Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, ofertou, na manhã deste sábado (20), consultas gratuitas com o serviço de mastologia da unidade. Ao todo, 500 vagas foram ofertadas durante a ação, que teve como objetivo atender mulheres que possuíam requisição (guia do SUS) para consulta com profissional de mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia e que possuíam indicativo de suspeita de lesão cancerígena (BIRADS 4, 5 e 6).

Dona Analice da Silva Souza, de 46 anos, natural de Lamarão, esperava há mais de dois anos para fazer uma mamografia. “Fiquei pedindo a Deus que eu conseguisse realizar esse exame, mas agora consegui e está dando tudo certo. Essa ação caiu do céu!”, revelou.

Já dona Rute de Santana, 81 anos, moradora do bairro Liberdade, ficou sabendo da realização de consultas através da vizinha e também aproveitou a oportunidade. “Já fiz meu exame, foi super rápido. Minha mãe morreu de câncer de mama, então a gente tem que se cuidar!”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou hoje (16) que o seu vice-prefeito Bruno Reis (DEM) terá uma nova função na administração municipal.Segundo Neto, o número 2 do Palácio Thomé de Souza vai passar a coordenar os programas sociais da prefeitura.

"Ele tem um conhecimento pleno da gestão e vamos entregar a ele a liderança e a coordenação dos programas. Ele deixará de ter uma função de articulador político para ficar focado e concetrado na coordenação de todos os programas sociais", declarou, em entrevista à imprensa. 

Neto disse, ainda, que fará em breve mudanças no secretariado. "Vamos fazer uns ajustes na equipe até porque as condições políticas impõem isso", ressaltou.Foto 1, reprodução. Matéria, Tribuna da Bahia. Foto 2, Tvsaj.com.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A tarefa do prefeito ACM Neto (DEM) para acomodar a deputada federal Eronildes Vasconcelos de Carvalho, a Tia Eron (PRB), após ela perder a reeleição para a Câmara não parece ser fácil.  

Presidente do PRB na Bahia, um dos maiores partidos de seu grupo político, Eron não vai aceitar ficar sem espaço após ser derrotada, avaliam aliados próximos ao prefeito. Ainda mais pelo fato de o ex-chefe de gabinete de Neto, João Roma, ter sido o “responsável” por tirar a vaga dela para a Casa – o prefeito bancou a candidatura de Roma, de quem é amigo próximo. 

As alternativas para a quase ex-parlamentar são duas: ou assumir uma secretaria na prefeitura, ou esperar que Neto nomeie algum deputado federal eleito para que ela, enquanto primeira suplente, possa assumir a vaga na Câmara.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia anunciou, por meio de sua assessoria de comunicação, que todos os ingressos para o jogo contra o Paraná, amanhã (13), já foram vendidos.

Para ampliar a disponibilidade de ingressos para a torcida do tricolor baiano, o espaço para a torcedor visitante foi reduzido, mas, somados os sócios com acesso garantido às compras nos pontos de vendas, a carga foi esgotada. Bahia e Paraná se enfrentam às 21h, em Pituaçu. A partida é válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realiza, na próxima segunda-feira (15), a aula inaugural da Escola de Conselhos da Bahia. A abertura, com a capacitação da primeira turma, acontecerá no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a partir das 8 horas. A implantação da Escola de Conselhos nasceu da necessidade de capacitar e formar continuamente os membros dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares.

Nessa primeira etapa, serão capacitados conselheiros e conselheiras do Polo Salvador, que abrange seis Territórios de Identidade: Recôncavo, Metropolitano, Litoral Norte, Agreste Baiano, Baixo Sul e Semi-Árido Nordeste II. Esse primeiro grupo é formado por 12 turmas e capacitará 485 conselheiros, sendo 228 conselheiros tutelares e 257 conselheiros de direitos da criança e do adolescente.

No total, foram definidos seis polos: Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras, contemplando os 27 Territórios de Identidade e 417 municípios. O período de formação dos conselheiros se dará entre outubro de 2018 e janeiro de 2019.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Noivas e fornecedores serão os personagens principais do grande festival promovido pelo blog Mika Ferreira, especializado em casamentos no Nordeste.

Realizar sonhos e ajustar orçamentos. Esse é um grande desafio no mundo dos casamentos, mas a administradora de empresas e conhecedora de eventos matrimoniais, Mika Ferreira, mostra que continua sendo possível levar os sonhos de um casal adiante com soluções criativas, de bom gosto e que cabem no bolso. E como uma rodada de negócios, dinâmica e divertida, Mika promove nos dias 20 e 21 de outubro, o Wed Festival, na Villa São José, no bairro do Cabula, em Salvador. “O Festival é um evento que busca trazer inovação na maneira de expor produtos e serviços atrelando alegria e encanto durante os preparativos para o grande dia. A ideia é gerar oportunidades de bons negócios para casais de noivos e fornecedores”, afirma Mika.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Puppa Santana volta a Salvador para lançar seu primeiro disco.O show de lançamento será dia 10 de outubro,no Rio Vermelho 

O músico baiano, Puppa Santana, realiza no dia 10 de outubro, na Varanda do Sesi, no Rio Vermelho, o lançamento oficial do seu primeiro disco “Vida”. O show começa às 21h, e contará com a participação especial de Paulinho Andrade, CesairoLeony e Isaías Rabello. 

“Vida” traz 8 músicas inéditas e 2 faixas bônus, que serão incluídas no próximo CD do músico, já em produção, e que será lançado em junho de 2019, na Europa. De acordo com Puppa o primeiro disco é a realização de um projeto de 25 anos de trabalho com a música instrumental no Brasil e marca também sua trajetória pelas cidades onde já viveu e suas relações de amizade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Há mais de 30 anos, a rua do Saldanha, no bairro do Pelourinho, vem tornando-se mais conhecida em Salvador como a “rua dos eletrônicos”. Lá consertam-se TVs, DVDs e rádios, é possível encontrar peças e modelos raros de aparelhos de som e comprar as delicadas agulhas, o primeiro passo para desempoeirar vitrolas e discos. Nos dias derradeiros do sinal analógico de TV na capital baiana, e a mudança de vez para o digital, não havia espaço livre dentro das dezenas de lojas.

“Veio a cidade toda procurando os conversores, principalmente no dia 27 de setembro do ano passado. Foi uma loucura. Às vezes, pensamos que não, mas muita gente ainda assiste televisão todos os dias”, afirma o vendedor Edivaldo Cardoso.

A ruazinha, com entrada pelo Terreiro de Jesus e cujas interseções dão conta de um emaranhado de vielas e ladeiras, é caracterizada pela especialização comercial. Assim também é a rua do Salete, nos Barris, com a informática; a do Corpo Santo, no Comércio, e as numerosas lojas de artigos esportivos; e a do Paraíso ou “rua das festas”, na Mouraria.

Notícias | postado por: Mascarenhas

"O problema é sério e antigo. Não tem mais para onde correr. A falta de segurança nos campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa) ganhou dimensões inaceitáveis. A situação, realmente, é muito critica e a falta de controle se estende até o Buzufba, que trafega, diariamente, levando mais moradores das cercanias, do que funcionários e estudantes”.

Este relato, simples e objetivo, é do estudante de Biologia, Cristian Góes que considera a iniciativa de implantação do cartão UFBACard como mais uma medida positiva, em prol do fortalecimento da segurança da comunidade do campus. “Aqui, em Ondina, por exemplo, os assaltos ocorrem, diariamente, tanto de manhã bem cedo quanto no entardecer. Daí, ser bem-vinda esta ação do reitor João Carlos Salles.”, declara o estudante. 

Aluna de Dança, oriunda de São Paulo, Adriane Rocha acredita que o cartão UFBACard vem para ajudar no controle interno dos campus. Mas, gostaria que houvesse uma maior presença de agentes de segurança, circulando por locais onde, normalmente, estão ocorrendo os crimes. “Esta segurança presencial poderia ser mais ostensiva. Por outro lado, existe o risco do cartão UFBACard  vir a ser fraudado, futuramente, por criminosos”, desconfia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fonte, Foto, Felipe Oliveira, ECB; Vídeo, Esporte na Rede e Bahia Notícias

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Grande fenômeno da música, a cantora Iza fará um show de apresentação da sua nova turnê no dia 29 de setembro, em Salvador. O evento será realizado no Ágata Prime, nova casa de festas localizado na orla da Ribeira. O show terá início às 22h e, além da cantora, os Dj's Telefunksoul, Naylson e Yve Góes também farão parte da festa.

Entitulado 'Dona de Mim', o show promete agitar a capital baiana com um repertório repleto de músicas de sucesso como 'Te pegar', 'Ginga', 'Esse brilho é Meu' e o famoso hit 'Pesadão', em parceria com o cantor Marcelo Falcão. Além de músicas autorais, a artista trará no seu repertório cover de músicas internacionais. Os ingressos estão disponíveis no local da festa, bilheterias Pida e Ticketmix.Foto divulgação. Matéria, A Tarde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em depoimento prestado na tarde desta segunda-feira (3), o empresário Silvio Antônio Cabral da Silveira, proprietário do apartamento onde a Polícia Federal (PF), disse que "não tem novidade" e que disse apenas "o que já havia falado na Polícia Federal", ao deixar a Seção Judiciária do Estado da Bahia, localizada no Fórum Teixeira de Freitas, no bairro de Sussuarana, em Salvador. 

A quantia de R$ 51 milhões e atribuída ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), foi encontrada pela PF no apartamento que o pertence. Silvio Antônio se pronunciou na condição de testemunha de acusação e prestou depoimento por cerca de uma 1h30.

No primeiro depoimento, o empresário afirmou à PF que havia emprestado o apartamento a Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel, para que a família pudesse guardar os pertences do pai deles, o ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima, que morreu no ano passado. 

Outras duas testemunhas também prestaram depoimento: a administradora do prédio onde estavam localizadas as malas com dinheiro, Patrícia Santos Queiroz, e a funcionária do deputado federal Lúcio Vieira Lima, Marinalva de Teixeira Jesus. Na ordem, Marinalva foi a primeira a depor nesta tarde. Ela permaneceu na sala por cerca de 40 minutos. Ao deixar as dependências do Fórum, ela disse apenas que não sabia porque havia sido convocada e que trabalha com a família há 21 anos.Foto divulgação Polícia Federal, Matéria, Tribuna da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O candidato ao Senado pelo PSC, Irmão Lázaro, fez um discurso de forte tom ideológico na noite desta segunda-feira (3). Durante o lançamento do comitê de campanha de Zé Ronaldo (DEM), ele voltou a declarar sua posição contra o aborto, a ideologia de gênero e a legalização da maconha. 

"A ideologia de gênero diz que a criança nasce sem saber se é homem, mulher ou bicho. É isso que eles querem ensinar na escola aos nossos filhos", criticou o candidato ao Senado. 

Ao se posicionar contra as drogas ele lembrou que já se envolveu com elas. "Eu já fui drogado é quase arruinei a minha vida", comentou. Lázaro ainda associou o aborto à situação de pobreza vivia por famílias. "Abortar por causa da pobreza é uma desculpa barata e eu quero ser senador para votar contra essas coisas", disse.Foto Guilhere Ferreira. Matéira Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um casarão pega fogo nesse momento na Avenida J. J. Seabra, a popular Baixa dos Sapateiros. O incêndio, de grandes proporções, espalha um rastro de fumaça preta tão denso que oculta como uma nuvem o teto do Convento do Carmo.

O Corpo de Bombeiros já chegou ao local e tenta debelar as chamas, que, no entanto, crescem. Populares e moradores do local ajudam como podem. O calor do fogo se faz sentir no Santo Antônio Além do Carmo, bairro vizinho. A estrutura dos imóveis do Centro Histórico facilita que o incêndio se espalhe. Em breve mais informações.Foto Alessandra Benini. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estava por perto e resolvi passar aqui na Vídeo e Cia para matar a saudade”, diz o professor Wellington Guimarães sobre a locadora de vídeo no Largo Dois de Julho, uma das poucas que existem atualmente na cidade. Após mudar para o Imbuí, bairro relativamente distante do Centro, o rapaz diminuiu a frequência por lá. “Agora que a única locadora do meu bairro fechou, quis passar aqui. Estou nostálgico”, afirma, com humor, antes de sair sem levar um filme. Por quê? “Não vou ter tempo para devolver depois”.

O mercado de locadoras em Salvador vive um estágio peculiar. Alguns anos depois de ter centenas, quiçá milhares de lojas na cidade – mais de uma em cada bairro da cidade, pelo menos –, hoje são pouquíssimas as que resistem. Aliás, no mundo inteiro. A pirataria e o compartilhamento online em sites de download, junto com a expansão dos aplicativos de streaming e dos canais pagos, contribuíram nesse processo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Os candidatos ao governo da Bahia, Rui Costa (PT) e José Ronaldo (DEM), vão cumprir agenda de campanha hoje (31) no interior do estado.Pela manhã, o petista vai a Ribeira do Pombal, Cipó e Nova Soure. À tarde, participa de caminhadas nas cidades de Olindina, Itapicuru e Rio Real.

Já o candidato do DEM, pela manhã, fará uma carreata em Poções, Nova Cannã e Iguaí. Pela tarde, visita Ibicuí. Às 6 da tarde, terá um encontro com liderenças em Itororó e, às 8h da noite, se reúne com apoiadores em Itapetinga.

O postulante do MDB, João Santana, terá uma reunião de campanha pela manhã em Salvador. À tarde, grava programa eleitoral. Já João Henrique (PRTB), pela manhã, se reúne com os coordenadores da campanha. À tarde, também grava programas e, no final do dia, concede entrevista a uma rádio local. Os candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Célia Sacramento (Rede) não informaram a agenda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os candidatos ao governo do Estado dividem suas agendas para esta terça-feira (27) entre entrevistas a veículos de comunicação e reuniões com lideranças políticas. Candidato à reeleição, Rui Costa (PT) não encaminhou seus compromissos nesta terça. Confira agora o que farão os demais concorrentes ao Palácio de Ondina: 

Zé Ronaldo (DEM) 
Manhã – Visita a cidade de Santa Bárbara
Tarde – Entrevista a um site
Noite – Participação no Congresso da Igreja Quadrangular – Hotel Fiesta (Salvador) 

João Henrique (PRTB)
Manhã – Entrevista para site local
Tarde – Transmissão ao vivo para Facebook e Instagram 

João Santana (MDB)
Manhã - Atendimento de lideranças do interior
Local: Salvador

11h - Reunião com Equipe de Campanha
Local: Salvador

14h - Gravação de Programa Eleitoral
Local: Salvador 

Marcos Mendes (PSOL)
10h-  Candidato vai apurar denúncia de fechamento da Escola Dalva Matos, que fica na Prainha do Lobato
14h- Concede entrevista  a site local
18h - Reunião com a coordenação de Comunicação 

Célia Sacramento (Rede)
9h – Reunião com lideranças na cidade de Senhor do Bonfim
14 h – Reunião com lideranças em Jacobina
Noite – Viaja para Juazeiro

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai liberar visitação a sucatas e veículos que serão leiloados na próxima quarta-feira, 29. Os itens oferecidos ficarão disponíveis até a terça, 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no pátio da Av. Vasco da Gama, ao lado da Perini, na capital baiana.

O leilão será realizado na rua Fernando Menezes de Góes, no bairro da Pituba. Os interessados  poderão conferir de perto 133 lotes, distribuídos entre 41 motocicletas e 92 carros. Ao todo, são 67 sucatas aproveitáveis e 66 veículos conservados.  

Para participar do leilão, é necessário ser maior de 18 anos e as documentações exigidas para pessoa física incluem carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência. Já as pessoas jurídicas deverão apresentar registro social, estatuto, contrato social, ato constitutivo, ata de fundação e demais documentos de enquadramento jurídico e tributário.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Logística para alavancar investimentos. A desconcentração regional das atividades econômicas, apoiada numa estrutura consolidada de vias logísticas de transporte de carga e escoamento da produção, foi o compromisso reafirmado pelo pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, no encontro com os líderes dos setores produtivos do estado, na manhã desta terça (7), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. “Mantivemos os investimentos do Estado e criamos condições para atrair novas empresas para o estado, mesmo diante da grave crise econômica que o País enfrenta. Acredito que o Brasil vai reencontrar o caminho do crescimento e faremos ainda mais pela Bahia e pelos baianos”, garantiu Rui.  

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) puderam interagir com o candidato, debatendo propostas e diretrizes para a economia baiana nos próximos quatro anos. Prioridades como avançar na execução de projetos estruturantes, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), obras geradoras de avanço significativo no desenvolvimento da Bahia, consolidando a infraestrutura capaz de acelerar o crescimento e a oportunidade de emprego no interior do estado. Rui Costa garantiu o apoio necessário ao encaminhamento das soluções de entraves burocráticos, para acelerar as obras e contribuir na interlocução com os municípios. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após oficializar sua pré-candidatura como Deputado Estadual nas eleições deste ano, durante a Convenção do DEM, que ocorreu em Salvador, na noite de sexta-feira (3/8), o Deputado Alan Sanches (DEM) reuniu, neste sábado (4/8), em Santo Antônio de Jesus, lideranças políticas e sociais, aliados, amigos e apoiadores para uma feijoada, onde confirmou sua pré-candidatura a Deputado Estadual para as eleições deste ano. O Democratas também oficializou a pré-candidatura de João Roma a Deputado Federal. Ele estará na próxima semana em Santo Antônio de Jesus ao lado de Alan Sanches.

Segundo Alan Sanches, ele abriu as portas da casa dele em Santo Antônio de Jesus para os amigos, já que muitos não puderam participar ontem (sexta) na Convenção do DEM, em Salvador, no lançamento da Chapa majoritária, e a pré-candidatura dele a Deputado Estadual. “É uma forma de estar confraternizando com os amigos, de nos aproximar um pouco mais, principalmente pelo corre-corre da pré-campanha. A gente fica com pouco tempo para os amigos, então tirei o sábado para reunir os que a gente só vê no dia a dia, no meio da rua, no comércio, e bater um papo”, salientou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com dois mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches confirmou na noite de sexta-feira  (3/8), durante a Convenção Estadual do Democratas, no Hotel Fiesta, em Salvador, que vai participar das eleições de outubro, como candidato a reeleição.

Líder do bloco DEM/PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, que é formado por 11 deputados, sendo 10 do Democratas e um do PRB, Sanches, que é médico, foi eleito  presidente e vice da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, além de ter integrado não apenas o colegiado de Saúde, como o de Constituição e Justiça. No decorrer dos seus mandatos, sempre se desempenhou em ações e trabalhos em busca de uma saúde pública de melhor qualidade para a Bahia.

Em oito anos, Alan Sanches consolidou o seu perfil de trabalho no Legislativo baiano, participando das discussões mais importantes da Assembleia. Além disso, seus mandatos são marcados pela forte presença nas cidades do interior do estado.

Na capital, são diversas visitas nas comunidades dos bairros periféricos como Mussurunga, Cassange, Conjunto Habitacional, São Cristóvão, entre outros, com apoio e intervenções em diversas áreas como infraestrutura, esporte e, principalmente, saúde.Ba Cidades. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por AUGUSTO VASCONCELOS

A luta por mais contratações é uma pauta constante no Sindicato dos Bancários. Desde os anos 90 batalhamos pela aprovação de leis que obrigassem os bancos a aumentarem o número de funcionários para dar conta ao atendimento à população. Foi assim que conseguimeos aprovar a Lei Municipal 5.978/2001, de autoria do então vereador e atual deputado federal Daniel Almeida (PcdoB) que estabelece o limite de espera de 15 minutos em dias normais de filas dos caixas dos bancos de Salvador. A partir daí, conquistamos a aprovação de leis semelhantes em dezenas de municípios da Bahia. 

Entretanto, apsar de terem  lucrado 65 bilhões de reais ano passado, os bancos reduziram 41 mil postos de trabalho nos últimos 18 meses. Centenas de agências foram fechadas, visando reduzir custos peracionais e o que se vê éum verdadeiro  caos nas agências que continuam abertas. Vale ressaltar que somente as tarifas bancárias quitam toda folha ssalarial dos bancos e ainda sobra. Sem falar no que arrecadam com os maiores juros do planeta. 

Em doze meses, os preços dos pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do paris aumentaram 5, 5%, confore dados do Banco Central. Ou seja, quaseo dobro  da infalção entre junho 2017 e junho 2018. ALgumas tarifas avulsas de serviços, bastante requisitadas pelos correntistas, dram saltos ainda maiores. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prisão de um homem acusado de sequestrar e estuprar três mulheres na Universidade Federal da Bahia (Ufba) (veja aqui) não representou maior segurança para alunas da instituição. Segundo universitárias, casos de assédio e abordagens violentas são constantes dentro dos campi. 

Os casos mais recentes, denunciados por estudantes em redes sociais, ocorreram no Instituto de Letras (Ilufba). “Eles entram no banheiro feminino e se escondem esperando alguma aluna entrar. Quando uma aluna entra, eles atacam. Puxam braço e colocam contra a parede, mas elas gritaram muito e conseguiram fugir. Isso vem acontecendo desde junho”, relatou a estudante de Letras, Ingrid Halla, de 21 anos, que é colega das vítimas. Situação semelhante aconteceu com ela no segundo semestre de 2014. Ao sair do mesmo banheiro, um homem a agarrou e puxou pelo braço. No entanto, gritos e a chegada de amigos afastaram o possível agressor. 

Ingrid contou ainda que os casos recentes não foram cometidos pelo mesmo homem, e o Instituto de Letras está ciente da situação. Em e-mail enviado aos discentes, docentes e servidores, a vice-diretora do Ilufba, Fernanda Vita, informa que um dos suspeitos se trata de um policial afastado respondendo a inquérito administrativo. “Os porteiros intensificaram as rondas no prédio, mas ainda assim não foi possível impedir a triste ocorrência”, acrescenta a gestora. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO SOUZA MASCARENHAS

Santo Antonio de Jesus recebeu na tarde/noite desse sábado, 28,no espaço de eventos situado na Av. Roberto Santos, centro, a PGP (Caravana pela Bahia), empreendida pelo governador Rui Costa e comitiva integrada pelo governador Rui Costa, vice João Leão, senador Otto Alencar;  os postulantes ao Senado, ex-governador Jaques Wagner,  Angelo Coronel (presidente da Assembleia), Lídice da Mata; deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida; deputados estaduais, dentre eles, Zé Neto, Robson Almeida (postulante), Rogério Filho (postulante) e vários outros nomes. 

Dentre os prefeitos da região, Rogéri Andrade (S.A.Jesus, anfitrião, ao lado da vice Dalva Mercês), Guito (D.M.Costa, ao lado de secretários e outras lideranças), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Vera da Saúde (Maragogipe), Bahia (Varzedo), Thiancle (Castro Alves), Zé Renato (São Miguel das Matas), Sinho (Aratuípe, ao lado de Manoel e comitiva), Zelito (vice-prefeito, representando WIlson, por Salinas), Júlio Pinheiro (Amargosa); vice-prefeitos JOnival Lucas e Eládio Bahia (Sapeaçu), Magno (Vera Cruz), Ataliba (Maragogipe), Paulinho (Cabaceiras),Clovis Penine (Muniz Ferreira),Jucélia (Valença), secretários municipais, vereadores e várias outras liderancas da região, acompanhadas de outras  representatividades.

E, na oportundiade, foram realizados pronunciamentos pelos integrantes da mesa acerca das perpectivas que se estampam com relação ao futuro dos municípios e da Bahia como um todo e quepassam, naturalmente, por toda uma conjuntura polícia que deverá ser definida após as eleições de outubro próximo. Todos os nomes que efetuaram seus pronunciamentos realçaram todo um trabalho que vem sendo realizado pelo governador Rui Costa e a esperança que os demais postulantes às vagas no senado, Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados a nível federal possam representar, a contento, a população.

O governador, por sua vez, como sempre o faz em suas falas, destacou a presença de todas autoridades, evidenciando o trabalho que sua equipe vem fazendo em todo o Estado e, naturalmente, espera que candidatos de sua base logrem êxito em mais uma investida político-partidária, de maneira que possam fazer jus à confiança sepositada nas urnas. Fotos, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Clássico é clássico e vice-versa”, já dizia o poeta. O Ba-Vi disputado neste domingo, 22, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, ajuda a entender uma das mais marcantes frases que envolvem o futebol brasileiro. O Bahia chegou à Fonte Nova em meio a uma crise e muito cobrado pelo torcedor. Ao final do jogo, goleou o Vitória por 4 a 1 e enfileirou feitos históricos. 

A superioridade do Esquadrão em campo ajudou o time a construir a maior goleada sobre o Vitória desde a reinauguração da Arena Fonte Nova. O placar foi também o segundo maior em Ba-Vis disputados no Campeonato Brasileiro, perdendo apenas para o 4 a 0 aplicado pelo Tricolor em 1978.

Golear o rival, por sinal, era algo que o torcedor do Bahia sentia saudade. O último triunfo com placar tão elástico aconteceu há dez anos, em outro 4 a 1, dessa vez no Barradão. O mesmo não pode ser dito em relação a vencer os clássicos, coisa que os tricolores tem transformado em rotina. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Num universo de 129 universidades da América Latina que participaram da pesquisa sobre ensino superior da revista britânica Times High Education, duas delas são da Bahia. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece na 30ª posição, também como a primeira entre as instituições do Nordeste, enquanto a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) surge na 101ª posição, empatada com universidades do Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

No levantamento divulgado na quarta-feira, 18, o Brasil é recordista no ranking, com 43 instituições, inclusive com destaque no top 5: Universidade de Campinas (Unicamp) em 1º, Universidade de São Paulo (USP) em 2º e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 4º. Ainda entre as dez primeiras, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 7º, a Federal de Minas Gerais em 9º e a Federal do Rio Grande do Sul em 10º.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A base do governador Rui Costa (PT) tenta enfraquecer a coligação proporcional na chapa da oposição, articulada pelo grupo político do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O Avante, do deputado estadual Pastor Isidório, comanda uma série de reuniões com o PTC, PMB, Rede e PPL com a ideia de criar uma “chapinha” na base petista. Dirigentes partidários envolvidos na articulação divergiram sobre a participação atuante do chefe do Executivo estadual no possível acordo. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do PTC no estado, Rivailton Veloso – partido que está, por enquanto, sob as asas do líder democrata –, disse que “Rui Costa é muito inteligente” ao fazer uma proposta aos “nanicos” para criar uma nova composição. "Neste período o PTC ouve todo mundo. Proposta existe, e a gente vai decidir o melhor para tomar. Recebemos a proposta para uma aliança. Rui não está preocupado só com o chapão", disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os trabalhadores em Educação da rede municipal de Salvador decidiram manter a greve em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 17, no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. 

Após a assembleia, finalizada por volta de 11h, os trabalhadores dão continuidade à agenda de greve - iniciada na última quarta, 11 - e seguiram em caminhada pela avenida Sete de Setembro, com destino à Praça Municipal de Salvador, onde está o prédio da Prefeitura. Lá, uma comissão vai entregar uma contraproposta ao prefeito ACM Neto com o objetivo de iniciar uma nova rodada de negociação.

A categoria reivindica reajuste salarial e no auxílio-alimentação, concessão de mudança de nível de acordo com a qualificação profissional, convocação de eleições para diretor de escola e melhorias nas condições de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches, líder do bloco DEM PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, conclama para que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) solucione o problema de postos de pagamento no estado, de forma que os baianos não sejam ainda mais penalizados na hora de pagar as contas.

Segundo ele, a companhia precisa estabelecer critérios de funcionalidade para suprir a demanda dos consumidores que já pagam um preço tão alto pelo serviço ou restabelece o convênio com a Caixa. “890 casas lotéricas faziam o serviço e, conforme a própria gerência de atendimento do órgão existem cerca de 4 mil pontos do Coelba Serviço, fora Correios e bancos”.

“É preciso que explique o por que das filas quilométricas, por que os sistemas estão constantemente fora do ar, por que em alguns municípios não existem postos e por que nos Correios o pagamento da conta de energia só pode ser feito via cartão de correntistas do Banco do Brasil, o que torna o atendimento ineficiente, enquanto nas lotéricas tudo era fácil. Então ou senta para resolver ou restabelece o convênio com a Caixa”, destacou.

O deputado estadual ainda completou que atualmente até mesmo idosos passam mais de duas horas na fila, “que absurdamente não existe prioridade”. Por fim, Alan Sanches reforçou que o que não se pode é uma empresa do porte da Coelba, que mês a mês eleva o valor da tarifa, não ter o mínimo de respeito com o consumidor. Ascom Deputado

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador lidera o ranking das cidades com moradores que vivem em áreas de risco de desabamento e alagamento do país, de acordo com levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). O estudo, divulgado hoje (28), revela que dos 2.675.656 milhões de moradores que o município tinha em 2010, data em que o levantamento foi produzido, 1.217.527 milhão vivia em locais propícios aos desastres naturais. O número representa praticamente metade da população.Atrás de Salvador estão São Paulo e Rio de Janeiro, na segunda e terceira colocações, respectivamente, com 674.329 mil e 444.893 mil moradores em locais de risco.Em termos porcentuais, a capital baiana está em terceiro lugar, com 45,5% dos moradores em áreas de risco. O instituto realizou o estudo em 46 cidades do país.METRO 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Alexandre Galvão

Um memorando da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, à família de uma advogada que morreu reclama de parcelas atrasadas da anuidade cobradas pela instituição à filiada. Nas redes sociais, o documento foi recebido com indignação por outros profissionais. Em resposta, a assessoria da OAB-BA afirmou ter pedido "estudo sobre a possibilidade de a seccional remir as dívidas de anuidade de colegas mortos sem prévia deliberação do Conselho Federal da OAB".

"Atualmente, do ponto de vista jurídico, as anuidades são devidas, pois a OAB-BA não tem fundamento legal para declarar a extinção do crédito em razão da morte e a Tesouraria não pode remir a dívida de ninguém sem autorização do Conselho Pleno. O assunto está pautado para a próxima reunião ordinária do conselho. Na oportunidade, diretoria e conselheiros debaterão também os procedimentos padrão de comunicação e cobrança desses créditos com o objetivo de aperfeiçoá-los", afirma a Ordem.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Já pensou em pagar o pedágio no cartão de crédito ou débito? Um projeto de lei (PL) apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prevê essa possibilidade para os pedágios das rodovias baianas. Autor da proposta, o deputado estadual Ângelo Coronel (PSD) defende que a medida é um facilitador tanto para motoristas, que, dada a ausência de caixas eletrônicos em algumas rodovias, às vezes são pegos sem dinheiro em espécie, quanto para os funcionários dos guichês, que às vezes não possuem troco. "Este projeto busca dar mais uma alternativa de pagamento do serviço, facilitando a rotina do motorista e da concessionária, tendo em vista que vai melhorar a fluidez dos veículos nos guichês, reduzindo o tempo nas filas e acabando com os transtornos daqueles pegos inadvertidamente sem dinheiro em espécie”, explica Coronel. Na justificativa apresentada à mesa diretora da AL-BA, na última terça-feira (5), o pessedista destaca outros aspectos da proposição que devem ter impacto positivo na rotina dos usuários, como a praticidade e a segurança dos condutores. O deputado usa ainda dados do Banco Central do Brasil para apontar que as transações com cartão de crédito e débito cresceram de 3% em 2016 para 10% em 2017.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de perder no último minuto, ontem (30), para o Internacional, em casa, o Vitória se reapresentou na manhã de hoje (31) e já pensa no próximo adversário: o Santos. A partida está marcada para o próximo domingo (3), às 16h, na Vila Belmiro, e é válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Segundo o Bocão News, enquanto os atletas que iniciaram a partida fizeram um treino recuperativo, os demais jogadores participaram de um trabalho técnico-tático. O técnico realizou duelos de três contra dois jogadores para trabalhar a transição e contra-ataques e depois estes atletas treinaram 6 contra 6 em campo reduzido.

Sem poder contar com Jeferson, que tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo, Mancini deve colocar a campo: Elias; Lucas, Kanu, Aderllan e Pedro Botelho; Rodrigo Andrade, José Welison, Rhayner e Wallyson; Neilton e André Lima. O time volta a treinar nesta sexta-feira (1) e viaja no sábado (2) para Santos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rayllanna Lima 

Banana da prata já é quase impossível encontrar. Batata, onde ainda tem, está sendo comercializada quase pelo dobro do valor. O caos decorrente da greve dos caminhoneiros que clamam pela redução do valor do diesel segue causando grandes impactos na vida do consumidor. Quem não quis esperar o final de semana para fazer a feira, já encontrou, na sexta, estabelecimentos sem produtos alimentícios. No sábado, a escassez dos alimentos deve ser maior.  

A falta de produtos está concentrada no principal centro de abastecimento da cidade, a Ceasa, que fica na BA 0-93, em Simões Filho. De acordo com a administração, boa parte dos produtos começaram a faltar já leva que chegou na última quarta-feira (23). Nessa sexta, o abastecimento foi 20 vezes menor do que a média. 


Enquete


PodCast