Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Projeto CO2 Manguezal e Sicoob irão monitorar praia em Maragogipe neste sábado

 

Banhado pelas águas da Baía do Iguape, o município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, está em alerta por conta do vazamento de óleo que tem chegado ao litoral do Nordeste. Por isso, o Projeto CO2 Manguezal e a cooperativa de crédito Sicoob irão monitorar praias da região, além de mobilizar a comunidade para a realização de mutirões de limpeza. O monitoramento começará pela praia de Ponta de Souza, neste sábado, dia 09 de novembro, a partir das 9h. O Projeto CO2 Manguezal tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e atua na conservação e limpeza de manguezais na Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape e São Francisco do Conde.

Durante o monitoramento e o mutirão de limpeza serão realizadas ações educativas, de conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da praia limpa, preservação do meio ambiente e espécies marinhas, e sobre a necessidade de redução de resíduos na praia.

O óleo que começou a aparecer nas praias do Nordeste no final de agosto já atingiu 321 locais em nove estados, e é uma ameaça aos manguezais e espécies de peixes, mariscos e aves que dependem deste importante ecossistema costeiro para se alimentar e reproduzir. Até então, não foram encontrados vestígios de óleo na Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape, de acordo com monitoramento feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a equipe técnica do Projeto CO2. 

Projeto CO2 Manguezal - Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto é executado pela Fundação Vovó do Mangue, ONG que atua em Maragogipe e região há 22 anos com foco em educação ambiental, reflorestamento e conservação de manguezais. O projeto tem ainda o apoio da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 

SERVIÇO

Mutirão de limpeza e monitoramento da praia de Ponta de Souza

Dia: 09 de novembro de 2019
Hora: 09h
Local: Praia de Ponta de Souza, em Maragogipe. Foto Portal Maragojipe.


Categorias

Agricultura - Meio Ambiente Bahia

Enquete


PodCast