segurança, desde a entrada da cidade ao palco, protagonizada pela polícia militar e agentes do município. Dispostas, na ampla extensão da rua de acesso ao palco, barracas para venda de bebidas e iguarias da culinária local e região, propiciando, por conseguinte, a geração (repetimos) de renda a muitas pessoas. 

Coube à Banda UNHA PINTADA, a abertura  oficial da grade, diante de uma praça literalmente lotada. A Banda Unha Pintada é uma das mais requisitadas no momento, tendo, na "sofrência" o "gancho" para todo um sucesso no seio da musicalidade. Em sua apresntação o público procurou interagir, numa demonstração cabal de que a administração, deveras, acertou em sua contratação, num dispêndio módico, à luz das condições econômicas do município. 

Logo após o intervalo, mais uma vez, capitaneado por DJ FERRARI, o público foi contemplado com a bela apresentação do carioca XANDY DE PILARES que, com sua banda, tem feito sucesso em todo o país, fazendo com que a MPB seja bem representada nos diversos rincões.  No momento em que a administração diversificou o contexto da grade, trazendo no seu âmago, diversas tendências musicais, mais uma vez acertou, ao oferecer uma gama de apresentações que contempla os diversos gostos. E, fechando essa primeira noitada, logo em seguida, foi realizada a apresentação da Banda MAGARY LORD

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB), JORNAL REGIONAL (Edy Lima), INFOSAJ (Gildásio e Léo), ANDAIÁ FM (Lélis Fernandes e Fernando Henrique Chagas); TV BANDEIRANTES ( Hugo, Léo Bala e Viny), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Participação, também, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e todo um aparato em torno da necessária logística à disposição dos participantes. 

ATRAÇÕES PARA ESSE DOMINGO, 27

A grade da programação desse domingo, 27, traz, nada mais nada menos que  DANIEL VIEIRA (a partir das 19h), PSIROCO (21h) e TAYRONE (23h). Nomes que, indubitavelmente, estão sempre presnetes nos diversos eventos da região, da Bahia e em outras unidades da federação. Então, para os aficcionados dos grandes eventos e da boa musicalidade, fica, aí, o convite para que, nesse domingo, participem da segunda noitada da FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe. Veja todas mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do Link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura municipal de Jaguaripe, no recôncavo baiano,  entregou à população, na tarde/noite dessa sexta-feira, 25, dez (10) ruas pavimentadas com drenagem pluvial, num investimento de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), cobrindo uma malha de 7.200 m2 de artérias, na sede do município. Do montante desse dispêndio, R$ 400.000,00 (quatrocentos mil) fruto de emenda canalizada pelo deputado federal Antonio Brito. O restante, fruto de receita própria do município. 

RUAS PAVIMENTADAS

Nessa verdadeira "avalanche" de infraestrutura, foram pavimentadas as ruas Porto da Escadinha, Porto da Serra, Albino Alves Costa (Caminho do Mato), Rua do Campo, Rua Carolino Alves de Souza (Seu Calú),Travessa do Areal, Rua Dona Izabel, Av. Renovação, Rua das Pedrinhas e, finalizando, a Rua Porto da Gamela. Três dessas artérias dão acesso aos terminais de navegação do Rio Jaguaripe, facilitando o transporte de passageiros e coleta de produtos de pescaria, de grande importância para economia local. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, na qualidade de anfitriões, deputados Antonio Brito (federal) e Jurandi Oliveira (estadual, ao lado da esposa); o ex-prefeito Heráclito Arandas; secretários municipais Zé Vidal (Infraestrutura), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Fernanda (Educação), Renivaldo (Meio Ambiente), Larissa Costa (Saúde), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete); vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Luciano, Robson, Célia Cavalcanti; Cleydson Prazeres (Diretor da Santa Casa em Nazaré das Farinhas), Macarrão (empresário na área de construção), Kléber Almeida (Assessor do deputado Antonio Brito), várias personalidades da sociedade local e região e munícipes. 

MARATONA

O ciclo de inaugurações teve início na Rua do Porto da Escadinha. De lá a comitiva, ao som  de músicos da filarmônica local deu início a uma verdadeira maratona, de rua em rua para descerramento de placas e rompimentos de fitas nas artérias em apreço. Durante todo o trajeto o prefeito, vice, deputados, vereadores, cumprimentados pela população que, em suas residências, demonstravam agradecimento por essa grande conquista. Uma conquista que se iniciou no governo Nai e teve continuidade na gestão Arandas e que, agora, sob a égide de Hunaldo Costa/Pepezinho, deixa a  sede do município toda pavimentada. 

PRONUNCIAMENTOS

Terminadas as inaugurações, iniciaram-se os pronunciamentos das autoridades presentes. Inicialmente, os vereadores Adé (presidente da Câmara), seguido por Adilson e dona Célia Cavalcanti. Unânimes no que concerne ao reconhecimento ao sucesso da atual gestão e, aproveitando o ensejo, elencaram indicações individuais e coletivas para que os pleitos pudessem ser materializados. A vereadora Célia, aproveitando o ensejo, tal qual vereadores que antecederam, não minimizou elogios ao prefeito, ao vice e deputados e emprenho de todas as secretarias e demais edis.

Arandas, ex-prefeito, trilhou seu discurso na mesma linha de reconhecimento ao meritório trabalho desenvolvido pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho. Aproveitando o ensejo, mandou recado àqueles que, de forma pejorativa, utilizam-se de redes sociais para tentar macular o belíssimo trabalho desenvolvido pela atual gestão. Arandas que, além de toda uma contribuição ao desenvolvimento do município, sempre prestigia esses eventos, numa demonstração irrefutável de identificação com o que vem sendo colocado em prática. 

Pepezinho e Hunaldo, por sua vez, além dos agradecimentos aos deputados, secretários, vereadores e população, mostraram que críticas não fundamentadas, acabam se esvaindo no tempo e no espaço por falta de sustentação. Alheios a tudo isso, continuam céleres na luta incansável em busca de mais benefícios para o município.

Agradeceram pelas emendas do deputado Antonio Brito que, além das obras de infraestrutura contemplou o município com um ônibus O Km para a Secretaria de Assistência Social, sob a égide de Pepezinho.

Os deputados Jurandir Oliveira e Antonio Brito, por sua vez, além do regozijo por ter contribuído para o estágio desenvolvimentista do município, a satisfação pela sempre entusiasmada acolhida por parte da atual gestão e, por extensão, por parte da população. Eles que obtiveram relevantes votações nas eleições de outubro.

Antonio Brito obteve, em Jaguaripe, a maior votação, em termos proporcionais, dentre os municípios de sua base eleitoral. Por conta disso, já definiu nada mais nada menos do que 10% ( R$1.500.000,00)de toda a fatia de emendas que ostenta seu mandato, em prol de Jaguaripe. Jurandi Oliveira, que também compartilhou votação de alas da situação, mesmo assim obteve votação superior à oposição. Promete uma ambulância, internet para a zona rural e outras melhorias. Fotos, Antonio Mascarenhas. Tvsaj.com.br/ Gazzeta do Recôncavo/ Jornal Regional/Saj Notícias. Veja mais fotos através do link FOTOS, no  topo do site. Publicaremos Vídeos e pronunciamentos, na íntegra. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em assembleia geral realizada na manhã dessa sexta-feira, 25, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, foi eleita a nova Diretoria do RECONVALE - Consórcio do Recôncavo e Jiquriçá, na área de saúde, integrado por 27 gestores municipais dessas duas microregiões da Bahia para o biênio 2019-20. Eleitos Gilmar Nogueira, conhecido popularmente por Tingão (prefeito de Itatim) e Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira) para presidente e vice, respectivamente, num processo eleitoral conduzido pelo até então presidente dessa entidade, Rogério Andrade (prefieto de S.A.Jesus) que tão bem a conduziu nesse período incial, tendo deixado, em caixa, 1.795.488,72 (um milhão setecentos e noventa e cinco mil e quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dosi centavos), além de crédciso junto a alguns municípios.  

Dentre os gestores que marcaram presenças, o anfitrião Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Tingão (Itatim), Wellington Veira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Vera da Saúde (acompanahda da Secretária de Saúde, Rosa Meire), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Bahia (Varzedo), além de outras autoridades da esfera política da região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br) e Gazzeta do Recôncavo. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu no último domingo 20/01, a tradicional Romaria em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão marítima mobiliza diversos fieis, populares e turistas em um ato de fé acompanhada pela Filarmônica Lira Jaguaripense.
Em paralelo à Romaria, acontece a Regata dos Navegantes, que em sua 31° edição já faz parte do calendário festivo das festas de janeiro do município.
O evento contou com a presença do Prefeito Hunaldo Costa, do Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Social, Pericles Silva (Pepezinho), do Secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Silveira, da Secretaria da Saúde, Larissa Costa, do Secretário de Infraestrutura José Vidal, do Vereadores Adeilton Almeida (Adé) e Adilson Reis.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sempre que as gestões administrativas nos níveis federal, estadual e municipal são compelidas a diminuir gastos, os principais segmentos sacrificados são cultura, esportes e turismo. Por conta disso, particularmente com relação ao desporto, a performance do país em competições interancionais vem, paulatinamente, caindo. Resultados bisonhos vêm acontecendo ano a ano e a culpa não é, especificamente dos atletas mas, principalmente, dos entes governamentais que preterem apoios.

Felizmente, alguns municípios desenvolvem esforços hercúleos para que, dentro do possível, possa minorar essa situação, a exemplo do que acontece em Jaguaripe, recôncavo baiano, na gestão gestão Hunaldo Costa/Pepezinho.  Além de obras de infraestrutura, direcionadas ao paisagismo, saúde e educação, novas ações, também, no que concerne ao incremento ao desporto, a exemplo da reforma da Quadra Poliesportiva da sede do município, através da pasta capitaneada por Carlos Silveira.  Imagem,Ascom Jaguaripe.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Aniversariante do dia, o prefeito de Jaguripe, Hunaldo Costa, além do belíssimo e delicioso  bolo, recebeu bastante elogios, esboçados em  pronunciamentos, não apenas pela performance demonstrada como administrador mas, também, pela demonstração cabal de liderança embasada nos preceitos de hosnestidade, transparência, compromisso com a coisa pública e empreendedorismo. Apontado como um dos melhores prefeitos da Bahia, ele, naturalmente, regozija-se da pujança do trabalho desenvolvido nesses primeiros dois anos de gestão a frente do município, ao lado de uma equipe altamente capacitada e de ter, ao seu lado, nada mais nada menos, do que apoio dos ex-prefeitos Nai e Arandas. Gestores que tanto contribuíram para o estágio que Jaguaripe ostenta no cenário político da Bahia. 

Além do homenageado Hunaldo, os ex-prefeitos em epígrafe, Larissa Costa (Secretária de Saúde e primeira dama), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social), Carlos Silveira (Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer) e demais integrantes da atual administração e representantes de segmentos da sociedade local. Fotos, JB (Saj Noticias). Publicaremos videos.

 

 

 

 


Enquete


PodCast