Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A atividade acontece no DEP, em Simões Filho e reúne 28 bombeiros militares da Bahia e de outro estado.  

Na manhã dessa segunda-feira (20), iniciou o III Curso de Operações em Incêndio (COI) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com a participação de 28 bombeiros militares, dentre eles dois pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O objetivo é promover a unificação e uniformização nas operações de incêndio, em razão do seu alto risco para os profissionais. 

O Curso acontece no Departamento de Ensino e Pesquisa(DEP) do CBMBA, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Nesta primeira semana, as instruções se voltarão à adaptação dos alunos aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA), utilizados nos diversos tipos de incêndio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como forma de valorizar a carreira do magistério público estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, publicou neste sábado (18), no Diário Oficial (D.O), a progressão nos graus da carreira de 22.763 educadores da rede estadual de ensino. Com o mesmo objetivo também foi publicada, no Diário Oficial, a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de 754 educadores, sendo 731 professores e de 23 coordenadores pedagógicos. 
Ao todo, de 2015 a 2019, já foram concedidos pelo Estado mais de 100 mil benefícios, como gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, promoção nos graus e progressão funcional por avanço vertical na carreira do magistério público estadual dos Ensino Fundamental e Médio.  
A progressão da carreira contempla os 22.763 professores e coordenadores pedagógicos que concluíram o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, ofertado na modalidade à distância no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a promoção no grau da carreira do magistério, os educadores tiveram um ganho real de 14% no vencimento básico, divididos entre os anos de 2018 e 2019, sendo que 6% da promoção foram antecipados pela inscrição do modulo II, em setembro de 2018. O investimento total do Estado com a medida gira em torno de R$ 348 milhões. 
Sobre o curso  

As aulas do curso online, também conhecido como CATE 3, foram realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitou aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O curso teve a carga horária integral de 120 horas e foi constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro teve três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados; TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração; e Avaliação do Módulo. O segundo módulo também teve três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e Avaliação do Módulo.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador em exercício, deputado Nelson Leal, saudou nesta terça-feira (14) o decreto papal que proclama Irmã Dulce como santa, reconhecendo um segundo milagre atribuído à religiosa baiana. “A canonização de Irmã Dulce enche de orgulho a todos os baianos, porque é o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira em favor dos mais pobres e dos mais humildes. Será a primeira brasileira – nascida no Brasil – a virar santa. O decreto do Papa Francisco confirma aquilo que nós sabemos há 70 anos, que é a santidade do ‘Anjo Bom da Bahia’, nossa Maria Rita Lopes de Sousa Brito”, celebrou Nelson Leal. 

O governador em exercício destacou que, além do simbolismo religioso, a canonização de Irmã Dulce é uma forma de fortalecimento da obra social dela. “Ela continua operando milagres todos os dias, salvando pessoas da pobreza e da morte. Mesmo com a sua partida deste mundo, no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, milhares de pessoas ainda são assistidos com saúde e educação pelas suas Obras Sociais, hoje sob o comando de sua sobrinha, Maria Rita”, destacou.  

Irmã Dulce foi beatificada em maio de 2011, recebendo o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (SE). Naquele mesmo ano, em 13 de agosto, com 19 anos, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à mãe, o nome de Irmã Dulce. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

PSB) protocolou na Mesa Diretora um requerimento para realizar sessão especial em homenagem a Irmã Dulce. Com o segundo milagre reconhecido pelo Vaticano a Beata, conhecida como “O Anjo bom da Bahia”, será proclamada a primeira Santa nascida no Brasil. "Irmã Dulce nos deixou um legado de amor, caridade e altruísmo. Será uma honra homenagear esta guerreira baiana que dedicou a vida aos menos favorecidos", justificou. Foto: Vaner Casaes/ Alba. Assessora de Comunicação. Daniela Pereira 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Torcedores violentos serão impedidos de entrar no Brasil para Copa América 2019. A medida é do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, conforme publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (D.O.U).  

A portaria estabelece instruções relativas à medida de impedimento de ingresso no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como "membro de torcida envolvida com violência em estádios" durante o período da Copa América 2019, a ser aplicada pelos servidores responsáveis pelo controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração. O torneio continental de seleções vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho. 

Os jogos da Copa América vão acontecer em cinco cidades brasileiras, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A Arena Fonte Nova, na capital baiana, vai receber cinco partidas, sendo quatro pela primeira fase e um confronto das quartas de final.Foto, Fábio Pozzebo, Ag. Brasil.Arte, Paulo Vítor, Bahia Notícias.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Estaremos na Biblioteca Central dos Barris neste sábado e segunda-feira das 9 às 16h. 
☘ No sábado dia 11, além das artes, fotografia, objetos raros e retrô, colecionismo, cultura vintage receberemos os amigos do @naveguenobem um projeto super legal de troca de livros. 
☘Na segunda dia 13, estaremos lá também participando da comemoração do aniversário da biblioteca mais antiga da América Latina, com Roda de Conversa sobre a importância da cultura em ambientes não tradicionais e junto com os amigos da Camerata da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia e Neojiba. 
Você não pode perder!! 


*_@retroterapia_feira_* 💛 
Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias 
*Ed III - 11 e 13 de Maio*  
*Das 9 às 16h* 
*Dentro da Biblioteca Central dos Barris* 
*Quanto? Gratuito sempre.* @ Biblioteca Central dos Barris  
Retrôterapia | Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias Integrativas pretende levar ao público de todas as idades história, cultura, terapias e economia criativa. 









Notícias | postado por: Mascarenhas

O estudante Eros Duarte relatou em sua conta no Instagram a tentativa de sequestro que sofreu na noite de segunda (6). O relato, publicado ontem (7), descreve quando o motorista do aplicativo 99 Pop pegou a BR-324 e, ao ser questionado para onde estava indo, ele ignorou e começou a acelerar.

"Ao entrarmos no veículo, notamos a diferença do motorista pessoalmente e na foto, então perguntei o nome dele e ele respondeu Fábio (o mesmo do app), então nós seguimos viagem", explicou Eros. Quando já estavam na BR-324, Eros e sua amiga, que também estava no carro, aumentaram a voz, e o motorista parou o carro no meio da estrada, dizendo que eles haviam pegado o carro errado.

Eros pediu para o motorista levar ele e a amiga de volta para Salvador, mas o motorista disse que só se ele tivesse dinheiro. Eros não tinha, e o motorista encostou o carro e mandou eles saírem. O estudante fez o boletim de ocorrência e entrou em contato com a 99 Pop, que disse que irá tomar as providências. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador foi palco do teste de um ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD, que possui fábrica em Campinas (SP). O veículo saiu da sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina, e seguiu até o bairro da Ondina. A ação aconteceu na última sexta-feira (3).

Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, o veículo apresentado não emite qualquer tipo de poluição. Durante os testes, o titular da Semob, Fábio Mota, destacou os benefícios sustentáveis do equipamento. “O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente”, reforça. 

O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4h para ser recarregada. O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. O veículo é conectado em uma tomada até concluir o processo. “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. A gente precisa garantir que o ônibus elétrico tenha as mesmas condições que tem um ônibus a diesel”, frisa Mota. 

Altamente sustentável, o carro possui, dentre as características, a presença de 100% de suspensão pneumática, que oferece mais conforto ao passageiro com o sistema de ajoelhamento, que compreende o piso baixo e a ausência de degraus. Com acionamento de um botão, o carro é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada para facilitar o acesso dos cadeirantes e pessoas com deficiência com tranquilidade e segurança. 

Para o gerente de manutenção do grupo Plataforma, Marcos Luís, o veículo promove uma série de benefícios. "Esse ônibus traz um conjunto de elementos que vão favorecer os passageiros com o conforto e segurança, além da sustentabilidade. Ao longo de um ano, será reduzido cerca de 1,8 tonelada dos níveis de dióxido de carbono", afirma. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Menor risco de hemorragias e recuperação mais rápida beneficiam o paciente enquanto visão 3D ampliada facilita trabalho do cirurgião   
Ao ouvir falar em cirurgia robótica, a maioria das pessoas que tem alguma ideia do   que ela seja costuma associá-la à cirurgia de próstata, porque foi nesse tipo de tratamento que a técnica revelou, inicialmente, suas vantagens. Contudo, o robô que chegou a Salvador este ano também pode favorecer o tratamento de tumores que atingem outros órgãos, como o rim. A visão tridimensional e mais nítida, além da liberdade e delicadeza de movimentos proporcionadas pela tecnologia, dão ao médico mais precisão durante o procedimento. Além disso, a utilização do robô representa menos riscos de complicações, menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida para o paciente.  
O câncer de rim é uma doença agressiva que exige tratamento imediato. De acordo com o uro-oncologista Nilo Jorge Leão, o tumor é  muito resistente a outras terapias como radio e quimioterapia e, por isso, a forma habitual de tratar a doença é por meio de cirurgia. “Operar de forma minimamente invasiva, ou seja, através de cirurgias com cortes pequenos - videolaparoscopia ou cirurgia robótica - é sempre melhor, sobretudo pela recuperação mais rápida”, frisou o médico.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

As redes sociais fizeram Jéssica Senra, jornalista e apresentadora da TV Bahia, lembrar que há um ano ela entrava na TV Bahia. A mesma data foi lembrada por Camila Marinho, que também está na Rede, mas "na geladeira". 

"Eu chegava em um projeto novo, numa emissora nova, com equipe nova... frio na barriga e muitas outras questões me inquietavam. Doze meses depois, não apenas sigo falando, como tenho a possibilidade real de dar voz ao povo da minha terra", lembrou Senra. 

Camila Marinho usou suas redes para dizer que segue feliz. "Hoje muito mais forte, muito mais do que meu jeito, muito mais feliz! Mesmo não sendo 'daquele jeito [...] Pra quem viver perguntando, continuo na TV Bahia", avisou. 

Após deixar a apresentação dos telejornais da emissora, Marinho disse que iria apresentar um projeto especial. Mais recentemente, ela esteve escalada para o programa Segue o Som, que reunia entretenimento e jornalismo, teve poucos episódios e não está mais na grade da emissora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ramo da comunicação sofreu mais uma baixa nesta terça-feira (7). Após a onda de demissões que atingiu a Rede Bahia, filiada da TV Globo no Estado, incluindo mudanças no funcionamento da TV São Francisco, em Juazeiro, e a TV Oeste de Barreiras (veja aqui), a radio Piatã FM demitiu oito pessoas da sua equipe, de acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias. Entre os dispensados, estão dois locutores de estúdio e um de rua. 

O BN entrou em contato com a assessoria da emissora, mas não obteve rposicionamento até o fechamento da nota. Líder de audiência em Salvador, a Piatã FM foi fundada em 1978 por Wilson Menezes, então proprietário da Rádio Excelsior da Bahia e ficou conhecida por sua programação popular, voltada especialmente para o pagode baiano. Desde 1982 pertence a Cristovão Ferreira.Pré-título, aspeado, tvsaj. Imagem divulgação. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por meio de sua assessoria, a Rede Bahia emitiu, na noite desta segunda-feira (6), uma nota de posicionamento sobre as alterações realizadas nas TV São Francisco e TV Oeste (relembre aqui), filiais do grupo nas cidades de Juazeiro e Barreiras respectivamente. 

De acordo com o comunicado, as duas emissoras "começam a operar com um novo modelo de produção de conteúdo" e que "equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo 'Jornal da Manhã', 'Bahia Meio Dia' e 'BATV', através da TV Bahia, em Salvador".  

A assessoria da Rede Bahia afirmou que "não é real" as informações sobre o fechamento das TV Oeste e São Francisco e que foram mantidas as "equipes de reportagem, toda área comercial e de marketing, além da equipe técnica". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de infrações por excesso de velocidade caiu 43,13% no primeiro trimestre de 2019 na capital baiana, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

A infração mais cometida, que é transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, teve queda de 119,2 mil para 67,7 mil registros. Também houve redução da quantidade total de multas aplicadas, de 213,6 mil no primeiro trimestre de 2018 para 141,5 mil no mesmo período deste ano.

Os principais corredores de tráfego da cidade ainda são os que mais registram infrações, mas, ao mesmo tempo, são os que mais tiveram redução de multas. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana), Luís Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e ACM se encaixam nessa definição.

De janeiro a outubro de 2018, foram registrados 3,9 mil feridos e 95 mortos em acidentes de trânsito na capital baiana

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após a confirmação dos “boatos” de que a Rede Bahia estaria iniciando um processo de demissão de cerca de 120 empregados da casa, nesta quinta-feira (2) (relembre aqui), a afiliada da Rede Globo no estado emitiu uma nota de posicionamento esclarecendo os motivos para o desligamento de profissionais integrantes da TV, sites, rádio e jornal impresso.  

Em nota, a Rede Bahia afirma que “está realizando um redesenho no seu portfólio de produtos e na governança das suas empresas” e que “o grupo tem investido na modernização dos processos de trabalho, evoluindo no uso de tecnologias avançadas, o que vem permitindo aumentar a produtividade e manter a segurança operacional”. 

 

As recentes modificações internas são justificadas pelo grupo como motivo principal para que “alguns profissionais finalizem seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial”. Até então, foram confirmados as demissões da jornalista Anna Valéria, uma das mais antigas integrantes da casa e segundo informações internas, Ramon Ferraz é outro nome entre os demitidos. Na área da produção foram dispensadas Telma Verçosa, Mara Viana e Márcia Freire. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vivendo grande fase, Nino Paraíba destacou a estreia com triunfo do Bahia pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo (28), o Esquadrão venceu o Corinthians por 3 a 2. O lateral-direito valorizou o empenho do grupo no resultado positivo. 

“Com a força dos meus companheiros, saímos com o triunfo. É maravilhoso começar o Brasileiro assim”, salientou Nino em entrevista à TV Bahia.

Com o resultado, o Bahia somou os primeiros três pontos no certame nacional. Nino aproveitou para deixar um recado para os adversários: “Nossa equipe é boa, com um grupo bom, vai mostrar serviço na competição”. 

O Esquadrão de Aço terá o Botafogo na 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto acontece na próxima quinta-feira (2), às 20h, no Engenhão. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O DEM se organiza para anunciar candidaturas próprias a prefeito nas 50 maiores cidades da Bahia e quer pavimentar o nome do prefeito de Salvador ACM Neto para disputa pelo Palácio de Ondina em 2022. É o que informa o novo presidente da sigla baiana, deputado federal Paulo Azi (DEM). “Esse é o nosso objetivo para que quando passar as eleições de 2020, o partido já esteja completamente estruturado e pronto para fazer o grande enfrentamento que se dará nas eleições de 2022, quando todos nós desejamos e esperamos que ACM Neto seja candidato e seja eleito como nosso próximo governador da Bahia”, afirmou. 

“Vamos ter um foco muito claro nos 50 maiores municípios procurando ter em cada um deles candidaturas competitivas, sempre que possível filiados ao nosso partido, mas em situações em que isso não exista, apoiando candidaturas de partidos aliados”, detalha. No encontro de ontem, os principais caciques do Democratas avaliam também o leque de quadros que podem compor a majoritária em Salvador, na disputa pela sucessão do prefeito ACM Neto. Além do vice-prefeito Bruno Reis, Leo Prates, deputado estadual licenciado e secretário de Combate à Pobreza, surge como alternativa. Ontem, à Tribuna, o deputado estadual Alan Sanches manifestou desejo de participar do grupamento eleitoral como candidato a vice de Bruno Reis.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A boa relação que o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Júnior (SD), mantém com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e que sempre destaca, foi reforçada durante a Convenção Nacional do Democratas, nesta quinta-feira (26). Em seu discurso, ACM Neto fez questão de ressaltar que Geraldo Júnior é um parceiro na Casa Legislativa, pois nunca lhe faltou e que os dois possuem uma relação sólida, de amizade, já que Geraldo sempre esteve presente tanto na vida pessoal quanto política e sempre foi leal. “Nunca nessa vida, até hoje, houve qualquer tipo de desentendimento ou mesmo ruído de comunicação entre a gente. E eu faço questão de registrar isso na minha casa, no meu partido, que é o Democratas. Eu registro a importância e parceria que tenho com o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior”, ressaltou. 
Ascom Presidência CMS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Caixa tem que cumprir imediatamente a cota legal de contratação de pessoas com deficiência, como previsto na Lei 8.213/91. Foi o que o decidiu o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), ao acatar o recurso do Ministério Público. Agora, a expectativa é que os quase 3 mil de PCDs aprovados no concurso de 2014, enfim, sejam convocados pela instituição.

O índice de trabalhadores com deficiência em atuação na Caixa é de apenas 1,42%, menos de 1/3 do que é exigido pela legislação. Informações da empresa mostram que o déficit é de mais de 3.500 pessoas para o cumprimento da cota. 

Para o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, a decisão é o resultado da luta por justiça para milhares de brasileiros, que sofrem com a discriminação no acesso ao mercado de trabalho. “Conquistamos importante vitória, mas não sossegaremos enquanto todos os bancos do país continuem descumprindo a lei de cotas para pessoas com deficiência”. 

Pela norma, empresas com mais de 1.000 trabalhadores tenham 5% dos cargos ocupados por pessoas com deficiência ou reabilitados. O Ministério Público do Trabalho informou que com a decisão, o banco público será a primeira empresa no país a atingir o patamar legal de contratação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Sarau da Onça lança seu terceiro livro: "O Diferencial da Favela: Dos Contos às Poesias de Quebrada", no dia 11 de maio, a partir da 18 horas, no Centro de Pastoral Afro Padre Heitor (CENPAH), em Sussuarana. O lançamento faz parte da comemoração de 8 anos do Sarau, que foi criado para transformar a vida de jovens da periferia de Salvador. A nova edição do livro do Sarau da onça, que foi viabilizado pelo edital “Arte Todo dia Ano IV” da Prefeitura de Salvador, traz escritores e poetas que expressaram a sua “escrevivência” através de poesias e contos. Sendo que, o objetivo principal é revelar para o mundo que nas favelas existem escritores talentosos que merecem uma chance. O novo livro do Sarau da Onça tem a capa ilustrada por Zezé Olukemi, orelha feita por ninguém menos do que Jamile Menezes, jornalista idealizadora do Portal Soteropreta, e o prefácio da Prof.ª Doutora Luciana Moreno. Além de ser, publicado pela Editora Galinha Pulando. Para Sandro Sussuarana, escritor, poeta, educador e um dos idealizadores do Sarau, a publicação de 3 livros é uma conquista. “Esse lançamento é mais uma prova do quanto somos capazes de tornar nossos sonhos realidades, mesmo que tudo a sua volta tente te mostrar o contrário”, afirmou o poeta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Seis soldados bombeiros do 9° Grupamento se Bombeiros Militar (9°GBM) de Juazeiro conquistaram o segundo lugar na competição de Jogos Olímpicos da Semana do Guerreiro de Caatinga 2019, que acontece até o próximo dia 26 na cidade de Juazeiro.  

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está muito feliz com a conquista dos seus militares, a prática esportiva é incentivada pela instituição. A equipe de natação foi a última a competir e conseguiu o podium com garra e determinação. Outra equipe de militares do 9°GBM também conquistou o primeiro lugar em atletismo, em 1500 metros. 

Os Jogos Olímpicos da Semana do Guerreiro de Caatinga têm o objetivo de congregar o público militar interno e externo, dando incentivo à prática de atividades físicas e do desporto, além de promover relações de amizade e companheirismo. Os jogos tradicionais, acontecem em homenagem ao 18º aniversário da CIPE Caatinga – CPAC.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Professor Nilson Almeida comemora19 anos praticando artes marciais, dos quais, 18 ministrando aulas. Aproveitando o ensejo, agradece ao meu Mestre Luiz Claudio Torres da (primeiro faixa preta de jiu-jitsu da Bahia) Academia GB, sediada na Boca do Rio, em Salvador. Agradecer ao mestre pela dedicação e ensinamentos por ele ministrados, seja na área esportiva, seja na sua formação coo cidadão. Material enviado via e.mail, de Salvador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, recomendou aos promotores de Justiça que instaurem procedimentos para verificar gastos desarrazoados nas festas juninas realizadas no estado. Ela pede que os promotores observem se os festejos organizados pelas prefeituras ocorrerão com respeito aos princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, eficiência e moralidade administrativa. Ainda recomendou que seja verificada a utilização de verbas de patrocínios e que requisitem informações e documentos no período. 

A procuradora ainda afirma que, “caso surjam indícios da participação de agentes com prerrogativa de foro” junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em infrações atinentes ao objeto da presente recomendação, os promotores encaminhem as informações para a Procuradoria Geral de Justiça. As recomendações são baseadas na Constituição Federal, que define que os festejos juninos “são manifestações culturais de alta significação popular, contando com a proteção estatal”. A recomendação indica que o apoio do Poder Público deve “respeitar o direito fundamental dos cidadãos à boa administração, que deflui dos princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, eficiência e moralidade administrativa”. Além do mais, considera a situação de recessão econômica do país e o papel do Ministério Público. A chefe do MP baiano reforça que a contratação de serviços pelo Poder Público deve ser precedida de licitação e que a dispensa é de caráter excepcional.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com imenso pesar, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lamenta o falecimento do Srº Gorgônio Antônio de Oliveira (18/04/1929 – 22/04/2019), ocorrido nesta segunda-feira (22), em Salvador-BA.

Empresário de espírito e visão empreendedores, Gorgônio deixa um legado de amor pela cidade que ajudou a consolidar como o Comércio Mais Barato da Bahia. Neste momento de dor e reflexão desejamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Em sinal de respeito, fica decretado luto oficial de 3 (três) dias em todas as repartições públicas do município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia venceu o Londrina por 4 a 0 na noite desta quinta-feira (18), na Arena Fonte Nova, e saiu em vantagem na quarta fase da Copa do Brasil. Superior ao adversário, o time marcou com Arthur Caíke, Nino Paraíba, Artur e Fernandão. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta (25), às 19h15, no estádio do Café, em Londrina.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dançarina da banda La Fúria Elizabete Gonçalves, conhecida como "Japinha Negra Japa", foi esfaqueada na noite de ontem (16), em Itapuã. Segundo informações preliminares, ela teria sido assaltada. A assessoria do grupo musical informou que ela foi submetida a uma cirurgia no Hosptal da Cidade e o quadro é estável. Foto reprodução Instagram. Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Conforme Polícia Militar (PM), caso ocorreu na Rua do Campo, atrás do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas. 

Quatro pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas depois que um botijão de gás explodiu dentro da casa onde elas estavam, no bairro de Vale das Pedrinhas, em Salvador, no fim da manhã de sexta-feira (12).

Conforme a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu na Rua do Campo, atrás do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) fazem o atendimento no local. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana. Não há informações sobre o estado de saúde delas.Por conta da explosão, duas casas tiveram a estrutura danificada. Segundo uma moradora, a explosão estremeceu tudo.

"Foi um barulho muito forte. Estremeceu todas as casas da rua. Mas não sabia o que era. Quando cheguei na porta, vi muita fumaça e os bombeiros, polícia e Samu no local", disse Juliana Santana, operadora de caixa. As informações são do portal G1 Bahia.Tribuna da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ícone da música popular brasileira, o cantor pernambucano Geraldo Azevedo, apresenta a turnê 'Solo Contigo' neste sábado, 13, no Teatro Castro Alves, em Salvador. O show faz parte do quarto DVD da carreira do artista.

A apresentação terá um formato intimista e aconchegante, onde o cantor apresenta canções acústicas como “Bicho de Sete Cabeças”, “Dia Branco” , “Moça Bonita” além de músicas inéditas, como “Amor Antigramático” (composta por Geraldo a partir de poema de Mário Lago) e uma homenagem a Luiz Melodia com “Estácio, Eu e Você”.

Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias do teatro, nos SAC's dos shoppings Barra e Bela Vista e no sitedo Ingresso Rápido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A banda Lambasaia grava seu mais novo DVD durante o 'Baile do Cafajeste', que acontece na sexta-feira, 12, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento também contará com apresentações das bandas 'Lá Fúria' e 'Unha Pintada'.

Comandado pelo vocalista, Léo Dumóve, o repertório do show será composto por sucessos da banda. Entre eles o hit 'Viajo Nela', que acumula mais de 3 milhões de visualizações no YouTube.

Os ingressos estão disponíveis para compra online e nos balcões da Salvador Tickets e Pida!.Insserção de pré-título e vídeo Youtube, Tvsaj. Matéria, A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A participação social na discussão das políticas públicas é um fator muito positivo apontado pela administração do município de Salinas da Margarida e quando o tema é saúde, há uma maior relevância.
Sendo assim, o município realizou no dia 05 de abril, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, na Câmara Municipal dos Vereadores de Salinas da Margarida, com o tema “Democracia e Saúde”, a Conferência abordou três eixos temáticos: Democracia e saúde; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS.
O evento teve como objetivo reunir representantes de usuários do SUS, gestores e trabalhadores do SUS. Participaram também da conferência a promotora pública Drª. Mirella, Maria Alcina Romero (representante da SESAB), e autoridades municipais. 
Além de definir diretrizes e propostas que serão discutidas, o evento público também elegeu os delegados que irão participar e representar a população de Salinas na Conferência Estadual de Saúde.
A conferência foi uma realização da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, através da Secretária Municipal de Salinas em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Salinas.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA






Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (06.04), às 19h, acontece na Cidade da Luz a Noite Mágica, um evento beneficente que reúne mágica, música, jantar e pintura mediúnica. O evento é aberto ao público e toda a renda arrecadada com a venda dos convites será revertida para as obras da casa. 

O público poderá conferir de perto as apresentações do mágico Edson Pardini e da cantora Mariene de Castro, que fará um show em homenagem a Clara Nunes, considerada uma das maiores intérpretes do nosso país. A noite contará ainda com pintura mediúnica feita pelo médium e líder da Cidade da Luz, José Medrado. As entradas dão direito, também, a um jantar com entrada (ratatouille com pão), buffet (salada de legumes, tiras de carne ao molho mostarda e arroz com brócolis), sobremesa (mousse de limão) e bebidas (água e refrigerante).

As entradas, que custam R$ 80,00 por pessoa, podem ser adquiridas diretamente da Cidade da Luz. Os portões da casa serão abertos às 18h para o evento.

Serviço:

O que? Noite Mágica na Cidade da Luz

Quando? Dia 06 de abril, às 19h

Onde? Cidade da Luz - Rua Barreto Pedroso, 295 - Pituaçu, Salvador - BA, 41741-030

Quanto? R$ 80,00

Mais informações: 71 3363-5538

Notícias | postado por: Mascarenhas

A reunião deve acontecer no início da próxima semana.  

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (02), o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Júnior (SD), convidou o secretário municipal de mobilidade urbana, Fábio Mota, para apresentar a planilha referente a nova tarifa de ônibus da capital. A reunião deve acontecer no início da próxima semana.  

O convite atende ao pedido dos vereadores, que questionaram o valor da passagem. Nesta  terça-feira, a tarifa passou a custar R$ 4. Desde 2013, o executivo não envia as planilhas orçamentárias para o legislativo. Geraldo Júnior destacou que o futuro da cidade passa, sim, pela Câmara Municipal. “Eu particularmente entendo que a planilha tenha que passar por esta casa. Eu vou pedir ao líder do governo que essa planilha seja submetida à casa. É um clamor da oposição”, concluiu.
Ascom Presidência CMS

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Paulo Azi (DEM) antecipou em 30 dias o resultado de uma eleição interna do DEM na Bahia que deve reconduzi-lo à presidência estadual da sigla nos próximos anos. O parlamentar substituiu José Carlos Aleluia (DEM) nesta segunda-feira (1°), após o ex-deputado informar que deixaria o cargo para se dedicar à consultoria de um grupo privado.  

Ao falar como comandante do DEM no estado pela primeira vez, Paulo Azi defendeu que irá preparar o partido para lançar o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), candidato ao governo do estado em 2022. “Vou preparar o partido para 2020, que será uma prévia da grande disputa que queremos travar em 2022 quando vamos lançar ACM Neto candidato ao governo do Estado”, falou.  

Entre os objetivos de Azi na legenda está oxigenar o DEM e trazer novos nomes para disputarem as eleições municipais do próximo ano. “Quero aproximar mais o partido dos anseios da sociedade. Estamos neste momento fazendo convenções municipais em diversos municípios. Nossa expectativa é que as convenções instalem mais de 100 diretórios”, disse.  

O DEM na Bahia prepara para, nos próximos 30 dias, realizar sua convenção estadual e escolher sua nova diretoria. “Existe um consenso no partido para que eu coloque o meu nome como candidato a presidente”, declarou Azi. Apesar de desenhar a tendência, o deputado ainda não sabe quem escolherá para ser seu vice-presidente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cau Gomez, um dos mais talentosos e premiados artistas gráficos do Brasil, volta a publicar charges em A TARDE. O traço refinado e a criatividade desconcertante do mineiro radicado na Bahia será compartilhado com os leitores todas as segundas, quartas e sexta-feiras.

O chargista fez parte da equipe de A TARDE de 2001 a 2016 e avalia seu retorno como “um reforço à valorização do veículo impresso” e afirma que é “do time daqueles que consideram que o jornal impresso não vai acabar” e que o “leitor urge em ter acesso à informações bem checadas e de qualidade”.

Acredita que a polarização política deixou o Brasil “mais ácido”. E, acrescenta: “o País tomou um chá de estupidez, que dificulta a pessoa ter um pouco de serenidade e enxergar as coisas além do cotidiano. O cartum é o meu rivotril para enfrentar este cenário”.

O artista gráfico julga que os cartunistas estão “meio perdidos” e presos ao entretenimento, enquanto atua no sentido contrário. “Busco fugir disso. Não quero fazer uma charge, um desenho político apenas para ilustrar uma página de opinião. Em A TARDE, quero acrescentar conteúdo ao leitor. Fugir do rótulo de engraçadinho, de fazer piadas como se fossem memes de internet. Farei um trabalho consistente e autoral”, afirma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O cantor Robyssão fez questão de valorizar o "rebolado raiz" em seu mais novo clipe de trabalho com a canção “Toma Toma” (veja aqui). Espalhadas em uma famosa escadaria do musical bairro do Candeal, jovens mulheres de diferentes belezas têm as suas nádegas focalizadas para ver se, na real, elas aguentam fazer o “toma toma em câmera lenta”. 

O clipe, que até esta sexta-feira (29) alcançou mais de 200 mil visualizações, garantiu ao “pagofunkeiro” carioca-soteropolitano uma aprovação de 97% dos seus fãs e seguidores. Com 9,4 mil likes na plataforma do YouTube, a canção desagradou apenas 322 internautas até o momento.  

Essa realidade de aprovação, no entanto, não era a mesma no seu início de carreira. Em entrevista ao Bahia Notícias, Robyssão contou que recebeu muitas críticas, e que acredita que o povo não estava acostumado com um “novo” que “assusta”. “Naquele momento, abordar assuntos sobre sexualidade, abordar assuntos sobre sensualidade, sobre coisas inusitadas assustou um pouco. [...] Recebi muitas críticas, principalmente por parte de uma deputada que criou uma lei”, conta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, 51 anos, foi internado no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, nesta quinta-feira, 28.

A informação inicial de que ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi descartado pela assessoria da unidade de saúde. Segundo o fundador do GGB, Luiz Mott, Marcelo teria contraído toxoplasmose e estaria com o lado direito do corpo paralisado. 

"Depois de ter passado a noite no corredor, foi para UTI e agora os médicos cogitam enviá-lo ao hospital Couto Maia, de doenças infecto-contagiosas", ressaltou Mott.

Segundo Narcisa Leal, amiga de Marcelo há 30 anos, Cerqueira foi encontrado em cima da cama sem conseguir se mexer. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro e o encaminhou para o hospital.

"Ele não dava notícias. Então ontem [quinta] fomos até a casa dele, chamamos e ninguém abriu a porta. Tivemos que chamar um chaveiro para conseguir entrar", comenta Narcisa. Narcisa também informou que o presidente do GGB se encontra lúcido e se comunicando com as pessoas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) concluiu nesta quinta-feira (28), a quarta turma do curso de Capacitação em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais a 20 militares da Marinha do Brasil. A instrução aconteceu na Base Naval de Aratu e ao todo já são 72 militares capacitados pelo CBMBA desde a firmação da cooperação técnica entre as forças. 

Na próxima semana, mais 20 militares serão capacitados pelo CBMBA e estarão aptos a atuarem no combate a incêndios florestais de forma mais técnica, conforme orientam os protocolos seguidos e padronizados pela instituição. 
“O treinamento é ministrado por nossos combatentes florestais à brigada da Base Naval de Aratu e é fruto de uma parceria que se renova a cada ação entre as forças.”, explicou o capitão BM Murilo Rocha, subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM) de itaberaba e membro do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

Interior - Ainda nesta quinta-feira (28), 22 Bombeiros Militares foram habilitados no curso de Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Publico (ETSP), organizado e executado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro. 

O curso que teve a duração de duas semanas, com aulas teóricas e práticas e teve como finalidade proporcionar aos agentes públicos conhecimentos básicos sobre navegação, manobras com embarcações, primeiros socorros e condução de lanchas e motos aquáticas, capacitando aos agentes a tripularem e conduzirem as embarcações disponíveis em seus órgãos de origem. 

A capacitação buscou também fortalecer os laços de cooperação entre os órgãos municipais, estaduais e federais com sede no município de Porto Seguro e região em proveito da comunidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Relatora do projeto que pretende regulamentar a atuação de aplicativos de transporte particular em Salvador, a vereadora Lorena Brandão declarou, nesta segunda-feira (25), que sempre procurou ouvir os taxistas sobre a proposta.  

A categoria se manifesta de forma contrária a tramitação do projeto que, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), ganha caráter favorável para a atuação de empresas como o Uber e o 99 Pop no transporte da capital. O texto foi aprovado nesta tarde na Comissão de Cidadania e Justiça e agora avança para a Comissão de Finanças da Casa (saiba mais aqui).  

“Sempre escutamos a categoria dos taxistas. Com esse projeto, procuramos fazer uma coisa muito acessível e muito técnica. Com regulamentação ou não, os aplicativos já estão funcionando. O que queremos aqui é que haja segurança para o usuário e para o passageiro, além de responsabilidades para a empresa”, garantiu Lorena Brandão. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Mariene de Castro irá se apresentar na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 25 de maio, às 19h. Intitulado de "Samba na Concha", o show possui ingressos a partir de R$ 25, que estão à venda na bilheteria do TCA, SAC dos Shoppings Barra e Bela Vista e site Ingresso Rápido.

Durante sua apresentação, Mariene irá reunir canções que marcaram sua carreira, incluindo os CDs "Abre Caminho" e "Colheita". Além dos sambas de Clara Nunes, samba de roda do Recôncavo, além de sucessos de Roque Ferreira e Walmir Lima.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Representantes da sociedade civil conheceram o projeto do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica em audiência pública realizada nesta quinta-feira (21), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Composto por moradores da região e empresários do ramo da construção civil, o público também apresentou contribuições ao projeto. 

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, conduziu a audiência, com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e outros secretários. "Até o fim de março, qualquer pessoa pode participar da consulta pública [no site da Seinfra] sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica e dar a opinião ou sugestão, para que a gente possa aprimorar o edital e, no segundo semestre deste ano, na Bolsa de Valores, seja aberta a proposta vencedora da licitação", explicou Cavalcanti.  

Para o secretário de Infraestrutura, além de garantir a legalidade e os anseios da comunidade, "com a consulta pública, a gente percebe se a equação financeira que está sendo montada e as garantias que estão sendo oferecidas são suficientes para que possa haver uma proposta vencedora". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos 470 anos de Salvador, a corrida “Salvador10milhas”, fará uma homenagem à história da capital baiana neste domingo, 24. O evento faz parte da programação do Festival da Cidade,

Com apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a corrida contará com dois percursos que farão homenagem a personagens da história soteropolitana, com largadas simultâneas às 6h. A Caramuru, em homenagem a Diogo Álvares Correia, que ajudou a fundar Salvador e cujo navio teria naufragado no Rio Vermelho, será uma corrida de dez milhas e o ponto de largada será no Largo de Santana, no Rio Vermelho.

Já o segundo percurso, de cinco milhas, faz homenagem a Tomé de Sousa, que fundou a cidade e a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. A largada acontece na Praia da Preguiça, no Contorno. A chegada para ambos será o Forte de Monte Serrat, na Cidade Baixa.

“A prova faz um passeio pela história de Salvador. O participante vai apreciar em milhas os momentos históricos da cidade e também as belezas arquitetônicas e naturais. Por isso, nosso tema será 470 anos contados em dez milhas”, disse o idealizador e organizador do evento, Jardel Moura.

A corrida conta com 2.500 atletas inscritos, 500 deles de outros estados. Serão R$ 12 mil em prêmios em dinheiro distribuídos entre o 1º, 2º e 3º lugar e para os campeões de cada faixa etária.


Enquete


PodCast