Multiplicidade de cores e formas no Artesanato da Bahia, desencadeado em Maragojipinho: ARATUÍPE

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda deflagra, em Maragojipinho, Aratuípe, recôncavo baiano, considerado o "maior polo turístico da América Latina", o Projeto Feira de Artesanato da Bahia que contempla, ainda, mais 06 municípios baianos.

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nesse sábado, 21, a abertura da Feira de Artesanato da Bahia, no Distrito de Maragojipinho (considerado o maior polo turístico da América Latina) em Aratuípe, recôncavo baiano, numa iniciativa Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Governo da Bahia), apoio da Fábrica Cultural e que contou com a parceria da Prefeitura Municipal local, na gestão capitaneada pelo Professor Tone e o vice Sivaldo Duarte. 

FEIRAS REGIONAIS

O projeto, deflagrado nesse município, contempla, ainda 06 municípios de toda a Bahia, a exemplo de Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista, Cachoeira, Juazeiro e Porto Seguro, estimulando desafios de inclusão social e produtiva, geração de renda e preservação dos contextos culturais que engrenam e perpetuam  histórias, tradições e valores. 

NESSE SÁBADO, 21

A Feira de Artesanato teve início  com a inauguração do CREDIBAHIA e, em seguida, uma breve apresentação musical, antecedendo a abertura oficial do evento que contou, além dos  representantes do poder executivo, em epígrafe, com as participações das deputadas Alice Portugal (PCdoB, estadual) e Olívia Santana (PCdoB, estadual), Davidson Magalhães (Secretário de Trabalho, Emprego e Renda), Ângela Guimarães (Coordenadora da Equipe de Fomento ao Artesanato).

DEMAIS PARTICIPANTES

Prestigiando o evento, o prefeito de Muniz Ferreira (Professor Gileno). Ele que, ao lado do vice Vavá, vereadores Jota, Valmir, Ivone, Edgar e o ex-vice-prefeito Olavinho, foram não apenas hipotecar apoio ao colega de executivo municipal. Mais que isso: interagir com mais um projeto construtivista, na região.

 

A Secretária da Cultura, Turismo e Juventude de Santo Antonio de Jesus, Sílvia Brito, marcou presença, ao lado dos diretores de Cultura Duningan e Abílio Neto. Ela que, diga-se de passagem, com empenho de toda equipe, vem desenvolvendo um meritório e destacável  trabalho a frente de sua pasta no município. 

 

Dentre as personalidades que prestigiaram o evento, de fora do município, Lidiane, gerente da RDB (Coca-Cola) e Manuela (design de interiores), ambas empresárias. Elas que, diga-se de passagem, confessaram ficar impressionadas com a organização e qualidade dos produtos ali expostos e, mais ainda, pela receptividade da população local.

PRONUNCIAMENTOS

Promovendo a abertura oficial do evento, o prefeito Tone, além de saudações e cumprimentos,  agradeceu a todos pelas presenças. Logo em seguida,  dentre outros aspectos, discorreu: “É importante a valorização de uma cultura, de uma arte, a atração de investimentos para Maragojipinho. A gente pede que se reforce nosso pedido de recuperação mais urgente da estrada de Maragojipinho. É inadmissível que a gente tenha um centro artesanal tão importante e tenha que transportar mercadorias e conviver com uma estrada que não representa a importância de Maragojipinho, de Aratuípe, no cenário nacional.” pontuou o chefe do executivo, em  sua fala…!”

O prefeito Gileno, de Muniz Ferreira, em sua fala, foi enfático: “Na mão de cada oleiro, a poesia, o seu sustento; o orgulho de pertencer a esse lugar. Quanto a gente percebe Maragojipinho, um centro desse que produz a cultura e edificação de um povo…o povo que, com esse sentimento de identidade, de pertença, desenvolve um trabalho que representa não só Aratuípe, mas a Bahia inteira. Apelo e ratifico suas palavras (referindo-se ao pronunciamento do prefeito Tone),levando-a ao nosso governador para que observe  realmente,  essa estrada…!colocou.

A deputada estadual Olívia Santana, após saudações, pontuou: “Prefeito Tone, pode contar comigo, 2a. feira. Nós vamos dar entrada num projeto de educação pedindo, ainda, ao governador da Bahia (Rui Costa) que faça (reportando-se à reforma da estrada que liga a sede de Aratuipe ao Distrito de Maragojipinho), sim, essa estrada porque a gente não pode vir aqui comprar cerâmica tão linda e, depois, sair quebrando tudo na estrada. O governador tem trabalho muito em toda a Bahia…a principal preocupação tem sido a saúde dos baianos (reportando-se, principalmente, à Covid-19), sofrendo perseguição desse desgoverno federal: a falta de recursos. A Bahia tem um déficit de 900 mil vacinas…

Após cumprimentos aos presentes a Deputada federal Alice Portugal discorreu: “Através de emendas, colocamos um milhão de reais para reforma do Estádio e a SETRE, através do Secretário Davidson Magalhães, atuando junto ao governador para que seja feita uma reforma muito mais ampla…! Já colocamos uma emenda para (destinação) de uma caçamba para (destinação) de uma caçamba para trazer argila para Maragojipinho…”

O Secretário de Trabalho Emprego e Renda,  Davidson Magalhães, logo após convidar a Coordenadora da Equipe de Fomento ao artesanato, Ângela Guimarães, para discorrer a respeito do projeto, também fez alusão à importância da conclusão da Estrada e outros projetos para o município. Em seguida, o titular da pasta acrescentou: “Essa iniciativa do governador, nós discutimos aqui, para Aratuípe, nós discutimos com o governador: primeiro, o CREDIBAHIA que inauguramos nessa manhã; segundo, a obra de reforma do Estádio; terceiro, a reforma da estrada…

Ainda na programação, durante esse sábado, apresentação teatral versando sobre “A origem dos caxixis”. Dando prosseguimento, 13:40, lançamento do livro “Mãos que inspiram”; às 14;10, apresentação teatral tendo por tema “A evolução dos caxixis); por volta das 15:4o0h; a partir das 17:00h, atração musical.

OLHARES

Visitando o bucólico distrito de Maragojipinho, logo de início, algumas construções de estilo barroco e que estabelecem tentáculos de uma história que liga o passado ao presente e suscita olhares ao futuro. Logo em seguida, diante da multiplicidade de cores e de formas, na Feira de Artesanato,  elas buscavam, a todo momento, novos ângulos, novas expressões, todavia, ao invés de se deixarem levar pela automação de seus equipamentos,  mostravam suas habilidades exercitando  as iris, diafragmas e zoons. Referimo-nos a Tatiana, Rosinha, Marcela e Márcia, estudantes de fotografia, em Salvador. 

PROGRAMAÇÃO PARA ESSE DOMINGO

Na programação desse último dia (domingo), 22,  a partir das 10:00h, animação infantil com recital de poesia das crianças das escolas municipais; às 11:30h, apresentação da Filarmônica Lira Ceciliana; à tarde, a partir das 17h, duas atrações musicais, fechando, assim, com chave de ouro o evento. Fotos e texto e roteiro do vídeo, Antonio Mascarenhas. Imagens e edição, Júlio Mascarenhas

LOGO MAIS, A DIVULGAÇÃO DO VÍDEO

VEJA TODAS AS FOTOS PRODUZIDAS, CLICANDO AQUI