Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Arte e Cultura

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GAL MOREIRA (artesã, designer em bijouterias, comerciante, residente em Feira de Santana), WILMA LIMA (comerciante atra´ges da Rosa do Deserto, em Santo Antonio de Jesus), ELIANA ALMEIDA (artesã e comerciante em Feira de Santana), CLEMILDA MATOS (artesã  e comerciante em Cruz das Almas), CARLOS ROCHA (representante comercial), JOSÉ DA CRUZ (comerciante em Cruz das Almas), ALEXANDRINA "Nenga" (produtora de flores)  sabem, de cátedra, o que significa, para eles e público consumidor) o apoio do poder público, não apenas para particpação em eventos mas, também, para o desenvolvimento de suas atividades, no dia a dia. 

Participando da 10a. edição do EXPOFLORES - 4 Estações, protagonizada pela administração municipal sob a égide de Orlandinho e Max Passos, eles, em entrevista exclusiva à Tvsaj, declinaram sobre a importância desse evento para o municío e região e, principamente, para eles que veem num evento dessa magnitude, oportunidade de auferir recursos e, ao mesmo tempo, vivenciar sobre o que vem acontecendo no mercado em que estão inseridos.

APOIO À ARTE E CULTURA

Além do apoio da atual administração à agricultura e meio ambiente, através da pasta capitaneada por Pedro Melo, na gestão em epígrafe, o incremento que vem sendo, também, proporcionado à arte e cultura local, não apenas para produção e comercialização de produtos nesse segmento mas, também, por criar condições para que muitos talentos, na maioria dos casos, no anonimato e ostracismo, possam dar vazão aos seus dotes artísticos. Eventos dessa natureza deveriam ser realizados em tantos e tantos municípios da grande Bahia e em outros rincões da federação. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ORLANDINHO, prefeito municipal de Cruz das Almas, visitou, na manhã dessa sexta-feira, 18, antes do lançamento oficial, ao lado do Secretário de Planejamento Felipe Viveiros, Ivam e outros integrantes da administração, a "EXPOFLORES - 4 Estações", que por ele foi criada no seu primeiro mandato a frente do executivo municipal e que, agora, chega a sua 10a. edição, tendo por escopo não apenas (e principalmente) a geração a geração de divisas econômicas para o município e região mas, também, propiciar aos produtores e artesãos, oportunidade para exposição e venda de seus produtos num ambiente seguro, confortável e de visibilidade. 

Sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, capitaneada pelo seu titular,  Pedro Melo, o evento que se iniciou ontem (18) e se estende até o próximo domingo (21), deverá atrair munícipes e visitantes de toda região. Além das diversas espécies de flores e plantas, exposição de artefatos confeccionados em madeira, tecidos, plástico, palha, etc., por artesãos do município e região e exposição de fotos. Fotos, imagens, entrevista, edição,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site.

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LUIZINHO, presidente da Câmara de Vereadores de Maragojipe, prestigiou no último final de semana, a realização do evento gospel " Maragojipe em Adoração", no sábado, 15, na sede do município e, no dia seguinte, a missa em ação de graças e inaugurações de Quadra de Esportes, Escola e Unidade Básica de Saúde, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira, nesse município. E, na oportunidade, em entrevista à Tvsaj, referiu-se a esses grandes eventos.

Reportou-se às apresentações no Maragojipe em Adoração, à maciça participação de público nesse evento e no dia seguinte, na missa e inaugurações realizadas pela gestão Vera da Saúde. Falou, também, acerca da parceria entre Cãmara e Prefeitura e a postura de vereadores que, diante dos projetos apresentados em prol do desenvolvimento do município, não têm criado dificuldaades. Versou, também, sobre a questão da reforma ou construção de uma nova sede para a Cãmara de Vereadores. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JORGE PORTUGAL, professor de redação, idealizador e apresentador do programa "Aprovado", veiculado desde 2010, por nove anos sob seu comando, através da TV BAhia, contribuindo de forma relevante para a educação no Estado e, em especial para os pré-vestibulandos conhece, de cátedra, a realidade da educação em todo o país e a imperiosa necessidade de que todos estejam sintonizados com essa nova faceta empreendedora. Acostumado a quebrar paradigmas, Jorge também idealizou o "Projeto Professor na Estrada", em que, com o suporte de um ônibus equipado, apresentou-se em vários rincões da Bahia, ministrando aulas. 

Graças a toda uma contribuição à educação e cultura, Jorge Portugal foi convidado pelo governador Rui Costa para assumir a SECULT (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e, hoje, volta a empreender novos "tours" pelo interior do Estado, levando conhecimento aos jovens que se arvoram galgar objetivos construtivistas. Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, fala sobre essas suas experiências. Fotos, imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sair da "zona de conforto", desatar as "amarras do imobilismo", romper "casulos existenciais" são alguns dos comportamentos cobrados de uma fatia considerável da população que, intumescida de preconceitos e abalizada por conceitos nem sempre construtivistas, acabam preterindo prazeres que, no dia a dia, deveriam contribuir para uma existência, deveras, glamorosa. 

E como falar de prazeres sem incluir na pauta as delícias protagonizadas pela culinária de excelência? E é nessa proposta que o RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, sediado na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, trouxe para a Cidade das palmeiras a DEGUSTAÇÃO ÁS CEGAS, levando clientes a empreenderem verdadeiras viagens ao desconhecido, no momento em que, de olhos vendados, provam sabores diferenciados, exercitando os sentidos olfativos, gustativos e sensoriais, acompanhados de músicas caprichosamente escolhidas. Confira alguns depoimentos dos participantes. Imagens, fotos, entrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ÁLVARO MOURA, conhecido popularmente por "Alvinho", chef no Restaurante Oásis de Moura, na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, protagonizou ao lado do Chef Rodrigo "Rô", Carminha e toda equipe desse estabelecimento, na noite dessa segunda-feira,27, a III das cinco  etapas da DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS, experimneto que leva os clientes participantes a "se despirem" de seus conceitos, na medida em que submetem ao novo, ao desconhecido mundo do paladar. 

Uma proposta inovadora e que contriubi, inexoravelmente, para destacar, cada vez mais, esse Restaurante que se diferencia justamente pela qualidade dos produtos e a ousadia ao buscar quebrar paradigmas, num mercado copetitivo, todavia, carente de iniciativas dessa magnitude. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Alvinho fala, dentre outros aspectos, da participação vitoriosa no Concurso Panela de Bairro, insituído pela Rede Bahia, com oprato "PIcanha ao Molho de Kenga". Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quantas e quantas mulheres, em Santo Antonio de Jesus, no recôncavo, na Bahia e no país inteiro, passa, cotidianamente, por situações vexatórias, protagonizadas por maridos ou companheiros que praticam violência de toda ordem, desde intimidação à agressões físicas? Quantas e quantas mulheres decidem permancer caladas, como grito na garganta, a serem ouvidas? Até que ponto essa angústia, esse sofrimento, tem que continuar aprisionando sentimentos, num verdadeiro acinte à dignidade humana?

Convidada para participação no II Simpósio de Proteção dos Direitos da Mulher, protagonizada pela Comissão de Proteção aos Direitos da MUlher, no último dia 06, na sede da OAB, Subseção nesse município, FÁTIMA CARVALHO VALVERDE, atriz, dramaturga, coreógrafa, artista plástica, diretora teatral, recitou a poesia "HOJE RECEBI FLORES" de autor desconhecido  e que retrata, com propriedade, toda uma postura de determinadas mulheres que se veem, literalmente, em verdadeiros "cativeiros" mas que, necessitam, inexoravlemte, libertar-se das amarras dessa violência que, tal qual fogo de monturo, permance latente no seio de uma sociedade plural, todavia, singular diante desse anacronismo social. 

Ela que, nesse evento se apresentou diante de tantas outras guerreiras que, no dia a dia, em suas diversas funções, contribuem de forma determinante para o excercicio de cidadania e a garantia de direitos contra aqueles que, de forma perversa, tentam desrespeitar às mulheres com todo tipo de violência. Dentre elas Dra. Sara Gomes Sampaio (promotora de justiça), Dra. Renata Moraes Rocha (júiza da 3a. Vara Cível), Dra. Patrícia Neves Jackes Aires (Delegada de Polícia), ao lado de Dra. Núncia Zaira Pimentel (delegada), Dra. Ana Patrícia Dantas Leão (Vice-Presidente da OAB Brasil - Seccional Bahia); advogadas Dras. Dorothy (Presidente da Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher, ao lado das  Dras. Lia Barroso, Andressa, Rose, Fernanda), Dalva Mercês (Secretaria de Assistência Social) e de outras abnegadas profissionais do judiciário, advocacia, ministério público, promotoria, polícias civil e militar. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br. Vide mais fotos dessas guerreiras em LEIA MAIS

Veja matéria pertinente a essa temática clicando no link ABAIXO:

Mulher é agredida pelo marido no ES, não denuncia e diz que ‘ele não merece

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

RONALDO ANIAS " WELL" Secretário de Cultura, Esportes, Lazer, em Cruz das Almas,marcou presença na sessão especial da Câmara de Vereadores  e no desfile cívico, fechando, com chave de ouro, as comemorações inerentes aos 121 anos de emancipação política do município. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, fala, também, de uma exposição de fotos das festividades juninas de um município que recebeu título de melhor São João da Bahia, nessa quarta-feira. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarnehas (www.tvaj.com.br)

 

08
Jul
2018

Charge do dia

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Ronaldo para Charge Online

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

NANA RIOS, apresentou-se na Vila do Forró, na noite desse sãbado, 23, em Santo Antonio de Jesus e, na oportunidade, contemplou, como tem feito em sua trajetõria musical, o publico presente com uma belíssima apresentação. Mais uma demonstração inexorãvel de que os artistas locais e da região devem, sim, ser prestigiados à altura por parte das gestões municipais. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOYCE FRANÇA, em su apresentação no palco principal do São João de Santo Antonio de Jesus, na noite desse sábado, mostrou porque  a cada dia ocupa mais espaço no seio da música popular brasileira. Ela que, mais uma vez, mostrou destreza no palco e versatilidade na interpretação, diante de um grande público que se deleitava diante da sonoridade. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br).

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DENI CORTES, Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, na gestão Rogério Andrade, em Santo Antono de Jesus, em entrevista exclusiva à Tvsaj, no camarote oficial, na noite desse sábado, 23, falou sobre a realização das festividades juninas no município. Versou a respeito dos critérios que foram adotados para contratação das bandas e até que ponto artistas locais foram prestigiados. Fala, também, dos diversos points em que foram realizadas apresentações juninas. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CAO DE DODÔ, vereador, primeiro mandato, marcou presença no camarote oficial, na 4a noite do São João de Santo Antonio de Jesus e, na oportunidade, concedeu entrevista à Tvsaj, falando sobre ações de seu mandato e tecendo  considerações sobre a realização das festividades juninas no município. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O que diferencia as performances das administrações municipais, nos diversos rincões deste país, de dimensões continentais, além das atuações dos prefeitos e vices é, indubitavelmente, as iniciativaas dos seus secretários que são, "a priori", aqueles que, diretamente, lidam na "ponta do iceberg" com  demandas que brotam a partir de segmentos da sociedade. Acontece que muitos desses auxiliares, "aqui ou acolá" não esboçam iniciativa próprias, a ponto de "literalmente",  impulsionar as gestões das quais fazem parte. 

Não é o que acontece em Jaguaripe onde, todos estão alinhados às premissas estabelecidas na administração Hunaldo Costa/Pepezinho. E um desses exemplos é, justamente, Carlos Silveira, titular da pasta de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Uma pasta com poucos recursos mas, que dentro do possivel, à luz da criatividade e iniciativa, vem fazendo diferença.

Seja na pormoção de eventos esportivos, seja através do fomento as ações que dão asas a toda uma cultura, toda uma arte que brota do seio da população, bem como aos procedimentos que aguçam, dentro do possivel, o turismo, no município, mostra ousadia ao organizar, ao lado dos titulares de outras pastas, a mega estrutura do rodeio (a nível  que acontece em Barretos-SP). Nessa entrevista, exclusiva, à Tvsaj, ele fala um pouco dessa performance. Fotos, imagens, entrevsita, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Já na primeira atração do São João da Vila do Palma, Distrito de Jaguaripe, recôncavo baiano, o público já se fazia presente, após ter sido contemplado com as apresentações do Rodeio realizado na mesma comunidade, numa iniciativa da administração municipal e organizado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Palco, toldos, o publico teve oportundide de entrar, literalmente, "na danca". Prefeito Hunaldo, vice Pepezinho, Secretários e vereadores prestigiaram esse importante evento cultural realizado no município. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CRIS FREITAS não é uma promessa de sucesso na música popular brasileira. Mais que isso, realidade. Ela que, a convite da gestão municipal Hualdo Costa/Pepezinho, apresentou-se na tarde do último sábado, 16, na inaugração da UBS da Ilha da Ajuda, em Jaguaripe. O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Silveira, assevera que ela tem tudo para alçar uma carreira de sucesso no seio da musicalidade. Com uma banda bem "afinada", mostrou destreza diante do público que se fez presente. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O São João em Dom Macedo Costa começou mais cedo com a realização, nesse domingo, 17, do "ESQUENTA" realizado em plena Feira de Agricultura Familiar. Enquanto o público realizava suas compras diretamente nas barracas instaladas na praça, o grupo "pë de serra", com seus acordes, a todos animava. Prestigiando, na oportunidade, o prefeito Guito da Saúde, o vice Sinhorzinho, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Mara e as rainhas do São João que, com seus trejeitos, propiciaram um colorido especial. 

Aproveitando a oportunidade, os representantes da administração municipal distribuíam chapeus aos comerciantes que, com certeza, regozijados, pouderam entrar, desde cedo, no ritmo das festividades juninas que já passam a tomar conta desse receptivo município do recôncavo baiano. Nada melhor do que curtir as festividades numa cidade que, deveras, conserva a magia de toda uma tradição do "Forró Bate Quente"Imagens, fotografias, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

KART LOVE apresenou-se nas festividades inerentes aos 29 anos de emancipação politica de Varzedo. Diante de um grande publico presente na praça, mostrou porque é uma das bandas preferidas no Estado e em outros rincões do país. Não é à toa que ostenta sucesso nas paradas. Imagens, fotos, edição,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). veja todas as fotos acessando atraves do link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

QUADRILHA DA TERCEIRA IDADE,em sua apresentação, nas comemorações aos 29 anos de emancipação política de Varzedo mostrou destreza e bastante alegria. Mais do que experiência, angariada ao longo dos anos, toda uma graciosidade em movimentos ritmicos que arrancaram aplausos de todos que presitigiaram as apresentações na quadra esportiva. Imagens,fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site.

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A QUADRILHA JUNINA "PAVÃO DOURADO" apresentou-se mais uma vez aos munícipes e visitantes, nas comemorações alusivas aos 29 anos de emancipação de Varzedo. E o fez com o esmero de sempre. demonstrando sincronia nos movimentos, seus integrantes mostraram não apenas entrosamento. Mais que isso: a capacidade de levar ao público uma performance  à altura do nome que essa agremiação ostenta, hoje, na região.Imagens, fotos, edição, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FILARMÔNICA LIGA CECILIANA, tradicional agremiação cultural de Aratuípe não poderia, evidentemente, deixar de marcar sua presença nas solenidades inerentes aos 127 anos de emancipação política de Aratuípe. Seja acompanhando a comitiva do prefeito Sinho até à igreja matriz, onde foi proferida missa em ação de graças, seja na caminhada das autoridades em direção à praça principal, onde foram entregues 05 novos veículos para a saúde do município e, logo em seguida, em direção ao salão Edvaldo Boaventura, onde se realizou a sessão especial da Câmara, mostrou, mais uma vez, não apenas o refinado trato com a musicalidade mas, também, toda uma graciosidade durante o trajeto percorrido. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GILMELÂNDIA, cantora, apresentadora de Tv, recebeu, nesse sábado, 09, Aratuípe, Moção de Aplausos, numa indicação do vereador Julival, em face de todo um trabalho que vem realizando em todo o Brasil em torno da divulgação do nome de da arte que eclode nesse receptivo município do recôncavo baiano, principalente, a partir dos oleiros de Maragogipinho. Ela externou toda uma satisfação por ter sido homenageada. Aproveitando o ensejo, deu uma palhinha. Confira.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GILMELÂNDIA, cantora, apresentadora de TV, sempre que adentra ao palco leva, com ela, toda uma energia, toda volúpia da mulher baiana que que, ao som dos tambores e todos instrumentos que fazem parte de suas canções, a maestria, a musicalidade, a destreza cênica inigualáveis. Impetuosa, sempre rouba a cena onde quer que se apresente. E foi o que aconteceu na manhã desse sábado, 09, em Aratuípe quando foi chamada para receber uma Moção de Aplausos, através de uma indicação do vereador e empresário Julival, na solenidade em homenagem aos 127 anos de emancipação política desse município. 

Além de agradecer ao vereador, prefeito Sinho e demais autoridades que se fizeram presentes, ela deixou aflorar toda sua paixão por Aratuipe e, em especial, por Maragogipinho. Apreciadora das artes, da cultura, ela se rende ao trabalho desenvolvido pelos artesãos que se utlizam da argila para materialização da arte que passa de geração a geração e que é comercializada na Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas e é direcionada a diversos estados da federação e, até, exportda para alguns paises. Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, ela fala de toda essa magia que transcende nesse município. 

PROJEÇÃO NACIONAL

A julgar pela intenção de Gilmelândia, Aratuípe (Maragogipinho) vai passar a ter uma projeção muito grande, a nível nacional, através do surgimento de projetos de cunho artístico-cultural e que, por extensão, vão contribuir para a inclusão social e geração de emprego e renda. Quiçá o município possa, também, dar impulso a sua Exposição e Comercialização de Caxixi, a partir de uma nova roupagem, dando, assim, asas ao empreendedorismo local. Nessa entrevista, falou, também, da beleza bucólica de Maragogipinho. E olha que ela ainda não conhece o carnaval (máscaras), ali realizado. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas aas fotos através do link FOTOS, no topo do site.

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Felizmente, em diversos rincões deste imenso país, de dimensões continentais, poetas que têm a missão de transmitir a outras gerações caracteristicas e histórias de épocas que, não fossem esses legados da oralidade, acabariam se esvaindo no tempo e no espaço.Muitos deles, todavia, mantêm-se no anonimato, em suas conversas,em bares, restaurantes, estádios, etc, no cotidiano.  Há dois anos, em visita à receptiva cidade de Brejões, no Vale do Jiquriçá, encontrei o amigo e poeta EDSON GALVÃO, integrante do Território do Recôncavo e Membro do Conselho de Cultura de Brejões.

E ele, de chofre, de improviso, veio com esse conto, retratado, de improviso.  O que chama atenção no ato contínuo do poeta relatado, é a rapidez de raciocínio, diante da resposta da dama que ora desfilava diante de seus olhos. Veja video acima. 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DANIEL VIEIRA e BANDA, em sua apresentação, quando da inauguração da Rua da pavimentação da Rua da Linha em Camassandi, JAGUARIPE

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã desse domingo, 29, no Distrito de Engenheiro Pontes, Laje-BA, a tradicional Festa dos Agricultores, num evento que contou com desfiles de raínhas e apresentações de algumas das escolas municipais. Prestigiando o evento, o Prefeito Binho de Mota, Secretária Kátia Andrade e, como visitantes, Benito Gama (Deputado Federal, presidente do PTB, Laissa Gama (Presidente do PTB em Salvador), Bento Farias (Presidente da sigla em Laje), vereadora Lucia da Saúde e outras personalidades do município, diante de um público expressivo.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CAÓ CRUZ ALVES, ou simplesmente, "Caó", renomado cartunista santantoniese, acaba de lancar o livro "ALMOFADAS COM PELOS DE GATO", numa tiragem inicial de 1.000 exemplares. Ele que, diga-se de passagem, já agendou com a Secretária de Cultura de S.A. de Jesus, Deni Cortes o lançamento oficial de seu novo trabalho, no próximo  dia 05 de maio, no Centro Cultural  deste município. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Caó falou sobre esse seu novo trabalho. Ele que, anteriormente, já havia lançado os livros "PORCO COM CAUDA DE PAVÃO" e "PAPAGAIO COM RABO DE BOI". Como se vê, esse artista contemporâneo, procura, em seus trabalhos, dar asas ao humor recheado de metáforas. Por que as almofadas atraem tanto os pelos de gatos? Qual a importância de uma rabo de boi num papagaio? O que acrescentra a um porco, uma cauda de pavão? Devaneios ou viagens apenas artistas nessa esfera só artistas dessa magnitue conseguem empreender. 

Residindo por oito anos na França, Caó teve oportunidade de empreender intercâmbio cultural  com diversos artístas franceses. Eles que, ao lado dos brasileiros Ziraldo, Jaguar e Milor Fernandes contribuíram bastante para seu aprendizado.Segundo ele, cartunista é como mágico de circo: na cumplicidade, faz a alma sorrir. Chargista consagrado, Caó admite preferir os cartoons. Segundo ele, esse tipo de manifestação, principalmente nas obras sem texto, é universal e eterno.  

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBINSON ALMEIDA,  ex-Secretário de Comunicações no governo Jaques Wagner, oportunidade em que desenvolveu um meritório trabalho relacionado à divulgação dos atos governamentais, não se notabilizou, apenas, por causa dessa sua grande performance a frente da pasta. Mais que isso, contribuiu, de forma relevante e pioneira,  para a transparência da administração, no momento em que, através de todos os segmentos da imprensa, fez com que se estreitasse a relação entre a população e o poder executivo. Atuando como parlamentar federal, também exerceu a missão com esmero, sempre defendendo interesses do país e, em especial, do estado da Bahia. 

Pré-candidato a uma vaga na egrégia casa legislativa estadual, continua com suas andanças pelo interior, contribuindo com as gestãoes municipais que fazem parte de sua base de apoio. Mais uma vez em Dom Macedo Costa, fez-se presente na sessão especial da Câmara de Vereadores e inauguração do Centro de Fisioterapia, em comemoração aos 56 anos de emancipação politica do município, prestigiando, assim, a gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho. Entrevista, Juracy Santos (vereador e radialista); Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas. veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O grupo musical ORLANDÃO E MAMULENGOS animou, na manhã do último domingo, 18, a comemoração alusiva ao lançamento da grade do São João do Almeidaão, em Conceição do Almeida-BA. Grupo que, ao lado de tantos outros deverão participar da referida festividade, numa demonstração cabal de que, além das grandes atrações, importantes valores do município estarão abrilhantando esse importante evento cultural. Nesse vídeo, inserção de fotografias realizadas durante o almoço oferecido à imprensa e convidados. Imagens, fotos, edição, 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BLACK ANDERSON, jovem músico santantoniense, apresentou-se na tarde da última quarta-feira, 14, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, no evento com especialistas em panificação e massas alimentícias, protagonizado pelo SEBRAE. Ele que, constantemente, tem sido convidados para participação em eventos dessa magnitude, no município e região. Nesse vídeo, uma "pallhinha"  de sua bela apresentação com inserção de fotos.

APOIO TVSAJ

A Tvsaj, como sempre, dando espaço aos nossos valores valores. defendemos a tese de que, muito mais importante do que veiculação de notícias, nem sempre enaltecedoras,é imperativo que procuremos, no dia a dia,  apoiar a eclosão de tantos talentos que, na maioria das vezes, permanecem no anonimato e sem apoio, enfim, na clausura. Nesse contexto, é dever de todos nós que militamos nessa área de comunicação abrir espaço a toda uma criatividade que reina no seio de nossa sociedade. Dar asas ao empreendedorismo, à cultura, as artes, gera, insofismavelmente, louros, frutos. Não importa que participemos ou não da colheita. O que importa, na verdade, é que novas sementes sejam produzidas. 

Parabéns, também ao SEBRAE por esse olhar diferenciado. A TVSAJ não tem preocupação nenhuma em ser  "a melhor" mas, sem sombra de dúvidas, em figurar entre os mais importantes no que concerne ao desenvolvimento de uma trabalho que, verdadeiramente, contribua para o engrandecimento do cidadão. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Imagens, fotos, edição e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ELÁDIO BAHIA, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maragogipe, recôncavo baiano, esteve presente, ao lado da prefeita do município, VERA DA SAÚDE, na última quinta-feira, em Dom Macedo Costa, no evento protagonizado pelo prefeito Guito da Saúde, em que o chefe do executivo estadual assinou Ordem de Serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água em comunidades rurais, entrega de ambulância e entrega de certificados de Cadastro Ambiental Rural nesse município, bem como mais três ambulâncias para varzedo, Laje e Santo Amaro. Ele que, diga-se de passagem, já foi prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente em Sapeaçu onde também desenvolveiu meritórios trabalhos. 

E, na oportunidade, momentos antes do início do evento, ele concedeu entrevista exclusiva à Tvsaj, tecendo consideracões sobre esse importante encontro político regional, assim como discorreu sobre ações de sua pasta e do governo Vera da Saúde em Maragogipe. Dentre os assuntos ventilados, a exuberância do carnaval realizado no município. Confira. Tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARNEHAS

HUNALDO COSTA, prefeito municipal de Jaguaripe-BA se destaca na região não apenas por ser um dos prefeitos mais jovens do Brasil. Mais que isso, por ter tido experiência em Secretaria Municipal de Finanças e vice-prefeito, na gestão Heráclito Arandas. Toda essa experiência foi fundamental para que ele, hoje, como prefeito do muncípio, em pouco tempo, deixasse o munnicípio, ao contrário do que acontece em milhares de outros rincões administrativos deste país, em situação or;amentaria estável. 

Todavia, em que pese esse equilíbrio das finanças, sabe, de cátedra, que precisa "brigar" para que repasses do governo federal sejam justos. nesse sentido, participou da caminhada da UPB à Assembleia Legislativa, através do "Movimento Pró-Municípios", que, presente em Brasília, através de um grande número de representantes, já obteve resultados positivos no encontro mantido com o presidente Michel Temer. 

MOSTRA EDUCACIONAL E CULMINÂNCIA DO PROJETO CONTE PRA MIM

Marcando presença no evento da I Mostra de Educação e Culminância do Projeto Conte Pra Mim, protagonizado pela Secretaria de educação e apoio das demais pastas de seu governo, ele, em seu pronuncimento, não economizou palavras para enaltecer o trabalho realizado pela titular da pasta, Fernanda Gomes, ao lado de sua equipe e apoio das demais pastas de sua gestão. Reportou-se, também, à impotância do gosto pela leitura. 

INFRAESTRUTURA

Falando sobre insfraestrutura, trouxe à baila as obras que já foram realizadas( Ilha da Ajuda) as que estão em andamento (Camassandi, Calembá), as que serão iniciadas até o final de dezembro (Barraco, Cruzeiro, Araras, Cachaço, Macaco, Ilha do Palma), assim como anunciou outras que serão iniciadas em fevereiro de 2018. mencionou, também, a pavimentação e drenagem da Rua da Linha, a ser inicada em dezembro, com um custo de R$ 600 mil reais.  Aproveitando o ensejo, elencou a frota de tratores e veiculos nessa área de atuação. 

SAÚDE

O prefeito municipal falou sobre atendimento odontológico que se iniciou na comunidade do Palma. Referiu-se à USF da Ilha da Ajuda, já em processo de construção. Segundo ele, as USFs de São Bernardo e Pirajuia serão iniciadas em fevereiro próximo. 

DINHEIRO EM CAIXA

Em que pese o leque de dificuldades enfrentadas, obras já foram realizadas e outras estão por ser inauguradas ainda neste ano e outras por ser iniciadas em fevereiro. Regozijado diante desse diapasão governamental, o cheFe do execuivo "enche o peito"e diz que a gestão municIpal de Jaguaripe não deve nada a ninguém e, o que é também importante, tem dinheiro em caixa. Uma demonstração insofismável de gestão equilibrada. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br).

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Qual o desfecho operacional de um segmento administrativo, na esfera municipal, quando determinado gestor não tem, literalmente, "nada a ver" com a missão que lhe é confiada? Decepção total, naturalmente. Primerio porque não se identifica com a psta que lhe é confiada; segundo porque não tem a destreza necessária para desenvolver ações pertinentes. Não é o que acontece (felizmente), em Jaguaripe, recôncavo baiano, no que concerne à Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, sob o comando de CARLOS SILVEIRA

Abnegado, comprometido com a responsabilidade a ele imputada, é daqueles que, sem sombra de dúvidas, "arregaça as mangas", literalmente. Convidado pela atual gestão, comandada por HUNALDO COSTA/PEPEZINHO, para exercer essa pasta, o faz com esmero, acompanhando, de perto as ações desenvolvidas no desporto, incentivando atletas e dirigentes educacionais em torneios realizados na sede e nas comundiades rurais. 

No tocante à conservação do patrimônio histórico cultural, afirma que sua pasta tem feito incursões junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para conservação das edificações públicas, tombadas, estilo barroco, de extrema relevância para manter vivo o elo entre o passado e o presente da população desse  município que tanto contribuiu para a historicidade do estado da Bahia. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele fez referência à final do campeonato das Araras, início do Campeonato de Futebol do Tiriri, no Campo de Maura, com participação de 08 equipes e sobre o Campeonato de Futsal da Escolinha Aprendendo Meu Futuro. Sua pasta que também tem prestigiado bastante o esporte náutico, uma das tradições do município e eventos culturais, a exemplo da Festa dos Navegantes, São João e outros eventos.  

Além do apoio maciço ao desporto, a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer tem esboçado grande esforço para impulsionar uma das vertentes ligadas ao turismo no município: a hotelaria. Nesse sentido, realizou, recentemente, uma reunião com hoteleiros no sentido de ouvir a respeito das atuais disponibiliddes de serviços oferecidos, assim como, dentro do possível, buscar parcerias que possam fomentar esse importante vetor econômico, significando, por si só, atração de mais turistas e, por extensão, geraçào de emprego e renda para o município. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no site tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

PÉRICLES SANTOS DA SILVA, conhecido popularmente por PEPEZINHO, vice-prefeito e Secretário de Assistência Social na gestão Hunaldo Costa, assim como o fez durante os 7 mandatos consecutivos de vereador, em Jaguaripe, também realiza um meritório desempenho na atual gestão municipal. Participativo, atencioso, é daqueles que gostam de estreitar relacionamentos e, mais que isso, ouvir pleitos para que, dentro do possível, possa buscar soluções. 

Presente na I Mostra de Educação e Culminância do "Projeto Conte Pra Mim", realizado nessa sexta-feira, 24, pela Secretaria de Educação e com participação de sua e de outras pastas da atual gestão, ele rasgou elogios ao trabalho realizado pela titular da pasta, Fernanda Gomes, ao chefe do executivo, pelo apoio, pela organização, numa demonstração inequívoca de união de propósitos no seio do governo. 

Aproveitando o ensejo, não saiu pela tangente ao responder questionamentos inerentes às ações de sua pasta, dentre elas, as que versaram sobre Conferência Municipal de Assistência Social, capacitação dos Conselheiros Tutelares, etc. Segundo ele, dentre as proposições apresentadas na Conferência, duas foram inseridas para encaminhamento à alçada federal: 1- Que o SUAS tenha repasse constante, vez que os recursos não são canalizados de forma "religiosa"; 2- Extensão da aposentadoria dos idosos, com vinculação ao salario mínimo. Confira a Matéria. Imagens, fotos, entrevista, edição e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA CARVALHO, atriz, coreógrafa, produtora cultural, orientadora social, ex-conselheira tutelar, diretora de organizações não-governamentais, foi convidada, mais uma vez, para apresentar-se em eventos protagonizados pelo SEBRAE, em Santo Antonio de Jesus. No ultimo dia 03, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, nessa cidade, oportunidade em que, antecedendo a palestra proferida pelo renomado  professor, Dr. Clóvis de Barros Filho, fez uma apresentação tendo por pano de fundo despertar, em meio aos presentes, à imperiosa necessidade de busca de identidade. 

Nessa entrevista exclusiva à Tvsaj, ela diz sobre o que foi preponderante para a construção da personagem e porque, de última hora, teve que dar uma "guinada" em sua apresentação, em face da reação de algumas pessoas que, simplesmente, se esquivavam em ver suas próprias imagens no  espelho. Diante dessa postura, ela teve que buscar uma outra alternativa em  sua abordagem. Diante disso tudo fica a lição para todos nós, seja como pessoas físicas, seja como empresários, no intuito de valorizarmos nossas identidades, nossas logomarcas no seio  da sociedade. Esse desprendimento, esse estreitamento é essencial para que louros sejam alcançados em nossas investidas. Temos que nos aceitar em busca de novos desafios. Imagens, entrevista, edição e fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A parábola transcrita por uma folha seca a cair, pode ser transformada em arte. Toda e qualquer forma, quando vista em ângulos diferentes, também pode caracterizar uma manifestação artística. A arte não está restrita, apenas, aos quadros pintados por grandes artístas, ou nos lances protagonizados por Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, e cia. A arte está presente na confecção de caxixis fabricados em Aratuípe, nas peças produzidas por bordadeiras da Quinta do Artesananto em S.A.Jesus e em diversas vertentes na Bahia, no Brasil e no mundo inteiro. 

Mas a arte pode ser, também, materializada, por qualquer um de nós, no momento em que descortinamos nosssos olhares. Mais do que "ver", no dia a dia, devemos "enxergar". E, nesse olhar aguçado, podemos ver muito mais do que aquilo que se nos apresenta. A grande sacada está na façanha de darmos asas à imaginação. Quebrar paradigmas, esboçar olhares diferenciados sobre as coisas e, principalmente, sobre as pessoas, é o que se espera no seio de uma sociedade que, a cada dia, se enclausura na ditadura do pensamento. 

Ter esse olhar artístico, é o mesmo que a proposição de, ao invés de se ver, que se procure enxergar, no próximo, as virtudes. É imperativo que procuremos nos despir das vaidades para, à luz da raínha das virtudes (a humildade), possamos, literalmente, enxergar um palmo diante dos nossos narizes. Mas, falando em arte, na noite dessa terça, verificando, de longe, um objeto sobre a geladeira (vi a imagem de uma mulher). Peguei a máquina e fiz algumas fotos, com iluminação e em silhueta (tranformando-se num experimento fotográfico). Acabei transformando num vídeo. Faço uma homenagem ao saudoso Luiz Melodia e aos professores e colegas do Curso de Produção de Vídeo e Edição para Curta metragem, realizado pelo IFBA, no ano passado. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas. Veja nosso primeiro CURTA METRAGEM, em LEIA MAIS

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

PEPEZINHO, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social, no governo que compartilha com HUNALDO COSTA, em Jaguaripe, recôncavo baiano, sempre contribuiu, ao longo de seus mandatos como vereador e presidente da Câmara, para o desenvolvimento do município. Uma experiência que tem sido importante para seu desepenho no atual governo a frente da área social e, ao mesmo tempo, nas hostes do executivo. 

Participando, nessa terça-feira, 05, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, no  I Encontro de Atores do Desenvolimento, protagonizado pelo SEBRAE, oprtunidade em que assimilou novos conhecimentos e experiências através das palestras ministradas, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre algumas das ações administrativas já realizadas no atual governo, em Jaguaripe.Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

THAÍS GALVÃO, jovem empresária santantoniense, no ramos de móveis e móveis modulados, já tinha, desde adolescente, o desejo de, ao lado de seu genitor (Manoel), dar continuidade ao meritório trabalho desenvolvido pela SM MÓVEIS, em Santo Antonio de Jesus e região. Além do anseio de dar prosseguimento a todo um legado herdado de seu avô, e de toda uma experiência vivenciada ao lado do pai,  a necessidade de dar asas a toda uma volúpia em torno do empreendedorismo.  

Consubstanciado nesse premissa, não mede esforços em estar, a cada dia, empreendendo esforços que tenham por escopo o desenvolvimento da empresa e que passam, necessariamente, pelo estabelecimento de parcerias construtivistas, a exemplo da estabelecida com o SEBRAE de S.A.Jesus, de maneira que possa estar não apenas vislumbrando novas tendências nesse nicho de mercado mas, principalmente, robustecendo a filosofia que tanto tem contribuído para o alcance de resultados: o atendimento de excelência a sua clientela. Trilhando nessa direção, buscou novas alternativas operacionais ao optar pela fabricação própria de móveis modulados, de maneira que pudesse atender à demanda reinante. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ela não saiu pela tangente quando inquirida sobre o que tem sido fundamental para que sementes, muito bem irrigadas, não deixassem, nessa trajetória, de produzir louros. Além da entrevista, veja, nesse vídeo, um clip video-fotográfico com alguns dos móveis expostos à comercialização nessa que é, indubitavelmente, uma loja que prima pela qualidade de seus produtos e, mais que isso, pelo atendimento diferenciado, razão de todo esse deslanche. Imagens, entrevista, edição, fotos e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BASMAFIM, Banda Marcial de Nazaré das Farinhas, em sua apresentação, no desfile cívico em comemoração aos 127 anos de emancipação politica de Conceição do Almeida, nessa terça-feira, 18. Alem de sempre esatar fazendo apresentações na "terra dos caxixis", a BAMASFIM é sempre convidada a se apresentar em municípios da região.

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BANDA MARCIAL apresentou-se no desfile cívico promovido pela administração municipal de Conceição do Almeida, na última terça-feira, 18, oportunidade em que demonstrou excelente performance. Imagens, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)


Enquete


PodCast