sexta-feira, abril 19, 2024
InícioOUTRAS CATEGORIASAGRICULTURA - MEIO AMBIENTEConsulta Pública realizada em Maragojipinho, teve por escopo discutir a respeito da...

Consulta Pública realizada em Maragojipinho, teve por escopo discutir a respeito da construção do Atracadouro: ARATUÍPE

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 21, no Distrito de Maragojipinho (maior polo cerâmico da América Latina), município de Aratuípe, Consulta Pública que teve por escopo trazer à baila a discussão do projeto de construção do Atracadouro, numa parceria do governo do Estado, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Prefeitura Municipal desse município. Um projeto que acontece em alguns outros municípios da região, a exemplo de Jaguaripe (Mutá), Maragojipe, Vera Cruz (Cacha Pregos), Salinas da Margarida, Itaparica e que traz, no seu bojo, toda uma preocupação inerente ao fortalecimento do turismo e, por extensão, geração de emprego e renda. 

Segundo Bruno,representante do  PRODETUR (Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo), vinculado ao Ministério do Turismo, na Bahia,  em apresentação audio-visual, asseverou que essa iniciativa perpassa a simples realização de obras: a possibilidade de geração de serviços que tenham por escopo o desenvolvimento.

O trabalho perpassa as intervenções que dependam, exclusivamente, do poder público, abrindo, por conseguinte, espaço a ações que deem asas ao empreendedorismo, gerando sustentabilidade econômica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos representantes do PRODETUR, compondo a mesa, Antonio Miranda “Sinho” (prefeito municipal), Julival (Presidente da Câmara de Vereadores), Valdirene (Secretária de Educação). Também presentes na oportunidade, os secretários municipais Anselmo (Saúde), Adriana (Administração).

Também presentes no evento, Renato Correia (Agente Comunitário), Dene (Vice-Presidente da Associação dos Oleiros de Maragogipinho), vereadores Alex da Saúde e Otávio; Antonio Marcos, Everaldo (artesão), outros artesãos e representantes de segmentos da sociedade local. 

DISCUSSÕES QUE VIERAM À BAILA

O encontro foi bastante proveitoso, não apenas pela importância de uma obra que inclui um cais flutuante, construção de varanda ligando a praça, urbanização do entorno e urbanização do entrono. 

As ideias e as sugestões que vieram à baia foram interessantes e pertinentes,  a exemplo:

  • O que pode ser feito com relação ao assoreamento no leito do rio;
  • Retirada de dejetos que, ao longo do tempo, infestando todo o leito;
  • Imperiosa necessidade de qualificação dos artesãos e comerciantes para atenderem a contento aos turistas egressos de diversos rincões do pais;
  • Se haveria possibilidade de incluir uma parceria com o IPHAN para requalificação de edificações históricas, estilo barroco (a exemplo de igrejas, etc);
  • Como seria todo um trabalho de divulgação conjunta dos potenciais turísticos desses municípios, de maneria que visitantes possam conhecer toda a rota.
  • A discussão da temática de preservação ambiental, na próxima jornada pedagógica, a ser protagonizada pela Secretaria de Educação
  • Elaboração de um projeto de capacitação de resíduos sólidos/saneamento na Bahia de Todos os Santos. 
  • Requalificação da praça, de maneira que munícipes e visitantes possam dispur de um espaço de lazer e atividades lúdicas para a criançada.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.
Matérias relacionadas