Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

SAJ: Prefeitura abre turmas para aulas gratuitas de Golbol

Santo Antônio de Jesus já tem aulas gratuitas de Golbol. O projeto promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer e em parceria com Associação de Deficientes Visuais (ASDEV) teve início nesta sexta-feira (13). 
A iniciativa tem como objetivo incluir a prática esportiva na rotina das pessoas com deficiência. As aulas ministradas pelo Professor de Educação Física e deficiente visual, Evaldo Júnior, acontecem no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, as quartas e sextas, das 9h às 11h e das 15h às 17h. 
*Conheça mais sobre o Golbol* 
O Golbol (ou GoalBall) foi inventado na Áustria em 1946. Ao contrário de outras modalidades, foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Cada equipe é composta por três titulares e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nas pernas por todos os atletas. As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 de intervalo. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário.  
A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção, por isso, não pode haver barulho no Ginásio durante as partidas. Atualmente, o Golbol é praticado em 112 países. A Seleção Brasileira masculina é a atual campeã mundial e foi vice nos Jogos Paraolímpicos em Londres 2012. Já a Seleção feminina levou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015. 


Categorias

Bahia Curiosidades Esporte e lazer Política Recôncavo

Enquete


PodCast